Pages

domingo, 31 de maio de 2015

Roberto Germano participa de reunião com a ANA em Caicó

O prefeito de Caicó, Roberto Germano, participou nesta sexta-feira (29) de reunião com técnicos da Agência Nacional de Águas - ANA sobre a estiagem que afeta a região. Participaram do encontro, que aconteceu no sindicato dos trabalhadores rurais, membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu, Procurador do MPF, Bruno Lamenha, prefeito de Timbaúba dos Batistas, Chilon Batista, irrigantes e a sociedade caicoense.
"Tivemos esclarecidas várias dúvidas sobre a questão hídrica. Os técnicos nos mostraram qual a capacidade do açude curemas, a situação do açude itans, também nos conscientizou mais uma vez da necessidade de se economizar água e mais outras informações. Portanto, foi de extrema importância essa reunião com a ANA.
Ao usar a palavra no evento, Roberto enfatizou a preocupação com a falta de água e disponibilizou a prefeitura para ajudar no convívio com a seca. "Estamos dando a nossa contribuição com máquinas e equipamentos que fazem cacimbas, poços e miniadutoras. Estamos preocupados com essa situação e vamos reunir esforços para conviver com essa estiagem", destacou Germano.

Representante de Jardim do Seridó vence a escolha da Rosa de Maio do Seridó 2015

A cidade de Jardim do Seridó sediou pela primeira vez na noite deste sábado, dia 30, a escolha da Rosa de Maio do Seridó. Uma a noite de muita simpatia, elegância, glamour e beleza. A realização foi da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) e em parceria com Clube de Idosos São Judas Tadeu e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Representantes de sete cidades seridoenses: Jardim do Seridó, Cruzeta, São José do Seridó, Florânia, São Vicente, Jucurutu e Ouro Branco desfilaram na passarela e foram aplaudidas calorosamente pelo público presente ao Esplanada Clube. Ainda abrilhantaram o evento, a Miss e o Mister Jardim do Seridó 2015, Juciara Dias e Arthur Bulhões, respectivamente. Iraci Lopes de Macedo, eleita no ano passado fez seu último desfile como Rosa de Maio da 3ª idade.
Após a apuração da Comissão Julgadora foi anunciado às três primeiras colocadas do concurso. Em primeiro lugar ficou a representante de Jardim do Seridó, Maria Marzina Azevedo; em segundo foi a de Cruzeta, Maria Cardoso de Medeiros Almeida e na terceira colocação, a representante de São José do Seridó, Maria das Graças de Araújo. A entrega da premiação, as primeiras colocadas e a todas as participantes foram feitas pelas autoridades presentes.
Prestigiaram este grandioso evento, o Prefeito de Jardim do Seridó, Padre Jocimar Dantas; Prefeito de Cruzeta, Erivaldo Dantas (Nena); Presidente da Câmara de Jardim do Seridó, José Justino; vereadores jardinenses: José da Noite, Iron Júnior e Zeca Melo; secretários municipais e coordenadores dos idosos das cidades participantes, além das caravanas com suas respectivas torcidas. Depois do desfile, música ao vivo com Neto da Paraíba e Trio Mandacaru.
O Prefeito Padre Jocimar Dantas parabenizou a todos que se empenharam na organização do evento e agradeceu a presença das cidades participantes na escolha da Rosa de Maio 2015. “Essa é a maior festa da beleza da mulher seridoense da melhor idade. Momento onde é promovida também, a socialização entre os grupos de idosos das cidades do Seridó”, destacou. O prefeito de Cruzeta agradeceu pela calorosa recepção. “Estão todos de parabéns, pois quem ganhou foi a melhor idade”, declarou Nena Dantas.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Dickson Nasser Júnior assume presidência municipal do PSDB

O vereador Dickson Nasser Júnior assumirá na tarde desta sexta-feira (29) a presidência municipal do PSDB em Natal. A nova diretoria tucana será escolhida em convenção partidária, que será realizada na Câmara Municipal de Natal a partir das 15h30. Atualmente, Dickson ocupa a função de secretário Geral do partido, e substituirá o também vereador Aroldo Alves na presidência da legenda natalense.

O deputado federal Rogério Marinho, presidente de honra do PSDB no Rio Grande do Norte, estará presente no evento. Em seu primeiro mandato como vereador, Dickson Júnior tem se destacado na Câmara Municipal com atuação voltada para a fiscalização dos atos do Executivo na área da Saúde. O tucano também foi relator da CEI dos Contratos, aberta após denúncias de acúmulo de documentos de servidores na Secretaria de Planejamento.

Dickson pretende continuar o trabalho que estava sendo feito por Aroldo Alves no comando do PSDB, levando o partido para mais próximo das comunidades e reforçando a participação popular na legenda. O vereador também prepara um grande trabalho de filiações com o objetivo de aumentar a bancada do partido na Câmara em 2016.

Governo discute com Petrobras renovação do Progás por mais 10 anos

O principal programa de atração de indústrias para o Rio Grande do Norte, o Progás, foi tema de uma reunião entre Governo do Estado, por meio da Potigás, Idema, as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e da Tributação, e Procuradoria Geral do Estado, com a Petrobras no início da tarde desta quinta-feira (28). O objetivo foi discutir a renovação do programa por mais 10 anos no RN e debater a carência para pagamento da dívida existente.

A primeira reunião entre Governo do RN e Petrobras ocorreu no dia 21 de janeiro deste ano e ao longo de cinco meses foram formados grupos de trabalho tanto da petrolífera como do Executivo Estadual que se reúnem para rodadas de negociação e discussão do novo contrato. A rodada de negociações desta semana começou hoje. Das reuniões serão produzidas minutas que esboçarão o contrato final.

De acordo com o diretor presidente da Potigás, Carlos Alberto Santos, o esforço e a celeridade têm um propósito específico. “O contrato de prorrogação do Progás expira no próximo dia 30 de julho. Por isso queremos adiantar tudo para entrar no mês de junho com o processo evoluído e deixar julho para que sejam resolvidos os trâmites burocráticos dentro da Petrobras e a análise jurídica dentro da Procuradoria Geral do Estado para fazermos a confecção tanto do aditivo como da dívida e chegar à renovação no dia 1º de agosto”.

Robinson Faria ressaltou a parceria com a Petrobras para o funcionamento do programa no estado. “Nós estamos aqui para discutir e apresentar soluções para fortalecer a nossa parceria e permitir que sejamos um estado com uma indústria muito forte. A Petrobras tem sido nossa parceira nessa nova fase. Estamos otimistas para a renovação”, declarou.

Segundo Arthur Braga, gerente de Gás e Energia da Petrobras, as reuniões de trabalho com o governo têm apresentado resultados satisfatórios. “Temos que reconhecer o avanço no diálogo com o governo nesses primeiros meses de 2015. Esse é um assunto complexo, mas estamos trabalhando no fechamento dos últimos detalhes e isso nos dá segurança para avançarmos”, encerrou.

Ministro da Integração vai anunciar mais de R$ 200 milhões para obras no RN

Na conversa que teve com o deputado Beto Rosado nesta quinta-feira (28), o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, afirmou que iria garantir mais de R$200 milhões para as obras de convivência com a seca no Rio Grande do Norte. Segundo ele, o anúncio oficial será as 11h desta sexta-feira (29), em audiência com governador Robinson Faria, na governadoria.

São recursos para conclusão da adutora de Carnaúba dos Dantas, para o início das obras da adutora de engate rápido de Currais Novos, para o sistema Alto Oeste, para a barragem de Oiticica e a operação carro-pipa. Ações importantes para minimizar os efeitos causados pela crise hídrica e o quinto ano consecutivo de seca no estado.

"Por várias vezes recebi o deputado Beto Rosado, que em algumas ocasiões também trouxe a bancada potiguar, para pedir que essas obras pudessem caminhar. Com o orçamento publicado, agora podemos fazer essa garantia. São recursos liberados pela presidenta Dilma, a pedido do deputado Beto Rosado", destacou o ministro.

A comitiva do ministro Gilberto Occhi chegará a Natal pela manhã, onde participará de seminário promovido pela Arquidiocese de Natal, na Escola de Governo. De lá, Occhi segue para a governadoria, às 11h, onde se encontrará com o governador Robinson Faria. 

Às 13h30, o ministro seguirá para Mossoró, onde participará de seminário sobre a transposição das obras do Rio São Francisco, promovido pela Câmara dos Deputados e requerido por Beto Rosado, representante potiguar na comissão que acompanha as obras da transposição. O evento vai ocorrer no auditório do hotel VillaOeste.
 

