Pages

sábado, 30 de abril de 2011

Prefeito se reúne com servidores para discutir pagamento do novo valor do piso‏

imageO Supremo Tribunal Federal decidiu: o piso salarial é o valor inicial do salário. Isso significa dizer que as gratificações não podem ser utilizadas para complementar o valor do piso nacional dos professores, hoje de R$ 1.187,97.

Diante da decisão, o prefeito Francisco Medeiros já se reuniu com a categoria nesta sexta-feira (29) para iniciar a negociação. Durante o encontro ficou acordado que será feito um estudo de impacto na folha de pagamento, para que uma nova reunião possa acontecer no próximo dia 17.

Nesta sexta-feira também foi iniciada a discussão para a implantação do piso de outras categorias.

Atualmente a prefeitura, juntamente com o sindicato, estuda a possibilidade da implantação de uma previdência própria do município, na qual os servidores não precisariam mais contribuir com INSS, e sim, com um fundo municipal, que possibilitaria os funcionários da prefeitura se aposentar com o mesmo valor do salário que recebe em atividade. Hoje, os servidores que se aposentam através do INSS sofrem perdas. “Sem dúvidas essa é uma iniciativa ousada em nosso município, mas completamente viável. Este fundo daria muito mais qualidade de vida aos nossos futuros aposentados, porque iriam receber salário integral, sem perda alguma. Para isso, basta que tenhamos sempre gestores honestos e responsáveis, porque este dinheiro não poderá ser usado para outra finalidade, a não ser o pagamento de aposentadoria de quem contribuiu”, afirma o prefeito Francisco Medeiros.

TRT-RN na TV: Justiça & Trabalho entrevista presidente da ANAMATRA e discute o direito a férias

imageO programa "Justiça & Trabalho" desta semana apresenta uma reportagem especial sobre o direito dos trabalhadores ao gozo de  férias, e outra sobre a condenação, pela 1ª Turma do TRT-RN, de um restaurante de fast-food que promovia rodízio de funções entre seus funcionários.

O Justiça & Trabalho também entrevista o presidente da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho, juiz Luciano Athaíde Chaves e traz uma cobertura da visita da juíza Andréa Pachá, integrante do Comitê Gestor de Conciliação/CNJ, ao Tribunal do Trabalho do Rio Grande do Norte.

Produzido pela assessoria de comunicação do TRT-RN e apresentado pelo jornalista Manassés Campos, o Justiça & Trabalho é veiculado nacionalmente pela TV Justiça, aos sábados (17h30), segundas (10h) e quintas-feiras (11h30) e pode ser visto pela Cabo-Telecom (canal 33), Direct TV (canal 209), Sky (canal 117) e Jet TV (canal 26).

O programa do TRT-RN também pode ser visto pela TV Nominuto (canal 27 - Cabo Telecom), aos sábados (9h) e na TV Mossoró, às quartas (21h30) e sábados (14h30).

Fonte: Ascom/TRT 21ª Região

Comerciante de Jucurutu reage a assalto e mata bandido na sala da sua casa

Para muitos, um ato de coragem, para outros, um ato de puro risco. Mas o que ocorreu mesmo foi um ato de puro instinto de um pai ao ver o filho em perigo. O comerciante Donizete Bezerra de Medeiros, 38 anos, de Jucurutu, não pensou duas vezes para agir em defesa do seu filho, Diego, 17, que chegou em casa, no Parque Industrial, em Parnamirim, na noite de quarta (27), rendido por quatro bandidos. Donizete, ao perceber a invasão dos bandidos, reagiu usando uma arma de fogo. Donizete estava com a esposa em casa quando viu os bandidos entrarem dominando o jovem rapaz. O confronto aconteceu na sala da residência.

Donizete se aproveitou de um momento de distração dos criminosos e reagiu a tiros. Baleou três dos assaltantes. Um deles morreu na hora, na sala do casal. Na mão do criminoso morto ficou a chave do carro que usaram na ação: um Celta, de cor prata com placas de João Câmara. Um segundo ladrão, baleado,  caiu ao tentar fugir e foi levado para o hospital Deoclécio Marques, onde recebeu voz de prisão.

O terceiro bandido ferido e o criminoso que saiu ileso fugiram a pé. Donizete e o filho Diego, também foram baleados, ambos no tórax. Ele é casado com a irmã do deputado estadual Nélter Queiroz. Ambos estão fora de perigo.

O criminoso morto foi identificado como sendo Josueldo Pereira de Queiroz.

Fonte: EduardoSilva

sexta-feira, 29 de abril de 2011

CLIENTE GARANTE TER ENCONTRADO COBRA MORTA DENTRO DE VASILHAME DE REFRIGERANTE COCA-COLA

Cobra encontrada dentro da garrafa de refrigerante - Foto: Rosivan Amaral

Um fato inusitado aconteceu em um bar no bairro Barra Nova em Caicó, neste começo de tarde de sexta-feira (29). Em entrevista a Rádio Caicó AM, a proprietária do estabelecimento contou que o cliente chegou no seu bar e pediu um refrigerante da marca Coca-Cola. Para sua surpresa, quando abriu o vasilhame, encontrou uma cobra em seu interior. O animal já estava morto. A dona do bar não sabe explicar como fato aconteceu, confessa ter ficado surpresa e que vai pedir explicações ao fornecedor do refrigerante.

Fonte:MarcosDantas

VEICULO DERRUBA FIOS DE ENERGIA ELETRICA NA RUA TONHECA DANTAS E SAI SEM DEIXAR SINALIZAÇÃO CAUSANDO ACIDENTE

SAM_0401moto com o fio descascado entralaçado

Veiculo Carreta transportando outro em cima da Mineração PARAIBAONE, tora fios na Rua Tonheca Dantas e sai sem colocar nenhuma sinalização e nem dar satisfação ao morador da casa, chegando a causar quase um acidente com vitima, graças a Deus não ouve nada demais a não ser pequenas escoriações, a empresária Geralda Isaura vinha em seu veiculo moto quando se deparou-se com fios baixos em uma das principais Ruas de Carnaúba dos Dantas a Rua Tonheca Dantas onde a mesma teve como se livrar mais sua moto ficou presa no fio, mais imediatamente a população chamou o eletricista da Prefeitura Canidé para tirar o fio da moto já que estava chuvendo e o fio ficou descascado e colado na moto, moradores entraram em contato com a Cosern mais a mesma só ficou de vir ao local as 21:00hrs que ATENDIMENTO hem! A Policia veio ao local e foi imediatamente a procura do veiculo para ser tomada as medidas cabívéis.SAM_0411

SAM_0400SAM_0401SAM_0402SAM_0403SAM_0404SAM_0408SAM_0410

FECAM/RN PROMOVE ENCONTRO DE VEREADORES COM PALESTRA DO VICE-PRESIDENTE MICHEL TEMER‏

convite_netA Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam/RN) promove no dia 7 de maio, o 7º Encontro de Vereadores do RN. O evento acontecerá às 9h, no Praiamar Hotel, em Natal e terá a presença do vice-presidente da República Michel Temer, que irá proferir palestra sobre reforma política no Brasil. Na ocasião ocorrerá também a posse da nova diretoria da Fecam/RN, que tem no comando o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Edivan Martins. 

