Pages

sábado, 31 de agosto de 2013

Neste dia 1º de setembro acontece Desfile Cívico de 155 Anos de Jardim do Seridó

Fanfarra ..A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo realizará neste domingo (1º), um grande Desfile Cívico em comemoração pelos 155 Anos de Emancipação Política do Município. O tema desde ano será: 8 Jeitos de Mudar o Mundo.

O Desfile Cívico de 1º de setembro com a participação de todas as escolas municipais e demais instituições sairá em frente ao Posto Lais XIII às 7h30 e seguirá pelas ruas da cidade até chegar ao Adro do Solar Padre Justino Pereira de Brito (sobrado que provisoriamente funciona a Prefeitura Municipal), onde acontecerá o encerramento.

Governo do RN convoca 116 professores e profissionais de educação

Governo do RN publica neste sábado (31), no Diário Oficial do Estado, a convocação de 116 professores e profissionais de educação, aprovados em concurso público com fundamento no edital de outubro de 2011. Os convocados ocuparão os cargos de professores de artes, biologia e ciências, educação física, filosofia, geografia, história, inglês, espanhol, português, química, sociologia e pedagogia.

A convocação atende ao critério de substituição dos candidatos nomeados anteriormente, que não compareceram ou que solicitaram reclassificação. Os candidatos serão convocados e nomeados de acordo com a ordem de classificação.

Prefeitura de Jardim do Seridó sai na frente e cria Portal de Acesso à Informação Pessoal

ACESSOEm atendimento à Lei 12.527 (Lei de Acesso à Informação), sancionada pela Presidenta da República em 18 de novembro de 2011, a Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó disponibilizou no site oficial do Município (www.jardimdoserido.rn.gov.br), o Portal de Acesso à Informação Pessoal. Para ter acesso, o cidadão deverá clicar no banner que fica ao lado direito da página (CLIQUE AQUI). Deste modo, qualquer pessoa terá acesso rápido a quaisquer informações do Governo Municipal.

No Portal de Acesso à Informação Pessoal, o cidadão vai poder encontrar informações sobre todos os servidores efetivos, comissionados e agentes políticos (secretários municipais), além do prefeito e vice-prefeito do Município. Como por exemplo: salários, cargos, lotações, matrículas, setores, tempo de serviço, tipo de vínculos, entre outros. A finalidade é promover o acesso à informação a todas as pessoas em linguagem clara e objetiva.  

Ademais, o Prefeito Padre Jocimar Dantas baixou o Decreto Nº 1.076, que regulamentou a Lei no âmbito do Poder Executivo Municipal, estabelecendo procedimentos e outras providências correlatas a serem observados por seus órgãos e entidades, bem como, pelas entidades privadas sem fins lucrativos que recebam recursos do Município para a realização de atividades de interesse público, visando garantir o direito de acesso à informação.

Felipe Maia prestigia evento em Mossoró e posse do TRE

AeC Mosso..Os desembargadores Amilcar Maia e João Rebouças foram empossados na noite de sexta-feira (30), como presidente e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), respectivamente. A solenidade ocorreu no auditório do Centro de Operações da Justiça Federal (COJE) e foi prestigiada pela classe política potiguar.
O deputado Felipe Maia, presente ao evento, parabenizou a nova presidência do TRE. “Faço votos de felicidades a Amilcar Maia e João Rebouças que coordenarão os trabalhos da instituição até o próximo ano”, comentou Maia.
Em Mossoró, deputado acompanha assinatura de protocolo de intenções
Na manhã da sexta-feira (30), foi assinado em Mossoró o protocolo de intenções entre a empresa AeC Centro de Contatos S/A, a Prefeitura de Mossoró e o Governo do Estado. A companhia mineira especializada em serviços de call center investiu no município R$ 20 milhões e deverá começar suas atividades em outubro. A AeC irá gerar cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos.
O evento realizado no Teatro Municipal Dix-huit Rosado contou com a presença da prefeita do município, Cláudia Regina, da governadora Rosalba Ciarlini, do senador José Agripino, dos deputados federais Felipe Maia e Betinho Rosado, do deputado estadual Leonardo Nogueira, do presidente da AeC, Alexandre Moreira e o secretário estadual para o Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho.
Para o deputado Felipe Maia, a chegada da AeC representa um importante momento para a cidade. “Todos os envolvidos neste empreendimento merecem os nossos parabéns. Com a inserção dos jovens no mercado de trabalho estamos garantindo qualificação e mais oportunidades”, destacou o parlamentar.

Assessoria de Imprensa:

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Prefeito de Jucurutu enfrenta protesto dos servidores municipais que foram as ruas com faixas e carro de som

SAM_0561Servidores da Prefeitura de Jucurutu foram às ruas protestar na manhã desta sexta-feira (30). Professores, agentes de saúde, garis, eletricistas, auxiliares de enfermagens foram às ruas com faixas e carro de som. Eles pediam a implantação do plano de cargos e carreira para todas as categorias, que hoje só a educação dispõe no município.

Os professores querem o cumprimento da redução da jornada de trabalho, pagamento das horas extras, que já trabalharam e revisão do plano de Cargos e Carreiras.

Os servidores querem implantação dos adicionais: Periculosidade de 40% para eletricistas, Insalubridade de 40% para agentes de saúde e garis e insalubridade para profissionais do PSFs. Sindicado dos Servidores Municipais de Jucurutu e o SindSaúde também participaram do protesto. Eles fizeram uma parada em frente ao Gabinete do prefeito George Queiroz, mas ele estava em Natal.

Governadora firma parceria com empresa de call center em Mossoró

protocolo..A governadora Rosalba Ciarlini assinou nesta sexta-feira (30), em Mossoró, protocolo de intenções com a empresa AeC para a instalação do primeiro call center da cidade. A parceria, que conta também com a participação da Prefeitura de Mossoró, ofertará 2 mil empregos.

A solenidade aconteceu no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado e serviu apenas para formalizar a cooperação entre o grupo mineiro e o poder público. As obras da sede da empresa já estão bastante adiantadas, e a primeira turma de trabalhadores já está sendo treinada. São mil pessoas nesta fase inicial. A filial de Mossoró terá um diferencial: as vagas de emprego vão ser direcionadas não apenas aos jovens, mas aos que estão fora da faixa etária exigida pelo mercado de trabalho.

Para a governadora, a escolha por Mossoró representa confiança no Governo e na Prefeitura Municipal. Durante o discurso, Rosalba Ciarlini agradeceu e disse que, dentro de pouco tempo, a cidade dará uma resposta e a empresa se expandirá. De imediato, um dos executivos anunciou que, antes mesmo da empresa funcionar, já há planejamento para aumentar o número de vagas para 3 mil.

Governo firma convênio com a Receita Federal para implantação da Redesim

Doação de..O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e da Junta Comercial do RN (JUCERN), firmou convênio de cooperação técnica com a Receita Federal para implantação da Rede Nacional de Simplificação do Registro de Empresas e Negócios (Redesim). Com a assinatura, passa a ser possível a integração e o intercâmbio de informações entre o Cadastro Sincronizado Nacional (CadSinc) e o sistema aplicativo de integração estadual (SIGFácil).

A integração facilitará a vida dos empreendedores junto à Receita Federal, Secretaria de Estado de Tributação, JUCERN e órgãos estaduais e municipais com o mínimo de burocracia, além de conferir agilidade na emissão de documentos. De acordo com o titular da SEDEC, Rogério Marinho, a Redesim trará um ambiente seguro para gerar a formalização dos negócios com a garantia de um maior número de empregos e mais competitividade dos empreendimentos.

A Redesim - que tem como objetivo reduzir o tempo para abertura, alteração e fechamento de empresas em todo o Rio Grande do Norte - funcionará como um portal na internet onde o empresário terá acesso a todos os procedimentos para legalizar seus negócios. Com o serviço, o empresário não precisará mais percorrer diversas instituições, além de poder acompanhar todo o andamento do processo por meio eletrônico.

Para garantir um atendimento ágil e a oferta de equipamentos de tecnologia moderna no atendimento ao público, a SEDEC viabilizou com a Receita Federal a doação de equipamentos de informática para a Secretaria e JUCERN.

No Rio Grande do Norte, a Redesim será integrada por representantes do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Tributação, Junta Comercial, Corpo de Bombeiros e Idema, Receita Federal, prefeitura de Natal e as demais representadas pela Femurn, Conselho Regional de Contabilidade e SEBRAE/RN.

*Em anexo, imagens da doação de equipamentos com a presença de Rogério Marinho; Marcos Hubner, da Receita Federal e Fernando Virgílio, da JUCERN.

Ex-funcionário do Banco do Brasil de Acari é preso na Paraíba após tentativa de assalto

O "Gaúcho" foi preso na região da Borborema paraibana. De acordo com informações levantadas pela Polícia, ele foi demitido do BB de Acari, por apropriação indébita

O ex-funcionário do Banco do Brasil, Humberto Peluchera de Abreu, natural de Santana de do Livramento/Rio Grande do Sul; o paraibano, Airton Pereira China, (Itó), de 28 anos, natural de Campina Grande e o potiguar Daniel Raiffe Lima, de 22 anos, são os três homens presos por agentes da Polícia Civil da Delegacia de Roubos e Furtos de Campina Grande, envolvidos na tentativa de assalto ocorrida na madrugada de quarta-feira, (28), na cidade de Caturité, na região de Boqueirão. Outros três acusados já foram identificados e estão sendo procurados.

