Pages

quinta-feira, 31 de março de 2016

Processo licitatório do Saneamento básico de São Miguel do Gostoso acontece neste semestre

 A prefeitura de São Miguel do Gostoso entregou a CAERN, os documentos de titularidade referentes aos terrenos onde serão construídos a lagoa de capacitação e estações de transferências para o saneamento básico da cidade.

Com isso, a CAERN vai finalizar o projeto de saneamento básico de São Miguel do Gostoso, juntamente com as peças técnicas e Termo de Referência; e encaminhar a documentação para o setor de engenharia do Projeto RN Sustentável. Feito isso se será aberto o início ao processo licitatório.

De acordo com o setor de engenharia do Projeto RN Sustentável ainda neste primeiro semestre o processo licitatório estará deflagrado.

O saneamento básico dos municípios de São Miguel do Gostoso e de Cerro-Corá (Seridó), estão inseridas no planejamento e metas desenvolvidas pela Secretaria Estadual de Turismo (SETUR), para promover a interiorização do turismo e desenvolvimento regional visando melhorar o desenvolvimento social e econômico local, essas metas estão acordadas no acordo de empréstimo com o Banco Mundial, por meio do Projeto RN Sustentável.

A licitação para o saneamento básico da cidade serrana de Cerro Corá (Seridó), já com processo licitatório aberto e os interessados podem consultar o site www.rnsustentavel.rn.gov.br link: http://www.rnsustentavel.rn.gov.br/?pg=frm_licitacoes_abertas&tipo=6&id=56

Detran adia pagamento do licenciamento dos veículos com placas finais 5 e 6

O Detran/RN prorrogou para os dias 11 e 12 de abril os vencimentos da taxa de licenciamento dos veículos com placas de finais 5 e 6, respectivamente.

A decisão foi determinada pela portaria 309/2016 publicada na terça-feira (29) no Diário Oficial do Estado (DOE).

O motivo da mudança foi à dificuldade do envio dos carnês para as residências dos proprietários em tempo hábil.

O valor do licenciamento não sofreu reajuste, permanecendo R$ 60, independente do ano ou categoria do enquadramento do transporte.

O cliente dispõe da opção de emitir a segunda via do boleto de pagamento diretamente na página eletrônica da Detran (www.detran.rn.gov.br), digitando a placa do veículo e o número do Renavam. No local, também estão disponíveis as informações sobre as datas e guias de liquidação do IPVA e do Seguro Obrigatório.

Com picareta, quadrilha arromba terminal bancário na Zona Sul de Natal

Criminosos arrombaram um terminal bancário do HSBC na madrugada desta quinta-feira (31) no conjunto Cidade Satélite, na Zona Sul de Natal. De acordo com a Polícia Militar, a quadrilha fugiu sem levar o dinheiro do caixa. Uma picareta, usada para violar o terminal, ficou jogada no chão.

Segundo a PM, o terminal fica em um posto de combustíveis. Cinco criminosos participaram da ação. Eles teriam usado uma picareta para arrombar o caixa.

De acordo com o tenente Carlos Farias, do 9º Batalhão da PM, a quadrilha não conseguiu levar o dinheiro. Na fuga, eles abandonaram o carro em uma região de mata. Ninguém foi preso.

Fonte: G1 RN

Natal já é destino mais procurado do Nordeste na agência Decolar.com

O Governo do Estado tem marcado presença nos principais eventos do turismo nacional e internacional. Os efeitos desse investimento já são nítidos. Pesquisas locais e de operadoras e instituições nacionais apontam o crescimento do turismo no Rio Grande do Norte. Durante a WTM Latin América, que acontece em São Paulo até hoje (31), uma das principais agências virtuais de viagem – a Decolar.com – também apresentou planilha em que Natal aparece como destino mais procurado do Nordeste em 2015.

Outro dado chama a atenção na planilha: afora o turista brasileiro, com 58,69% da demanda, o argentino é quem mais procurou Natal, com praticamente o restante do percentual: 38,64%, seguido do Chile, com 1,87%. Desde o ano passado, o Governo do RN, por intermédio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur RN) e Empresa Potiguar de Promoção Turística do RN (Emprotur), viabilizou um novo voo Buenos Aires/Natal, com ampla divulgação dos destinos potiguares na Argentina, que colaborou de forma direta com esse resultado.