Assessoria

PRESENÇA DO GOVERNO EM CAICÓ TEM REFLEXOS EM OUTROS MUNICÍPIOS DO SERIDÓ

Foto_Demis roussos (26)A instalação do governo itinerante nesta quinta-feira, 28, em Caicó, não deixou benefícios apenas para o município. Acompanhada de diversos secretários, a governadora Rosalba Ciarlini, anunciou medidas com reflexos para outras cidades da região, como a recuperação da RN 288, por exemplo.  Rosalba determinou pressa na restauração do trecho entre Acari e Caicó, ampliando o serviço até a entrada da cidade.

Outra ação considerada importante para a região, foi o plantão 24 horas para o Hospital Regional do Seridó, com o compromisso de  melhores condições de trabalho e atendimento. “Já conversei com o ministro Padilha (Saúde|), para a implantação de uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA)”, afirmou, adiantando que o governo também está tomando todas as providências para enfrentar a crise no Hospital Dr. Mariano Coelho, de Currais Novos,  que tem um débito de mais de R$ 3 milhões somente com fornecedores. Segundo a governadora, a Secretaria de Saúde está dando atenção especial para suprir a falta de material e outros problemas. “Temos que ser transparentes e mostrar a população o que está acontecendo”, ressaltou, reafirmando que o governo vai encarar todas as dificuldades de frente e sempre passando informações à opinião pública.

Foto_Demis roussos (24)Entre as prioridades do governo para os seridoenses foi incluída a Casa do Estudante que abriga 110 jovens. O governo quer regularizar a situação da alimentação e fez inspeção na estrutura física da Casa.  A equipe de secretários que foi com a governadora também esteve na Penitenciária Estadual do Seridó,  Pereirão,  Teatro Adjunto Dias e  escolas de Caicó.

Acompanharam a governadora, os prefeitos Bibi Costa (Caicó), Júnior Queiroz ( Jucurutu), Jackson Dantas (São José do Seridó), Padre Jocimar (Jardim do Seridó) Ivanildinho( Timbaúba dos Batistas),Concessa Macedo (Ipueira), Novinho (Cerro Corá) e Anibal Pereira (São João do Sabugi),  a suplente do senador Garibaldi Alves, Ivonete Dantas e o deputado Vivaldo Costa.

Assessoria

FÁTIMA BEZERRA GARANTE RECURSOS PARA URBANIZAÇÃO DA ENTRADA DE CARNAÚBA DOS DANTAS

Vereador José Adenilson (PT), prefeito Boboca e Adriano Gadelha

Acompanhado do Vereador José Adenilson (PT), o prefeito Alexandre Dantas (Boboca) entregou ao assessor especial da deputada Fátima Bezerra (PT) Adriano Gadelha, o projeto de urbanização da entrada da  cidade de Carnaúba dos Dantas, uma importante obra que embelezará ainda mais a sede do município. 

Bastante receptivo, Adriano sugeriu mudanças no projeto que pudessem se adequar as exigências do governo federal o que deverão ser feitas pela equipe técnica da prefeitura.
Agora, o projeto será encaminhado à Brasília para ser apresentado na forma de emenda parlamentar de autoria da referida deputada petista.

Satisfeito, Alexandre Dantas comentou do esforço e do carinho que a deputada Fátima Bezerra sempre teve para com o município de Carnaúba dos Dantas. "A deputada nos ajudou na construção da Praça dos Idosos, cobertura da quadra do Povoado Ermo e, agora, nos ajudará também na urbanização da entrada da cidade" frisou o prefeito.
As obras e projetos de autoria da deputada Fátima em Carnaúba dos Dantas contaram com o apoio do PT local.  Por Tota de Aristoteles Assessor do Prefeito

PREVENÇÃO É O FOCO DE EVENTO EM HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRABALHO

28_ABR - Acidente de Trabalho 010 copyDa Redação (Brasília) – O Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, comemorado nesta quinta-feira (28), foi marcado por uma homenagem às vítimas de acidentes de trabalho. O evento reuniu os ministérios do Trabalho e Emprego, da Previdência Social e da Saúde. “É importante que todos nós reflitamos sobre como garantir a saúde, a segurança dos trabalhadores e também a sustentabilidade da Previdência para as futuras gerações”, afirmou o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho.

Durante o encontro, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, destacou a importância de políticas de prevenção e falou da Comissão Tripartite de Saúde e Segurança no Trabalho (CTSST). Criada em 2008, a comissão tem a atuação conjunta dos ministérios da Previdência, Trabalho e Saúde. Além de aprovar a Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador, a CTSST está detalhando o plano de trabalho para avançar na cultura de prevenção de acidentes do trabalho. “Não se pode economizar quando se trata de vida e saúde”, comentou Lupi.

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, João Orestes Dalazen, anunciou, durante o evento, o lançamento de uma campanha no dia 3 de maio, com o objetivo de conscientizar fábricas e empresas sobre a importância da prevenção dos acidentes de trabalho.

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2009 foram registrados 330 milhões de acidentes de trabalho em todo o mundo. No mesmo ano, a OIT apontou mais de dois milhões de mortes relacionadas ao trabalho.

Fotos: Nicolas Gomes/APS

ANÁLISES ESTATÍSTICAS DIRECIONARÃO AÇÕES DA SEGURANÇA PÚBLICA NO RN PELA PRIMEIRA VEZ

_Silva-Júnior-2.jpg_

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed), pela primeira vez, direcionará suas operações a partir de análises científicas. A implantação da Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal coloca um fim no “achismo” e servirá como referência para o trabalho policial.

A Subcoordenadoria será composta de quatro núcleos, um de cada organismo que compõe a Sesed: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep).

Kleber-Maciel1O subcoordenador de Estatística e Análise Criminal é o soldado PM Kleber Maciel de Farias Júnior, formado em estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde foi professor-substituto por dois anos. “Teremos a centralização das informações, que serão analisadas e servirão para orientar as ações da Sesed. Vamos criar um banco de dados único, para evitar desencontros nas informações que são passadas, por exemplo, aos comandantes dos Batalhões, para que eles possam balizar o trabalho”, explica.

Segundo Kleber Maciel, as zonas críticas, onde as ocorrências acontecem mais frequentemente, passarão a ser identificadas mais rapidamente, recebendo uma maior atenção do aparelho público da segurança. “Violência não é só um problema da falta de policiamento. Baixa escolaridade, iluminação pública precária, ausência de escolas, de quadras esportivas, de postos de saúde, tudo influencia na questão da segurança e com as informações sendo tratadas cientificamente, a partir da análise estatística, teremos como pontuar esses problemas”, explica.

A equipe da Subcoordenadoria será formada por estatísticos, economistas, sociólogos, demógrafos e universitários. Entrevistas serão feitas com populares, para que as diferentes situações que formam o quadro da segurança pública sejam identificadas. Inicialmente, os dados analisados serão os obtidos pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), nos dez municípios que integram a Região Metropolitana.

A Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal produzirá relatórios semanais, que serão divulgados às segundas-feiras, aos veículos de comunicação social, oficializando as informações acerca das ocorrências, e mensais, com uma análise completa sobre os dados tabulados, que serão apresentados aos comandantes dos Batalhões da Polícia Militar.