Com os bandidos os policiais civis conseguiram apreender dois carros, duas pistolas, sendo uma delas de uso restrito das Forças Armadas; uma banana de dinamite, vários grampos e ainda uma marreta e alicate grande.

Segundo o delegado Marcos Paulo, superintendente da 2ª Região Integrada de Segurança Pública (Reisp) em Campina Grande, o grupo também é acusado de assaltos à agências bancárias nas cidades de Santa Cecília, Cabaceiras, entre outras. “Estamos fazendo levantamento das ações de quadrilhas na região’, enfatizou.

O “Gaúcho”, como também é conhecido o Humberto Peluchera, revelou ao delegado, que residia em Caicó (RN) e que era funcionário do Banco do Brasil, de onde foi demitido pela prática de apropriação indébita. O “Itó”, é natural do Rio Grande do Norte, mas, reside em Campina Grande. O Daniel Raiff, que reside no bairro de Bodocongó, também em Campina Grande, é apontado como líder do grupo. Ele já foi preso outras quatro vezes. Depois da ação teve que ser hospitalizado pois foi ferido durante troca de tiros com a Polícia.

Armas apreendidas com bando que tentou assaltar banco em Caturite

A tentativa em Catirité

A tentativa de assalto ao posto avançado do Banco do Brasil na cidade de Caturité aconteceu na madrugada de anteontem (quarta-feira, 28), quando, entre cinco e seis homens chegaram na cidade e após instalar dinamites e mesmo explodindo não conseguiram levar dinheiro.

Houve perseguição por parte da Polícia Militar, tendo os bandidos abandonado o veículo e entrado no mato. O primeiro a ser preso foi “Gaucho” ainda dentro do mato na zona rural de Caturité. Depois foi a vez de “Ito”. Na manhã de ontem os policiais civis da Delegacia de Roubo e Furto prenderam Raiffe que chegou a pedir água e ajuda numa casa da zona rural do município.

Raiffe, segundo o delegado Marcos Paulo, além de ser apontado como líder do grupo também arregimenta assaltantes de outros estados para agir. Ele, disse a autoridade policial, “convida” geralmente comparsas de outros estados. Ainda hoje os três bandidos deverão ser levados para o Presídio Serrotão de Campina Grande.

Sidney Silva via eduardosilva

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Governo avança nas negociações com policiais civis

29 08 201..Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (29) ficou acordado que o Governo do Estado irá apresentar ao Sindicato dos Policiais Civis e servidores da Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sinpol) um cronograma de curto, médio e longo prazo das ações que podem ser realizadas com base em três eixos de negociação: a melhoria das condições estruturais, a questão salarial e o aumento de efetivo. O Governo do Estado ressalta que o diálogo com a categoria continua aberto e que a proposta será apresentada em nova reunião na próxima terça-feira (3).

A reunião coordenada pelo secretário chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado, contou com a intermediação da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública, Aldair da Rocha, do consultor geral do Estado, José Marcelo e do controlador geral do Estado, Anselmo Carvalho, além da deputada federal Fátima Bezerra e dos estaduais Getúlio Rego, Larissa Rosado, Fernando Mineiro e Márcia Maias da comissão de Direitos Humanos da OAB e de membros do Sinpol.

A secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, ressaltou a importância de manter uma mesa de negociação aberta e de hierarquizar as prioridades do atendimento dos pleitos da categoria. “Minha proposta é que firmemos um cronograma para o cumprimento de ações em curto, médio e longo prazo contendo os três eixos principais, que podem ser agendados de forma não seqüencial, uma vez que os pontos que demandam impacto financeiro ao Estado devem ser analisados junto à equipe financeira e pactuados em acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal e a receita do Estado”, pontuou Regina Miki, reforçando a vinda de recursos federais, por meio do programa Brasil Mais Seguro, para a melhoria das instalações físicas de delegacias.

Democratas obstrui pauta até votação do fim do voto secreto

O Democratas vai obstruir todas as votações da Câmara até que a Casa aprove a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do fim do voto secreto em votações sobre cassações de mandatos. A declaração foi dada nesta quinta-feira (29) pelo presidente nacional do partido, José Agripino (RN). Em discurso no plenário, o senador disse ter sido uma afronta ao povo brasileiro a absolvição do deputado Natan Donadon (Sem partido-RO) do processo de cassação de mandato.

Donadon – que já foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e agora cumpre pena no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília - foi absolvido, nessa quarta-feira (28), por uma diferença de 24 votos. O placar foi 233 pela cassação, 131 pela absolvição e 41 abstenções. Para que o deputado perdesse o mandato seriam necessários 257 votos. “A Câmara dos Deputados, como instituição, prestou um desserviço ao Congresso Nacional. Por isso meu partido já decidiu: só votamos qualquer coisa na hora em que se votar a PEC do fim do voto secreto”, avisou Agripino.

O líder democrata disse ainda que trabalhará para que o Senado aprove o quanto antes a PEC de autoria do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) que determina a perda imediata de mandato de condenados pelo STF. “Aqui no Senado vamos lutar para colocar na pauta prioritária a PEC do senador Jarbas que acaba com constrangimentos como esse que estamos passando”, garantiu Agripino. “Tenho mais de 20 anos de convivência no Senado e, na manhã de hoje, senti vergonha do Congresso Nacional”, acrescentou.

Orquestra Sinfônica do RN realiza concerto gratuito e homenageia Tonheca Dantas

OSRNO espetáculo de música popular terá a participação da Companhia de Dança do TAM. A entrada é franca e não é preciso retirar convites com antecedência. O concerto encerra as festividades do Agosto da Alegria 2013.

Com regência do Maestro Linus Lerner, a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte realiza concerto de música popular no próximo sábado (31), a partir das 20h, no Teatro Alberto Maranhão, homenageando e resgatando a obra de Tonheca Dantas, compositor potiguar, conhecido como “O Maestro dos Sertões", além de grandes artistas brasileiros como Luiz Gonzaga, Ari Barroso e Tom Jobvim. O espetáculo faz parte do projeto Movimento Sinfônico, patrocinado pela Cosern através da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, e contará com participação especial da Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão (CDTAM) e da sanfoneira Carol Benigno.

O Movimento Sinfônico também é responsável pelo projeto de residência artística do maestro Linus Lerner, regente e diretor artístico da Orquestra Sinfônica do RN, integrando a série de iniciativas da Cosern de investimento na cultura por meio da Lei Câmara Cascudo. 

O repertório do concerto traz a primorosa valsa Royal Cinema, de Tonheca Dantas, com orquestração de Osvaldo D'amore. Segue com O Melhor do Xotis, de Luiz Gonzaga, Cantiga, de Clovis Pereira, Suite Monette (Duda), Gonzaguiana ( Ciro Pereira). Após breve intervalo, a OSRN volta ao palco com Os Tres Covardes, composição de Tonheca Dantas e Orquestracao de Willames S. da Costa, Dança do Cavalo Marinho (Levino Ferreira), A Desfolhar Saudade (Tonheca Dantas/Orquestracao Gilberto Cabral), Garota de Ipanema (Antonio Carlos Jobim/Arranjo Brasolin) e encerra com a famosa Aquarela do Brasil, de Ari Barroso. 

No concerto da OSRN deste sábado, a Secultrn/FJA encerra a programação do Agosto da Alegria 2013, que este ano teve uma programação mais enxuta, porém, mobilizou a cultura popular em suas várias vertentes durante todo o mês de agosto. Para continuar acompanhando a programação da Secretaria de cultura, acessar o site www.cultura.rn.gov.br

Gustavo Carvalho pede que Governo instale comitê para tratar efeitos da seca

gustavocarvalhoO colapso no abastecimento de água em 12 municípios do Rio Grande do Norte levou o deputado Gustavo Carvalho (PSB) a sugerir ao Governo do Estado a criação de um comitê de crise para tratar dos efeitos da seca. O parlamentar informou que houve uma redução nos níveis de água dos reservatórios e que com a diminuição das chuvas no segundo semestre, a tendência é piorar a situação. “As medidas técnicas para minimizar os problemas da estiagem não foram tomadas por parte do Governo. Falta recursos ou planejamento?”, questionou.

Segundo Gustavo Carvalho, as cidades que estão com problemas no abastecimento de água são Luiz Gomes, Pau dos Ferros, Pilões, Água Nova, São Francisco do Oeste, Ipueira, Equador, São José do Seridó, Jucurutu, Riacho de Santana, João Dias e Carnaubais. “Os representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) informaram que os reservatórios estão com níveis considerados alarmantes. Mas a responsabilidade de planejar e buscar os recursos é do Poder Executivo estadual. Nós parlamentares temos que levantar problemas, aprovar orçamento, mas se o Governo do Estado não fizer sua parte, não adianta”, declarou.

Gustavo Carvalho criticou a falta de diálogo do Governo do Estado com os deputados e afirmou que encaminhou requerimentos à administração estadual para tratar dos problemas da seca. “Nunca tive resposta aos requerimentos que enviei. Por isso, faço mais um apelo para que as medidas sejam executadas. A escassez de água é um fato grave e que a cada dia aumenta. Sugiro que o Governo determine uma intervenção que venha resolver a falta de água, principalmente nas regiões Seridó e Oeste”, concluiu.

FONTE: ASCOM - ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RN

1º Cicloturismo Natal Nísia Floresta‏

Folder convite Cicloturismo Nisia FlorestaA Ong Baobá convida seus amigos ciclistas para participar do “1º Cicloturismo Natal/Nísia Floresta”, que acontece neste domingo, dia 01/09, para iniciar as celebrações em setembro, mês das árvores.

