Pages

quarta-feira, 29 de abril de 2009

EM BREVE ESTAREI MUDANDO O ENDERE


Estados Unidos confirmam primeira morte provocada pela gripe suína

Criança de 23 meses morreu no Texas, segundo as autoridades federais.Doença matou sete pessoas no México e já atinge 11 países.
O Centro de Controle de Doenças dos EUA confirmou nesta quarta-feira (29) a primeira morte provocada pela gripe suína no país.

A vítima é uma criança de 23 meses do Texas, segundo as autoridades federais. Não foram divulgados detalhes do caso.

Fontes do governo disseram à agência Reuters que o bebê teria visitado o México, foco da epidemia, mas a informação não foi confirmada.

Os EUA confirmaram 65 casos da doença, a maioria deles leves.
Fonte: G1

SINAL DA OPERADORA OI VOLTA A FUNCIONAR EM CARNAÚBA DOS DANTAS










Depois de 03 (três) dias sem funcionamento graças a Deus o sinal volta a funcionar em Carnaúba dos Dantas.

TORRE DA OPERADORA OI PEGA FOGO NO FINAL DA TARDE DO DIA 27 DE ABRIL

Um fato chamou a atenção da população de Carnaúba dos Dantas-RN, no final da tarde de segunda-feira 27/04.

A antena da operadora de telefonia móvel OI, que foi instalada em Janeiro na cidade seridoense teve um acidente! Sua fiação elétrica pegou fogo misteriosamente, ainda ninguém sabe relatar o motivo, pois técnicos da operadora OI estão sendo aguardados na cidade para apurar o caso.

Os serviços da OI estão sem funcionamento desde o incidente em Carnaúba dos Dantas-RN.
A antena da OI está instalada no alto do Monte do Galo, onde também estão instaladas outras antenas de rádio e Transmissão de TV, a antena da operadora OI que pegou fogo não era muito alta.

A energia para as antenas do Monte do Galo é monofásica e segundo especulações de populares, pode ter acontecido uma sobre carga , já que a chuva que caiu na segunda-feira 27/04 em Carnaúba dos Dantas-RN, não foi tão forte e também não aconteceu muitos relâmpagos. O fogo na fiação começou na base estendendo-se para cima da antena. Mas como em cima tem fortes ventos, o vento colaborou para apagar o fogo.

Padre Jocimar é recebido pelo líder do governo na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo, e poderá assumir a presidência do PMDB Jardinense

Padre Jocimar é recebido pelo líder do governo na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo, e poderá assumir a presidência do PMDB jardinense.Quem esteve em Natal na última segunda-feira, 27 de abril, em Natal e foi recebido em audiência pelo Deputado Estadual Henrique Eduardo Alves, PMDB, foi o Padre Jocimar Dantas de Araújo também do PMDB.

Onde foram tratados vários assuntos referentes à sua administração, a crise financeira que preocupa e muito os prefeitos em todo o Brasil, e claro houve também uma pitadinha sobre política. Na oportunidade o Padre cobrou agilidade nas emendas e nos recursos para implantação de P.A. (Pronto Atendimento). É um Programa Federal na área da Saúde e Jardim do Seridó comporta os requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde. Recursos para a conclusão do Hospital Aluísio Alves no Bairro COHAB, as emendas para pavimentação de várias Ruas do nosso município e aceleração nos projetos de construções de passagens molhadas em parceria com o DNOCS nas comunidades rurais da Malhada da Areia, Catururé e Povoado Currais Novos.
Na conversa que tiveram sobre política o Padre recebeu o convite do Deputado Henrique Alves para presidir o PMDB em Jardim do Seridó na conclusão do mandado do Radialista Milton Jr. O Padre se sentiu muito feliz e prometeu estudar a proposta e em breve lhe daria uma resposta. O encontro aconteceu na Sede do Diretório Estadual do PMDB no Bairro Candelária em Natal. Além do Prefeito de Jardim do Seridó, Padre Jocimar Dantas, estiveram presentes o vereador Dedé do Consórcio, PDT, o empresário Valcimar Meira e o Advogado Radir Filho, um dos assessores Jurídico do PMDB Jardinense.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Ministério da Saúde monitora 20 casos de suspeitos de gripe suína no Brasil

Oito estados têm registros de pessoas com sintomas da doença.Paraná é o estado com o maior número de casos sendo investigados.
O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (28) que há 20 casos de pessoas com suspeita de contaminação pela gripe suína no Brasil. Os casos foram registrados em oito estados do país.
O Paraná é o estado com mais casos suspeitos (4), seguido de Minas Gerais, Amazonas e Santa Catarina (3), Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte (2 cada) e Pará (1). Segundo o ministério, todos os casos estão sendo monitorados.
Doença surgiu no México, onde já estima-se tenha causado 52 mortes, e já foi registrada em outros sete países: Estados Unidos (64 casos), Canadá (6), Espanha (2), Escócia (2), Nova Zelândia (3), Israel (2) e Costa Rica (1).
Fonte: G1

FALECEU HOJE EM CARNAÚBA DOS DANTAS O EMPRESÁRIO SEBASTIÃO FILHO DO EX- PREFEITO VALDEMAR CANDIDO


SURTO DE GRIPE SUÍNA COLOCA O MUNDO EM ALERTA

Autoridades de vários países se mobilizam para conter o avanço do vírus. A doença que surgiu no México e pode ter matado 103 pessoas no país, se espalhou para os EUA, Canadá e para a Espanha

