Pages

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Prefeito de Caicó nega informações sobre imóveis alugados e vereador afirma que recorrerá ao MP

No exercício de seu mandato, o vereador Nildson Dantas (PROS) cobrou informações sobre imóveis alugados pelo município de Caicó na atual gestão, e passados mais de trinta dias, as informações solicitadas ainda não foram enviadas. O vereador demonstra insatisfação com a negativa das informações e alerta para as punições existentes na Lei Orgânica Municipal sobre tais atitudes.

“Estou no meu papel de fiscalizador do executivo, e as informações por mim cobradas sobre os imóveis alugados pelo município, com seus respectivos valores e finalidade ainda não chegaram. Denuncia de super faturamento, apadrinhamento e mau uso dos recursos públicos chegam ha todo momento. Vale salientar que o prefeito após desocupar o imóvel em que morava o mesmo foi alugado ao município, no mínimo estranho essa atitude, não me resta outra saída, estarei protocolando junto ao MPE oficio pedindo que faça cumprir a lei orgânica do nosso município que estabelece prazo de 30 (trinta) dias para envio de informações solicitadas pelo legislativo, sobre pena de se instaurar procedimento administrativo, chegando até a possível cassação de mandato por improbidade administrava. O que será que está por traz de tudo isso?", indagou.

Nildson Dantas confirma que estará fazendo uma representação ao Ministério Público para que tomem providências sobre a negativa do executivo em responder as solicitações.

PAGAMENTO DO SALÁRIO DE ABRIL DOS SERVIDORES DA PREFEITURA DE PARELHAS ACONTECE NESTA QUARTA-FEIRA DIA 30 E SEXTA-FEIRA DIA 02

A Prefeitura Municipal de Parelhas estará realizando nesta Quarta-feira (30) e Quinta-feira (02), o pagamento referente ao mês de Abril a todos os servidores municipais e injeta na economia do município aproximadamente um milhão de reais. Nesta Quarta-feira dia 30, os servidores da Prefeitura Municipal e secretarias municipais, e na Sexta-feira dia 02, os servidores que recebem pelo FUNDEB estarão recebendo o salario referente ao mês de Março.

Desde o início do nosso governo é prioridade absoluta o pagamento em dia. Ao receber em dia o funcionário trabalha com mais satisfação e isso reflete na qualidade do serviço oferecido à população”, afirmou o Prefeito, Francisco Medeiros, ao anunciar o pagamento do salário. “É de forma muito alegre que anunciamos o salário de todos os servidores da Prefeitura para esta Quarta-feira dia 30 e Sexta-feira dia 02 de Maio”, acrescentou.

Segundo o Prefeito Francisco Medeiros, apesar dos problemas financeiros enfrentados por todos os Municípios brasileiros, o governo municipal faz o possível para realizar o pagamento dos funcionários em dia.

A prefeitura injeta na economia do município, um milhão de reais. “Com essa injeção estamos ajudando a manter o comércio local aquecido e gerando indiretamente emprego e renda para nossos munícipes”, finalizou o Prefeito Francisco Medeiros.

AGENTE DE DESENVOLVIMENTO LOCAL CARNAÚBA ESTARÁ PRESENTE NO ENCONTRO NORTE-NORDESTE DE AGENTES DE DESENVOLVIMENTO LOCAL EM SALVADOR

EMPREENDEDOR INDIVIDUAL

A Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas, através da Secretaria de Turismo marcará presença no Encontro Norte-Nordeste de Agentes de Desenvolvimento Locais que realizar-se-á nos dias 07 e 08 de maio do corrente ano. O SEBRA, RN custeará às passagens aéreas, alimentação e hospedagem, ficando na incumbência dos municípios o translado do interior à Natal.

“O povo Seridoense é empreendedor por natureza e Carnaúba dos Dantas não é uma exceção. Fomentar o Empreendedorismo é apostar no desenvolvimento econômico e sustentável do nosso município, destacou Sérgio Eduardo.”

O município estará representado pelo Agente de Desenvolvimento Local Damião Carlos Dantas.

Lembrando que será formada uma comitiva de Agentes de Desenvolvimento do Seridó (Parelhas, Tenente Laurentino, São Vicente, Equador e Carnaúba dos Dantas). Outras cidades que participarão do evento: Riachuelo, Carnaubais, Ielmo Marinho, Tibau, Portalegre, Lucrécia, Rui Barbosa, Marcelino Vieira, Umarizal, São Tomé, Bom Jesus, Upanema, Rio do Fogo, Luís Gomes, Severiano Melo, Riachuelo, Caraúbas, Maxaranguape, Santa Maria, Areia Branca, São Paulo do Potengi, São Miguel do Gostoso, Pureza, Ipanguaçu e Passa e Fica. Ao todo serão trinta agentes de desenvolvimento mais comitiva de Gestores do SEBRA/RN.

Inscrição do evento, clique AQUI. Clique AQUI e confira a programação. Ao todo serão trinta agentes de desenvolvimento mais comitiva de Gestores do SEBRA/RN.

Obra da nova Praça de Campo Redondo é apresentada a comunidade e obra é iniciada

PROJETO-PRAÇA-MATRIZ-CAMPO2A prefeitura de Campo Redondo deu inicio a obra de Construção da Praça Central do Largo da Matriz de Nossa Senhora de Lourdes. O projeto arquitetônico, orçado em 464 mil reais, foi apresentado à comunidade pelo prefeito Alessandru Alves (PROS). O espaço terá quatro pavimentos e receberá o nome Maria José Nôga da Costa.

O deputado Vivaldo Costa é o autor da emenda parlamentar que possibilitará a construção da praça. “Esta obra é fruto de uma emenda parlamentar do Deputado Vivaldo Costa e será feita através de um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Depois de construída iremos colocar internet livre no local. Espero que vocês gostem do projeto que foi feito com muito carinho. Será a praça mais bonita da região quando pronta”, disse o prefeito.

Governadora encaminha à AL lei que estabelece carreira das praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros

Promoção das praças policia militar fot Ivanizio Ramos10A Governadora Rosalba Ciarlini encaminhou à Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (30), o regime de promoção das praças da Polícia Militar Estadual e do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte. Na prática, a lei revoga o decreto de promoção de 1977 e estabelece a primeira lei de valorização para os profissionais da segurança pública do estado. O encaminhamento da lei obedece ao prazo estabelecido pela Chefe do Executivo Estadual com as categorias. A mensagem completa segue anexa.

A Chefe do Executivo Estadual declarou a importância da lei para os policiais militares. “A lei corrige uma distorção em relação à carreira. Da forma que estava era injusto com aqueles que desempenhavam seu trabalho com bravura e dedicação. Estamos assegurando os direitos e dando um estímulo à atividade tão importante para a população como a segurança pública”.

A lei de promoção garantirá os direitos e uma valorização ao ordenamento das carreiras das praças que estão há quase duas décadas sem as promoções. De acordo com o Comandante-Geral da Polícia Militar, o momento é histórico. “A mensagem está garantindo a carreira das praças na Polícia Militar. Isso é histórico. Não havia a lei que regulamentasse a carreira dos profissionais. Outra coisa é que nós teremos de volta o curso de formação, que não ocorre há 18 anos, e permite a ascensão dentro da instituição. A lei dá a segurança jurídica inclusive para aqueles que ainda entrarão na PM”, comentou Coronel Francisco Canindé Araújo.

O secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, general Eliéser Girão, comentou que a assinatura da lei hierarquizou o desempenho da atividade policial nas ruas, permitindo o preenchimento dos quadros. “A Governadora está comprovando que respeita a categoria profissional. Rosalba Ciarlini está preocupada em fazer uma ação para que o plano de vida das instituições possa ter profissionais em todos os níveis da carreira. Dessa forma, haverá um enquadramento de todas as praças que estão na ativa para que não sofram mais descontinuidade nas promoções”, observou.

Em 2011, a Governadora já tinha estabelecido o subsídio da Polícia Militar, que vigorou a partir de 2012, atendendo a um antigo pedido da categoria.

Brasil registra recorde de arrecadação, mas não há investimento no país, diz Felipe Maia

Felipe Maia por Sidney Lins Jr 02Para onde está indo o dinheiro que o povo brasileiro paga em impostos? Com este questionamento o deputado Felipe Maia (DEM) criticou, nesta quarta-feira (30), no plenário da Câmara, o mau uso de recursos públicos pelo governo federal. O parlamentar destacou que apesar de a economia do país estar patinando, o Brasil bateu novo recorde de arrecadação de impostos e contribuições federais no primeiro trimestre deste ano, com a soma de R$ 293 bilhões. “Para onde está indo esse dinheiro que sai do bolso dos brasileiros? Para os quase 40 Ministérios que estão na Esplanada? Para as despesas sigilosas do governo que a cada ano aumentam? O povo brasileiro não aguenta mais pagar tantos impostos”, ressaltou o deputado.

Felipe Maia lembrou que apesar da elevada carga tributária, a população não recebe serviços públicos de qualidade e não há investimentos para o desenvolvimento do país. “O povo paga uma fortuna em impostos e ainda tem que pagar segurança privada, plano de saúde e escola particular. Além disso, o governo não investe em obras que vão impulsionar o país, como estradas, portos, a transposição do rio São Francisco. O governo trata o dinheiro público com desrespeito”, afirmou.

Governo do Estado altera lei de promoções de praças e já causa revolta dos Militares do RN

http://2.bp.blogspot.com/-ibmHBVvTjzs/UmG96X9nDqI/AAAAAAAAhx0/OjdeFm3lj94/s1600/LEI+DE+PROMO+%C3%A7+%C3%A2O+J+%C3%BC.jpgA Soldado Glaucia Paiva postou em seu

facebook informando que o Projeto da Lei de Promoções foi alterada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Resumindo rapidamente os pontos retirados e já avisando que as associações não concordaram e emitirão uma nota. Contudo, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte insiste em encaminhar a LPP à ALRN.

