Pages

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

“A hora é de discutir objetivamente a solução para a falta de água nas torneiras”, defendeu Vivaldo Costa

O deputado Vivaldo Costa usou da tribuna da Assembleia Legislativa para cobrar medidas mais objetivas em relação a escassez de água, que assola as pequenas cidades do interior do Rio Grande do Norte. Na avaliação do deputado o momento de dificuldade pede soluções urgentes que não podem esperar somente pelas obras da Transposição do Rio São Francisco.
“A transposição é uma obra ótima, ninguém discute, mas era para ter chegado desde 2009. A mesma coisa digo da Barragem de Oiticica, que está planejada há mais de 50 anos.  A hora é de discutir objetivamente a solução para a falta de água nas torneiras. Acari por exemplo, não tem água para o banho, para cozinhar, para o povo beber e assim como outras cidades, depende dos carros-pipa”, disse Vivaldo.

Rogério Marinho recepciona comitiva francesa no Congresso e leva grupo ao encontro de Renan e Cunha

Rogério com comitiva francesa 2O Congresso Nacional recebeu nesta terça-feira (29) a visita de uma comitiva francesa, composta por empresários e conselheiros de comércio exterior na área de serviços. O grupo foi recepcionado pelo deputado federal Rogério Marinho (PSDB), vice-presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo. O parlamentar ainda conduziu os europeus ao encontro dos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Eduardo Cunha. O grupo também conversou com o senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB.

Segundo o deputado Rogério Marinho, os franceses estão no Brasil avaliando a possibilidade de futuros investimentos no país. A ida ao Congresso Nacional teve como objetivo justamente esclarecer aos empresários o atual momento político e econômico do governo brasileiro. 

"Ao reunir todas estas informações, os empresários analisarão a possibilidade de concretizar ou não os negócios que vislumbram em parceria com o Brasil. Nosso dever é contribuir no sentido de ajudar ao máximo o desenvolvimento do nosso país", disse o tucano.

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo do Congresso Nacional conta com cerca de 270 deputados federais e 30 senadores, sendo uma das maiores em funcionamento atualmente do poder Legislativo brasileiro. 

"Estamos atuando em conjunto no sentido de contribuir para uma maior geração de emprego e renda em todas as regiões, sempre lutando pela desburocratização das leis nacionais e pela redução desta carga tributária tão pesada e que só faz crescer", completou Rogério.

REFEITURA DE PARELHAS REALIZA AÇÕES DE LIMPEZA URBANA NOS BAIRROS DINARTE MARIZ, CENTRO E MARIA TERCEIRA

IMG-20150924-WA0017A Prefeitura Municipal de Parelhas através de parceria entre as secretarias de Agricultura, do Meio Ambiente e da Pesca e Obras e Serviços Públicos realizou na manhã da última Quinta-feira (24), ações de Limpeza Urbana nos bairros Dinarte Mariz, Centro e Maria Terceira, bem como a retirada de entulhos de material de construção.

"Estamos realizando esse mutirão para deixar a cidade mais limpa e agradável. É importante a colaboração e conscientização da população para manter esse trabalho, que é feito com tanto carinho para o bem estar de todos" disse o prefeito Francisco Medeiros.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Prefeitura de Caicó paga funcionalismo na próxima quinta-feira(01)

A prefeitura de Caicó paga na próxima quinta-feira(01) o salário do mês de Setembro do funcionalismo público municipal. O pagamento vai injetar perto de 4 milhões de reais na economia local.

De acordo com a Secretária de Tributação e Finanças, Marleide Carvalho, o pagamento do servidores será transmitido para o banco nesta quarta-feira(30) devido a necessidade de aguardar os recursos constitucionais referentes a terceira parcela do FPM que é depositado no último dia útil de cada mês. Portanto, os salários dos servidores estarão disponíveis para saque em suas referidas contas na quinta-feira 01/10.

Deputado Carlos Augusto adota aplicativo para reclamações e sugestões dos cidadãos

colab-appO mandato do deputado Carlos Augusto Maia (PTdoB) adotou o premiado aplicativo Colab para ouvir reclamações e sugestões das pessoas em torno dos problemas urbanos e do dia-a-dia do cidadão. O aplicativo Colab, que já é utilizado em outras localidades do Brasil, pode ser baixado no celular ou acessado através da web no endereço www.colab.re (http://www.colab.re/).

A ferramenta colaborativa, que funciona em forma de rede social e é integrada ao Facebook, permite que os cidadãos possam fotografar e postar buracos ou lixo na rua, falta de iluminação, problemas em escolas, postos de saúde, entre outras demandas. Também pode servir para propor a construção de uma passarela, de uma praça ou de quadra de esportes em determinado bairro ou localidade. 

Dada a simplicidade do aplicativo, a cada postagem, ele capta automaticamente a localização geográfica, os dados de quem está postando e permite que outras pessoas possam apoiar a sua iniciativa. "E o mais importante: permite acompanhar a resposta que, no caso de Parnamirim, será dada pelo meu mandato", afirmou o deputado Carlos Augusto.

Hospital do Seridó realizou mais de 80 partos somente no mês de setembro

bebeA coordenadora da junta interventora da Fundação Hospitalar Carlindo Dantas, Maria José Soares, informou nesta terça-feira(29) que mesmo ainda sem terminar o mês o Hospital do Seridó já realizou mais de 80 partos somente em setembro, o que representa uma média de mais de 3 por dia, e trás uma tendência de aumento em relação aos meses anteriores, reflexo de um atendimento mais completo contando com plantões diário durante o período citado.

"Nossa intenção é realizar um trabalho de qualidade e poder proporcionar a alegria de nascerem cada dia mais pequenos caicoenses que não precisem ir para outras cidades, o que importa é a qualidade nos serviços e nem sempre a quantidade. A paciente tem importância", destacou Zezé Soares.

Para Lúcio Bezerra, pai de Joaquim Cesar(foto) que nasceu no último domingo(27), o Hospital do Seridó passa por uma nova fase; “Encontramos uma realidade bem diferente do que vinha sendo noticiado, tinham médicos de plantão, pediatra(Dr Ozair), obstetra(Dra Inês), e isso fez com que nossa apreensão se transformasse em tranquilidade porque os profissionais estavam super tranqüilos, sem sinal de estresse o que garantiu um parto totalmente bem sucedido”. Disse ele.

A unidade conta atualmente com uma escala completa de pediatras e obstetras que estão prontos para receberem as futuras mamães de Caicó e várias cidades da região do Seridó. "Estamos trabalhando para proporcionará maior conforto às pacientes, além de possibilitar um parto mais humanizado", Explicou Verônica Alcântara, Diretora Clinica do Hospital do Seridó.

Flagrado com drogas e celulares, agente penitenciário é preso no RN

Um agente penitenciário que tem cinco anos prestados ao Estado, e que atualmente trabalha da Penitenciária de Alcaçuz, na Grande Natal, foi preso na manhã desta terça-feira (29) após ser flagrado com drogas e aparelhos celulares. Os entorpecentes e os telefones, segundo a direção da unidade, seriam entregues a detentos.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Justiça e Cidadania revelou que mais de 4 quilos de drogas (entre maconha, cocaína e pedras de crack) foram encontrados com o agente. Além disso, também foram apreendidos 10 aparelhos celulares e dezenas de chips e carregadores.
Ainda segundo a Sejuc, o agente Victor Cianini de Lima Maia será encaminhado para a Delegacia de Nísia Floresta, que ficará responsável pelo caso.

A Penitenciária Estadual de Alcaçuz fica em Nísia Floresta. É a maior unidade prisional do estado. Com capacidade para 640 detentos, possui atualmente mais de 900 presos. Em razão da superlotação, está proibida de receber novos apenados.
Sindicato lamenta

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte lamentou a prisão do agente penitenciário. Em nota, disse que diariamente a categoria combate a entrada de ilícitos e outras irregularidades em unidades prisionais. “Portanto, o Sindasp-RN e os agentes penitenciários não compactuam e não admitem comportamento fora dos padrões da legalidade”.
“No caso do agente penitenciário preso, o Sindasp-RN pede que lhe seja dado o direito à ampla defesa e do contraditório, e que ele possa responder judicialmente e que a Justiça seja feita, sempre igual para todos”.  Fonte: G1 RN

Desenvolvimento sustentável depende do turismo, diz ONU

A cúpula das Nações Unidas, que reuniu cerca de 150 líderes mundiais, entre eles a presidenta Dilma Rousseff, reconheceu o turismo como uma das atividades essenciais para o desenvolvimento sustentável no mundo. Entre os 17 objetivos e 169 metas aprovados, em Nova York (EUA), para serem cumpridos até 2030, o setor foi considerado essencial pela capacidade de gerar empregos e promover a cultura local, além de estratégico para monitorar os impactos e gerir os recursos naturais.

Para o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, a inclusão do setor em um documento que aponta caminhos para o futuro da nação comprova a importância do turismo como vetor de geração de emprego e renda. “O turismo tem grande potencial de gerar renda e desenvolver comunidades locais, valorizando o patrimônio genuíno do país”, disse. 

O secretário-geral, da OMT Taleb Rifai, afirmou que o documento é o ponto de partida e que agora é necessário colocar em prática as ações que promovam políticas e estratégias de negócios que monitorem e minimizem os efeitos negativos do desenvolvimento do turismo.

A sustentabilidade é uma das premissas do Ministério do Turismo. Desde 2004, a pasta desenvolve programas para valorizar e inserir a sustentabilidade no setor. Entre as ações já realizadas estão o Programa de Regionalização, o Programa Talentos do Brasil Rural, o Viaje Legal, a Produção associada ao turismo (artesanato e turismo de base comunitária, entre outros) e o Programa Turismo Acessível.

Em 2013, o Ministério lançou o Programa Turismo Sustentável e Infância com foco no enfrentamento à exploração de crianças e adolescentes no turismo brasileiro. Nos últimos dois anos, foram distribuídos mais de 720 mil materiais informativos sobre a campanha e cerca de 110 mil pessoas foram mobilizadas em todo o país.

