Pages

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Juventude do PMDB escolhe seu novo presidente

20131129_114503A Juventude do PMDB de Natal realizou nessa manhã de sexta (29), sua convenção municipal para escolher e empossar o novo presidente. O novo presidente da JPMDB Natal, Everton Santos.

Everton falou da importância da organização do partido e da juventude para ajudar o RN a se desenvolver. Já o deputado Walter Alves que participou do encontro reafirmou seu compromisso com a Juventude peemdbista.  “Percebo o engajamento dos jovens, cada vez mais comprometidos com a qualificação. A Juventude tem foco e determinação, eles através da Fundação Ulysses Guimarães estão se interessando por gestão pública, o que muito bom”, disse Walter.

Participaram da reunião a juventude do peemdbista de todos os bairros de Natal, o ministro da Previdência Garibaldi Alves, o presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Alves, os deputados estaduais Walter Alves, Hermano Morais, Gustavo Fernandes e Nelter Queiroz, além das ex-prefeitas de Mossoró, Fafá Rosado, a de Macaíba, Marília Dias.

Currais Novos sediou primeira adesão coletiva de municípios potiguares ao “Viver Sem Limite” nesta quinta-feira, 28

Discutir políticas públicas eficientes para as pessoas com deficiência é uma das principais ações do “Viver Sem Limite”, plano nacional desenvolvido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e que já conta com a pactuação de 1.150 municípios em todo o país. No Rio Grande do Norte o primeiro ato de adesão coletiva ao plano aconteceu na tarde desta quinta-feira (28), no auditório da Associação dos Municípios do Seridó Ocidental – AMSO, em Currais Novos, com a participação de 24 municípios dos 36 aptos à adesão. Stênio José Paulino Soares, apoiador institucional do “Viver Sem Limite” para a Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, apresentou um painel com as principais ações e projetos desenvolvidos pelo plano com o objetivo de promover melhorias na assistência as pessoas com deficiência. “No RN, 27% da população possui alguma deficiência, e os gestores precisam realizar ações que tragam benefícios a essas pessoas”, comentou Stênio. Após o painel, alunos do Centro de Reabilitação “Crindélia Bezerra” realizaram uma belíssima apresentação.

Feira do Parque dos Coqueiros é retirada de área arenosa

Mudança da Feira dos Parque dos CoqueirosNatal, 29 de Novembro de 2013 - A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Semsur, transferiu a Feira do Conjunto Parque dos Coqueiros para a Avenida das Seringueiras, a mudança foi executada nesta sexta-feira, 29. Antes a feira era realizada em solo arenoso, com a transferência o comércio livre será realizado em solo asfaltado e pela localização a feira passará a atender também a comunidade do bairro Vale Dourado, devido a localização.  

Em parceria com Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, Semurb, foi possível desobstruir a área pública para destinar a realização da feira livre. O terreno, que possui cerca de 6.000 m² e fica próximo à lagoa de captação pluvial do conjunto, o local estava sendo utilizado, irregularmente, por moradores como ponto de venda de bebidas, realização de serestas e para criação de gado.

Prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, é reeleito para o Conselho Estadual Polo das Dunas

POLO DAS DUNAS MUNICIPIOS ELEITOS 2013O prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo foi reeleito nesta quarta-feira, 27, às 15h, durante reunião do Polo das Dunas, ocorrida no auditório do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em Natal, para compor o Conselho Estadual da instituição formado por prefeitos de oito municípios, dos 18 que compõem o Polo das Dunas. Os prefeitos eleitos são dos municípios de Extremoz, Natal, Pedra Grande, Tibau do Sul, Arês, Canguaretama, Rio do Fogo e São Miguel do Gostoso.

Trata-se de um colegiado que forma um fórum de debates para o desenvolvimento turístico do Litoral Oriental, sendo considerado um dos mais atuantes do Brasil, porque discute ações de infraestrutura, sendo que os projetos respaldados pelo Polo das Dunas têm grande legitimidade e influem positivamente junto ao Prodetur.  

O Polo Costa das Dunas discute ações em torno de ampliação de estradas, aeroportos, Copa do Mundo, capacitação e urbanização, bem como treinamento de mão de obra especializada para o turismo. Trata-se de uma regionalização d0 turismo para o desenvolvimento do litoral.

AUDIÊNCIA PÚBLICA – IPTU, PROBLEMAS E SOLUÇÕES.

Por proposição do vereador Marcos Antônio (PSOL), a Câmara Municipal de Natal estará realizando Audiência Pública sobre “IPTU: problemas e soluções”, no dia 05 de Dezembro, quinta-feira, às 9 horas.

O objetivo é discutir o modelo de cobrança do Imposto Predial Territorial e Urbano, visando corrigir injustiças sociais e apontar soluções para outros problemas.

O imposto passou por uma recente revisão. No entanto, distorções permanecem e os cidadãos mais carentes vêm enfrentando dificuldades de arcar com a cobrança. O IPTU deve adquirir um caráter progressivo, ou seja, quem tem menos deve pagar menos.

Foram convidadas as instituições que se relacionam direta ou indiretamente com o tema, tais como Ministério Público, secretarias executivas do município, sindicatos, Ordem dos Advogados do Brasil, representes do mercado e demais lideranças da sociedade civil organizada.

Reclame RN dá dicas para compras na black friday do Brasil

A Black Friday é uma megapromoção realizada no comércio norte americano, que prevê grandes descontos, e que ocorre tradicionalmente na última sexta-feira de novembro, após o Dia de Ação de Graças.

Como todo brasileiro gosta de poupar, também aderimos aos megadescontos, que teve início primeiramente na internet, porém, hoje algumas lojas físicas também participam do evento.

Diferente do que ocorre na “sexta negra” norte americana, nas edições anteriores, realizadas no Brasil, os órgãos de defesa do consumidor registraram algumas irregularidades como a maquiagem de preços. Para evitar aborrecimentos, o diretor do Reclame RN, Araken Farias, traz dicas para realizar boas compras.

Evite as compras feitas por impulso.

- Faça uma lista do que realmente precisa. Lembre-se que a black friday não é a única oportunidade de compras com preços mais baixos, tem o saldão de fim de ano e a famosa queima de estoques no início do próximo ano. Caso os produtos a ser comprados não façam parte da lista de presentes de Natal, vale a pena esperar e se programar melhor para adquirir aquele produto tão desejado. Dessa forma, o décimo terceiro salário pode ser poupado, usado para quitar alguma dívida ou ainda, reservado  para os compromissos típicos do mês de janeiro como matrícula e material escolar, IPTU e IPVA.

Pesquise

- Antes do dia D, pesquise os preços dos produtos que deseja adquirir. Não se esqueça de tomar nota dos valores para poder ter certeza que os descontos divulgados foram realmente aplicados e, portanto, que não houve maquiagem dos mesmos.

Compre com segurança

- Verifique se a loja na qual vai ser feita a compra possui alguma reclamação nos Órgãos de Defesa do Consumidor.

- Procure no site o campo de identificação da loja (CNPJ, razão social, telefone e outros contatos além do e-mail).

- Fuja dos sites em que são aceitos como forma de pagamento, apenas, o boleto bancário e/ou depósito em conta.

- Fique atento para a política de privacidade da loja virtual. É através dela que a empresa divulga informações como os compromissos assumidos quanto ao armazenamento e manipulação dos dados recebidos.

- Mantenha atualizados os programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) do seu computador.

- Nunca realize transações online em dispositivos de uso público, como lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois estes podem estar desprotegidos contra as ameaças virtuais.

- Vale a pena guardar todos os documentos da oferta, do pedido e da confirmação da compra (anúncios, comprovante de pagamento, contrato e etc.).

Felipe Maia fala sobre situação dos municípios em programa da Câmara

Premiação RPTV 01O deputado Felipe Maia é o entrevistado do programa Palavra Aberta da TV Câmara desta sexta-feira (29). Em sua participação, o parlamentar potiguar falará sobre a situação alarmante das finanças dos municípios brasileiros em que os prefeitos lutam pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 39) para terem o aumento de 2% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A entrevista será exibida nos seguintes horários: 7h45, 12h30 e 20h.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Currais Novos celebra “Dia de Ação de Graças” com ato ecumênico e programação especial

Gratidão, um dos mais sublimes gestos que a humanidade pode e deve praticar, foi celebrada na manhã dessa quinta-feira, 28, com um grande ato ecumênico entre as praças Cristo Rei e Tomaz Salustino, marcando oficialmente a abertura do “Dia de Ação de Graças”. Alunos de escolas estaduais, municipais, privadas, e centenas de pessoas, tiveram a oportunidade de reservar parte do dia para agradecer. Na abertura da “Ação de Graças”, crianças da Escola Municipal Profª. Trindade Campelo cantaram o hino de Currais Novos, e o pavilhão nacional foi conduzido por jovens do projeto “Polícia Mirim” do PROERD. A solenidade contou com a presença do vice-prefeito João Gustavo; do juiz da comarca de Currais Novos, Marcus Vinicius; Izinho Brandão, presidente da Câmara Municipal, dos vereadores Sérgio Henrique, Zefinha Moura e Dadá, que propôs a criação do “Dia Municipal de Ação de Graças”, e dos representantes das igrejas católica (Pe. Welson Rodrigues e Ir. Ananília), evangélica (Pr. Jocélio Lima, João Batista e Vinícius), e do Núcleo Espírita Seara de Luz (Francisco de Souza). Em suas orações, os representantes das igrejas pediram que todos agradecessem pela vida e orassem sempre em gratidão à tudo. O vice-prefeito João Gustavo ressaltou a contribuição do juiz Marcus Vinícius na realização do evento, idealizado em 2011 pelo magistrado, afirmando que ele “está trazendo a justiça para junto do cidadão”. Citando Dom Helder Câmara, João lembrou que “feliz é aquele que encontra mil razões para viver”, e disse que “um coração agradecido é um coração de esperança e de paz”. Algumas autoridades foram agraciadas com o selo comemorativo à data, lançado nesta quinta pela gerência local dos Correios. Também estiveram presentes na solenidade de abertura do Dia de Ação de Graças o delegado da polícia Civil, Antônio Pinto, a promotora de justiça Hayssa Kirie, o gerente da agência local dos Correios, Valfran Ribeiro, a presidente da CDL, Marinalva Martins, o presidente do Conselho Tutelar, Judson Pereira, secretários municipais, e caravanas de estudantes de Cerro Corá e Acari.