Pontos Alterados:

*Foi retirado do texto a promoção trintenária, quando o ST poderia galgar o posto de Tenente com 30 anos de serviço como já acontece com os Oficiais;

*Houve mudança nos interstícios, ficando 14 anos ex-officio para o Sd ser promovido à Cb;

*Foi retirado do texto a exigência de nível superior;

*Pelo novo texto haveria apenas uma promoção ex-officio, que seria do Sd para Cb.

Repito, as associações de imediato rejeitaram o projeto, mas o governo encaminhará a LPP à Assembleia Legislativa do RN. Se isso acontecer, teremos que nos unir para que possamos mudar a lei pelos deputados, com possibilidade da governadora vetar as mudanças.

Por Soldado Gláucia Via EduardoDantas

TelexFree é multada em R$ 5 milhões pela Secretaria Nacional do Consumidor

Acusada de desrespeitar o Código de Defesa do Consumidor e de fazer propaganda enganosa, a empresa TelexFREE (Ympactus Comercial Ltda.) foi multada em R$ 5,59 milhões pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor.

O valor da multa deve ser depositado no Fundo de Defesa de Direitos Difusos, usado em ações voltadas à proteção do meio ambiente, do patrimônio público e da defesa dos consumidores. De acordo o ministério da Justiça, a TelexFree foi denunciada por órgão do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, entre eles o Procon e o Ministério Público do Acre, por suposta captação de poupança popular por meio do esquema conhecido como pirâmide.

Segundo o Ministério da Justiça, a empresa omitiu informações sobre os serviços “prometeu lucros rápidos e fáceis, e induziu o consumidor em erro”. Nas investigações foram identificadas cláusulas abusivas nos contratos de adesão.

A TelexFREE, por sua vez, informou aos órgão de fiscalização que é uma empresa de marketing multinível e que seus divulgadores publicavam anúncios na internet, comercializavam pacotes de telefonia, e eram remunerados por esse serviço. De acordo com o ministério, a empresa não tinha autorização do órgão regulador para comercialização de tais serviços.

Antes da aplicação da multa, foram ouvidas a Comissão de Valores Mobiliários, o Banco Central, a Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica e a Agência Nacional de Telecomunicações.

Agência Brasil

Currais Novos - Prefeitura e SINTSERPUM realizam confraternização do trabalhador no sábado, 03

SONY DSCA Prefeitura Municipal de Currais Novos em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (SINTSERPUM) realizam a partir das 09h do próximo sábado (03) na área de lazer da Escola Estadual Dr. Sílvio Bezerra, a Confraternização do Dia do Trabalhador. Na programação, feijoada e música ao vivo a partir das 12h.

EXPEDIENTE


Expediente da Prefeitura de Currais Novos será normal na sexta-feira, 02

A Prefeitura Municipal de Currais Novos informa que o expediente na administração municipal será normal na sexta-feira, 02, dia pós-feriado do trabalhador.

MST interdita BR-101 na altura do município de Canguaretama, RN

Do G1 RN

Interdição começou às 10h30 desta quarta-feira (30) (Foto: Divulgação/PRF)Interdição começou às 10h30 desta quarta-feira (30) (Foto: Divulgação/PRF)

Manifestantes do Movimento dos Sem Terra (MST) interditaram a BR-101 na altura do município deCanguaretama, no Rio Grande do Norte, por volta das 10h30 desta quarta-feira (30). A informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O município de Canguaretama fica a 70 quilômetros de Natal. Por volta das 14h a via foi liberada pelos manifestantes.

De acordo com a assessoria da PRF, os dois sentidos ficaram totalmente interditados e nenhum veículos conseguia passar pelo local. Agentes da PRF estiveram no local e foi registrado um grande congestionamento.

Detran oferece curso gratuito para profissionais de moto no RN

Novo curso para motoboys (Foto: Bom Dia Brasil)O Detran do Rio Grande do Norte está com inscrições abertas para turmas do curso de formação de mototaxista e motofretista emNatal e Mossoró. Na capital, as matrículas são feitas na sede do órgão e as turmas iniciam na medida em que a quantidade mínima de alunos é atingida.

Já em Mossoró, o pré-cadastro acontece nesta quarta-feira (30) e na sexta-feira (2), e a matrícula poderá ser feita na próxima segunda-feira (5), mesmo dia do início das aulas. Em Mossoró, os procedimentos são feitos por ordem de chegada no Setor de Cursos do Detran/RN, localizada na Central do Cidadão, sala 22, a partir das 7h.
Os primeiros 25 profissionais formam a turma, que já tem o começo das aulas logo em seguida, a partir das 8h. Ao todo, são 40 horas de explanações. O pré-cadastro também será válido para a turma que começará no dia 19 de maio.
Ao contrário de Natal, onde a capacitação é direcionada para os motofretistas, em Mossoró o curso abrange tanto o transporte de cargas como o de pessoas. Até o mês de abril deste ano, foram capacitados gratuitamente pelo Detran 352 profissionais no estado, distribuídos nas cidades de Caicó, Currais Novos, Mossoró e Natal.
“Em 2013, o Detran capacitou 937 profissionais em todo o estado. Neste mês de abril, também começamos a formação das duas primeiras turmas do curso de formação na cidade de Extremoz. A expectativa é conseguirmos ampliar ainda neste semestre para as cidades de Macaíba, Nísia Floresta e Parnamirim”, afirmou o diretor-geral do Detran, Willy Saldanha.
Os motociclistas são inclusive o alvo da terceira fase da campanha "+Gentileza, -Acidentes", difundida pela departamento desde março. As peças fazem. inclusive, alusão direta a alguns itens de segurança específicos para os profissionais que atuam sobre duas rodas, como o colete reflexivo. 

Fonte:G1

Estudante de Medicina posta em seu face a falta de estrutura que os médicos tem para trabalhar no Walfredo Gurgel

image

Algumas vezes eu vou ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), acompanhar o plantão noturno da ortopedia, atividade realizada pela Liga Acadêmica de Ortopedia e Traumatologia, da qual faço parte. O HMWG é o hospital de referência em trauma no nosso estado. Ainda assim, o que tenho visto é apenas a piora de um quadro que já estava péssimo.

No quarto ano do curso, estou apenas começando meu caminho na medicina. Não conheço o SUS de outros estados. Mas não preciso saber disso para reconhecer o caos que nossa saúde se encontra, nem para me revoltar por todos que de alguma forma estão submetidos a esse sistema: equipe de saúde, funcionários, pacientes, familiares, todos.

Em um dos dias em que fui ao Walfredo, vi que das muitas cirurgias ortopédicas que precisavam ser realizadas, a maioria não foi, ficou esperando. Fraturas (expostas e fechadas), reduções que deveriam ser feitas em centro cirúrgico. Um dos pacientes, uma criança com uma fratura no antebraço, desceu do centro cirúrgico sem ser operado, pois lá estava em jejum, em uma maca. Sem previsão para o procedimento, foi acomodado no setor de pediatria para ficar esperando lá.
Outros tantos nem chegaram a subir para o centro cirúrgico. Uma senhora idosa, por exemplo, com metástase óssea, com uma fratura no úmero. Chegou lá acompanhada da filha. A redução da fratura precisou ser feita no politrauma, sem anestesia.

O paciente com lesão no pé precisou chegar ao setor de ortopedia pulando, porque a cadeira de rodas que ele ocupava estava quebrada.
No corredor do hospital, tem pessoas dormindo em macas, cadeiras de plástico, no chão.
Os procedimentos são feitos do jeito que dá, com o que tem.
Eu estou falando aqui casos que são o cotidiano de quem já tem mais experiência. É o mínimo. Acontecem coisas muito mais graves nos hospitais do SUS. E eu estou falando de um hospital de referência, em uma capital, que por sinal vai ser uma das cidades a sediar a copa. Quem for andar pelo interior do estado vai ver situações muito piores.

Do que adianta colocar 5 ortopedistas de plantão à noite na ortopedia, se eles não tem condição de trabalhar?

Eu não sou de ficar fazendo essas coisas, escrevendo assim para publicar. Mas essa situação me deixa indignada a tal ponto que eu quero que todo mundo saiba como DILMA e ROSALBA tratam sua população. Como o país que vai ser sede de uma copa do mundo e dos jogos olímpicos cuida da saúde do seu povo. E você, que julga médico que não quer ir para o interior ou trabalhar no SUS, acabe seu plano de saúde e dependa 100% da saúde pública. Aí talvez você comece a entender alguma coisa.

***Essas fotos foram tiradas na madrugada do último domingo (27/04), quando eu estava acompanhando um dos ortopedistas de Plantão no Walfredo. Percebe-se muito claramente que o apoio da maca do paciente é um pedaço de caixa de papelão, mas a sala de cirurgia está equipada com um Mac.

Fonte: Facebook

Quadrilha usa dinamite e explode agência bancária em Pendências, RN

Aconteceu na madrugada desta quarta-feira (30) Segundo a polícia, prédio do Bradesco ficou completamente destruído.

Agência do Brasdesco em Pendências foi alvo de quadrilha que usou dinamite para explodir arrombar os caixas (Foto: Francisco Coelho/Focoelho.com)Agência do Brasdesco em Pendências foi alvo de explosão (Foto: Francisco Coelho/Focoelho.com)

Criminosos usaram dinamite e explodiram a agência bancária do Bradesco em Pendências, cidade distante pouco mais de 180 quilômetros de Natal. Segundo o comando do policiamento militar no interior do estado, o fato aconteceu por volta das 3h30 desta quarta-feira (30), mas ainda não há pistas dos criminosos e não se sabe a quantia que foi levada.

Ainda de acordo com a PM, algumas notas ficaram espalhadas pelo chão da agência. Também há informações de que o bando teria fugido em dois automóveis após terem feito vários disparos de arma de fogo para o alto, de forma a inibir qualquer ação da polícia.

Ezequiel defende estudos para implantar Distrito Industrial do Seridó Oriental em Currais Novos

a8200cc6905a1c98db2256dcd3722a73O deputado Ezequiel Ferreira (PMDB) defendeu na Assembleia Legislativa, que a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico inicie estudos de viabilidade técnica, para implantação do Distrito Industrial de Currais Novos, abrangendo os municípios do Seridó Oriental.