Água líquida em Marte pode facilitar colonização do planeta no futuro

A Nasa fez nesta segunda-feira (28) um grande anúncio da descoberta de evidências de água em estado líquido em Marte, como você viu aqui no G1. Mas isso já não era sabido? Sim, mas na verdade, o que se sabia era da existência de água congelada nos polos e no subsolo do planeta. Agora o que se descobriu é que a mudança de aparência de algumas ranhuras vistas nas paredes de algumas crateras e nas encostas de desfiladeiros, mudanças essas que acontecem sempre que a temperatura aumenta em Marte, são devidas à presença de água.

Apesar da água que flui nessas ranhuras ter uma grande quantidade de sais que não são saudáveis para o desenvolvimento de vida, a existência de água em estado líquido no presente (e não há milhões ou bilhões de anos) dá um grande impulso na esperança de encontrarmos vida por lá. Uma análise da água ainda deve demorar, pois seria preciso que uma amostra do solo fosse recolhida e enviada à Terra, ou que um astronauta fizesse a análise no local. As duas coisas estão planejadas pela NASA, mas não deve acontecer nos próximos 20 ou 30 anos. 

Essa descoberta também deve ajudar na colonização de Marte, pois mostra que é mais fácil de se obter água do que se pensava anteriormente. Além disso, o sal encontrado onde a água escorre, chamado perclorato, poderia ser usado para a produção de combustível para a colônia.

Governo do Estado promove mais 48 oficiais militares estaduais

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (29) a promoção de 48 oficiais militares estaduais da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

A medida, segundo a secretária de segurança, Kalina Leite, foi embasada em fundamentos jurídicos feitos pela Consultoria Geral do Estado e buscou alternativas legais para regularizar os atos de promoções e tem efeito retroativo a 25 de agosto de 2015.

“Valorizando o policial militar, meu governo cumpre a palavra com o povo que me elegeu e com a segurança pública. Estamos devolvendo a autoestima dos policiais realizando mais de três mil promoções de agentes de segurança (entre policiais civis, policiais militares e bombeiros militares). Isso demonstra o quanto estamos nos esforçando para investir no enfrentamento a violência. Já entramos para a história com a maior promoção do RN. Desejamos que estas ações se transformem em resultados na melhoria da segurança do povo”, disse o governador Robinson Faria.

Bancários apresentam indicativo de greve para o dia 6 de outubro

Depois de uma reunião frustrada com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), o Comando Nacional dos Bancários (Contraf) apresentou indicativo de greve a partir do dia 6 de outubro.

Dentre outras reivindicações, os trabalhadores pleiteiam reajuste salarial de 16%; Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de três salários mais R$ 7.246,82; e piso salarial de R$ 3.299,66.

A Fenaban propôs um reajuste de 5,5% no salário, também na PLR e nos auxílios refeição, alimentação, creche, além de abono de R$ 2,5 mil. O Contraf considerou que o reajuste está muito abaixo da inflação, que ficou em 9,88%, em agosto deste ano.

Ciclistas ganham mais espaço para pedalar em Natal

Avenida Prudente de Morais tem faixa semi-exclusiva para ciclistas (Foto: Alex Régis)Avenida Prudente de Morais tem faixa semi-exclusiva para ciclistas (Foto: Alex Régis)

A procura por transportes alternativos e não poluentes tem sido uma tendência cada vez maior nas cidades de médio e grande porte em todo mundo. O tempo perdido no trânsito caótico das metrópoles vem fazendo com que muitas pessoas deixem de lado os automóveis e façam adesão às bicicletas. Um meio de transporte saudável e amigo do meio-ambiente. Na capital potiguar, a Prefeitura de Natal vem incentivando o uso das bicicletas como meio de locomoção, criando faixas exclusivas e semi-exclusivas para esse tipo de veículo.

Ao longo dos últimos meses, a Prefeitura sinalizou mais de cinco quilômetros de ciclovias e ciclofaixas em toda a cidade, com destaque para os serviços na avenida Omar O´Grady, onde 2,4 quilômetros de ciclofaixas foram marcados. Na avenida Rafael Fernandes (também conhecida como Avenida do Contorno), os ciclistas têm à sua disposição 1,2 quilômetro de via, no trecho que vai do Largo Augusto Severo, na Ribeira, até o Viaduto do Baldo, no limite entre o Alecrim e o Centro. Todo esse trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU).

A intervenção mais recente realizada pela STTU, pensando no bem-estar dos adeptos das bicicletas, aconteceu na avenida Prudente de Morais, no trecho compreendido entre as avenidas Bernardo Vieira e Miguel Castro. Já está em operação a via semi-exclusiva prioritária para ônibus e bicicletas, com extensão de 1,3 quilômetro. A gestão municipal realizou um investimento de R$ 86 mil na sinalização da via.  

Fonte: G1/RN

Operação do MP prende policiais militares suspeitos de envolvimento com tráfico

O Ministério Público Estadual deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (29), uma operação contra policiais militares que teriam envolvimento com tráfico de drogas. De acordo com o MP, foram decretadas 12 prisões pelo juiz da vara de Auditoria Militar do RN.

Os mandados estão sendo cumpridos por equipes do Ministério Público juntamente com policiais do BOPE e do BPChoque. A operação é denominada Novos Rumos, tendo sido deflagrada após dez meses de investigações.

Um dos alvos do Ministério Público é o 9º Batalhão da Polícia Militar, localizado na zona Oeste de Natal. De acordo com as investigações, policiais desta unidade teria envolvimento com o suspeito de tráfico Joel Rodrigues da Silva, da Favela do Mosquito.

Joel foi preso na última sexta-feira (25), durante a Operação Citronela, deflagrada pelo próprio Ministério Público.

Fonte: Portal BO

Políticos se unem pela luta em defesa da transposição no Rio Grande do Norte

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e o Senado debateram na manhã desta segunda-feira (28), a seca e as obras de Transposição do Rio São Francisco, durante o evento RN pela Transposição. A discussão contou com a participação do ministro da Integração, Gilberto Occhi e líderes políticos do Estado, deputados federais, senadores, prefeitos, vereadores e lideranças de todo o RN.
Em seu discurso, o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PMDB), ressaltou a importância da defesa pela transposição feita pelos deputados estaduais, bancada federal e governadores do Nordeste para minimizar a crise hídrica. “Sabemos que o Governo Federal teve um corte no orçamento de R$ 69,9 bilhões. Recurso esse contingenciado que iria naturalmente para estados e municípios e que deixou de chegar. Por isso mesmo, é hora de o governo federal eleger prioridades para usar os recursos restantes e queremos que a transposição seja prioridade”, disse Ezequiel.
As obras de Transposição do Rio São Francisco estão sendo feitas em mais de 700 quilômetros de canais de concreto em dois grandes eixos (Norte e Leste) ao longo do território de quatro estados nordestinos (Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte) para o desvio das águas do Rio com nove estações de bombeamento.

MPF quer combate a irregularidades no “Minha Casa” em Triunfo Potiguar

Secretaria de Assistência Social e Prefeitura terão 30 dias para preparar novo relatório contendo informações de todas as famílias beneficiadas

O Ministério Público Federal (MPF) em Assu recomendou à Prefeitura e à Secretaria de Assistência Social de Triunfo Potiguar que providenciem, em 30 dias, o recadastramento, mediante relatório social, de todas as famílias beneficiadas com imóveis do “Minha Casa, Minha Vida”. O MPF vem apurando possíveis irregularidades na gestão do programa no município, como a venda ou o aluguel ilegal dos imóveis e até mesmo a inclusão de beneficiários que não se enquadravam nos requisitos.

Com base no procedimento que tramita na Procuradoria da República em Assu, foram colhidas informações de que diversos imóveis destinados ao programa estão abandonados, ou sendo utilizados irregularmente por parte dos beneficiários. Pelas regras do “Minha Casa, Minha Vida”, as famílias integrantes da faixa de menor renda devem se manter nos imóveis por, pelo menos, 10 anos, ou até quitar o financiamento. Caso contrário, tem de devolvê-lo para que seja repassado a outra família que necessite de moradia.

MPF denuncia ex-prefeita de Água Nova por irregularidades no uso de recursos federais

Verbas para merenda escolar, medicamentos e atenção à saúde foram irregularmente aplicados entre 2005 e 2006

O Ministério Público Federal (MPF) em Pau dos Ferros apresentou três ações de improbidade e três ações penais contra a ex-prefeita de Água Nova, Iliene Maria Ferreira de Carvalho Ribeiro. Ela foi denunciada à Justiça por ter aplicado irregularmente recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Programa de Farmácia Básica e do Programa de Atenção Básica (PAB).

As ações são de autoria do procurador da República Marcos de Jesus e, duas delas, que tratam dos recursos do PNAE, também incluem como denunciada a então presidente da Comissão Permanente de Licitação, Maria Ivânia Ferreira de Carvalho Lima.

Em 2005, Iliene e Maria Ivânia permitiram a contratação direta de empresas para fornecer a merenda às escolas, com R$ 11.799 em recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Não houve licitação e nem mesmo procedimento formal de dispensa ou inexigibilidade.

A contratação direta ilegal se repetiu com os recursos do Programa Farmácia Básica. Entre 2005 e 2006, Iliene Maria também dispensou licitação para a aquisição de medicamentos e insumos dentro do programa, envolvendo repasses de R$ 48.755,02.

Outras duas ações tratam da aplicação indevida de recursos do Programa de Atenção Básica, voltado para a área de saúde e que deve ser aplicado em iniciativas de prevenção, tratamento e reabilitação, mas sempre na atenção básica. De 2005 até abril de 2006 a Prefeitura recebeu 14 parcelas de R$ 3.024,67 do PAB.

Em ato de filiação, Rogério dá boas-vindas a novos tucanos e convoca militância a ajudar o Brasil

O PSDB no Rio Grande do Norte realizou um ato de filiação durante a tarde desta segunda-feira (28), na própria sede da legenda em Natal, localizada no bairro de Lagoa Seca. Na oportunidade, dezenas de lideranças não apenas da capital potiguar como também do interior do Estado tiveram a ficha de filiação abonada diretamente pelo deputado federal Rogério Marinho, presidente de honra do partido no Estado.