Jucern empossa novo chefe de setor com objetivo de melhorar serviços

Com o objetivo de melhorar os serviços prestados de uma forma mais ágil e técnica, a Junta Comercial do Rio Grande do Norte (Jucern) empossou nesta quinta-feira (28) o contador Franklin Vasconcelos como novo chefe do setor de assessoria técnica.

Franklin é contador experiente com grande atuação no mercado potiguar. Pós graduado em auditoria contábil e perícia contábil, é um dos organizadores do movimento Contabilistas RN.

Considerado um nome técnico, Franklin espera fortalecer a execução e administração dos serviços de registro público de empresas mercantis e atividades afins prestados pela Junta.

"Espero retribuir a confiança do governador Robinson Faria, da presidente Sâmya Faraj e do nosso coordenador Luzenilson Moreira com muito trabalho. Espero fortalecer ainda mais a Jucern nesse nosso período a frente da assessoria técnica", disse.

Mossoró debate nesta sexta transposição do São Francisco

Professores universitários, estudantes, representantes da classe política e dos órgãos públicos envolvidos nas obras do rio São Francisco participarão nesta sexta-feira, 29, em Mossoró, do seminário sobre a Integração das Bacias Hidrográficas do Nordeste com a Transposição do São Francisco. O evento será realizado às 14h, no auditório do Hotel Villa Oeste.

Quem propôs a realização do seminário foi o deputado federal Beto Rosado (PP), um dos doze integrantes da comissão externa da Câmara que acompanha o andamento das obras no São Francisco. O potiguar está preocupado com o projeto do ramal Apodi, que receberá as águas da transposição a partir do município de Major Sales, no Alto Oeste do estado.

“Sem o ramal concluído, essa obra tão sonhada pela população não chegará à região Oeste, castigada há tantos anos pela falta d’água. Por isso, a cobrança é constante, mesmo com a garantia dada pelo Ministério da Integração de que o projeto do ramal está sendo concluído”, destacou o deputado.

O evento vai contar com a parceria da UFERSA e da UERN, e a presença do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, do secretário nacional de Infraestrutura Hídrica, Osvaldo Garcia, representantes do Conselho Gestor do Projeto de Transposição, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, do Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte, e da Federação dos Municípios - FEMURN.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

No RN, agentes encontram túnel em pavilhão recém reformado de Alcaçuz

Agentes penitenciários encontraram na manhã desta quinta-feira (28), durante uma revista de rotina, um túnel com aproximadamente 10 metros de extensão dentro do Pavilhão 4 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte. 

A penitenciária fica em Nísia Floresta, na Grande Natal.
O Pavilhão 4 foi um dos que ficou completamente destruído durante as rebeliões que ocorreram do mês de março.
Toda a estrutura foi recuperada e a obra de reforma entregue no dia 15 deste mês.
O Batalhão de Choque da PM esteve na unidade. De acordo com o diretor de Alcaçuz, Eider Brito, o túnel tem cerca de 6 metros de profundidade e 10 de comprimento. 

"O túnel já estava bem próximo do muro. Graças a Deus descobrimos e conseguimos evitar mais uma fuga em massa", disse. Segundo ele, o Pavilhão 4 tem 226 detentos. Em toda a Alcaçuz, são quase 1 mil homens.
Fonte: G1-RN

Socorro Mariz representou Prefeito Roberto Germano em audiência publica na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa promoveu, na tarde desta quarta-feira (27), uma audiência pública para discutir a regulamentação das classes hospitalares no Rio Grande do Norte. Reunindo políticos, professores, representantes do Poder Público e crianças, o encontro, proposto pelo deputado Hermano Morais (PMDB), enalteceu a importância da aprovação de projeto de lei que garanta o acesso à educação às crianças que estão internadas na rede hospitalar potiguar.

O município de Caicó esteve presente no evento através da Secretária de Educação, Socorro Mariz, que representou o Prefeito Roberto Germano devido o gestor está em Brasília participando da XVIII Marcha dos Prefeitos. A Secretária levou ao conhecimento de todos os presentes uma mensagem encaminhada pelo Prefeito Roberto Germano.

As classes hospitalares são ambientes projetados dentro de unidades de saúde voltadas para o atendimento a crianças e adolescentes que não têm condições de interromper o tratamento e acompanhar aulas em escolas convencionais. No Rio Grande do Norte, há diversos profissionais da rede pública e voluntários que atuam no ensino a esses jovens. Contudo, ainda não há uma regulamentação que garanta o acesso de todos os pacientes à educação.

No encontro, além de professores, estudantes e deputados, participaram representantes das secretarias de Educação de Natal, Caicó e do Rio Grande do Norte, do hospital Giselda Trigueiro, UFRN, Secretaria Estadual de Saúde, Unicef, Ministério Público Federal, Justiça Federal e sociedade civil organizada.

PREFEITOS DO RIO GRANDE DO NORTE SÃO RECEBIDOS EM BRASÍLIA PELA SENADORA FÁTIMA BEZERRA

O Prefeito de Parelhas Francisco Medeiros participa em Brasília da XVIII Marcha em Defesa dos Municípios, como também visita Gabinetes e Ministérios em busca de recursos para o município.

Na tarde desta Quarta-feira (27), o Prefeito Francisco ao lado de outros prefeitos do Rio Grande do Norte, foi recebido pela Senadora Fátima Bezerra em seu Gabinete, onde discutiram ações de desenvolvimento dos municípios e do estado.

Bancada vai ao Ministério dos Transportes cobrar recursos para obras no estado

Em audiência no Ministério dos Transportes, nesta quarta-feira (27), o coordenador da bancada do Rio Grande do Norte, deputado federal Felipe Maia (DEM), ressaltou a importância de se destinar recursos para obras como as vias de acesso ao aeroporto Aluízio Alves e a Reta Tabajara. Juntamente com o governador Robinson Faria, integrantes da bancada do RN apresentaram ao ministro Antônio Carlos Rodrigues os empreendimentos fundamentais para o estado.

“Destacamos ser de grande necessidade a continuidade de obras como a Reta Tabajara, o Viaduto do Gancho de Igapó e o acesso ao aeroporto. Ouvimos do ministro que mesmo com os cortes promovidos pelo governo federal, ele se empenhará para garantir recursos para essas obras primordiais ao estado”, afirmou o deputado.

Também estiveram presentes os deputados federais Zenaide Maia, Fábio Faria e Antônio Jácome, além do diretor do DNIT, Jorge Fraxe.

Anamatra
O deputado Felipe Maia ainda participou da solenidade de posse da juíza do Trabalho do RN, Maria Rita Manzarra, como dirigente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). A juíza será diretora de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos da entidade pelo biênio 2015-2017.

Inscrições para concorrer à eleição do Conselho Tutelar serão encerradas nesta quinta (28) em Jardim do Seridó

As inscrições referentes à eleição dos membros do Conselho Tutelar de Jardim do Seridó, para o quadriênio 2016/2019 serão encerradas nesta quinta-feira, dia 28 de maio em Jardim do Seridó.

Os interessados devem procurar a sede da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), localizada na Rua Dr. Otávio Lamartine 269 – Centro, das 8h às 12 horas. Sendo as informações prestadas no ato da inscrição de total responsabilidade do candidato (a).

A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), publicou o Edital nº 001/2015 e processo de escolha está dividido em três etapas: Análise da documentação exigida; Exame de conhecimento específico e Escolha dos candidatos (eleições unificadas), que estão marcadas para o dia 04 de outubro deste ano.
 
Os candidatos eleitos tomarão posse no dia 10 de Janeiro de 2016. Para outras informações, os interessados podem fazer o download do documento completo no Site Oficial do município (Clique Aqui).

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Ministro do Turismo participa de reunião de líderes na Croácia

Representantes da pasta articulam permanência do país em uma das cadeiras do Conselho da OMT por mais quatro anos. 
 
O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, participou nesta quanta-feira (27), em Rovinj (Croácia), da abertura da 100ª reunião do Conselho Executivo da Organização Mundial de Turismo (OMT), ao lado do secretário-geral da organização, Taleb Rifai, e Márcio Favilla, representante do Brasil no conselho executivo da OMT.

Nesta quinta-feira (28), Henrique Alves se reúne com líderes de diversos países para articular a permanência do país em uma das cadeiras do Conselho do órgão. O encontro é o último antes das eleições, em setembro, que definirão novos mandatos para membros do Conselho durante os próximos quatro anos. No início deste ano, o Brasil oficializou a candidatura para renovar a presença do país como um dos quatro representantes das Américas

Desde 2003 o Brasil ocupa cadeira neste órgão; de 2004 a 2005 como membro da OMT, de 2006 a 2007, como observador (com direito à palavra e sem direito a voto) e presidente da Comissão Regional para as Américas; e de 2008 a 2015, novamente como membro. O brasileiro Márcio Favilla ocupa, atualmente, o cargo de diretor-executivo de competitividade na OMT.