“Hoje com uma população de quase 45 mil habitantes, Currais Novos é considerada um centro sub-regional, onde tem em sua principal atividade econômica a extração mineral. Currais Novos está incluída entre os dez maiores municípios do Rio Grande do Norte”, lembrou o deputado.

Ezequiel também ressaltou a importância econômica de Currais Novos e do Seridó Oriental. “Em 2012 foi lançado o Projeto Borborema, onde implantou uma unidade fabril destinada à produção de ouro na Mina Borborema. Além disso, também vem sendo implantado uma fábrica de cimento. Currais Novos é considerada a capital do Seridó Oriental, que abrange ainda 12 cidades, que juntas têm mais de 100 mil habitantes. O Distrito Industrial de Currais Novos impulsionaria a economia desses municípios”, argumentou o deputado seridoense. 

Governo do Estado convoca 37 agentes penitenciários

A edição desta quarta-feira, (30), do Diário Oficial do Estado, trás a nomeação de 37 agentes penitenciários que passaram no último concurso ocorrido no Rio Grande do Norte.

A nomeação se dá também em razão da decisão proferida na Ação Civil Pública nº 0804026-85.2014.8.20.001, e tendo em vista o que consta no processo n° 87924/2014-1–Secretaria Recursos Humanos.

Confira a lista: Clique AQUI

Parelhense é alvejada por bala perdida em Natal "DEI SORTE" DIZ EMPRESÁRIA PARELHENSE QUE AFIRMA TER SIDO BALEADA PELA POLÍCIA EM NATAL

Uma seridoense da cidade de Parelhas, atualmente residindo na Grande Natal, foi vítima de uma bala perdida na capital do estado.

O relato é curto e inconclusivo sobre localização da moça durante o incidente, mas dá a entender que o disparo teria partido da arma de um policial. Tentamos contato com Poliana, mas ainda não obtivemos sucesso. Ela está clinicamente bem, entretanto, as imagens postadas nas redes sociais são fortes.


CONFIRA ÍNTEGRA DO RELATO DA SERIDOENSE

"Fui mais uma vítima dessa violência absurda que vivemos nos dias de hoje, a nossa cidade está entregue as baratas e o nosso estado também! A polícia que é pra nos dar segurança contra os bandidos, estão matando e ferindo cidadãos de bem, falta de treinamento, de competência e de preparação desses profissionais que por pouco não matou eu e minha filha, fui atingida com uma bala perdida que ao invés de ser para os bandidos foi diretamente no meu carro contra mim, hoje estou contando a história mais se a bala tivesse se aprofundado 2cm eu estaria morta, e não tinha nada que pudesse fazer, seria só mais uma vítima em milhões! Deixo aqui meu desabafo depois de tudo que eu passei, graças a Deus estou bem, mais onde vamos parar? Quantas pessoas ainda vão passar por isso?

ACORDA RN! ACORDA BRASIL"

Texto escrito pela jovem Poliana Lima. Fonte: Poliana Lima -

terça-feira, 29 de abril de 2014

São Bento do Trairi está entre os oito municípios do RN selecionados para participar de evento em Brasília

Semana do Bebê (2)A assistente social de São Bento do Trairí, Susana Ferreira, recebeu nesta terça-feira (29), um comunicado sobre a divulgação do resultado do processo seletivo para participar da “Oficina de Capacitação de Multiplicadores para implantação e utilização do Prontuário Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. Susana Ferreira é gestores do SUAS no município. A capacitação será realizada entre os dias 12 e 16 de maio, em Brasília.

O encontro tem como objetivo formar multiplicadores para fomentar a replicação do processo de capacitação em âmbito local, regional e estadual.

Para este ciclo de capacitação, a Coordenação Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial (CGVIS) recebeu 465 pedidos de inscrição de todo país, mas só estão disponíveis vagas para 70 participantes.

No RN foram selecionados, além de São Bento do Trairí, dois representantes de Natal, e um representantes de Parnamirim, Ceará-mirim, Extremoz, Monte Alegre, Galinhos e São Paulo do Potengi.

TCE prepara primeiro relatório de auditoria do RN Sustentável

Considerado o maior projeto do Governo do Estado do Rio Grande do Norte em andamento, com possibilidade de beneficiar toda a sociedade, desde o pequeno empreendedor do interior até o grande empresário dos grandes municípios, o RN Sustentável – resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e o Banco Mundial, será auditado pelo Tribunal de Contas do Estado que, com este objetivo, criou a Comissão de Auditoria de Operações de Crédito Externo – COPCEX.  No total, serão monitorados recursos na ordem de US$ 400.000.000,00 do RN Sustentável, acrescidos de US$ 700.000,00, referente a recursos doados à saúde.

Neste primeiro momento, o trabalho da Comissão visa à organização do espaço (aquisição e disponibilização de moveis e equipamentos) e o planejamento das ações que serão executadas, além da capacitação da equipe. “O servidor tem que se adaptar a este novo paradigma. Antes, visava-se muito a legalidade das ações. Hoje, a busca é por resultados, evidente que dentro da legalidade”, ressaltou Márcio Loiola, presidente da COPCEX.  Nesta perspectiva, informou que está em fase de elaboração o primeiro relatório de auditoria, previsto para ser entregue até o final de junho à conselheira Adélia Sales, designada pela presidência para acompanhar o processo.  O relatório contemplará o período de outubro de 2012 a dezembro de 2013, com os respectivos recursos envolvidos. No último dia 23 de abril, a equipe recebeu a visita do gerente financeiro do Banco Mundial, João Vicente Novaes Campos, em reunião que tratou dos ajustes para a confecção do primeiro Relatório de Auditoria Independente do projeto.

Ebserh se compromete com MPF a reavaliar pontuações dos concursos do RN

Tramitação dos concursos será suspensa e documentos das provas de títulos e experiência profissional serão novamente analisados, até 19 de maio

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) acatou recomendação do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) e suspenderá os três concursos realizados no estado no último mês de fevereiro, até adotar providências que incluem a reavaliação da pontuação da “prova de títulos” e da análise de experiência profissional. A pontuação detalhada e os critérios adotados nessa reavaliação também terão de ser devidamente divulgados para que os candidatos sejam esclarecidos quanto às suas notas e possam interpor novos recursos, caso necessário.

O compromisso foi firmado na reunião realizada na manhã desta terça-feira (29) entre os procuradores regionais dos Direitos do Cidadão, Caroline Maciel e Ronaldo Sérgio Chaves, e representantes da Ebserh e do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades), instituição contratada pela empesa para realizar os três concursos. Os editais ofereceram vagas para as maternidades Ana Bezerra, Januário Cicco e o Hospital Universitário Onofre Lopes.

EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE PARELHAS FOI LANÇADO NESTA TERÇA-FEIRA (29)

O lançamento oficial do Edital do Concurso Público do município de Parelhas aconteceu nesta Terça-feira (29), com a publicação do mesmo no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte, no site da CONPASS (www.conpass.com.br) e no site da Prefeitura Municipal (www.prefeituradeparelhas.net), onde encontra-se a disposição dos interessados para analise do mesmo e acompanhamento de todo o processo, desde as inscrições que terão inicio no próximo dia 08 de maio até 08 de Junho, a realização da prova escrita no dia 20 de julho e o resultado oficial final que será no dia 29 de Setembro de 2014.

Policia Militar intensifica abordagens para garantir segurança na cidade de Caicó

Visando manter a sociedade protegida a Policia Militar de Caicó está intensificando o trabalho de patrulhamento e abordagens em diversos pontos da cidade de Caicó.
Durante nas últimas semana alguns assaltos a mão armada foram registrados em diferentes pontos de Caicó sendo praticados por homens quase sempre armados.

O trabalho de abordagens está sendo feito em vários pontos da cidade de Caicó, com atenção especial para pessoas e veículos considerados suspeitos. A foto acima mostra Policiais do GTO e da Rádio Patrulha após uma abordagem nesta terça-feira no centro da cidade de Caicó.

Fonte:EduardoDantas

Prefeitura de Jardim do Seridó divulga novo Edital para realização de Processo Seletivo Simplificado

processoseletivoA Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó lançou novo Edital para o Processo Seletivo Simplificado para Contração Temporária de profissionais do quadro da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, destinados ao Centro de Referência da Assistência Social, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Programa Bolsa Família e Cadastro Único.

O Processo Seletivo Simplificado está regulamentado pelo Edital Nº 02/2014 e será executado por 2 (dois) ou mais profissionais de Nível Superior do Instituto Belchior, Consultoria e Projetos, que prestará serviço para esse fim. A seleção tem como objetivo a contratação de pessoal, em caráter excepcional, em posto de trabalho de Nível Superior, Ensino Médio completo ou estar cursando o Ensino Médio.

Os candidatos que se inscreveram no Processo Seletivo Simplificado nº 01/2014, terão a oportunidade de concorrer para um novo certame sem mudanças no cargo para os quais optaram. Portanto, não haverá abertura de novas inscrições para o presente Edital, de modo que o certame ocorrerá apenas com os candidatos que fizeram a regular inscrição na vigência do edital nº 01/2014.

O Processo Seletivo Simplificado constará de 02 (duas) etapas, de caráter classificatório, especificadas a seguir: Análise Curricular e Prova. A prova será realizada no Centro Educacional Felinto Elísio – CEFE, situado na Rua Doutor Otávio Lamartine, 470, Centro, Jardim do Seridó, das 8h às 11 horas no próximo dia 11 de maio de 2014. A prova com os candidatos inscritos será realizada através de aplicação de um questionário com 10 (dez) questões objetivas.

Já a avaliação do currículo do candidato será feita de acordo com os critérios e pontuação constante no ANEXO II do Edital, em que serão considerados, com base na documentação que for apresentada, entre outros elementos, a experiência profissional comprovada, certificados de curso de experiência profissional, certificado de curso de aperfeiçoamento na área pleiteada, comprovante de participação em eventos, conferências, palestras, seminários, cursos, entre outros.