Medicamentos do Farmácia Popular devem ser apresentados em local de fácil acesso

O Rio Grande do Norte possui várias farmácias e drogarias parceiras do Farmácia Popular, programa federal que tem como principal objetivo ampliar o acesso aos medicamentos entre os cidadãos brasileiros. O problema é que muitas pessoas não são beneficiadas com o programa por falta de informação.

Tentando minimizar esse problema, o deputado estadual Walter Alves, líder da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa, apresentou um projeto de lei que obriga a afixação da relação dos medicamentos contemplados pelo programa em um local de fácil acesso nas dependências das farmácias e drogarias.

"A publicidade é necessária para que o programa atinja de forma otimizada seus objetivos, que são da mais alta relevância, pois, busca ajudar aqueles que mais necessitam da ajuda estatal. Sem essa divulgação em locais de fácil acesso, o programa acaba não atingindo todo o contingente possível, por pura desinformação da população", explicou.

A presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF), Maria Célia Aguiar, elogiou a iniciativa do parlamentar por lembrar que a informação facilita o acesso aos medicamentos ofertados no programa federal.

"O que falta na população é informação. Então, quanto mais informação melhor. O deputado está de parabéns", destacou.

A aposentada Rita Maria Santana frequenta todos os meses a Farmácia Popular para pegar medicamentos para controlar a diabetes. Ela também acredita que o projeto será benéfico para a população.

"Eu vou todos os meses lá pegar meu medicamento. Nunca soube quais são os outros medicamentos que distribuem por lá. Acho que isso vai ajudar muita gente a saber", confessou.

O projeto de lei será lido em plenário e, em seguida, encaminhado às comissões de trabalho da Assembleia Legislativa. Após o trâmite interno, o projeto será apreciado no plenário da Casa. Com a aprovação dos deputados, a lei segue para a sanção governamental.

Prefeitura de Pau dos Ferros - Prefeitura melhora qualidade da água distribuída aos alunos da rede municipal‏

Prefeitura melhora qualidade da água distribuída aos alunos da rede municipalCom a perda da qualidade da água distribuída pela concessionária na cidade de Pau dos Ferros, a gestão municipal identificou a necessidade de melhorar a qualidade da água distribuída aos alunos da Rede Municipal de Ensino.

Para isso, realizou a aquisição de novas caixas d’água para serem instaladas em todas as unidades de ensino do município, desde as que funcionam na zona urbana e também na zona rural. Com estes equipamentos instalados, um carro pipa transporta água da cidade de Apodi e distribui em todas as escolas.

Segundo o Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, existia a necessidade de ofertar uma água de maior qualidade para os alunos, visto que em todas elas são preparadas a merenda escolar, e em algumas creches, as crianças tomam banho, além de se alimentar.

Festa em Florânia é encerrada com procissão até o Monte de Nossa Senhora das Graças

Procissão de Nossa Senhora das Graças - Florânia 1Chegou ao fim em Florânia a Festa de Nossa Senhora das Graças, onde atraiu milhares de fies. A procissão foi iniciada no fim da tarde, saindo da Matriz até o Monte de Nossa Senhora das Graças. O deputado Ezequiel Ferreira acompanhou o ato religioso ao lado do prefeito Júnior de Janúncio e do ex-prefeito de Currais Novos, Zé Lins. A ex-governadora Wilma de Faria e o vice-governador Robinson Faria também estavam na procissão.

“Florânia é uma cidade de um povo muito religioso, que sabe hospedar e receber seus visitantes. Quero aqui parabenizar o prefeito Júnior de Januncio e o padre Carlos Eduardo, que fizeram uma bonita festa de Nossa Senhora das Graças”, afirmou Ezequiel Ferreira.

Currais Novos

O deputado Ezequiel Ferreira também cumpriu agenda em Currais Novos, nesta quarta-feira (27). Ao lado do ex-prefeito Zé Lins ele conversou com peemedebistas locais, sobre o Encontro Regional do PMDB que acontecerá no próximo dia 14, em Currais Novos. O vereador Ivonaldo Trajano e os ex-vereadores Moreira, Marinaldo Francisco, Tino Bezerra, além de nomes como Marquinhos Xavier e Nilton César, também participaram da conversa.

Ezequiel e Zé Lins também estiveram na residência do prefeito Vilton Cunha, onde participaram de um almoço. A ex-governadora Wilma de Faria também esteve presente. O vice-prefeito João Gustavo, vereadores, secretários e auxiliares da gestão também participaram do almoço. 

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Vivaldo visita São Vicente e confirma compromisso em destinar emenda para compra de ambulância

VIVALDO-SAOVICENTE1Numa agenda de visitas que o deputado Vivaldo Costa (PROS) tem feito durante esta semana em diversas cidades do Seridó, à caminho de Florânia que vive o encerramento de sua festa, o Papa Jerimum deu uma rápida parada no município de São Vicente, nesta terça-feira (26). Vivaldo foi recebido na casa do presidente da Câmara, Neguinho Gabriel (PR), que reuniu vereadores, amigos, lideranças para conversar com o deputado.

Além de Neguinho o bate-papo foi acompanhado pelos vereadores Neto de Cristina (PSB), Iracema (PMDB), João de Severo (PMDB), Betinho (PSD), além de do ex-prefeito Irani Araújo (PR) e do ex-vereador João Gabriel. Na pauta da conversa estavam diversas reivindicações para o município. O superintendente do Ministério da Pesca no RN, o jovem Abraão Lincon Júnior, também participou da conversa representando seu pai Abraão Lincoln, presidente da Confederação Nacional de Pesca e Aquicultura.

4º Passeio Ciclístico da Zona Norte do Natal/RN

A Associação dos Ciclistas do RN – ACIRN, em parceria com a Ong Baobá, a Secretaria Estadual de Saúde e outras empresas, convidam os ciclistas para participar do 4° Passeio Ciclístico da Zona Norte do Natal/RN, dia 01 de dezembro, domingo, da campanha alusiva ao “Dia Mundial de Luta Contra a AIDS”, que tem como objetivo esclarecer a população sobre esta doença, meios de prevenção, além de estimular adoção de hábitos saudáveis como o uso da bicicleta para a promoção da saúde e meio de transporte.

Concentração e largada

A concentração acontece no supermercado Nordestão/Santa Cataria, na estrada da Redinha, a partir das 7h30 e a largada às 8h30.

Livro sobre câncer de mama é lançado na UFRN

A obra Amigo do Peito é a primeira lançada pelo Grupo Boaventura (CCSA/UFRN) na sexta-feira (29)

Neste mês, o Grupo de Estudos Boa Ventura, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está completando dez anos. Em comemoração, a profª. Drª Vânia Gico e de seu orientando da Pós-Graduação Joselito Santos lançarão o livro Amigo do Peito, na Cooperativa Cultural do campus da UFRN, na próxima sexta-feira (29), às 10h. 

O livro, escrito após três anos de pesquisa, trata da assistência a mulheres com câncer de mama em um Hospital-Escola, que mantém, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), um Centro de Referência no estado da Paraíba. A partir daí, o objetivo foi conhecer o perfil dessas mulheres, suas dificuldades e seu nível de satisfação com o tratamento. A obra é a primeira de uma série de livros os quais o grupo pretende publicar a partir de seus estudos e pesquisas.

Vivaldo prestigia véspera da festa de Florânia e é recebido por Dr. Claudio e pelo vereador Jonas

VIVALDO-FLORANIAA cidade de Florânia vive a festa da sua co-padroeira Nossa Senhora das Graças. O deputado Vivaldo Costa (PROS) visitou o município, ao lado de Dr. Claudio, que foi candidato a prefeito nas ultimas eleições, do vereador Jonas da Padaria, dos ex-vereadores Pedro Paulino e Pedro Lupercílio. O Papa Jerimum prestigiou a celebração que aconteceu em frente da Igreja Matriz, após a novena presidida pelo Padre Carlos, todos seguiram para o Pavialhão da Festa onde aconteceu o leilão maior.

Vivaldo foi recepcionado, antes da novena, por um grupo de amigos e correligionários do Dr. Claudio, junto com sua esposa Gerlane Holanda, e seu pai Cirineu Pinheiro. Na comitiva estava o superintendente do Ministério da Pesca no RN, o jovem Abraão Lincon Júnior, que na ocasião representou seu pai Abraão Lincoln, presidente da Confederação Nacional de Pesca e Aquicultura.

“Florânia é uma cidade muito simpática. Venho pedir que Nossa Senhora das Graças possa derramar suas bênçãos em todo povo do Seridó, ela que é a padroeira do Monte, que foi construído pelo amigo, também deputado, saudoso Padre Cortez. Aqui fui recebido por Cláudio, pelo vereador Jonas e tantos outros amigos, deles pude ouvir pleitos e inúmeras reivindicações em prol do povo”, destacou Vivaldo.

Febre Aftosa: Prefeitura de São Bento do Trairí deu início a segunda etapa da campanha de vacinação

8A Prefeitura Municipal de São Bento do Trairí, através da secretaria Municipal de Agricultura iniciou no último domingo, dia 24, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa. Todos os rebanhos do município serão imunizados. Foram adquiridas 1.300 doses da vacina.