Ezequiel Ferreira solicita ramal da adutora Boqueirão para distritos de Touros

A realização de estudos de viabilidade para a construção de um ramal na adutora Boqueirão para levar água aos distritos Vila Assis, Baixa do Quimquim, Vila Israel e Vila Mayne, no município de Touros, na região do Mato Grande, foi solicitado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), ao Governo do Estado.

“A população do Mato Grande é contemplada com a adutora Boqueirão, que leva água para algumas comunidades de Touros como: Parazinho, Pedra Grande, São Bento do Norte e Caiçara do Norte. Mas os distritos Vila Assis, Baixa do Quimquim, Vila Israel e Vila Mayne, que juntos têm cerca de 4 mil habitantes sofrem com a qualidade da água fornecida atualmente”, explicou Ezequiel Ferreira.

A construção de um ramal da adutora Boqueirão tem extensão de 12 quilômetros dos distritos que terão uma melhoria substancial no fornecimento d´água. Por isso, a população desses distritos têm solicitado a ampliação do ramal como solução para a qualidade da água, pois apesar do abastecimento precário via Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), por meio de poços, não se tem uma boa qualidade para o consumo humano.

São João de Mossoró pode integrar exposição em capitais europeias

Solange Portela e Aninha Costa no estande do RNO Rio Grande do Norte tem sido um dos destaques na WTM Latin América, feira de turismo que acontece este ano em São Paulo. E além da participação com dois estandes e presença do governador Robinson Faria, o Estado potiguar também tem sido presença na programação paralela do evento, a exemplo da reunião e oficina do Brasil Junino, que aconteceu nesta quarta-feira (30) e discutiu uma exposição itinerante dos principais são joãos brasileiros por quatro capitais europeias, entre eles, o de Mossoró Cidade Junina.

A oficina foi promovida pelo Ministério do Turismo. O RN esteve representado pela subsecretária de Turismo, Solange Portela. O objetivo foi discutir o produto turístico relacionado aos festejos juninos brasileiros. Na reunião foi apresentada a proposta da Exposição Itinerante que acontecerá em quatro capitais europeias (Madrid, Paris, Roma e Lisboa) durante o período de 4 de junho a 24 de julho deste ano, sendo dez dias em cada cidade. Sete cidades brasileiras foram selecionadas, entre elas, Mossoró.

PREFEITURA DE PARELHAS INICIA OPERAÇÃO PARA RESOLVER PROBLEMAS CAUSADOS PELAS CHUVAS

3118f2e1-abcb-45a0-8c39-5abbda1a9a07As fortes chuvas registradas, nos últimos dias, no município de Parelhas, mudaram consideravelmente a paisagem do lugar, que agora está com vários reservatórios cheios. Somente na última quarta-feira (30), a chuva foi de mais de 100 milímetros.

Mas as precipitações também causaram transtornos à cidade, como pequenos estragos em vias e alagamentos de ruas.

Para resolver os problemas e se preparar para as chuvas que ainda devem vir, o Prefeito Francisco Medeiros reuniu secretários e o coordenador da defesa civil do município, João Batista, para fazer o monitoramento de áreas de transtornos. Os secretários foram orientados a ir para as ruas, fazer vistorias e começar as ações, dando prioridade aos pontos mais críticos.

Limpeza de riachos assoreados, recuperação de ruas e estradas são algumas das ações que devem ser desenvolvidas.

“O momento é de muita alegria, principalmente pelo fato de ver o nosso Boqueirão tomando água. Mas também é um momento de trabalho redobrado e, por isso, a prefeitura está em ação. Ao mesmo tempo pedimos a população, mais uma vez, para não jogar lixo nas ruas, porque isso também é um dos principais motivos do alagamentos”, disse o prefeito Francisco.

Caminhão-pipa cai em galeria no centro da cidade de Parelhas-RN

Um caminhão-pipa de cor azul, de propriedade do cidadão identificado por Adelmo, caiu em uma galeria localizada no centro da cidade de Parelhas-RN.

O fato ocorreu na noite desta quarta-feira (30/03), onde com a força das águas o caminhão chegou a ser arrastado por alguns metros.

Por sorte o motorista conseguiu sair do veículo sem ferimentos, onde houve apenas danos materiais no veículo.

Foto: Alexsandro Santos Reportagem: Marcos Silva

quarta-feira, 30 de março de 2016

Vereadores aprovaram reajuste dos servidores municipais

​A Câmara de Vereadores de Carnaúba dos Dantas, reunida na tarde desta terça-feira (29), aprovou por unanimidade de votos o reajuste dos servidores municipais, inclusive o pessoal do magistério. 