O resultado do Processo Seletivo Simplificado será divulgado nos endereços eletrônicos: www.jardimdoserido.rn.gov.br e www.diariomunicipal.com.br, a partir do dia 14/05/2014. Outras informações deverão ser consultadas na sede da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social - SEMTHAS, situada na Rua Dr. Otávio Lamartine, nº 269, Centro de Jardim do Seridó ou pelo telefone (84) 3472-3908.

CLIQUE AQUI E CONFIRAO EDITAL.

Recuperação de canteiros, plantio de mudas e “agricultura urbana” deverão tornar Currais Novos uma cidade “mais verde”

Plantio de mudasCriar espaços verdes na zona urbana de Currais Novos é uma das ações já desenvolvidas pela Prefeitura Municipal com o objetivo de tornar a cidade mais bela e com clima mais ameno através do plantio de mudas de plantas nativas. O tema foi destacado no programa “Acontece em Currais Novos” desta terça-feira (29) pelo Prefeito Vilton Cunha. “A recuperação dos canteiros irá contemplar o plantio de grama e fruteiras, que é um pedido da população para tornar estes espaços mais bonitos”, disse. Desde o ano passado, em parceria com organizações e empresas, a gestão municipal vem distribuindo mudas de espécies como Sabiá, Cumaru, Angico, Craibeira, Ipê Roxo e Amarelo, Jucá, Juazeiro, Tamarindo, Caju, Craibeira, e o Nim, árvore indiana que tem rápido crescimento e é de fácil adaptação ao clima da nossa região. A distribuição é feita gratuitamente pela Coordenação de Meio Ambiente do Município, através da Secretaria de Agricultura, que também é responsável pelos cuidados dos canteiros e podação de árvores em frente à residências. “Todo cidadão é convidado para contribuir com a arborização da zona urbana e rural, que foi tão castigada com a seca, mas que já está se recuperando”, comentou Vilton.

A colaboração da população para manter os canteiros limpos deve ser constante, como disse o prefeito durante o programa. “Pedimos que restos de material de construção e metralhas não sejam despejados nestes locais, o que torna a tarefa da limpeza mais complicada”, afirmou. Sobre a poda, diariamente são solicitados entre 6 a 10 pedidos para este serviço que é realizado por uma equipe pequena mas que vem desempenhando um bom trabalho. Um dos projetos que a gestão municipal está buscando é a parceria com a CHESF para desenvolver a “agricultura urbana”, ou seja, ocupar espaços públicos cobertos por redes de alta tensão para promover a agricultura comunitária e solidária, ação esta já desenvolvida nos grandes centros urbanos. A agricultura urbana estimula a produção orgânica de alimentos como: hortaliças, ervas medicinais, ervas aromáticas e plantas ornamentais, por exemplo.

Articulação entre Governo e instituições garante desempenho positivo do Pró-Sertão

O bom desempenho do programa Pró-Sertão foi destacado no seminário Motores do Desenvolvimento, nesta segunda-feira (28), em reunião entre representantes do Governo do Estado, Sistema FIERN, SEBRAE e grupo Guararapes.

De acordo com o titular da SEDEC, Silvio Torquato, no encontro foi avaliado o andamento do programa e a “articulação entre os parceiros foi apontada por todos como fator decisivo para o sucesso do Pró-Sertão ao garantir a segurança dos negócios realizados”.

A atuação dos parceiros envolvidos no Pró-Sertão viabiliza desde a orientação do plano de negócios até consultoria de produção industrial para uma maior profissionalização das atividades.

Até o momento, o programa já integrou 30 micro unidades de produção - responsáveis pela geração de 1.100 empregos com carteira assinada - e trabalha com a estimativa que mais 20 unidades firmem parceria com as indústrias âncoras durante o mês de maio.

Além do titular da Sedec, participaram da reunião o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales, o superintendente do SEBRAE/RN, Zeca Melo, e o vice-presidente do grupo Guararapes, Flávio Rocha.

São Bento do Trairi: campanha educativa marca atividade da Semana do Bebê

unnamed (3)Uma campanha educativa sobre os direitos das crianças movimentou a entrada de São Bento do Trairi na manhã desta segunda-feira (28). A ação faz parte da programação da I Semana do Bebê do município.

Promovida pelas Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde, Educação e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a atividade contou com uma panfletagem e colagem de adesivos nos carros da cidade.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social que tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças, prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A ideia do evento, que faz parte das metas para conquistar o Selo Unicef, é incentivar os municípios para que realizem, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância. “Acolher a Primeira Infância é Investir no Futuro de São Bento do Trairí” é o tema do evento.  

São Bento do Trairí é o primeiro município do Rio Grande do Norte que realiza o evento. A abertura aconteceu no dia 25 de abril e encerra nesta quarta-feira, dia 30.

Aeroporto de Natal é o mais bem avaliado por passageiros brasileiros

Dos 15 aeroportos do país, o Augusto Severo, ficou na primeira colocação. Dados são da pesquisa de indicadores de desempenho realizada pela Secretaria da Aviação Civil

Os principais aeroportos do País, um total de 15, foram avaliados pelos passageiros brasileiros em pesquisa de indicadores de desempenho realizada pela Secretaria da Aviação Civil (SAC-PR).

Em uma escala de 1 a 5, a média da nota dos aeroportos foi de 3,81. O melhor avaliado foi o da capita potiguar que, em pesquisa feita nos últimos três meses de 2013, ocupava o 4º lugar. Por outro lado, Campinas, que era o primeiro, pulou agora para a 9ª colocação. Cuiabá voltou a ocupar o último lugar no ranking, antes ocupado por Guarulhos.

O primeiro levantamento de 2014 ocorreu entre os meses de janeiro e março e ouviu 18.062 pessoas. Ao todo foram avaliados 41 itens, que vão desde o meio de transporte usado para chegar aos terminais até o atendimento recebido na imigração ou aduana.

Caicó é uma das bases da Operação deflagrada pelo Exército para fiscalizar explosivos no Nordeste

Militares do Exército deflagram operação em todo o paísO Exército Brasileiro, por intermédio da Diretoria de Fiscalização e Produtos Controlados, e com o apoio de órgãos federais, estaduais e municipais, realiza a partir de hoje, nos 27 Estados da União, uma grande operação de fiscalização de explosivos e produtos correlatos, inspecionando de maneira inopinada pessoas jurídicas e físicas, cadastradas ou não no Exército, que exercem atividades com esse tipo de material.

O principal objetivo da operação é evitar ou reduzir a possibilidade de que explosivos utilizados por empresas registradas, ou de origem ilícita, sejam desviados e empregados contra pessoas e estruturas, permitindo o seu uso somente por pessoas legalmente habilitadas.

Nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, a operação está sendo coordenada pelo Comando da 7ª Região Militar e 7ª Divisão de Exército, que estabeleceu três Centros de Coordenação de Operações de Fiscalização nas cidades de Campina Grande, Caicó (1º Bec) e Maceió, de onde partem as equipes do Exército, em conjunto com os Órgãos de Segurança Pública e Agências Governamentais, para as ações de fiscalização nos estados citados.

Além dos militares do Exército, participam da operação a Polícia Rodoviária Federal, os Corpos de Bombeiros, Polícias Militares e Civis dos estados, funcionários do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), funcionários da Receita Estadual e funcionários do Ministério do Trabalho, além de membros do Ministério Público Federal e da Justiça Federal.

Assecom 1º BEC – Via JairSampaio

Governadora prestigia passagem de comando da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada

Passagem de comando do 16º Batalhão de Infantaria IR2A Governadora Rosalba Ciarlini participou na noite desta segunda-feira (28) da passagem de comando da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada Felipe Camarão. Na solenidade, o general de Brigada Carlos José Ignacio transmitiu o comando, situado no 16º Batalhão de Infantaria Motorizado, para o general de Brigada Antônio Carlos Barboteo Pinto.

         No ato, a Chefe do Executivo Estadual recebeu as honras militares e foi acompanhada pelo secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, general Eliéser Girão Monteiro Filho, e do comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo.

         O evento contou ainda com as presenças do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, da reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, do presidente do Tribunal de Justiça, Aderson Silvino, e do presidente da Câmara Municipal de Natal, Albert Dickson.

CURRAIS NOVOS: MENOR ASSALTA LOJA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

Por volta das 22h30 dessa segunda (29) um meliante aparentando ser menor de idade arrombou e assaltou uma loja de material de construção na Rua Santa Rita com Abílio Chacom no bairro JK. O menor forçou uma das portas do estabelecimento e ao adentrar no local encontrou a proprietária que estava no interior da loja e disse para mesma que não gritasse nem chamasse ninguém. Ele foi até o caixa e pegou o dinheiro (cerca de 40 reais) usado para troco e fugiu do local deixando a comerciante apavorada.

A Polícia foi acionada, já tem o nome de um suspeito e realiza diligência nesse momento a procura desse menor infrator, que pode ser um velho conhecido da polícia, acostumado a arrombar residências.
Acredita-se que esse ladrão não esperava encontrar ninguém dentro da loja naquela hora e aparentemente não estava armado.
Essa foi a primeira vez que o estabelecimento foi roubado. Fonte: pmcurraisnovos.com

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Homem é preso após tentar matar filha de 06 meses por enforcamento, em B. do Brejo do Cruz-PB

jandeirtonNo início da noite de ontem(domingo), no município de Belém do Brejo do Cruz, ocorreu mais um caso absurdo, o acusado Jandeirton Jobson Farias de Medeiros (vulgo Jan) natural de Jaçanã-RN, de 26 anos, tentou assassinar sua própria filha de 06 meses asfixiada ou por enforcamento.
O caso foi na Rua Salvino Alves da Cunha, centro da cidade, por volta da 18h40min e deixou toda a população de Belém de Brejo do Cruz revoltada.