No primeiro dia, foram vacinados os animais dos Sítios São Bento de Baixo e Arueiras.  Na segunda-feira (25) receberam a vacina os rebanhos localizados nos Sítios São Bento de Cima, Capoeiras, Camelo e Macacos. Na terça-feira (26), foram vacinados os gados fixados nos Sítios Baixa Verde de Baixo, Baixa Verde do Meio e Baixa Verde de Cima, Assentamento Novo Horizonte e Mergulhão. Nesta quarta-feira (27), os técnicos da Secretaria de Agricultura estão vacinando os gados dos Sítios Riacho das Varas, Cupiras, Mundo Novo e Cachoeira. Amanhã (28) serão vacinados os animais dos sítios Riacho Fundo e Volta. Também nesta sexta-feira, parte do gado do Sítio Arueira que não recebeu a vacina no primeiro dia, serão atendidos.

A Febre Aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente os bovinos de leite e de corte e os suínos.

Com Governadora, PM celebra 179 anos e entrega medalhas a militares e civis

179 anos da PM e entrega de medalha Sd. Luiz Gonzaga_Demis Roussos (19)A Governadora Rosalba Ciarlini participou na manhã desta quarta-feira (27) da cerimônia em comemoração aos 179 anos da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. A solenidade também marcou os 50 anos do Hospital Central Coronel Pedro Germano, gerido pela PM. O evento aconteceu no auditório Morton Mariz, no Centro de Convenções de Natal, e contou com a presença de militares, autoridades civis e colaboradores da segurança pública do RN.

A cerimônia foi aberta pela banda da Polícia Militar ao som da Valsa Royal Cinema, uma homenagem aos 100 anos da composição do potiguar Tonheca Dantas, militar e ex-maestro da banda da PM. Os músicos ainda preparam outros dois números: um medley de Frank Sinatra e Asa Branca, composição de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

SUSPEITOS DE FURTAR E ESQUARTEJAR VACA SÃO DETIDOS PELA POLÍCIA MILITAR EM CARNAÚBA DOS DANTAS

Rodrigo Dantas da Silva contou à Polícia que tinham saído para caçar, mas como não pegaram nada resolveram matar uma vaca que encontraram pelo caminho.

Esquartejaram a mesma e dividiram a carne para os três indivíduos tendo deixado no local apenas a cabeça e os mocotós.

No ultimo fim de semana os mesmos fizeram um churrasco entre amigos consumindo a carne da vaca que haviam abatido.

O proprietário do animal, conhecido por "Gilmar de Molotengo" disse na Delegacia de Carnaúba dos Dantas que a vaca era de estimação, tinha 14 anos e que estava prenha de 4 meses.

Informações apuradas dão conta que os mesmos já fizeram furtos de outros animais em Carnaúba dos Dantas, na comunidade Rajada e nos sítios que fazem divisa com o município de Acari.

Os três suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Acari para serem ouvidos e tomadas as providências cabíveis.Por JCN

Deputados levam pleito de Carnaúba dos Dantas ao Banco do Brasil para melhorar agência

41Para pedir melhorias para a agência do Banco do Brasil do município de Carnaúba dos Dantas, o deputado federal Felipe Maia (DEM) e o deputado estadual Getúlio Rego (DEM) estiveram na sede do Banco com o vice-presidente de governo, Benito Gama, nesta quarta-feira (27). Segundo Felipe Maia, por ser um grande polo ceramista, a movimentação financeira da agência é elevada, mas os serviços oferecidos são limitados, prejudicando empresários e produtores da região que não têm acesso a empréstimos, por exemplo.

Deputado Gustavo Carvalho cobra ao Governo do Estado instalação de Companhia Independente da Polícia Militar para Apodi

Preocupado com a segurança da população de Apodi e cidades circunvizinhas como Felipe Guerra, Itaú, Rodolfo Fernandes e Severiano Melo. O vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Gustavo Carvalho (PROS), esta cobrando do Governo do Estado via Secretaria Estadual da Segurança e Defesa Social, a instalação de uma Companhia Independente da Polícia Militar em Apodi.

De acordo com o deputado Gustavo Carvalho, atualmente em Apodi, existe uma Companhia da Policia Militar, mas o necessário é a instalação de uma Companhia Independente da Polícia Militar que conta com uma estrutura bem maior de policiais, armamento e viaturas, capaz de atender as necessidades de toda região da Comarca de Apodi, formada por cinco municípios.

As cinco cidades pertencentes à área de atuação da 2ª Companhia de Policia Militar, não têm registrado altos índices de homicídios, assaltos, arrombamentos, mas a grande preocupação são os arrombamentos e assaltos a instituições financeiras que vem sendo realizado por grupos bem armados e muitas vezes superior ao numero de policiais de plantão, gerando assim grandes dificuldades no setor da segurança da região.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Governo do Estado conquista adutora de engate rápido de Pau dos Ferros

A Governadora Rosalba Ciarlini recebeu, na tarde desta terça-feira (26), uma ligação do ministro da Integração Francisco Teixeira informando que o empenho para a construção da adutora de engate rápido de Pau dos Ferros está garantido. A obra, que pode ser construída em 60 dias e terá 43 quilômetros de extensão, tem um custo estimado em R$ 13,5 milhões.

Como esta será uma obra emergencial, os recursos serão liberados pelo Ministério da Integração através da Defesa Civil Nacional para uma conta específica da Defesa Civil Estadual, que é vinculada à Secretaria De Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc). Por este motivo, será assinado um termo de cooperação entre a Sejuc e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Humanos (Semarh) para que esta contrate a obra.

Novembro Azul: Dr. Antônio Petronilo ministra palestra sobre o câncer de próstata

530491_422905557831491_2105043617_nA Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através das Secretarias de Saúde e Assistência Social, como parte das ações propostas para o Novembro Azul, realizou na noite desta segunda-feira (25), uma importante palestra sobre a prevenção e o combate ao câncer de próstata no prédio onde funciona o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), antigo PETI. O palestrante foi médico Dr. Antônio Petronilo Dantas.

Também marcaram presença no evento a secretária de Saúde, Drª Talita Moura; Secretário da Assistência, Francisco Carlos; coordenador do CREAS, Gilvan Cabral, vereadores: Francisco José (PMDB) e José Justino (PDT), além de enfermeiros, técnicos de enfermagens, agentes comunitários de saúde e a população jardinense, formada em maioria absoluta por homens, mas ainda teve a participação feminina. Ao ver a grande quantidade de pessoas o palestrante disse: “Os homens de Jardim deram uma demonstração que querem se cuidar”.

Mercado potiguar de cosméticos tem nova linha de produtos infantis

Linha-Infantil-Victor-UchôaO mercado de cosméticos ganhou uma nova linha de produtos dedicada ao público infantil. Assinada pelo piloto de kart Victor Uchôa, a Linha Infantil Victor Uchôa é composta por xampu, condicionador, creme de pentear e colônia, tendo os personagens Victinho e Victória como marca registrada.

Elaborados a partir de conceitos inovadores, os produtos foram formulados para garantir alta absorção, toque agradável e textura leve, tratando os cabelos das crianças. Entre os principais ativos que compõem a fórmula da linhao estão manteiga de karité, extrato de camomila e aloe e vera.

A Linha Infantil Victor Uchôa está à venda na Casa Norte e em lojas do ramo de cosméticos do Rio Grande do Norte.

Governo do RN pede apoio do Ministério da Saúde para ampliação do curso de medicina da UERN

Governadora-Rosalba-Ciarlini-UERNA Governadora Rosalba Ciarlini esteve reunida no Ministério da Saúde na tarde dessa terça-feira (26), acompanhada do reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pedro Fernandes, e da deputada federal Fátima Bezerra, onde foram recebidos por Mozart Sales, secretário de Gestão de Trabalho e de Educação na Saúde, do Ministério da Saúde.

Na reunião, o reitor comunicou a ampliação do curso de Medicina da UERN,  aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) e lembrou que a instituição é a única a oferecer o curso no interior do estado. “O Colegiado aprovou o aumento de 26 para 60 vagas a partir do Processo Seletivo Vocacionado 2014, com a semestralidade,  e já estamos com mais de 1.500 inscritos”, explicou o reitor, acrescentando que o prazo de inscrições ao vestibular vai até o dia 6 de dezembro.

Agripino comenta laudo médico que nega prisão domiciliar a Genoíno

Jose AgripinoO líder do Democratas no Senado, José Agripino, disse que o laudo médico que negou necessidade de prisão domiciliar ao condenado pelo mensalão José Genoíno deve ser respeitado e acatado segundo o que a lei manda. De acordo com o parlamentar, o cumprimento das normas deve valer para todas as pessoas de forma igual. “Se está comprovado pelo laudo médico que ele tem condições de ter uma vida normal, que se cumpra a lei. Não há o que se discutir. A lei deve ser cumprida para todos de forma igual”, afirmou o parlamentar potiguar.

Laudo médico assinado por cardiologistas da Universidade de Brasília (UnB) e entregue nesta terça-feira (26) ao Supremo Tribunal Federal (STF) afirma que a cardiopatia do ex-presidente do PT “não se caracteriza como grave” e que não há necessidade de tratamento domiciliar permanente. José Genoíno, que tem problemas cardíacos, foi preso no último dia 15 e levado para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, para cumprir pena em regime semiaberto.

Na semana passada, ele passou mal na prisão e foi transferido para um hospital, do qual teve alta no sábado (23). O presidente do STF, Joaquim Barbosa,  concedeu prisão domiciliar temporária até que saísse o resultado da avaliação da junta médica da UnB, nomeada por ordem do próprio ministro. É com base nessa avaliação que Barbosa vai decidir se autorizará o cumprimento da pena em prisão domiciliar. 

Jardim do Seridó está habilitado para receber cubanos do Programa Mais Médicos

Mais Médicos IIO município de Jardim do Seridó habilitou-se nesta segunda-feira (25), para receber dois profissionais vindos de Cuba - país insular do Caribe -, através do Programa Mais Médicos do Governo Federal. Eles irão atuar na rede básica de saúde. “A vinda desses médicos irá fortalecer a Estratégia Saúde da Família (ESF) e reforçar o atendimento à população”, declarou a secretária municipal de Saúde, Drª Talita Moura.