Os participantes

Terão que fazer suas inscrições no dia do evento, 01/09, mediante 01 quilo de alimento, que será revertido para a Associação Alzira, instituição que trabalha com ações sociais no município. Estarão concorrendo a dez passeios no Barco Ecológico de Cunhaú, com direito a um acompanhante; a cinco títulos de capitalização do Natal Cap e a uma caixa do energético Fab.

Plantio de árvore

Após o café da manhã, haverá o abraço na árvore do baobá, no centro da cidade e o plantio de mudas de pau brasil com a prefeita Sra. Camila Ferreira na sede da prefeitura.

História do município

Os primeiros habitantes da região de Papary, conhecida desde os idos de 1600, foram os índios Tupis. O nome Papary vem da lagoa de pesca abundante existente no território. Em 1948, a comunidade de Papary, em homenagem a sua filha mais ilustre, muda seu nome para Nísia Floresta.

A escritora

Nísia Floresta começou sua vida literária em 1831, publicando em jornal de Pernambuco artigos defendendo o ideal republicano, igualdade política dos sexos e liberdade aos escravos. Devido à saúde de sua filha, Nísia foi morar na Europa em 1849. Vinte e oito anos se passaram e entre idas e vindas ao Brasil.
Nísia Floresta Brasileira Augusta

Morreu no dia 24 de abril de 1885, na Normandia, vítima de pneumonia, foi enterrada no cemitério de Bonsecours. No dia 12 de setembro de 1954, seus restos mortais chegaram a sua terra natal, Papary, e foram colocados no mausoléu construído em sua homenagem.
Significado do Nome
A escritora de Papary, Dionísia Gonçalves Pinto, decidiu usar um pseudônimo literário que veio a se tornar internacionalmente conhecido, Nísia Floresta Brasileira Augusta. Nísia representando a parte final do seu primeiro nome, Floresta é o sítio onde nasceu, Brasileira é uma referência nacionalista para quem teve de viver fora do país, e a palavra Augusta está diretamente ligada à lembrança de seu marido Manoel Augusto de Faria Rocha.

Programação

1º Cicloturismo Natal Nísia Floresta

Data: 01.09.13 (domingo)

Concentração: Posto Planalto (BR 101 Candelária)

Horário: 6h Saída: 6h30

Inscrição: 01 kg alimento no dia da largada

Chegada Nísia Floresta: 8h30

Chegada Natal: 12h

Total Percurso: 80 km

Doação do alimento: Associação Alzira

Café da manhã: em Nísia Floresta cortesia da prefeitura

Abraço no baobá e plantio árvores: 9h15

Carro de apoio: Durante ida/volta

Informação: Haroldo Mota

Contato: baobacontato@gmail.com

Telefone: (84)9927.6555/8845.4603

Realização: Ong Baobá

Apoio:

Prefeitura de Nísia Floresta

Natal Cap

Energético FAB

Barco Ecológico de Cunhaú

Começa nesta quinta-feira a Festa do Sagrado Coração de Jesus em Jardim do Seridó

Festa do ..A cidade de Jardim do Seridó celebrará de 29 de agosto a 8 de setembro mais uma Festa do Sagrado Coração de Jesus. A abertura acontecerá nesta quinta-feira (29), com Procissão saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição às 19 horas (7 da noite) com a bandeira da Festa até o Santuário do Sagrado Coração de Jesus, aonde ocorrerá hasteamento das bandeiras e Santa Missa, celebrada pelo Emanuel Medeiros de Araújo. O novenário ocorrerá todas as noites às 19h30 no Santuário.

A festa de 2013 será concluída no dia 8 de setembro (domingo) com a Solenidade da Natividade de Nossa Senhora (Dia da Festa). Às 7 horas da manhã haverá Santa Missa na Matriz. Às 10 horas ocorrerá a Missa Solene da Festa no Santuário e às 17 horas procissão de encerramento pelas ruas da cidade com a veneranda imagem do Sagrado Coração de Jesus. Ao chegar ao Santuário, Bênção do Santíssimo Sacramento, palavras de agradecimento, resultado financeiro parcial da Festa e arriamento das bandeiras.

A Festa deste ano tem como tema central: Coração de Jesus, um coração eternamente jovem! “Neste Ano da Fé, ainda contagiados com a Jornada Mundial da Juventude queremos, assim, expressar a nossa comunhão com a Igreja, Corpo místico de Cristo, apresentando a todos e, principalmente, aos jovens a beleza de se estar no seguimento de Jesus. O Sagrado Coração de Jesus é um coração eternamente jovem, disponível, acolhedor que vai ao encontro das pessoas aflitas e oprimidas”, diz a mensagem do administrador paroquial, Padre Emanuel Araújo.

Gustavo Carvalho volta a defender instalação de Restaurante Popular no Campus da UERN em Mossoró

gustavocarvalhoO vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Gustavo Carvalho (PSB), voltou a cobrar junto ao Governo do Estado a instalação de uma unidade do Restaurante Popular no interior do Campus da Universidade Estadual do Rio grande do Norte (UERN) em Mossoró.

Na opinião do deputado Gustavo Carvalho, a chegada do Restaurante Popular no Campus da UERN seria de suma importância para os universitários daquela importante instituição de ensino superior, haja vista existirem centenas de estudantes de outras cidades que procuram em Mossoró o ensino superior.

“Esse “Restaurante Popular” poderia funcionar pela manha e noite, passando á servir duas refeições, exclusivamente para os universitários e professores daquela unidade de ensino, com uma alimentação saudável e acessível para os que não dispõem de muitos recursos financeiros”, comentou o parlamentar destacando a grande importância social do pleito.

O Governo do Rio Grande do Norte mantém uma rede de restaurantes populares que integram o Programa Estadual de Segurança e Suplementação Alimentar e tem o objetivo de atender as necessidades nutricionais da sua clientela-alvo, adotando cardápios diversificados de acordo com os costumes e hábitos alimentares da população. 

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Nota de esclarecimento acerca do Programa Garantia Safra de Tenente Laurentino Cruz

A Secretaria Municipal de Agricultura de Tenente Laurentino Cruz vem por meio desta nota esclarecer alguns rumores acerca do Programa Garantia Safra, tendo em vista que o mesmo está sendo alvo de boatos por parte de alguns meios de comunicação locais e até regionais, de que a prefeitura de Tenente Laurentino não havia pago as parcelas referentes aos meses de junho e julho deste ano e que os agricultores beneficiários do referido programa seriam prejudicados. 

Segundo o Secretário de Agricultura do município José Ribamar o que está sendo divulgado na mídia não condiz com a verdade, pois a prefeitura não deve quaisquer parcelas do Garantia Safra e inclusive já pagou até a parcela do mês de agosto com 10 dias de antecedência, conforme podemos visualizar nos recibos logo abaixo.

SEGURO SAFRA 7SEGURO SAFRA 8

Assessoria

Monte do Galo é destaque em exposição em Natal

DSCN1552O Monte do Galo é uma das fontes da coleção do professor Antônio Marques que compõe o acervo da exposição que será aberta ao público nesta quarta-feira, 28, no Centro de Turismo em Natal. Entre mais três santuários, os altares visam divulgar o roteiro da fé do RN.

O imaginário religioso potiguar está ganhando um local de registro e visitação com a abertura ao público na próxima quarta-feira, 28, do Museu Casa de Milagres. O local funcionará na capela anexa ao Centro de Turismo de Natal e que abriga um acervo de cerca de 2.500 ex-votos da coleção do marchand e colecionador Antônio Marques. As peças foram, em sua imensa maioria, coletada nos Santuários do Rio Grande do Norte.

A ideia inicial era exibir o contexto artístico dos ex-votos coletados e apresenta-los como manifestação artística da cultura popular. Por muitas vezes desprezados pelos locais onde são depositados, os ex-votos chegam a ser queimados e enterrados, por não haver espaço suficiente para guarda-lo.

Ex-voto é o termo usado para designar um objeto deixado em um local de devoção religiosa em troca de uma graça alcançada. Em sua maioria são esculturas de partes do corpo esculpidas em madeira (as mais comuns no Brasil), mas no local é possível perceber que também há objetos em metal, gesso, plástico e pano, além de outros exemplos de lembranças como fotografias e miniaturas de casas e animais, que também são consideradas graças alcançadas pelos romeiros.

O professor Antônio Marques teve a ideia de começar a colecionar os ex-votos há cerca de 50 anos, quando era seminarista no Ceará. Inclusive os primeiros ex-votos da coleção podem ser vistos na exposição.

Formato da amostra

A ideia é que mensalmente o acervo seja atualizado, seja com coleções de novos doadores, seja com peças de artistas locais. Nessa exposição de abertura, por exemplo, atrás do altar central, há um espaço dedicado a arte sacra de Luzia Dantas, escultora de Currais Novos, referência nacional.

Do lado esquerdo de quem entra na antiga capela, são encontrados quatro altares dedicados aos principais santuários religiosos do RN: Santa Rita de Cássia, localizado em Santa Cruz; Nossa Senhora dos Impossíveis, localizado na Serra do Lima, em Patu; Nossa Senhora Menina, localizado em Florânia; e o Monte do Galo, localizado em Carnaúba dos Dantas. Além destes há uma sala de oração em homenagem ao Padre João Maria, onde podem ser encontrados objetos de uso pessoal do sacerdote.