Os relatórios quantitativos de ocorrências registradas pela Polícia Militar são feitos há quatro anos, entretanto, somente agora, com a gestão da governadora Rosalba Ciarlini, os parâmetros serão decifrados tecnicamente, ratificando o compromisso do Governo do Estado com a qualidade do serviço prestado ao povo.

Assessoria Sesed

quinta-feira, 28 de abril de 2011

GOVERNADORA INICIA ITINERANTE VISITANDO OBRAS EM ESCOLAS DE CAICÓ

Governo Itinerante_visita Senador Guerra-01_cred-Demis RoussosA governadora Rosalba Ciarlini deu início ao projeto Governo Itinerante na cidade de Caicó, visitando obras de escolas estaduais. Na manhã desta quinta-feira (28), ela foi ao Centro Educacional José Augusto – Ceja, onde viu a ampliação da estrutura da escola, que, além de oferecer turmas de ensino médio, passará a oferecer cursos profissionalizantes à população.

Na chegada, Rosalba Ciarlini foi recepcionada pelo diretor do Centro, Roberto Sérgio, com quem visitou o prédio. A governadora entrou nas salas de aula, conversou com professores e alunos, e viu a ampliação da biblioteca, que está sendo reorganizada para oferecer um melhor atendimento aos estudantes.

Governo Itinerante_visita CEJA-01_cred-Demis RoussosDe acordo com Roberto Sérgio, a obra vai proporcionar não só a ampliação do espaço físico, mas deve gerar mais oportunidades aos alunos do Ceja. Entre os benefícios estão a construção de duas salas de vídeo; de salas específicas para cursos profissionalizantes de agente de saúde, enfermagem e segurança do trabalho; e a ampliação de um para quatro laboratórios, atendendo as disciplinas de química, física, biologia e matemática.

Governo Itinerante_visita CEJA-02_cred-Demis RoussosEm seguida, a governadora visitou as obras do Grupo Escolar Senador Guerra. O prédio, que é tombado como patrimônio histórico do município de Caicó, está sendo restaurado para receber de volta os estudantes, que estão tendo aula em outro prédio na cidade.

Segundo o engenheiro responsável pela obra, Fabiano Veras, todo o trabalho, iniciado em setembro de 2010, deve ser finalizado em 40 dias.

Acompanharam a governadora durante as visitas a secretária Extraordinária para Assuntos Relativos à Cultura, Isaura Rosado; o secretário Extraordinário de Relações Institucionais, Esdras Alves; os secretários de Estado Luiz Eduardo Carneiro (Sethas); Aldair da Rocha (Segurança); Kátia Pinto (Infraestrutura); Betânia Ramalho (Educação); além do deputado estadual Vivaldo Costa e o prefeito de Caicó, Bibi Costa.  Assessoria

PREFEITO DE ASSÚ BUSCA RECURSOS EM BRASÍLIA

foto (1)O prefeito do Assú, Ivan Júnior, esteve reunido em Brasília com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra de Souza Coelho e com senadores e deputados da bancada do Rio Grande do Norte e de outros estados, com o objetivo de angariar recursos para obras estruturantes e para a área da saúde.

Entre os varias contatos o prefeito conversou com os deputados federais Romário de Souza Faria (PSB), do Rio de Janeiro e Fabio Faria (PMN), do Rio Grande do Norte. Na oportunidade discutiram as várias campanhas de combate às drogas, inclusive por meio de programas esportivos.

Em outro encontro o chefe do poder executivo conversou com o presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, Walter Gasi, que também estava na capital da República, sobre a ampliação do saneamento básico do Assú.

No Senado, Ivan Junior teve uma reunião com o senador Paulo Davim (PV) e solicitou mais agilidade no credenciamento da Clinica de Diálise do Vale do Açu.

Irrigação

O prefeito esteve também com o deputado federal Henrique Alves e lideranças do PMDB para discutir sobre projetos do Dnocs na região, entre eles o de irrigação do Açude do Mendubim. Com o deputado Fabio Faria, Ivan Júnior discutiu agilidade na liberação de recursos para o asfaltamento de mais 15 ruas na sede do município. (LS).

Assessoria

MINEIRO APRESENTOU PROJETO DE COMBATE À DESERTIFICAÇÃO

mineiroDentro das atividades em comemoração ao Dia da Caatinga, em 28 de abril, o deputado Fernando Mineiro apresentou o Projeto de Lei que institui a Política Estadual de Combate e Prevenção à Desertificação no Estado do Rio Grande do Norte. O PL estava em discussão desde o ano passado. "O objetivo é encontrar mecanismos e estudos a fim de conter a desertificação e recuperar áreas que já estão sofrendo esse processo", declara Mineiro.

No Estado, já são visíveis algumas consequências do processo de desertificação, como a eliminação da cobertura vegetal original e presença de uma cobertura invasora, com conseqüente redução na biodiversidade; a perda parcial ou total do solo, seja pela erosão ou salinização e alcalinização; a diminuição na quantidade e qualidade dos recursos hídricos; a diminuição na fertilidade e produtividade do solo, afetando a produtividade e produção, animal e agrícola.

Veja a íntegra do Projeto de Lei

--
Assessoria de Comunicação

PREFEITURA DE CARNAÚBA DOS DANTAS REALIZA PAGAMENTO DOS CACHÊS DOS ATORES DA PAIXÃO DE CRISTO 2011

A prefeitura municipal de Carnaúba dos Dantas, através das secretarias de Finanças e de Cultura realizou ontem (27) o pagamento dos cachês dos personagens da Encenação de Paixão de Cristo 2011. Segundo o Secretário de Cultura João da Banda, foram beneficiados mais de 100 atores num compromisso da administração municipal de valorizar os artistas da nossa terra.

A Encenação da Paixão de Cristo foi um verdadeiro sucesso de público e organização fruto do envolvimento dos atores, organizadores, anônimos, comunidade, igreja e prefeitura municipal.

O pagamento em tela foi realizado no Monte do Galo ao lado da residência do nosso amigo Leléu.

Assessoria

PREFEITO ALEXANDRE DANTAS VISITA SEMARH E SECRETÁRIO CONFIRMA EXECUÇÃO DA ADUTORA

Prefeito com Dr. Jáder Torres

O prefeito de Carnaúba dos Dantas Alexandre Dantas (Boboca) esteve ontem (27) em Natal em missão administrativa e, logo pela manhã, visitou a SEMARH - Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos para acompanhar o andamento do processo do Sistema Adutor Parelhas/Carnaúba dos Dantas, uma importante obra que solucionará o abastecimento de água do município e, lá, foi recebido pelo Secretário-Adjunto Jáder Torres.

Segundo o secretário, as obras foram paralisadas por questões financeiras do estado mas que havia previsão orçamentária para sua execução, e adiantou que os serviços seriam retomados, igualmente como a adutora ligando a cidade de Acari com Currais Novos.

"Tal informação já me deixa tranquilizado pois a adutora de Carnaúba dos Dantas é um sonho de mais de 50 anos da população" expressou o prefeito.

Desde que foi paralisada, o prefeito Alexandre vem acompanhando de perto em Natal todo o desenronlar para retomada da maior obra de engenharia hídrica do município. 

