Pages

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Seminário da EMPARN tratará das incertezas do clima

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) tratará da questão da meteorologia na primeira sessão do Seminário Técnico da EMPARN de 2015, que se realizará na próxima segunda-feira (02 de março) no Auditório da Sede da Empresa, em Parnamirim.

Nos dois últimos anos, a EMPARN tem promovido seu Seminário Técnico com o objetivo de promover palestras para os seus funcionários e o público externo sobre temas de interesse do setor agropecuário, em especial do Estado do Rio Grande do Norte. As palestras têm tratado de resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito da própria instituição e de organizações parceiras ou congêneres, como as universidades e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além de abordar questões relacionadas a problemas emergentes do setor, de tal forma a enriquecer o debate sobre áreas importantes do setor rural norte-rio-grandense.

Este ano, com as suas novas instalações recém inauguradas, a EMPARN cria as condições de receber de forma confortável o público externo interessado em debater questões da pesquisa científica e tecnológica agropecuária e contribuir no encaminhamento de soluções. Assim, em sua sessão de abertura anual, o seminário enfocará as “Incertezas da Meteorologia na Previsão Climática”, com o objetivo de manter acesa a discussão sobre o clima na região do Semiárido do Nordeste, após três anos consecutivos de seca. A palestra será apresentada pelo pesquisador meteorologista da EMPARN, Gilmar Bristot, e iniciará às 9h, após a qual haverá debate com a participação do público presente.

MAIS UM CAIXA-ELETRÔNICO EXPLODIDO NA REGIÃO: AGORA FOI SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

Fotos: Tayson Divulgações 

A pacata cidade de São José do Seridó foi despertada pelo medo nesta madrugada de sexta-feira. Por volta das 4 horas da manhã homens armados explodiram o caixa-eletrônico do Bradesco.

Segundo as primeiras informações os bandidos, provavelmente em quatro teriam chegado a cidade em uma caminhonete Ford Ranger, e após o crime praticado fugiram com destino à Zona Rural. A Polícia ainda não tem pistas dos assaltantes, e do que foi levado do caixa.

PREFEITURA DE PARELHAS ESTÁ PAVIMENTANDO RUAS NO BAIRRO SÃO SEBASTIÃO

IMG-20150220-WA0004A Prefeitura Municipal de Parelhas através de recursos liberados pelo Ministério das Cidades, está realizando a pavimentação de parte das Ruas Joel Cândido de Macedo e José Gomes Meira, do bairro São Sebastião. A obra está sendo executada através de Emenda do Ex-Deputado Federal Henrique Alves no valor de R$ 101mil, 728reais e 74centavos, totalizando mais de dois mil metros quadrados de pavimentação.

O Prefeito, Professor Francisco Medeiros destacou “a importância desta pavimentação uma vez que beneficiará os moradores do bairro São Sebastião, e principalmente aos usuários do PSF e a comunidade escolar da Escola Municipal Vereador Inácio Miranda dos Santos, uma vez que as crianças que lá estudam terão um melhor acesso a instituição de ensino”.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Presidente da Femurn encabeça luta para amenizar problemas causados pela seca no RN

Reunião Brasilia com Gilberto OcchiO presidente da Federação dos Municípios do RN (Femurn) e prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, participou de intensa agenda política esta semana em Brasília e liderou a pauta de ações de combate à seca em reunião com ministros de Estado. Em um encontro com o titular da Integração Nacional, Gilberto Occhi, que reuniu ainda o governador do estado Robinson Faria, a senadora Fátima Bezerra e o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN, Mairton França, solicitou atenção especial para a questão da seca no Rio Grande do Norte.

Entre as solicitações feitas por Francisco José Júnior, estão a ampliação da operação carro-pipa nos municípios mais necessitados, a instalação de poços tubulares, assim como a conclusão da adutora do Alto Oeste. Durante a reunião, ao falar sobre a adutora, o presidente da Femurn também destacou a barragem de Oiticica, muito importante para o Seridó potiguar, uma das regiões mais afetadas pela seca.

O ministro Gilberto Occhi ouviu as reivindicações dos representantes potiguares e se comprometeu a analisar as solicitações e projetos entregues. Segundo ele, o governo está priorizando as ações emergenciais a fim de amenizar a dificuldade de acesso à água. 

O combate à seca é uma das bandeiras levantadas pelo presidente da Femurn. Em reunião recente com o governador Robinson Faria, Francisco José Júnior levou todos os prefeitos do Rio Grande do Norte à Governadoria para solicitar a perfuração de novos poços e ativação dos inativos, bem como a continuidade da operação carro-pipa e um plano emergencial de apoio aos municípios.

“Entendemos que a seca é um dos grandes gargalos enfrentados hoje pelos municípios potiguares e o apoio dos governos estadual e federal é fundamental para atravessarmos este momento de enorme dificuldade”, frisou José Júnior. 

SEAPAC REALIZA CELEBRAÇÃO PELA CONSTRUÇÃO DE 302 CISTERNAS EM LAGOA NOVA

Momento em que o prefeito João Maria Assunção visita residencia beneficiada com cisterna

O Serviço de Apoio Aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC), organização da ação social da igreja católica no Rio Grande do Norte, em parceria com o governo do estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho e as prefeituras de Lagoa Nova, Bodó e Cerro Corá, convidam as famílias beneficiárias, lideranças comunitárias, gestores municipais e a população em geral para participar de celebração pela conquista de 484 cisternas, sendo302 no município de Lagoa Nova, 31 em Bodó e 151 em Cerro Corá,  fruto do contrato entre o SEAPAC e a SETHAS (Nº 013/2014. O evento será realizado no dia 25 de março as 19h00 no pátio da capela do Assentamento José Milanês e terá a seguinte programação.


19h00, missa em ação de graças, presidida pelo bispo diocesano de Caicó, Dom Antonio Carlos Cruz Santos e celebrada pelo vigário episcopal para as pastorais sociais,  padre Ivanof da Costa Pereira  e pelo pároco de Lagoa Nova, padre Valdeci Donato da Silva.


20h00, benção das cisternas.


20h00, composição da mesa e fala das autoridades


21h00, partilha dos alimentos


21h30, forró pé de serra, animada por Rodolfo Lopes

Adjunto da Sedec participa de reunião com ministro Guilherme Afif Domingos sobre desburocratização

Secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico do RN, Orlando Gadelha, Pres. da JUCERN, Sãmya Aby Faraj e o ministro da Micro e Pequena Empresas, Guilherme Afif DomingosNatal (RN), 26 de fevereiro de 2015 – O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico do RN, Orlando Gadelha Simas Neto, participou nesta terça-feira (25), em Brasília, da reunião conduzida pelo ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, visando medidas de racionalização, simplificação e desburocratização para as empresas e cidadãos.

Entre os temas centrais da reunião estiveram em destaque a apresentação dos avanços e novas propostas para o Simples Nacional e as medidas de integração necessárias para promover a baixa imediata de empresas e sua abertura em todos os órgãos e entidades envolvidas no prazo de cinco dias.  A reunião foi realizada no SEBRAE de Brasília, na tarde desta terça-feira (25), e contou também com a presença da presidente da Junta Comercial do RN, (JUCERN), Sâmya Aby Faraj.

COM CÂMARA DE VEREADORES LOTADA O PREFEITO DE PARELHAS REALIZOU A LEITURA DA MENSAGEM ANUAL

DSC05652Na tarde desta Quinta-feira (26), o Prefeito de Parelhas, o Professor Francisco Medeiros realizou na Câmara Municipal de Vereadores a leitura da Mensagem Anual prestando contas das ações da Prefeitura em 2014 além das metas para 2015. A Sessão contou com a presença dos Vereadores, Secretários, Coordenadores e sub-Coordenadores, Servidores e a população em geral que lotou a Sede do Legislativo Parelhense.

O Prefeito destacou em sua mensagem o apoio dos parlamentares, tornando possível ao município a vinda do IFRN, Pavimentação de Ruas, Quadras Poliesportivas, o Saneamento Básico do município, a construção do Ginásio do Bairro São Sebastião, as Unidades Básicas de Saúde, cursos do PRONATEC e diversas outras ações executadas ao longo dos anos.

Ao fim do seu discurso, o Prefeito agradeceu a sua equipe pelo apoio, destacando os desafios que surgirão, com a certeza de que avançamos nestes sete anos, alcançando resultados que estão melhorando a qualidade de vida dos munícipes.

Primeira edição do projeto “Rua de Lazer” acontece neste sábado

Natal, 26 de fevereiro de 2015 - O programa “Rua de Lazer”, promovido pela Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL), em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau, inicia suas atividades neste sábado (28), com uma ação no conjunto Parque Floresta, no bairro do Pajuçara, na área que compreende as ruas San Marino, São Sebastião e Boa Esperança, das 9h às 12h.

“A participação é gratuita e esse é apenas o início das atividades do projeto que se estenderá até o fim do ano em diversas regiões da cidade, em parceria com a Nassau, sempre no último sábado do mês”, destaca o titular da SEL, Eduardo Machado, que estará presente no evento, junto com o secretário adjunto da pasta, Valdir Trindade e equipe da secretaria.

Para as ações de lazer e recreação com as crianças serão disponibilizados diversos brinquedos como pula-pula, tobogã inflável e piscina de bolinhas, além da distribuição de algodão doce, pipoca e picolé. A coordenação das atividades será acompanhada pelo Departamento de Eventos da SEL.