Pelo lado esquerdo o visitante é recebido por vários santos populares que serviram de decoração para casas antigas e mais humildes do interior. As pessoas conseguem identificar suas origens ao ver as imagens.

Em seguida, alguns ex-votos do mundo inteiro fazem um contraponto com os encontrados no Brasil. Europeus e latino-americanos, eles são em sua maioria feitos de metal. Por fim, um painel com fotografias que assumem o papel de arte pictórica antiga.

No altar central está uma imagem da padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação. O altar é um caso a parte. Quando houve a restauração do Centro na década dde 19790 o altar ffoi retirado para que o local se transformasse em um auditório. Por essas coincidências do destino, a sala nunca foi utilizada após a restauração e acabou sendo restaurada para abrigar o museu.

A abertura oficial da Casa dos Milagres ao público ocorre nesta quarta-feira, 28, a partir das 17h.

SERVIÇO:
Vernissage: 28/08/13, às 17h

Local: Centro de Turismo

Visitação: das 10h às 18h, até 30 de setembro, de segunda a sábado, e nos meses de outubro, novembro e Dezembro, das 14h às 18h. Acesso gratuito.

Mais informações:

Antônio Marques: 8890-6727

Agripino: oposição pode pedir CPI para investigar apagões no Brasil

Jose AgripinoSe o governo federal não apresentar informações claras e precisas sobre a política de prevenção aos apagões no Brasil – principalmente os causados por incêndios, como o que ocorreu nesta quarta-feira (28) na região Nordeste -, a oposição vai pedir a abertura de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar o caso. O aviso é do líder do Democratas no Senado, José Agripino (RN). No plenário da Casa, o senador potiguar disse ser inaceitável que um governo – presidido por uma ex-ministra das Minas e Energia – não assuma políticas de investimento, segurança e prevenção no setor.

“Vou esperar que o governo da República anuncie as razões dos seis apagões que ocorreram no Brasil de setembro do ano passado até agora. Se o governo não tomar providências, anunciar as razões reais dos blecautes, vou propor uma CPI para investigar os motivos e identificar os responsáveis”, destacou Agripino. No início dessa tarde, duas queimadas no Piauí deixaram todos os estados do Nordeste sem luz.

Após quase 4 horas, fornecimento de energia é restabelecido em todo o RN

ÃpagãoInformação foi repassada pela Companhia de Energia Elétrica (Cosern).
Ministro diz que a causa do apagão no Nordeste foi uma queimada no Piauí.

Após cerca de quatro horas, o fornecimento de energia elétrica foi restabelecido em todas as cidades do Rio Grande do Norte. A informação foi repassada pela Companhia de Energia Elétrica do estado (Cosern).

Segundo a Cosern, a interrupção no fornecimento de energia elétrica foi registrada às 15h02 no Rio Grande do Norte e nos demais estados do Nordeste. O motivo, de acordo com a nota, "foi um problema no sistema interligado nacional, de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), cuja causa ainda não foi informada à Cosern".

A Companhia diz ainda que "às 16h45 foi iniciado o restabelecimento das cargas no estado e, gradativamente, todo o fornecimento de energia será regularizado, sob a orientação do Operador Nacional do Sistema Elétrico".

Na noite desta quarta, o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, explicou que a causa do apagão no Nordeste foi uma queimada na fazenda Santa Clara, na cidade de Canto do Buriti, no Piauí.

O ministro informou que as causas da queimada - se foi natural ou provocada por ação humana - ainda estão sendo investigadas. Segundo o ministro, a preocupação inicial foi restabelecer o sistema.

Fonte:G1/RN

Casa dos Milagres é inaugurada pela governadora

Casa dos Milagres fot Ivanizio Ramos9A governadora Rosalba Ciarlini inaugurou a “Casa dos Milagres: Santos e Ex-votos”, da coleção do professor e merchand Antônio Marques. Localizada na antiga capela do Centro de Turismo, que ficou fechada por mais de 30 anos, a inauguração foi realizada na noite desta quarta-feira (28), com a presença também da secretária Extraordinária de Cultura, Isaura Rosado e do secretário de Estado do Turismo, Renato Fernandes.

Com o objetivo de reconhecer e valorizar as riquezas, a fé e a religiosidade do povo nordestino, a exposição permanente é composta por um conjunto de obras que integram uma coleção particular reunida desde 1960. A mostra reúne 2.552 objetos religiosos, particularmente santos e ex-votos. As peças foram coletadas, em sua maioria, no Estado. Apenas 5% vêm de fora do RN, da Europa, da América Latina e de outros estados brasileiros, em particular Ceará e Bahia.

A governadora Rosalba Ciarlini ressalta a demonstração de fé do povo potiguar representada por imagens que exaltam a cultura e a crença do nordestino. “Este Estado tem a fé e a crença do seu povo e é isto que está demonstrado em locais como este. Não existe prova maior de fé daqueles que acreditavam na cura de uma doença ou na conquista de uma moradia do que estes ex-votos que estão expostos aqui. O nosso governo tem a preocupação de cuidar da nossa cultura porque não podemos só construir o futuro se não valorizarmos o passado”, disse a governadora, acrescentando a importância da união entre as secretarias de Turismo e Cultura para a realização da Casa dos Milagres.

A secretária de Cultura, Isaura Rosado, ressaltou o apoio do Governo do Estado para atividades e instalações a exemplo da Casa dos Milagres, que foi uma determinação da governadora Rosalba Ciarlini. Isaura também agradeceu ao curador Antônio Marques pela contribuição histórica e cultural dada à Natal. “Muito obrigada por estar oferecendo à Natal parte desta sua história porque cada milagre deste é um pedaço do seu coração”, pontuou a titular da Secult.

Idealizador do local, Antônio Marques expressou a emoção em restaurar o espaço. “Lembro que aqui funcionou a capela de um presídio e que o local ficou desprezado por quase 40 anos. Então, a nossa intenção foi de transformar tudo que tínhamos de acervo de forma a valorizar os artistas do Estado que dignificam o nome do Rio Grande do Norte. Hoje considero a nossa Casa dos Milagres como a Capela Sistina do Nordeste”, disse Antônio Marques.

O acervo trata de diversos aspectos da religiosidade popular, mas tem como tema central os santuários do Rio Grande do Norte, onde se constata maior número de romarias e, por conseguinte, maior freqüência de ex-votos.  O Santuário de Santa Rita de Cássia, localizado em Santa Cruz, foi um dos homenageados, com um oratório do século XIX, e escultura da santa. Além da importância religiosa para a região, o valor turístico também é ressaltado, tendo em vista a existência da estátua de Santa Rita de Cássia, a maior de todo o continente americano e a maior imagem católica do mundo. Uma sala de devoção ao padre João Maria também faz parte da exposição.

Em todo o acervo, cerca de 30 artistas potiguares estão representados, entre eles Gean de Santa Cruz, Seu Chico de Currais Novos, e Luiza Dantas. Ainda assim, a identificação de todas as obras é dificultada, mas estima-se que 90% dos trabalhos são de artesãs potiguares. Localizado atrás do altar da antiga capela fica um espaço destinado apenas para homenagear um artista a cada mês. Para a inauguração, Luiza Dantas foi a escolhida. Nascida em São Vicente, interior potiguar, ainda na juventude mudou-se para Currais Novos, onde vive até hoje.

EX-VOTOS

Ao receber uma dádiva pedida, o nordestino ainda hoje costuma deixar um objeto no santuário de seu padroeiro. Pode ser uma escultura, uma fotografia, um objeto, qualquer coisa que simbolize o milagre recebido. Prática muito comum no Nordeste do Brasil, obras representando partes do corpo humano – ou o corpo todo -, uma moradia própria, e até mesmo animais são confeccionados por um artesão, para que seja depositado em homenagem ao santo protetor.

Paulo Heider Feijó lança livro sobre a arquitetura tradicional de Acari

Capa AcariArquiteto se debruçou sobre o casario e escreveu o livro A Arquitetura Tradicional de Acari no século XIX. Sessão de autógrafos será no fim da tarde de quinta, 29, na Pinacoteca do Estado.

Por Márcio de Lima Dantas

Professor Depto. Letras/UFRN

O livro do professor e arquiteto Paulo Heider Forte Feijó, A arquitetura tradicional de Acari no século XIX, publicado em 2013, que será lançado nesta quinta, 29, a partir das 15h30, pela Fundação José Augusto, na Coleção Cultura Potiguar, inscreve-se como uma obra que, no seu aspecto etnográfico, reivindica o ethos característico da região do Seridó, com suas peculiaridades, que a distingue das demais regiões do estado do Rio Grande do Norte.

A região do Seridó destacou-se do resto do estado por deter uma cultura que se afirma, por vezes, até de se identificar um dos seus habitantes, não somente por seus traços étnicos, mas por uma configuração fenotípica distinta das demais regiões.

Um dos aspectos mais interessantes do livro é o detalhamento dos materiais encontrados nas construções. Do alicerce ao telhado, a casa paulatinamente toma a forma de determinada maneira de habitar, apontando cada função do elemento envolvido, quer seja funcional ou estético. Referindo-se, por meio de um método comparativo, entre a casa-grande de fazenda e a casa urbana, o autor desvela as formas de representar, de interagir com os habitantes da região, de sentir, e enfim, de como tirar proveito das matérias propícias à construções proporcionadoras do conforto possível.

Eis a grande contribuição do livro aos estudos concernentes ao Rio Grande do Norte: desconstruir a arquitetura e explicá-la através dos procedimentos que a regem e a torna distinta do modo como se habita em outras regiões.