Porém, nesta segunda etapa do 2º Ciclo do Programa de Cooperação Internacional foi confirmado que Jardim do Seridó foi contemplado com apenas um médico cubano e o outro ficará no saldo de vagas do Ministério da Saúde. O médico receberá uma bolsa-formação, paga pelo Governo Federal, no valor de R$ 10 mil reais por mês e o município ficará responsável pela moradia e alimentação desse médico.

Vivaldo Costa tem agenda intensificada esta semana e visita várias cidades do Seridó

Esta semana a agenda do deputado Vivaldo Costa (PROS) será bastante movimentada. O deputado iniciou seus compromissos na capital participando de reuniões com assessores. Na terça-feira (26) a convite do psicólogo e amigo Dr. Claudio e do vereador Jonas da Padaria, Vivaldo prestigia a véspera da festa de Nossa Senhora das Graças Florânia. Antes terá será recebido pelo presidente da Câmara de São Vicente, Neguinho Gabriel e vereadores.

A caminhada pelas estradas do Seridó continua em São Fernando. Na quarta-feira (27) o Papa Jerimum participa da novena de Nossa Senhora do Patrocínio e logo após segue para a Câmara Municipal onde por indicação do vereador Reginaldo, receberá o título de cidadão são fernandense.

Na quinta-feira (28) Vivaldo volta para Natal, onde estará participando da entrega de Medalhas do Mérito Legislativo, Social e Cultural. O deputado homenageará o ex-presidente do Tribunal Regional Federal, Dr. Ridalvo Costa.

Já na sexta (29) o Papa Jerimum volta à Caicó onde será palestrante do V Encontro de Norteriograndense de Genealogia. No sábado (30) fará atendimento ambulatorial no Hospital do Seridó.

No domingo (1º) o deputado Vivaldo segue para o Trairí onde prestigiará o encerramento da festa de Campo Redondo, junto com o prefeito Alessandrú, autoridades, vereadores e a comunidade em geral.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Acidente grave foi registrado nesta manhã próximo de Currais Novos

Na BR 226, há 17 km de Currais Novos, dois carros se chocaram de forma violenta, por volta das 08h30min, desta segunda-feira (25).

A  Policia Rodoviária Federal esteve no local fazendo o procedimento, e o SAMU conduziu as vítimas para o Hospital de Currais Novos.

Deram entrada na urgência do Hospital Regional de Currais Novos  Josdon Toscano Santos de Azevedo, 50, residente na Avenida Capitão Mor Gouveia, 17,  Josafá Dantas de Azevedo, 78, e Maria de Lurdes Toscano de Azevedo, 75, que são da mesma família e provavelmente estavam no Renault Tucson, de placas NNO 0038, de Natal, que colidiu frontalmente com o Renault Sandero, de placas NOA 5825, de Currais Novos.

Segundo um competente atendente da unidade de saúde, não deu entrada mais nenhuma pessoa, o que pode significar que o condutor do outro veículo tenha se evadido do local ou ter sido jogado para uma distancia considerável.

J Dantas

CRAS de São Bento do Trairí encerra atividade anual

1A Prefeitura de São Bento do Tairí, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) realizaram na última quinta-feira (21), o encerramento do grupo psicopedagógico com crianças e adolescente de 6 a 15 anos do Grupo de Capoeira Sonho e Liberdade.

A confraternização foi realizada na pizzaria Recanto do Trairí. O dia das crianças foi repleto de atividades, com banho de piscina e distribuição de lanche.

As crianças fizeram uma apresentação de capoeira para os pais e a população presente.

As atividades de encerramento finalizaram com um almoço, servido na sede do Cras. 

Felipe Maia critica falha no abastecimento de milho no estado

Felipe MaiaMunicípios do Rio Grande do Norte estão sem abastecimento de milho há dias. De acordo com o deputado Felipe Maia (DEM), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) explicou que houve atraso na publicação de uma portaria interministerial, prejudicando o envio e a distribuição do produto no estado. Em discurso no plenário da Câmara, nesta segunda-feira (25), o parlamentar destacou o prejuízo do pequeno produtor que, em meio a maior seca dos últimos anos, não tem como alimentar o gado. “Criadores da região já perderam parte de seus rebanhos pela falta do milho. A desorganização do governo federal vai custar caro ao povo do RN”, lamentou.

Em contato com a Conab, segundo o deputado, a instituição explicou que o recurso para compra é autorizado e liberado pelos Ministérios do Planejamento, da Casa Civil e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e que a distribuição do milho no RN deve ser regularizada somente em cerca de quinze dias. “O gado não pode passar mais 15 dias sem se alimentar, sem ter a sua ração. Esse tipo de atraso, por falha na gestão do governo, não pode acontecer em prejuízo do ganha-pão da população do Nordeste. É preciso planejar e executar. O povo precisa de infraestrutura e o gado precisa de milho”, disse Felipe Maia.

CERES realiza Segunda Mostra de Profissões em Caicó e Currais Novos

Folder dentro A4 - internet (1)Os Centros de Ensino Superior do Seridó de Caicó e Currais Novos (CERES), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizam a 2ª Mostra de Profissões entre os dias 4 e 5 de dezembro. O evento acontece em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).
Com o objetivo de aproximar os jovens aos cursos de graduação e as profissões do mercado de trabalho, esclarecendo sobre os cursos e despertando a curiosidade em relação ao processo de escolha profissional, a mostra acontece no dia 4 em Caicó e no dia 5 em Currais Novos.
A palestra de abertura acontece às 8h30, no Auditório do CERES Caicó e será ministrada pela psicóloga Daniele Souza Paulino, que aborda o tema “Será que estou escolhendo certo? Os desafios e as possibilidades da escolha profissional”. Em seguida haverá palestras sobre cursos fornecidos pela UFRN.
Em Currais Novos a abertura acontece no dia 5, às 13h30, com a apresentação do Coro Vozes do Seridó, no Campus do IFRN.

Secretaria de Educação conclui Curso de Formação de Gestores em Jardim do Seridó

Foi concluído na última quinta-feira (21), na Escola Municipal Professora Calpúrnia Caldas de Amorim, o Curso de Formação de Gestores realizado pela Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal de Educação, destinado aos professores da Rede Municipal de Ensino que pretendem assumir a gestão escolar das escolas públicas municipais, por meio das eleições diretas ou indicação por parte do Poder Público.

Com a finalidade de dar um suporte necessário aos profissionais que atuam na área da Educação do município, o Curso de Formação de Gestores, teve uma carga horária total de 40 horas e foi ministrado pelos formadores: Amadeu Santana e Ângela Silva, com o objetivo de capacitar os profissionais do magistério de Jardim do Seridó. A aula inaugural aconteceu no dia 30 de outubro.

Todos os participantes tiveram frequência igual ou superior a 75%. Os conteúdos foram os seguintes: Projeto Político Pedagógico, Recursos Humanos, Financiamento da Educação Básica, Conselhos Escolares e Ética como princípio na resolução dos problemas. “O gestor é um dos principais protagonistas no cenário da escola para que esta se torne o verdadeiro espaço da cidadania”, afirmou a secretária de Educação, professora Marecilda Bezerra.

Vereadores aprovam transferência de academia ao ar livre

REUNIDOS NA TARDE DE ONTEM (22), OS VEREADORES DE CARNAÚBA DOS DANTAS: HEMERSON FELINTO - PRESIDENTE (PSD), GILSON DANTAS - VICE (PMDB), MARLI DE MEDEIRÃO - 1ª SECETÁRIA (PSB), JULIANA DE SOUZA - 2ª SECETÁRIA (PSB), PEPETO (PSD), MARFRAN (PSD), JOSIENE DE FABINHO (PSD) E DUÉ AZEVEDO (PROS), APROVARAM VÁRIOS PROJETOS DE INTERESSE DA POPULAÇÃO CARNAUBENSE, A SABER:
INDICAÇÃO Nº 126/2013 - DE AUTORIA DA EDIL MARIA JOSIENE DE MACEDO DANTAS PEREIRA, SOLICITANDO DO EXMº SR. PREFEITO MUNICIPAL DR. SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA, QUE SEJA FEITA A TRANSFERÊNCIA DA ACADEMIA AO AR LIVRE LOCALIZADA NO PÓRTICO DA ENTRADA DA CIDADE PARA O CALÇADÃO DA RUA JUVENAL LAMARTINE (POR TRÁS DA ESCOLA ESTADUAL JOÃO HENRIQUE DANTAS).
INDICAÇÃO Nº 127/2013 - DE AUTORIA DA EDIL MARIA JOSIENE DE MACEDO DANTAS PEREIRA, SOLICITANDO DO EXMº SR PREFEITO MUNICIPAL DR. SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA, QUE SEJA FEITA A CONSTRUÇÃO DE PARAPEITO E CORRIMÃO AO LONGO DO CALÇADÃO DA RUA JUVENAL LAMARTINE (QUE TEM INÍCIO POR TRÁS DA ESCOLA ESTADUAL JOÃO HENRIQUE DANTAS ATÉ O ALTO DO VAQUEIRO).
INDICAÇÃO Nº 128/2013 - DE AUTORIA DO EDIL GILSON DANTAS DE OLIVEIRA, SOLICITANDO DO EXMº SR PREFEITO MUNICIPAL DR. SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA, QUE SEJA DISPONIBILIZADO UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA,  PROFISSIONAL RESPONSÁVEL POR SUPERVISIONAR OS USOS DOS APARELHOS DA ACADEMIA A SER IMPLANTADA NO PÓRTICO DE ENTRADA DA CIDADE.
INDICAÇÃO Nº 129/2013 - DE AUTORIA DO EDIL GILSON DANTAS OLIVEIRA, SOLICITANDO DO EXMº SR PREFEITO MUNICIPAL DR. SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA, QUE SEJA FEITO ANALISE/MONITORAMENTO DA VIGILÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO NAS ESCOLAS, HOSPITAIS, E DEMAIS REPARTIÇÕES PÚBLICAS E CHAFARIZ DE ÁGUA.
INDICAÇÃO Nº 130/2013 - DE AUTORIA DO EDIL GILSON DANTAS OLIVEIRA, SOLICITANDO DO EXMº SR PREFEITO MUNICIPAL DR. SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA, QUE SEJA FEITA RECUPERAÇÃO DA BARRAGEM NO SÍTIO MARIMBONDO EM PROPRIEDADE DOS SENHORES GEDSON ESTEVAM DE AZEVEDO, FRANCISCO CELIDÔNIO DANTAS, JURACIR JOSÉ DE ARAÚJO, ANTÔNIO JOSÉ DA SILVA, JOÃO LEÔNCIO DA SILVA JÚNIOR, PLÍNIO ROBERTO BARBOSA DANTAS E OUTROS.
MOÇÃO Nº 076/2013, DE AUTORIA DO EDIL JOSE DE AZEVEDO DANTAS, QUE MANIFESTA VOTOS DE CONGRATULAÇÃO, LOUVOR E APLAUSO A RÁDIO 93 FM, PELA PASSAGEM DO 4º ANIVERSÁRIO COM A REALIZAÇÃO DE UMA BELÍSSIMA FESTA POPULAR OCORRIDA NO DIA 20 DE OUTUBRO DE 2013.
MOÇÃO Nº 077/2013, DE AUTORIA DAS EDIS JULIANA DE SOUZA MEDEIROS E MARLI DE MEDEIROS DANTAS QUE MANIFESTA VOTOS DE CONGRATULAÇÃO, LOUVOR E APLAUSO AOS COMPONENTES DA BANDA CAVALEIROS DE CRISTO PELO HONROSO 2º LUGAR NO CONCURSO: MELHORES DO ANO DA MÚSICA CATÓLICA POTIGUAR, REALIZADO NA CIDADE DE NATAL/RN.
PROJETO DE DECRETO Nº 030/2013 DE AUTORIA DO VEREADOR JOSE DE AZEVEDO DANTAS, QUE CONCEDE O TÍTULO DE CIDADÃ CARNAUBENSE A GOVERNADORA ROSALBA CIARLINI.
PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 031/2013, QUE TRATA DO RELATÓRIO DAS CONTAS ANUAIS DO PODER EXECUTIVO REFERENTE AO EXERCÍCIO FINANCEIRO DO ANO DE 2008.