O Conselho é responsável por executar as resoluções da Assembleia Geral e relatar a execução do programa de trabalho da organização, hoje composto por Jamaica (Presidente), Moçambique (1º Vice-Presidente) e Croácia (2º Vice-Presidente).

Segundo os Estatutos da OMT, metade dos membros do Conselho Executivo é eleita pela Assembleia Geral, de dois em dois anos, para um mandato de quatro anos. O Estatuto também menciona que o número total de membros efetivos da OMT determina o número de cargos do Conselho, calculados na razão de um para cinco membros, de acordo com a distribuição geográfica dos mesmos nas Comissões Regionais. Este ano a Assembleia Geral será realizada na cidade colombiana de Medellín, no período de 12 a 17 de setembro.

Caicó - Mais de 1100 atendimentos marcam primeira edição do projeto “Câmara Itinerante” realizado na Zona Norte

Através de parceria firmada com várias instituições, a Câmara Municipal de Caicó realizou durante esta quarta-feira (27) o projeto “Câmara Itinerante”, que levou a sede do Poder Legislativo municipal à praça Antônio Domingos, no bairro Boa Passagem, Zona Norte.
Com o objetivo principal de aproximar o legislativo da população, o presidente da Casa, vereador Nildson Dantas (PROS) teve a ideia de resgatar este importante projeto que foi, inclusive, aprimorado com o projeto “Câmara Cidadã”, que levou ações de cidadania a praça pública.
Mais de 1100 atendimentos diretos foram realizados como corte de cabelo, consultas por especialistas, assessoria jurídica, aferição de pressão, teste de glicemia, pressão e outros, orientação nutricional, combate a violência, combate a dengue, higiene bucal, orientação de trânsito, dentre tantos outros tipos de serviços que foram ofertados a população. Atrações culturais e uma sessão da Câmara Mirim também marcaram o dia de atividades.
No início da noite, foi realizada a sessão ordinária da Câmara, com a presença dos vereadores. “Terminamos o dia de cidadania com a realização da nossa sessão. Foi gratificante poder acompanhar de perto a população usufruindo tantos serviços que foram viabilizados pelas parcerias que firmamos com tantas instituições que acreditaram no nosso projeto e o nosso objetivo foi alcançado”, comemorou Nildson Dantas.
O evento contou com apoio da Prefeitura Municipal, através de várias secretarias municipais de Saúde, Infra Estrutura e Ação Social, além do Senai, Senac, Sesc, Sesi, Adese, 1º BEC, 3ª DPRE, Polícia Ambiental, 6º BPM, Slup e meios de comunicação.

Caicó - Câmara Itinerante acontece nesta quarta-feira na Zona Norte

A Câmara Municipal de Caicó realiza nesta quarta-feira (27), das 07h às 17h, a 1ª edição do projeto “Câmara Itinerante de 2015”, que nesta ocasião acontece na Praça Antônio Domingos, localizada no Bairro Boa Passagem na Zona Norte de Caicó.

Na abertura vão estar presentes o vice-prefeito, Oriel Segundo de Oliveira, representando o prefeito Roberto Germano, que se encontra em Brasília participando da Marcha dos Prefeitos, secretários municipais, vereadores, representantes de várias instituições parceiras da Câmara neste projeto, presidentes de Conselhos Comunitários, entre outros. O presidente da Câmara, Nildson Dantas, disse que o “Câmara Itinerante”, tem como objetivo humanizar, socializar e garantir direitos aos cidadãos caicoense, oferecendo, de maneira gratuita, vários serviços de utilidade pública, além de atividades recreativas, apresentações culturais e oficinas educativas.

Durante todo dia a população terá acesso a orientações sobre: trânsito, orientação nutricional, jurídica, de combate à violência, Dengue, serviços de aferição de pressão e teste de glicemia, atendimento odontológico e higiene bucal, corte de cabelo, além de consultas, entre outros serviços.

O evento conta com apoio da Prefeitura Municipal - Senai, Senac, Sesc Sesi, Adese. 1º BEC, 3ª DPRE, Polícia Ambiental, 6º BPM, SLUP, Secretaria Municipal de Saúde, Infra Estrutura, Ação Social, os meios de comunicação através das emissoras Rádio Caicó, Seridó, Rural, e 106 FM que apoiaram o projeto abrindo seus espaços para divulgação.

Procuradores tratam sobre sistema prisional, dívida ativa e judicialização da saúde com presidente do STF

O procurador-geral do Estado, Francisco Wilkie foi recebido em audiência pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, nesta terça-feira, 26, para tratar de assuntos relacionados ao sistema prisional, responsabilização subsidiária e precatórios judiciais, e, ainda, sobre formas alternativas de cobrança da dívida ativa dos estados.
  
Francisco Wilkie, que é presidente do Colégio Nacional de Procuradores-gerais dos Estados e do Distrito Federal, explica que em relação aos precatórios, o ministro Lewandowski comprometeu-se a atender o pleito de designar representantes da fazenda pública para integrar o Comitê do Fórum Nacional dos Precatórios.  “Atualmente há apenas representantes dos credores”, alerta Wilkie.

Quanto à desjudicialização da cobrança da dívida ativa, o ministro Lewandowski deixou claro que reconhece as deficiências estruturais de boa parte dos Estados e  afirmou que fará uma parceria com o Colégio Nacional de Procuradores-gerais com vistas a melhor aparelhar as Procuradorias Fiscais para que possam desempenhar suas funções. Para Wilkie, essa medida “pode ser a tábua de salvação de muitos Estados ao alcançarem eficiência e eficácia na cobrança fiscal”.

Em relação à judicialização na saúde e ao sistema prisional, Francisco Wilkie explicou o que foi proposto ao ministro do STF: “Expusemos, através de gráficos, nossas preocupações, apresentamos as medidas que  vêm sendo adotadas pelos Estados e os resultados alcançados como o SUS mediado e audiência de custódia”.  Segundo Wilkie, o ministro Lewandowski “se mostrou bastante sensível, o que  certamente terá um peso no julgamento das ações relacionadas a esses temas”.

Uma nova reunião do Colégio de Procuradores-gerais com o presidente do STF ficou pré-agendada para o mês de agosto com a finalidade de analisar o avanço dessas questões. Para Francisco Wilkie a audiência foi de grande relevância, pelos assuntos tratados e pela presença de considerável número de Procuradores. “Esse quórum expressivo teve o saudável efeito de mostrar o quanto estamos coesos e engajados”, ressaltou Wilkie, registrando ainda que o procurador-geral do Estado de São Paulo, Elival da Silva Ramos, também esteve presente à audiência.

Agripino participa da Marcha dos Prefeitos em Brasília e reafirma compromisso com municipalismo

Durante a XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorre até esta quinta-feira (28), em Brasília (DF), o senador José Agripino (RN) reafirmou compromisso com o municipalismo. O líder da oposição disse que os prefeitos são grandes vítimas da crise nacional instalada pela má gestão do PT frente ao governo federal. O encontro é promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e este ano debate, junto aos gestores públicos municipais, o Pacto Federativo.

“Muitos prefeitos já estiveram esta semana em meu gabinete, ainda vou receber outros, e, apesar do trabalho intenso esta semana no Congresso, faço questão de sentar e conversar com eles para saber as principais reivindicações das cidades, principalmente no momento em que o Brasil vive uma crise econômica que afeta diretamente os municípios”, frisou.

A comitiva do Rio Grande do Norte, comandada pelo presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte - FEMURN, Silveira Junior (PSD), é composta por mais de 50 prefeitos que permanecem na capital federal até o final da semana para percorrer os gabinetes dos parlamentares potiguares no Congresso Nacional com intuito de cobrar o apoio da bancada à lista de reivindicações dos gestores municipais.

O presidente nacional do Democratas também lembrou que os prefeitos, por conviverem mais perto do cidadão no dia a dia, sofrem em maior grau as consequências negativas da “fragilidade econômica imposta aos brasileiros pelo governo petista”.

Além do senador, estiveram presentes nesta quarta-feira (27), na XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, os presidentes da Câmara e Senado, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e Renan Calheiros (PMDB-AL), respectivamente.