Assessoria

GOVERNADORA GARANTE ACESSO PARA CAMPUS DA UFERSA EM ANGICOS

Rosalba GovernadoraEm audiência realizada nesta quarta-feira, 27, a governadora Rosalba Ciarlini recebeu o reitor da Universidade Federal do Semi-árido, Ufersa, Josivan Barbosa, e se comprometeu a viabilizar o acesso para o campus da Ufersa na cidade de Angicos. “Vamos iniciar o mais rápido possível o acesso ao Campus”, garantiu a governadora.

De acordo com Demétrio Torres, diretor geral do Departamento de Estradas e Rodagens, DER, o levantamento da obra já foi feito. “Temos condições de iniciar o processo licitatório já na próxima semana. Queremos inclusive dar uma melhorada no projeto, incluindo a parte de iluminação”, disse Demétrio Torres.

O acesso para o campus de Angicos faz parte da contrapartida do Governo do Estado para as ações do plano de expansão da Ufersa. Outras construções também já foram iniciadas no estado, a exemplo da cidade de Pau dos Ferros, que teve as obras iniciadas em dezembro do ano passado.

Assessoria

CARNE DE SOL DE CAICÓ FAZ SUCESSO EM BRASÍLIA

O seridoense que visita Brasília pode facilmente matar a saudade da culinária de sua terra. A Carne de Sol de Caicó é um prato bastante aprecisado em vários restaurantes. A TV Seridó visitou um deles e descobriu a história de uma mulher que saiu da Capital Seridoense para a Capital Nacional, com seus 5 filhos, há 36 anos. O restaurante dela é hoje um dos mais requisitados por quem procura uma comida típicamente nordestina, em Brasília.
Confira na reportagem:

TRT-RN ESCOLHE LISTA TRÍPLICE PARA VAGA DE DESEMBARGADOR

_JoseaneEncerrada a sessão pública do Tribunal Pleno do TRT-RN, que indicou o nome dos juízes que integrarão a lista tríplice para preenchimento, pelo critério de merecimento, da vaga de desembargador decorrente da aposentadoria do desembargador Joaquim Sílvio Caldas.

A juíza Joseane Dantas dos Santos (7ª Vara do Trabalho de Natal), a juíza Maria Auxiliadora Barros Medeiros Rodrigues (6ª Vara do Trabalho de Natal) e o juiz Bento Herculano Duarte Neto (8ª Vara do Trabalho de Natal) titulares da Varas do Trabalho foram os escolhidos.

Pelas normas do Conselho Nacional de Justiça, cinco são os critérios utilizados pelos juízes para a formação da lista tríplice: desempenho (aspecto qualitativo da prestação jurisdicional), produtividade (aspecto quantitativo da prestação jurisdicional), presteza no exercício das funções, aperfeiçoamento técnico e adequação da conduta ao Código de Ética da Magistratura Nacional.

Agora, a lista com os nomes indicados pelos desembargadores do TRT-RN será encaminhada ao Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília e, em seguida, à presidência da República.

Fonte: Ascom - TRT/21ª Região

PREFEITO DE PARELHAS SE REÚNE COM SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PARA PEDIR AUMENTO DO EFETIVO POLICIAL‏

IMG00186-20110427-1510

A reunião com o Secretário de Segurança do Estado, Aldair da Rocha, realizada na tarde deste dia 27, em Natal, foi um fruto da audiência presidida pelo vereador Mourão, no dia 1º de março deste ano, na Câmara Municipal de Parelhas. Preocupado com o clima de insegurança que a cidade vivia naquele período, o vereador Gilson Eneas de Medeiros, que morreu recentemente, vítima de um infarto, convocou a população e autoridades para discutir medidas para melhoria da segurança no município. Pouca gente compareceu ao debate naquele momento, inclusive vereadores.

No entanto, a partir daquele evento, o prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros, encaminhou um ofício solicitando uma audiência com o secretário de segurança do RN, para solicitar medidas para combater a criminalidade. A reunião aconteceu pouco mais de um mês após a solicitação. O prefeito de Parelhas convidou todos os vereadores do município para participar também, mas apenas os vereadores TOM (PMDB), Aurélio (DEM) e Marcos do PT, estiveram presentes, além do jornalista Wanderley Filho, que representou a imprensa local.

Francisco fez vários pedidos ao secretário, mas destacou 4 pontos prioritários:

1 - O aumento do efetivo de militares e civis, incluindo um delegado exclusivo para Parelhas;

2 - A transformação do pelotão da PM em Companhia;

3 – Uma nova viatura para a polícia ambiental;

4 – O credenciamento de um posto de combustível para que os veículos da polícia de Parelhas possam ser abastecidos na própria cidade, já que atualmente, por uma questão burocrática, os policiais precisam levar os carros até Caicó, para abastecer.

IMG00187-20110427-1511Durante a reunião o secretário de segurança demonstrou interesse em resolver a situação de Parelhas, mas disse que para o aumento do efetivo é preciso confirmar ainda a contratação dos policiais que passaram no concurso e que estão aguardando ser chamados. “Eu espero que possamos resolver isso o mais rápido possível, porque nosso déficit de homens na segurança é muito grande”, afirmou o secretário, que também revelou o plano do Governo do Estado em ter um delegado em toda cidade sede de comarca, como é o caso de Parelhas. Atualmente o delegado que responde pelo município, é o delegado regional de Caicó, que atende a outras 11 cidades.

Enquanto a convocação não acontece, o vereador Aurélio sugeriu que nove policiais militares, que são naturais de Parelhas e que trabalham em outras cidades, fossem transferidos para o município.

Aldair da Rocha também revelou o objetivo de realizar encontros com prefeitos dos municípios do RN, para discutir a segurança de cada lugar e o prefeito Francisco sugeriu que este encontro fosse realizado em Parelhas. “Nós queremos é resolver o problema. Portanto, daremos toda estrutura necessária que este evento possa acontecer”, declarou Francisco Medeiros.

Após a reunião, Francisco lembrou o quanto a vereador Mourão foi importante para que o tema segurança estivesse em discussão. “Se estivesse vivo, tenho certeza que nosso vereador estaria aqui com a gente, mas sei que se não está fisicamente, está de espírito”, completou.

Assessoria

quarta-feira, 27 de abril de 2011

PREVIDÊNCIA REGISTRA SUPERÁVIT DE R$ 1,1 BILHÃO EM MARÇO

GARIBADIDa Redação (Brasília) - A Previdência Social registrou o terceiro superávit consecutivo deste ano no setor urbano. Em março, o saldo entre arrecadação e pagamento de benefícios foi de R$ 1,1 bilhão – aumento de 19,1% em relação ao resultado de fevereiro. O valor leva em conta o pagamento de sentenças judiciais e a Compensação Previdenciária (Comprev) entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) de estados e municípios.

“Estou encarando com certo otimismo esses resultados porque eles vêm se verificando mês a mês”, afirmou o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, logo após divulgar os números de março para a imprensa. Ele comemorou o fato de que, considerando a média móvel dos últimos 12 meses, este foi o melhor resultado do RGPS desde dezembro de 2003. “Foi quando tivemos a menor necessecidade de financiamento para a Previdência”, explicou.