Em seu discurso, Rogério deu boas-vindas aos novos tucanos, que chegam dentro de um processo de reestruturação da legenda capitaneado pelo próprio parlamentar potiguar no RN. "Sejam todos muito bem-vindos e, desde já, estejam certos da importância de cada um nesse nosso trabalho de recolocar o país nos trilhos do desenvolvimento", disse o deputado.

Rogério destacou alguns dos erros cometidos pelo governo do PT, com destaque para o mais recente. O parlamentar se referiu ao projeto enviado pela presidente Dilma Rousseff para o Congresso Nacional com o objetivo de recriar a CPMF, o conhecido imposto sobre o cheque. "Aumentar impostos é o pior dos remédios para o país hoje. Vai piorar a situação da economia", disse.

O tucano disse que se os brasileiros não retomarem os rumos do país, "continuaremos todos como passageiros nesse navio à deriva que caminha para bater em um iceberg e afundar tal como o Titanic". Rogério, que é favorável ao impeachment da presidente, disse ainda não haver mais dúvidas de que Dilma cometeu crime de improbidade administrativa ao cometer as pedaladas fiscais, artifício utilizado para encobrir os rombos milionários nas contas públicas.

Também estiveram presentes na solenidade o presidente estadual do PSDB, Valério Marinho, os vereadores natalenses Dickson Nasser Júnior e Aroldo Alves, além de prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos e demais vereadores de cidades do interior potiguar.

Ministro diz a Ezequiel que recursos para a conclusão da adutora de Acari e Currais Novos estão garantidos

adutora_curraisnovos_02Orçada em R$ 35 milhões, a adutora de engate rápido de Currais Novos e Acari está com recursos garantidos. Essa foi a afirmação do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, ao deputado Ezequiel Ferreira de Souza, presidente da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (28), durante o evento "RN pela Transposição". O prefeito Vilton Cunha e o ex-prefeito Zé Lins também participaram da conversa.

“Essa notícia deixa-nos muito esperançosos para tornarmos realidade essa necessidade e desejo do povo de Acari e Currais Novos. A obra é vital para amenizar o colapso no abastecimento das duas cidades. Desde 2013 que estamos nessa luta”, afirmou Ezequiel.

A adutora de Acari e Currais Novos quando concluída terá cerca de 80km e captará água da barragem Armando Ribeiro Gonçalves. A água será distribuída vai beneficiar cerda de 60 mil habitantes, dos dois municípios do Seridó. A maior obra deverá ter um dos seus primeiros e principais trechos concluídos até o final do mês de outubro, são 21km entre Currais Novos e São Vicente.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Turismo brasileiro ganha com viagens internas e alta do dólar

A receita cambial registrou em agosto o menor deficit deste ano desde o mês de fevereiro de 2011, de acordo com dados do Banco Central. A diferença entre os gastos dos brasileiros no exterior (US$ 1,263 bilhão) e os gastos dos estrangeiros (US$ 436 milhões) no Brasil atingiu o valor de US$ 827 milhões no mês passado.

Se comparado com agosto do ano passado, quando o deficit foi de US$ 1,85 bilhão, a diminuição chega a 55,4%. “A constatação é uma boa notícia para o turismo porque indica que uma parte dos brasileiros está transferindo as viagens internacionais por viagens pelo país, movimentando a economia, gerando emprego e renda para mais de três milhões de pessoas no ano passado”, disse o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. 

Entre os fatores que levaram à redução expressiva do déficit destacam-se a alta cotação do dólar e o fortalecimento do turismo interno brasileiro. O Ministério do Turismo já investiu mais de R$ 9 bilhões no desenvolvimento de 4,2 mil municípios turísticos brasileiros desde 2003.

Rogério Marinho: Carlos Eduardo usa Prefeitura para promover candidatura a governador em 2018

O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) criticou a administração “feijão com arroz” do prefeito Carlos Eduardo em Natal. Para o parlamentar, a gestão municipal se limita a tentar fazer o básico, deixando questões importantes para a população em segundo plano. Além disso, o tucano acusou o atual gestor de se utilizar da Prefeitura para tentar promover uma possível candidatura a governador em 2018.

“Eu considero que a atual administração municipal é feijão com arroz, limita-se ao básico. Se a Prefeitura fizesse bem o que lhe compete fazer, seria louvável, mas nós vemos o contrário. É uma administração preocupada com festas, em promover a candidatura do atual prefeito não apenas a reeleição, mas ao governo do Estado. É um projeto que me parece muito pessoal, que não leva em consideração o pensamento e as necessidades dos cidadãos natalenses”, disse Rogério em entrevista concedida nesta segunda-feira (28) na 94 FM.

Luiz Gomes agradece apoio de Robinson e pontua: "O governador vai decidir sobre candidatura no momento oportuno"

IMG_2405O pré-candidato a prefeito de Natal e presidente estadual do PEN, Luiz Gomes, tem atendido aos convites do governador Robinson Faria para participar de eventos oficiais e tem sido presença constante.

Luiz Gomes, que vem mantendo conversas com o governador e com as bases eleitorais para viabilizar a candidatura, disse que esse não é o momento para definição de candidaturas, mas agradeceu o apoio que recebeu de Robinson para a pré-candidatura.

"Eu e o governador temos mantido boas conversas, temos nos reunido com frequência, mas entendemos que esse não é o momento de definição de candidaturas. O governador tem um forte trabalho a frente do Estado como prioridade e tem uma grande base aliada que precisa ser consultada antes da definição. Hoje estamos bem alinhados na construção de um bom projeto para Natal, mas o governador vai decidir sobre candidatura no momento oportuno", disse.

Luiz Gomes foi o único presidente estadual de partido a participar das convenções do PSD no final de semana passado. Bem como o único presidente estadual de legenda que participou do lançamento do programa Vila Cidadã na Zona Norte neste final de semana.

Diretora Clinica do Hospital do Seridó visita CRM e solicita pontos levantados durante inspeção em Caicó

A médica Veronica Alcântara, diretora clinica do Hospital Seridó, esteve fazendo uma visita técnica ao Conselho Regional de Medicina em Natal para que pudesse solicitar junto ao órgão o relatório com todas as demandas que foram levantadas durante recente inspeção feita pelo próprio CRM no Hospital do Seridó em Caicó.

De acordo com Veronica, uma das demandas solicitadas pelo CRM no relatório foi a criação da escala de médicos auxiliares para os procedimentos cirúrgicos e na oportunidade ela já fez questão de mostrar que a escala já foi criada e será implantada a partir do mês de Outubro.

“Fomos questionadas sobre a escala de médicos auxiliares nas cirurgias e mostramos ao CRM que ela já foi criada após a intervenção judicial e a formação da junta interventora que deu total apoio para a sua elaboração e implantação que ocorrerá a partir do próximo mês, o que foi motivo de surpresa e comemoração por parte deles”. Disse Drª Veronica.

Ezequiel prestigia convenção em Brejinho, no Agreste Potiguar

brejinho_agreste_01Depois de ter percorrido municípios do Alto Oeste Potiguar, o deputado Ezequiel Ferreira de Souza, presidente da Assembleia Legislativa visitou na noite deste domingo (27), o município de Brejinho, no Agreste Potiguar. No Teatro Municipal, Ezequiel prestigiou a convenção do PSD, onde a prefeita Dra. Ivete Matias assinou a ficha do partido. O governador Robinson Faria também participou do evento.

“Estamos ajudando a prefeita Dra. Ivete a fazer um bom trabalho em Brejinho. Na Assembleia Legislativa temos colocado emendas destinando recursos para o município e também solicitando ações e melhorias através de requerimentos para continuar a melhorar o atendimento à saúde da população”, comentou Ezequiel.  

O presidente da Assembleia Legislativa também convidou as lideranças do Agreste Potiguar para nesta segunda-feira (28) participarem do “RN pela Transposição”, que discutirá sobre a seca no Rio Grande do Norte e as obras de Transposição do Rio São Francisco. O evento contará com a presença do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi.

Democratas festeja pré-candidaturas em municípios do RN

Carlson Gomes, Tomba, Felipe Maia e José AgripinoNo domingo (27), o Democratas promoveu convenções nos municípios de Currais Novos, Riacho da Cruz e Pau dos Ferros. Os encontros foram prestigiados pelos filiados e por outros partidos que fazem parceria com o DEM nos municípios. O presidente nacional da legenda, senador José Agripino e o deputado federal Felipe Maia participaram das reuniões da sigla.

Na Associação de Aposentados, Pensionistas e Idosos de Currais Novos, os democratas conduziram para a presidência do diretório municipal, o ex-diretor do Instituto de Pesos e Medidas do RN (Ipem-RN), Carlson Gomes. O evento reuniu os vereadores curraisnovenses Adailson Pereira (PPS), Sérgio Henrique (PSDC), o deputado estadual Tomba Farias (PSB); os ex-prefeitos democratas de Currais Novos, Geraldo Gomes e de Carnaúba dos Dantas, Valdenor Euclides e representantes de outros partidos.

Feira livre de Caicó é antecipada devido feriado dos mártires de Cunhaú e Uruaçu

O Prefeito Municipal de Caicó, Roberto Germano, publicou decreto Nº 443 de 2015, antecipando a feira livre deste sábado, dia 3 de outubro, para a sexta-feira, dia 2. A antecipação foi motivada devido ao feriado estadual alusivo aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu que é comemorado no dia 03 de outubro.

A história dos mártires, lembrada neste feriado, é contada assim:

“Em julho de 1645, um grupo de indígenas e holandeses invadiu a capela do engenho de Cunhaú, dedicada a Nossa Senhora das Candeias, e matou os 69 fiéis que participavam da missa do padre André de Soveral”.