A sessão foi presidida pelo Vereador Presidente Pepeto (PSD), que contou com a presença de: Dué Azevedo (PROS), Josiene de Fabinho (PSD), Marfran Santos (PSD), Marli de Medeirão (PSB), Gilson Dantas (PMDB) e Maria de Ramalho (PMDB), deixando de comparecer por motivo justificado os edis: Juliana de Souza (PSB) e Hemerson Felinto (PSD).

As matérias aprovadas serão encaminhados ao Poder Executivo e a quem de direito.

PROJETO DE LEI Nº 001/2016 - DE AUTORIA DO EXECUTIVO QUE DISPÕE SOBRE O REAJUSTE DO PISO SALARIAL PROFISSIONAL DO MAGISTÉRIO PUBLICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
PROJETO DE LEI Nº 002/2016 - DE AUTORIA DO EXECUTIVO QUE DISPÕE SOBRE A FIXAÇÃO DO MENOR SALÁRIO DOS SERVIDORES PÚBLICOS EFETIVOS DO MUNICIPIO DE CARNAÚBA DOS DANTAS (RN), CONCEDE REAJUSTE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
REQUERIMENTO Nº 007/2016 - DE AUTORIA DA EDIL MARIA JOSIENE DE MACEDO DANTAS PEREIRA, QUE REQUER DO EXMº. SR. GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE ROBINSON MESQUITA DE FARIA, SOLICITANDO QUE SEJA INCLUÍDA A ESCOLA ESTADUAL JOÃO HENRIQUE DANTAS, DO MUNICÍPIO DE CARNAÚBA DOS DANTAS, NOS PROJETOS DE REFORMA E AMPLIAÇÃO DAS UNIDADES DE ENSINO DO ESTADO.
REQUERIMENTO Nº 008/2016 - DE AUTORIA DA EDIL MARIA JOSIENE DE MACEDO DANTAS PEREIRA, QUE REQUER DO EXMº. SR. GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE ROBINSON MESQUITA DE FARIA, SOLICITANDO QUE SEJA CONSTRUÍDA UM NOVO PRÉDIO PARA FUNCIONAMENTO DA ESCOLA ESTADUAL JOÃO HENRIQUE DANTAS, NO MUNICÍPIO DE CARNAÚBA DOS DANTAS.
REQUERIMENTO Nº 009/2016 - DE AUTORIA DO EDIL GILSON DANTAS DE OLIVEIRA QUE REQUER DO EXMº. SR. PREFEITO MUNICIPAL SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA SOLICITANDO QUE FAÇA VALER A LEI 321/94 QUE ASSEGURA A ESTUDANTES O DIREITO AO PAGAMENTO DE MEIA ENTRADA EM ESPETÁCULOS ESPORTIVOS, CULTURAIS E DE LAZER NO MUNICÍPIO DE CARNAÚBA DOS DANTAS.
INDICAÇÃO Nº 014/2016 - DE AUTORIA DO EDIL GILSON DANTAS DE OLIVEIRA, QUE SOLICITA DO EXMº. SR. SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA – PREFEITO MUNICIPAL QUE SEJA FEITA A RESTAURAÇÃO DOS ACESSOS PRINCIPAIS DO CEMITÉRIO PÚBLICO “SÃO JOSÉ” – CARNAÚBA DOS DANTAS.
INDICAÇÃO Nº 015/2016 - DE AUTORIA DO EDIL JOSE DE AZEVEDO DANTAS, QUE SOLICITA DO EXMº. SR. DEPUTADO FEDERAL RAFAEL MOTTA E DO EXMº. SR. SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA – PREFEITO MUNICIPAL, QUE SEJA FEITA O CADASTRO DE TODOS OS EVENTOS DO NOSSO MUNICÍPIO NO CALENDÁRIO NACIONAL DO MINISTÉRIO DO TURISMO.
MOÇÃO Nº 022/2016 - DE AUTORIA DE TODOS OS EDIS QUE MANIFESTA VOTOS DE PESAR PELO O FALECIMENTO DO SENHOR GERALDO MARINHO FIGUEREDO.
MOÇÃO Nº 023/2016 - DE AUTORIA DE TODOS OS EDIS QUE MANIFESTA VOTOS DE PESAR PELO O FALECIMENTO DO SENHOR MANOEL PEREIRA ALVES.
MOÇÃO Nº 024/2016 - DE AUTORIA DE TODOS OS EDIS QUE MANIFESTA VOTOS DE PESAR PELO O FALECIMENTO DO SENHOR CALIXTO JOSE DANTAS.
MOÇÃO Nº 025/2016 - DE AUTORIA DE TODOS OS EDIS QUE MANIFESTA VOTOS DE PESAR PELO O FALECIMENTO DA SENHORA MARIA JOSE DANTAS.
MOÇÃO Nº 026/2016 - DE AUTORIA DE TODOS OS EDIS QUE MANIFESTA VOTOS DE PESAR PELO O FALECIMENTO DO SENHOR NARCISIO MARTINS DANTAS.
MOÇÃO Nº 027/2016 - DE AUTORIA DE TODOS OS EDIS QUE MANIFESTA VOTOS DE PESAR PELO O FALECIMENTO DA SENHORA INACIA MARIA DANTAS.
MOÇÃO Nº 028/2016 - DE AUTORIA DE TODOS OS EDIS QUE MANIFESTA VOTOS DE PESAR PELO O FALECIMENTO DO SENHOR SEVERINO CALIXTO DANTAS.