SERVIÇO:

Lançamento do livro A Arquitetura Tradicional de Acari no século XIX (Coleção Cultura Potiguar, nº 37/FJA) – 28 de agosto, a partir das 15h30, Pinacoteca do Estado. Preço do exemplar: R$ 20,00. 

Agosto da Alegria 2013 - Programação completa no site www.cultura.rn.gov.br

Governo do Estado debate Pró-Sertão com prefeitos do Litoral e Agreste

DSC09529O funcionamento do Pró-Sertão e como os municípios podem aproveitar a oportunidade do programa para atrair facções e aumentar a geração de emprego. Esses foram os temas do encontro do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho, com os prefeitos da região do Litoral e Agreste na tarde desta terça-feira (27), em Natal, na sede da Associação dos Municípios do Litoral e Agreste Potiguar (Amlap).

         Contando com a adesão de 66 municípios até o momento, o Pró-Sertão – idealizado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico em parceria com a FIERN e SEBRAE/RN – atuará na interiorização da indústria têxtil com a instalação de facções para trabalhar em parceria com três grandes empresas do setor de confecções do RN.

         Durante o encontro com os prefeitos e representantes de mais de 15 municípios, o secretário Rogério Marinho destacou a importância da iniciativa do Governo do Estado em pensar um programa que alia vocação econômica, empreendedorismo e geração de emprego renda no interior. “O Pró-Sertão será responsável pela formação de um ciclo virtuoso na economia de todo o RN. Os gestores estão com a oportunidade de transformar positivamente a economia dos municípios ao apoiarem a instalação de facções e garantir a geração de emprego e renda”, avalia.

         O prefeito de Serrinha e presidente da AMLAP, Fabiano de Sousa, destacou o Pró-Sertão como uma oportunidade ímpar para os municípios investirem no apoio à geração de renda. “Precisamos estar atentos para essa oportunidade e focar na melhoria da economia de nossas cidades”.

         Para cadastrar o município no Pró-Sertão, os prefeitos e secretários podem procurar o balcão de atendimento do programa na Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), no Centro Administrativo, em Natal. O balcão funciona de segunda à sexta das 08h às 14h e com agendamento também pelo telefone 3232 – 1750.

Procon RN suspende venda do plano coletivo por adesão da Amil

O Procon Estadual suspendeu, por tempo indeterminado, a venda dos planos coletivos por adesão da Amil. Durante fiscalização, o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor constatou que o serviço é vendido ao cliente sem garantias de segurança.

O Coordenador geral do Procon RN, Araken Farias, alerta que os planos coletivos por adesão possuem reajustes anuais que não são controlados pela Agência Nacional de Saúde (ANS), dependem de negociação entre a operadora e a entidade que oferta o plano. O contrato com a operadora pode ser rescindido sem a anuência do beneficiário.

“Na hora de aderir a um plano, é importante que o usuário peça informações claras sobre o produto, para que esteja respaldado e tenha segurança na hora de usar”, ressalta Araken Farias.

Nessa modalidade de plano de saúde, a operadora firma contrato com um sindicato, entidade de classe ou associação e a adesão ao plano é permitida a todos os associados. O usuário arca integralmente com a mensalidade, que costuma ser inferior ao dos planos individuais.

Além da suspenção da venda do plano, ficou determinada ainda a obrigação de sinalização dos pontos de vendas e que o vendedor ofereça ao usuário a opção de fazer um plano individual, que atende às normas da ANS.

Durante a fiscalização, Araken Farias procurou habilitar um plano de saúde e a primeira opção que o vendedor apresentou foi de um plano coletivo. Ao ser questionado sobre o valor dos planos individuais, o vendedor disse que a orientação da empresa era de oferecer primeiro os planos coletivos e que ele (o vendedor) nem tinha a planilha de preço dos planos individuais.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

BBom: Assinatura de TAC pode resultar no desbloqueio da empresa ainda esta semana

A decisão da Justiça Federal que resultou no bloqueio das atividades e ativos financeiros da empresa Embrasystem - Tecnologia em Sistemas, Importações e Exportações, conhecida pelos nomes fantasia BBom e Unepxmil, pode ter um desfecho ainda esta semana, é o que garante um fonte ligada diretamente ao núcleo de comando da empresa.

A decisão que proibiu a comercialização de rastreadores (que é a atividade principal e oficial da empresa) e vetou ainda novas adesões à rede, o recebimento das mensalidades cobradas dos associados já admitidos no sistema e congelou as contas financeiras da empresa ocorreu dias após o bloqueio da TelexFREE, gerando pânico para milhares de associados em todo Brasil.

Entre as acusações do MPF estaria a de que a empresa não possui homologação ou certificação junto aos órgãos competentes para prestar serviço de monitoramento e localização de veículos. Esta demanda foi solucionada após a informação de que a BBom não é a fabricante dos produtos, portanto, não necessitaria cumprir tal exigência, e, sim, as empresas fornecedoras.

As fornecedoras de rastreadoras da BBom, Maxtrack Industrial e Over Book, também foram acionadas para prestar esclarecimentos quanto à capacidade operacional de produção de rastreadores veiculares ao mês, a quantidade de clientes para quem fornecem esses rastreadores no Brasil, a quantidade vendida para a empresa Embrasystem durante 2013 e os que foram realmente entregues, detalhando todos esses números mensalmente.

O fim está próximo

Segundo revelaram fontes do Acrealerta.com, a empresa BBom já teria realizado toda reformulação exigida pelo MPF e um Termo de Ajustamento de Conduta deve ser assinado, no máximo, até o dia 01 de setembro, com grandes possibilidades que a empresa volte as suas atividades normais até a próxima quarta-feira (28).

Representantes das fornecedoras dos rastreadores vieram dos EUA para dar as garantias da entrega dos produtos demandados pela Embrasystem. “Esta foi uma exigência do MPF para celebrar o acordo, pois todas as demais foram prontamente atendidas pela BBom”, afirma nossa fonte, que pediu para não ter seu nome revelado.

Segundo a mesma, o atraso da assinatura do TAC ocorreu principalmente pela ausência de representante do MPF durante a semana que estava planejada para realizar a reunião decisiva, pois necessitaram se ausentar para cumprir outros compromissos.

“A empresa voltará às atividades normalmente e terá seus bens desbloqueados para que possa honrar seus compromissos com os associados. Isso deve ocorrer ainda esta semana, após a reunião para assinatura do TAC, conforme acertado entre representantes do MPF e da BBom”, garantiu.

Felipe Maia defende diplomata brasileiro e diz que governo agiu com ideologia

Felipe MaiaO deputado federal Felipe Maia defendeu, nesta terça-feira (27), a atuação do diplomata Eduardo Saboia que entrou no Brasil com o senador boliviano Roger Pinto Molina. De acordo com o parlamentar, o diplomata agiu segundo o respeito aos direitos humanos. “Eduardo Saboia escolheu proteger os direitos humanos, tirando um senador de situações de risco. Foi uma decisão solitária e acertada”, disse.

O governo brasileiro havia concedido asilo diplomático ao senador boliviano, mas o governo Evo Morales se recusou a conceder um salvo conduto para que ele deixasse a Bolívia. Com o impasse, o congressista passou 15 meses em uma sala de 20 metros quadrados na embaixada brasileira em La Paz. Na última sexta-feira (23), o senador saiu da embaixada em um carro diplomático, escoltado por fuzileiros navais brasileiros e fizeram um trajeto de 22 horas de viagem até chegar a Corumbá (MS) e tomar um avião até Brasília.

Felipe Maia ainda se mostrou solidário à demissão do ex-ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota. Para o parlamentar, o governo brasileiro rendeu-se ao presidente da Bolívia por razões ideológicas. “O governo federal, que se diz defensor das liberdades individuais, deixou de fazer o dever de casa para manter a cordialidade ideológica com um presidente que mandou invadir militarmente uma refinaria da Petrobrás”, destacou o deputado.

acidente com vitima fatal registrado na RN-093 próximo a São José do Campestre

Mais um acidente grave com vitima fatal ocorreu na tarde dessa segunda-feira, 26, RN 093, elevando o numero de 14 mortes fatais só nesse ano (2013) no trecho que vai de Tangará até Passa e Fica, nesse final de tarde mais um trágico acidente, dessa vez na ponte sobre o Rio Jacu, a 2 km de São José do Campestre. 

Segundo informações, um tratorista de nome José Paulino Alexandro de 36 anos casado, conhecido por Zé tratorista, 37 anos, conduzia seu veículo Gol de cor branco de placas MXO 2118, vindo do trabalho na fazenda Umbuzeiro no sentido Campestre quando na cabeceira da ponte um buraco fez o condutor perder o controle do veículo e indo de encontro a uma das muretas de proteção da ponte. 

O condutor teve morte no local “possivelmente” por não dirigir com cinto de segurança. O corpo encontra-se no local a espera do ITEP. José Paulino Alexandro residia em Campestre na rua Lindolfo Damião de Souza, seu sepultamento será realizado na tarde dessa terça 27.

Fonte: O Paralelo

Plano Estadual do Livro e da Leitura será lançado nesta quarta

A Secretaria de Estado da Educação lança nesta quarta-feira (28), o Plano Estadual do Livro e da Leitura, que estabelece metas e estratégias para nortear o desenvolvimento dos programas e ações na área do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas no Rio Grande do Norte. De acordo com a secretária Betania Ramalho, o documento foi construído com base no Plano Nacional do Livro e da Leitura, e no Guia para elaboração e implantação dos planos estaduais, dos Ministérios da Cultura e da Educação.