Também há casos suspeitos no Peru, na Guatemala, Nova Zelândia, Austrália, França, Inglaterra e em Israel. Barack Obama falou pela primeira vez sobre a gripe suína num discurso na Academia Nacional de Ciências. Mas, ao mesmo tempo em que o presidente americano disse que não há motivo para alarme, disse que há motivo para preocupação e que é preciso um estado de alerta maior. A secretária de Estado, Hillary Clinton, recomenda cautela para quem tem viagem marcada para o México. A orientação do Centro de Prevenção de Doenças dos Estados Unidos não é deixar de viajar, mas sim ter cuidados especiais como tomar remédios, lavar sempre as mãos, usar máscara. Nesta segunda-feira, as maiores empresas aéreas americanas já deixaram de cobrar taxas e multas de quem decidir mudar a data de viagem para cidades mexicanas. Quase seis milhões de americanos foram para o México em 2008. Todos os casos registrados nos Estados Unidos são de pessoas que passaram pelo o país vizinho ou que tiveram contato com quem passou por lá. São 20 casos em cinco Estados e um país inteiro em alerta. "De fato é uma enorme pandemia", declarou Janet Napolitano, secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos. Doze milhões de doses de um remédio capaz de combater a gripe foram distribuídos e a maior preocupação é com os jovens, 150 alunos são suspeitos de estarem com a doença aqui em Nova York. Todos estudantes de uma escola, a maior de ensino secundário dos Estados Unidos, eles visitaram o México na páscoa e voltaram para os EUA. Apenas oito fizeram o teste e todos eles estão contaminados. E podem ter transmitido a doença a parentes. No estado da Califórnia sete crianças pegaram a gripe. E as autoridades pediram para os pais, com a mínima suspeita, levarem as crianças ao médico. "Não queremos ver um surto como tivemos no México", diz o superintendente de escolas públicas da Califórnia. No Canadá, 17 alunos estão confinados numa escola. Seis estão com a gripe. Todos tiveram contato com pessoas que viajaram ao México. No país onde a epidemia começou são mais de cem mortos e milhares de pessoas com medo. As missas foram canceladas. O jogo de futebol não tinha torcida. Foi uma recomendação do presidente Rafael Calderón, para o povo evitar aglomeração e até mesmo aperto de mão. Quem chega à cidade do México ganha uma máscara. E quem desembarca na Ásia, em Bangkoc, passa pelo detector de febre. Se estiver doente, vai para um hospital e fica em quarentena. O temor já se espalhou pelo mundo todo.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

TRE CASSA MAIS UM MANDATO DE PREFEITO DESSA VEZ O PREFEITO DE GUAMARÉ

Reviravolta na Prefeitura Municipal de Guamaré. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte cassou o mandato do prefeito eleito Mozaniel Rodrigues e do vice-prefeito João Pedro Filho. Por cinco votos favoráveis e um contra, prevaleceu a acusação do Ministério Público Federal e do segundo colocado na eleição, Auricélio Teixeira.
A Corte Eleitoral acatou o argumento de que a chapa de Mozaniel está “viciada” pelo fato do vice-prefeito João Pedro Filho ter tido suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado e Tribunal de Contas da União na época em que era prefeito da mesma cidade. O entendimento da maioria dos juízes do TRE é que as contas reprovadas de João Pedro são insanáveis e por isso ele se torna “inelegível”.
O relator do processo foi o juiz Fábio Hollanda, que votou pela cassação. Acompanharam o mesmo entendimento, os magistrados Magnus Delgado, Lena Rocha, Vivaldo Otávio e Roberto Guedes. O único a discordar foi o juiz Fernando Pimenta.
Não existe nos autos nenhuma demonstração de boa fé do prefeito João Pedro sobre a irregularidade das contas”, destacou o juiz Fábio Hollanda, relator do processo. Para ele, a inelegibilidade do vice importa em indeferimento de toda chapa. “Estamos apreciando o registro da chapa. O prefeito e vice devem ser julgados conjuntamente. Mozaniel é elegível, mas sua chapa não é”, ressaltou o juiz Fábio Hollanda.
A grande discussão dos advogados e magistrados na sessão de ontem foi sobre o grau de prejuízo que traria a inegelegibilidade do vice-prefeito eleito. O advogado Paulo de Tarso Teixeira, que defende o prefeito Mozaniel Rodrigues, argumentou que a chapa, no dia da eleição, estava “inteira, completa”. “Não se trata de um candidato (a vice-prefeito) que teve o seu registro indeferido. Além do mais, temos a decisão do eleitorado sobre a decisão do TRE. Foi deferido o vice-prefeito”, destacou o advogado.
o advogado Rubem Mariz, que defende o segundo colocado na eleição Auricélio Teixeira, analisou que a chapa é “indivisível” e por isso se o vice-prefeito está inelegível não há como separar da eleição do prefeito. “O registro de candidatura é o ato jurídico perfeito”, destacou.
O procurador regional eleitoral, Fábio Venzon, citou três acórdãos do Tribunal de Contas da União sobre as contas do ex-prefeito de Guamaré e hoje vice-prefeito eleito João Pedro Filho. Para o procurador não há o que discutir já que as contas reprovadas são insanáveis. Em uma delas, a Prefeitura recebeu R$ 163 mil para construir 22 casas. Fiscalização de engenheiros da Caixa constatou que não foi construído nenhum dos imóveis. Em outro acórdão do TCU foi apontado que João Pedro Filho recebeu R$ 78 mil para o programa de merenda escolar. No entanto, não prestou contas aos órgãos fiscalizadores.
O advogado Paulo de Tarso Teixeira disse que recorrerá da decisão da Corte. “Recebo essa decisão discordando. Entendo que é um fato inusitado, inovador (a discussão sobre o caso de Guamaré) e vamos entrar com um recurso especial no Tribunal Superior Eleitoral”, comentou.