MOÇÃO Nº 029/2016 - DE AUTORIA DE TODOS OS EDIS QUE MANIFESTA VOTOS DE PESAR PELO O FALECIMENTO DA SENHORA FRANCISCA PAULINA DA CONCEIÇÃO.

Henrique Alves entrega projeto de Áreas Especiais de Interesse Turístico

Iniciativa enviada à Presidência da República prevê pacote de incentivos para atrair investidores e gerar mais emprego e renda através do turismo.

A entrega do Projeto de Lei que prevê a criação das Áreas Especiais de Interesse Turístico (AEIT) para a presidente da República, Dilma Rousseff, na última segunda-feira (28) foi a última ação de Henrique Eduardo Alves à frente do Ministério do Turismo.  A proposta é estabelecer uma legislação específica para o setor em áreas com vocação para o turismo, com a flexibilização de incentivos fiscais e licenciamento ambiental para a instalação de novos negócios.

“A criação dessas áreas especiais será uma grande conquista para o turismo nacional que poderá atrair investidores capazes de gerar empregos e movimentar a economia dessas regiões”, afirmou Henrique Eduardo Alves.

Registros de chuvas na região do Seridó e cidades da Paraíba nas últimas 24 horas

210 mm: Sítio Marca (Jardim do Seridó)

165 mm: Comunidade Rajada (Carnaúba dos Dantas)

145 mm: Açude Gargalheiras (Acari)

130 mm: Sitio Picos

122 mm: Riacho dos Cavalos/PB

110 mm: Barro Vermelho

105 mm: Fazenda Jerusalém e sitio Arapuá

100 mm: Sítio Barra da Maniçoba

98 mm: Serra Negra do Norte (zona urbana) e sítio Entre Serras

97 mm: Fazenda Rolinha

90 mm: Brejinho

89 mm: Ipueira (zona urbana)

85 mm: Sítio Volta (Timbaúba dos Batistas) e sítio Frutuoso

80 mm: Barra do Caimbra

78 mm: Furna da Onça

75 mm: Sítio Pitombeira

72 mm: Casa Nova de Brejinho

70 mm: Sítio Água Doce e Logradouro dos Enéas

60 mm: Equador (zona urbana), sítio Volta do Som (Timbaúba dos Batistas), Riacho da Roça e sítio Riacho da Roça (Caicó)

59 mm: Sítio Cachos

55 mm: Sítio Saquinho

50 mm: Sítio Poção e Ouro Branco (zona urbana)

40 mm: Distrito Palma

39 mm: Sítio Alecrim

38 mm: Brejo do Cruz/PB

30 mm: Sítio Conceição

25 mm: Brasilgás (Caicó) e Varzea Redonda

23 mm: Sítio Umarizeiro (São Fernando)

15 mm: São José do Seridó (zona urbana)

16 mm: Maynard (Caicó)

14 mm: Boa Passagem (Caicó)

12 mm: Barra da Espingarda

10 mm: Jucurutu (zona urbana)

FEMURN reunirá prefeitos para discutir ação judicial da verba do Fundeb

O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), Francisco José Júnior, convoca a todas as prefeitas e prefeitos filiados para participar da reunião na próxima sexta-feira, 1º de abril, às 10 horas, na sede da Federação, que discutirá a ação judicial contra a devolução de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A ação tem por objetivo a suspensão da cobrança das complementações recebidas pelos municípios, tendo em vista que as prefeituras repassaram os dados corretos ao Fundo Nacionais de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o valor recebido foi devidamente aplicado. Mesmo assim, a União cobra a devolução das verbas repassadas.