Beto Rosado participa do lançamento do programa Bem Mais Simples

Beto Rosado com Zeca Melo, Eduardo Viana, José Vieira e José Hélio, do SEBRAEO deputado federal Beto Rosado (PP) acompanhou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Mossoró, Nilson Brasil, no lançamento do programa Bem Mais Simples, realizado pela presidente Dilma Roussef, nesta quinta-feira (26), no Palácio do Planalto. Do Rio Grande do Norte, também estavam presentes a senadora Fátima Bezerra (PT), o presidente do Sebrae-RN, José Vieira, e os diretores Zeca Melo, Eduardo Viana e José Hélio.

O programa Bem Mais Simples traz medidas de desburocratização para empresas. No primeiro momento, vai facilitar o fechamento de firmas, que passa a ser imediato, mesmo para empresas com débitos tributários. Ele prevê também a unificação de diferentes cadastros, como as inscrições estadual, municipal, com os bombeiros e a vigilância sanitária, além da criação de um portal para centralizar serviços públicos.

Beto Rosado se comprometeu em auxiliar na divulgação do detalhamento do novo programa para contadores e empresários potiguares.

Estado apoia Semana Nacional de Paz e Justiça em Casa

O Governo do Estado vai apoiar com infraestrutura e serviços a realização da Semana Nacional de Paz e Justiça em Casa, que será realizada no período de 8 a 13 de março próximo. Esta garantia foi dada pelo Governador Robinson Faria em audiência na qual recebeu, na manhã desta quinta-feira, 26, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Santos, representantes do Poder Judiciário estadual e do Ministério Público.

A Semana Nacional de Paz e Justiça em Casa será realizada em todo o país pelo Poder Judiciário e tem o objetivo de promover ações de apoio e proteção à mulher. A juíza Fátima Soares explicou que o apoio do Governo do Estado à iniciativa é muito importante para o sucesso do evento.

Durante a semana serão realizadas mais de 400 audiências e julgamentos para solucionar casos de violência doméstica. Também serão levadas à população informações sobre os crimes de violência doméstica e as formas de solucioná-los.

“O Governo vai disponibilizar apoio e divulgação ao evento. Criamos a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres para dar maior atenção a esse grave problema social e minimizar esse tipo de violência”, afirmou o Governador Robinson Faria, ressaltando ”a importância de ações que promovam a cultura de paz”.

Na audiência também participaram representantes da Secretaria Estadual de Saúde, da Secretaria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres e da Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social.

Mais uma Igreja Evangélica foi arrombada em Parelhas

A Polícia Militar de Parelhas foi acionada nesta Quinta-Feira (26), onde informações davam conta de que mais uma igreja havia sido arrombada.

A PM esteve no local e constatou veracidade da informação.

Desta vez o fato foi registrado na Igreja Assembleia de Deus fica localizada no Bairro Maria Terceira. Daquela instituição foi levada uma certa quantia em dinheiro.

Segundo informações, foi usada uma barra de ferro para danificar uma das portas daquela instituição. A PM esteve no local para as medidas necessárias.

Marcos Silva

Rafael Motta pede olhar especial para combate à seca no Nordeste

Rafael Motta1Com o objetivo de defender ações e projetos de combate à seca no Nordeste e, em especial, nos municípios do Rio Grande do Norte, o deputado federal Rafael Motta (PROS) subiu a tribuna da Câmara dos Deputados durante sessão ordinária desta quarta-feira (23).

O pronunciamento foi feito durante discussão plenária sobre o Projeto de Lei 2447/07, de autoria do ex-senador Inácio Arruda (PCdoB), que institui a Política Nacional de Combate e Prevenção à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca - a matéria foi aprovada e agora segue para análise do Senado Federal.

No discurso, Rafael Motta pediu o apoio dos  parlamentares para a aprovação da matéria e cobrou um olhar especial para o Nordeste. “Vou batalhar para que as cidades do meu Estado possam ter mais recursos hídricos. O nosso mandato será intransigente no combate à seca. O Nordeste precisa de uma atenção especial do Congresso”, ressaltou o deputado.

Assessoria

Quadrilha invade prefeitura, rende vigias e explode caixa de banco no RN

bancoExplosão aconteceu na madrugada desta quinta-feira (26) em Serrinha.
Na fuga, criminosos usaram grampos de ferro para obstruir estrada

Um caixa eletrônico do banco Bradesco foi explodido na madrugada desta quinta-feira (26) no município de Serrinha, a 89 quilômetros de Natal. Segundo a Polícia Militar, não há informações sobre os criminosos nem da quantia levada.

Em contato com o G1, o tenente Alcino Leonardo, do 8º Batalhão da PM, revelou que o prédio da prefeitura da cidade, que fica a aproximadamente 50 metros da agência, chegou a ser invadido e os vigilantes rendidos. "Acreditamos que eles fizeram isso para evitar qualquer reação dos guardas", afirmou.

Ainda de acordo com o oficial, os assaltantes fugiram em um carro de cor branca. “A explosão aconteceu por volta das 3h. No local, foram encontrados cápsulas de pistola 9 milímetros (armamento de uso restrito), fuzil calibre 762 e de espingarda calibre 12", acrescentou.

Ainda de acordo com o oficial, a quadrilha usou grampos de ferro para obstruir a estrada que ligaSanto Antônio a Serrinha, dificultando que a polícia partisse em perseguição.

Fonte: G1RN

Vereador Leleu Fontes pede a exoneração do comandante do 6º BPM

Em pronunciamento na sessão de ontem (25), no Plenário da Câmara Municipal de Caicó, o vereador Leleu Fontes se reportou a narrar um fato lamentável ocorrido no último dia 20 de fevereiro, nas dependências do 6º Batalhão da Polícia Militar em Caicó.

Na ocasião havia sido instalada uma sindicância para investigar e punir alguns homens do batalhão, os quais haviam se manifestado contrariamente ao expediente recreativo do soldado Franklin André navegando nas redes sociais a partir da sala do comando. Segundo Leleu, o policial militar em questão é diretamente ligado ao comandante, major Walmary Costa.

O fato é que o soldado Franklin, na tentativa de intimidar o advogado Sildilon Maia, adentrou a sala de reunião fazendo uso de pistola e impôs um constrangimento ao bacharel que defendia os militares envolvidos na questão.

PREFEITO DE PARELHAS FARÁ LEITURA DA MENSAGEM ANUAL NA CÂMARA

O prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros participará nesta quinta-feira (26), a partir das 15h00min, da abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Vereadores de Parelhas. Na oportunidade, o Chefe do Executivo realizará a leitura da Mensagem Anual, prestando contas dos trabalhos e ações realizadas e apresentando as atividades planejadas, bem como as perspectivas gerais para o ano de 2015, através da Mensagem Anual.

PREFEITURA DE PARELHAS REALIZA PAGAMENTO DE SERVIDORES NESTA SEXTA-FEIRA DIA 27 E NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA DIA 02

A Prefeitura Municipal de Parelhas estará realizando o pagamento referente ao mês de Fevereiro nesta Sexta-feira (27) e na próxima Segunda-feira (02).

Amanhã o pagamento será realizado ao servidores da Prefeitura e demais secretarias, e na Segunda-feira (02) aos servidores da Educação que recebem pelo FUNDEB. Isso mostra o comprometimento da administração de priorizar sempre o pagamento de nossos servidores.

Os pagamentos representam uma grande importância para o município. O Prefeito Municipal, o Professor Francisco Medeiros reconhece que com isso está sendo injetando mais de um milhão de reais na economia local: "Pagar bem nossos servidores e pagar em dia é um grande meio de fazer com que toda a nossa população ganhe. Ganha o supermercado, ganha a loja de roupas, ganha os agricultores e assim por diante”.

Então não esqueçam! Amanhã dia 27 e Segunda-feira dia 02 pagamento dos servidores públicos municipais.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Militares são assaltados em ônibus no Alecrim

Três militares da Marinha do Brasil foram alvos de quatro assaltantes, na noite desta terça-feira (25), na avenida Dois, no centro do bairro Alecrim, zona Leste de Natal. As vítimas tiveram os celulares levados por quatro indivíduos, sendo três homens e uma mulher, os criminosos entraram no veículo como passageiros, mas em um dado momento do percurso, posse de revólveres e facas renderam todos que estavam no coletivo e realizaram um arrastão.

O fato ocorreu por volta das 20h, os militares, sendo duas cabos lotadas na base de Natal e um soldado do Estado do Rio de Janeiro, relataram a reportagem do Portal BO que os criminosos estavam no mesmo ponto de ônibus que eles, mas em nenhum momento imaginaram que seriam criminosos. Brahilha Rosa relatou que os suspeitos agiram e forma violenta chegando a agredir outro passageiro. “Eles estavam nervosos e a todo o momento gritavam pedindo os nossos pertences, foi realmente um momento muito ruim para todos que estavam no veículo”, disse.

O motorista do transporte da empresa Santa Maria, identificado como Jonas Sales, informou que é o primeiro assalto que sofre em quase dois anos de profissão, mas sabia que devido a violência contra a categoria isso iria ocorrer mis cedo ou mais tarde. Polícia foi chamada, mas nenhum suspeito foi preso.

PORTAL BO

Governador assinará decreto que concede incentivo fiscal às companhias aéreas nesta quinta-feira (26)

Nesta quinta-feira (26), o Governador Robinson Faria assinará o decreto que autoriza a redução do ICMS para o querosene de aviação, às 16h, no Auditório da Governadoria.

A medida objetiva aumentar a competitividade do Estado no setor turístico e o fluxo de visitantes ao Rio Grande do Norte. Neste sentido, a administração estadual solicitou as companhias aéreas uma nova programação de voos incluindo o RN.

Com a redução do ICMS para o querosene de aviação as empresas terão seus custos reduzidos e poderão oferecer passagens a preços mais baixos, o que é um incentivo às empresas e ao crescimento da indústria do turismo com geração de novas oportunidades de trabalho e renda. 