POR TOTA DE ARISTÓTELES  FOTO: DIEGO ANTONIEL

domingo, 24 de novembro de 2013

G T O prendeu homem com arma de fogo e munição em Santa Cruz/RN

Neste Sábado (23/11) por volta das 13h00, foi preso pelo GTO e autuado em flagrante delito o Sr. Edson Gutermam Barbosa dos Santos, Vulgo Sonso, 24 anos, natural de Santa Cruz-RN.

O mesmo efetuou disparos de arma de fogo, e arrombou o comércio do Senhor João Batista Liberato dos Santos, espancando o comerciante e sua esposa Maria Vindoura da Silva, que dormiam no comércio, localizado vizinho a casa do acusado na Vila de Wilson no Bairro do Paraíso. 

Foram apreendidos na residência do acusado 01 revolver Cal. 38 com 06 munições, sendo 03 munições intactas e 03 munições deflagradas, uma bolsa contendo 01 cartela com 09 munições intactas, 07 cápsula e 03 projeteis, além de uma arma branca tipo punhal e os produtos do roubo: 01 litro de Pitú e 01 refrigerante Dore Laranja de dois litros. O acusado se encontra recolhido no CDP/9ª DRP- Santa Cruz-RN a disposição da Justiça.

Fonte: PM Santa Cruz

Vivaldo participa do tradicional almoço da Casa do Estudante de Caicó que comemora aniversário

O deputado Vivaldo Costa prestigiou na tarde deste sábado (23) o tradicional almoço promovido anualmente pela casa do estudante de Caicó. O espaço comemorou 53 anos com uma vasta programação. Vivaldo foi recebido pelos responsáveis da instituição e saudado pelos presentes.

O Papa Jerimum, quando governou o Rio Grande do Norte, reformou e ampliou todas as casas de estudantes do estado. Em seu mandato como deputado, Vivaldo apresentou requerimento ao governo pedindo melhoramento nas instalações físicas da casa caicoense. “Nunca me esqueci dos estudantes, mesmo porque já estudei e morei na casa do estudante. Todos os anos venho participar da programação que a Casa de Caicó prepara”.

sábado, 23 de novembro de 2013

Reunião da executiva do PT

Na tarde da última sexta-feira (22), a Comissão Executiva Estadual esteve reunida em caráter extraordinário, onde foram aprovadas uma resolução sobre a atual conjunta política do Partido dos Trabalhadores e onde foram julgados os recursos das chapas “Ousar Lutar, Ousar Vencer” e “Novo Tempo”, referentes ao PED 2013.Depois de avaliados todos os recursos o resultado do PED 2013 no PT/RN ficou da seguinte forma: O atual presidente Eraldo Paiva foi reeleito com 1885 votos válidos (51%). O candidato Olavo Ataíde recebeu 1813 votos válidos (49%). A chapa vitoriosa para o Diretório Estatual foi a “Ousar lutar, ousar vencer” com 1722 votos (52%), já a chapa “Novo tempo” obteve 1845 votos (48).Confira o resultado final do #PED2013 na tabela anexa.

Filme produzido por moradores abre I Mostra de Cinema de São Miguel do Gostoso

Com apoio de R$ 220 mil provenientes da Lei Câmara Cascudo, por meio do Governo do Estado, São Miguel do Gostoso recebeu na noite desta sexta-feira (22) a I Mostra de Cinema de Gostoso, na praia do Maceió. O filme "O Contador de Causos", composto apenas por moradores da cidade que participaram do curso de formação de vídeo, abriu o primeiro dia de exibições.  A I Mostra é organizada pelos jornalistas Eugênio Puppo e Emanuel Néri.

O evento, com encerramento no dia 26 de novembro, reúne na cidade, além dos filmes para adultos e crianças, curtas metragens, peças teatrais, palestras e apresentação de Boi de Reis. Participaram da abertura da Mostra a Governadora Rosalba Ciarlini, a secretária Extraordinária para Assuntos da Cultura, Isaura Rosado, e um grupo formado por 10 jornalistas do RN.

Walter Alves visita I Mostra de Cinema de São Miguel do Gostoso

Deputado Walter e o presidente da associaçào dos pescadores AldenorEm visita ao município de São Miguel do Gostoso na noite desta sexta-feira (22), o peemedebista Walter Alves participou do lançamento do livro do jornalista e escritor Emanuel Neri, Cabeças de Vento, que conta a história da família do escritor. No lançamento, o deputado encontrou com dona Isabel Neri, mãe do escritor e personalidade representativa do município.

Após o lançamento do livro, Walter seguiu para a residência de Eurico Alecrim, sendo recepcionado pela Prefeita Fafá, presidente da Câmara Municipal Francisca Pinheiro e lideranças como Aldenor, presidente da associação dos pescadores do município.

Após, o deputado participou da abertura da Mostra feita por Eugênio Pupo e a entrega de certificados para os alunos do curso de Formação Técnica e Audiovisual. Na oportunidade Walter foi apresentado o primeiro curta da Mostra e em seguida o primeiro filme.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Prefeito Dr. Sérgio Eduardo participou da Solenidade de entrega dos Certificados de Cursos do PRONATEC

Texto e fotos: Carlinhos de Cabano

A entrega de diplomas aconteceu no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e contou com a participação do Prefeito Dr. Sérgio Eduardo (PSB), Vice-prefeita Nana Medeiros (PSD), os edis Marli de Medeirão (PSB) e Gilson Dantas (PMDB). Na ocasião foram entregues os diplomas dos cursos de PADEIRO, CONFEITEIRO, FABRICAÇÃO DE SALGADOS E RETROESCAVADEIRA.

Dr. Sérgio ainda destacou que: "O Povo Seridoense é, por natureza empreendedor e o povo de Carnaúba dos Dantas não é diferente. Observe o evento que está acontecendo no Instituto (Jogos Escolares Carnaubenses), quadra lotada, essa é uma característica do nosso povo, disse aos presentes."

De acordo com Jucilene Barbosa, Secretária de Assistência Social, o município está pleiteando para 2014 50 cursos e aproximadamente 2000 vagas. 

Mais fotos AQUI.


OBS: O evento solene aconteceu no CRAS Maria Lourdes Dantas

Postado por ARISTÓTELES FILHO às sexta-feira, novembro 22, 2013 Nenhum com

Aprovado projeto de implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família em São Bento do Trairí

São Bento do Trairi vai ampliar a oferta de atendimento na área da Saúde, com a chegada de quatro novos profissionais à atenção primária do município. A deliberação da aprovação do projeto de implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), foi definido na última terça-feira (19), pela Comissão Intergestora Bipartite – CIB da Secretaria de Estado da Saúde (Sesap).
O NASF vai trazer para o município os seguintes profissionais: Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Educador Físico e Nutricionista, melhorando a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações em saúde.

Currais Novos se habilita para receber 6 médicos do programa federal “Mais Médicos”

info_mais_medicosO município de Currais Novos conseguiu se habilitar nesta sexta-feira (22) no programa do Governo Federal “Mais Médicos”, e deverá receber 6 profissionais que irão atuar na rede básica de saúde do município. O supervisor do programa no Rio Grande do Norte, Dr. Petrônio Spinelle, estará em Currais Novos na próxima semana para se reunir com a equipe técnica da secretaria municipal de saúde e irá repassar algumas informações importantes sobre os investimentos e as melhorias na atenção básica municipal. De acordo com a secretária Tércia Leda, a vinda dos seis médicos irá fortalecer a assistência básica de saúde no município, e irá proporcionar uma ampla cobertura do PSF (Programa Saúde da Família) na cidade. “Desde o início do ano a gestão municipal tem se empenhado no fortalecimento da saúde municipal, e a chegada destes profissionais contribuirá com a melhor cobertura de atendimento à população”, disse Tércia.