Na noite desta quarta-feira (26), mesmo durante a votação tumultuada da medida provisória 665/14, que aprovou mudanças no seguro-desemprego e abono salarial, o senador fez questão de participar de reunião da bancada do Rio Grande do Norte com mais de 40 prefeitos. “Fiz questão de participar do encontro porque, como senador da República, eleito pelo povo do RN, tenho a obrigação de ouvir e lutar por melhorias nas cidades. Entendo que tudo começa nos municípios, por isso eles precisam estar bem assistidos”.

Felipe Maia participa da Marcha em Defesa dos Municípios

Presente na XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o deputado federal Felipe Maia (DEM) destacou, nesta quarta-feira (27), a necessidade de se revisar o pacto federativo e garantir mais recursos para as prefeituras. “Os prefeitos chegam à capital com a preocupação de estarem cheios de contas e compromissos para cumprirem, mas não têm recursos para garantir a governabilidade nas cidades, principalmente em um momento de cortes orçamentários. Revisar o pacto federativo significa aumentar a verba que chega aos municípios e garantir investimento e o desenvolvimento das cidades”, destacou o coordenador da bancada do Rio Grande do Norte.

Organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), no encontro foi entregue aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Eduardo Cunha e Renan Calheiros, respectivamente, uma pauta de reivindicações municipalistas, contendo pontos e problemas importantes para os governos municipais, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a os programas federais que oneram as prefeituras.

“O Congresso Nacional estava em peso na Marcha e o debate em torno desta pauta municipalista foi bastante positivo para resolver pontos preocupantes aos gestores municipais. Por isso é fundamental manter o diálogo aberto com os prefeitos para, sabendo de suas principais necessidades, buscarmos soluções e alternativas”, disse.

Walter Alves reafirma compromisso de lutar por municípios do RN

Pelo segundo dia consecutivo, o deputado federal Walter Alves, vice-líder da bancada do PMDB na Câmara, recebeu, em Brasília, prefeitos do Rio Grande do Norte, que participam da Marcha dos Prefeitos. No encontro desta terça-feira (25), o parlamentar reafirmou o compromisso de lutar por melhorias para os municípios

De acordo com Walter, vários municípios enfrentam dificuldades financeiras e precisam de mudanças no pacto federativo, bem como agilidade na liberação de emendas e apoio em projetos. Por isso, a importância dos representantes potiguares na Câmara dos Deputados.

"Hoje reafirmamos o apoio aos municípios potiguares durante as reuniões que tivemos com os prefeitos. Lutar por melhorias para os nossos municípios é um pleito que pauta o nosso mandato. Em Brasília, vamos continuar trabalhando para atendê-los o mais rápido possível", garantiu.

Participaram dos encontros desta terça, prefeitos Roberto Germano (Caicó), Celina Câmara (Santa Maria), José Roberto (Jundiá), Brenno Queiroga (Olho D'Água do Borges), Lardjane Ciríaco (Santana do Matos) e Fábio Bezerra (Serra do Mel).

Polícia Federal desencadeia operação na cidade Parelhas

Desde das primeiras horas, policiais federais estão cumprindo mandados de busca em algumas residências da cidade.As informações completa sobre esse caso, serão repassada pelo delegado que esta a frente da operação.Mineradores e Minerações do ramo de pedras preciosas são o alvo da operação.
Mais Informações em instantes

Com a presença do SEBRAE/RN, Sala do Empreendedor é inaugurada em Jardim do Seridó

Visando estimula o empreendedorismo, oferecendo um espaço exclusivo de atendimento e orientação a quem já tem ou planeja abrir um negócio, a Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó em parceria com o SEBRAE/RN, inaugurou na manhã desta terça-feira (26), a Sala do Empreendedor que funcionará de segunda a sexta-feira, no horário das 7 às 13horas, no Solar Padre Justino Pereira de Brito (Prefeitura Municipal), sob a coordenação de Alexandre Leite.

Antes da solenidade de inauguração, os analistas do SEBRAE de Caicó, José Rangel e Rodolfo Barreto estiveram na Câmara Municipal de Vereadores. Na ocasião, eles apresentaram os benefícios para o município e para o próprio empreendedor sobre a consolidação da referida sala e trataram assuntos pertinentes à inauguração. Marcaram presença, o Agente de Desenvolvimento local, Alexandre Leite; secretários municipais, vereadores e microempreendedores.

O Agente de Desenvolvimento local enfatizou que numa época de crise, o município precisa ser empreendedor e que a sala vai beneficiar diretamente as micro e pequenas empresas. Como também, ressaltou a importância da parceria firmada. “A Sala do Empreendedor contribuirá diretamente para o desenvolvimento do município, além de estimular as pessoas saírem da informalidade e ter seus direitos previdenciários assegurados. Por isso, agradecemos ao SEBRAE por todo apoio dado para a implantação”, disse Alexandre Leite.

O analista do SEBRAE/Caicó, José Rangeu destacou que o principal foco do SEBRAE é fortalecer os pequenos negócios. Na oportunidade, ele informou que o empreendedor individual tende chegar a 5 milhões no Brasil. Já no Rio Grande do Norte está próximo de atingir 60 mil microempreendedores. “Com a criação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, a informalidade tende a desaparecer no país”. Rangel também adiantou que no dia 8 de julho acontecerá a oficina SEI/Controlar meu dinheiro no Auditório Mestre Galinho.

Depois do evento na Câmara Municipal, a equipe do SEBRAE, autoridades e os microempreendedores participaram na sede do Poder Executivo do descerramento da placa e assim foi declarada oficialmente inaugurada, a Sala do Empreendedor de Jardim do Seridó. Em seguida, foi servido um coffee break aos presentes. “Trata-se de uma data ímpar para o município”, declarou na ocasião, o secretário Chefe de Gabinete, João Eudes que também justificou a ausência do Prefeito Padre Jocimar Dantas.

PARELHAS VIVÊNCIA NESTA QUARTA-FEIRA A II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

A Prefeitura Municipal de Parelhas através da Secretaria de Assistência Social e da Habitação, realiza nesta Quarta-feira (27) a partir das 07h30min, na sede do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema: “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Criança e Adolescente – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”.

A Conferência que é organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Assistência Social e da Habitação, junto às secretarias de Educação, Saúde e demais secretarias, discutirá cinco eixos junto aos participantes: a promoção dos direitos da criança e do adolescente; a proteção e defesa dos direitos; protagonismo e participação da criança e do adolescente; o controlo social da efetivação dos direitos; a gestão da política nacional dos direitos da criança e do adolescente

PREFEITURA DE PARELHAS REALIZA AÇÕES DE COMBATE A DENGUE

A Prefeitura Municipal de Parelhas através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com os Agentes de Endemias estão desenvolvendo no município, ações intensivas de combate ao mosquito da dengue.

A equipe realizou neste mês de maio ações de peixamento no Povoado Santo Antônio. Além disso, a família deve aproveitar um tempinho para dar uma olhada na caixa d água e ver se esta limpa e bem fechada. Do contrário, o mosquito pode se reproduzir e depois sair por aí picando as pessoas e transmitindo a dengue. No quintal, alguém da família pode deixar as garrafas com as bocas para baixo e assim evitar acúmulo de água para proliferação do mosquito. Os sacos e depósitos de lixo também não podem ser esquecidos. Devem ficar fechados.

Agripino sugere pacto de convivência entre parlamentares para encontrar soluções para a seca no RN‏

Mesmo durante a discussão tumultuada, no plenário Senado, das medidas provisórias que propõem mudanças trabalhistas devido ao ajuste fiscal, o senador José Agripino (RN) fez questão de participar, na noite desta terça-feira (26), da reunião da bancada federal do Rio Grande do Norte com os mais 40 prefeitos potiguares que estão em Brasília participando da 18ª Marcha em Defesa dos Municípios.

No encontro, Agripino sugeriu que se forme um pacto de convivência entre os parlamentares do estado para pressionar os governos federal e estadual por soluções para combater, de maneira efetiva, a seca no Rio Grande do Norte.

“Já fiz três pronunciamentos no Senado com questões pontuais sobre a seca em algumas regiões, mas a situação vai se generalizar por todo o estado. Por isso, quero sugerir um pacto de convivência para estabelecermos uma rotina de trabalho de comunicação com todos os parlamentares potiguares para somarmos nossa capacidade de pressionar. Porque não consigo imaginar o que vai ser do Rio Grande do Norte do mês de julho para frente”, destacou.