De acordo com informações policiais, Jandeirton após tentar assassinar a filha, pediu para tomar banho numa casa de um amigo, foi quando a guarnição da polícia militar do destacamento de Belém do Brejo do Cruz o prendeu e o conduzindo para a delegacia de São Bento.
Ainda não se sabe os motivos que levaram Jandeirton Jobson Faris de Medeiros a tentar assassinar a filha.
A frente do comando da guarnição estava o Sargento Andrade, Cabo Erivaldo e o Cabo M. Oliveira.

fonte:www.esertao.com.br

Jornalistas e equipe do Centro de Apoio à Mídia visitam Arena das Dunas

Jornalistas visitam Arena das Dunas fot Vivian Galvão 5Na tarde desta segunda-feira (28), jornalistas potiguares e estrangeiros participaram de uma visita à Arena das Dunas para conhecer as instalações do estádio que vai sediar quatro jogos da Copa do Mundo de 2014.

A ação faz parte das atividades do Press Point, Centro de Apoio à Mídia desenvolvido em parceria entre o Governo do Estado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Prefeitura de Natal, Fiern e Sebrae, que servirá como base para 200 jornalistas credenciados, do Brasil e do exterior, para a produção de reportagens no Rio Grande do Norte durante o período da Copa.

Há exatos 45 dias para a estreia do Mundial, os profissionais da imprensa percorreram os principais espaços da arena multiuso acompanhados do Secretário de Comunicação do Estado, Paulo Araujo, e do diretor de marketing da Arena das Dunas, Arthur Couto.

PREFEITO DE CARNAÚBA DOS DANTAS-RN TEM ACÚMULO DE FUNÇÕES

Os vice-prefeitos de São João do Sabugi e de Jardim do Seridó, ambos médicos, renunciaram dos seus cargos por causa de acumulo de funções por orientação do Ministério Público.

O prefeito de Carnaúba dos Dantas, que é médico, Sérgio Eduardo de Oliveira, trabalha nos hospitais de Currais Novos e Carnaúba dos Dantas.

Os vice-prefeitos de São João do Sabugi e Jardim do Seridó, não poderam exercer as duas funções e o de Carnaúba dos Dantas pode. É assunto que deve ser investigado pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Fonte: Blog do Robson Pires

MPF investiga concursos da EBSERH no Rio Grande do Norte

Procuradores se reunirão com representante da empresa que administra hospitais da UFRN

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) vem investigando um total de 41 representações recebidas quanto a supostas irregularidades ocorridas nos três concursos promovidos em fevereiro pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) no estado, destinados a preencher vagas nas maternidades Ana Bezerra (localizada em Santa Cruz), Januário Cicco (Natal) e no Hospital Universitário Onofre Lopes (também na capital).

Os procuradores regionais dos Direitos do Cidadão titular e substituto, Caroline Maciel e Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes, vêm analisando os processos resultantes das representações e deverão se reunir, nesta terça-feira (29), com um representante da EBSERH, para esclarecer diversos pontos com relação aos concursos e ainda buscar sanar os problemas apontados.

Dentre as denúncias feitas ao MPF, estão reclamações quanto a irregularidades na aplicação dos concursos, falhas na fiscalização, nas inscrições, equívocos na distribuição das provas, supostos erros nos conteúdos programáticos, na correção e até possíveis problemas nos editais. Um dos pontos recorrentes nas denúncias diz respeito a irregularidades na pontuação das “provas de títulos”.

Os três concursos realizados pela EBSERH no Rio Grande do Norte foram aplicados pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) e ofereceram um total de 1.971 vagas voltadas às áreas da saúde, administração e serviços, sendo 375 para a Maternidade Ana Bezerra, 1.104 vagas para o Onofre Lopes e 492 destinadas à Januário Cicco. Todos os três hospitais pertencem à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, porém são administrados em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares desde agosto do ano passado.

http://www.prrn.mpf.mp.br/grupo-asscom/noticias-internet/mpf-investiga-concursos-da-ebserh-no-rio-grande-do-norte

PM e sua familia passaram 3 horas na mira de armas e sobre forte pressão psicológica em Caicó

A nossa reportagem conversou na manhã de hoje com o Policial Militar, nome preservado, vitima de um assalto e que foi refém junto com sua família na madrugada desta segunda-feira no Bairro Recreio na zona norte da cidade de Caicó.

O PM relatou que ele e sua familia, (mulher, filha de 3 anos e sogro),  passaram cerca de três horas nas mãos de homens armado de revólver e sobre uma forte pressão psicológica.  O mesmo relatou que os assaltantes conseguiram entrar na sua casa sem arrombar nada e que foram logo lhe abordando e tratando de render todas as pessoas que estavam dentro da casa. 

A ação criminosa teve inicio por volta de 01h00 da manhã e a partir dai todas as vitimas foram amarradas e trancadas dentro dos quartos. Os assaltantes reviraram toda casa atrás da arma do policial militar e como não encontraram passaram a exercer uma forte pressão psicológica ameaçando até as vitimas com uma faca.

Os três assaltantes encapuzados ficaram na residência até as 04h00 da manhã passando assim três horas com o Policial e toda sua família de refém. Até o momento nenhum suspeito foi preso.

Fonte:EduardoDantas

Potiguar quer conquistar as pistas nacionais

IMG_4950Determinado a conquistar as pistas de todo o Brasil, o potiguar Guilherme Barreto iniciou a sua temporada enfrentando lesões. O kartista foi prejudicado por problemas nas costelas correndo em Interlagos (SP) e em Tamboril (PE). No entanto, depois de um período de recuperação, o piloto já foca novamente em competições importantes e iniciou a sua preparação para o Campeonato Brasileiro da modalidade.

No mês de maio, Barreto volta ao Kartódromo Tamboril, em Paulista (PE), para buscar o bicampeonato Pernambucano. “Apesar de estar lesionado, corri a primeira etapa apenas para não deixar de participar. Agora, recuperado e em forma, vou lutar para vencer a segunda etapa. Ano passado eu conquistei o título brigando etapa por etapa”, destacou.

Taxas de Cemitério 2014 já começam ser entregue à população de Jardim do Seridó

SONY DSC                       A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria e Finanças e Planejamento informa a toda população jardinense que os carnês com a Taxa de Cemitério 2014 já estão sendo entregues e podem ser pagos em lotéricas, Correios, Banco do Brasil, Bando do Nordeste, Bradesco e na Drogaria Jardinense.

CPRE realiza blitz e prende 13 por embriaguez ao volante

O Comando de Polícia Rodoviária Estadual realizou, na madrugada deste Domingo (27), mais uma blitz na avenida Engenheiro Roberto Freire, com objetivo de fiscalizar e inibir os motoristas de dirigirem alcoolizados.

A ação resultou em 13 flagrantes de embriaguez ao volante.

Ainda de acordo com o CPRE, outros 71 motoristas tiveram suas carteiras de habilitação retidas por se negarem a realizar o teste do bafômetro.

No total, 1.500 motoristas foram submetidos ao teste.

Os que foram presos em flagrantes foram conduzidos para a Delegacia de Plantão da Zona Sul, em Candelária.

Agora, eles vão responder a processo e terão carteira de habilitação suspensa.

Portal BO - Foto: Sérgio Costa

Prefeito Padre Jocimar decreta ponto facultativo, o expediente do dia 2 de maio em Jardim do Seridó

O Prefeito de Jardim do Seridó, Padre Jocimar Dantas de Araújo (PMDB) decretou ponto facultativo no Município, o expediente do dia 2 de maio, próxima sexta-feira. As atividades de todas as secretarias municipais e órgãos ligados a elas serão interrompidas na quinta-feira, por ocasião do Feriado Nacional do Dia 1º de Maio, em homenagem ao Dia do Trabalho.

De acordo com o Decreto Municipal Nº 1.117, de 23 de abril de 2014, o ponto facultativo abrange as Repartições, Órgãos Públicos e Autarquias do Município, ressalvado os serviços essenciais, assim especificados na Portaria nº 04, de 10 de fevereiro de 1992, a saber: Limpeza Pública, Centro de Abastecimento, Saneamento Básico, Eletricista, Vigilância e Atendimento às Ações Básicas de Saúde.

O ponto facultativo foi decretado em conformidade com o artigo art. 65, inciso V, da Lei Orgânica do Município de Jardim do Seridó.

domingo, 27 de abril de 2014

Secretaria de Saúde de Jardim do Seridó realiza Dia “D” de mobilização contra a gripe

Vacinação IIApesar de ter sido iniciada na última quinta-feira (24), a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi lançada, oficialmente, neste sábado (26) na cidade de Jardim do Seridó. A vacina protege contra três subtipos do vírus influenza: A (H1N1) – conhecido popularmente como gripe suína –, A (H3N2) e Influenza B. O vírus, a cada ano, é diferente e a vacina é feita justamente com esse vírus (inativado) novo.

Com o objetivo de cumprir a meta do Ministério da Saúde e imunizar 80% de cada grupo prioritário, com exceção dos doentes crônicos, a Secretaria Municipal de Saúde de Jardim do Seridó mobilizou todos os profissionais de saúde e preparou um cronograma de funcionamento para todas as Unidades Básicas de Saúde e mais o Centro Clínico de Saúde Dr. Maurino Silva que estiveram abertas das 08 horas da manhã até às 17 horas.

Durante a campanha, que se estende até o dia 9 de maio, a vacina contra a Influenza esta disponível à população de adultos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária entre 6 meses a menores de 5 anos , gestantes de qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, pessoas portadoras de doenças crônicas, trabalhadores de saúde; povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

O secretário municipal de Saúde de Jardim do Seridó, Alex Moura; acompanhado da coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Juliana Sampaio esteve visitando todas as unidades para acompanhar de perto o Dia “D” de vacinação. Inclusive, tanto Alex, como Juliana são enfermeiros e fizeram questão de tomar e aplicar a vacina nos profissionais de saúde. “A Influenza é uma doença respiratória de origem viral e é um problema de saúde pública no Brasil. A principal intervenção preventiva é a vacinação”, lembrou Moura.

sábado, 26 de abril de 2014

Sindicer-rn busca parcerias com a UFRN para fortalecimento do setor cerâmico

SINDICERXUFRNCom o intuito de ampliar a difusão de informações sobre a usabilidade da cerâmica vermelha e a relevância do produto para a economia do estado, o Sindicer-rn também busca diálogos com o ambiente acadêmico. Nesta semana, o presidente Vargas Soliz se reuniu com professores do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

As conversas foram com a coordenadora dos cursos técnicos do Pronatec na instituição, Kessia Silva, e com o professor Alberto Paskocimas,que estão montando a estrutura curricular e o lançamento de um curso técnico em cerâmica, no campus central da UFRN.