CAMARA MUNICIPAL DE PARELHAS NÃO MOSTRA NENHUM RESPEITO COM OS DEFICIENTES DAQUELE MUNICIPIO

O exemplo realmente deveria começar de casa. A Câmara Municipal de Parelhas continua sem oferecer acesso digno aos deficientes físicos, em seu prédio. O local funciona em um prédio anexo a Prefeitura Municipal, em hum andar superior. Para ter acesso à Câmara, somente por uma escada, com aproximadamente vinte batentes. A primeira denúncia foi feita pelo vereador Antônio Januário Neto (DEM), no dia 13 de outubro de 2007. Neto, que é autor de um projeto de lei que exige a construção de rampas e outras formas de facilitar o acesso das pessoas portadoras de deficiência física, aos prédios públicos da cidade, sofre com problemas causados pela ausência de rampas na câmara. Neto conta sempre com a ajuda de um de seus filhos e é, literalmente carregado até o topo do prédio.O presidente da Câmara, à época da primeira denúncia, era o vereador Gilson Enéas (PMDB), disse que sabia da necessidade de sanar a situação, tinha interesse em resolvê-la, mais precisava ver possibilidades financeiras da casa, para construir uma nova sede ou então procurar um lugar adequado para acabar com estas dificuldades.O assunto voltou a ser discutido esta semana, já que agora são dois vereadores que vem se utilizando de cadeiras de rodas e enfrentam os mesmos problemas. Além de Antônio Januário, o vereador Gilson Enéas (Mourão), que teve parte de seu pé amputado, por complicações de diabete, tornou-se "cadeirante", enquanto não coloca uma prótese no seu pé.De acordo com Antônio Januário, diante do problema, a presidência da Câmara Municipal já está pesquisando imóveis na cidade que estejam disponíveis para aluguel, já que a Câmara Municipal não tem condições financeiras de colocar um elevador, pois a construção de uma rampa, na forma arquitetônico em que o prédio foi construído, teria algumas complicações.
Fonte: JCN

Lula diz que ministros do STF devem discutir 'nos autos' e não 'pela imprensa'

Na Argentina, presidente ressalvou que fala como 'leigo' e não 'magistrado'. Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa bateram boca em sessão do Supremo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta (23), em Buenos Aires (Argentina), que a discussão entre os ministros Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, não representa "crise institucional", mas, para ele, as divergências entre os dois não deveriam ter sido expostas pela imprensa. "Eu creio que, quando temos determinadas funções, é importante que a gente diga tudo o que quiser nos autos do processo e que não se fique dizendo pela imprensa", declarou, em resposta à pergunta de um jornalista, durante entrevista conjunta com a presidente argentina, Cristina Kirchner.

Lula, porém, ressalvou que a observação é um "pensamento de leigo e não de magistrado". De acordo com o presidente, se não ocorressem desentendimentos, não haveria futebol. "Se fosse assim, não existiria mais futebol porque tem sempre briga. A única coisa que acho é que se, esse tipo de briga, assistido por toda a sociedade brasileira, ajuda a sociedade, a democracia, muito bem", afirmou.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Economia

Juro do cheque especial é o único a subir em março.
A taxa de juro do cheque especial avançou 2,4 pontos percentuais em março, para 169,1% ao ano. Em fevereiro, a média cobrada nesse instrumento de crédito era de 166,7% anuais. No acumulado de 12 meses, o juro do cheque especial subiu 19,3 pontos percentuais.
O spread (ganho com a diferença entre o custo de aplicação e o custo de captação) cobrado pelos bancos nessa operação ficou em 158,6% ao ano, com elevação de 3,5 pontos perante o percentual de 155,1% percebido em fevereiro.
O juro do crédito pessoal fechou março em 50,8%, com redução de 3,7 pontos percentuais perante fevereiro, mas acréscimo de 0,3 ponto em 12 meses.Dentro dessas operações, a taxa média dos empréstimos com desconto em folha de pagamento ficou em 28,7% em relação aos 29,3% de fevereiro. As taxas médias das operações tradicionais de crédito pessoal diminuíram 6,7 pontos percentuais em março, totalizando 68,1% ao ano.Dentre outras modalidades de crédito à pessoa física, o custo médio do empréstimo para aquisição de veículos equivaleu a 29,7%, com queda de 2,1 pontos em relação ao mês anterior.As taxas de empréstimos cobradas para aquisição de bens variados - como eletroeletrônicos, por exemplo - se encontrou em 63,8% ao ano, declínio de 0,2 ponto no comparativo com fevereiro.
Fonte: As informações foram apresentadas pelo Banco Central (BC).

Prefeito de Jardim do Seridó esclarece que corte de energia de prédios públicos foi herença da gestão de Dr. Edmar Medeiros

A prefeitura Municipal de Jardim do Seridó vem por meio deste informar a população que o motivo do corte de energia Elétrica de alguns prédios públicos de nossa cidade, se deve ao mal desempenho da administração “Jardim crescendo unida” (gestão passada), a mais desastrosa dos últimos tempos. Avisamos ainda que por falta de pagamento do mês de dezembro, aconteceu o corte. Porém os meses assumidos pela atual gestão “de mãos dadas com o povo” estão em dia.

O valor referente ao mês de dezembro de 2008 pago pala Atual Administração no valor de R$ 21.358,58 (Vinte e um mil, trezentos e cinquenta e oito reais e cinqüenta e oito centavos) que foi parcelada. Porém estamos cumprindo com o compromisso assumido em pagar as dívidas referentes ao fornecimento dos serviços oferecidos pela COSERN da gestão passada.

Comprovando o que estamos anunciando, estamos expondo provas concretas dos pagamentos.

PAGAMENTO COM A COSERN EM 2009

Janeiro…………………………………………. R$ 15.562,57 (23/01/2009)

Fevereiro……………………………………… R$ 16.420,10 (17/02/2009)

Março………………………………………….. R$ 15.478,76 (18/03/2009)

Parcelamento (dezembro)……………. R$ 15.562,65 (20/03/2009)

Abril ……………………………………………. R$ 15.769,37 (22/04/2009)

Parcelamento (dezembro)……………. R$ 3.808,45 (23/03/2009)

Contas de dezembro ……………………. R$ 1.987,48 (23/04/2009)

CONTAS PAGAS REFERENTE AO MÊS DE DEZEMBRO DE 2008 R$ 21.358,58

PARELHAS SEDIA REUNIÃO DO CONSELHO DE TURISMO DO PÓLO SERIDÓ

A cidade de Parelha receberá nesta quinta-feira (23), os conselheiros membros do Conselho de Turismo do Pólo Seridó. Para o encontro que acontecerá na AABB local, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, preparou uma programação especial com apresentações de poesias e quadrilha local, além de exibição de vídeo que resume as belezas e atrativos da cidade.