Assessoria

HERMANO PASSA COORDENAÇÃO DA FRENTE PARLAMENTAR PARA JÚLIA ARRUDA

_MG_0045A Frente Parlamentar Municipal em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente terá, a partir desta quinta-feira (28), uma nova coordenação. Autor do projeto de resolução que criou a Frente, o deputado estadual Hermano Morais (PMDB) passará o comando para a vereadora Júlia Arruda, marcando a primeira reunião deste ano que acontecerá às 9h, no plenário da Câmara Municipal do Natal.

Hermano coordenou a Frente Parlamentar desde sua criação, em 2006, quando foram iniciadas as reuniões mensais com a participação de mais de 120 entidades parceiras – entre organizações governamentais e não governamentais – que atuam na área de proteção à criança e ao adolescente. Através desse trabalho, vários temas importantes foram discutidos, dando origem também a iniciativas, requerimentos e projetos.

Assessoria

GOVERNADORA LANÇA OFICIALMENTE CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA

Foto_Demis roussos (2)Foi lançada oficialmente na manhã desta quarta-feira (27) a campanha de vacinação contra a febre aftosa. A solenidade, realizada no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim-RN, teve a presença da governadora Rosalba Ciarlini, que, simbolicamente, vacinou um animal do rebanho potiguar.

A vacinação acontecerá entre os dias 1° e 30 de maio, com a expectativa de imunizar cerca de 90% do rebanho do estado. De acordo com o presidente da Associação Norte-rio-grandense de Criadores – Anorc, Marcos Teixeira, o objetivo da campanha é erradicar a doença mo RN. “Só quem pode dizer o mal que a aftosa traz é quem já teve o rebanho atingido por essa febre,” disse. Ele convocou todos os criadores a participarem da campanha para obter a mudança de status de médio risco do rebanho para área livre da febre aftosa, doença que não é registrada há 20 anos no Rio Grande do Norte.Foto_Demis roussos (19)

Segundo o secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca – Sape, Betinho Rosado, “o Governo do Estado sabe a responsabilidade que tem e por isso inicia essa campanha”. Opinião que foi compartilhada pela governadora Rosalba Ciarlini em seu discurso. “Esse momento demonstra o interesse do Governo, em suas ações, de proporcionar desenvolvimento a atividades do campo, em especial aos nossos rebanhos”, observou Rosalba.

A governadora também falou que a barreira da aftosa cria dificuldade não só em relação ao rebanho, mas em outras atividades no estado, como o turismo, e quer, no final deste ano, poder dizer que o Rio Grande do Norte está livre da febre aftosa. “Ficar livre da aftosa é fazer com que o nosso rebanho possa ser comercializado e também proteger nossa população”, afirmou a governadora.

Assessoria

ANTÔNIO JÁCOME: “PMN NÃO VIVE SÓ DE DEPUTADOS”

Presidente da legenda avisa que a chegada do PSD não irá interferir na força do partido. Ele também falou sobre as acusações de chantagem.

“Eu tenho o novo desafio de tocar o Partido da Mobilização Nacional (PMN), que é um partido forte e atuante no RN e, ao contrário do que se diga, ele não será desmontado nem esvaziado mesmo com a ida dos colegas deputados, pois nós temos deputados e prefeitos". A declaração foi feita pelo deputado estadual Antônio Jácome (PMN), que declarou ainda que pretende levar o partido a todos os 167 municípios do Estado.

O parlamentar e presidente do PMN foi entrevistado nesta quarta-feira (27) no Jornal 96, da 96 FM, e também comentou sobre a criação do Partido Social Democrático (PSD) no RN pelo vice-governador Robson Faria. A nova legenda poderá esvaziar as cadeiras do PMN, porém, Jácome informou que, ao contrário do que se pensa, muitos deputados continuarão no partido e sem nenhum tipo de punição.

“Eu acho que estão tratando o PSD como a oitava maravilha da politica brasileira com tantos números divulgados como 50 deputados federais e até onde eu sei este partido ainda não foi criado. Eles ainda não têm todas às quinhentas mil assinaturas necessárias, na verdade eles ainda nem começaram com os tramites burocráticos para este partido ser formalizado”.

O presidente do PMN também comentou sobre a forma que a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa vem sendo conduzida, pois de acordo com o deputado não existe nos dias de hoje propostas, metas e que é importante também à existência da rotatividade nos postos de comando.

Antônio Jácome também falou sobre as acusações que chantagem as quais ele vinha sofrendo e inclusive comentando no Plenário da Assembleia.

“Um jornal local fez uma matéria especulativa nas quais eu fui denunciado em estar envolvido em um caso de adultério e inclusive tinha estimulado uma jovem a fazer um aborto, porém não foi divulgado os nomes dos denunciantes e não houve comprovação nenhuma”, rebate o deputado dizendo até que se fosse comprovado alguma das acusações ele abriria mão do seu mandato na Assembleia.

Por Nominuto.com

CÂMARA DE JARDIM DO SERIDÓ ABSOLVE VICE-PREFEITO PATRÍCIO JÚNIOR

Jardim do Seridó/RN - Em votação acontecida na tarde desta terça-feira (26), a câmara municipal jardinense apreciando decisão da Justiça, não referendou o processo de cassação dos direitos políticos por cinco anos do atual vice-prefeito jardinense, Patrício Júnior (PDT).

Para que o ‘Doido’ (como é mais conhecido Patrício Júnior), fosse cassado necessário se fazia o número de seis vereadores favoráveis ao pleito.

Após apuração dos votos dos senhores edis jardinenses, foram computados 04 votos favoráveis à cassação, 04 votos contrários e uma abstenção.

Resultado: Patrício absolvido.

Salvo melhor juízo, com a decisão dos veradores jardinenses, Patrício Júnior (caso queira) pode tentar concorrer novamente ao cargo de ocupante mor do antigo Palácio Pedro Isidro (cujas instalações físicas desabaram recentemente), ou tentar uma vaga de vereador.

Fonte: Seridonoticias

GOVERNADORA DETERMINA CONVOCAÇÃO DE 7 PEDIATRAS PARA HOSPITAL MARIA ALICE FERNANDES

A governadora do RN, Rosalba Ciarlini, determinou nesta terça-feira (26) a convocação de sete médicos pediatras, concursados, para que os profissionais ocupem as vagas dos pediatras que pediram demissão no Hospital Infantil Maria Alice Fernandes.

A decisão da governadora permite que o Hospital Infantil Maria Alice Fernandes abra mais 10 leitos na pediatria clínica da unidade que terá suas escalas do Pronto Socorro reestabelecidas, assim que os médicos assumirem os cargos.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública fará a convocação destes novos médicos para o Hospital Infantil Maria Alice Fernandes que tem mantido o atendimento à comunidade em todas as clínicas da unidade, exceto Pronto Socorro, considerando o não fechamento da escala pela ausência de pediatras.

Assessoria

TRT/RN: JUÍZA DO COMITÊ GESTOR DE CONCILIAÇÃO DO CNJ VISITA TRIBUNAL

imageO presidente Ronaldo Medeiros recebeu na manhã desta terça-feira (26) a visita da juíza do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Andréa Maciel Pachá.