A concessão do benefício fiscal é resultado dos contatos realizado pelo Governador com executivos das companhias aéreas que operam no Rio Grande do Norte, em viagem a São Paulo, no início de fevereiro.

Serviço

Assinatura do decreto que reduz o ICMS para o querosene de aviação

Hora: 16h

Local: Auditório da Governadoria

RN garante com Ministério da Integração R$ 22 milhões para obras hídricas

g1O ministro da Integração Nacional Nacional, Gilberto Occhi, recebeu na noite de ontem (24), em Brasília, a comitiva formada pelo Governador Robinson Faria, a senadora Fátima Bezerra, o deputado federal Fábio Faria, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França, o presidente da Caern, Marcelo Toscano, e o prefeito de Mossoró, Francisco Júnior. Na reunião, o Governador destacou como prioridade a conclusão das obras da Barragem de Oiticica, e recebeu a notícia que já estão garantidos e faturados R$ 22 milhões, que devem estar disponíveis na próxima semana para obras hídricas no Rio Grande do Norte.

Na ocasião, o Governador entregou ao ministro o termo de compromisso do Governo do Estado com as famílias de desabrigados da Barra de Santana, assinado na semana passada em solenidade realizada na Governadoria. O ministro declarou: "podem contar com a nossa gestão junto ao tesouro para regularizar a manutenção do fluxo de pagamento", disse o ministro. 

O cronograma da barragem projeta a conclusão para julho de 2017 com a criação da Nova Barra de Santana, realocando cerca de 4 mil pessoas e contemplando a construção de um novo cemitério.

Na próxima terça-feira um representante do Ministério da Integração virá ao Rio Grande do Norte para ultimar a liberação dos recursos necessários para a conclusão da adutora do Alto Oeste com previsão de ser concluída no próximo mês de junho. 

No encontro, foi apresentado ainda o Plano de Emergência de Convivência com as Secas, e tratadas medidas emergenciais para abastecimento de água em cidades colapsadas no Rio Grande do Norte como a instalação de cisternas de uso coletivo e a ampliação da Operação Carro-Pipa.

Adutora

A adutora do Alto Oeste tem 288 km de extensão, a partir das barragens de Santa Cruz do Apodi e do açude de Pau dos Ferros. O sistema adutor é composto de dois sistemas independentes: o subsistema de Pau dos Ferros, que está finalizado, e o subsistema de Santa Cruz.

Quando concluída, serão beneficiadas 208 mil pessoas no Oeste potiguar. Com a água da barragem de Santa Cruz serão beneficiadas as cidades de Itaú, Rodolfo Fernandes, Taboleiro Grande, Riacho da Cruz, Umarizal, Olho D’água dos Borges, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Antônio Martins e João Dias.

Já com a água captada do açude de Pau dos Ferros serão supridas as cidades de Luís Gomes, São Francisco do Oeste, Rafael Fernandes, Marcelino Vieira, Pilões, Alexandria, Tenente Ananias, Riacho de Santana, Água Nova, José da Penha, Major Sales, Paraná e Pau dos Ferros. A obra também atenderá 66 comunidades rurais na bacia do alto e médio Apodi.

Previsão de chuvas entre normal a abaixo do normal

Os meteorologistas do Nordeste, reunidos na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), no Jiqui, em Parnamirim, após análise dos parâmetros climáticos, concluíram hoje que na região ao Norte do Nordeste brasileiro a previsão é que “predomine a condição de chuva de normal e abaixo do normal da média histórica, com grande variabilidade temporal e espacial para o período de março a maio no semiárido nordestino”. Com relação à reserva hídrica dos reservatórios do Nordeste, considerando os volumes atualmente disponíveis e “com um provável cenário de chuvas de normal a abaixo da média histórica para os próximos três meses, sem expectativas de recargas expressivas, é necessário a adoção de medidas para prolongar o horizonte de disponibilidade hídrica para a região”.

Prefeito Padre Jocimar Dantas faz leitura da Mensagem Anual na Câmara Municipal em Jardim do Seridó

20150224_180839O prefeito de Jardim do Seridó, Padre Jocimar Dantas de Araújo participou nesta terça-feira (24) da abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Vereadores de Jardim do Seridó. Na oportunidade, o Chefe do Executivo realizou a leitura da Mensagem Anual. O prefeito fez uma prestação de contas do que foi concretizado no ano passado e apresentou aos presentes os projetos e metas para 2015. Padre Jocimar foi prestigiado pela grande maioria do seu secretariado. Apenas dois com ausências justificadas não compareceram.

Criada por Rogério Marinho, Fecam completa 10 anos

Rogério na FecamA Federação das Câmaras Municipais do Estado do Rio Grande do Norte (FECAM/RN) completa 10 anos de fundação nesta quarta-feira, 25 de fevereiro. A entidade foi criada pelo atual deputado federal Rogério Marinho (PSDB) em 2005, quando era vereador e presidente da Câmara Municipal de Natal. 

A ideia, hoje praticamente consolidada, era criar uma entidade que desse apoio, suporte e que fosse parceira de todos os vereadores do Estado. "Desde 2005 plantamos uma semente e hoje ela virou uma árvore robusta e firme na causa das câmaras municipais do estado. E nós temos certeza que a FECAM ainda vai gerar muitas conquistas na luta por melhorias para todo o RN”, disse o tucano.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas iniciará sua primeira sessão legislativa de 2015

imageA Câmara de Carnaúba dos Dantas, sob a presidência do edil Pepeto (PSD) iniciará a Sessão Legislativa de 2015 hoje terça feira (24), a partir das 15 horas, na Sala das Sessões Vereador Wilson Luiz de Souza. Todos os demais vereadores: Vice-presidente Dué Azevedo (PROS), 1ª Secretária Josiene de Fabinho (PSD), 2º Secretário Marfran Santos (PSD), Hemerson Felinto (PSD), Marli de Medeirão (PSB), Juliana de Souza (PSB), Maria de Ramalho (PMDB) e Gilson Dantas (PMDB) deverão comparecer a reunião.

A primeira sessão do ano será exclusiva a leitura da mensagem anual do Poder Executivo, pelo prefeito Dr. Sérgio Eduardo (PSB), que demonstrará a situação do município, as ações desenvolvidas no ano de 2014 e aquelas previstas para 2015.

ulianne Faria diz que SETHAS terá gestão integrada com RN Sustentável

SEC DA SETHAS JULIANNE FARIAJulianne Farias, secretaria da SETHAS - Secretaria de Trabalho e Ação Social, esteve reunida na manhã desta terça-feira (24), com os servidores da SETHAS que estão envolvidos diretamente no Projeto RN Sustentável, a Unidade Executora Setorial (UES-SETHAS).

O objetivo foi discutir as ações desenvolvidas e as metas a serem alcançadas pela equipe da SETHAS no acordo de empréstimo com o Banco Mundial, o Projeto RN Sustentável.

O gerente da UES SETHAS, Gerardo Guará, explicou que entre os editais lançados em 2014, três tiveram a SETHAS como secretaria demandante – Edital de Projetos Socioambientais; Edital de Empreendimento Econômicos e Solidários da Agricultura Familiar e de Bandas Filarmônicas para a Juventude.  Esses editais tem um papel fundamental para que o RN Sustentável atinja as metas acordadas com o Banco Mundial, particularmente a redução da vulnerabilidade social.

Ministro Gilberto Kassab virá ao RN para evento com prefeitos

A convite do presidente da Federação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte (FEMURN), Francisco José Júnior (PSD), o ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), confirmou hoje que virá a Natal, no próximo dia 20 de março, participar de um encontro com todos os prefeitos do Rio Grande do Norte. O evento será marcado pela posse simbólica de Francisco José como presidente da FEMURN e pela oportunidade que os chefes do executivo municipal terão para interagir e levar demandas ao ministro das Cidades e sua equipe. O convite foi feito, e aceito, pessoalmente na tarde hoje, em Brasília.

Na companhia do governador Robinson Faria (PSD), da senadora Fátima Bezerra (PT) e do deputado federal Fábio Faria (PSD), o presidente da FEMURN, também prefeito de Mossoró, aproveitou para solicitar atenção especial aos municípios do Rio Grande do Norte, principalmente aqueles que tem projetos e convênios já em vigor no Ministério das Cidades. Para Mossoró, como prefeito, pleiteou a obra do Parque da Cidade, no valor de R$ 33 milhões, e apresentou projeto de qualificação e pavimentação de vias públicas, no valor de R$ 10 milhões, que possibilitará a recuperação de diversas ruas da cidade.

Menores fogem do CEDUC de Caicó e são recapturados em seguida por PM de folga

http://jornalanoticia.com/portal/wp-content/uploads/2014/02/ceduc-caico.jpgDois menores fugiram no inicio da noite desta segunda-feira(23) da Unidade Regional do CEDUC da cidade de Caicó. Os fujões são de Currais Novos e Natal.
Após a fuga os menores evadiram-se em direção a saída para a cidade de Jardim do Seridó e já no giradouro do bairro Itans foram presos por um competente Policial Militar que mesmo em seu dia de folga não mediu esforços e fez a captura dos dois adolescentes.

Do Blog: Digno de elogio em sua ficha disciplinar a ação do Policial Militar que mesmo de folga não se eximiu e fez a captura dos dois menores que já iam saindo da cidade de Caicó no momento da captura providencial.