Na oportunidade, Vargas colocou as cerâmicas associadas ao sindicato à disposição da universidade, para que possam servir como ponto de apoio para visitas técnicas e estágios.

O presidente acredita que a inserção de profissionais qualificados no mercado tem influencia direta na melhoria na gestão das fábricas e na qualidade dos produtos e que, por isso, o Sindicer-rn tem o dever de auxiliar no projeto. "É a forma mais correta de suplantar os aventureiros do setor, qualificando equipes e investindo na certificação”, pontua Vargas Soliz

Ezequiel visitou São Tomé na região do Potengi e depois pegou a estrada de Brejinho, no Agreste

saotome_01O deputado Ezequiel Ferreira (PMDB) esteve na tarde desta sexta-feira (25) na região Potengi, onde foi recebido pelo prefeito Gutemberg Pereira (PMDB), o vice-prefeito Zé Elízio e vereadores. O deputado Walter Alves (PMDB), pré-candidato a federal, também estava no encontro.

Já à noite, Ezequiel pegou a estrada do Agreste, onde em Brejinho foi recebido pela prefeita Dra. Ivete Matias (PR), vereadores e secretários. Em Brejinho, também o deputado federal João Maia (PR), a pré-candidata a deputada federal, Zenaide Maia (PR), e os prefeitos Jaime Calado (São Gonçalo), Joci Lins (São Vicente), Severino (Monte Alegre) e Valdenicio Costa (Tibau do Sul).

São Tomé

O prefeito Gutemberg Pereira entregou à população a creche modelo Pró-Infância, que vai atender a 400 crianças de São Tomé. “Gutemberg vem mostrando obras. Pegou uma prefeitura em dificuldades, mas aos poucos vem pavimentando ruas, reformando escolas e concluindo obras que recebeu inacabadas”, disse Ezequiel.

Brejinho

A prefeita Dra. Ivete Matias, que é médica vem equipando e dando assistência a saúde, além de entregar casas populares. “Responsável e uma médica que cuida da saúde do povo, ela equipou o hospital. Também ampliou serviços em postos de saúde da Zona Rural. Adquiriu veículos novos, sede do Conselho Tutelar e entregou 40 casas populares. Abriu o Centro Integrado de Assistência a Mulher... Tudo isso com as dificuldades das Prefeituras, FPM em queda e sem parceria do Governo Estadual”, comentou Ezequiel.

Secretária da Educação abre oficialmente os Jerninhos 2014

A secretária de Estado da Educação, professora Betana Ramalho, abriu oficialmente a vigésima edição dos Jogos Escolares do Ensino Fundamental do Rio Grande do Norte - Jerninhos. A cerimônia de abertura foi realizada na manhã deste sábado, 26, no ginasio de esportes do Colégio Contemporâneo Potilândia,

Com a presença de pais e familiares dos atletas, que lotaram as dependências do ginásio para acompanhar o desfile das escolas e as apresentações circenses, a abertura contou ainda com a apresentação da banda fanfarra da Faculdade da Criança, distribuição de pipoca e algodão doce, corrida e juramento do atleta. Os pais ficaram encantados com a pontualidade e organização do evento, realizado anualmente pela Coordenadoria de Desportos, da Secretaria de Estado da Educação.

Em seu discurso, a professora Betania Ramalho, ressaltou a participação das famílias no incentivo ao esporte escolar. "A participação e o incentivo dos pais é essencial para fazer com e a cada ano, os Jogos Escolares marquem a vida de cada um desses pequenos, não apenas pela competição, mas pela brincadeira. As crianças precisam brincar e aprender, por isso os Jerninhos tem essa finalidade".

A secretária disse ainda que as famílias fazem a diferença na vida e na escola das crianças. "Daí a importância de incentivar a participação delas em atividades como essa. A alegria de ver um filho competindo é imensurável."

O Jerninhos é a maior competição do Estado para alunos de 7 a 10 anos. No total, estão sendo disputadas16 modalidades, entre individuais e coletivas, sempre aos sábados e domingos, até o dia 1º de junho, em Natal.

Segundo o coordenador de esportes da SEEC, Gileno Souto, os Jerninhos tem o intuito de promover a prática do esporte e a interação entre as escolas que disputam cada modalidade. A competição conta com a participação de 73 públicas e privadas de todo o Estado.

Vôlei, ginástica artística, futsal, futebol de campo, basquete, handebol, natação, capoeira, judô, karatê, badmintom, xadrez, tênis de mesa, atletismo e queimada são as modalidades que compõem os Jerninhos deste ano.

Prefeito Padre Jocimar anuncia inauguração de diversas obras no próximo mês de maio em Jardim do Seridó

Pórtico de Entrada (1)Ao ser entrevistado nesta quinta-feira (24), no Programa Nossa Cidade no Rumo de responsabilidade da Prefeitura Municipal, apresentado pela Rádio Rural AM de Parelhas, o Prefeito de Jardim do Seridó, Padre Jocimar Dantas de Araújo (PMDB) anunciou a inauguração de diversas obras que estão finalizadas ou em fase de conclusão no município, para o próximo mês de maio. São obras de embelezamento, lazer, infraestrutura e abastecimento d´água.  

Está previsto para ser inaugurado até o fim de maio, o novo Pórtico de Entrada da Cidade, construído no início da Avenida Dr. Ruy Mariz, próximo a BR 427, no sentido Caicó/Jardim do Seridó; duas quadras poliesportivas, uma no Bairro COHAB e outra no Sítio Malhad’Areia; duas praças situadas no Bairro Esplanada, a reforma do Mercado Público Municipal e as obras de Sistema de Abastecimento de Água Simplificado (mini-adutoras) em várias comunidades rurais.

Segundo o Prefeito, maio será um mês de grandes vitórias e conquistas para o município de Jardim do Seridó. “Trata-se de um mês dedicado a Virgem Maria e que se inicia já com a comemoração do Dia do Trabalho. Neste sentido, a gestão do desenvolvimento vai entregar várias obras importantes à população, tanto na Zona Urbana, como na Zona Rural de Jardim do Seridó, visando melhorar cada vez mais a vida do povo”, destacou o Prefeito Padre Jocimar Dantas.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Campo Redondo ganhará nova praça e prefeito faz visita técnica ao local

PREFEITO-CAMPO-REDONDO-PRAÇAO município de Campo Redondo irá ganhar nos próximos meses uma nova praça no centro da cidade. O prefeito Alessandru Alves (PROS), ao lado de assessores e correligionários, esteve fazendo uma visita técnica ao local. Alessandru acompanhou a medicação do terreno e a apresentação do projeto.

A praça será erguida no largo da Matriz de Nossa Senhora de Lourdes e receberá o nome de Maria Nazaré Nôga da Costa. Contemplando um projeto arquitetônico moderno o espaço ganhará rede de internet sem fio livre quando concluído.

“Este é mais um grande sonho de Campo Redondo. A prefeitura já autorizou e nos próximos dias terá início a obra. Fui in loco conferir todos os detalhes para entender melhor o projeto”, contou Alessandru Alves.

Felipe Maia participa de encontro promovido pela Câmara Americana de Comércio

Para participar do Comitê de Análise da Conjuntura Política promovido pela Amcham-Brasil (Câmara Americana de Comércio), o deputado Felipe Maia (DEM) esteve, nesta sexta-feira (25), na sede da instituição, em Brasília. O encontro reuniu empresários para debater o atual cenário político-econômico do Brasil e o papel da oposição nessa conjuntura.

Ao analisar a perspectiva eleitoral, o parlamentar destacou que em 2010 a presidente Dilma Rousseff, então candidata, foi apresentada como boa gestora e administradora. Entretanto, de acordo com o deputado, este ano a população vai avaliar a Dilma real. “Quatro anos atrás as pessoas votaram em uma promessa. Mas hoje é possível ver que a presidente não é uma boa dirigente, tanto que a economia do Brasil está patinando e ela terá de responder por uma série de denúncias que envolvem seu nome, como o caso da Petrobras”, destacou.

Sobre a economia, Felipe Maia apontou a falência do atual modelo econômico, em que o governo federal priorizou estimular o consumo ao invés de promover investimentos no país. Por isso, avalia o deputado, o Brasil registra índices de crescimento pífios e o poder de compra do cidadão vem caindo. “Hoje o Brasil tem uma série de gargalos por falta de investimento, como é o caso do setor energético, e que acabam pesando no bolso do contribuinte, que paga a conta pela incompetência administrativa do atual governo”, disse.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Prefeito de Barcelona (RN) responderá a novo processo penal por desvio de recursos federais

Carlos Zamith de Souza, junto a Agaci de Souza Filho, é réu em ação penal proposta pelo MPF por irregularidades na execução de convênio firmado com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)

Foi recebida pelo Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), por unanimidade, denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o atual prefeito do município de Barcelona (RN), Carlos Zamith de Souza. Ele é acusado, juntamente com seu irmão, Agaci de Souza Filho, ex-secretário de finanças, de irregularidades na aplicação de verbas públicas federais destinadas à construção de escola e compra de material escolar. Os recursos, totalizados em mais de 50 mil reais, foram repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em 1998, quando Carlos Zamith exercia outro mandato de prefeito daquele município.

Durante as investigações, o responsável pela construtora supostamente encarregada das obras negou ter construído a escola e declarou nunca ter estado naquele município, tampouco ter tido qualquer contato com o então e atual prefeito de Barcelona. Ele também não reconheceu como sua a assinatura presente no recibo no valor de R$ 17.628,51 apresentado por Carlos Zamith de Souza para comprovar a prestação de contas do convênio firmado com o FNDE, sendo confirmado por meio de perícia a falsificação..