Dr. Sérgio Eduardo visita gabinetes de parlamentares durante marcha dos Prefeitos em Brasília

O Prefeito Dr. Sérgio Eduardo viajou à Brasília para prestigiar a 18ª Marcha Nacional dos Prefeitos e aproveitou a temporada na Capital Federal para visitar os gabinetes dos parlamentares, senadores e deputados, do Rio Grande do Norte, afim de garantir benefícios para o município de Carnaúba dos Dantas.
“Aproveitamos essa visita a Brasília para procurar todos os parlamentares do Rio Grande do Norte e cobrar agilidade na liberação de algumas emendas, resolver pendencias em projetos e solicitar novas emendas para que possamos realizar mais obras em Carnaúba dos Dantas”. Disse Dr. Sérgio Eduardo.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó e INCIBRA promovem Mobilizações Socioambientais

20150525_094608Aconteceram nesta segunda-feira, dia 25, as Mobilizações Socioambientais com o objetivo de tratar assuntos pertinentes à elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O plano consiste em quatro eixos: água, escoto, drenagem e resíduos sólidos. As mobilizações reuniram o Poder Executivo, Poder Legislativo, sociedade civil e as comunidades. Durante todo o dia foram realizadas palestras, oficinas e debates.

A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó e a empresa INCIBRA foram as responsáveis pelos eventos que ocorreram na Zona Urbana e Rural do município. Pela manhã aconteceu no Auditório Mestre Galinho (Setor 1) e à tarde no Povoado Currais Novos (Setor 2) e na Malhada da Areia (Setor 3), com a presença da equipe técnica da INCIBRA, representante do COPIRN e o Comitê de Coordenação local. 

Nas ocasiões foram discutidos temas relacionados à elaboração do plano, através de ações e atividades voltadas para o saneamento básico (Água, Esgotamento Sanitário, Limpeza e Manejo dos Resíduos Sólidos), meio ambiente e oficinas socioeducativas, abordando ainda temas que a sociedade civil está passando, como drogas e álcool, além de trabalhar com a prevenção de verminoses.

Os participantes também responderam a um questionário avaliativo e identificaram os principais problemas encontrados nas suas ruas, bairros e nas comunidades rurais, por meio de um mapa “falado”. O plano é técnico e participativo, por essa razão, conta com a informação da população. Após essa fase inicial que é a mais complexa, os técnicos da empresa INCIBRA apresentarão os produtos em Audiência Pública para a devida aprovação da população.  

Henrique Eduardo Alves participa de reunião de turismo na Croácia

Encontro da Organização Mundial do Turismo será o último antes das eleições para novos membros do Conselho Executivo do órgão, em setembro

O Ministro do Turismo, Henrique Alves, participa, nesta quarta-feira (27), da abertura da 100ª reunião do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT). Na quinta (28), Alves permanece no evento durante todo o dia, onde se reunirá com líderes de diversos países. O encontro é o último antes das eleições, em setembro, que definirão novos mandatos para membros do Conselho durante próximos quatro anos.

No início de 2015, o Brasil oficializou a candidatura para renovar a presença do país como um dos quatro representantes das Américas. O Conselho é responsável por executar as resoluções da Assembleia Geral e relatar a execução do programa de trabalho da organização, hoje presidido por Jamaica (Presidente), Moçambique (1º Vice-Presidente) e Croácia (2º Vice-Presidente).

Secretaria e Conselho de Saúde iniciam pré-conferências no município de Caicó

IMG-20150525-WA0128Com o objetivo de discutir e aprimorar a situação da saúde do município de Caicó, a Secretaria Municipal e o Conselho Municipal iniciaram nesta segunda-feira(25) as pré-conferências da Saúde. As reuniões antecedem a 6ª Conferência de Saúde, que vai acontecer entre os dias 18 e 19/06. As conferências são espaços democráticos de construção de política de saúde.

As primeiras pré-conferências aconteceram nesta segunda no clube social do distrito da Palma e na creche municipal do distrito de Laginhas. Ambas as ações foram bastante participativas onde a população teve o espaço democrático para que possa se fortalecida a construção de política de saúde

Os encontros continuam nesta terça-feira (26) onde será a vez da barra da espingarda, na escola Severino Paulino, e do perímetro Sabugi, na escola Joaquim Guedes Correia. Na quarta dia 27/05 será a vez da zona norte realizar a pré-conferência na sede do conselho comunitário do bairro Boa Passagem. No mesmo dia os moradores da zona leste reúnem-se na Casa Paroquial da Igreja de Santo Estevão Diácono, no bairro Castelo Branco.

As pré-conferencias serão finalizadas no dia 28/05 com mais duas reuniões. Na zona sul os moradores vão se reunir no auditório IV Ursap e na zona oeste na maçonaria do bairro Barra Nova. Todas as reuniões acontecem das 19h às 22h.

Escolha da Rosa de Maio da melhor idade acontecerá no próximo sábado em Jardim do Seridó

Banner Rosa de MaioA Prefeitura de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) e o Clube de Idosos São Judas Tadeu realizará no próximo sábado, dia 30, a escolha da Rosa de Maio do Seridó, a partir da 20 horas, no Esplanada Clube.

Representantes de várias cidades do Seridó já confirmaram presença no maior evento de beleza da melhor idade na região. Será uma noite inesquecível e repleta de simpatia, elegância e muito glamour. Essa será a primeira vez que o evento acontecerá na cidade de Jardim do Seridó

Walter Alves recebe prefeitos do RN em Brasília

IMG_1732O deputado federal Walter Alves, vice-líder da bancada do PMDB na Câmara, recebeu na tarde desta segunda-feira (25), em Brasília, prefeitos e lideranças do Rio Grande do Norte, que participam da Marcha dos Prefeitos.

Walter recebeu os prefeitos Chico Araújo (Espírito Santo), Val Lima (Senador Georgino Avelino), Erço Paiva (Arez) e Vilton Cunha (Currais Novos). Dos gestores, Walter escutou as demandas e garantiu trabalhar para atendê-las.

"Nosso gabinete está de portas abertas para receber os prefeitos e para escutar as demandas de cada município. Nosso mandato sempre trabalhou para ajudar os municípios potiguares e aqui na Câmara não é diferente. Vamos lutar, sim, por melhorias e para atender o mais rápido possível a esses pleitos", contou.

Os prefeitos potiguares estão em Brasília apresentando reivindicações para solucionar a crise financeira que atinge as prefeituras. Entre os temas estão o Pacto Federativo e a Reforma Política. Walter reforóu que a pauta dos gestores municipais tem seu apoio.

PREFEITO DE PARELHAS PARTICIPA EM BRASÍLIA DE DEBATE SOBRE A IMPLANTAÇÃO DOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS

O Prefeito de Parelhas Francisco Medeiros participa de 25 a 28 de Maio da XVIII Marcha dos Prefeitos que acontece em Brasília. Nesta Segunda-feira (25), ele participou ao lado de diversos prefeitos do Seridó, entre eles, o prefeito de Caicó Roberto Germano, de um debate sobre a implantação dos consórcios públicos. Um tema de grande relevância, pois está sendo implantado o Consórcio de Resíduos Sólidos do Seridó.

A viagem durante toda a semana, em visita também a Ministérios e Gabinetes, em busca de benefícios para o município de Parelhas.

Mototaxista foi morto na cidade de Caicó

A Polícia Militar registrou mais um homicídio na noite desta segunda-feira (25).

A ocorrência foi registrada por volta das 23h00, no bairro Paulo VI, nas proximidades do Hospital Regional do Seridó. 

De acordo com informações, homens possivelmente em uma moto efetuaram vários tiros e mataram a pessoa de Diego Luís Soares Lago, 29 anos, residente no bairro Itans na zona leste. 

A Polícia Militar esteve no local isolando a área e aguardando a chegada de uma equipe da Delegacia de Plantão e do ITEP que realizaram os procedimentos de praxe e removeram o corpo da vitima.

O ITEP de Caicó não tem legista de plantão para fazer a necropsia.

Veja desvenda como Lula escapou de ser apontado chefe do mensalão

A edição da revista Veja desta semana desvenda como Lula escapou do risco de ser apontado como o chefe do mensalão e de responder a um processo de impeachment durante a CPI dos Correios. O sucesso da blindagem ao ex-­presidente não decorreu apenas da capacidade de negociação de seus articuladores políticos. 

O PT negociou o silêncio do empresário Marcos Valério quando ele – às vésperas da conclusão da CPI dos Correios – avisou que acusaria Lula de comandar o mensalão se não recebesse uma ajuda financeira milionária. 

Um empresário amigo foi convocado para pagar a fatura e Valério se recolheu. Lula se livrou da CPI, reelegeu-se em 2006 e foi o efetivo cabo eleitoral de Dilma em 2010. Em 2012, Valério contou parte de seus segredos ao Ministério Público, tentando um acordo de delação premiada. Já era tarde. Lula não podia mais ser incluído no processo. O empresário cumpre uma pena de 37 anos de prisão.