SOBRE O PROGRAMA

Lançado em 8 de julho pelo Governo Federal, o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país. O Mais Médicos chegará ao fim de 2013 com mais de 6,6 mil médicos. Atualmente, são 3.663 médicos atuando em 1.099 municípios e 19 DSEI, atendendo a 12,6 milhões de brasileiros. A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.

Caixa Econômica Federal inaugura agência de Extremoz dia 29 de novembro

A Caixa Econômica Federal irá inaugurar agência, em prédio próprio, em Extremoz no dia 29, às 16h. A agência está localizada na Avenida Jacinto Góis, S/N, Centro. O banco já vem funcionando desde o dia 09 de setembro utilizando um inédito equipamento: o ‘Caminhão/Caixa’, que foi instalado defronte ao endereço escolhido.

De acordo com o gerente regional da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Norte, Carlos Araújo, a CEF irá oferecer todos os serviços e produtos da instituição, entre eles caixas eletrônicos, abertura de contas, saques, investimentos variados, financiamentos e poupança, entre outros. “Com essa agência chegaremos a 41 agências em todo o RN”, ressaltou Carlos Araújo.

Paróquia de Neópolis realizará micareta católica

Logo MaranatháNatal, 22 de novembro de 2013 - Com lema "Deixa Cristo Te Levar", a paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, localizada no bairro de Neópolis, realizará no próximo dia 15 de dezembro, o terceiro Maranathá. O evento é uma micareta católica, animada por trio elétrico, que percorrerá às ruas do bairro, e por bandas, que tem o intuito de envolver a família e, através do louvor, emitir um grito de alerta contra as drogas e a violência. As vendas já iniciaram.

Os vale-camisas estão a disponíveis durante a semana na secretaria da paróquia, e nos finais de semana, nos horários das missas, ao custo de R$ 20(vinte reais).  As atrações deste ano serão as Bandas Ministério Som Deus e Ministério Autorizado a Prosperar, que farão a festa no palco. Já a animação em cima do trio ficará por conta de Padre Nunes e a Banda Grão de Mostarda.

Procura por ensino bilíngue cresce 20% em Natal

Preocupados com o futuro dos seus filhos, muitos pais estão buscando diferenciais na hora de realizar a matrícula para o ano de 2014. Neste cenário, o ensino bilíngue aparece como uma das melhores opções para os estudantes natalenses. Na escola Lápis de Cor, que oferece essa modalidade de matrícula, a procura para o próximo ano cresceu 20% em relação a 2013.

De acordo com diretor da escola, Arthur Gaspar, as expectativas são excelentes para o próximo ano. “Ainda estamos no mês de novembro, mas a procura está excelente. De acordo com o nosso levantamento, teremos um crescimento de 20% em relação a 2013. Como algumas pessoas acabam deixando para o mês de dezembro, quando estão de férias, esse número pode ser ainda maior”, destaca.

A explicação para a procura está na busca por um diferencial na educação dos pequenos. “O ideal é começar a estudar um segundo idioma cada vez mais cedo. A facilidade de aprendizado impressiona, principalmente quando a gente observa crianças conversando em inglês nos corredores da escola. Sem dúvida é um grande diferencial para o futuro delas”, complementa Gaspar.

Reis Magos é opção de alimentação no último jogo da temporada no Frasqueirão

O estádio Maria Lamas Farache, o Frasqueirão, deve receber um dos maiores públicos do ano neste sábado, por ocasião do jogo entre ABC x Avaí, às 16h20. Para a partida, que será a última oficial do ano na praça esportiva, a Famiglia Reis Magos estará com a sua estrutura aberta dentro do Módulo 1, em frente ao portão B.

Tradição entre os torcedores alvinegros, a famosa pizza da Reis Magos é sempre a melhor opção para aqueles que buscam energia para empurrar o time em campo. A partida pode garantir a permanência do ABC na Série B do Campeonato Brasileiro. 

PMN lança Antônio Jácome como pré-candidato a deputado federal e espera união dos chamados “partidos pequenos” em 2014

ENCONTROPMN2_JOAONETOO Encontro Estadual do PMN (Partido da Mobilização Nacional), ocorrido na manhã desta quinta-feira, 21, na Assembleia Legislativa, em Natal, deliberou pela pré-candidatura do deputado estadual Antônio Jácome a deputado federal e também decidiu que a legenda está aberta para receber nomes de interessados em disputar vaga na Assembleia Legislativa.

Representantes de diversos municípios potiguares prestigiaram o evento, que também contou com participações do senador Paulo Davim (PV); vereadores Jacó Jácome (PMN) e Maurício Gurgel (PHS); presidente do PSDC no RN, advogado Joanilson de Paula Rêgo; ex-deputado estadual  Leonardo Arruda, representando a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB); ex-vereador Osório Jácome (PSC) e ex-presidente da Câmara Municipal de Natal, Edivan Martins (PV).

O tom dos discursos gerou em torno da necessidade da união dos chamados pequenos partidos, em busca da conquista de espaços com a eleição do maior número possível dos seus candidatos.

Governadora participa de procissão e missa de encerramento da Festa da Padroeira de Natal

A Governadora Rosalba Ciarlini participou, nesta quinta-feira (21), da procissão da Festa de Nossa Senhora da Apresentação, na qual a imagem da padroeira de Natal foi conduzida em trajeto realizado entre a antiga e a nova Catedral, onde aconteceu a celebração da missa solene, marcando o encerramento dos festejos. A programação também comemorou os 25 anos da dedicação da Catedral Metropolitana e marcou o encerramento do Ano da Fé.

A procissão partiu da antiga Catedral e durante a primeira parada, realizada em frente à Pinacoteca do Estado, foi feita uma homenagem com a execução do hino da Padroeira de Natal pela banda da Polícia Militar. Painéis de artistas potiguares retratando imagens de algumas santas, entre elas, Nossa Senhora da Apresentação também foram expostos no local conhecido como o antigo Palácio Potengi. Depois, a procissão seguiu pela Ulisses Caldas, rua Mossoró, avenida Hermes da Fonseca, rua Apodi, avenida Deodoro da Fonseca até a chegada à Catedral Metropolitana.

Felipe Maia acompanha festa de padroeira de Natal e velório de ex-prefeito de Poço Branco

Na quinta-feira (21), a população da capital foi às ruas celebrar o encerramento da festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Apresentação. Os festejos da padroeira começaram no dia 11 deste mês com intensa programação.

Em 2013, a Igreja comemora os 260 anos de aparição da imagem da santa no rio Potengi. No último dia de festa, milhares de fieis participaram da procissão que saiu da antiga catedral em direção à Catedral Metropolitana.

O deputado federal Felipe Maia participou da procissão e da missa celebrada pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Vieira. “Hoje é um dia importante para a nossa cidade, pois temos a oportunidade de agradecer por todas as benções concedidas por Nossa Senhora da Apresentação”, comentou.

Após participar das atividades em Natal, o deputado foi a Poço Branco, onde prestou solidariedade aos familiares do ex-prefeito João Maria de Gois que faleceu nesta quinta-feira.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

PT/RN fará reunião da Executiva e do Diretório Estadual

O Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte estará reunido nos dias 22 e 23 de novembro para reuniões da Executiva Estadual e do Diretório Estadual, respectivamente.

O encontro extraordinário da Executiva Estadual ocorrerá na sede do PT/RN às 14 horas da sexta-feira (22). Já a reunião do Diretório Estadual quem conta com 47 membros está prevista para as 10 horas do sábado (23), ainda sem local definido.

As duas reuniões tem os seguintes pontos de pauta: Informes, Processos de Eleições Internas do PT (PED), Balanço e apreciação dos recursos apresentados em prazo regular do PED e Encaminhamentos.

Vivaldo Costa cobra providências em benefício do homem do campo

VIVALDOO deputado Vivaldo Costa (PROS) voltou a criticar em plenário a falta de planejamento e ações do governo para o enfrentamento da seca. O parlamentar citou a drástica redução nos grandes reservatórios de água do RN, exemplificando com o açude Itans, em Caicó, que está com menos de 12% da sua capacidade, e a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu, que dispõe atualmente de menos de um terço do seu potencial.

“Nas fazendas ainda tem um restinho de água, mas se a gente não cuidar agora, não tomar as providências, esse recurso será insuficiente”, alertou. O deputado criticou a falta de ações efetivas, como a instalação dos poços artesianos, que já foram perfurados, mas não instalados ainda.

O presidente da ALRN, deputado Ricardo Motta, endossou a preocupação do colega: “Vivaldo está sendo porta-voz dessa angústia que toma conta do homem do campo. Para o sertanejo, pior do que perder a esperança, é perder a fé”, afirmou.

Vivaldo também mencionou o atraso no milho da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento do RN), cuja comercialização no programa de balcão aos produtores só deve ocorrer no próximo dia 28. “Fizeram os poços mas não instalaram. O programa de milho que foi acertado, detalhado, não chega. A gente sente como um descaso e o sertanejo já perdeu a paciência”, afirmou.

Índice de Infestação Predial da Dengue em Currais Novos diminuiu de 3% para 1,7% em menos de um ano

DengueA edição desta quinta-feira (21) do NOVO JORNAL traz um mapa da situação de focos do mosquito da dengue no Rio Grande do Norte através do “Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegyoti” – LIRAa. Segundo levantamento do Ministério da Saúde, seis municípios potiguares foram classificados em situação de “alerta” e doze em “risco” elevado. Para o Ministério da Saúde, o Índice de Infestação Predial (IIP) considerado satisfatório deve estar igual ou menor que 1%, e em Currais Novos este índice atingiu 1,7%. Em entrevista ao jornal, a secretária municipal de saúde disse que o município está bem perto de atingir o índice considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde que é menor que 1%. Ela explicou que, em janeiro, quando a atual administração assumiu, o IIP de Currais Novos era de 3% e, agora, está em 1,7% considerado estado de alerta. Tércia afirmou que a prefeitura usa duas máquinas portáteis e também introduziu a criação de piabas para se alimentar das larvas do mosquito. “O trabalho realizado pelos agentes de endemias foi fundamental para a diminuição deste índice”, afirmou Tércia. Em reunião com os agentes em outubro, o prefeito Vilton Cunha parabenizou o esforço da equipe por conquistar resultados importantes no combate à dengue. Entre os municípios considerados “em alerta”, Currais Novos apresentou o segundo menor índice.