Novamente “em 3 de outubro de 1645 ocorreu outro massacre, desta vez no município de São Gonçalo do Amarante, onde hoje está situado o Santuário de Uruaçu, quando 80 fiéis foram martirizados também por resistirem às imposições holandesas”.

Esses fatos históricos, que ocorreram no Rio Grande do Norte, fizeram com que no dia 5 de março de 2000 os mártires de Cunhaú e Uruaçu fossem beatificados pelo Vaticano, como exemplos de luta e de fé cristã.

sábado, 26 de setembro de 2015

Ministro visita obras de teleférico e inaugura centro esportivo em Santa Cruz

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, visitou nesta sexta-feira (25), em Santa Cruz, as obras do teleférico de Santa Rita de Cássia, padroeira da cidade. A construção foi iniciada pela estação de embarque ao lado da matriz. A primeira etapa da obra, que corresponde a estrutura física do teleférico com duas estações e sete torres de sustentação, cada uma com 18 metros de altura, está orçada em R$ 5 milhões. Os recursos são do Ministério do Turismo.

Na visita, o ministro estava acompanhado da prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, e do deputado estadual, Tomba Farias (PSB). Eles agradeceram a visita do ministro e aproveitaram para pedir o empenho dos recursos necessários para a segunda etapa do teleférico. São 8 cabines com capacidade para transportar 6 passageiros cada uma. O percurso de 1,2 quilômetros vai durar 8 minutos entre a estação da matriz e o Alto de Santa Rita, onde foi construída uma estátua da padroeira, local de peregrinação religiosa.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Prefeitura de Currais Novos paga servidores na próxima quarta-feira, 30

A Prefeitura Municipal de Currais Novos paga na próxima quarta-feira (30) os salários dos 1.306 servidores municipais, o que de acordo com a Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento – SEMFIN, representa uma folha de pagamento no valor de R$ 2.553,588,72 (dois milhões, quinhentos e cinquenta e três mil, quinhentos e oitenta e oito reais e setenta e dois centavos). Mesmo num período de crise nacional, a Prefeitura de Currais Novos reafirma mais uma vez o seu compromisso de pagar em dia o funcionalismo público municipal.

PREFEITURA DE PARELHAS REALIZA AÇÕES DE LIMPEZA URBANA NO BAIRRO SÃO SEBASTIÃO

IMG-20150924-WA0016A Prefeitura Municipal de Parelhas através de parceria entre as secretarias de Agricultura, do Meio Ambiente e da Pesca e Obras e Serviços Públicos realizou na manhã desta Quinta-feira (24), ações de Limpeza Urbana nas proximidades da Capela de São José e da Quadra do Bairro São Sebastião.

Esperamos que esse trabalho tenha um efeito positivo perante a população. É importante que as pessoas colaborem e contribuam com a limpeza do seu bairro”, disse o Prefeito Francisco Medeiros ao frisar que a coleta de lixo nos bairros acontece de forma regular.

Ministro Henrique Alves abre exposição de turismo da ABAV em SP

24_09_2015_abav_inicioA 43ª ABAV Expo Internacional de Turismo foi aberta nesta quinta-feira (24), em São Paulo, em clima de otimismo, embalado pelas boas perspectivas de público e de geração de negócios. Os organizadores estimam número recorde de visitantes, acima dos 40 mil profissionais, e realização de transações da ordem de R$ 400 milhões, durante os três dias do evento.

Ao participar da abertura da Abav Expo, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, ressaltou a relevância do evento para o mercado de turismo e viagens no país.  Segundo ele, as agências, as operadoras e os demais segmentos do setor produtivo estão ajudando a consolidar a imagem do turismo como uma atividade econômica capaz de dar respostas rápidas à sociedade. “O PIB direto e indireto do turismo soma mais de R$ 490 bilhões. Geramos mais de três milhões de empregos e temos 62 milhões de consumidores no mercado de viagens”, afirmou.

Convenções do Democratas movimentam municípios potiguares

Com o objetivo de fortalecer o partido nos municípios potiguares, o Democratas tem promovido convenções em vários municípios potiguares. No sábado (26), os correligionários se encontram no município de Afonso Bezerra para decidir a nova configuração do diretório.  Já no domingo (27), os democratas de Currais Novos e Pau dos Ferros promovem o grande encontro de filiados. O deputado federal Felipe e o senador José Agripino participarão das convenções.

Hospital do Seridó passa a ter escala de médicos auxiliares em cirurgias

sala-cirurgica1-620x379A Junta Interventora da Fundação Hospitalar Carlindo Dantas (FHCD) continua adotando medidas visando a reestruturação e ampliação dos servidos médicos desenvolvidos no Hospital do Seridó(HS), em Caico e nesta sexta-feira anunciou mais uma novidade.

A Diretora Clinica da Unidade de Saúde, Drª Veronica Alcântara, confirmou que a partir do mês de outubro todas as cirurgias realizadas no HS serão feitas com dois médicos, atendendo assim orientação do Conselho Federal de Medicina, Conselho Regional de Medicina(CRM) e do Conselho Regional de Enfermagem (COREM).

Drª Veronica disse que a resolução do CFM, ao estabelecer a obrigatoriedade de médico como auxiliar, capacitado e habilitado, para substituir em caso de impedimento o cirurgião no procedimento em andamento, objetiva unicamente a segurança e a boa assistência ao paciente, sendo esta determinação tão importante que se sobrepõe a qualquer dificuldade porventura existente para a sua efetivação.

PREFEITURA DE PARELHAS REALIZA INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE CRIADOR DE PEIXES EM TANQUES DE REDE

A Prefeitura Municipal de Parelhas através da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Habitação continua até hoje (25), realizando as inscrições para o curso de "CRIADOR DE PEIXES EM TANQUES DE REDE" que será realizado pelo PRONATEC - EAJ/UFRN, cujas aulas terão inicio no mês de Outubro. A inscrição acontece na sede da Secretaria de Assistência Social e da Habitação, das 07h00min às 13h00min.

Prefeito Roberto Germano acredita ser possível criação da Guarda Municipal em Caicó

IMG_6318O prefeito de Caicó, Roberto Germano, participou na noite desta quinta-feira (24/09) de audiência pública na Câmara Municipal, que discutiu a criação da Guarda Municipal no município. Além do gestor caicoense, estiveram presentes vereadores; o presidente do SindServ, Thiago Costa; o coordenador da Guarda Municipal de Jardim do Seridó, Sérgio Medeiros; o procurador do município, Sérgio Magalhães; o comandante do 6º BPM, Coronel Romualdo; e o comandante da PM  de São Fernando, Sargento Marcelo Coelho.

"Foi uma audiência bastante positiva, onde discutimos a viabilidade da criação da nossa Guarda Municipal. Caso a gente consiga, juridicamente, transformar esses cargos de vigia em vigilantes e utilizarmos para a Guarda Municipal, então eu vejo sim que é possível a criação. Vamos fazer estudo de viabilidade jurídica, esse é o principal encaminhamento", disse o prefeito.

Ainda de acordo com ele, "a Guarda Municipal só vem para ajudar a nossa população, por isso que eu entendo que a audiência foi participativa e muito esclarecedora, sobretudo nas informações passadas pelo Sargento Marcelo Coelho. Nós temos tudo para criarmos esse importante segmento de segurança para Caicó", destacou Germano.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Semsur inicia cadastro de ambulantes para trabalhar no Dia de Finados

Natal, 24 de setembro de 2015 - Com a chegada do Dia de Finados, celebrado em 02 de novembro, diversos ambulantes se fixam nas proximidades dos cemitérios a fim de comercializar produtos que atendam frequentadores desses locais.  Entretanto, com a meta de organizar essa demanda, a Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) convoca esses comerciantes informais para se cadastrarem na Secretaria entre os dias 28 de setembro e 09 de outubro. 

A Semsur pretende organizar os produtos por gênero, em espaços apropriados que não dificultem a circulação de pessoas e nos entornos dos cemitérios públicos de Natal. “Dessa forma, podemos evitar tumultos e desorganização num dia em que as pessoas velam seus entes queridos. Em respeito a esse sentimento, estamos antecipadamente atendendo aos ambulantes e aos frequentadores dos cemitérios”, afirma Antônio Fernandes, titular da Semsur.

É necessário comparecer ao setor de cemitérios na sede da Secretaria, localizada na Rua Princesa Isabel, 313, das 8h às 17h, munidos dos seguintes documentos:

- Cópias de RG e CPF

- Comprovante de residência

- 02 fotos 3x4

População denuncia suposta milícia e dois são presos em Parnamirim

Fonte: Portal BO

Dois homens foram presos suspeitos de integrarem uma milícia que, de acordo com a própria população, estaria aterrorizando os moradores do bairro Bela Vista, em Parnamirim. A dupla foi detida por policiais militares do Batalhão de Choque. Com eles, os policiais apreenderam três armas de fogo e drogas, na madrugada dessa quarta-feira (23).

O tenente Queiroz, oficial do BPChoque, disse ao Portal BO que a informação da suposta milícia partiu dos próprios moradores daquela área.

“A denúncia foi feita ao Centro Integrado em Operações de Segurança Pública, dando conta que uma milícia vinha atuando naquela área, traficando drogas, exibindo armas em via pública e amedrontando os moradores. Fomos até o local e fizemos o flagrante”, ressaltou.
As armas apreendidas pelo BPChoque são duas espingardas calibre 12 e um revólver calibre 38, com diversas munições. Os presos foram identificados comoCARLOS CÉSAR DA SILVA, DE 18 ANOS, E DENIS LUCAS BARBOSA DA SILVA, DE 22 ANOS.

Veículo capota na Av. Getúlio Vargas em Currais Novos

Repórter Seridó

Por volta das 4h30 da manhã desta quinta-feira (24) um colisão seguido de capotamento foi registrado na Av. Getúlio Vargas em frente a escola Lions Clube. A Polícia de trânsito foi acionada para atender a ocorrência e chegando ao local prendeu em flagrante a pessoa de FRANCISCO JONAIRTON SILVA que apresentava visível estado de embriaguez, de acordo com os policiais uma garrafa de Whisky foi encontrada no interior do Fiat Punto de placa OJX 4696 - Montanhas - RN.