Por EduardoDantas

Comandante geral inicia visitas de inspeção em unidades operacionais da PM

Nesta segunda-feira (23), o comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Ângelo Mário de Azevedo Dantas, realizou a primeira visita de inspeção nas unidades operacionais da Região Metropolitana. Conforme cronograma definido, a primeira visita foi realizada ao 1º Batalhão, localizado no bairro da Ribeira, onde o major Marinho, comandante da unidade, acompanhado dos oficiais auxiliares, apresentou as instalações e a estrutura administrativa e operacional ao comandante.
De acordo com o major Marinho, o 1º Batalhão de Polícia Militar, Batalhão Felipe Camarão, foi fundado no dia 30 de dezembro de 1935, e atualmente é responsável pelo policiamento ostensivo em 12 bairros, abrangendo uma área de 16,14 km² e garantindo a segurança de 115.297 habitantes. “Com a nossa atuação ostensiva, tivemos uma média de sete armas apreendidas por mês, totalizando mais de 80 armas apreendidas durante o ano de 2014”, explanou o major Marinho.
O comandante da unidade ainda ressaltou a importância da instrução para o aperfeiçoamento dos policiais militares lotados no batalhão. “Realizamos diariamente uma instrução de uma hora referente a abordagens pessoais e a veículos, além de patrulhamento urbano e gerenciamento de crises”, disse o oficial. “Também reforçamos a instrução com os policiais que retornam de férias ou de outro afastamento, de modo a manter sempre o padrão do atendimento à população”, concluiu.
Após a apresentação, o Comandante Geral reforçou o intuito de melhorar as condições e estruturas das unidades visitadas, visando a melhoria na prestação do serviço de segurança pública à população norte-riograndense. “Estamos trabalhando de forma conjunta em busca de melhorias para a nossa Instituição e para a população do Estado”, disse o Comandante.
A comissão de inspeção ao 1º BPM foi composta do Comandante Geral, coronel Ângelo, Subcomandante e Chefe do Estado Maior Geral, coronel Araújo Lima, Diretor de Apoio Logístico, coronel Fidélis, Diretor de Ensino, coronel Azevedo, Chefe da 3ª Seção, tenente-coronel Arcanjo, Comandante do Policiamento Metropolitano, tenente-coronel Sairo, e o Subcomandante do CPM, tenente-coronel Marcos Vinícius.

Presidente da Câmara Municipal de Caicó classifica mensagem anual do prefeito de “tímida”

A Câmara Municipal de Cacó iniciou seus trabalhos legislativos para este ano. E como determina a Constituição, o gestor municipal foi a Câmara ler sua mensagem anual onde fez um balanço das atividades relacionadas ao ano de 2014 e apresentou as metas para 2015.
Após a leitura da mensagem anual por parte do prefeito Roberto Germano (PMDB), o presidente da Câmara, vereador Nildson Medeiros Dantas (PROS), fez uma análise do que foi dito pelo gestor municipal e classificou a mensagem como “tímida”. “Faltou algumas explicações, ou seja, um planejamento. Se falou muito sobre o que se realizou no ano anterior, mas muito pouco sobre o que poderia ser realizado no ano de 2015. A mensagem foi tímida, principalmente quando se falou algo relacionado a área da saúde e hoje é um dos maiores problemas enfrentados na cidade de Caicó. Esperamos que esta mensagem não reflita o que vai ser implementado neste ano de 2015, porque, se não, não teremos muito o que comemorar”, destacou.

PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE PARELHAS PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE A FEBRE DO CHIKUNGUNYA

DSC05625A Prefeitura Municipal de Parelhas através da Secretaria de Saúde e da Coordenação da Estratégia de Saúde da Família, realizou na noite desta Segunda-feira (23) no auditório da Escola Municipal Arnaldo Bezerra uma palestra para os servidores da secretaria sobre a “Febre do Chikungunya”.

A palestra foi ministrada pelo enfermeiro Étel Rogers e contou com a presença do Secretário de Saúde Tarcísio da Costa Clementino e da Coordenadora de Saúde Rosimeri Oliveira.

A febre chikungunya teve seu vírus isolado pela primeira vez em 1950, na Tanzânia. Ela recebeu esse nome, pois chikungunya significa “aqueles que se dobram” no dialeto Makonde da Tanzânia, termo este usado para designar aqueles que sofriam com o mal. A doença, apesar de pouco letal, é muito limitante. O paciente tem dificuldade de movimentos e locomoção por causa das articulações inflamadas e doloridas, daí o “andar curvado”.

Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Walter Alves é oficializado vice-líder do PMDB na Câmara dos Deputados

Walter-Alves-Foto-João-GilbertoO deputado Walter Alves, no primeiro mandato de federal, foi oficializado essa semana como vice-líder da bancada do PMDB na Câmara dos Deputados. A escolha já havia sido feita no início do mês

Como vice-líder, Walter terá a prerrogativa de substituir o líder em ausência, terá atribuições regimentais e poderá fazer uso da palavra, orientar a bancada, indicar candidatos à Mesa e participar de qualquer Comissão de que seja membro, sem direito a voto, mas podendo encaminhar a votação de qualquer proposição sujeita à deliberação em plenário.

Walter destacou que vai trabalhar para manter a bancada do partido unida na ausência do líder Leonardo Picciani, deputado federal pelo RJ, e que o PMDB possui a maior bancada da Câmara. Ao todo, são 66 parlamentares. O parlamentar também destacou que a legenda manteve a Presidência da Casa, que antes era do deputado Henrique Alves e que agora está com o deputado Eduardo Cunha.

"O PMDB é um partido forte, que vem trabalhando pelo Brasil há muito tempo. Pra mim é um orgulho ser escolhidos pelos meus colegas de legenda para liderá-los. Vamos trabalhar para harmonizar discussões e votações visando sempre o povo brasileiro", disse.

Walter não é o único potiguar a ocupar uma vice-liderança de partido na Câmara. No início do mês, o deputado federal Rafael Motta foi indicado para o mesmo cargo, mas pelo PROS.

Homicídio foi registrado na manhã de hoje (23) na RN 086 que liga Carnaúba dos Dantas à Parelhas-RN

Na manhã de hoje (23) foi encontrado caído a margem da RN 086 que liga Carnaúba dos Dantas à Parelhas, um homem que estava numa Moto YBR Yamaha de cor vermelha placa MYC 3363 Parelhas-RN. Pelas caractarísticas foi um homicídio registrado na comunidade Olho D'água Seco município de Carnaúba dos Dantas, na chamada ladeira dos balanços.

A Polícia Militar de Carnaúba dos Dantas sob o comando do Sargento Fábio esteve no local fazendo o isolamento do corpo até a chegada do ITEP que constatou que realmente foi um homicídio, onde a vítima foi indentificada por Marcelo Eduardo de Lima e Silva popularmente conhecido por Padre Marcelo, residente na cidade de Parelhas-RN. O mesmo seguia de Carnaúba dos Dantas para Parelhas, o qual foi alvejado na manhã de hoje (23) com 07 tiros de arma de fogo

Fonte: Blog do Toscano Neto

QUADRILHA FORTEMENTE ARMADA EXPLODE CAIXA ELETRÔNICO EM CERRO CORÁ

O caixa eletrônico da agência do banco Bradesco foi explodido na madrugada desta segunda-feira (23) no município de Cerro Corá, a 180 quilômetros de Natal. Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 2h.  Ninguém foi preso.

De acordo com o tenente Garcia, cerca de 10 homens armados participaram da ação. Os suspeitos chegaram à agência em dois veículos e efetuaram vários disparos para o alto. Moradores ficaram amedrontados. Parte dos criminosos ainda cercaram a delegacia da cidade.

Um funcionário da Cosern que acordou com o barulho, saiu de casa achando que um transformador de energia havia estourado. Ele acabou sendo visto pelos criminosos e foi rendido juntamente com um vigia de rua. Os dois foram liberados em seguida e passam bem.
Após a explosão, os criminosos fugiram com todo o dinheiro do caixa. A quantia roubada não foi divulgada.

Fonte: G1/RN

Polícia Federal realiza grande apreensão de drogas em Parnamirim

Dois homens foram presos e uma grande quantidade de drogas foi apreendida pela Polícia Federal na manhã deste Domingo (22), após uma abordarem um caminhão de mudanças na cidade de Parnamirim, na Grande Natal.

Os suspeitos e todo o material apreendido foram encaminhados à sede da Polícia Federal no bairro de Lagoa Nova, em Natal. A PF ainda não informou os nomes dos acusados, nem a quantidade do material apreendido.

Presidente da FEMURN ministra palestra em encontro com prefeitos que reativou Associação da Costa Branca

DSC_0237Presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN, Francisco José Júnior ministrou, na manhã deste sábado, no Hotel Vitória, em Mossoró, palestra para gestores e prefeitos no encontro de chefes do executivo do Pólo Costa Branca. A associação regional de prefeitos (Associação dos Municípios da Região da Costa Branca) está se reorganizando e escolheu hoje sua nova diretoria, indicando o prefeito de Tibau, Naldinho, como seu presidente. O processo contou com o apoio da FEMURN e do deputado estadual Manoel Cunha Neto “Souza”. Na ocasião, Francisco José falou aos presentes sobre a atual situação dos municípios, o trabalho e as metas da nova gestão da FEMURN em busca das soluções mais urgentes.

Campo Redondo irá realizar IX Jornada Pedagógica Municipal

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Redondo dará inicio oficialmente ao ano letivo 2015 com a IX Jornada Pedagógica. A solenidade de abertura acontecerá nesta segunda-feira (23) no Centro Administrativo a partir das 07h30min horas.
Este ano a Jornada Pedagógica abordará o tema “Planejamento: Construção e Transformação da Docência”. As atividades que reunirá todos os gestores e educadores do município será concluída na sexta-feira, 27 de fevereiro.

Revitalização da Rua Florentino Cunha está concluída em Jardim do Seridó

SAM_8412A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó inaugurará em breve mais uma obra. Desta vez será a revitalização da Rua Florentina Cunha, no Bairro Bandeira Branca, nesta cidade. Os trabalhos de urbanização da via pública foram concluídos e os moradores já passaram a desfrutar dos benefícios. Ao todo, 87 famílias serão favorecidas com a obra.