A magistrada, que integra atualmente o Comitê Gestor de Conciliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), veio ao TRT-RN para conhecer a estrutura e as ações de conciliação desenvolvidas pelo tribunal.

Para a juíza Andréa Pachá, o “TRT-RN está preparado para a implantação da resolução Nº 125 do CNJ que prevê tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário, por intermédio de meios consensuais como a mediação e a conciliação.”

“A estrutura do tribunal é excelente, os servidores se mostraram comprometidos com o movimento de conciliação e, também, interessados em trabalhar por um melhor funcionamento da justiça”, avaliou a juíza.

Fonte: Ascom - TRT/21ª Região

GOVERNO APOIA AMPLIAÇÃO DA FÁBRICA ITAGRÉS

image

A governadora Rosalba Ciarlini se comprometeu a analisar o protocolo de intenções que foi assinado entre o governo do Estado e a Indústria Porcellati Revestimentos Cerâmicos, instalada no Distrito Industrial de Mossoró. “É mais uma herança do governo passado”, observou a governadora, se referindo ao não cumprimento do que foi acordado com o grupo catarinense.

Nesta terça-feira, 26, a governadora recebeu o diretor administrativo-financeiro, Renato Pieri, Marcy Azevedo e Guilherme Davi Poruchi, também dirigentes da empresa, que apontaram três obras que deixaram de ser feitas e que estão impedindo a ampliação da fábrica. A Itagrés precisa de um poço para garantir o abastecimento d´água; estrutura de telecomunicações e uma alça de acesso para a unidade mossoroense localizada na BR 304, saída para Fortaleza. São 800 carretas fazendo o transporte da produção, por mês. “A fábrica está crescendo e quer produzir mais. Vamos tentar dar as condições para que haja a expansão da produção e empregos”, ressaltou a governadora, dizendo que o governo vai analisar com bastante atenção o protocolo que foi assinado com a empresa.

A audiência contou com a presença da prefeita Fafá Rosado que disse não ter dúvidas do esforço da governadora para viabilizar o aumento das vagas de trabalho e produção da Itagrés. “Nós sabíamos que pelo conhecimento dela da importância da Itagrés, não haveria dificuldades no encaminhamento das soluções”, afirmou, recordando que Rosalba foi quem levou a fábrica para Mossoró quando foi prefeita. O deputado Leonardo Nogueira, os secretários Benito Gama, de Desenvolvimento Regional do Estado; Nilson Brasil, Desenvolvimento Econômico e Silvio Mendes, Indústria, Comércio e Turismo do município de Mossoró, também avaliaram os resultados da reunião como positivos. “Na sexta-feira irei a Mossoró para visitar a fábrica”, anunciou Benito Gama.

A Itagrés produz 6 milhões de metros cúbicos de cerâmica por ano. São cerca de 350 empregos diretos e o projeto do grupo é dobrar a produção e o número de vagas de trabalho num curto espaço de tempo. Para isso, contará com o empenho do governo do Estado.

Assessoria

ENERGIA EÓLICA GERA INTERESSE DE INVESTIDORES

O ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, confirmou hoje ao deputado federal Fábio Faria (PMN/RN) o grande interesse de empresas multinacionais em investir na exploração da energia eólica. Segundo o ministro, mais de 400 projetos já estão prontos para participar do próximo leilão, que deve ser realizado até julho deste ano.

"Essa é uma informação muito positiva para o nosso Rio Grande do Norte, que possui grande potencial para a energia eólica e deve atrair milhões em investimentos, o que resultará em dividendos para o Estado, geração de emprego e renda", comemora o deputado Fábio Faria. As inscrições de investidores para participação no evento foram prorrogadas, devido à grande procura por parte de empreendedores da área, segundo informações do presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica, Ricardo Simões.

O encontro com o ministro Edson Lobão foi durante reunião de líderes da base do governo, que terminou com almoço na residência do deputado Luciano Castro (PR/RR), nesta terça-feira (26), que também contou com a presença do ministro Luiz Sérgio (Relações Institucionais).

Em março, com o apoio da bancada norte-riograndense, a governadora Rosalba Ciarlini solicitou ao ministro Lobão a antecipação da conclusão da linha de conexão para escoamento da geração de energia eólica do Estado, o chamado "linhão". Através dessa ferramenta, seria possível a transmissão da energia produzida, com investimento de cerca de R$ 8,12 bilhões de um grupo de empresários que inclui brasileiros, dinamarqueses, espanhóis e argentinos. Assessoria

terça-feira, 26 de abril de 2011

ACIDENTE COM ÔNIBUS DA JARDINENSE DEIXA DEZENAS DE FERIDOS NO SERIDÓ

 

imageUm ônibus da Viação Jardinense, guiado por Francisco Monteiro, sofreu um capotamento na BR 427, nas proximidades da comunidade Barra da Espingarda, entre as cidades de Caicó e Jardim do Seridó.

Segundo informações do motorista, o acidente teria sido provocado pelo excesso de lama na pista de rolamento, o que teria provocado a derrapagem do veículo.

Alguns passageiros tiveram escoriações pelo corpo. Dentre os casos mais graves estão José Cunha de Azevedo, que teve o braço esquerdo esmagado, e Alcindo Medeiros de Araújo, com graves lesões no couro cabeludo. O Corpo de Bombeiros teve que limpar a pista com mangueiras de pressão, para remover o óleo que se espalhou pelo local. Os feridos foram removidos para o Hospital Regional de Caicó. Por cardososilva

Carnaúba dos Dantas- CÂMARA MUNICIPAL DISCUTE PROJETO QUE TRATA DA AVALIAÇÃO DO SERVIDOR NO ESTÁGIO PROBATÓRIO

Sob a presidência do Vereador Fábio Ronan Dantas Pereira (PMDB) a Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas reunirá seus edis amanhã (27) para mais uma sessão ordinária do 1º Período Legislativo de 2011. 

Na pauta, a discussão e votação de importantes projetos de interesse da comunidade, destacadamente o Projeto de Lei nº 007/2011, que trata da avaliação do servidor público municipal em estágio probatório.

A matéria encontra-se em tramitação na Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final mas que deverá ser entregue à Mesa Diretora com parecer conclusivo até amanhã, pela manhã. 

A sessão de amanhã terá início às 19:30 horas, na Sala das Sessões "Vereador Wilson Luiz de Souza".

Por Tota de Aristóteles

GOVERNO LANÇA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA NO RN

imageO Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca – Sape, realiza nesta quarta-feira (27) o lançamento da campanha de vacinação contra a febre aftosa. O evento acontecerá às 8h30, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, que dará início à campanha vacinando um animal.

Após o lançamento será realizada uma coletiva com a imprensa, ocasião em que serão apresentados dados e informações técnicas sobre a campanha, cuja meta é vacinar, no mínimo, 90% do rebanho do Rio Grande do Norte. Além disso, a Sape dará detalhes sobre a atual posição do estado no ranking nacional e a mudança de status de médio risco do rebanho para zona livre com vacinação.

Essa mudança tem refletido no crescimento da comercialização do gado local para outros estados, como também na importação e exportação de animais de alto potencial genético.