Jonairton disse a nossa reportagem que teria bebido um dia antes viaja muito e devido o cansaço deu um cochilo provocando o acidente, o veículo que ele conduzia bateu em um Siena que estava parado na porta do proprietário.
O jovem foi conduzido para a delegacia de polícia civil onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante, o acusado deverá ganhar liberdade após pagamento de fiança estipulado pela autoridade policial.

MPF recomenda que Caern suspenda venda de água a “pipeiros” em Caicó

Recomendação conjunta com MP/RN cobra direcionamento do volume para a rede de abastecimento. Revendedores particulares cobram da população até 10 vezes mais pela água.

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual (MP/RN) em Caicó enviaram uma recomendação à Caern para que a companhia suspenda a venda avulsa de água nos pontos de captação localizados na cidade e direcione todo volume para a rede pública de abastecimento. Hoje a venda avulsa ocorre sem controle sobre quantidade ou destinação, geralmente a donos de carros-pipa, e parte chega a ser revendida à população que sofre com o rodízio no abastecimento da Caern.

Conforme a recomendação conjunta, a venda para esses compradores particulares deverá ser suspensa enquanto a concessionária não for capaz de atender suficientemente a rede doméstica de usuários. O pedido leva em conta a prioridade que deve ser dada ao consumo humano, na utilização da água, e a situação atual dos principais reservatórios do estado, cujos volumes se encontram muito abaixo do normal.

O documento encaminhado à Direção, à Gerência Regional e à chefia do escritório da Caern em Caicó estabelece um prazo de dois úteis, a contar de seu recebimento, para que os representantes da companhia informem as medidas adotadas. O Ministério Público quer a suspensão da vigência de parte da Resolução 05/2013-D, no trecho que autoriza a venda de água avulsa para particulares.

Uma vistoria realizada pelo procurador da República Bruno Lamenha, que assina a recomendação junto com o representante da 3ª Promotoria de Justiça de Caicó, constatou que a venda avulsa de água a particulares é feita sem limite da quantidade e independente da destinação. Essa água, comprada pelos “pipeiros”, chega a ser revendida a moradores que estão sem abastecimento direto da Caern, por preços até dez vezes maior.

Rodízio - De acordo com o escritório local da concessionária, Caicó se encontra atendida atualmente apenas pelo açude Itans, que no momento conta com 3% de sua capacidade máxima. Isso tem levado a um “severo sistema de rodízio”, com localidades passando mais de 10 dias sem água na rede doméstica.

Isso tem gerado uma intensa demanda por parte da população e donos de carros-pipa chegam a cobrar entre R$ 20 e R$ 40 por metro cúbico de água, enquanto pagam à Caern R$ 4 pela mesma quantidade. Informações da companhia dão conta de que 1,17 milhão de litros foram vendidos a compradores particulares avulsos, somente nos primeiros 21 dias deste mês.

Desde o início de setembro a adutora Manoel Torres (que recebe água do Rio Piranhas-Açu para atender os municípios de Caicó, São Fernando, Timbaúba dos Batistas e Jardim de Piranhas) não alcança o nível mínimo operacional para captação, devido “à longa estiagem e à falta de planejamento dos entes públicos”, reforça o MPF e o MP/RN.

A suspensão da venda avulsa já havia sido solicitada pela própria Gerência Regional da Caern à direção da companhia, por conta dos prejuízos à rede doméstica e inclusive porque a entrega da água nas partes mais altas de Caicó se dá através de carros-pipa da própria concessionária. Essa entrega está sofrendo atrasos devido ao “engarrafamento” de carros-pipa particulares que abastecem nos dois únicos pontos de captação.

http://www.prrn.mpf.mp.br/grupo-asscom/noticias-internet/mpf-recomenda-que-caern-suspenda-venda-de-agua-a-201cpipeiros201d-em-caico

Deputado Ezequiel solicita perfuração de poços em vários municípios do interior do Estado

A estiagem que afeta o Rio Grande do Norte há quatro anos prejudica o abastecimento de água nas cidades e comunidades rurais do interior potiguar. Com o intuito de minimizar esses os efeitos, o deputado Ezequiel Ferreira de Souza, presidente da Assembleia Legislativa solicitou ao Governo do Estado, a perfuração de poços em várias regiões do Rio Grande do Norte, que mais enfrentam problemas com a crise hídrica.

Mais de 20 cidades do Seridó, Central, Trairi, Potengi, Agreste e Mato Grande foram lembradas. Neste primeiro momento foram atendidas a perfuração de poços em Currais Novos, Acari, que ajudarão na distribuição de água para a população. Também nas comunidades de Catolé, Catolé de Baixo, Povoado Trairi, Assentamento Pica Pau e Fleita, em Tangará e mais quatro poços em Fechado, Barrocas, Jucurí e Mari Preto, na zona rural do município de Florânia.

“A perfuração de poços é uma importante ação para garantir que a água chegue à casa de cada potiguar de forma emergencial. Desde o início do ano enviamos vários requerimentos solicitando que 64 poços fossem perfurados nos municípios mais atingidos pela estiagem. Este mês foram atendidos nove poços e os demais já se encontram dentro da programação da Secretaria de Recursos Hídricos”, explicou Ezequiel.

De acordo com informações da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, a ordem dos municípios e as localidades a serem beneficiadas são critérios estabelecidos dentro do Gabinete de Gestão Integrada de Recursos Hídricos (GGRH), priorizando os municípios que estão em colapso de abastecimento ou em sistema de rodízio.

Guarda Municipal será tema de audiência pública na Câmara de Caicó

IMG_6286A Câmara Municipal de Caicó irá promover no início da noite desta quinta-feira (24) mais uma importante audiência pública para debater a criação da guarda municipal de Caicó.

Com previsão de início para as 18h30min, a audiência pública foi proposta pelo mandato do vereador Robson Araújo – Batata (PMDB), sendo realizada pelo Centro de Estudos e Debates do legislativo municipal e terá como um dos debatedores o Sargento da PM Marcelo Coelho que fará a apresentação do projeto.

O prefeito Roberto Germano e outras autoridades confirmaram presença. “Convido a população a conhecer esse projeto que visa trazer mais segurança para a nossa Caicó”, frisou o vereador Batata.

Hospital do Seridó terá plantão de pediatria e obstetrícia todos nos dias no mês de outubro

A Junta Interventora Federal composta pelo Município de Caicó e o Estado do Rio Grande do Norte instalada na Fundação Hospitalar Carlindo Dantas continua trabalhando na estruturação e ampliação dos servidos materno infantil no Hospital do Seridó(HS), em Caico.

Desta vez, a junta Interventora e a direção clinica do hospital conseguiram fechar de forma antecipada toda a escala de plantão composta por médicos pediatras e obstetras que estarão trabalhando durante todos os dias do mês de outubro. O trabalho é realizado com apoio da Prefeitura Municipal de Caicó através da Secretaria Municipal de Saúde e do Estado do Rio Grande do Norte por meio da Sesap. A gestão Interventora do Hospital do Seridó informa que as mulheres grávidas podem ficar tranquilas e com a certeza de que terão atendimento todos os dias podendo ter seus filhos em Caicó.

NTERVENÇÃO

A intervenção na FHCD, que administra o Hospital do Seridó, foi decretada pela Justiça Federal em Agosto de 2015 a pedido do Ministério Público Federal e Estadual. Os promotores, federais e estaduais, agiram após uma série de denuncias que chegaram aos referidos órgãos ministeriais apontando diversos problemas como salários de servidores atrasados, mortes de crianças, entre outros.

No primeiro momento da junta instalada foram resolvidos problemas como a escala do mês de setembro que estava ainda sem os médicos, os estoques da farmácia e da cozinha que estavam zerados, autoclave danificado, entre outros. Sendo a maioria dos problemas resolvidos com recursos do município, e também com o apoio do Governo do Estado que começou a colaborar com mercadoria para a farmácia e neste segundo momento também já coloca mais profissionais médicos para reforçar o quadro do hospital e assim melhorar o atendimento a população.

CASA DO IDOSO GUIOMAR VIRGÍLIO EM PARELHAS VIVÊNCIA AÇÕES DA “SEMANA DO IDOSO”

IMG-20150923-WA0008A Casa do Idoso Guiomar Virgílio do município de Parelhas, vivência de 20 a 26 de Setembro, as ações da Semana do Idoso, com o tema: “A verdadeira oração faz-nos sair de nós mesmos abrindo-nos as necessidades dos outros”, com diversas atividades.

Nesta Quarta-feira (23), os profissionais do Programa SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar), realizaram atividades recreativas com os idosos da Casa do Idoso.

A programação continua até Sábado dia 26, e a programação desta Quinta-feira (24), é a seguinte:

- 09h00min às 10h30min – Momento de Interação e Inclusão Social entre Idosos e Usuários do CAPS/Parelhas;

- 15h00min às 16h30min – Comemoração dos 20 anos da ABEVIP com música ao vivo – animação: Geraldinho e amigos.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Rede TV permanece quatro dias filmando o litoral e o Agreste do RN

Equipe Rede TV-tileQuem já desembarcou em terras potiguares foi a equipe do programa ‘Melhor Pra Você’, da Rede TV. Eles vão filmar uma série de atrativos turísticos do Rio Grande do Norte para transmitirem em rede nacional a partir da outra quinta-feira.  

As matérias integram o pacote de 36 exibições em cadeia nacional, também pela Record e pela SBT, que estiveram ou estarão gravando nossas belezas naturais e, sobretudo, curiosidades do povo e das tradições potiguares.

Esse trabalho de captação de matérias nacionais é fruto de parceria entre Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Empresa de Promoções Turísticas (Emprotur RN), com recursos do projeto RN Sustentável e realização da RN Vídeo Promoções.

“Não temos apenas sol e mar, mas cultura, gastronomia e um povo acolhedor que também formam o mosaico de atrativos potiguares. E isso tudo mostrado em programas de ótima audiência, sendo uma excelente vitrine para nosso Estado”, comentou o secretário estadual de turismo, Ruy Gaspar.