A revitalização da Rua Florentino Cunha consta de: revestimentos, colocação de pisos, alvenaria, arborização, lixeiras ambientais, corrimões, bancos, instalações elétricas e hidráulicas, pinturas e os devidos acessos para portadores de necessidades especiais. “Essa semana será feito apenas o trabalho de limpeza da obra, para depois ser inaugurada pelo Prefeito Padre Jocimar Dantas”, disse o secretário municipal de Obras, Jarbas Silva.

O valor total da obra é da ordem de R$ 102.500,00 (Cento e dois mil e quinhentos reais), sendo R$ 97.500,00 (noventa e sete mil e quinhentos reais), oriundos da parceria com o Governo Federal, através do Programa Turismo Social no Brasil e R$ 5.000,00 (cinco mil reais) da contrapartida do Município.

“A partir de agora à Rua Florentino Cunha no Bairro Bandeira passa a ser mais um cartão postal da nossa cidade. Apesar dos contratempos que aconteceram, a obra está concluída e será entregue solenemente à população. Ficamos satisfeitos em ver a felicidade dos moradores daquela localidade e reafirmamos o nosso compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento de Jardim do Seridó”, declarou o Prefeito Padre Jocimar.

PREFEITO DE PARELHAS INAUGUROU RUAS E MONUMENTO EM HOMENAGEM AOS EX-COMBATENTES NO POVOADO JOAZEIRO

DSC05577O Prefeito de Parelhas Francisco Medeiros entregou na tarde do último Sábado (21), aos moradores do Povoado Joazeiro a pavimentação em paralelepípedo das Ruas Professor João Manoel e Gregório Manoel, além do monumento em homenagem aos praças ex-combatentes parelhenses, com descerramento da placa alusiva ao monumento e homenagens a pessoas que colaboraram para a construção do monumento, que contou com a presença da Banda de Música 11 de Fevereiro.

A obra foi solicitada através de requerimento do Poder Legislativo de autoria do Vereador Ênio Ângelo Dantas, através de Emenda da Deputada Federal e hoje Senadora Fátima Bezerra ao Orçamento Geral da União do Governo Federal junto ao Ministério das Cidades.

Foram pavimentados quase 4.000.00 M2, com investimentos no valor de R$ 170.248,79 (Cento e Setenta Mil, Duzentos e Quarenta e Oito reais e Setenta e Nove Centavos).

Participaram do ato solene, Vereadores, Secretários, Coordenadores e Sub-Coordenadores e Servidores da Prefeitura Municipal, o Sr. Manoel Elizom (representando os ex-combatentes), Márcio Carneiro Barbosa (Tenente Coronel do Exercito Brasileiro), Major PM Silva Neto e moradores do povoado.

Seminário da EMPARN tratará das incertezas do clima

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) tratará da questão da meteorologia na primeira sessão do Seminário Técnico da EMPARN de 2014, que se realizará na próxima segunda-feira (02 de março) no Auditório da Sede da Empresa, em Parnamirim.

Nos dois últimos anos, a EMPARN tem promovido seu Seminário Técnico com o objetivo de promover palestras para os seus funcionários e o público externo sobre temas de interesse do setor agropecuário, em especial do Estado do Rio Grande do Norte. As palestras têm tratado de resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito da própria instituição e de organizações parceiras ou congêneres, como as universidades e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além de abordar questões relacionadas a problemas emergentes do setor, de tal forma a enriquecer o debate sobre áreas importantes do setor rural norte-rio-grandense.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Governo regulariza pagamento de precatórios

O Governo do Estado, através da secretaria de Estado de Planejamento e Finanças, regularizou o pagamento de precatórios. O montante devido pelo Estado é de R$ 48 milhões. O Executivo já pagou a primeira parcela, dia 13 de fevereiro, e na próxima segunda-feira, dia 23, repassará a segunda. As duas parcelas são referente a janeiro e fevereiro.  
A regularização do pagamento dos precatórios pelo Executivo foi fruto de várias reuniões entre o secretário da Seplan Gustavo Nogueira e o juiz responsável pelo setor de precatórios do Tribunal de Justiça do RN, Bruno Lacerda. Na última audiência, estiveram presentes o presidente do TJRN, Cláudio Santos, e o procurador geral do Estado, Francisco Wilkie.
O Governo do Estado volta a regularizar o pagamento de precatórios depois de dois anos. Em 2013, das 10 parcelas de R$ 3,8 milhões que a gestão passada se comprometeu a pagar, apenas três foram honradas. Já em 2014, apenas uma parcela – pelo Detran - foi paga.
Para o secretário Gustavo Nogueira, o entendimento entre o Executivo e o Judiciário reforça a relação de respeito entre os poderes, princípio defendido pelo governador Robinson Faria. “Esse entendimento representa um alento para os credores do Estado que esperam há anos para receber os precatórios e realça também o resgate de um dos compromissos defendidos pelo governador Robinson Faria, que é o do respeito entre as instituições”, afirmou.

Laboratório da EMPARN ganha nova certificação

Repetindo com êxito o que vem ocorrendo há vários anos, o Laboratório de Água, Solos e Planta da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) foi aprovado no Programa Interlaboratorial de Análise de Tecido Vegetal (PIATV), do qual participou no biênio 2013-2014, com a emissão do Certificado de Controle de Qualidade em janeiro passado.

A consequência desse reconhecimento é o direito ao uso de “Selos de controle de qualidade” durante o ano de 2015. A análise de tecido vegetal não só possibilita um diagnóstico adequado do estado nutricional das plantas, mas também uma orientação precisa quanto às práticas de manejo a serem adotadas para se obter altas produtividades dos cultivos.

O PIATV é coordenado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP). O programa foi criado em 1982 e tem entre seus objetivos destaca-se o de “Possibilitar aos laboratórios participantes diferencial no mercado e proporcionar maior credibilidade e confiança aos seus clientes”.

Rogério se reúne com reitora e reafirma parceria para apoiar projetos da UFRN

Reuniao Reitora e DeputadoO deputado federal Rogério Marinho (PSDB) se reuniu nesta quinta-feira (19) com a reitora da UFRN, Ângela Paiva. O encontro ocorreu na própria Reitoria e teve como objetivo firmar uma parceria entre o mandato do parlamentar e projetos realizados pela instituição de ensino, entre eles o Metrópole Digital.

“Somos parceiros da UFRN e estamos nesse encontro para fortalecer essa parceria. Da nossa parte a Universidade Federal do RN pode ter certeza que terá sempre um aliado pronto para lutar por seus interesses, que são, consequentemente, também do povo potiguar”, completou o deputado federal.

CARNAVAL 2015 FOI SUCESSO EM PARELHAS

Muita festa marcou os quatro dias de folia em Parelhas e no Povoado Santo Antônio. O período de carnaval reuniu um grandioso público, durante o dia e a noite, no Recanto Verde, no Venezza Park, na Praça Arnaldo Bezerra e no Povoado Santo Antônio da Cobra. A proposta de resgatar os antigos carnavais, sugerida pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo, da Cultura e do Esporte, foi responsável pelo sucesso do evento.

O Prefeito Francisco Medeiros, secretários e vereadores do Município participaram das festividades. “Realizamos uma festa simples, em parceria com o setor privado, mas com muita alegria e organização”, disse Francisco. Além da programação com shows e orquestras de frevo, a administração realizou atividades voltadas ao combate e ao abuso de crianças e adolescentes.

O sucesso do Carnaval de Parelhas 2015, só foi possível graças ao apoio e iniciativa do setor privado, que em parceria com a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo, da Cultura e do Esporte, proporcionaram aos parelhenses, foliões, blocos e visitantes, uma diversidade de atrações

Detran/RN alerta para as falsas notificações enviadas por emails

É preciso ficar alerta com os e-mails falsos que circulam na internet.
Usuários de serviço de correio eletrônico têm recebido uma falsa mensagem de notificação de infração de trânsito solicitando ao destinatário que clique em links ou ícones para ter mais informações.
O coordenador financeiro do Detran/RN, Júlio Cesar, alerta aos usuários que a autarquia “não manda nada de mensagem de interesse do condutor e do proprietário do veículo por rede social, principalmente por e-mail.
“Qualquer correspondência é emitida pelos Correios”, avisa.
Ele não tem dúvida de que esse tipo de mensagem é falsa e quem abri-la pode contaminar seu equipamento com vírus.
O procedimento correto é deletar a mensagem imediatamente quando perceber que ela foi disponibilizada na sua caixa de entrada.
Portal No ar

KELPS SUGERE CRIAÇÃO DE FUNDO PARA PAGAMENTO DE DIÁRIAS


O deputado Kelps Lima (SDD) voltou a defender o pagamento antecipado das diárias operacionais aos profissionais da segurança pública. Durante sessão plenária desta quinta-feira (19), o parlamentar propôs a criação de um fundo para planejamento e pagamento de diárias operacionais aos agentes de segurança.

“Sugiro que se crie um fundo para que sejam alocados recursos e possamos entrar em um ciclo de pagamento antecipado de diárias operacionais”, afirmou. O deputado anunciou que apresentará uma emenda parlamentar, dentre as emendas individuais as quais tem direito, no valor de R$ 200 mil para compor o fundo: “Que obviamente irá precisar de bem mais que isso”, complementou.

De acordo com o deputado, o governo mantém hoje apenas metade do efetivo policial necessário para o estado e em razão disso não pode abrir mão do pagamento de diárias operacionais aos policiais que, mesmo em folga, são escalados para trabalhar. “O que nós queremos é que o policial vá para as ruas com dignidade, não apenas recebendo adiantado, mas também que não vá por obrigação, ou seja, que a escala não seja compulsória”, analisou.