Uma comissão da FEMURN também esteve em Brasília com o propósito de sensibilizar o Governo Federal sobre a suspensão da cobrança da lista de unidades federativas que recebem aporte do Fundeb para complementação. Além da visita ao Governo Federal, a FEMURN optou por ajuizar a ação, para que os municípios não sejam penalizados com o erro do cálculo da União.

terça-feira, 29 de março de 2016

Capacitação sobre despesa pública e controle interno do TCE/RN começa nesta terça-feira

Inicia capacitação sobre despesa pública e controle interno do TCERNDe hoje (29) até a próxima quinta-feira (31), funcionários públicos das prefeituras e câmaras do Rio Grande do Norte participam da primeira Capacitação sobre execução de despesas públicas e controle interno, que está sendo realizado na Estação das Artes, em Mossoró. O curso é promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio de uma parceria com a Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM/RN) e a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN).

A capacitação será levada para mais 5 municípios polos do Estado. Nesta primeira edição, o evento conta com a presença dos instrutores do TCE/RN, Ricardo Barbosa Villaça, que abordará o tema “Controle Interno”, e Francisco Nascimento de Sousa, que ministrará sobre “Execução da Despesa Pública”.

O calendário da capacitação segue nos dias 12 e 14 de abril, em Currais Novos; em Portalegre, de 26 a 28 de abril; e em Natal – em dois momentos – de 10 a 12 de maio; e de 17 a 19 de maio.

Mais informações: Escola de Contas do TCE/RN: (84) 3642-7331

Joana Neves visita Estúdios Globo no Rio de Janeiro

Nesta segunda-feira (28), os Estúdios Globo receberam a visita da potiguar Joana Neves e outros nomes do esporte paralímpico do Brasil. A sede da emissora, localizada no Rio de Janeiro, abriu as portas para atletas paralímpicos como a própria potiguar, além de Daniel Dias, Clodoaldo Silva e Alan Fonteles. Eles tiveram a oportunidade de encontrar personalidades do entretenimento da emissora e também conhecer toda a estrutura por trás das gravações da programação global.

Além de tietar os atores e apresentadores, o time de guerreiros paraolímpicos também interagiu com membros do Time de Ouro da Globo, formado por ex-atletas olímpicos como Daiane dos Santos, Tande, Flávio Santos e Gustavo Kuerten. Joana Neves gostou do que viu e foi uma das mais animadas, interagindo bastante com os companheiros do time paraolímpico.

"Foi uma experiência excelente. Encontrar cada um desses artistas que nós só conhecíamos pela televisão e descobrir que eles torcem para o nosso trabalho. É muito gratificante.", disse Joana.

Outro fator importante identificado pela nadadora foi a valorização dos encontros que a delegação está tendo antes das Paralímpiadas. “Momentos como esse também são importantes para que fiquemos cada vez mais unidos. Em cada brincadeira, nos aproximamos cada vez mais e isso é fundamental para que a sintonia prevaleça”.

Acompanharam a comitiva, também, os embaixadores do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima.

PERFIL

Joana Maria Jaciara da Silva Neves nasceu em 14 de Fevereiro de 1987, em Natal/RN, e com apenas 1 ano e 6 meses de vida teve acondroplasia, uma anormalidade na ossificação das cartilagens que causa nanismo. Joana começou a praticar natação aos 12 anos por recomendação médica e, aos 13, a competir, participando da primeira competição internacional em Mar del Plata, Argentina. Em Londres (2012), defendeu o Brasil pela primeira vez em uma edição dos Jogos Paralímpicos.

PRF registra 24 prisões durante o feriadão de Semana Santa em rodovias federais no RN

O balanço geral da Polícia Rodoviária Federal no feriadão da Semana Santa no Rio Grande do Norte resultou na fiscalizou de 2.460 veículos e 2.962 pessoas.

O contingente efetivo de agentes federais foi reforçado em 30%  durante o feriado, e realizou 24 prisões sendo oito delas por embriaguez ao volante.  