“Possivelmente não teremos a vaquejada de Currais Novos devido à seca”, diz organização

Até o momento não está certa a realização da tradicional vaquejada de Currais Novos. Ao blogueiro Jair Sampaio, o empresário Márcio Costa disse que o impasse é a crise hídrica na cidade… “Possivelmente não teremos a vaquejada de Currais Novos devido à seca”

A redação do Portal CN Agitos também entrou em contato com os organizadores. De acordo com Ricardo Toscano, apesar das chuvas incertas, provavelmente haverá a vaquejada (boi na pista, somente), porque o gado vem de outras regiões do Estado.

O empresário Jailson Júnior, da Du Rei Casa Show, principal espaço de eventos de Currais Novos, explicou que está aguardando uma decisão da organização da Vaquejada para poder fechar as atrações: “Estamos dependendo da chuva e de uma decisão dos organizadores, não faz sentido fazer os shows sem a derrubada do boi”, disse.

Até o momento, o que tem certo mesmo é a data. Se a 42ª edição acontecer, a data anunciada será de 09 a 12 de julho.

Ministro da Integração vai participar de seminário em Mossoró

Beto Rosado com o ministro Geilberto Occhi e o secretário Osvaldo Garcia okO ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e o secretário nacional de Infraestrutura Hídrica, Osvaldo Garcia, confirmaram presença no seminário que acontecerá em Mossoró para tratar da transposição do rio São Francisco. O debate está marcado para as 14h da próxima sexta-feira (29), no auditório do hotel Villa Oeste.

Proposto pelo deputado Beto Rosado, o evento será realizado pela Câmara dos Deputados, em parceria com a UERN e a UFERSA. Professores universitários, estudantes, representantes da classe política e dos órgãos públicos envolvidos nas obras também devem participar.

Pelo projeto da transposição, as águas do São Francisco irão chegar ao Rio Grande do Norte através de dois ramais. O ramal da bacia Piranhas-Açu, que vai levar água para a barragem Armando Ribeiro Gonçalves e para a barragem de Oiticica já está garantido.
Agora, a preocupação do deputado Beto Rosado, único potiguar na comissão que acompanha as obras do São Francisco, é com a chegada das águas pelo ramal Apodi-Mossoró, cujo projeto ainda não foi apresentado. “Sem o ramal concluído, essa obra tão sonhada pela população não chegará à região Oeste, castigada há tantos anos pela falta d’água. Por isso, a cobrança é constante”, destacou o deputado.

Ezequiel Ferreira se reúne com Dnocs em busca de soluções para crise hídrica no Seridó

REUNIÃO-COM-DNOCSO abastecimento de água no Seridó é motivo de preocupação não só para a população da região, mas também para as autoridades do Rio Grande do Norte. A adutora de engate rápido que vai abastecer Currais Novos e Acari precisa de aproximadamente 70 km de tubos instalados. A obra está orçada em R$ 35 milhões e apenas pouco mais de R$ 1 milhão foi liberado.

A primeira carreta de canos chegou à cidade na última quarta-feira (20) com mais de 100 canos. A GAID Construções, empresa responsável pela execução da obra, já iniciou a limpeza das vias que servirão de base para a obra.

O assunto foi pauta de mais uma reunião, realizada nesta segunda-feira (25), entre o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PMDB) e o diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Walter Gomes.

Cobertura vacinal de Jardim do Seridó foi mais alta do que a média nacional e do RN

vacinaA Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Imunização divulgou a terceira parcial da campanha de vacinação contra a gripe em Jardim do Seridó. Até está segunda-feira, dia 25, a cobertura vacinal atingiu 60% contra a influenza. Deste modo, ficando acima da média estadual e nacional, conforme divulgação na última sexta-feira (22). Os dados do município constam no site do Ministério da Saúde.

Na parcial de hoje, baseada em dados coletados até sexta-feira passada, o grupo com o maior percentual de cobertura vacinal no município é o das puérperas que conseguiu atingir 100%, seguido dos profissionais de saúde com 74% e das gestantes com 70%. A vacina contra a gripe pode evitar 45% das internações e 75% das mortes por complicações da doença.

Senador Agripino sobre coletiva de ministros: O problema é que ninguém explica por que a crise econômica ocorreu

senadoO presidente nacional do Democratas, José Agripino (RN), disse que faltou aos ministros do governo Dilma Rousseff explicar, nesta segunda-feira (25), o motivo pelo qual o Brasil enfrenta uma grave crise econômica e que obriga o país a sofrer um ajuste bilionário nas contas públicas. “Os dois ministros, com o atraso de um fim de semana, estão correndo atrás do prejuízo. O problema é que, por mais que falem, não explicam por que o país quebrou e que compromissos o governo precisa tomar para reparar a herança que Dilma deixou para si própria”, frisou o parlamentar pelo Rio Grande do Norte.

Nesta segunda-feira (25), os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e da Casa Civil, Aloizio Mercadante, participaram de coletiva no Palácio do Planalto e ressaltaram que o ajuste fiscal é imprescindível para a retomada do crescimento do Brasil. A entrevista ocorreu após reunião do grupo de coordenação política com a presidente da República. O governo articula para aprovar, no Congresso Nacional, as medidas provisórias que promovem um ajuste fiscal nas contas públicas.

Durante a entrevista, Joaquim Levy afirmou que o país precisa repensar o gasto de recursos públicos a longo prazo e assumiu que “acabou o dinheiro”.  De acordo com o ministro, o Brasil necessita fazer um ajuste estrutural e as empresas brasileiras, apesar do incentivo, não tiveram desempenho esperado. Levy frisou ainda que o reajuste nas contas públicas está sendo feito porque o “PIB está devagar”.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

MPF lança campanha internacional de combate à corrupção

Divulgada em 21 países, a ação vai mobilizar jovens a dizerem 'não' ao desvio do dinheiro público, além de conscientizar sobre a importância do Ministério Público no combate à corrupção

Vinte e um países unidos no combate à corrupção. Esse é o objetivo da campanha #CORRUPÇÃONÃO, realizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em parceria com a Associação Ibero-Americana de Ministérios Públicos (Aiamp). A ação visa ampliar o debate sobre o combate à corrupção, além de conscientizar as pessoas sobre o papel do Ministério Público no enfrentamento a este tipo de crime.

A campanha #CORRUPÇÃONÃO tem foco na internet e visa atingir, principalmente, jovens de 16 a 33 anos. A ideia é explorar as redes sociais com o uso das hashtags #CORRUPÇÃONÃO e #CORRUPCIÓNNO. A escolha do público-alvo levou em conta o potencial mobilizador da rede e da indignação dos jovens em torno do assunto.

Segundo o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pesquisas recentes da Transparência Internacional apontam que os jovens são os mais incomodados com a corrupção. “Eles também são os mais dispostos a encarar as mudanças culturais necessárias ao enfrentamento da corrupção”, explicou. Ele ressaltou, ainda, que esta é uma oportunidade para reforçar o papel do Ministério Público brasileiro no combate à corrupção nas esferas cível, criminal e, ainda, na recuperação de ativos.

O lançamento da campanha, que terá versões em português e espanhol, será feito em todos os países participantes. Para o sucesso e o alcance do público durante os dois meses de duração, foram criadas diferentes estratégias de engajamento. "Nosso objetivo é atrair o público para, junto ao MPF, dizer 'não' à corrupção”, reforçou a procuradora da República Anna Carolina Resende, do Centro de Comunicação Integrada (CCI).

Os Ministérios Públicos dos países que integram a Aiamp têm forte atuação no combate à corrupção. A campanha foi um compromisso de Rodrigo Janot na gestão como presidente da associação. Durante a 22ª Assembleia-Geral da Aiamp, em novembro do ano passado, no Uruguai, ele apresentou três propostas de campanha publicitária. Por unanimidade, foi escolhida a opção de declarar "não à corrupção", considerada a mais adequada em função da visibilidade e clareza da mensagem.

Engajamento – A campanha, que tem como foco a comunicação digital, contará com um hotsite, uma fanpage no Facebook, conta no Twitter e banners web. Entretanto, o suporte das mídias tradicionais é fundamental para fortalecer a mensagem da campanha. Para isso, foram produzidos vídeos e spots de rádio com duração de um minuto e de 30 segundos, mobiliários urbanos, cartazes e adesivos de veículos.