O parlamentar defendeu ainda o reajuste no valor das diárias operacionais pagas atualmente. Visando assegurar a constitucionalidade do projeto, o deputado anunciou que irá encaminhar um estudo completo sobre a proposta de criação do fundo para o governo estadual, para ser apresentado à Assembleia Legislativa.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

MPF recomenda que Sesap e SMS criem plantões para receber decisões judiciais

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) recomendou que a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) desenvolvam um sistema de plantão que permita o pronto atendimento das decisões judiciais dirigidas às duas secretarias, nos fins de semana, feriados e inclusive em dias úteis, após o encerramento do expediente normal.

A recomendação, de autoria do procurador da República Victor Mariz, aponta que atualmente nenhum dos dois órgãos mantém qualquer estrutura para recebimento dessas decisões, fora do expediente normal das secretarias. Dessa forma, muitas vezes os pacientes que necessitam de intervenção médica/hospitalar urgente não conseguem o acesso ao atendimento, mesmo após conquistar esse direito judicialmente.

O texto também recomenda às duas secretarias a divulgação - através da internet e diretamente à Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública – do contato telefônico das pessoas responsáveis pelo recebimento das decisões, durante esses plantões. As recomendações foram entregues no último dia 11 e preveem um prazo de 10 dias para que os secretários informem sobre as medidas adotadas.

http://www.prrn.mpf.mp.br/grupo-asscom/noticias-internet/mpf-recomenda-que-sesap-e-sms-criem-plantoes-para-receber-decisoes-judiciais

Currais Novos- Polícia estoura boca de fumo e recupera vários produtos furtados

Por volta das 17h30 dessa quarta-feira (18/02) a Polícia Militar de Currais Novos, cumpriu mandados de busca e apreensão em duas residências e conseguiu recuperar vários produtos que foram furtados de residências arrombadas e em assaltos naquela cidade.

Nos dois locais foram encontrados, várias televisões marcas variadas, notebooks, netbooks, tablete, aparelhos celulares, de vários modelos, liquidificador, sanduicheira, lanterna, 03 aparelhos de DVD’s, 01 playstation 2, 02 relógios, 01 botijão de gás, 01 bicicleta, 01 geladeira, 01 fogão, munição, 02 aparelhos de som, 01 raquete, móveis, roupas, tênis, 01 triturador de droga, 02 bolsas, 01 fogão de 06 bocas, 01 perfume, 01 moto Tráxx de placa MYP-7523/Currais Novos, que segundo a Polícia estava sendo usada em vários assaltos a pedestres em currais Novos, além de outros produtos menores.

Denúncias da população foram essenciais para polícia recuperar esses produtos.

Segundo essas denúncias, nessas casas havia um grande movimento de viciados em drogas que chegavam a todo momento com produtos (a maioria furtados) para trocar por entorpecente.

Várias pessoas foram a delegacia e já reconheceram a maioria dos produtos, porém a entrega será realizada só na próxima segunda-feira após a catalogação de todos os itens, que são muitos.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Equipe da PF apreende animais que estavam soltos na BR próxima a Campo Redondo

imageA Policia Rodoviária Federal apreendeu, no trecho da BR 226 e o Ramal que liga a cidade de Campo Redondo, animais soltos e outros que já estavam presos no matadouro público. Foram levados sete animais. A medida foi necessária para evitar acidentes futuros.

Segundo equipe da PF a operação deverá prosseguir nos próximos dias. Com isso acidentes que geralmente são ocasionados por estes animais que ficam soltos, sem destino, serão evitados.

No Seridó: Caminhão Pipa se envolve em acidente em Posto de Gasolina

Na manhã desta Segunda (17), um Caminhão VW (Placas MAF 3059 Currais Novos/RN) conduzido por Francisco Xavier Gomes Neto, acabou colidindo nas bombas de combustível do Posto Loura Gás na Av. Sílvio Bezerra de Melo, em Currais Novos.

O condutor havia parado para abastecer e ao sair o caminhão não dava partida, então o condutor desceu para averiguar o problema.

Instantes depois o freio de mão do veículo se rompeu, então o caminhão começou a descer, atingiu o condutor e só veio parar depois que bateu nas bombas de combustível.

Um popular ainda tentou puxar a direção do veículo para evitar a colisão mas não obteve sucesso.

O condutor Francisco sentia fortes dores no corpo, o SAMU foi acionado para realizar os primeiros socorros.

Rapidamente funcionários do posto isolaram a área para evitar um acidente maior devido o vazamento de combustível.

Uma guarnição da Polícia militar chegou primeiro ao local e deu apoio até a chegada da guarnição do 2º GPRE fez os procedimentos cabíveis

Faleceu um dos primeiros funcionários da Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas-RN

Faleceu neste Domingo de Carnaval (15) à noite no Hospital Regional de Currais Novos-RN, o Sr. Francisco Freire popularmente conhecido por Papagaio, de 73 anos, residente à Rua 7 de Setembro, 707 em Carnaúba dos Dantas-RN.

O mesmo foi funcionário da Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas, o qual era motorista de um Jip pertencente a Edilidade Municipalista, na época da primeira gestão do ex-Prefeito Valdemar Cândido de Medeiros (in memórian). Papagaio chegou a trabalhar como motorista, até a gestão do ex-prefeito Paulo Medeiros.

O seu corpo está sendo velado em sua residência, cujo sepultamento acontecerá hoje (16) às 16 horas no Cemitério Público de Carnaúba dos Dantas-RN.

Fonte: Blog do Toscano Neto

Acidente tipo atropelamento aconteceu na comunidade Água Doce município de Carnaúba dos Dantas-RN dia (16)

BernadoBernardino 1Na manhã desta Segunda-Feira de Carnavale (16) houve um acidente tipo atropelamento à margem da RN 226 que liga a cidade de Carnaúba dos Dantas-RN ao Povoado Ermo, distante à 02 km do centro da cidade na comunidade Água Doce, onde foi vítima Bernardino José Dantas conhecido por Cabeção, de 34 anos, residente no Bairro D. José Adelino Dantas. 

Segundo informações a vítima estava à margem da estrada, exatamente na entrada que dá acesso ao dessalizador onde os carros pipas abastecem com água potável. E quando o carro pipa de cor azul, foi abastecido, o motorista não viu que o Bernardino estava à beira da estrada, vindo à atropelar atigindo à vítima na cabeça que ficou esfacelada. A vítima foi visto ontem (15) participando do carnaval do Povoado Santo Antonio da Cobra município de Parelhas-RN. 

O delegado de plantão da Polícia Civil de Caicó Dr. Igor Lopes, esteve no local do acidente, e constatou que realmente foi um atropelamento. Os peritos do ITEP conduziram o corpo para Caicó, onde será feita a perícia. 

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Carnaval no RN terá tempo nublado a claro com chuvas

A gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) revela que as condições do tempo para o período do carnaval no Estado, de 13 a 17 próximo, deverá ser com predominância de céu variando entre parcialmente nublado a claro com ocorrência de pancadas de chuvas na segunda-feira e terça-feira.

Para a região Oeste, a meteorologia estima que o período do carnaval comece com predominância de céu parcialmente nublado e pancadas de chuvas isoladas, que deverão cair durante o período da tarde e início da noite, principalmente nas áreas serranas. Essas condições deverão predominar na sexta-feira (13), sábado (14) e domingo (15). Já para a segunda (16) e terça-feira (17), a ocorrência de chuvas deverá aumentar. Adicionalmente, faz um alerta para as descargas elétricas.

Parque das Dunas abre no sábado e domingo, Cidade da Criança fecha no período do carnaval

Em função do período de carnaval, não haverá o projeto Som da Mata no Parque Estadual Dunas do Natal neste domingo (15). O Parque, entretanto, funcionará normalmente no sábado e domingo, das 8h às 18h, sendo fechado na segunda (16) e terça-feira (17). Retorna às atividades normais a partir das 13h da quarta-feira (18). A unidade permanecerá aberta todos os dias, das 4h30 às 18h, para os coopistas cadastrados.

A Cidade da Criança fecha a partir do sábado, 14 e reabre na quinta-feira, 19.

Polícia apura ligação de miss com tráfico de drogas no interior do RN

Operação realizada pela Polícia Civil no Seridó prendeu uma pessoa. Uma máquina de triturar maconha também foi apreendida.

Do G1/RN - Em operação realizada no início da manhã desta quinta-feira (12), as polícias civis de Florânia, Jucurutu e Santana do Matos cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa da miss Florânia, cidade localizada na região do Seridó potiguar. Segundo um policial da cidade, investigações davam conta de um suposto envolvimento da miss com o tráfico de drogas da região. Nada foi encontrado nas buscas.

As informações da Polícia Civil eram de que, por ser uma pessoa “acima de qualquer suspeita”, os traficantes da região utilizavam a casa da miss como local de esconderijo de drogas. Além disso, havia a suspeita de que a miss estivesse em posse de uma pistola calibre 22.

Além do mandado na casa da miss, foram expedidos outros cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão. “Em um dos imóveis encontramos uma máquina de triturar maconha e material que estamos investigando se é proveniente de roubo (oito relógios e 17 anéis), em outro apreendemos um adolescente que portava um cigarro de maconha”, explicou Ricardo Ferreira, delegado da Policia Civil de Jucurutu.