“Receberemos os participantes com simplicidade, carinho e alegria, no melhor estilo parelhense. As nossas apresentações culturais farão os presentes se sentirem acolhidos e o vídeo promete deixar todos encantados com as belezas da cidade”, afirmou o Secretário de Turismo Cultura e Esporte e membro do conselho, Carlos Alberto Assis.

No turno da manhã, os municípios se reunirão em oficinas do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDITS – para discutir e orientar sobre as ações que serão executadas na região através do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (PRODETUR/NE). A partir das 14h terá início a 5ª reunião do conselho.

O Conselho de Turismo tem como objetivo potencializar o desenvolvimento do Pólo, pela integração das ações do Governo Federal com as políticas públicas do Estado e a Sociedade Civil, a partir do gerenciamento adequado das ações do turismo, de modo a gerar resultados. A reunião inicial de instalação ocorreu no último dia 11 de julho, na cidade de Currais Novos

CONGRESSO LIMITA USO DE PASSAGENS PARA PARLAMENTARES

Brasília (AE) - Oito anos e nove meses depois de ter baixado um ato da Mesa (nº 42/junho de 2000) sobre a cota mensal das passagens aéreas para os deputados, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP) finalmente criou uma regulamentação que deixa claro que as passagens são para os parlamentares e não podem ser usadas pelos parentes. Logo em seguida, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), avisou que a Casa acompanharia a decisão da Câmara.



O irônico da situação é que Temer regulamentou ontem um ato que era dele mesmo e que em 2000 autorizava o vale-tudo com as passagens pagas com dinheiro público - Temer também presidiu a Casa de 1997-2001. Além da proibição de viagens de parentes, outras medidas comuns tomadas pela Câmara e pelo Senado foram a divulgação na internet das passagens usadas na cota, a necessidade de autorização específica para viagens de assessores no País e dos parlamentares ao exterior, e o fim da possibilidade de acumular créditos. O Senado ainda extinguiu cotas suplementares para os membros da Mesa e lideranças partidárias.



Depois de anunciar a decisão de restringir o uso das passagens, o presidente da Câmara foi ao plenário e, em discurso, anunciou uma “anistia” para todos os abusos cometidos até agora. A nova regra vale apenas para daqui para a frente. “O que eu quero deixar claríssimo aos senhores parlamentares é que não houve prática ilícita no passado. Haverá, isto sim, a partir de agora, se não cumpridas as regras claríssimas que agora foram expedidas”, afirmou.



Apesar de ter dito que a medida era uma “reconciliação” da Câmara com a opinião pública, Temer enfrentou uma bateria de discursos críticos contra a decisão da Mesa e um clima de confronto. “Quer dizer que agora eu venho para Brasília e minha mulher fica lá? Não é uma decisão correta. Foi uma decisão acuada da Mesa”, protestou o deputado Sílvio Costa (PMN-PE), aplaudido no plenário, dando voz a parte dos parlamentares que não concordam em deixar de usar a cota de passagens como bem entender.



O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) reclamou que os deputados não defenderam o Parlamento quando teve início a série de denúncias sobre o abuso do uso de passagens.



Deputado critica atuação do Ministério Público



O Ministério Público Federal foi alvo de críticas ontem no plenário da Câmara dos Deputados, durante discurso do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) para negar ter autorizado 43 viagens para terceiros. “Lamento que o Ministério Público, ao invés de intimar e procurar esclarecer, vazou a notícia para o site Congresso em Foco no sentido de denegrir toda a Casa”, afirmou. “O Ministério Público agiu de má-fé e deslealmente nesta Casa”. O deputado do PTB afirmou que os procuradores poderiam ter pedido informações e esclarecido a questão.



No Senado, também houve reação negativa às denúncias sobre uso abusivos de passagens pagas pelo Congresso Nacional. “Daqui a pouco vão distribuir vale-transporte para os senadores”, protestou Epitácio Cafeteira (PTB-MA). O primeiro vice-presidente, Marconi Perillo (PSDB-GO), reconheceu que as novas regras foram resultado da pressão popular e cobrou o fim de “mordomias” no Executivo.



As medidas foram definidas na noite de terça-feira (21) durante uma reunião na Casa de Temer com líderes partidários e integrantes da Mesa Diretora. “Não tem meio termo, senão vai ser só o paliativo”, disse o terceiro secretário, Odair Cunha (PT-MG), responsável pelo controle das passagens.



Câmara não desiste de aumento



Brasília (AE) - Apesar de os presidentes da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP), terem anunciado ontem apenas um novo sistema de controle no uso de passagens aéreas, a ideia do “pacote moralizador”, que entrou em discussão nos feriados de Tiradentes para tirar o Congresso da pauta de escândalos de mau uso do dinheiro público, ainda está de pé. Líderes e dirigentes da Câmara querem retomar este debate na próxima semana, com o objetivo de encontrar uma fórmula que lhes permita aumentar o salário dos parlamentares, com o discurso de que o pacote representa um ganho em transparência e na economia de uma cifra vultosa.



A fórmula que está sendo discutida nos bastidores do Congresso prevê o fim da verba indenizatória de R$ 15 mil mensais e a incorporação de parte dela aos salários, equiparando os vencimentos do parlamentar (R$ 16,5 mil) ao que recebe hoje um ministro do Supremo Tribunal Federal (R$ 24 mil), exatamente como manda a Constituição. Para escapar das críticas de reajustar salário em meio à enxurrada de denúncias, o pacote deverá ser discutido no contexto mais amplo de uma reforma administrativa.