A coordenadora estadual do Proler (Programa de Leitura), Erileide Rocha, ressalta que as discussões para a elaboração do Plano Nacional foram iniciadas ainda em 2003, e desde então a equipe da secretaria participa de fóruns nacionais sobre a temática. “Com a conclusão do Plano Nacional, em 2006, a discussão em torno dos planos estaduais foram iniciadas, mas somente agora, na gestão técnica da secretária Betania Ramalho, tivemos apoio para concretizar o Plano Estadual.”

O coordenador de Desenvolvimento Escolar da Secretaria da Educação, professor Marcos Cleber, explicou como se deu a construção do documento final. Segundo ele, houve primeiramente a produção de um texto base, pela equipe técnica da SEEC, com o apoio de professores da UFRN. “Esse documento foi disponibilizado para acréscimo de sugestões e alterações, em consulta pública, realizada no mês de abril de 2013."

"Além disso, realizamos 12 fóruns regionais por todo o Estado, com a participação de professores, leitores, estudantes, especialistas na área, representantes de universidades e entidades interessadas, que aprofundaram a discussão sobre o documento base, para conclusão do texto final”, acrescentou Marcos Cleber.

O texto final será apresentado a partir das 9h desta quarta-feira, durante o VIII Encontro Estadual do Proler, que acontecerá no Auditório Angélica Moura, da Secretaria de Estado da Educação. Na programação, haverá palestra dos professores Josep Ballester e Noelia Ibarra, da Universidade de Valência (Espanha), sobre a Multiculturalidade do Ensino da Literatura. O evento contará ainda com a presença da Secretária Extraordinária da Cultura, Isaura Rosado.

2º Enduro de Acari bate recorde de pilotos inscritos

DSC_4581 (1)A cada ano que se passa a modalidade Enduro de motociclismo cresce em Acari. Este ano, o evento reuniu cerca de 70 pilotos, disputando em diversas categorias. O 2º Enduro Acari aconteceu neste último domingo, dia 25, nas terras que futuramente estará localizado um paraíso do Seridó, o Condomínio Riacho da Madeira, do empresário Gilson Bezerra, o qual deu apoio total ao evento juntamente com a NSG Urbanismo e comércio local.

A organização ficou por conta de Mopa Show e equipe. O nosso blog esteve presente e registrou belas imagens da competição, que levantou poeira e os batimentos cardíacos do público presente, confira todas as fotos e o classificação geral:

Fonte: Eduardo Silva  Veja Todas as fotos AQUI

Em reunião com superintendente do DNIT RN, Vilton solicita passarelas nas pontes da BR 226

SONY DSCEm passagem por Currais Novos na manhã de ontem, segunda-feira (26), o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no RN (DNIT), Walter Fernandes, conversou com o prefeito Vilton Cunha sobre as multas aplicadas no perímetro da BR 226 no município, que compreende as avenidas 13 de maio e Sílvio Bezerra de Melo. O superintendente afirmou que irá analisar o pedido, e afirmou que deverá ser realizado o recapeamento da via em breve. O prefeito aproveitou a oportunidade para solicitar a construção de passarelas para pedestres nas pontes do bairro Paizinho Maria e do Silvio Bezerra. “É uma antiga reivindicação dos moradores destes bairros e irá trazer inúmeros benefícios”, afirmou Vilton.

Pau dos Ferros - Programação da 9ª Vitrine Cultural‏

Vitrine C..Divulgada a programação do projeto Vitrine Cultural

A Prefeitura de Pau dos Ferros divulga a programação oficial do Projeto Vitrine Cultural. Evento que está em sua 9ª edição, e trás o tema “A criatividade é o eixo do sucesso”.
Assim como nos anos anteriores, o “Vitrine Cultural” acontece nos dias que antecedem a Feira Intermunicipal de Negócios, Educação, Cultura e Turismo do Alto Oeste Potiguar – FINECAP 2013, este ano, nos dias 2, 3 e 4 de setembro, na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição.
O Projeto une arte e ação social, por meio da apresentação ao público de espetáculos que primam pela qualidade, valor artístico e relevância cultural. Um evento voltado ao incentivo à cultura em Pau dos Ferros, com apresentações artísticas que levam diversão e entretenimento aos turistas da FINECAP.
O Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, afirma que, para este ano, a população vai se surpreender com a qualidade e nível das apresentações. Segundo ele, o evento se supera com os trabalhos dos artistas locais.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

86 municípios do RN serão beneficiados com sistema de abastecimento de água

Dentre as ações de combate ao período de seca no Rio Grande do Norte, 86 municípios potiguares serão beneficiados com sistema simplificado de abastecimento de água e construção de barreiros. Destes, 50 municípios serão beneficiados através de um convênio entre as esferas federal e estadual e outros 36 por meio de um termo de cooperação entre o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) e as prefeituras. Com isso, o benefício será ofertado a metade das cidades do Estado.

Com investimento na ordem de R$ 26 milhões, o programa federal Água para Todos, por meio de convênio entre o Ministério da Integração com o Governo do Estado através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), irá beneficiar 50 municípios de várias regiões do Estado. Parte dos recursos já estão disponíveis e os processos de licitação já foram abertos pela Semarh, mas por não se tratar de recursos de emergência, o início dos projetos deve acontecer em até dois meses.

Paralelo a isso, 36 municípios viabilizaram com o próprio Ministério da Integração através do Dnocs, recursos também para o sistema simplificado de abastecimento de água e construção de barreiros. Estes recursos se configuram como emergenciais. As 36 cidades beneficiadas não coincidem com as favorecidas por meio do convênio com o Governo do Estado. Os municípios já foram aprovados pelo Comitê Estadual do Programa.

Preocupada com o período de estiagem previsto para este semestre, a governadora Rosalba Ciarlini também determinou maior agilidade para a instalação de 759 poços em áreas prioritárias do interior do Estado. A determinação foi dada na tarde desta segunda-feira (26), durante reunião de avaliação do Comitê de Combate à Seca, realizada no auditório da Governadoria.

A instalação destes 759 poços é resultado de um investimento na ordem de R$ 26,4 milhões, anunciado durante a 18ª reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, realizada em Maceió (AL), no último dia 23. Os recursos serão liberados via Defesa Civil através da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape). A Semarh já remeteu à Sape todo o arquivo com as informações a cerca de poços já perfurados para que seja preparado o Plano de Trabalho que será enviado ao Ministério da Integração. A instalação de poços se dará de acordo com um mapa de prioridades produzido por técnicos do Estado conforme orientação da governadora Rosalba Ciarlini.

EMPARN fará Dia de Campo em Apodi sobre oleaginosas Pesquisadores, técnicos, entidades e pequenos produtores rurais estarão reunidos

Com o objetivo de mostrar a viabilidade econômica do plantio de plantas oleagionosas, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), vai promover um Dia de Campo, na próxima quarta-feira (28), a partir das 8 horas, na Estação Experimental de Apodi, da EMPARN, no médio Oeste Potiguar. A atividade vai reunir pesquisadores, técnicos, entidades como a EMATER-RN, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca-RN (SAPE), Embrapa Algodão, de Campina Grande, a Agência Internacional de Cooperação do Japão (JICA), Banco do Nordeste e pequenos e médios produtores rurais.       

Serão mostradas as experiências com o plantio de várias oleaginosas como o amendoim, girassol, mamona e, especialmente, o gergelim. O cultivo do gergelim é uma das  alternativas para o semiárido brasileiro, segundo a pesquisadora da Embrapa Algodão, Nair Helena Castro Arriel, que também estará em Apodi, na próxima quarta-feira. Da EMPARN participarão como instrutores os pesquisadores Marcelo Abdon Lira, Aldo Arnaldo de Medeiros e Florisvaldo Xavier Guedes. Está sendo esperada também a participação de produtores de outras regiões do estado e representantes de instituições de outros estados.

As pesquisas desenvolvidas na Estação de Apodi com oleaginosas estão sendo feitas com irrigação. São experimentos consorciados ou solteiros, com adubação química, com adubação orgânica e sem adubação. O desenvolvimento de cada cultura é avaliado pelos pesquisadores para indicar as melhores técnicas aos produtores rurais.

Senador Agripino volta a criticar excesso de estatais no Brasil

O líder do Democratas José Agripino voltou a defender a diminuição do número de estatais no Brasil como forma de economizar dinheiro público e reduzir o tamanho do Estado. Em discurso na tribuna do Senado nesta segunda-feira (26), o parlamentar potiguar falou de sua proposta de emenda à Constituição (PEC), em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que dificulta a criação de órgãos públicos no país. O relator da matéria, senador Francisco Dornelles (PP-RJ), já se mostrou favorável à matéria.

“No final do governo FHC eram 107 estatais. Hoje são 150. Se fossem 43 novas estatais eficientes, eu estaria aplaudindo. Mas não. O governo do PT aparelha o Estado. Meu projeto gerará muita discussão e dará a oportunidade de se debater a eficiência do Estado brasileiro”, frisou Agripino. Como desperdício de dinheiro público, o senador citou os milhões de Reais gastos com a Empresa Brasileira de Legado Esportivo Brasil 2016, criada por Medida Provisória (MP) em agosto de 2010 para tocar projetos da Olimpíada do Rio de Janeiro. 