A presidente da Emprotur, Aninha Costa, ressalta que a proposta do programa vai de encontro ao projeto de roteiros turísticos com foco na interiorização, já elaborado pela equipe da Emprotur.

Ontem (22), a repórter do quadro, Debora Oliveira, conheceu o passeio de dromedários e de buggy, em Jenipabu. Em seguida desceu pelo aerobunda e skybunda, em Jacumã, indo até a Árvore do Amor, gravando com personagem que serve caipifrutas embaixo da árvore.

E após tantos passeios, nada como uma ginga com tapioca ou caranguejada, na parada para o almoço. Tudo gravado no Litoral Norte do Estado. E este foi apenas o primeiro dia de “excursão” pelo litoral potiguar.

Hoje (23) o roteiro segue no outro litoral, com passeio de caiaque na Lagoa de Guaraíras, em Tibau do Sul. Após almoço, paradas em Pipa, Praia do Amor e Chapadão de Trenzinho. E entrevista com personagens locais, a exemplo de Help da Cocada.

Amanhã (24), logo cedo, mergulho com cilindro em Barreirinhas, na Praia de Pirangi. Às 10h, gravação da receita de um dos mais tradicionais pratos da culinária nordestina: a paçoca. Depois, saída para o Mirante de Tabatinga.

Sexta-feira (25), a equipe da Rede TV pega a estrada rumo à estátua de Santa Rita de Cássia, a maior imagem religiosa do mundo, localizada em Santa Cruz. E aproveitando a viagem, o registro do tradicional pastel de Tangará, também no Agreste potiguar.

Nas últimas semanas, o município de Georgino Avelino, além de Barra de Cunhau, Baía Formosa e Galinhos já foram exibidos em rede nacional pelo Domingo Espetacular, da Rede Record, no quadro mais pitoresco do programa: o Achamos no Brasil. E já foram gravados e serão exibidos nas próximas semanas, a praia da Redinha, o Castelo de Bivar (Carnaúba dos Dantas) e a “capital mundial do bordado”, Timbaúba dos Batistas.

A equipe está sendo ciceroneada pela jornalista Mauricéia Cavalcante, que aproveita a oportunidade para também gravar seu programa RN Turismo, com exibição nesta sexta-feira, às 12h30, na TV Tropical.

NOTA DE ESCLARECIMENTO PREFEITURA DE CAICÓ

A Prefeitura Municipal de Caicó, vem a público, prestar esclarecimento sobre a noticia com manchete “Prefeitura de Caicó sem dinheiro e previsão para pagar contratados”, publicada neste quarta-feira – 23/09/2015 no Blog Marcos Dantas e reproduzida por outros meios de comunicação.

Sobre o assunto, a Secretária de Tributação e Finanças, Marleide Carvalho, informa que todos os salários referentes aos servidores contratados através de processo seletivo foram depositados na tarde de ontem(terça-feira) e que a administração municipal vem se esforçando e adotando medidas para que, mesmo com a queda de receita do Fundo de Participação dos Municípios, possa manter o pagamento dos servidores em dia.

Assessoria

CAPS e NASF de Currais Novos realizarão simpósio de prevenção do suicídio

Simpósio de Prevenção do SuicídioO Centro de Atenção Psicossocial “Maria Vênus Cunha” – CAPS e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Prefeitura de Currais Novos realizarão nesta quinta-feira (24) o “I Simpósio de Prevenção ao Suicídio”, evento que faz parte do “Setembro Amarelo”, ação mundial que realiza discussões e ações para conscientizar a população sobre o tema. A programação tem início às 16h com “Pitstop” na Praça Tomaz Salustino com a distribuição de material informativo sobre o assunto, e às 19h no auditório do Hospital Regional “Mariano Coelho” acontecerá simpósio com a participação de profissionais da saúde que irão discutir a prevenção do suicídio. As palestras terão a participação de Dra. Patrícia Cavalcanti que abordará a “Avaliação dos fatores de risco e vulnerabilidade: proteção e sinais de alerta”; Dra. Dulcimar Oliveira que discutirá “A visão psicanalítica do suicídio”; e Dra. Janicéia Simplício debaterá sobre a “Abordagem dos serviços de saúde ao paciente que tenta suicídio”. Mais informações nos telefones: 3405-2764 (CAPS) ou 3405-2757 (NASF)

SUICÍDIO

O Brasil está entre os 28 países, de um universo de mais de 160 analisados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que possui estratégia de prevenção ao suicídio. O Ministério da Saúde, por meio da rede pública, oferece atenção integral em saúde para os casos de tentativa de suicídio. Quem precisa de atendimento para transtornos mentais no Sistema Único de Saúde (SUS) pode contar com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Nesses estabelecimentos, o paciente recebe atendimento próximo da família, assistência médica especializada e todo o cuidado terapêutico conforme o seu quadro de saúde. Quando recomendado pelo médico, o SUS disponibiliza gratuitamente medicamentos que podem auxiliar no tratamento dos pacientes.   

Jardim do Seridó deverá ter água nas torneiras até meados de outubro, diz CAERN

<SAMSUNG DIGITAL CAMERA>O abastecimento d’água realizado pela CAERN em Jardim do Seridó deverá ser feito até meados do próximo mês de outubro. Essa é a previsão do chefe do escritório local, José Vital. Segundo informou, apesar do baixíssimo nível da Barragem Passagem das Traíras e do Açude Zangarelhas, a cidade vendo sendo abastecida num sistema de rodízio, o que leva a crer que mesmo assim, ainda terá água nas torneiras até esse prazo previsto.

Para prolongar o abastecimento na Zona Urbana, a Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó realizou recentemente, um trabalho de aprofundamento no Açude Zangarelhas, utilizando uma máquina escavadeira PC 225, onde se encontrava a bomba de captação de água, aumento assim, o tempo de abastecimento, através deste manancial. O açude tem capacidade para 7 milhões, 916 mil e 250 metros cúbicos d’água.

No entanto, de acordo com a última medição feita pela Secretaria Estadual dos Recursos Hídricos no dia 14/09, o açude estava com apenas 50 mil m³, o que representa apenas 0,65% de sua capacidade total. O Zangarelhas, também conhecido como Poço Doce foi muito por anos, o principal reservatório a abastecer a cidade de Jardim do Seridó.

Já a Barragem Passagem das Traíras com capacidade total para 49.702.394 m³, atualmente, o reservatório encontra-se com 128.267 m³, segundo medição feita nesta terça-feira (22), pela SEMARH, representando somente 0,26% de seu armazenamento total. O secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Jarbas Silva também já assegurou que trabalho semelhante realizado no Zangarelhas será feito no maior reservatório que abastece o município. 

Acolhimento Pré-Natal especializado busca reduzir intercorrências com recém-nascido

Atendimento imediato e acompanhamento multidisciplinar levam segurança às gestantes

Natal (RN), 23 de setembro de 2015 - Durante a gestação o corpo da mulher passa por muitas mudanças e necessitam de mais cuidados. Pensando nisso, o Hapvida Saúde conta com acolhimento Pré-Natal imediato e especializado. Trata-se de uma consulta com enfermeira obstetra preparada para atender as gestantes logo após que as pacientes descobrem a gravidez. A profissional tira as primeiras dúvidas, solicita os primeiros exames, abre o cartão pré-natal e agenda a consulta com o médico. O objetivo é garantir o início imediato do pré-natal e prevenir possíveis complicações.

Este atendimento acontece nas unidades de Medicina Preventiva de Fortaleza, Recife, Salvador, Belém, Manaus, Natal e Aracaju. O agendamento pode ser feito pelo site: www.hapvida.com.br, ou pela central de atendimento ao cliente Hapvida (3255 9090). Há ainda a opção de marcar atendimentos por meio da central exclusiva para gestantes (4020-1785) ou direto nas unidades de Medicina Preventiva. Se se tratar de uma gestação de risco, ela será direcionada para equipe especializada.

Programa Gerando

A operadora conta com o projeto de Medicina Preventiva (HapPrev), que desenvolve o Programa Gerando. A ação atende a mais de dez mil gestantes por ano e, há mais de sete anos, dá apoio às parturientes de maneira multidisciplinar. O trabalho junto às grávidas vai do auxílio médico e educacional sobre a gravidez, ao apoio nutricional e psicológico.

O projeto promove ainda encontros mensais com equipe multidisciplinar da HapPrev para atividades educativas (terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos, obstetras, além de enfermeiras e nutricionistas). Neste ano, o projeto inaugurou um novo serviço de atendimento. Por meio de uma central telefônica, operadores e enfermeiro treinados atendem e orientam as futuras mamães sobre possíveis complicações da gestação e quaisquer outras dúvidas sobre o período de gravidez e o recém-nascido.

Além disso, o sistema de monitoramento sinaliza as faltas de consultas de pré-natal, os exames não realizados, casos de internação e atendimentos nos prontos socorros da rede. O objetivo deste serviço é ter um canal de comunicação com as gestantes que facilite o acesso da mulher ao pré-natal e promova suporte durante a gestação.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Carnatal: Burro Elétrico se organiza para abrir sua sede no Seaway Shopping

O Bloco mais irreverente do Carnatal e querido dos natalenses se prepara para mais um ano de folia. No momento, os preparativos estão voltados para a abertura da sede, que mais uma vez será no Seaway Shopping, em Capim Macio.

O Burro Elétrico sai na quinta-feira de Carnatal, dia 3 de dezembro. Seguindo a tradição, o bloco oferece aos seus componentes, bebidas (uísque, cerveja e água mineral) e muita diversão. Por oferecer bebida alcoólica, o bloco só aceita componente acima de 18 anos de idade.

Formado no princípio por jornalistas e publicitários, o Burro Elétrico completa 24 anos de folia em 2015. Com o passar do tempo, a agremiação conquistou o interesse e a admiração dos natalenses e hoje, além de jornalistas e publicitários, o bloco é formado por empresários, profissionais liberais, estudantes, políticos. O diferencial do Burro Elétrico é que, por se tratar de um bloco formado por grande parte de pessoas da terra, a festa é uma verdadeira confraternização entre amigos, num clima de muita animação.