Desvio de verbas – O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) afirma que a corrupção é o maior obstáculo ao desenvolvimento econômico e social no mundo. A entidade estima que, a cada ano, pelo menos US$1 trilhão são gastos em subornos, enquanto cerca de US$ 2,6 trilhões são desviados. A soma é equivalente a mais de 5% do PIB mundial.

A campanha reforça que é preciso dizer 'não' à corrupção, por menor que ela seja, em todos os lugares: em família, nas ruas, nas conversas informais. Anna Carolina reforça que o sucesso do movimento #CORRUPÇAONÃO depende da participação de todos. “É importante destacar que comportamentos simples como furar fila, falsificar carteirinhas de estudante, ou subornar um agente de trânsito, por exemplo, também são atos de corrupção. Nosso objetivo maior é mostrar que a mudança ética em favor da sociedade começa nas atitudes de cada um”, explica.

Jardim do Seridó ganhará uma Sala do Empreendedor nesta terça-feira (26)

Alexandre salaA Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria de Administração está convidando os microempreendedores individuais, as micro empresas, as empresas de pequeno porte e a sociedade em geral para se fazer presentes nesta terça-feira, dia 26, na Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 9 horas da manhã, para tratar assuntos referentes à inauguração da Sala do Empreendedor de nossa cidade.

A solenidade contará com a presença de uma equipe do SEBRAE/RN que apresentará os benefícios para o município e para o próprio empreendedor da consolidação da referida sala, a qual funcionará a Rua Cel. Felinto Elísio, nº 20, Centro, no Solar Padre Francisco Justino Pereira de Brito (onde funciona a sede provisória da Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó), sob a coordenação de Alexandre Leite.

O Agente de Desenvolvimento local, Alexandre Leite foi capacitado e orientado pelo SEBRAE/RN, para realizar o atendimento mais efetivo ao empreendedor, intensificando as ações de fomento ao desenvolvimento do município, de segunda a sexta-feira, no horário das 7 às 13horas. “Devido a Sala do Empreendedor, nossa educação já foi contemplada com o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), a partir do segundo semestre”, informou Alexandre.

Inauguração

Com uma população de pouco mais de 12 mil habitantes, o município de Jardim do Seridó inaugurará na manhã desta terça-feira (26), a Sala do Empreendedor. A Prefeitura Municipal em parceria com SEBRAE no Rio Grande do Norte visa estimula o empreendedorismo na cidade, oferecendo um espaço exclusivo de atendimento e orientação a quem já tem ou planeja abrir um negócio. 

Alunos do curso multicampi de medicina da UFRN iniciam estudos em Currais Novos

SONY DSCOito alunos do curso de medicina multicampi da UFRN se reuniram na manhã desta segunda-feira (25) com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Currais Novos para conhecerem a estrutura da saúde básica do município e os programas desenvolvidos com a população. O encontro contou com a presença de Gabriela Beserra (Coordenadora SEMSA), Edilma Dantas (educadora em saúde), Ana Clara Dantas (coordenadora do setor de epidemiologia), Manoel Galdino (setor epidemiológico), e dos professores médicos Giordano Bruno e Patrícia Cavalcante, e do enfermeiro e vice diretor da escola médica do curso multicampi, Lucas Pereira, que também é o coordenador da atenção básica de saúde de Currais Novos.

         De acordo com Patrícia, que ministra a disciplina “vivência integrada à comunidade”, os 40 alunos do curso foram distribuídos em oito cidades para a prática dos estudos. “Os alunos terão um mês de vivência na rede básica de Currais Novos para conhecerem o sistema municipal de saúde, se integrarem com a gestão e as equipes de Estratégia de Saúde da Família, além de conhecerem as políticas públicas desenvolvidas no município”, disse a médica. Para Giordano Bruno é importante esse contato dos alunos com a comunidade para eles entenderem a dinâmica da estratégia de saúde da família. Nesta primeira semana os alunos irão acompanhar, observar e participar de atendimentos e ações realizados pelos profissionais de saúde das diversas categorias (acolhimento, vacinação, visitas domiciliares, atendimentos individuais e em grupos, educação em saúde, vigilância, etc).

PARELHAS VIVENCIOU DE 22 A 24 DE MAIO A ETAPA REGIONAL DO IV JUVERN’S

DSC07805O município de Parelhas sediou de 22 a 24 de maio a etapa regional do IV JUVERN’S – Jogos Escolares da Juventude - que aconteceu no Ginásio de Esporte Ovídio Dantas.

O evento aconteceu no município através de parceria entre o Governo do RN, através da Secretária de Estado do Esporte e Lazer e a Prefeitura Municipal de Parelhas através da Secretaria do Turismo, da Cultura e do Esporte. 

Neste Domingo aconteceu a final entre o time de Jucurutu e da Escola Municipal Vereador Inácio Miranda dos Santos do município de Parelhas. Os dois times, foram os vencedores da etapa regional e concorrerá a etapa estadual e se classificados representam os municípios na Etapa Nacional.

Preços praticados na Ceasa/RN podem ser acessados diariamente na Internet

Os usuários da Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte dispõem de um novo canal de informações da cotação de preços praticados no mercado da Ceasa/RN. Com a novidade, qualquer pessoa pode ter acesso direto aos preços praticados diariamente na Ceasa, podendo assim fazer um comparativo entres os valores, em diferentes dias.

“Esperamos facilitar o dia-a-dia dos atacadistas e donas-de-casa, que podem consultar os preços dos produtos que desejam comprar, antes mesmo de sair de casa ou de seu estabelecimento comercial”, afirma o diretor presidente da Ceasa/RN, Theodorico Bezerra Netto.

Para acessar é simples. Basta entrar no site da Ceasa (www.ceasa.rn.gov.br) e procurar na barra de menus a opção “Cotação de Preços”.

PREFEITO DE PARELHAS PARTICIPARÁ EM BRASÍLIA DA XVIII MARCHA DOS PREFEITOS

marchaUma das principais pautas da Marcha dos Prefeitos, que ocorrerá esta semana, em Brasília, é a reclamação dos gestores públicos sobre a queda no Fundo de Participação dos Municípios e o agravamento da situação financeira das gestões.

A XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, acontece a partir desta segunda-feira (25). Na programação, os destaques são para o painel da Reforma Política, com os deputados e senadores integrantes das Comissões Especiais da Câmara e do Senado que discutem o tema, além do Pacto Federativo, debate central da XVIII Marcha.

E o Prefeito de Parelhas Francisco Medeiros participará ativamente durante toda esta semana da Marcha dos Prefeitos, além da visita a Ministérios e Gabinetes, em busca de benefícios para o município.

Publicidade: Informativo Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas

O Legislativo a Serviço de Todos Administração do Exmº Sr Vereador Francisco Silvério (Pepeto).

Vereadores camara Carnauba dos DantasCâmara Municipal de Carnaúba dos Dantas aprovou matérias nesta terça feira 19 de maio

O Poder Legislativo de Carnaúba dos Dantas voltou a se reunir nesta terça-feira (19), para discutir, votar e aprovar várias proposições de interesse do município. Sob a presidência do edilPepeto (PSD) e a participação dos demais Vereadores: Dué Azevedo (PROS), Josiene de Fabinho (PSD), Hemerson Felinto (PSD), Marli de Medeirão (PSB), Maria de Ramalho (PMDB) e Gilson Dantas (PMDB), os parlamentares municipais aprovaram as seguintes proposições:

INDICAÇÃO Nº 036/2015 - DE AUTORIA DA EDIL MARIA JOSIENE DE M DANTAS PEREIRA, QUE SOLICITA DO EXMº SR. JOSÉ MAIRTON FIGUEIREDO DA FRANÇA – SECRETÁRIO DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS, COM A SEGUINTE SOLICITAÇÃO: QUE SEJA EXECUTADA A CONSTRUÇÃO DE UMA BARRAGEM SUBMERSA SOB O RIO CARNAÚBA, NO POVOADO RAJADA.

INDICAÇÃO Nº 037/2015 - DE AUTORIA DA EDIL MARIA JOSIENE DE M DANTAS PEREIRA, QUE SOLICITA DO EXMº SR. SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA – PREFEITO MUNICIPAL, COM A SEGUINTE SOLICITAÇÃO: QUE AS CIDADÃS DO POVOADO RAJADA SEJAM BENEFICIADAS COM UM DIA DE CIDADANIA E BELEZA (CORTE DE CABELO, ESCOVA E MANICURE); UM CAFÉ COMUNITÁRIO PELA MANHÃ E UMA OFICINA DE TEATRO COMO GRUPO DE PALHAÇOS DO SCFV (SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULO) COM AS CRIANÇAS DO CRAS, NAS FESTIVIDADES DO PADROEIRO SANTO ANTÔNIO NO POVOADO RAJADA.