Rosalba Ciarlini faz visita de reconhecimento à obra da BR-406

Governadora e Sec Kátia Pinto visitam obra de implantação e pavimentação da estrada que liga a BR 406 a Serrinha - Elisa Elsie (5)A governadora Rosalba Ciarlini fez uma visita de reconhecimento à obra da BR-406 passando por Serrinha (comunidade de São Gonçalo do Amarante) e indo ate Canto de Moça, em Ielmo Marinho. Durante a visita realizada na manhã desta quinta-feira (21), a chefe do Executivo Estadual esteve acompanhada do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, do secretário de Comunicação, Paulo Araújo, da secretária de Infraestrutura, Kátia Pinto, além de técnicos da secretaria e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Orçada em R$ 3,4 milhões, a obra cobrirá a extensão de 17 quilômetros. A primeira etapa contempla 8,5 quilômetros de drenagem e pavimentação da rodovia. Com 85% da execução da primeira etapa já concluída, a previsão é de que esta seja entregue em até 60 dias.

NOVAS INSTALAÇÕES DO SUPERMERCADO DANTAS SERÃO INAUGURADAS DIA 13 DE DEZEMBRO

O empresário Francenildo Dantas, está organizando uma grande festa para marcar o dia da inauguração das novas instalações do Supermercado Dantas na cidade de Carnaúba dos Dantas.

A festa será no dia 13 de dezembro, a partir das 20:00 horas, com as BANDAS RODOLFO LOPES E ARYAXÉ em frente ao novo estabelecimento.

Em palavras emocionadas, Francenildo nos falou: “Estou muito feliz por conquistar mais um grande objetivo em minha vida. Agradeço a Deus, a meus familiares, amigos e a todos que fazem parte do Supermercado Dantas.” Empresário Francenildo.

Prefeito Padre Jocimar Dantas participa de reunião com a bancada federal do RN

Padre Camisa BrancaO Prefeito de Jardim do Seridó, Padre Jocimar Dantas (PMDB), estará presente na reunião do movimento “SOS MUNICÍPIOS” que será realizada na próxima segunda-feira (25), às 9h, no Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN). A reunião contará com a presença de Deputados Federais e Senadores do Estado.

O objetivo deste encontro é mais uma vez, debater com a bancada federal as demandas e demais assuntos pertinentes à causa municipalista, principalmente a crise financeira. A reunião foi definida em Brasília, no dia 6 de novembro, durante a Comissão Geral que reuniu os prefeitos potiguares na Câmara dos Deputados quando foi discutida a crise financeira dos municípios.

O “SOS MUNICÍPIOS” é um movimento que luta pela melhoria das finanças municipais. Atualmente, o FPM é composto por 23,5% da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A Proposta de Emenda Constitucional 39 estabelece que o percentual seja aumentado para 25,5%. Uma das principais objetos da proposta é o aumento de dois pontos percentuais no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). 

Governadora prestigia lançamento do livro ‘Flores que encantam o Brasil’

A governadora Rosalba Ciarlini prestigiou, na noite desta quarta-feira (20), o lançamento do livro ‘Flores que encantam o Brasil’, de autoria do presidente da Academia Norte-riograndense de Letras Diógenes da Cunha Lima, com sua filha a procuradora do Estado e fotógrafa Leila da Cunha Lima Almeida e com o também escritor Nelson Patriota. O lançamento da publicação faz parte da programação comemorativa aos 70 anos do livro ‘O Pequeno Príncipe’, do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, realizada pelo sistema Fecomércio, através do SESC/RN.

A chefe do Executivo Estadual enfatizou a determinação do advogado e escritor Diógenes da Cunha Lima para conservar o baobá que teria servido de inspiração para as ilustrações do escritor francês ao visitar Natal entre as décadas de 1920 e 1930. “Este baobá que inspirou Saint-Exupéry e que tem sido a inspiração de Diógenes há tantos anos também faz parte da cultura do nosso Estado. Das suas raízes também brota a xanana, planta que é o símbolo de Natal, e que está nesse livro muito bem idealizado por Diógenes, Leila e Nelson, e que encanta a todos”, pontuou Rosalba Ciarlini, sobre a publicação que conta com imagens da natureza fotografadas por Leila da Cunha Lima Almeida com o auxílio luxuoso de poemas de Diógenes da Cunha Lima em uma edição bilíngue (português-inglês) traduzida por Nelson Patriota.

Formação Continuada do PNAIC está na reta final em Jardim do Seridó

A Equipe de Formação Continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Jardim do Seridó chegou ao final dos encontros de formação de Professores Alfabetizadores que aconteceram no decorrer do ano de 2013. Essa foi uma das ações do Programa do Governo Federal que visa assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Nesta terça-feira, dia 19 de novembro, aconteceu o último encontro presencial dos professores alfabetizadores e no dia 26 de novembro ocorrerá o I Seminário Municipal de Encerramento da Formação do PNAIC no Centro Pastoral Coração de Jesus. Na oportunidade, será possível apreciar os resultados obtidos nas salas de aulas e na formação docente por meio dos relatos de experiências dos sujeitos envolvidos nesse processo: Os Professores Alfabetizadores.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Governadora visita novas instalações da Becker Cosméticos

Fabrica BECKER fot Ivanizio Ramos 1 O município de São José de Mipibu ganhará na próxima segunda-feira (25) a Becker Cosméticos, fração da maior fábrica de limpeza industrial do Brasil, a Becker. Para conhecer a nova estrutura, a Governadora Rosalba Ciarlini visitou as novas instalações da unidade no final da tarde desta quarta-feira (20).

Acompanhada do secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, e do diretor-presidente da Becker Industrial, Astriel Mendonça Júnior, a chefe do Executivo Estadual presenciou um pouco do trabalho da fábrica, conheceu a linha de produtos e o sistema de fornecimento de energia próprio da empresa, feito por fontes fotovoltaicas (energia solar) e de energia eólica.

         De acordo com Astriel Júnior, a Becker Industrial foi a primeira indústria do Brasil que adotou fontes renováveis de energia para fins comerciais. “Cada linha de energia fornece 150 Kilowatts e o investimento para a instalação do parque foi de R$ 4 milhões, o que representa muito levando em conta os R$ 15 milhões investidos para a construção dos 5 mil m² da Becker Cosméticos”, disse o diretor-presidente.

Educação investe em acessibilidade

A Secretaria de Estado da Educação está se preparando para inaugurar dois elevadores, que permitirão acessibilidade aos três pavimentos dos dois blocos de sua sede, no Centro Administrativo. Os equipamentos estão sendo instalados no vão central de cada um dos dois blocos da Secretaria.

Esperada por muito tempo, a instalação dos elevadores integra um pacote de ações que a atual gestão vem desenvolvendo para aperfeiçoar as condições de trabalho dos servidores e daqueles que circulam diariamente pela Secretaria da Educação. “A professora Betania Ramalho tem se mostrado muito sensível em relação as necessidades que temos para desenvolver um bom trabalho. Essa é uma das marcas que podemos observar em seu trabalho” afirmou Márcia Peixoto, subcoordenadora de Educação Especial, da Secretaria de Estado da Educação.

O quadro funcional da secretaria é composto, em parte, por funcionários deficientes, idosos e gestantes. A implementação dos elevadores dará a essa parcela dos servidores uma “acessibilidade digna”, segundo a subcoordenadora. “Imaginemos que é direito de todos ir e vir. Num ambiente de trabalho é necessário que cada um tenha esse direito garantido. Os funcionários que dependem da ajuda de outros para se locomover tem sua auto-estima baixa. Quando os equipamentos começarem a ser utilizados, teremos uma acessibilidade digna para todos.”

O investimento do Governo do Estado nos dois elevadores é de R$ 164 mil.

Vencedores de prêmio nacional, reitor e professor da UERN são recebidos pela Governadora em audiência

Reitor UERN fot Ivanizio Ramos3A Governadora Rosalba Ciarlini recebeu na tarde desta quarta-feira (20) o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pedro Fernandes, e o professor Vinícius Claudino, vencedores nacionais do prêmio Universidade Solidária, promovido pelo Banco Santander.

         O prêmio conquistado em São Paulo na terça-feira (19) foi decorrente de uma pesquisa realizada na comunidade Córrego, no município de Apodi, com o apoio da Associação dos Micro e Pequenos Produtores do município.

         A pesquisa tem o objetivo de evitar o desperdício e estimular o aproveitamento das frutas como cajarana e caju. Para isso, utiliza um aparelho que tanto pasteuriza o suco como produz a polpa dos frutos utilizando uma estrutura semelhante a uma cuscuzeira.

         A Governadora parabenizou o grupo, que contou ainda com o apoio do diretor presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern), Emanoel Márcio Nunes, e adiantou que o projeto realizado no Córrego Apodi será inserido no Prorama RN Sustentável, contrato de financiamento do Banco Mundial assinado no dia 29 de outubro deste com valor global de US$ 540 milhões.

Matrículas escolares da Rede Municipal de Ensino de Jardim do Seridó seguem até o dia 30 de novembro

GEDSC DIGITAL CAMERAO período de matrícula da Rede Municipal de Ensino de Jardim do Seridó prossegue até o dia 30 de novembro. O processo, segundo a Secretaria Municipal de Educação (SEME), garante a vaga do ano letivo de 2014. Durante este período, também serão realizadas, as matrículas para os alunos das creches: Clenita Dantas e Concessa Cunha (de seis meses até 5 anos em tempo integral) e Francisca Daguia (Educação Infantil de 3 a 5 anos).