PROCONSBRASIL faz alerta sobre a compra de ingressos para os Jogos da Copa de 2014

Os ingressos para a Copa do Mundo de 2014 começaram a ser vendidos no último dia 20 de agosto. Esta primeira fase segue até o dia 10 de outubro de 2013 e para evitar eventuais transtornos, a Associação Brasileira de PROCONs, que representa os PROCONs de todo o país, alerta os consumidores sobre a forma de venda dos referidos ingressos e quais os direitos do consumidor nestas situações.

Segundo as regras estabelecidas pela FIFA, existem 4 tipos de ingressos, sendo a categoria 4 aquela com preços mais baratos, mas com cadeiras localizadas atrás do gol ou nos lugares mais altos do estádio. A meia-entrada somente pode ser comprada por estudantes, maiores de 60 anos e participantes do programa Bolsa Família. Demais situações, como professores da rede pública ou privada, doadores de sangue, entre outros, conforme leis existentes em alguns Estados, não estão contemplados.

Prefeito de Pau dos Ferros Fabrício Torquato busca soluções para abastecimento de água em Pau dos Ferros

Barragem de Pau dos Ferros - Foto de ArquivoDiante da preocupante situação do abastecimento de água na cidade e também na região, o Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, há vários dias, esteve trabalhando na busca por melhorias nesta área.

Segundo Fabrício, em contato com a Direção da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – CAERN, o Prefeito recebeu a informação que dois Químicos encontram-se trabalhando para mudar a forma do tratamento e melhorar a qualidade da água distribuída.
“A informação que nos passaram é que, nos próximos dias, a população já vai receber água de melhor qualidade”, afirmou o Prefeito. Ainda em contato com a CAERN, Fabrício foi informado que os carros pipas que coletavam água em Pau dos Ferros para outros municípios, terão que ir até a barragem de Santa Cruz, em Apodi.
“Alguns veículos já estão indo para Apodi. A partir de 1º de Setembro, nenhum mais será abastecido aqui”, informou o Prefeito.

Currais Novos é um dos 70 municípios nordestinos que aderiram ao “Prefeito Amigo da Criança”

Foi realizada na última quinta e sexta-feira, 21 e 22, em Recife/PE, o seminário “Prioridade absoluta: um município para crianças e adolescentes”, que faz parte das ações desenvolvidas pelo Programa “Prefeito Amigo da Criança” da Fundação Abrinq. O encontro contou com a participação dos 70 municípios nordestinos que aderiram ao projeto, entre eles, Currais Novos. A educadora Edna Dantas e a assistente social Camila Cortez, representaram o município no seminário. “O seminário foi importante para nos qualificarmos e conhecemos áreas de financiamento de políticas públicas na saúde, educação e assistência”, disse Edna. O Seminário teve como objetivo principal formar e qualificar os participantes na temática infância e adolescência e fortalecer o SGDCA – Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e Adolescente. Os representantes dos municípios também tiveram a oportunidade de saberem como é possível conquistar o reconhecimento do Prêmio Prefeito Amigo da Criança e adquirirem conhecimento de como acessar mais recursos públicos, sem custos no orçamento municipal. O Prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, assinou o termo de adesão ao programa no dia 02 de fevereiro. O prefeito se comprometeu a cumprir a agenda de trabalho proposta pelo programa, que exige: desenvolver a política de forma planejada, participativa, intersetorial e duradoura; criar e/ou fortalecer a atuação do conselho municipal dos direitos, conselhos tutelares, setoriais e fundo municipal da criança e do adolescente; priorizar a destinação orçamentária para infância e adolescência; estabelecer, ampliar e fortalecer a relação entre executivo municipal, ministério público, poder judiciário, legislativo e organizações sociais, articulando uma rede municipal de proteção integral às crianças e adolescentes.

Carnaúba dos Dantas - Vejam o exemplo do cuidado com as paradas de ônibus que o governo municipal tem

576572_382921228501730_1886429122_nVendo o meu facebook me deparei com essas imagens que não poderia deixar de publicar pois isto é um desmantelo enorme por parte do poder Público de nossa cidade. 1174829_382920541835132_332199190_n1175078_382919988501854_981885902_n1185176_382920895168430_485589305_n

HISTÓRIA DE TOUROS SERÁ CONTADA NA 1ª cavalgada turística DO MUNICÍPIO

logomarca cavalgada tourosBelezas naturais, pontos históricos, lazer e uma grande confraternização entre os cavaleiros fazem parte da programação do evento. Inscrição será 2kg de alimentos não perecíveis.

A 1ª Cavalgada Turística de Touros deve reunir cavaleiros de todas as partes do Rio Grande do Norte, no domingo, dia 8 de setembro. O objetivo é proporcionar aos participantes um momento de lazer e descontração num cenário paradisíaco, conhecendo além das belezas naturais, monumentos históricos e importantes para Touros e história do Estado. O evento também tem uma proposta social – arrecadar o maior número de alimentos não perecíveis para instituições carentes de Touros.

Organizado pela Prefeitura de Touros, através da Secretaria Municipal de Turismo, a Cavalgada Turística tem saída prevista para as 8h, do Marco Zero, na BR 101. O percurso inclui também a praia do Cajueiro, Farol do Calcanhar, Bar do Brisa, Tourinho, Igreja de Carnaubinha, Canhões Coloniais, Igreja Matriz, Centro de Turismo de Touros, e termina na Arena da Folia, onde acontecerão shows musicais (Trio Viajantes e Luis Bento), além de uma grande confraternização.

Para o prefeito de Touros, Ney Leite, o evento será importante, não só para divulgar o município e suas riquezas, mas, principalmente, para ajudar pessoas, através da arrecadação de alimentos. “O turismo é um setor importante para a inclusão social, precisamos sim divulgar nossos pontos turísticos e proporcionar conhecimento a população e visitantes”, destacou.

O secretário de Turismo, Habib Chalita, lembrou ainda sobre a importância da história da cidade contada nos símbolos do município. “Em cada monumento de Touros, um carro de som estará parado falando sobre a importância daquele local. Será um momento de lazer, conhecimento e ação social, já que iremos ajudar pessoas com a doação dos alimentos. O turismo se faz primeiro na comunidade para depois pensar nos turistas”, enfatizou Habib Chalita.

As inscrições já estão sendo feitas na sede da Secretaria de Turismo, localizada no Centro de Turismo de Touros, através da doação de 2 kg de alimentos não perecíveis (menos sal).

Fonte: Assessoria de Imprensa de Touros

Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó convoca permissionários de táxi para recadastramento dos veículos

Em decorrência da celebração do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte e o Município de Jardim do Seridó/RN no dia 09 de julho de 2013, o Poder Executivo Jardinense baixou um Decreto Municipal que estabelece normas para o recadastramento dos permissionários de táxi e dá outras providências.

Pelo Decreto publicado ficam convocados os permissionários de táxi do Município de Jardim do Seridó/RN a comparecerem ao recadastramento dos veículos e dos próprios permissionários, sob pena de REVOGAÇÃO da permissão pelo não comparecimento à convocação obrigatória ou não finalização do processo.

A realização do recadastramento só se dará com a apresentação da documentação completa. No ato do recadastramento serão exigidos dos permissionários de táxi os seguintes documentos: Original e cópia da Carteira Nacional de Habilitação - CNH, contendo na observação que “Exerce Atividade Remunerada”; Certidões negativas Federal, Estadual de antecedentes criminais, fornecidas por autoridade competente; Certidão Negativa de Débitos para com o Município de Jardim do Seridó/RN; Comprovante de pagamento do alvará do exercício 2013, dentre outros.

O recadastramento será realizado na Secretaria Municipal de Administração, localizada à Rua Cel. Felinto Elísio, nº 20, Centro, durante o período de 30 (trinta) dias que vai desta segunda-feira, dia 26 de agosto a 26 de setembro de 2013, no horário das 08h às 13 horas. Em nenhuma hipótese serão aceitas procurações de permissionários, sejam públicas ou particulares. No caso de falecimento do permissionário não será permitida a transferência da permissão ao herdeiro.

CAMINHÃO CARREGADO DE AÇUCAR PERDE CONTROLE E TOMBA ENTRE PARELHAS E CARNAÚBA DOS DANTAS

WP_20130826_001Motorista perde controle de caminhão e tomba segundo o proprio motorista o mesmo acha que foi a barra de direção que quebrou ele veio descontrolado sem atender os movimentos e capotou em cima da pista quando o pneu pegou no pontilhão e o caminhão desceu jogando todos nós de dentro do carro, relatou o  motorista. As Ambulancias de Carnaúba dos Dantas e Parelhas foram acionadas para atender o acidente e também a guarnição de Carnaúba dos Dantas e Parelhas já se encontram no localWP_20130826_003WP_20130826_004WP_20130826_005

sábado, 24 de agosto de 2013

Aves Silvestres foram encontradas em cativeiro no bairro do Alecrim

Fonte: Portal BO - Uma denúncia anônima levou agentes do Pelotão Ambienta da Guarda Municipal a um flagrante de cativeiro de aves silvestres, no bairro do Alecrim. A operação realizada na noite desta quinta-feira (22) encontrou dezenas de pássaros em condições degradantes dentro de uma casa na Vila Kennedy, na avenida 8.
Algumas aves, inclusive, já estavam mortas. De acordo com os agentes foram apreendidas aves de várias espécies diferentes, a maioria delas silvestre, que não podem ser criadas em cativeiro. Além dessa irregularidade, os agentes informaram que o proprietário da residência pode responder também por maus tratos de animais.
Dois cágados também foram encontrados na casa. De acordo com a denúncia que levou à operação, o local funciona como ponto de venda de aves silvestres e exóticas há 20 anos. Durante a abordagem, o proprietário da casa não foi localizado, no entanto, uma mulher estava na residência.la foi levada para a Delegacia de Plantão da Zona Sul para prestar esclarecimentos. Além de responder criminalmente, o proprietário do suposto cativeiro de aves silvestres também poderá ser condenado a pagar multas.