Devem entrar nesta conta não só o salário e as passagens aéreas, como todas as despesas com correios, telefone, gasolina, entre outros. A ideia é reunir umas seis ou sete rubricas como estas, e fixar um limite de gastos para cada uma, independentemente do teto geral.



O esboço da proposta da Câmara ainda não está fechado, mas o ponto central passa pelo estabelecimento de um teto de despesas para cada parlamentar, incluindo todos os gastos. Em cima deste teto, a direção deve impor um corte linear em torno de 10% a 14%. Só com esta medida, a estimativa é de que a Câmara possa economizar algo em torno de R$ 40 milhões anuais.



Somando-se isto à revisão de contratos de suprimento de materiais e de prestação de serviços, além do fim do pagamento das horas extras que passa pelo novo sistema de controle eletrônico de frequência dos servidores, a estimativa é de que só a Câmara possa anunciar uma economia em torno de R$ 260 milhões por ano. É desta forma que se pretende reduzir o impacto negativo do reajuste dos salários perante a opinião pública. Tudo deve ser devidamente acertado entre a Câmara e o Senado, como ocorreu ontem nas restrições impostas ao uso dos bilhetes aéreos.



O jogo combinado entre Temer e Sarney é considerado fundamental, para evitar o atropelo de uma nova uma crise entre as duas Casas, quando a Mesa Diretora da Câmara não conseguiu sequer fechar o apoio das bancadas ao “pacote moralizador”.



Há resistências ao aumento de salário com o fim das verbas indenizatórias sobretudo nos partidos que cobram o dízimo de seus parlamentares, como o PT e o PC do B. O deputado José Genoino (PT-SP) garante que seu partido não criará caso com a Mesa Diretora. Ao contrário, salienta ele, o PT acatará o que for decidido pela direção da Casa. Mas Genoino insiste que incorporar a verba indenizatória ao salário, ainda que parcialmente, é um equívoco.



‘Arranhei minha imagem’, lamenta Fernando Gabeira



Brasília (AE) - O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), líder de muitos movimentos pela ética na política, procurava ontem se redimir pelo uso de passagem aérea de sua cota parlamentar em benefício de sua filha. Ele contou que tem recebido muitas críticas por meio de mensagem na internet e reconheceu o desgaste. “Eu arranhei minha imagem. A gente passa por um pelotão de fuzilamento, mas não é o primeiro nem o último”, afirmou.



No plenário da Câmara, à tarde, Gabeira procurou explicar por que tomou a iniciativa de fazer um levantamento das viagens autorizadas por ele para a família. Defensor das medidas restritivas anunciadas ontem, ele disse que não poderia apoiá-las sem antes assumir a própria responsabilidade. “Agora eu posso começar a minha luta, porque eu queria o respeito dos senhores. Se eu fizesse essa luta sem dizer antes que dei passagens, não seria respeitado, porque todos sabem que todos dão passagens", disse.


segunda-feira, 20 de abril de 2009

JACKSON LAGO DEIXA A SEDE DO GOVERNO NO MARANHÃO

O ex-governador foi cassado pelo TSE por abuso de poder político e econômico nas eleições. Mas se recusava a entregar o cargo para a segunda colocada, empossada ontem, Roseana Sarney.

O Palácio dos Leões, sede administrativa do governo do Maranhão, o ex-governador discursou para os seguidores.

Desde a noite da última quinta-feira eles ocupavam o prédio, mesmo depois de confirmada a cassação pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Jackson disse que deixaria o palácio, mas avisou que vai continuar tentando reverter a decisão na justiça. "Vamos continuar lutando, mas vamos escolher estratégias que não tirem de nós a imagem de cidadão cumpridores de seus deveres”, declara Jackson Lago, governador cassado.

O presidente do Tribunal de Justiça foi chamado para servir de testemunha das condições em que o prédio histórico, do século 17, está sendo entregue.

Depois de quase dois dias de resistência à decisão da justiça neste sábado o ex-governador Jackson Lago deixou o Palácio dos Leões. A partir de agora ele vai trabalhar na sede do PDT, o partido dele.

A insistência de Jackson em permanecer no palácio havia causado surpresa no meio jurídico. "A decisão é para ser cumprida. Senão vamos voltar ao estado de barbárie”, diz Ayres Brito, presidente TSE.

Na manhã deste sábado, na sede provisória do novo governo, equipes de segurança fizeram uma varredura para verificar se não havia escutas clandestinas e para saber se a nova governadora poderia trabalhar ali.

Pela manhã, Roseana Sarney visitou o Hospital do Servidor Público, para verificar de perto a situação do hospital. No início da tarde ela vai ao Palácio Henrique de La Roque, a sede provisória do governo.

Apesar do Palácio dos Leões, sede oficial do governo, já estar liberado, a governadora só deve trabalhar lá a partir de segunda-feira.

Roseana Sarney assume o governo do Maranhão com um problema de saúde, ela tem um aneurisma cerebral. No mês que vem o médico dela, que está viajando, volta e é quando ela vai passar por uma bateria de exames. Se o médico decidir pela operação, quem assume o governo do Maranhão é o vice dela João Alberto de Souza também do PMDB.

domingo, 19 de abril de 2009

GOL CONTRA DÁ AO FLAMENGO O TÍTULO DA TAÇA RIO

Emerson erra o chute e joga para dentro. Equipes fazem mais dois jogos, nos dois próximos domingos, para decidir quem será o campeão carioca.