Dos três mandados de prisão, apenas um pode ser cumprido. Um homem de 35 anos, residente no município de São Vicente, também localizado na região do Seridó. Réu confesso, o homem foi preso homicídio cometido em 2008. A operação também contou com o apoio das PMs de Florânia, São Vicente e Tenente Laurentino.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Ex-prefeito de Pedro Velho denunciado pelo MPF é condenado a cinco anos de reclusão

Elizeu Jalmir ocultou documentos da Prefeitura quando teve seu mandato cassado, impedindo a comprovação dos gastos e a prestação de contas dos recursos públicos

Uma denúncia do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) resultou na condenação do ex-prefeito de Pedro Velho, Elizeu Jalmir de Macedo, por ter ocultado diversos documentos da prefeitura. Muitos se referiam à comprovação de receitas e despesas de verbas federais repassadas ao Município, além de extratos bancários, convênios e todos os documentos relativos às prestações de contas dos recursos recebidos da União entre 2007 e 2009.

Ele foi condenado a cinco anos e três meses de reclusão, em regime inicialmente semiaberto, além de pagamento de multa. Elizeu Jalmir governou Pedro Velho de 2005 até o final de 2009, quando teve seu mandato cassado pela Justiça Eleitoral. Durante as investigações, testemunhas confirmaram que os documentos referentes aos anos de 2007, 2008 e 2009 desapareceram do arquivo da prefeitura e até informações nos computadores foram apagadas.

A Controladoria Geral da União, em fiscalização realizada no município em 2010, não encontrou quaisquer dos documentos necessários a comprovar os gastos efetuados pelo ex-prefeito, com recursos federais, nesses três anos. “Assim sendo, não há dúvidas que a documentação, anteriormente constante do arquivo da prefeitura, foi suprimida, sendo certo que a própria defesa não contestou este fato”, reforça a sentença do juiz federal Francisco Eduardo Guimarães.

Além disso, um mandado judicial resultou na apreensão, na casa do ex-gestor, de vários documentos relacionados à Prefeitura de Pedro Velho, que não poderiam estar em sua posse. O próprio Elizeu Jalmir se contradisse em seus depoimentos, afirmando no primeiro momento que parte da documentação estaria em poder do contador, enquanto seis dias depois garantiu que todos os documentos ficaram na prefeitura.

“A simples análise do mandado de busca e apreensão cumprido é suficiente para se concluir que o autor do delito foi, sem dúvida, o acusado, uma vez que os documentos originais foram, de fato, encontrados em sua casa. Entretanto, para potencializar ainda mais a referida conclusão, houve a coleta de conversas telefônicas, por meio de monitoração legalmente autorizada, em que o acusado e sua família trocam informações que, indubitavelmente, concernem aos documentos ocultos pelo réu”, ressalta o magistrado.

Nas conversas interceptadas, Elizeu Jalmir fala a parentes e amigos sobre esconder documentos em diferentes lugares, como um sítio em São Rafael, na casa de amigos, ou na sala de um escritório em Natal. Reclama ainda de um ex-assessor que entregou parte dos documentos. O ex-prefeito ainda poderá recorrer da sentença. O processo tramita na Justiça Federal sob o número 0008262-94.2011.4.05.8400.

http://www.prrn.mpf.mp.br/grupo-asscom/noticias-internet/ex-prefeito-de-pedro-velho-denunciado-pelo-mpf-e-condenado-a-cinco-anos-de-reclusao

SECRETÁRIO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PARELHAS PARTICIPA DO ENCONTRO REGIONAL DO CONGEMAS 2015

IMG-20150209-WA0013O Secretário Municipal de Assistência Social e da Habitação do município de Parelhas Alexandre Carlo de Medeiros Dantas, participou ao lado da Coordenadora do Programa Bolsa Família Fernanda Lima e da Articuladora do Selo UNICEF – Edição 2013-2016 – Maria de Lourdes Santos Silva, do Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), que aconteceu de 05 a 07 de fevereiro.

O Encontro Regional do Nordeste foi sediado no Centro de Convenções, Olinda/PE, com o tema: “A Implementação do SUAS na Prática Cotidiana da Gestão Pública” e foi voltado para os Gestores (as) Municipais de Assistência Social, trabalhadores do SUAS e estudantes, e foi de grande importância para o fortalecimento de Política de Assistência Social.

O Secretário Alexandre faz parte do Colegiado de Gestores Estadual (COEGEMAS), compondo a CIB, onde em reuniões de secretários, acontecem as discussões sobre a Política da Assistência Social nos Municípios e no Estado do Rio Grande do Norte.

PREFEITURA PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA PROFISSIONAIS SOBRE A FEBRE CHIKUNGUNYA EM JARDIM DO SERIDÓ

A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria de Saúde convida todos os profissionais da Saúde jardinense para participar de uma capacitação sobre a Febre Chikungunya, no intuito de repassar as informações necessárias sobre a referida doença. O evento acontecerá nesta quinta-feira, dia 12, a partir das 13h30 no Auditório Mestre Galinho, Anexo III da Câmara Municipal de Vereadores, localizado à Rua Presidente Getúlio Vargas, 131, Centro.

A Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.

Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da Febre Chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

Governo do Estado paga contrapartida do Garantia Safra da região II

garantia-safraO Governo do Rio Grande do Norte assegurou a quitação da Contrapartida do Programa Garantia Safra da região II, referente a safra 2013/2014. O depósito na conta do Fundo foi de R$ R$ 2.074.000,00 (dois milhões e setenta e quatro mil reais) gerando um beneficio de 20 milhões para cerca de 27 mil trabalhadores dos municípios da região II do estado (Potengi, Trairí, Agreste e Mato Grande).

O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para agricultores familiares da área semiárida, que sofrem perda de safra por seca ou excesso de chuvas. Para prevenção dos prejuízos causados pela seca, é formado um Fundo que servirá para prover indenizações para os agricultores afetados.

Os agricultores que aderem ao Programa nos municípios em que forem detectadas perdas de, pelo menos, 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca ou milho, são indenizados. O valor anual da indenização por agricultores é de R$ 850,00 (a partir da safra 2013/2014). Atualmente no Rio Grande do Norte o Programa conta com um total de 65 mil agricultores cadastrados e 151 municípios.

Ministro dos Transportes recebe Beto Rosado e Fátima Bezerra

Beto e Fátima_11 Fev 15_Foto Luis Fortes_LCF_1634Estrada do Cajueiro e duplicação da BR-304 foram temas da audiência

O deputado federal Beto Rosado (PP), acompanhado pela senadora Fátima Bezerra (PT), participou de audiência com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, para pedir a inclusão da BR-437, a Estrada do Cajueiro, na terceira etapa do Plano de Aceleração do Crescimento. Do ministro, os dois ouviram que o atendimento do pleito tem tudo para acontecer, porque o valor da obra é pequeno se comparado a outras, cerca de R$ 35 milhões para o trecho potiguar.

Partindo da BR-405, na altura do distrito de Jucuri, em Mossoró, até a BR-116, em Taboleiro do Norte, no Ceará, a BR-437 requer projetos de duas unidades estaduais do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O processo para construção do trecho potiguar está mais avançado e a abertura das propostas na licitação deve ocorrer após o carnaval. "Para essa conquista, não podemos esquecer o papel importante do ex-deputado Betinho Rosado, que apresentou projeto de lei e conseguiu federalizar a estrada", lembrou Beto Rosado.

Segundo o deputado, a inclusão no PAC-3 é a garantia de que a obra será realizada. "A estrada é um sonho antigo da região Oeste, pois vai servir como opção ao escoamento da produção de indústrias localizadas no Vale do Apodi para o Vale do Jaguaribe, como a do cimento, do agronegócio e do sal. Atualmente, as estradas que ligam os dois polos não são pavimentadas e ficam intransitáveis durante o período das chuvas."

Ainda na audiência, o ministro Antônio Rodriges apresentou informações importantes sobre as obras de duplicação da Reta Tabajara e da BR-304, entre Natal e Mossoró. Sobre a Reta Tabajara, que está com as obras paralisadas, ele disse que o contrato com a empresa vencedora da licitação foi rescindido e será chamada a segunda colocada para continuidade o serviço. Já a duplicação da BR-304 está em fase de elaboração de projeto, com previsão de lançamento do edital para licitação de um dos quatro lotes previstos no projeto até o final do primeiro semestre deste ano.

Câmara aprova e Prefeito sanciona leis que beneficiam servidores, professores e estudantes em Jardim do Seridó

10991211_737984622981793_8638444718635364170_nAtendendo uma convocação do Poder Executivo, a Câmara Municipal de Vereadores de Jardim do Seridó realizou na manhã desta quarta-feira, dia 11, a primeira Sessão Ordinária do ano, para apreciar três projetos de lei. O parecer foi do relator em exercício, vereador Anchieta Júnior. Os projetos foram aprovados em plenário por unanimidade de votos dos parlamentares.

O primeiro permite ao Poder Executivo Municipal de Jardim do Seridó conceder reajuste de 13,01% (treze vírgula zero um por cento), para os vencimentos básicos dos profissionais do Magistério Público Municipal, respeitadas as progressões causadas pelo plano de cargo e salários do Magistério. O aumento será retroativo a 1º de janeiro de 2015.

O segundo reajusta a partir de 1º de janeiro de 2015, o salário base dos servidores efetivos e comissionados de níveis CC.3 e CC.4 da Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó para R$ 788,00 (setecentos e oitenta e oito reais), em obediência ao artigo 1º, do Decreto Federal n.º 8.381, de 29 de dezembro de 2014, excluindo-se da aplicação do presente reajuste, os salários percebidos pelos ocupantes de cargos comissionados de níveis CC.1, CC.2 e Procurador Jurídico Administrativo.

Já o terceiro autoriza conceder auxílio pecuniário para transporte dos estudantes universitários e de cursos técnicos de Jardim do Seridó. O benefício será repassado em 10 (dez) parcelas, com a data de pagamento todo dia 12 de cada mês, com início no mês de Março e término no mês de Dezembro/2015. Nos meses de julho e dezembro, serão repassados valores proporcionais aos dias letivos.