João Câmara comemora chegada de mais uma Unidade de Saúde

Felipe Ma..A cidade de João Câmara festejou na sexta-feira (24), a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro de São Francisco. O deputado federal Felipe Maia acompanhado do prefeito Ariosvaldo Targino, o Vavá, dos secretários municipais, vereadores e do secretário adjunto estadual de Saúde, Marcelo Bessa fez a entrega da obra para a cidade.

Em suas palavras, o deputado Felipe Maia destacou a importância do orçamento impositivo. “Atualmente, uma das maiores dificuldades para um deputado federal se constitui em destinar emendas e não contar com a certeza de que os municípios receberão os recursos para realização das obras. No entanto, através do Orçamento Impositivo os pleitos das comunidades serão atendidos, assim como fez o prefeito Vavá ao ouvir os pedidos da população do São Francisco”, disse Felipe Maia.

Ministro da Justiça irá analisar pedido do fim das multas nas BRs 427 e 226 no Seridó

SONY DSCO prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, se reuniu na noite desta sexta-feira (23) na Escola de Governo em Natal, com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para solicitar o fim das multas aplicadas pela Polícia Rodoviária Federal na BR 226, que corta o perímetro urbano do município mais precisamente nas Aveidas 13 de maio e Silvio Bezerra de Melo. A conversa também contou com a presença do prefeito de Caicó, Roberto Germano, que pediu a extinção das multas na BR 427, no centro do município. O encontro contou com a participação do Deputado Estadual Nelter Queiroz e dos deputados federais Henrique Alves e João Maia. O ministro afirmou que irá analisar o pedido para atender as reinvindicações. Representantes do comércio de Currais Novos e Caicó entregaram ao ministro um documento com o pedido de extinção das multas. Judenildo Fernandes, diretor de promoções da Câmara de Dirigentes Lojistas de Currais Novos (CDL), representou o comércio curraisnovense.

BRASIL MAIS SEGURO


Após o encontro com o Ministro da Justiça, o prefeito Vilton Cunha participou da solenidade de assinatura de acordo entre o Governo do RN e Governo Federal para a implementação do programa “Brasil Mais Seguro”, que visa reduzir a criminalidade no Estado através do fortalecimento de ações locais de redução e elucidação dos casos de homicídio, com atuação articulada entre os órgãos estaduais que compõem os órgãos de justiça, segurança e sistema prisional. Os recursos investidos pelo Governo Federal na ordem de R$ 49,2 milhões envolvem a qualificação dos procedimentos investigativos, com foco no enfrentamento aos crimes letais intencionais e a impunidade, além de impulsionar o reforço da presença ostensiva da Polícia nas cidades de Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará Mirim e Macaíba, escolhidas de acordo com o mapa da violência no Estado.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Apresentações culturais marcam o Dia do Folclore em Jardim do Seridó

DSCF6376A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó realizou na noite desta quinta-feira (22), Dia do Folclore na Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo e da Secretaria Municipal de Educação, a abertura da Manifestação Folclórica 2013. A programação será concluída nesta sexta-feira (23).

A noite de abertura contou com a apresentação de alunos das escolas municipais, integrantes do Programa Mais Educação, Clube de Idosos, Negros do Rosário e artistas da terra. Uma grande multidão participou do início do evento que aconteceu em frente à Casa de Cultura Popular, prestigiado também pelo Prefeito Padre Jocimar Dantas, secretários municipais e demais auxiliares da administração.

Câmara Empresarial do Turismo promove encontro com parlamentares

Reunião F..A Câmara Empresarial do Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio) promoveu na sexta-feira (23), reunião com as entidades promotoras do turismo no estado para tratar de melhorias no setor. O encontro ocorreu na sede da Fecomércio e reuniu o deputado federal Felipe Maia, o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB), o presidente da Federação, Marcelo Queiroz e os representantes do segmento turístico no estado.

Dentre os pleitos apresentados pela categoria na reunião podem-se destacar: os acessos para o aeroporto de São Gonçalo do Amarante; a reforma do Centro de Convenções de Natal e a elaboração do plano de marketing da área turística de Natal. Também elencada na lista, a conclusão da obra da nova estrada de Pipa que contou com emenda no valor de R$ 17 milhões destinados pelo deputado Felipe Maia.

Carnaúba dos Dantas: Convite missa de 30º Dia

salete A família de Maria Salete Dantas (Salete de Pepé) convida parentes, amigos e as comunidades em geral para participaram da missa de 30º dia que será realizada na tarde deste Sábado dia 31 de agosto de 2013 as 16;00 horas na Igreja Matriz de São José, em Carnaúba dos Dantas/RN.

Desde já os familiares agradecem à todos que comparecerem a este ato de Fé e Solidariedade Cristã.

Currais Novos - Como funciona o atendimento do SAMU? Coordenação explica as dúvidas mais frequentes

SONY DSCApós a inauguração da base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Currais Novos, a coordenação do serviço explica algumas dúvidas sobre como proceder caso a população necessite de algum atendimento. A coordenadora da base, Lígia Daiana, lembra que o SAMU em Currais Novos atende a mais sete municípios que pactuaram a implantação do serviço: São Vicente, Acari, Florânia, Tenente Laurentino, Lagoa Nova, Cerro Corá e Bodó. O SAMU 192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, de 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. A partir do dia 01 de setembro, a Unidade de Suporte Avançado (USA), que conta com o auxílio de uma UTI móvel, iniciará as atividades, mas, caso alguma ocorrência necessite desse serviço, o SAMU Metropolitano irá atender a solicitação. Entenda como funciona o atendimento do SAMU de acordo com o site oficial do serviço:

Como funciona o atendimento?


O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, que no Rio Grande do Norte tem sede em Macaíba, zona metropolitana de Natal. As Centrais de Regulação tem um papel indispensável para o resultado positivo do atendimento; sendo o socorro feito após chamada gratuita, para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações. Esse mesmo médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.

Nota de esclarecimento sobre contrato de publicidade da Prefeitura Municipal de Currais Novos

Devido à nota "Boato em Currais Novos: R$ 500 mil reais com publicidade" publicada no blog de Robson Pires, a Prefeitura Municipal de Currais Novos vem por meio desta nota esclarecer sobre o assunto: R$ 500 mil reais é o valor global da licitação, ou seja, não necessariamente será gasto pela administração este valor durante o ano em publicidade. A referida nota do blog é portanto, uma informação deturpada, uma vez que a gestão municipal preza pela economia dos gastos públicos e não seria diferente quanto à publicidade. A Prefeitura Municipal de Currais Novos entende que a liberdade de expressão como instrumento de afirmação da democracia é legítima, mas ao mesmo tempo, repudia qualquer propagação da mentira como forma de opor a população ao acesso à verdade e a justiça, e dessa forma, reitera o compromisso em trabalhar com responsabilidade e transparência para os mais de 42 mil curraisnovenses.

Encerramento do VII Seminário Internacional de Metodologias Transformadoras e IV Seminário Discente da Rede Amlat

O Seminário Internacional de Metodologias transformadoras da Rede Amlat terá no último dia de atividades  4 mesas redondas. A partir das 8h, no Auditório D do centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, CCHLA, no Campus Universitário.

O primeiro debate terá trabalhos sobre Pesquisas de recepção, Cartografia e Narrativas Midiáticas.  Encerrando a manhã, o professor do Departamento de Comunicação da UFRN Marcelo Bolshaw Gomes apresenta o trabalho “A transmidiatização da política: A convergência dos Campos e as manifestações populares de junho de 2013”.

A tarde, os artigos abordam cibercultura e educomunicação, entre outros temas. O Prof. Emérito da Universidad Central del Ecuador Alberto Pereira Valarezo expõe sua pesquisa “lenguaje y Perspectivas Educomunicativas”.

Gustavo Carvalho critica Governo por crise na segurança pública

gustavocarvalhoO que estamos vendo é um profundo distanciamento do Governo do Estado da vida real dos nossos cidadãos”. As palavras do deputado Gustavo Carvalho (PSB) estão relacionadas à crise na segurança pública que o Rio Grande do Norte atravessa. Durante o pronunciamento na manhã desta quinta-feira (22), o parlamentar destacou a situação dos delegados e servidores da Polícia Civil do Estado, que estão em greve desde o dia 6 de agosto. Segundo Gustavo, os cortes no Orçamento feito pelo Executivo, reduziu pela metade os investimentos para o setor de segurança. “A Policia Civil do RN vive o período mais crítico de sua história, agravando o ambiente de insegurança pelo qual passa a população”, declarou.

Com base nas informações da polícia, o deputado afirmou que de janeiro até ontem (21), foram registrados cerca de 900 homicídios no Estado, número que superou o total de assassinatos de 2012. “A droga está por trás de pelo menos 70% dos assassinatos praticados na capital, conforme relatos da polícia. Os jovens são as maiores vítimas dessa realidade. Os motoristas dos transportes coletivos e usuários andam com medo permanente, porque a toda hora estão sendo vitima de assaltos”, afirmou.