INDICAÇÃO Nº 038/2015 - DE AUTORIA DA EDIL MARIA JOSIENE DE M DANTAS PEREIRA, QUE SOLICITA DO EXMº SR SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA – PREFEITO MUNICIPAL, COM A SEGUINTE SOLICITAÇÃO: QUE SEJA FEITA REFORMA NA PASSAGEM MOLHADA DO POVOADO ERMO – CARNAÚBA DOS DANTAS.

INDICAÇÃO Nº 039/2015 - DE AUTORIA DA EDIL MARIA JOSIENE DE M DANTASPEREIRA, QUE SOLICITA DO EXMº SR SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA – PREFEITO MUNICIPAL, COM A SEGUINTE SOLICITAÇÃO: QUE SEJA INSTALADO UM REDUTOR DE VELOCIDADE (LOMBADA),  COM URGÊNCIA URGENTSSÍMA NA RUA JOSÉ VENÂNCIO, NAS IMEDIAÇÕES DA RESIDÊNCIA DO SR. RILDSON (GUDUCHA).

INDICAÇÃO Nº 040/2015 - DE AUTORIA DA EDIL MARLI DE MEDEIROS DANTASPEREIRA, QUE SOLICITA DO ILMº SR. CLÉSIO NELSON DANTAS – SECRETÁRIO MUNICIPAL E OBRAS E SERVIÇOS URBANOS, COM A SEGUINTE SOLICITAÇÃO: QUE SEJA FEITO A LIMPEZA NO CAMPINHO QUE FICA LOCALIZADO POR TRÁS DO PRÉDIO DO CEJUC – CENTRO DA JUVENTUDE CARNAUBENSE – CARNAÚBA DOS DANTAS/RN.

REQUERIMENTO Nº 067/2015, DE AUTORIA DO ILUSTRE VEREADORHEMERSON FELINTO JOSE DANTAS, QUE REQUER DO EXMº. SR. PREFEITO MUNICIPAL SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA, QUE SEJA FEITO REFORMA GERAL NA CASA DO IDOSO “JOSÉ BERNARDO MARIMBA” – CARNAÚBA DOS DANTAS/RN.

REQUERIMENTO Nº 068/2015, DE AUTORIA DA ILUSTRE VEREADORA MARIA JOSIENE DE M. DANTAS PEREIRA, QUE REQUER EXMº. SR. PREFEITO MUNICIPAL SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA, SOLICITANDO QUE SEJAM PROVIDENCIADAS E AFIXADAS PLACAS DE   IDENTIFICAÇÕES DAS RUAS  COM DENOMINAÇÃO JÁ OFICIALIZADAS.

REQUERIMENTO Nº 069/2015, DE AUTORIA DA ILUSTRE VEREADORA MARLI DE MEDEIROS DANTAS, QUE REQUER EXMº. SR. PREFEITO MUNICIPALSÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA, SOLICITANDO QUE SEJA FEITO UM PROJETO DESTINADO A CONSTRUÇÃO DE UM CENTRO DE ZOONOSE PARA O CONTROLE POPULACIONAL DE ANIMAIS – CÃES E GATOS DO NOSSO MUNICÍPIO.

REQUERIMENTO Nº 070/2015, DE AUTORIA DA ILUSTRE VEREADOR GILSON DANTAS DE OLIVEIRA, QUE REQUER DO EXMº. SR. PREFEITO MUNICIPALSÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA, QUE SEJA FEITA REFORMA DE QUADRA POLIESPORTIVA LOCALIZADA NO POVOADO ERMO, COM REPOSIÇÃO DE LÂMPADAS, PINTURA DO PISO, TROCA DAS REDES E REPARO NOS BANHEIROS.

REQUERIMENTO Nº 071/2015, DE AUTORIA DA ILUSTRE VEREADOR GILSON DANTAS DE OLIVEIRA, QUE REQUER DO EXMº. SR. PREFEITO MUNICIPALSÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA, QUE SEJA FEITA INSTALAÇÃO DE SALA RESERVADA PARA ATENDIMENTO AO PÚBLICO (APLICAÇÃO DE FORRO DE GESSO) E AQUISIÇÃO DE BANCADAS PARA COMPUTADORES, DESTINADOS AO CONSELHO TUTELAR DO NOSSO MUNICÍPIO.

REQUERIMENTO Nº 073/2015 - DE AUTORIA DO EDIL JOSE DE AZEVEDO DANTAS, URGÊNCIA/URGENTÍSSIMA, SEJA ENCAMINHADO CÓPIA DESTE AO EXMº SR. PREFEITO MUNICIPAL - SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA,  SOLICITANDO QUE SEJA ENCAMINHADO A ESTA CASA DE LEIS, CÓPIA DE TODO PROCEDIMENTO LICITATÓRIO, CARTA CONVITE, PRINCIPALMENTE COM O DEVIDO EDITAL, NOME DAS EMPRESAS PARTICIPANTES E O VENCEDOR DO CERTAME.

REQUERIMENTO Nº 074/2015 - DE AUTORIA DO EDIL JOSE DE AZEVEDO DANTAS, URGÊNCIA/URGENTÍSSIMA, SEJA ENCAMINHADO CÓPIA DESTE AO EXMº SR. PREFEITO MUNICIPAL - SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA, SOLICITANDO QUE SEJA CRIADO UM CENTRO DE REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS, QUE RESGATA JOVENS POR MEIO DE AÇÕES INOVADORAS E MÉTODOS EFICAZES COM SUPORTE MÉDICO, PSICOLÓGICO, SOCIAL E ESPIRITUAL.

REQUERIMENTO Nº 075/2015 - DE AUTORIA DO EDIL JOSE DE AZEVEDO DANTAS, URGÊNCIA/URGENTÍSSIMA, SEJA ENCAMINHADO CÓPIA DESTE AO EXMº SR. GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE ROBINSON MESQUITA DE FARIA, SOLICITANDO QUE SEJA CRIADO UM CENTRO DE REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS, QUE RESGATA JOVENS POR MEIO DE AÇÕES INOVADORAS E MÉTODOS EFICAZES COM SUPORTE MÉDICO, PSICOLÓGICO, SOCIAL E ESPIRITUAL.

REQUERIMENTO Nº 076/2015 - DE AUTORIA DO EDIL GILSON DANTAS DE OLIVEIRA, SEJA ENCAMINHADO CÓPIA DESTE AO EXMº SR. PREFEITO MUNICIPAL SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA, QUE SEJA TOMADO PROVIDÊNCIAS URGENTE PARA ABERTURA DO MATADOURO PÚBLICO DE CARNAÚBA DOS DANTAS/RN.

Projeto de Lei Nº 013/2015

DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES PARA O PRIMEIRO PROCESSO DE ESCOLHA UNIFICADO DOS CONSELHEIROS TUTELARES NO MUNICÍPIO, ALTERA OS DISPOSITIVOS DA LEI MUNICIPAL Nº 521/2005 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

MOÇÕES Nº 050, 051, 052 E 053/2015 - DE AUTORIA DE TODOS OS EDIS, QUE MANIFESTA VOTOS DE PESAR PELO FALECIMENTO DOS SENHORES E SENHORAS: RADIR PEREIRA DE ARAÚJO, ANÁLIA DANTAS SOARES, ROSILDA DIAS DE ARAÚJO DANTAS E HUMBERTO FERNANDES DANTAS.

Veículos se chocam em Picuí-PB na saída para Campina Grande-PB

Por volta das 19h30 deste domingo (24), um acidente automobilístico foi registrado nas proximidades da Creche Marta Maria de Medeiros Casado, na saída de Picuí-PB para Campina Grande-PB.

Informações de populares dão conta, que um corsa de côr prata, com placas do Rio de Janeiro-RJ LNS-0727, se chocou com uma carreta com placas de Carnaúba dos Dantas-RN NNZ-0872. Uma equipe do SAMU estêve no local e socorreu o otorista do corsa que ficou preso às ferragens, conduzindo-o para o HRP, onde o estado de saúde inspira cuidados. 

Segundo informações um dos veículos envolvidos no acidente, invadiu a pista contrária. O corsa era conduzido por Erivaldo da Costa Silva e a carreta por Jussiere dos Santos Macêdo conhecido por Ciere, natural de Nova Palmeira-PB que nada sofreu. O motorista do corsa foi transferido para Campina Grande, com suspeita de fraturas nas costelas.

Fonte; Blog do Francisco Araújo