Além da Governadora Rosalba Ciarlini, participarão do evento o Secretário da Sape, Betinho Rosado, autoridades convidadas, diretorias da ANORC e ANCOC, alem de representantes dos criadores do estado. A campanha de vacinação contra a febre aftosa conta com o apoio e parceria do Ministério da Agricultura e da Pecuária, e de entidades representativas dos criadores das diversas raças no RN.

GOVERNADORA ENTREGA PRÊMIO MULHER CIENTISTA A PESQUISADORAS POTIGUARES

Em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (26), no Centro Administrativo, a governadora Rosalba Ciarlini entregou o Prêmio Mulher Cientista às pesquisadoras Técia Maranhão, na categoria Pesquisadora Sênior, e Tirzah Lazus, como Jovem Pesquisadora.

“Só quero deixar meu muito obrigada a todos que me apoiaram nessa minha carreira acadêmica que está apenas começando”, disse Tirzah Lazus após receber o troféu das mãos da Governadora. A pesquisadora, que se dedica a estudos na área do câncer de mama, também falou sobre a importância de transformar essas pesquisas em realidade e aplicá-las de forma concreta para ajudar a população. “Espero poder produzir muito mais para o estado e que isso seja aplicado na melhoria de vida da mulher”, observou.

Em seguida, a presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte – Fapern, Maria Bernardete Cordeiro de Sousa, entregou o troféu à médica e pesquisadora Técia Maranhão. “É com grande alegria e satisfação que recebemos esse prêmio, que representa o reconhecimento por pesquisas desenvolvidas em prol do Rio Grande do Norte”, disse a pesquisadora. Técia Maranhão falou, ainda, que tanto ela quanto as outras duas vencedoras – se referindo também à professora-doutora Selma Maria Bezerra Jerônimo, que ganhou o Título de Menção Honrosa, mas não pode comparecer à premiação – foram escolhidas para representar as outras mulheres que participaram e concorreram ao Prêmio.

Ela lembrou que o Governo do Estado tem a responsabilidade de “alavancar a aproximação das instituições de pesquisa com as empresas” e que os trabalhos desenvolvidos devem ser aproximados da população para que os estudos desenvolvidos sejam aplicados em diversas áreas de atuação. Opinião que foi compartilhada pela presidente da Fapern, Maria Bernardete, e pela governadora Rosalba Ciarlini. “Tomara que daqui a dois anos, eu possa dizer que conseguimos reduzir a mortalidade infantil, conseguimos reduzir a mortalidade materna”, disse a Governadora, se referindo às pesquisas que serão aproveitadas em prol da população.

O Prêmio Mulher Cientista é concedido a cada dois anos pela Fapern, reconhecendo e valorizando a contribuição feminina à ciência. A premiação tem entre os seus objetivos dar repercussão à atuação na mulher no campo da ciência pura ou aplicada. As premiadas, cujas pesquisas são de reconhecido e documentado mérito em suas áreas, desenvolvem suas investigações no Rio Grande do Norte, gerando contribuições relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural do Estado.

         Também participaram da cerimônia realizada na Governadoria a secretária Extraordinária para Assuntos Relativos à Cultura, Isaura Rosado; a consultora geral do Estado, Tatiana Mendes Cunha; a defensora pública geral do Estado, Cláudia Queiroz; e a diretora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Ana Lúcia Dantas, além de professores e estudantes do curso de medicina da UFRN. Assessoria

WALTER ALVES APRESENTA PL QUE BENEFICIA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA


O deputado estadual, Walter Alves (PMDB) apresentou na Assembleia Legislativa, hoje (26), Projeto de Lei, onde ele pede que nas propagandas do Governo seja instituída a tradução simultânea para compreensão integral dos portadores de deficiência auditiva
.
De acordo com Walter é importante promover a cidadania aos portadores de deficiência auditiva através das mensagens governamentais. Por isso, ele pede que as mensagens do Governo, da publicidade de atos, programas, serviços e campanhas das administrações direta, indireta do RN veiculadas na televisão tenham tradução simultânea para a linguagem de sinais e que sejam apresentadas em legendas para os portadores de deficiência auditiva.

O objetivo do PL é proporcionar um qualificado acesso à informação e à comunicação, além de contribuir para com o cumprimento da cidadania dos portadores de deficiência”, esclarece Walter.   

Assessoria

GOVERNADORA ENVIA DOCUMENTO AO LEGISLATIVO COM APROVAÇÃO PRÉVIA DA NOMEAÇÃO DO PROCURADOR GERAL DE JUSTIÇA

A governadora Rosalba Ciarlini enviou na tarde desta segunda-feira (25), à Assembleia Legislativa, documento submetendo à aprovação prévia a nomeação do Promotor de Justiça Manoel Onofre de Souza Neto, para exercer o cargo de Procurador Geral de Justiça para o próximo biênio.

Manoel Onofre Neto foi reconduzido ao cargo de Procurador Geral de Justiça através de uma eleição na qual participou como candidato único. Por isso, o ofício que o Conselho de Procuradores entregou à Governadora do Estado não apresentou lista tríplice, como determinado pelo art. 128, § 3º, da Constituição da República, e pelo art. 83, caput, da Constituição do Estado.

A exigência constitucional de elaboração de lista tríplice tem por propósito fazer dos Membros do Ministério Público participantes do processo de escolha do Procurador Geral, e não titulares exclusivos da indicação. A escolha, entre os três indicados, é da Governadora, que, assim, igualmente se torna participante do processo.

No documento enviado à AL, a Governadora descreve que “os méritos pessoais e profissionais do Promotor de Justiça Manoel Onofre Neto o qualificam para exercer o alto cargo de Chefe do Ministério Público Estadual”.

“Faço esta comunicação à Assembleia, ademais, porque o Poder Legislativo também participa da escolha, tanto que pode negar aprovação ao nome indicado pela Governadora, cabendo a esta, em tal hipótese, escolher outro nome na lista originariamente tríplice, e também submetê-lo à Assembleia. No caso da indicação de um único nome, como ora ocorre, a Assembleia não tem opção, e deve submeter-se à escolha exclusiva dos Membros do Ministério Público, o que, obviamente, destoa das regras constitucionais acima lembradas”, cita a Governadora, no documento encaminhado ao Legislativo.

A Assembleia Legislativa tem 10 dias para deliberar, a partir do dia que recebeu o documento.

Assessoria

Parelhas–DEM VAI TRABALHAR CANDIDATO PRÓPRIO, MAS RECONHECE FORÇA DO NOME HUMBERTO GONDIM

Quem conversou com o Blog neste final de semana foi o pré-candidato a vereador de Parelhas, Ulisses Eduardo Bezerra (DEM), neto do saudoso Ulisses Potiguar. Ele está prestes a assumir a presidência do DEM Jovem de Parelhas e confirmou que sua pretensão para o próximo ano é disputar a Câmara Municipal. Sobre o posicionamento do DEM, comandado no município pelo seu pai, Ulissinho e pelo ex-prefeito Arnaud Macedo, ele acredita que será apoiar a candidatura do vereador Humberto Gondim a prefeito de Parelhas, porém não descartando a possibilidade de surgir alternativas, inclusive dentro do DEM.