Repetindo o sucesso do ano passado, o “Burro” será animado mais uma vez pelo cantor pernambucano Almir Rouche, um dos principais artistas do carnaval pernambucano, puxador oficial do Galo da Madrugada, maior bloco carnavalesco do mundo.

Em breve a diretoria do Burro Elétrico anunciará a data da abertura da sua sede, bem como o início das vendas dos abadas. 

Prefeitura cumpre mais um reajuste no piso dos professores com aumento de 3,25%

Na última sexta feira (18) a Prefeitura de Currais Novos e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação – o SINTE – voltaram a conversar sobre o reajuste dos professores. A Lei 11.738/2008 que dispõe sobre o Piso Nacional do Magistério, reajustou em 13,01% o salário do professor para 2015, com carga horária de 30 horas, que passou para R$ 1.438,61. De acordo com o Plano de Cargos e Salários do Professor do Município de Currais Novos, o reajuste para 2015 de 13,01%, também se aplica aos demais professores com remuneração acima do piso. Do reajuste de 13,01% de 2015, foram incluídos 3,25% no contracheque de agosto, faltando pagar um resíduo de 9,76% (13,01 – 3,25).

Com este último reajuste, a folha da educação que em dezembro/2012 era de R$ 835.081,96, passou em agosto/2015 para R$ 1.312.173,57, com aumento de 57%. “Cumpre-nos registrar, por oportuno, que o Município de Currais Novos - e todos os municípios brasileiros - paga suas despesas de custeio com receitas oriundas da arrecadação de impostos federais, estaduais e municipais”, lembrou o prefeito. “Quando assumimos o mandato de Prefeito Municipal havia ação ajuizada e já julgada, cobrando 24,3% de reajustes atrasados não concedidos pela gestão anterior. Em meados de 2013, firmamos um acordo e escalonamos esse reajuste, cuja última parcela foi incluída no contracheque de fevereiro de 2014. Cumprimos, também, com os reajustes anuais do piso nacional, aplicados a toda a categoria, relativos a 2013 e 2014”, disse o prefeito Vilton Cunha. Em 2014, o total da receita corrente líquida do município, subiu de R$ 49,529 milhões, em 2012, para R$ 63,750 milhões, em 2014, elevação nominal de 28,7%; incremento relativamente bom tendo em vista que a inflação nos dois anos (2013 e 2014), foi de 12,7%.

ARTICULADORA DO SELO UNICEF EM PARELHAS SE REÚNE COM MEMBROS DO CMDCA

12019786_123975394624354_1891798533686099844_nA Articuladora do Selo UNICEF - Edição 2013/2016 – do município de Parelhas, Maria de Lourdes Santos Silva, se reuniu na última Sexta-feira (18), com parte dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), onde discutiram o fortalecimento e a execução das ações estratégicas propostas pelo SELO UNICEF.

PREFEITURA DE PARELHAS E SEBRAE REALIZA NESTA SEMANA O CURSO DE CONDUTORES LOCAIS DE GRUPOS DE TURISMO

20150921_200851O Prefeito de Parelhas Francisco Medeiros participou na noite desta Segunda-feira (21), ao lado do Secretário do Turismo, da Cultura e do Esporte Carlos Alberto Assis de Araújo, de Rodolfo Barreto (SEBRAE/RN); de Marcelo Taveira (Turismólogo pela UFRN e consultor nas áreas de turismo, hospitalidade e lazer) e de cerca de 30 participantes, da abertura do o Curso de Condutores Locais de Grupos de Turismo, que acontece na Câmara Municipal de Vereadores de Parelhas, dos dias 21 a 26 de Setembro, das 18h00min às 22h00min.

PERFUME DE GARDÊNIA COMPLETA 13 ANOS DE CARREIRA E GRAVA DVD AO VIVO NA CIDADE DA CRIANÇA

perfume de gardeniaApresentação acontecerá neste domingo (27), na Cidade da Criança, com entrada gratuita

Uma das bandas mais originais de Natal completa 13 anos de carreira e vai comemorar a data ao lado dos fãs. Perfume de Gardênia, considerada a maior referência no Brasil em ritmo latinos, vai gravar seu DVD ao Vivo neste domingo (27), na Cidade da Criança, com entrada gratuita. O show começa às 16h.

Perfume de Gardênia representa hoje, no mercado brasileiro, o maior nome em termos de ritmos latinos, aliado à qualidade técnica de músicos potiguares já consagrados nas últimas décadas. As músicas de Perfume de Gardênia tocam em todo o Nordeste, em rádios, shows e também na Europa.

Com 13 anos de estrada, a banda chega para a gravação de mais um DVD e o público terá a oportunidade de participar deste momento histórico.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

SAÚDE: Prefeito Dr. Zé Júlio atende solicitações da população e zera demanda de partos e pequenas cirurgias

03Inclinado a sempre fazer o bem e cuidando da Saúde da população, com carinho e atenção, o prefeito de Antonio Martins, Dr. Zé Júlio, reservou a última terça-feira, 15 de setembro, para zerar a demanda de partos e pequenas cirurgias no município.

O primeiro procedimento realizado foi o parto da autônoma Mizyane Lima, que deu à luz a Maria Isabely, que nasceu saudável, com 3,5 kg e 50 cm de altura.

Em seguida, Dr. Zé Júlio se dedicou a sete pequenas intervenções cirúrgicas. O médico retirou nevos faciais e do corpo (pequenos sinais), um cisto sebáceo e coletou tecido para uma biópsia.

Campanha do MPF ultrapassa 5 mil assinaturas no RN

A campanha de coleta de assinaturas em prol das “10 Medidas contra a Corrupção”, do Ministério Público Federal (MPF), atingiu a marca de 5.384 assinaturas em todo o Rio Grande do Norte. O número faz parte do balanço da campanha, que já registra mais de 251 mil assinaturas em todo o Brasil. Agora um “assinômetro” permitirá acompanhar o passo a passo da coleta, através do site www.10medidas.mpf.mp.br.

A meta é alcançar um total de 1,5 milhão de assinaturas nacionalmente, para que as 10 medidas sejam encaminhadas ao Congresso Nacional como projeto de lei de iniciativa popular. As propostas visam ajudar no combate a um dos crimes que mais prejuízos traz à sociedade brasileira: a corrupção.

Qualquer cidadão pode participar, assinando as listas e até mesmo as imprimindo no site www.10medidas.mpf.mp.br e entregando nos pontos de coleta. As unidades do MPF em Natal, Mossoró, Caicó, Assu e Pau dos Ferros vêm recebendo as listas, assim como diversas entidades parceiras.

Os representantes do Ministério Público Federal têm se reunido com organizações de classe, igrejas, empresas, clubes, órgãos públicos e instituições em todo o Brasil. O entendimento do MPF é que somente o engajamento de toda sociedade possibilitará as mudanças legislativas que ajudarão no combate à corrupção.

Do que tratam as 10 medidas:

1) Prevenção à corrupção, transparência e proteção à fonte de informação

2) Criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos

3) Aumento das penas e crime hediondo para corrupção de altos valores

4) Aumento da eficiência e da justiça dos recursos no processo penal

5) Celeridade nas ações de improbidade administrativa

6) Reforma no sistema de prescrição penal

7) Ajustes nas nulidades penais

8) Responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa 2

9) Prisão preventiva para evitar a dissipação do dinheiro desviado

10) Recuperação do lucro derivado do crime

http://www.prrn.mpf.mp.br/grupo-asscom/noticias-internet/campanha-do-mpf-ultrapassa-5-mil-assinaturas-no-rn

Quatro golpes que estão circulando na internet - e como não cair neles

Número de usuários e maior vulnerabilidade de plataformas vêm atraindo criminosos virtuais

Da BBC

As redes sociais são um dos meios preferidos dos criminosos virtuais. Basicamente, há duas razões que explicam o interesse deles em sites como Facebook, Twitter ou Instagram: o gigantesco número de usuários e o fato de essas plataformas aceitarem aplicativos de software aberto.

Isso quer dizer que qualquer programador mais ou menos experiente pode escrever um código malicioso com o qual consegue enganar usuários. Os golpes normalmente consistem em oferecer produtos ou serviços que os usuários nunca vão receber.

Ao concorrer a supostos prêmios, eles acabam por abrir as portas a vírus ou malwares, compartilhando, assim, informações pessoais. Os hackers então vendem os dados ou obrigam os usuários a assinarem serviços de mensagens denominados "premium".

Assim, eles recebem mensagens com música, jogos, concursos, notícias, campanhas e outros tipos de conteúdo a um custo superior ao de um SMS. Há fraudes de todos os tipos. A BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC, listou as quatro principais abaixo.

1 - Cupons de desconto
Desconfie se um dia lhe oferecerem cupons de desconto de US$ 500 (R$ 2,000) em troca de resposta a questionários. É o que aconselha a empresa de segurança de internet Kapersky Lab. Quem está por trás desses golpes normalmente usa como isca o nome de empresas conhecidas, incluindo a criação de páginas inteiramente fictícias para conferir maior veracidade às campanhas.

A estratégia costuma ser sempre a mesma: os hackers pedem que o usuário responda a um questionário, depois que o compartilhe, e, por último, solicitam seus dados pessoais para lhes enviar um suposto cupom de desconto. O benefício, entretanto, nunca chega, e o usuário acaba tendo de pagar uma fatura mais elevada de cartão de crédito no final do mês.

2 - Solicitações de 'phishing'
"Alguém acaba de publicar uma foto sua", diz uma mensagem que aparece nas notificações do perfil do usuário nas redes sociais. Para ver a imagem em questão, o usuário clica no link, que, em seguida, o leva à página inicial do Twitter ou do Facebook.

Ali ele coloca seu nome de usuário e senha. E ao fazer isso, um hacker obtém seus dados pessoais, porque a página de acesso às redes sociais era falsa.