Inclusive, o Prefeito Padre Jocimar Dantas sancionou as leis ainda nesta quarta e ambas serão publicadas no Diário Oficial dos Municípios no site da FEMURN (Federação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte), desta quinta-feira, dia 12. “Agradeço a atenção dos vereadores, no cumprimento do dever parlamentar, mas, sobretudo, pela compreensão da urgência em analisar e votar os projetos de interesse dos servidores, professores e estudantes do nosso município”, declarou o Prefeito.

PREFEITURA DE PARELHAS INTENSIFICA AÇÕES DE COMBATE A DENGUE E A FEBRE CHICUNGUNYA

IMG-20150210-WA0000A Prefeitura Municipal de Parelhas através da Secretaria de Saúde tem intensificado as ações de capacitação junto aos Agentes de Combate às Endemias para atividades concretas de prevenção ao mosquito e a febre CHICUNGUNYA.

O enfermeiro Etel proporcionou aos agentes momentos de aprendizado teórico e em seguida a equipe foi ao campo realizar bloqueio nos locais estratégicos. Vale lembrar que a população precisa colaborar, eliminando os criadouros do mosquito que transmite as duas doenças: dengue e chicungunya.

As ações são simples e precisam virar hábitos. A família deve aproveitar um tempinho para dar uma olhada na caixa d`água e ver se estar limpa e bem fechada. Do contrário, o mosquito pode se reproduzir e depois sair por aí picando as pessoas e transmitindo a dengue. No quintal, alguém da família pode deixar as garrafas com as bocas para baixo e assim evitar acúmulo de água para proliferação do mosquito. Os sacos e depósitos de lixo também não podem ser esquecidos. Devem ficar fechados.

E para quem tem plantas a dica é colocar areia nos pratos dos vasos. Com essa simples ação, o mosquito não vai encontrar água para se reproduzir. Outro cuidado é com os pneus. Entregue os pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os sem água em local coberto para que não acumulem água da chuva. É importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos e até tampinhas de refrigerantes.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Prefeito reúne secretários e Policia militar para planejamento final do Carnaval Legal 2015

Na manhã desta quarta-feira, 11, secretários e Comando da Polícia Militar de Extremoz se reuniram no gabinete do prefeito para alinhar últimos ajustes do “Carnaval Legal 2015” do município de Extremoz, que inicia na próxima sexta-feira, 13 e se encerra na quarta-feira de cinzas, 18, com o tradicional Carnaval dos Balseiros.

A Prefeitura programou folia nos quatro cantos da cidade, com shows musicais e apoio aos blocos carnavalescos. A reunião foi coordenada pelo secretário adjunto de Turismo e Eventos, Domingos Sávio, coordenador geral do Carnaval de Extremoz.

Os shows musicais nas praias de Pitangui, Genipabu, Barra do rio e Santa Rita serão sempre a partir das 21h. Antes disso, os blocos carnavalescos coordenam a folia.

Segurança

O comandante da Policia Militar de Extremoz, tenente Silva júnior, assegurou um efetivo de 45 homens, além da parceria com o CPRE e fiscais de trânsito da prefeitura. (GC).

MUNICÍPIO DE PARELHAS RECEBE NESTA QUINTA-FEIRA VIATURA DA POLICIA MILITAR ATRAVÉS DO GOVERNO DO ESTADO

O município de Parelhas estará recebendo nesta Quinta-feira (12), uma viatura da Policia Militar, através de ação do Governo do Estado do Rio Grande do norte, que estará distribuindo as viaturas para diversos municípios do Estado.

O Prefeito Francisco Medeiros, recebeu a noticia ao lado do Vereador Messias Medeiros, nesta Quarta-feira, onde participa de reunião na Governadoria.

PREFEITO DE PARELHAS CUMPRE AGENDA NA FEMURN E NA GOVERNADORIA

O Prefeito de Parelhas Francisco Medeiros participou na manhã desta Quarta-feira (11) de diversas reuniões em Natal, articulando sempre melhorias e benefícios para o município.

As 08h00min o Prefeito participou de reunião na Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), e às 10h30min cumpriu agenda na Governadoria, onde apresentou ao Governador Robinson Faria, a pauta municipalista que tratou entre outros assuntos, das seguintes prioridades: a seca, a saúde e a segurança pública.

Ainda no encontro com o Governador Robinson Faria, acompanhado do Vereador Messias Medeiros, o Prefeito Francisco recebeu a noticia de que o município de Parelhas receberá nesta Quinta-feira (12) uma viatura da Policia Militar, através de ação do Governo do Estado do Rio Grande do norte, que estará distribuindo as viaturas para diversos municípios do Estado.

AGRICULTORES RURAIS E REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO DE PARELHAS DISCUTEM AÇÕES DO PROGRAMA COMPRA DE SILAGEM

64357_1039059612776101_1415036494542555442_nNa noite desta Segunda-feira (09), após a reunião que aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores de Parelhas, para discutir o Programa de Compra de Silagem, uma comissão foi criada e os membros, representantes do poder público e dos agricultores rurais, se reuniram na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais para discutir ações do programa.

Os produtores rurais realizarão um cadastro na sede da Secretaria de Agricultura, do Meio Ambiente e da Pesca, para o levantamento das demandas; a associação dos produtores de leite irá recolher o recurso dos produtores rurais e repassar para o fornecedor da silagem. A Prefeitura Municipal de Parelhas irá oferecer o caminhão caçamba do PAC2 com combustível 2 (duas) vezes por mês, para a compra da silagem

Participaram da reunião, os membros da comissão, agricultores rurais, o Prefeito Francisco Medeiros, os secretários Ivanilson Pereira de Araújo (Agricultura, Meio Ambiente e Pesca) e Carlos Alberto Assis de Araújo (Turismo, Cultura e Esporte), os vereadores Frank Kléber (Presidente da Câmara) e Messias Medeiros, técnicos da secretaria de Agricultura, do Meio Ambiente e da Pesca, representantes do STTR e agricultores rurais.

Ministro do Desenvolvimento Agrário recebe senadores e deputados potiguares

MDA 01O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, recebeu na manhã desta quinta-feira (11), os senadores Fátima Bezerra (PT) e Garibaldi Alves (PMDB), além dos deputados Beto Rosado (PP) e Felipe Maia (DEM). Ouviu da bancada potiguar o pedido de agilidade na reedição da portaria que vai conceder subsídio ao milho comercializado pela Conab.

Essa é a terceira de uma série de visitas que os parlamentares também fizeram ao presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rubens Rodrigues, e à Ministra da Agricultura, Kátia Abreu. Como a portaria que subsidia o milho é interministerial, precisa de uma ação conjunta de ministérios e autarquias ligadas à área.

Segundo o deputado e engenheiro agrônomo Beto Rosado, o subsídio do milho comercializado pela Conab é importante porque é o alimento que sustenta o rebanho durante o período da estiagem, quando a vegetação está seca. Sem o benefício concedido pelo governo, a saca de 60kgs passou a ser adquirida pelos pequenos produtores pelo dobro do valor e hoje é vendida a RS 38,40.

Beto Rosado aproveitou a reunião para sugerir ao ministro que as parcelas do Seguro Safra fossem aditivadas, uma vez que o estado está ingressando no seu quinto ano consecutivo de seca. O benefício é concedido aos agricultores que perdem pelo menos 50% da produção em razão de estiagem ou excesso hídrico.

DEPUTADO APRESENTA LEI QUE IMPEDE QUE GOVERNO DO ESTADO OBRIGUE POLICIAIS A TRABALHAR DE GRAÇA

O deputado Kelps Lima (PS) apresentou projeto de lei que proíbe o Governo do Estado de obrigar os policiais militares a trabalhar de graça, em seus dias de folga, através da “Escala Compulsória”, um dispositivo ditatorial que força os soldados a se apresentarem à força para o trabalho sob pena de serem punidos.

O projeto do deputado determina o depósito antecipado, de 48 horas antes, nas contas dos policiais, dos valores das diárias operacionais, evitando o que acontece hoje, quando há PMs que trabalharam na Copa do Mundo, em Julho do ano passado, até hoje não receberam os valores referentes ao trabalho.
Além de obrigar o Governo a depositar o dinheiro das diárias antes, a nova proposta de Lei de Kelps acaba com a “famosa” Escala Compulsória, corrigindo uma distorção no relacionamento do Poder Público com a categoria dos policiais militares.

Semana Pedagógica de Jardim do Seridó será concluída nesta quarta-feira (11)

Semana PedagógicaCom o tema: “Faça da tristeza confete... joga para o ar e deixa o vento levar”, a Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria de Educação, convida todos os professores e servidores da Educação Jardinense, para os festejos de encerramento da Semanada Pedagógica 2015 que acontecerá a partir das 15 horas, desta quarta-feira (11), no Esplanada Clube no Centro da cidade.

Diretores, vice-diretores, coordenadores e os cerca de 250 servidores da Educação Municipal de Jardim do Seridó se reuniram durante uma semana no Ciclo Pedagógico para o ano de 2015, que teve como objetivo principal, discutir as propostas, metas e ações para o desenvolvimento das atividades pedagógicas, tendo em vista o aprimoramento do processo ensino aprendizagem.

A secretária municipal de Educação, professora Marecilda Bezerra convida a todos e aproveita a oportunidade para comunicar que as matrículas da Rede Municipal de Ensino continuam abertas nos estabelecimentos educacionais. “Pais ou responsáveis por alunos devem procurar as escolas para renovar ou fazer as novas matrículas”, informou Marecilda. E acrescentou: “O início do ano letivo em Jardim do Seridó começará no dia 19 de fevereiro”.