A esperança da torcida do Flamengo estava em cima do atacante Emerson. Mas foi o xará alvinegro que garantiu a alegria rubro-negra. O zagueiro chutou contra o próprio gol no segundo tempo e fez contra. Com isso, o Rubro-negro venceu o Botafogo por 1 a 0, neste domingo, no Maracanã, e conquistou a Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca. Com o resultado, os dois clubes disputam a final da competição nos dois próximos fins de semana (dias 26 de abril e 3 de maio). Flamengo e Botafogo entram em campo em igualdade de condições. Dois empates ou vitórias alternadas pela mesma diferença de gols levam a disputa para os pênaltis.

Com a vitória, o Flamengo manteve a sina contra o rival, a tradição de vencer o Botafogo nos últimos anos nos jogos decisivos. Além da Taça Rio neste ano, o Rubro-Negro foi campeão da Taça Guanabara (2008) e bicampeão carioca (2007 e 2008) em cima do Botafogo.

Agora, além do tricampeonato, os rubro-negros estão de olho em outra conquista histórica: a hegemonia no futebol carioca. Flamengo e Fluminense estão empatados com 30 títulos estaduais cada

O título da Taça Rio em cima do Botafogo também foi um alívio para o técnico Cuca. O comandante rubro-negro trocou de lado e tenta fugir do rótulo de vice. A torcida alvinegra chegou a provocar o treinador com o grito de “vice é o Cuca", mas saiu calada do Maracanã. O grito de campeão saiu com força foi da garganta do técnico.

Agora, o Botafogo tenta não entrar em crise. Além da derrota para o Flamengo, o clube deu adeus à Copa do Brasil na última quinta-feira ao perder nos pênaltis para o Americano dentro do Engenhão.

CONSTRUÇÃO DE CADEIA PÚBLICA É TEMA DE DISCUSSÃO EM PARELHAS





























O prefeito de Parelhas, Francisco Assis de Medeiros, participou na manhã desta sexta-feira (17), , juntamente com secretários e vereadores do Município, de Audiência Pública sobre a construção da Cadeia Pública no Bairro São Sebastião. O Secretário Estadual da Justiça e da Cidadania, Leonardo Arruda Câmara, compareceu para esclarecer dúvidas sobre a obra a ser executada pelo Governo do Rio Grande do Norte.



“É importante que saibamos aproveitar a oportunidade de esclarecer questões à população sobre essa obra”, disse o Prefeito ao explicar o motivo da localização do projeto. “O único terreno da Prefeitura, de área urbana, que possui as dimensões exigidas para a construção da obra, está no Bairro São Sebastião”, esclareceu Francisco. O evento realizado na AABB local também contou com a presença da comunidade, que debateu com as autoridades.



Na ocasião, o Secretário do Estado apresentou o projeto arquitetônico e o memorial descritivo, já enviado ao Ministério da Justiça, e discutiu sobre a necessidade da construção da cadeia na comarca. “A construção de Cadeia Pública em sede de Comarca é uma exigência da Lei de Execução Penal“, afirmou.



A segurança pública municipal já foi pauta de várias reuniões na cidade. Um dos motivos da preocupação com o assunto é a falta de infraestrutura existente. A primeira audiência pública que discutiu o tema, mais especificamente drogas e tráfico, aconteceu no último dia 19 de fevereiro. O evento reuniu o Prefeito de Parelhas, secretários, vereadores, representantes da polícia civil e militar e Promotoria Pública local.

Fonte: Assessoria de Imprensa

INVERNO

Inverno em Carnaúba dos Dantas está sendo com Chuvas praticamente todos os dias sendo chuvas de 15 a 30 milimetros ontem dia 18-04 choveu 18 milimetros no Municipio graças a Deus os agricultores estão satisfeitos com as chuvas só está faltando dar uma Chuva que faça os açudes e barreiros transbordarem.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

GOVERNADOR DO MARANHÃO, JACKSON LAGO, TEM O MANDATO CASSADO PELO TSE



O Tribunal Superior Eleitoral confirmou, por unanimidade, as cassações do Governador do Maranhão, Jackson Lago, do PDT, e seu vice, por abuso de poder nas eleições de 2006.







Heraldo
Pereira comenta



Mesmo apelando ao Supremo Tribunal Federal, os cassados tem que deixar os cargos imediatamente, segundo determina a Justiça Eleitoral.



A Justiça Eleitoral não deixou alternativa para o Jackson Lago do PDT, ele teve o diploma de Governador cassado. O vice também. Do lado de fora tribunal, cabos eleitorais de Jackson fizeram manifestação.



O Tribunal Superior Eleitoral julgou que quem assume o poder no Maranhão é segunda colocada na eleição, a Senadora Roseana Sarney, atualmente do PMDB. A defesa de Jackson Lago anunciou na noite desta quinta-feira que está entrando com um novo recurso para mantê-lo no cargo. O TSE vai rejeitar esse recurso. Por mais que os juízes tenham que assegurar o amplo direito dos réus, chega à hora do julgamento definitivo do processo.

PREFEITO DE SÃO JOÃO DO SABUGI ENFRENTA NOVOS PROBLEMAS COM A JUSTIÇA

Além de responder a processos por improbidade administrativa, dilapidação do patrimônio público e desvio de verbas públicas, o prefeito de São João do Sabugi, Aníbal Pereira de Araújo (PMDB), deverá enfrentar mais problemas com a Justiça. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) reprovou, na semana passada, as contas da prefeitura do município referentes a 2004, último ano do mandato de Aníbal anterior ao atual.

Em parceria com o Ministério Público (MP), o TCE detectou diversas irregularidades nas contas apresentadas pelo gestor. De acordo a conclusão do procurador do MP junto ao TCE, Luciano Silva Costa Ramos, Aníbal declarou que teria gasto recursos com medicamentos para pessoas carentes, caixões de defuntos e óculos de grau, sem justificar - com receitas médicas ou atestado de óbito - quem foram os beneficiados com as “doações”.