3 - Mensagens de voz no WhatsApp
Outro golpe comum envolve mensagens de voz no WhatsApp. Usuários recebem emails dizendo que um de seus contatos deixou uma mensagem de voz no aplicativo e um convite para acessá-la.

Na verdade, trata-se de uma fraude, advertem os especialistas da Kapersky Lab. Ao cair no golpe, o usuário abre as portas para um malware que se instalará em seu equipamento. O próprio WhatsApp adverte que se trata de um golpe.

Em sua página na internet, a empresa esclarece que não envia mensagens de texto nem emails, a não ser que o usuário tenha entrado em contato com o suporte técnico anteriormente.

4 - Notificações de envio de remessa
Trata-se de um sistema similar ao da fraude dos cupons de desconto. O usuário recebe uma mensagem em nome de uma empresa de envio de remessas notificando-lhe sobre uma encomenda.

Nesse caso, o arquivo em anexo provavelmente contém um código malicioso. Para não cair nesse golpe, especialistas recomendam confirmar o remetente, pois normalmente os dados são falsos e não correspondem aos da empresa de envio de remessas.

Quanto ao resto, a Kapersky Lab aconselha ter cautela e desconfiar sempre de promoções e de concursos virtuais. Dessa forma, se um dia você se deparar com uma promoção de uma marca conhecida nas redes sociais, especialistas em segurança recomendam checar se a empresa possui perfil oficial no Facebook ou no Twitter.

Eles também advertem conferir o URL da página a qual está atrelada a promoção. Se o link estiver cortado ou contiver erros ortográficos, trata-se de uma fraude. A Norton, divisão de antivírus da empresa de segurança na internet Symantec, recomenda não incluir informações pessoais como e-mail ou número de telefone ao criar ou atualizar o perfil em uma rede social.

Além disso, especialistas em segurança na internet aconselham ter cuidado com e-mails sobre o suposto fechamento de contas do Facebook ou do Hotmail; sobre morte de alguma celebridade, sobre pedidos de doação, e sobre qualquer outra solicitação que requer nome de usuário e senha.

Tentativa de homicídio nesta segunda em Parelhas

Por volta das 11h20 da manhã desta Segunda (21), mais uma tentativa de homicídio foi registrada em Parelhas.

Desta vez a ocorrência foi registrada na Rua Brasilino Gomes Meira, no Bairro Maria Terceira.

Segunda as primeiras informações, um indivíduo chegou a pé na residência de um jovem identificado como (Coquinho) e efetuou quatro disparos de arma de fogo contra o mesmo.

Ainda segundo informes, dois disparos atingiram a vitima no tórax, e próximo ao pescoço.

Após os disparos o acusado fugiu do local.

A Polícia Civil socorreu a vitima para o Hospital de Parelhas, onde a vitima recebeu atendimento médico e devido a gravidade dos ferimentos, o mesmo será transferido para a capital do estado.

As Polícias Militar e Civil estão em diligencia para chegar até o acusado.

Ainda não se sabe se tinha alguém dando apoio ao acusado.

Ministério do Turismo supervisiona obras de infraestrutura

Uma equipe de engenheiros do Ministério do Turismo deu início a uma série de visitas a obras de infraestrutura turística para checar o andamento de projetos apoiados pela pasta. Ao todo, 62 contratos firmados com prefeituras de 34 municípios, em 12 estados da federação, serão acompanhados pelos técnicos da pasta até novembro.

A iniciativa é um esforço do Ministério para aprimorar a gestão e o controle de contratos, além de dar mais transparência à aplicação dos gastos públicos no país. A conclusão dos trabalhos está prevista para o primeiro trimestre de 2016. A ação já foi realizada em 2013 e 2014.

Atualmente, existem cerca de cinco mil contratos de repasse firmados entre o MTur, estados e municípios. Além das visitas presenciais, estão sendo realizadas reuniões técnicas com a Caixa Econômica Federal, instituição responsável pela medição das obras, análises documentais e liberação dos recursos.

A supervisão envolveu uma amostra de 81 contratos celebrados entre 2005 e 2013 em 12 estados, que gerou a análise de 2.520 documentos sobre todas as fases e modelos de contratos, administrativos e prestação de contas, desde os documentos de celebração até os de licitação.

A seleção dos contratos se deu por amostragem, a partir dos critérios estabelecidos na Portaria nº. 112 de 2013. De acordo com a portaria, a supervisão poderá ser realizada em qualquer contrato e envolverá, anualmente, no mínimo, 5% do total de contratos celebrados no exercício anterior. Eles serão selecionados levando em consideração aspectos de relevância e aparente incompatibilidade entre a execução física e financeira incluindo-se, obrigatoriamente, os casos de denúncia, solicitações dos órgãos de controle e de fiscalização e investimento acima de R$ 5 milhões.

O acompanhamento dos contratos do Ministério do Turismo ganhou fôlego em 2012, com a implantação do Sistema de 

Acompanhamento dos Contratos de Repasse (Siacor). A iniciativa, até então inédita no governo federal, rendeu ao Ministério em 2013 a premiação de boas práticas de gestão de contratos da Controladoria-Geral da União (CGU). Com a ferramenta, qualquer usuário da internet pode consultar a situação das obras de sua cidade. 

Desde 2003, o ministério investiu mais de R$ 9 bilhões em obras de infraestrutura turística, beneficiando cerca de 4,2 mil municípios em todo o país. São obras de construção, ampliação ou reforma de centros de convenções, praças públicas, museus, áreas de lazer, entre outras, além de apoio a projetos de sinalização, acessibilidade e requalificação, que impactam diretamente a vida do cidadão brasileiro

Governo compra 638 toneladas de alimentos de agricultores familiares

O governo federal vai comprar 638 toneladas de produtos da agricultura familiar, por meio da modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Aquisição de Alimentos (PAA). O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), abriu a terceira chamada pública deste ano para a aquisição dos alimentos.

No total, será investido R$ 1 milhão para a compra de farinha de mandioca, feijão comum – cores ou preto – e fubá de milho.

Os empreendimentos da agricultura familiar devem enviar a documentação de habilitação e a proposta de venda até as 12h do dia 25 de setembro para a superintendência regional do seu interesse. Quem quiser participar da Chamada Pública deve enviar a documentação exigida, as amostras do produto para avaliação prévia e o formulário com a proposta de venda para as superintendências. 

O limite de venda por agricultor familiar pessoa física é R$ 20 mil por ano, independentemente de já fornecerem para outras modalidades do Programa de Aquisição de Alimentos ou do Programa Nacional de Alimentação Escolar. O limite para pessoas jurídicas – cooperativas ou associações – sobe para R$ 6 milhões ao ano.

Caixa fecha cerco a inadimplentes do Minha Casa e imóveis serão retomados

O governo federal decidiu retomar os imóveis dos beneficiários mais carentes do programa Minha Casa Minha Vida que estão inadimplentes há mais de três meses. A Caixa Econômica Federal apertou a cobrança das prestações que estão atrasadas. Passou a ligar e a enviar SMS para os beneficiários logo após os primeiros dias de vencimento.

A mudança de postura em relação aos calotes da chamada faixa 1 do programa – famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil – se deve a dois fatores: o agravamento da crise, que não permite ao governo ser leniente com a inadimplência em momento de frustração de recursos, e o temor da fiscalização dos órgãos de controle, já que até 95% desses imóveis são bancados com dinheiro público.

Segundo apurou o Estadão, a inadimplência do faixa 1 fechou o primeiro semestre deste ano em 22%, dez vezes superior aos atrasos dos financiamentos imobiliários tradicionais. O nível é também destoante das operações das outras duas faixas de renda do Minha Casa: a parcela de atrasos acima de 90 dias nessas faixas está por volta de 2%.

APÓS 07 HORAS DE DILIGÊNCIAS A POLÍCIA MILITAR PRENDE DUPLA ACUSADA DE ASSALTAR SUPERMERCADO EM CURRAIS NOVOS.

PISTOLA DE PRESSÃO E PISTOLA .40 USADA PELA POLÍCIA, IDÊNTICAS

Mais um trabalho brilhante foi realizado por Policiais Militares da 3ª CIPM que conseguiram deter uma dupla acusada de assaltar o Supermercado Moraes na tarde desse Sábado (19) e recuperar o dinheiro roubado e a arma utilizada no assalto.

Um dos detidos é menor de idade (17 anos) com passagem pela Polícia por porte ilegal de arma de fogo e segundo os PM’s, é suspeito de outros assaltos.

O outro preso chama-se FRANCISCO JEFERSON DOS SANTOS DE 18 ANOSresidente na Rua Abílio Chacom, 72, Currais Novos, também suspeito de vários assaltos.

Desde as 17 horas que todos os Policiais Militares estavam empenhados nas buscas para prender os acusados e com muito profissionalismo e persistência conseguiram detê-los agora por volta das 23h50min.

O que chamou mais atenção foi a arma usada nesse assalto, uma pistola de pressão idêntica a pistola .40 usada pelo os Policiais. Além da arma foi encontrado com os acusados a quantia de R$-190,00.

Mais uma vez aproveitamos o espaço para parabenizar a todos os Policiais, da Rádio Patrulha e do GTO, que não mediram esforços e conduziram a ocorrência até o fim, inclusive não pararam nem para jantar.

Fonte: J. Júnior

SÃO VICENTE/RN: VENTO FORTE DERRUBA GALPÃO NA TARDE DESSE DOMINGO

Tonny Washington informa em seu Blog que no início da tarde deste domingo (20) fortes ventos destruíram um galpão, com telhado metálico e pilares de concreto de uma cerâmica do município de São Vicente.
Em conversa com o senhor Francisco que trabalha na mesma e mora vizinho, o mesmo relatou que foi surpreendido com um enorme barulho e quando foi ver, era o galpão da cerâmica que tinha desabado com a força do vento, por sorte não feriu ninguém, tendo em vista que ocorreu em um domingo, dia que não se trabalha. A cerâmica fica à 4km de São Vicente sentido Currais Novos.

Fonte: Tony Washington