"A oposição tem que se unir. Só assim teremos sucesso nas urnas. Humberto é um nome fortíssimo, tem nossa simpatia e pode ser o nosso candidato, mas dentro do DEM temos o nome de Nelsão que também vai ser avaliado", explicou. O DEM de Parelhas também vai escolher neste ano seu novo presidente. Atualmente comandado pelo ex-prefeito Arnaud Macedo, a tendência é que novos nomes sejam avaliados e levados ao comando do partido.

Por Marcos Dantas

PREFEITOS DE FLORÂNIA E SÃO VICENTE MOBILIZAM AUTORIDADES PARA CONSERTAR ESTRAGOS NA BR 226 QUE PREJUDICA MUNICÍPIOS

As populações de Florânia e São Vicente estão prejudicadas com a interdição do Km 205 da BR 226, principal via desses municípios. As fortes chuvas provocaram arrombamentos em açudes próximos a estrada e esta acabou cedendo, ficando uma cratera que praticamente destruiu uma das mãos da rodovia, que neste trecho é mantida pelo Governo do Estado.

O prefeito Sinval Salomão (Florânia) procurou nesta segunda-feira (25) o diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagens do Rio Grande do Norte (DER/RN), Demétrio Torres, que também é secretário extraordinário da Copa. "Acabei de passar no DER para cobrar providencias da BR 226 que rompeu devido as chuvas. Fui bem recebido pelo secretário que me garantiu que até sexta-feira o desvio estar pronto. E a obra estará pronta em 60 dias", informou. O prefeito Dr. Bezerra Neto (São Vicente) também já entrou em contato com a Defesa Civil do Estado e sua equipe ainda finaliza o trabalho de verificação sobre as causas das chuvas em São Vicente.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

ENTIDADES CIVIS LANÇAM CAMPANHA PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA INTERNET NO PAÍS

Brasília - Um grupo de cerca de 40 organizações da sociedade civil e ativistas está lançando hoje (25), em diversas cidades brasileiras, a campanha "Banda Larga É um Direito Seu!" para conscientizar a população sobre a importância de ter uma internet barata, de qualidade e para todos.

O manifesto divulgado pela campanha defende que o acesso à internet é essencial, e a banda larga deve ser um direito de todos, independentemente de sua localização ou condição socioeconômica. “A internet incrementa a produtividade e gera riquezas, sendo fator de distribuição de renda e de redução de desigualdades regionais”.

As entidades reconhecem a relevância das metas e políticas propostas pelo Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), mas garantem que é preciso avançar no debate. “É necessário que se faça uma vigília permanente para que as políticas de banda larga estejam pautadas no interesse público, o que já sofre reveses”.

Segundo as entidades que organizam a campanha, a banda larga no Brasil é cara, lenta e para poucos e é preciso pressionar o Poder Público e as empresas para mudar essa situação. Entre as propostas da campanha está a efetiva participação da sociedade civil no processo de inclusão digital, a prestação do serviço de banda larga sob regime público, a gestão pública das redes para garantir a igualdade entre provedores e o ingresso sustentável de novos agentes, a ampliação da definição de parâmetros de qualidade da banda larga e o apoio à cultura digital.

Entre as entidades que assinam o manifesto estão a Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), a Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub), o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). A campanha será lançada na noite de hoje, simultaneamente em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Salvador, em Campo Grande e em Brasília.

Fonte:Agencia Brasil

COLISÃO ENTRE CARRO DA PREFEITURA E MOTO DEIXA JOVEM MORTO EM JARDIM DO SERIDÓ

Um acidente envolvendo o carro do selo UNICEF da prefeitura de Jardim do Seridó, marca Ford, tipo Fiesta, ano 2009, placas NNB 8610/Jardim do Seridó-RN, dirigido pelo servidor público conhecido por “Samuel de Sebastião da COHAB, e uma moto marca Honda, tipo CBX Estrada, de cor roxa, sem placa, vitimou o jovem piloto da moto, Ringlison Slide Saldanha de apenas 20 anos.


O acidente aconteceu por volta das 13:00hs, no cruzamento das Ruas Manoel Paulino dos Santos com a Antonio da Cunha Lima, no Bairro São João, quando segundo informações de alguns populares, o carro vinha na rua Antonio da Cunha Lima sentido centro, e a moto vinha na Rua Manoel Paulino dos Santos quando no cruzamento aconteceu o acidente.

Com o impacto da batida o motoqueiro foi arremessado para uma das calçadas que fica no referido cruzamento, jogando-o de encontro com uma pedra que existe no local, o que lhe causou ferimentos na cabeça, levando-o a morte quase que instantânea. A moto chegou a incendiar, e o carro ficou no local onde o corpo do jovem caiu.


A vítima ainda chegou a ser socorrida para o HMRM (Hospital e Maternidade Dr. Ruy Mariz), mas nada poderia mais ser feito para salvar sua vida, pois o mesmo apresentava indícios fortes de ter quebrado o pescoço e sofrido traumatismo craniano.

A comoção entre os funcionários do Hospital era algo de arrepiar qualquer pessoa, já que o rapaz é filho da cozinheira da casa de Saúde, conhecida por Marlene, que na hora do acidente encontrava-se na cidade de Currais Novos.

O corpo do jovem foi transferido para o ITEP de Caicó, e após os exames de praxe deverá ser liberado para sepultamento em JARDIM DO Seridó.

Ainda não existem informações do paradeiro do motorista do carro, nem se ele prestou socorro à vítima. Fonte: Paulinhobarrapesada.blogspot.com

GARIBALDI MARCA REUNIÃO COM REPRESENTANTES DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS

imageDa Redação (Brasília) - O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, e o secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, participaram hoje (25) de sessão especial no Senado Federal em comemoração ao Dia Nacional dos Aposentados e Pensionistas.

Durante a sessão, Garibaldi Filho aceitou convite feito por representantes da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap); e vai recebê-los nesta quarta-feira, 27, às 14h, para tratar de assuntos de interesse da categoria.

Garibaldi, que é senador licenciado, ressaltou não temer enfrentar o Plenário repleto de representantes de aposentados e pensionistas por considerar que o diálogo é o melhor meio para resolver as dificuldades enfrentadas por essa parcela da população.

"Já tive a oportunidade de conversar com a presidenta Dilma Rousseff, que está preocupada com a situação dos aposentados e das aposentadas, dos pensionistas e das pensionistas do país. Eu diria mesmo que trago a convicção de que o melhor caminho que nós poderemos trilhar é o caminho do diálogo, da conversa, do entendimento" disse.

O ministro garantiu ainda não ter esquecido os temas que defendeu, como senador, em favor dos aposentados e pensionistas. "Eu vim pedir a todos para me lembrarem o que eu disse aqui, para que eu possa honrar meu compromisso como senador da República e, agora, como ministro da Previdência Social".

O secretário Gabas destacou que o ministro tem estimulado o debate democrático sobre o futuro da Previdência Social no Brasil e que a instituição não está falida como alguns querem fazer crer. “A previdência hoje tem um superávit no setor urbano. Porém, no setor rural, não devemos pensar em déficit e sim que este setor necessita de subsídio para promover melhores condições de vida e de trabalho”, lembrou Gabas.

Assessoria