Ao analisar a conta-corrente destinada à movimentação dos recursos do convênio, o MPF identificou um cheque no valor de R$ 28.384,27, assinado por Agaci de Souza Filho, que não foi destinado à construtora, mas emitido nominalmente a ele mesmo. Ou seja, o emitente do cheque era a Prefeitura, representada pelo então secretário de finanças, e o favorecido era o próprio funcionário, e não a empresa supostamente prestadora do serviço.

Finalmente, uma perícia realizada no local da escola apontou uma divergência significativa entre os serviços contratados pela Prefeitura e aqueles que foram efetivamente executados, de modo que alguns serviços previstos na planilha orçamentária tiveram seus quantitativos orçados e pagos sem sua correspondente execução. O sobrepreço global nos gastos com a obra foi de R$ 7.868,66.

Para o MPF, esses fatos demonstram ter havido prejuízo aos cofres públicos na execução do convênio. Com o recebimento da denúncia, Carlos Zamith de Souza e Agaci de Souza Filho responderão a processo penal pelo crime previsto no artigo 1º, I, do Decreto-Lei n.º 201/67: “apropriar-se de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio ou alheio”. Se condenados, eles poderão receber pena de reclusão, de dois a doze anos, além de perderem os cargos e tornarem-se inabilitados, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação, sem prejuízo da reparação civil do dano causado ao patrimônio público.

Essa é a segunda denúncia do MPF que o TRF5 recebe contra Carlos Zamith de Souza em menos de dois meses. A primeira se refere a supostos desvios de recursos federais destinados à compra de alimentos para alunos da rede municipal, matriculados na pré-escola e no ensino fundamental.

N.º do processo no TRF-5: 0006007-03.2010.4.05.8400 (INQ 2318 RN)

http://www.trf5.jus.br/processo/0006007-03.2010.4.05.8400

Mineiro apoia pedido de impeachment de Rosalba

Entrega do pedido de impeachment de RosalbaA Assembleia Legislativa recebeu hoje novo pedido de impeachment contra a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), entregue por representantes do Movimento Articulado de Combate à Corrupção (Marcco), pleiteando o afastamento imediato dela do cargo. O documento foi recebido pelos deputados Fernando Mineiro (PT), José Dias (PSD) e Kelps Lima (SOLIDARIEDADE).

Em discurso na sessão plenária desta quinta, Mineiro afirmou que apoia a posição do Marcco, por entender que este é o "mais importante acontecimento político dos últimos anos no Rio Grande do Norte". 

"O Marcco é um movimento representativo, que agrega várias instituições. O pedido de impeachment é a síntese daquilo que deseja a sociedade potiguar diante do caos administrativo instalado. Governo que se segura em duas liminares não tem legitimidade para governar", comentou.

Gerente dos correios de Patú não resiste aos ferimentos e morre a caminho de Mossoró

VEÍCULO USADO PELO OS ASSALTANTES

Durante uma tentativa de assalto na manhã desta quinta-feira 24 de abril de 2014 o gerente da agência dos Correios de Patu, cidade da região Oeste potiguar,ARNI PRAXEDES 55 ANOS foi baleado durante um assalto. Um policial militar identificado como Sd.O Filho  também ficou ferido com um tiro de raspão no braço, após troca de tiros com os criminosos. Ambos foram socorridos ao Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. O Gerente não resistiu e veio a Óbito. De acordo com a Polícia Militar, os criminosos são quatro homens que fugiram após o confronto. A PM informou que a quadrilha abordou o gerente quando ele saía de casa a pé, no Centro da cidade, em direção ao trabalho. Os quatro chegaram em um carro e teriam obrigado o gerente a entrar no veículo. Quando saiam da agência, junto com o gerente, os assaltantes se depararam com uma guarnição policial e houve a troca de tiros. O carro utilizado no assalto à agência foi encontrado pela PM logo após a fuga dos criminosos na zona rural de Patu. Segundo o coronel Lenildo Sena, o Chevrolet Captiva de cor vermelha estava no sítio Saco, abandonado. "Encontramos dentro do veículo um pente de pistola 9 milímetros", acrescentou o coronel.

Informações Patu24hs

Vivaldo Costa visitará Acari para prestigiar palestra do vereador natalense Maurício Gurgel

vivaldo-mauricioO deputado estadual Vivaldo Costa (PROS) estará visitando a cidade de Acari na manhã desta sexta-feira (25) ao lado do vereador natalense Maurício Gurgel. Vivaldo estará prestigiando a palestra sobre Alimentação Saudável proferida pelo vereador. O bate papo será no Clube Municipal de Acari, a partir das 9 horas.

Maurício Gurgel desenvolve um projeto que apresenta hábitos saudáveis na alimentação diária. O vereador natalense já apresentou seu trabalho para centenas de pessoas na capital do estado e irá ao interior mostrar como é possível viver e se alimentar bem.

Vivaldo Costa acompanhará Maurício Gurgel na sua visita a cidade de Acari, o prefeito Isaias Cabral e a ex-vereador Bibi estará prestigiando o encontro. Maurício Gurgel é natural de Mossoró, filiado ao Partido Humanista da Solidariedade (PHS) é vereador pelo segundo mandato em Natal.

PREFEITO DE PARELHAS VISITA OBRAS DO CAMPUS DO IFRN

IMG-20140424-WA0008As obras do IFRN – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no município de Parelhas continuam a todo vapor. Os profissionais já estão concluindo a Murada, Guarita, Fundações e Piso Térreo e já trabalham no piso 1, aumentando assim a expectativa de que ainda este ano de 2014 o IFRN seja entregue aos munícipes e moradores de cidades circunvizinhas.

O IFRN oferecerá Cursos Técnicos, a Distância e Cursos Superior Presencial. Com esse novo modelo implantado pelos IFRN'S Parelhas ganhará não só o IFRN, mas a tão sonhada Universidade.

Na manhã desta Quinta-feira (24), o Prefeito Francisco Medeiros visitou a obra do instituto e comemorou o avanço da construção. “Já estamos vendo este sonho concretizado desde o projeto, passando pela doação do terreno, serviços de terraplanagem, inicio da construção, e agora vendo o avanço e o IFRN criando forma, me alegro ainda mais, e me recordo do inicio da minha luta, quando ainda era vereador para trazer o Instituto para Parelhas. O que posso afirmar é que dentro em breve os alunos de Parelhas e de cidades circunvizinhas, não precisarão se descolar para longe para cursar o IFRN. É um sonho se tornando realidade e perto de ser concretizado”, disse o Prefeito Francisco Medeiros.

Currais Novos - Prefeitura entrega fardamento e kit a Agentes de Saúde para trabalho do “Bolsa Família”

SONY DSCUm dos três eixos principais do programa federal “Bolsa Família” é dar acesso à população mais carente aos serviços básicos de saúde, que complementam o desenvolvimento das famílias e as fazem superar a situação de vulnerabilidade. A Prefeitura de Currais Novos, através da parceria entre as secretarias de Saúde e Assistência Social, realizou na manhã de hoje (quinta-feira, 24), no Salão Nobre do Palácio “Raul Macêdo”, a entrega de fardamentos e kits para os Agentes Comunitários de Saúde, profissionais que promovem a saúde da população e tem entre seus compromissos acompanhar o cartão de vacinação e o crescimento e desenvolvimento das crianças, dados importantes para o “Bolsa Família”. “Essa parceria entre Saúde e Assistência Social através dos agentes, é de extrema importância para avançarmos cada vez mais nas nossas ações em benefício da população”, disse o secretário da SEMTHAS, Eugênio Lins. O vice-prefeito e secretário municipal de saúde, João Gustavo, agradeceu o apoio da SEMTHAS para melhor promover ações em prol da comunidade. “Os agentes estão mais próximos da comunidade, promovendo a saúde da população, e esta parceria traz mais força para nossas ações”, disse João. O kit de trabalho do Bolsa Família conta com fardamento, protetor solar, mochila e balanças. João Gustavo também ressaltou a importância da ampliação no número de agentes de saúde, aprovados em concurso e convocados pela atual gestão. “Estamos ampliando as equipes de PSF em Currais Novos, e em breve, iremos abrir as UBS do JK e do Radir Pereira”, comentou. O vice-prefeito também anunciou o início da informatização das UBS, facilitando assim o trabalhos dos agentes, enfermeiros e médicos.

A estruturação das ações em saúde de Currais Novos desde o início de 2013 foi destacada pelo prefeito Vilton Cunha, afirmando que “as novas equipes de PSF e os “Mais Médicos”, estão trazendo grandes benefícios” para a sociedade. “Estou muito feliz com essa interação entre as secretarias em prol da população”, disse Vilton. Em 2013, a Prefeitura de Currais Novos reajustou o salário das agentes municipais de saúde de acordo com o piso nacional, e promoveu melhorias nos serviços de saúde realizados por estes profissionais. “Estamos fazendo a nossa parte em prol da saúde da população, exemplo disto é o repasse que fazemos ao Hospital Regional todo mês no valor de R$60 mil, além de R$110 mil de um convênio”, disse o prefeito, reafirmando que “as obrigações do Hospital são do Estado, e que a Prefeitura cumpre seu papel em ajudar”. Projetos de importância realizados pela SEMTHAS como o PRONATEC e a construção de unidades habitacionais, também foram destacados por Vilton. Em maio, deverão ser licitadas a construção de 02 (duas) Unidades Básicas de Saúde, além da ampliação de outras duas, para melhor prestar serviços de saúde à população curraisnovense.

MPF recorre ao TRF para adequar carga horária dos professores da UFRN

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) ingressou com um recurso junto ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife, para que a Justiça Federal reconheça a necessidade de que a carga horária mínima dos professores da UFRN não seja estabelecida em forma anual e sim em regime semanal, fixado em oito horas, conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Além do pedido de mudança no regime de trabalho dos professores com carga horária mínima integralizada em forma semanal e não anual, a ação do MPF requer a mudança na resolução do Consepe no que diz respeito à medida da hora-aula (50 minutos) para horas oficiais (60 minutos) e alteração do trecho que determina que as aulas semanais da UFRN são ministradas “em dias úteis, de segunda-feira a sábado”, de forma que a semana letiva não seja considerada de 6 dias, pois na maioria dos cursos não há aula aos sábados. A UFRN não deve, ainda, admitir, para fins de integralização da carga horária semanal dos docentes, que no controle da jornada semanal sejam contabilizados o período de tempo despendido em atividades alheias à sala de aula.