Os documentos necessários são: cópias do cartão Bolsa Família, da certidão de nascimento, do comprovante de endereço, do RG e do CPF (pais ou responsáveis). A secretária, professora Marecilda Bezerra disse que as matrículas começaram neste mês em razão do ano letivo começar mais cedo em 2014. “As escolas precisam dessas matrículas feitas ou refeitas com antecedência para receber da melhor forma possível o alunado”, informou.

Prefeitura de Pau dos Ferros desenvolve ações para auxiliar afetados pela seca

Abastecimento com Carro-pipaDiante de um quadro de extrema dificuldade, resultado da escassez de chuvas na maior seca dos últimos 50 anos em todo o nordeste, a Prefeitura de Pau dos Ferros tem realizado uma série de atividades para amenizar os efeitos desta estiagem.

Através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC, a gestão municipal tem atuado em diversas vertentes e este trabalho tem amenizado os efeitos da falta de chuvas.

Exatas 1774 pessoas estão sendo atendidas através da “Operação Pipa” em toda a Zona Rural de Pau dos Ferros. Estas pessoas estão distribuídas em 25 comunidades rurais, com 43 pontos de abastecimentos.

Ao todo, um milhão e duzentos mil litros de água própria para o consumo são entregues a população, sem nenhum custo e são transportadas através de cinco caminhões pipas.

Desde o dia 1º de setembro, a Prefeitura de Pau dos Ferros assumiu os custos para retirada da água do poço Pescolândia, na cidade de Apodi. Segundo o Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, até então, a água era retirada da Barragem de Santa Cruz, na mesma cidade, onde foi identificada que a mesma estava inadequada para o consumo.

“Para não afetar a qualidade da água entregue a população assim como não suspender o fornecimento deste importante serviço, imediatamente buscamos outra fonte e não interrompemos este trabalho ofertado à população”, explicou o Prefeito.

Fabrício segue buscando alternativas e mecanismos que possam auxiliar a população na convivência com a seca. “Nosso trabalho e comprometimento em melhorar esta situação é contínuo. Por isso, vamos seguir buscando formas e parcerias que gerem mais qualidade de vida para todos”, afirmou Fabrício.

Segundo o presidente da COMPDEC, Vicente de Paula Fernandes, o trabalho que vem sendo realizado em parceria com o Exército tem sido ostensivo no sentido de combater possíveis fraudes e eventuais quedas na qualidade da água distribuída. Para isso, semanalmente, todos os 43 pontos de abastecimentos são inspecionados pela equipe, como forma de evitar o armazenamento inadequado, além de acompanhar se toda a quantidade de água contratada é entregue.

Já de acordo com o Coordenador da COMPDEC, Carlos Rodrigo, a cada 30 dias, os contratos com os caminhões são renovados e todos tem o seus veículos inspecionados, desta forma, verificando se os mesmos continuam a atender todas as exigências para atender satisfatoriamente a população.

Equipe da SEDEC faz visitas técnicas à empresas do Seridó

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho, e uma equipe técnica da Secretaria visitam nessa quinta-feira (21) empresas da região Seridó para uma avaliação dos setores mineral e têxtil.

No roteiro das visitas técnicas estão as empresas de mineração SUSA, em Cruzeta, e Armil, no município de Parelhas, além de facções que participam do Pró-Sertão, programa do Governo do Estado para interiorização da indústria têxtil.

Ao final da agenda, o secretário Rogério Marinho será palestrante, em Caicó, do 2º Congresso de Negócios e Empreendedorismo do Seridó. O evento reunirá empreendedores e universitários do Seridó e do estado da Paraíba com a abordagem do tema “Inovação, Superação e Sustentabilidade”.

Prefeitura de Jardim do Seridó realiza Curso Municipal de Qualificação Multiprofissional

A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as Secretaria Municipal de Educação e Secretaria do Trabalho Habitação e Assistência Social e com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores está promovendo o Curso Municipal de Qualificação Multiprofissional,destinado a gestores, profissionais, funcionários, coordenadores e demais envolvidos na Política Municipal de Saúde, Educação e Assistência Social.

A Programação teve início nesta terça-feira (19) e se estenderá até amanhã (21) no Auditório Mestre Galinho no Centro da cidade. Na ocasião aconteceu credenciamento, abertura e palestra com o tema: “Direitos Sexuais e Reprodutivos e prevenção das DST/AIDS”, ministrada pela assessora de desenvolvimento social da BEMFAM/RN, Lindicéia de Araújo Gomes Azevedo. Ocorreu ainda pausa para o Coffee break e em seguida o encerramento do primeiro dia.

“A escola é um espaço privilegiado para práticas de promoção de saúde e de prevenção de doenças. A articulação entre escola e unidade de saúde é, portanto, uma importante demanda do Programa Saúde na Escola. Assim, faz-se necessário apresentar a todos os profissionais que atuam nas áreas referenciadas para que o Programa possa realizar os objetivos nesse município”, disse a coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Juliana Sampaio.

Walter participa da missa de encerramento da festa do padroeiro de Riachuelo

photo (4)O deputado estadual Walter Alves, líder da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa, aproveitou a noite desta terça-feira (19) para participar da missa e procissão de encerramento da festa do padroeiro de Riachuelo, o Sagrado Coração de Jesus.

Acompanhado do ex-prefeito Marcílio Pessoa (PMDB) e da vereadora Nataly Pessoa (PMDB), o peemedebista acompanhou toda a cerimônia religiosa e, em seguida, foi recebido por amigos.

"É importante participar desses momentos de renovação de fé. Ainda mais na festa do padroeiro de Riachuelo que é uma terra muito querida. Terra de um povo muito acolhedor que sempre me recebeu bem", contou o parlamentar após a missa.

Em seguida, o deputado ainda participou de um jantar com alguns amigos na casa do ex-prefeito e da vereadora.


* Fotos: Jantar na casa do ex-prefeito Marcilio Pessoa e da vereadora Nataly Pessoa / Missa campal de encerramento dos festejos ao Sagrado Coração de Jesus / Walter acompanhando a cerimônia do padroeiro de Riachuelo ao lado do ex-prefeito Marcílio Pessoa

Vivaldo sugere ao presidente da Assembleia criação de comissão permanente para acompanhar os efeitos da seca

VIVALDO ENTREVISTAO deputado Vivaldo Costa (PROS) sempre atento aos problemas causados pela forte estiagem que atinge o Rio Grande do Norte usou da palavra na Assembleia Legislativa. O Papa Jerimum comentou os resultados apresentados pelas analises dos institutos de meteorologia, que preveem que as chuvas serão abaixo do normal nos meses de novembro, dezembro e janeiro, em todo nordeste brasileiro. Vivaldo sugeriu ao presidente da Assembleia Ricardo Mota (PROS) que crie e assuma a frente da comissão permanente para acompanhar o momento dramático que o homem do campo vem sofrendo. Ricardo acatou pedido de Vivaldo e em seguida indicou o Papa Jerimum para ser o representante do Partido Republicano da Ordem Social junto à comissão.

Vivaldo disse que é a hora de todos os prefeitos, deputados federais e estaduais, órgãos de classe, trabalhadores, fazerem uma mobilização e despertar o governo sobre esta perspectiva sombria de mais um ano irregular de inverno.  “Nós temos que nos preparar para 2014 como um ano irregular. Porque se Deus mandar chuva, como esperam o sertanejo, que acreditam que o ano terminado em quatro é bom de inverno, será ótimo. Mas se não chover o governo já tem tomado às providencias”.

O Papa Jerimum tem cobrado permanentemente em seu mandato, ações urgentes para minimizar as dificuldades que o agricultor vem sofrendo.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Ministério da Previdência inaugura Agência do INSS de Extremoz

O ministro Garibaldi Filho e o prefeito Klauss Rêgo foram os anfitriões do evento
Com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, presidente do INSS, Lindolfo Sales, deputados estaduais e federais, além das autoridades eclesiásticas e vereadores do município, além de secretários da Prefeitura de Extremoz, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho e o prefeito de Extremoz, entregaram a cidade a Agência do INSS a população e aos beneficiários do município.
“A agência faz parte do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX) e irá beneficiar mais de 26 mil habitantes do município”, ressaltou o ministro Garibaldi Filho, acrescentando que a presidente Dilma Rousseff havia lhe dito que colocasse o pé no acelerador para expandir o INSS em todo o Brasil. Durante o seu discurso Garibaldi também ressaltou que o prefeito Klauss Rêgo havia “mudado a face do município, que hoje é um exemplo de desenvolvimento no Estado”.
Lindolfo Sales, presidente do INSS, lembrou que Garibaldi era o ministro mais longevo da Previdência Social, lembrando o seu compromisso com o Estado do Rio Grande do Norte: “Quem não faz pela sua terra não é capaz de fazer pela terra dos outros”, disse. A governadora Rosalba Ciarlini lembrou suas realizações em prol de Extremoz e enfatizou o interesse de Garibaldi pela modernização e o bom atendimento do INSS no Rio Grande do Norte e no resto do País.
Parceria
O prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, foi enfático em dizer que sua parceria com Garibaldi Filho, o senador mais votado da história do Rio Grande do Norte, sempre foi profícua. “Ninguém faz nada sozinho. Sempre busquei o melhor para a minha gente, para o meu município. Quando assumi o meu primeiro mandato os políticos eram desacreditados, mas Extremoz mudou para melhor, para muito melhor, e hoje todos têm orgulho de dizer que são extremozenses. Esta agência vai beneficiar diretamente 3.293 pessoas (benefícios) e vai injetar na economia de Extremoz mais de dois milhões de reais. Agora ninguém vai precisar ir para Natal para ser atendido”, comemorou o prefeito. (LS).
Fotos: Denis Cleber

Imagem inline 1