Há indícios de que os recursos foram desviados pelo prefeito, que não comprovou o uso desse dinheiro. Só com caixões de defuntos, o peemedebista declarou ter gastado R$ 4.734, sem identificar sequer quem morreu. No caso dos medicamentos, foram R$ 11.628,67 gastos sem comprovação alguma. Nessa aquisição, o prefeito ainda deixou de comprar os remédios à empresa que tinha vencido licitação para fornecer o produto, para adquiri-los por preços mais elevados em outro estabelecimento.

Os gastos sem comprovação não param por aí. Foram R$ 7.920 na compra dos óculos e ainda R$ 10.200 em diárias, sem qualquer recibo, nota fiscal ou documento que comprovasse os gastos. Além das compras fraudadas, o MP e o TCE também descobriram que o gestor contratou a empresa da senhora Vanda Lucena de Medeiros, pagando R$ 26.990, o que é crime, segundo a lei.

Caso não apresente as comprovações verdadeiras dos valores apresentados pelo TCE, Aníbal Pereira vai ter que ressarcir os cofres públicos no valor de R$ R$ 24.382, além de multa, e ainda responder a mais um processo administrativo por improbidade.

Mais informações: TCE

SANTANA DO SERIDÓ - CAOS NO TRANSPORTE ESCOLAR DO GOVERNO DO ESTADO CHAMA A ATENÇÃO DAS AUTORIDADES SANTANENSES


Um fato que vem chamando a atenção das autoridades santanenses é a atual situação dos alunos que estudam na rede estadual de ensino, o fato é que os proprietários dos automóveis que transportam esses alunos está há meses sem receber o repasse do governo do estado, o fato se agravou na comunidade rural tuiuiú onde o proprietário do transporte parou a, mas de duas semanas de transporta os alunos e os mesmos então sem aula, ontem (15) o prefeito Iranildo Pereira, acompanhado do Presidente da Câmara de vereadores Antonio Trindade a Vereadora da Comunidade Tuiuiú Patrícia Medeiros, e varias mães de alunos e alunos participaram de uma reunião que começou no gabinete do Prefeito e se estendeu até a escola Estadual João Vilar da Cunha onde uma equipe da secretaria da Educação do estado estava participando de uma sindicância, o Prefeito aproveitou a oportunidade e levou todo mundo para conversar com os representantes aproveitando e pedindo providencias para a situação, “não podemos, mas continuar com essa situação, pois tem dezenas de alunos há duas semanas sem aula na comunidade tuiuiú, isso não pode continuar, destacou o Prefeito. A “discursão” continuou à tarde na sessão da Câmara Municipal de Vereadores onde o Vereador Thiago Cabral (PT) usando do pequeno expediente para pedir providencias aos colegas edis aliados da Governadora no município que tome providencias sobre o caso: “quero aqui pedir providencias e aproveitar também e pedir a nobre colega vereadora Solange Regina que é esposa do Ex-Prefeito, e assessor do Vice Governador, o senhor Hudson Pereira que interceda por esses motoristas em “frente” ao governo do estado, pois tem muitos jovens sendo prejudicados e ninguém do governo do Estado faz nada”, destacou o edil.

Fonte: JCN

quinta-feira, 16 de abril de 2009

PRF faz apreensão de madeira e telhas sem documentação fiscal

A Polícia Rodoviária Federal (PRF/RN) prendeu nesta quarta-feira (15) três pessoas nas rodovias federais que passam pelo Estado. Duas delas transportando mercadorias sem documentação. Foram presos Marcos José de Souza, 24, conduzindo madeira nativa sem liberação do Ibama, e Otávio Guedes de Moura, 30, com telhas sem nota fiscal.
Marcos José foi autuado no Km 120 da BR-304, trecho que passa pela cidade de Assu, a 207 Km de Natal. Ele transportava, em um caminhão GM A60, de placas MZC 0464, 13 m³ de madeira da especie Jurema Preta sem autorização do Ibama, evidenciando um crime ambiental. Marcos José foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Assu.
Otávio Guedes de Moura foi detido no Km 171 da BR-226, em Currais Novos, a 172 Km de Natal. Ele transportava 20 mil telhas sem documentação fiscal em um caminhão Mercedes Benz L1620, de placas MZC 4373. A PRF também prendeu Francisco de Assis de Souza, 53 anos. Ele dirigia um veículo VW Gol, de placas MXL-3235, no Km 36 da BR-304, no trecho que passa pela cidade de Mossoró, a 285 Km de Natal, sob efeito de álcool.

AVANÇO DA BANDA LARGA MÓVEL PODE EMPERRAR NO BRASIL EM 2010

Operadoras de telefonia celular aguardam decisão da Anatel.

Nona edição do Rio Wireless reuniu especialistas nesta quarta (15).



A continuidade do desenvolvimento da telefonia móvel no Brasil está diretamente ligada à definição favorável - e rápida - da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quanto ao uso da frequência de 2,5 GHz pelas operadoras celulares. Esse foi o foco da 9ª Rio Wireless, evento que reúniu nesta quarta-feira (15) executivos de órgãos públicos e privados ligados à tecnologia móvel, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A faixa de frequência é o padrão adotado internacionalmente para o desenvolvimento de serviços da quarta geração da telefonia móvel, mas no Brasil foi reservado anteriormente para uso das empresas de TV por assinatura, em transmissões por rádio com a tecnologia MMDS.



"Banda larga móvel só funciona tendo espectro. E a decisão da Anatel sobre o 2,5 GHz é a mais importante para o avanço dessa tecnologia no Brasil", afirma Ricardo Tavares, vice-presidente da GSM Association na América Latina, ressaltando que o atraso nessa definição pode resultar no colapso da banda larga móvel no Brasil. "Até 2010, toda a quantidade de banda disponível terá sido utilizada nas grandes áreas urbanas brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro", alerta.