Ao total, 922 motoristas foram submetidos ao teste do bafômetro, entre estes 27 foram autuados.  

Durante as fiscalizações, foram expelidos 859 autos de infrações por diversas irregularidades como ultrapassagem proibida e excesso de velocidade. Destaque para o número expressivo de 664 veículos que tiveram suas imagens capturadas por excesso de velocidade.

O balanço positivo ficou por parte da redução de acidentes graves em relação ao mesmo período de 2015 que caiu de sete para quatro. Destaque também para a redução de 100% em acidentes fatais que caiu de sete para zero morte em relação ao mesmo período em 2015. 

Foram registrados ainda 22 pessoas feridas em acidentes durante o feriadão religioso. 

Com barras de ferro, presos têm pulmão e pescoço perfurados no RN

Uma briga na Cadeia Pública de Caraúbas, cidade da região Oeste potiguar, terminou com dois presos feridos no início da tarde desta segunda-feira (28).

Segundo a direção da unidade, um dos detentos foi socorrido para Mossoró com um dos pulmões perfurados por uma barra de ferro.

Outro, atendido em um hospital da própria cidade, sofreu um corte profundo no pescoço. Ambos, no entanto, não correm risco de morte. Diretora da cadeia, Ivna Benevides contou que os presos se digladiaram durante o horário de almoço.

"Alguns detentos, que pertencem a uma facção criminosa, partiram para cima de outros que não que querem fazer parte do grupo. Houve uma briga e dois ficaram feridos”, relatou. Ainda de acordo com Ivna, o preso com o pulmão perfurado foi submetido a uma cirurgia no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró.

Pelas informações que recebi, vai sobreviver. O outro, que foi socorrido para o Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira, aqui mesmo em Caraúbas, escapou por muito pouco. Ele sofreu um corte no pescoço. Ao longo do ano passado, 28 homens morreram dentro de unidades carcerárias do RN.

Deste total, 25 foram assassinados ou encontrados enforcados, mortos em condições suspeitas. Outros dois morreram soterrados após o desabamento de um túnel na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta.

E ainda teve o caso de um adolescente que morreu ao ser baleado em uma unidade para cumprimento de medida socioeducativa durante uma tentativa de resgate no Ceduc de Caicó.

Os números são da Coordenadoria de Análises Criminais da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Este ano, sete detentos já morreram dentro das unidades prisionais do estado.

G1/RN

Quadrilha rouba arma de vigilante e leva cofre dos Correios de Senador George Avelino/RN

Criminosos roubaram o cofre e a arma do vigilante da agência dos Correios em Senador Georgino Avelino, no Leste potiguar, na madrugada desta terça-feira (29). De acordo com a Polícia Militar, os assaltantes invadiram o estabelecimento pelo teto. Ninguém foi preso.

Segundo o subtenente Valdenor Francisco do Nascimento, comandante do destacamento, os assaltantes destelharam e invadiram o prédio pelo teto. Além de levar o cofre da agência, eles roubaram a arma e o colete do vigilante, que estavam guardados junto ao cofre.

“Os homens também levaram algumas câmeras de segurança da agência. Na fuga, eles arrombaram a porta da frente. O pé de cabra usado foi deixado dentro do prédio”, explicou o subtenente Valdenor.

Por MagnoCesar

Posto de combustível de São Vicente do Seridó é assaltado em plena luz do dia

A ousadia dos criminosos parece não ter fim e a população fica com mais medo a cada dia. No início da tarde desta segunda-feira 28, por volta de 12h30, o posto de combustível que fica na entrada da cidade de São Vicente do Seridó, às margens da rodovia estadual PB 177, foi assaltado.

De acordo com informações de uma das vítimas, dois indivíduos em uma motocicleta, com capacetes, portando arma de fogo, anunciaram o assalto.

Ainda segundo uma das vítimas, os criminosos não agrediram ninguém. Após subtraírem o dinheiro do frentista seguiram em direção à cidade e, possivelmente, fugiram por alguma estrada vicinal do município.

O estabelecimento já foi assaltado outras vezes e curiosamente os criminosos usam a mesma rota de fuga. A polícia foi acionada e fez diligências pelo município na tentativa de encontrar os ladrões, mas até o fechamento desta matéria ninguém havia sido preso.