Secretária de Educação do RN emite Nota á Imprensa

NOTA À IMPRENSA

A Secretaria de Estado da Educação vem a público informar que desde a tarde desta quarta-feira (23), a equipe da 1ª Diretoria Regional de Educação – DIRED, responsável pelas escolas de Natal, está acompanhando de perto e dando suporte aos gestores da Escola Estadual Raimundo Soares, na Zona Oeste, onde ocorreu o lamentável acidente com arma de fogo que acabou vitimando o estudante Erick Pontes. A equipe da secretaria também está auxiliando a família da vitima, colaborando com o que é possível para minimizar a dor nesse momento de perda.

A SEEC se solidariza com os familiares e a comunidade escolar, lamentando o que considera ser uma fatalidade, vez que os estudantes eram amigos, não tinham histórico de envolvimento com gangues, torcidas organizadas ou drogas e, segundo todos os relatos, estariam brincando com a arma.

A secretaria informa ainda que possui um Núcleo de Educação para a Paz nas Escolas, responsável pelas ações de prevenção às violências nas unidades escolares, em conjunto com o PROERD, a Ronda Escolar e o programa RN Vida, que tem auxiliado gestores e professores de todo o Estado, principalmente nas áreas de risco, a lidar e prevenir situações de violência.

Uma dessas equipes, da Ronda Escolar, estava na Escola Estadual Raimundo Soares momentos antes do ocorrido, realizando patrulhamento de rotina, quando recebeu o chamado de uma escola vizinha. Nesse meio tempo em que se deslocaram para a outra unidade, os policiais acabaram por não presenciar o fato.

Tanto a Secretaria de Estado da Educação como as equipes do PROERD e Ronda Escolar continuarão acompanhando e auxiliando os envolvidos nessa fatalidade, definindo agora as medidas que serão tomadas, em conjunto com a direção da escola, a partir do que aconteceu.

Ações de prevenção às violências e conscientização dos alunos, assim como o chamamento das famílias para contribuir com a escola nessas ações, continuarão sendo realizadas pela Secretaria, para que fatos lamentáveis como esse sejam evitados.

Natal, 24 de abril de 2014

Secretaria de Estado da Educação

Mais informações:

Maria José, Diretora da 1ª DIRED – 8838.0919

João Maria Mendonça, responsável pelo Núcleo da Paz - 9962.8623

Lançado com sucesso o Plano Municipal de Saneamento Básico de Jardim do Seridó

SAM_8593Ocorreu nesta quarta-feira, dia 23, no Auditório Mestre Galinho, anexo III da Câmara Municipal de Vereadores, o lançamento oficial da Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Jardim do Seridó, com a presença do Prefeito, Padre Jocimar Dantas (PMDB); secretário Administrativo da FUNASA/RN, Manoel dos Santos; Consultor do COPIRN, Francisco Alves; representante da empresa INCIBRA, Dr. Djalma Medeiros; representante do Comitê de Coordenação Local, Fernando Costa; vereador José da Noite, secretário de Meio Ambiente, Janildo Dantas, demais Secretários Municipais, além de outras autoridades.

Padre Jocimar Dantas falou da importância desse encontro para a cidade de Jardim do Seridó. “Nesta reunião damos o pontapé inicial do nosso Plano Municipal de Saneamento Básico, enquanto muitos municípios estão arcando com recursos próprios para realizar esse plano, Jardim do Seridó foi agraciado com recursos Governo Federal, através da FUNASA, ao lado de outros nove municípios do Estado. Trata-se de um plano para os próximos 20 anos e que vai ultrapassar a nossa gestão, cujo objetivo é melhorar a vida da população”, enfatizou.

FLORÂNIA: Polícia Civil cumpre mandado de prisão com apoio da PM

Por Sd PM J. Júnior

Na manhã de hoje (23) a Polícia Civil com apoio da Polícia Militar de Florânia cumpriu um mandado de prisão em desfavor do curraisnovense JOSÉ MARCOS GOMES DO NASCIMENTO VULGO MARCOS PORCÃO residentenaquele município.

Marcos Porcão morou por muito tempo em Currais Novos onde sofreu dois atentados, em um deles, foi esfaqueado e com a própria faca matou o agressor. No outro atentado em Janeiro de 2011 um primo dele foi morto por engano, onde o alvo do atirador era o próprio Marcos, mas o primo que estava numa rede na casa de Marcos foi confundido pelo o assassino e acabou baleado e morto.

Marcos Porcão tem passagens por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Nossa reportagem não sabe informar se o mesmo estava com algum movimento ilícito em Florânia.
Segundo o Soldado PM Ubaldo, Marcos será transferido para o CDP de Currais Novos.

Com prefeito em viagem, juiz notifica vice para assumir Prefeitura de Natal

carlos_wilmaA Justiça do Rio Grande do Norte vai notificar a vice-prefeita Wilma Maria de Faria (PSB) para que se manifeste sobre quem vai assumir a chefia do Executivo Municipal durante a ausência do prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), que cumpre agenda administrativa no exterior. Caso a vice-prefeita não seja localizada, serão intimados o presidente da Câmara Municipal, vereador Alberto Dickson (Pros), e o vereador Júlio Protásio (PSB), líder da bancada governista.

A decisão é do juiz Luiz Alberto Dantas Filho, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, em relação a um processo movido pelo vereador Maurício Gurgel (PHS). A ação pede a determinação de intimação da vice-prefeita Wilma de Faria para que esta assuma a chefia do Executivo Municipal interinamente, ou renuncie ao mandato outorgado pelas urnas.

A ação foi protocolada durante o plantão judiciário, perante a 1ª Vara de Família do Distrito Judiciário da Zona Sul de Natal, oportunidade em que o juiz José Undário de Andrade, em decisão interlocutória, denegou a apreciação do pedido para que o mesmo fosse apreciado pelo juízo competente.

Após distribuição, a ação foi recebida pela 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, que despachou o pedido nesta terça-feira (22), determinando a notificação do presidente da Câmara Municipal de Natal, da vice-prefeita da capital e do vereador Júlio Protásio para que em 24 horas se manifestem sobre a ação.

Seridoense de Serra Negra do Norte foi preso pela PF com 50 kg de Crack


Por Jair Sampaio - A Polícia Federal já identificou os três suspeitos presos hoje na região oeste com 50 quilos de crack, droga essa que seria distribuída na região do seridó, mais precisamente em Caicó e Serra Negra do Norte, Jardim de Piranhas e possivelmente em São Bento-PB.
O Serranegrense, MANOEL FERREIRA DE LIMA, que mora na cidade de Santa Inês, no estado do Maranhão, é um dos responsáveis pela droga, segundo a Polícia Federal. A droga estava bem escondida e devidamente espalhada em dois veículos, uma Saveiro e um Gol.
No dia 11 de março de 2014, Manoel esteve na delegacia de Caicó (3ª DP), para tentar livrar sua filha de prisão em flagrante - relembre - três comerciantes de Caicó a acusaram de passar cheques sem fundos, os cheques estavam no nome de Manoel, que alegou desconhecer o problema.
A Polícia Federal ainda não divulgou os nomes dos outros dois envolvidos, que são: Um comerciante sul-mato-grossense e um comerciante paraibano.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

LANÇAMENTO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DE CARNAÚBA DOS DANTAS ACONTECEU NESTA QUARTA-FEIRA (23)

Aconteceu nesta quarta-feira (23) à tarde na Câmara Municipal Vereador Wilson Luis de Souza em Carnaúba dos Dantas-RN o lançamento oficial do Plano Municipal de Saneamento Básico, que contou com à presença do prefeito municipal Dr. Sérgio Eduardo, vereadores e coordenadores municipais e a comunidade em geral. Esteve presente representantes da FUNASA, COPIRN, INCIBRA e comitê de coordenação local do referido plano. 

O Plano Municipal de Saneamento Básico é um conjunto de diretrizes, estudos, programas, projetos, prioridades, metas, atos normativos e procedimentos que avalia o estado de salubridade ambiental do município, inclusive da prestação dos serviços públicos a ele referentes e define a programação das ações e dos investimentos necessários para a prestação dos serviços de saneamento básico. O plano consiste em quatro eixos: água, escoto, drenagem e resíduos sólidos.

A INCIBRA foi a empresa ganhadora da licitação feita pelo COPIRN (Consórcio Público Intermunicipal do RN) e será a responsável pela elaboração do plano que envolverá nove municípios do Rio Grande do Norte. São eles: Jardim do Seridó, Acari, Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Afonso Bezerra, Fernando Pedroza, Jardim de Angicos, Lajes e Pedro Avelino.

Fonte: Blog do Toscano Neto

Prefeito, vice e vereadores de São Tomé fecham apoio à reeleição do deputado Ezequiel

DSC_0225O deputado Ezequiel Ferreira (PMDB) continua recebendo adesões para sua reeleição na Assembleia Legislativa. Nesta manhã, o prefeito de São Tomé, Gutemberg Pereira (PMDB) anunciou que apoiará Ezequiel, em seu município.

Acompanham a decisão do prefeito, o vice-prefeito Zé Elízio e os vereadores: Neguinho de Paulo Nunes, Silvanez, Jean Makson, Cícero Amador e Jardel. Os suplentes Irinea, Galego de Maria José e Ramonn também vão apoiar o deputado Ezequiel.

“Nossa escolha por Ezequiel é por ser do nosso partido, o PMDB e disponibilizar seu mandato na Assembleia Legislativa para lutar por melhorias do nosso município. Tenho certeza que Ezequiel será um parceiro da nossa gestão”, comentou o prefeito Gutemberg Pereira.