Caso a Anatel decida pela não concessão de parte da frequência de 2,5 GHz (atualmente os 190 MHz de banda são usados exclusivamente pelas TVs por assinatura), Tavares prevê um futuro complicado para a banda larga móvel no país. "Ficaremos paralisados até 2015, quando será finalizado o processo de migração da TV analógica para digital. A única chance para a evolução da banda larga móvel no Brasil é agora".

Nova geração

E a aposta dos especialistas na 9ª Rio Wireless é que o padrão da quarta geração da telefonia móvel será a tecnologia LTE (Long Term Evolution, na sigla em inglês, ou Evolução a Longo Prazo), que vem ganhando força frente ao WiMax no mercado internacional. A LTE permite conexões com velocidade de cerca de 140 Mbps, quase 10 vezes mais veloz do que as atuais conexões oferecidas pela rede 3G com a tecnologia HSPA. Mas a chegada e aproveitamento da LTE no Brasil estão diretamente ligados à disponibilidade de banda.



De acordo com o superintendente de Radiofrequência e Fiscalização da Anatel, Edilson Ribeiro dos Santos, hoje estão regulamentados e disponíveis 355 MHz para atender a banda larga sem fio. "Para 2010, se prevê a necessidade de 780 MHz. Em 2015, serão 980 MHz. E em 2020, estima-se a necessidade de 1080 MHz. Então, se não tomarmos uma providência rápida, vamos ter uma saturação do sistema", avalia Santos, acrescentando que a decisão da Anatel sobre o assunto deve sair até o mês que vem.



"As próximas licitações de tecnologia MMDS terão disponíveis 110 MHz, e não mais os 190 MHz oferecidos atualmente", revela Santos. Essa mudança pode revelar uma tendência favorável da Anatel quanto à utilização pelas operadoras celulares de parte da frequência de 2,5 GHz, hoje concentrada com as TVs por assinatura.



"Essa decisão é uma das mais importantes na história das comunicações móveis no Brasil", afirma Mario Baumgarten, vice-presidente do UMTS Forum para a América Latina, órgão que defende o uso de 140 MHz da faixa de 2,5 GHz pelas operadoras móveis brasileiras para o avanço da quarta geração no País.

Fonte: G1

PREFEITO ALEXANDRE RECEBE VISITA DE TÉCNICO DA FUNASA



O técnico da FUNASA Dr. Pedro Góis, esteve ontem pela manhã 15/04 Quarta-feria visitando o Conjunto Habitacional João Henrique Dantas, na cidade de Carnaúba dos Dantas. Acompanhado do prefeito Alexandre Dantas, Dr. Pedro veio verificar in loco o local onde será construído o Sistema de Abastecimento de Água daquele conjunto, num convênio prefeitura municipal/Ministério da Saúde. Serão investidos recursos na ordem de R$ 144.000,00 (cento e quarenta e quatro mil reais). Será construída toda a rede que atenderá as residências e uma caixa de água de grande porte, bem como a instalação de todos os equipamentos que levarão agua do Rio Carnaúba ao referido conjunto. Segundo previsão do prefeito Alexandre as obras deverão ser iniciadas no segundo semestre de 2009.



Fonte: acessoria gabinete

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Energia elétrica terá um reajuste de 7,36% no RN

A conta de energia elétrica dos potiguares vai ficar mais alta a partir da próxima semana. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem um reajuste médio de 11,97% para a tarifa cobrada atualmente pela Cosern. Porém, com a aplicação de alguns cálculos, o impacto para o consumidor será um pouco menor: em média 7,36%, sendo que o incremento será 6,01% para os clientes de baixa tensão (residências e comércios) e uma média de 9,63% para a alta tensão (indústrias).



A mudança no preço começa a valer a partir do próximo dia 22 e atinge os 167 municípios do Rio Grande do Norte. Segundo informações da assessoria de imprensa da Cosern, o grupo de baixa tensão representa um universo de mais de 1 milhão de consumidores, que correspondem a aproximadamente 99% do total de clientes atendidos pela empresa. Já a faixa de alta tensão é composta por 2,3 mil empresas e grandes consumidores.



Levando em conta que a tarifa média cobrada atualmente pela Cosern é de R$ 236 por megawatt-hora (Mwh) e que o consumo médio de um cliente residencial comum fica em torno de 100 quilowatt-hora mensais (0,1 Mwh/mês), a conta final para o consumidor aumentará em aproximadamente R$ 1,41. Isso significa dizer que quem consome cerca de 100 Kwh/mês paga hoje uma média de R$ 23,60 e agora passará a gastar R$ 25,01.



A Cosern ainda não se pronunciou oficialmente sobre a aplicação do reajuste. Através de sua assessoria de imprensa, a empresa informou que as áreas técnicas devem se sentar hoje para avaliar que impacto a mudança trará e se o reajuste atende às necessidades da concessionária. Atualmente, a média de tarifa de energia elétrica é de R$ 254 por Mwh no Brasil e R$ 250 por Mwh na região Nordeste o que coloca os valores cobrados no Rio Grande do Norte em uma posição abaixo dos níveis nacional e regional. Além do reajuste anual da Cosern, a Aneel também aprovou ontem aumentos na Energisa Sergipe, Coelba (BA) e Coelce (CE). Na comparação com as demais empresas, o reajuste da Cosern ficou em terceiro lugar, tanto para as residências quanto para as indústrias (veja quadro comparativo com as tarifas).



Cálculo



A má notícia para o bolso do consumidor vem um ano após uma redução no Rio Grande do Norte aprovada pela revisão tarifária. No ano passado, a Aneel concedeu uma diminuição de de 16,5% no valor pago pelos consumidores Cosern. Na média, as tarifas tiveram um abatimento de 5,8%, sendo de -2,14% para os clientes residenciais de baixa tensão e entre -16,57% para médias e grandes empresas.



A revisão é realizada a cada quatro anos e corresponde à uma avaliação mais aprofundada, levando em consideração desde os balanços da empresa até a opinião dos consumidores sobre o serviço prestado.