São Vicente Agora

Bando faz arrastão em agência dos Correios, escala reféns e rouba viatura da PMPB

7º BPM (1)

Pelo menos seis homens armados assaltaram a agência dos Correios da cidade de Juarez Távora, no Agreste paraibano, e logo em seguida roubaram uma viatura da Polícia Militar. O caso, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (28), foi confirmado pelo 8º Batalhão da PM que fica em Itabaiana.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, os homens entraram na agência, renderam clientes e funcionários. Após retirarem o dinheiro do caixa, o grupo levou como reféns o vigilante e um servidor. 

Na fuga, os criminosos pegaram uma viatura da Polícia Militar que estava estacionada no meio da rua. Já na estrada, abandonaram o veículo e levaram três armas que estavam dentro do carro.

De acordo com a Polícia Militar, por volta da 16h desta segunda-feira (28), o segundo veículo que foi roubado e usado pelos bandidos na fuga foi encontrado abandonado na cidade de Pedras de Fogo, na Mata paraibana. Entretanto, ainda segundo a polícia, até 16h30, a dona do carro roubado e o gerente da agência dos Correios, feitos reféns, não foram localizados.7

G1PB

Aviões do Forró encerra Semana Santa com show repleto de hits em Pipa (RN)

IMG-20160327-WA0008O Aviões do Forró encerrou os shows da turnê de semana santa em Pipa (RN) com casa lotada. Reunindo gente de todo o Brasil numa das praias mais badaladas do Nordeste, a maior banda de forró do país trouxe uma apresentação repleta de hits atuais e de sucessos que marcaram os seus 14 anos de carreira. No palco, Xand e Solange Almeida receberam uma participação especial da dupla sertaneja Pedro e Erick na faixa "Recaídas".

Aviões do Forró

Considerada a banda de maior expressividade no cenário musical brasileiro, o nome “Aviões” é sinônimo de uma história de determinação e sucesso. Criada em Fortaleza em 2002, o grupo é liderado pela baiana Solange Almeida e o Xand Avião mantém a formação original desde o início. Com sete CDs e quatro DVDs, já vendeu mais de 3,5 milhões de cópias e ainda coleciona dezenas de singles lançados de forma promocional na internet. O trabalho mais recente é a ‘Pool Party do Aviões’, gravado nas piscinas do Beach Park e que emplacou músicas como “Aviões Chegou”, “Banca de Flores” e “Aí Eu Vi Vantagem” entre as mais tocadas do Brasil.

POLITICA - Dr. Sergio disse existir três nomes no sistema para disputar prefeitura de Carnaúba dos Dantas

Foto: Dr. Sérgio na casa de Boboca

O Prefeito de Carnaúba dos Dantas Dr. Sérgio Eduardo  fala sobre possivéis nomes para candidato a prefeito pelo seu sistema politico para as eleições deste ano.

Segundo o prefeito, existem três nomes dentro do grupo com aspirações de disputar a prefeitura: o do próprio prefeito (que tem direito a reeleição), o de Boboca (PR) e Nana Medeiros (PSD).

Até o dia 5 de agosto de 2016, o sistema do prefeito Dr. Sérgio escolherá o candidato a prefeito da bandeira vermelha.

segunda-feira, 28 de março de 2016

“O candidato que o povo quer para Caicó é Bibi”, Diz Vivaldo Costa

O deputado Vivaldo Costa (PROS) voltou a reafirmar hoje em seu programa de rádio que Bibi Costa é o seu candidato a prefeito, em Caicó. O parlamentar disse que durante este final de semana visitou vários bairros, na capital do Seridó, e que por onde passou ouviu as pessoas falarem que desejam Bibi na prefeitura. “O candidato que o povo quer para Caicó é Bibi. Ele é o candidato natural, ouvi isso em todos os recantos. Se não aceitar vai deixar uma grande decepção nos caicoenses. O homem público não se pertence, tem que fazer o desejo do povo”.

Vivaldo disse ainda que seu grupo tem todas as condições de eleger o próximo prefeito de Caicó.  “Bibi é a bola da vez. Se Bibi não quiser ser candidato tem que explicar ao povo porque não quer. Não podemos ficar de braços atados. O povo vai ajudar”, concluiu.

Regras propostas por Beto Rosado para o setor elétrico entram em vigor

DSC_0124Entraram em vigor neste mês de março as alterações promovidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica na resolução 482/2012, que criou o Sistema de Compensação de Energia Elétrica. Esse sistema permite que o consumidor instale pequenos geradores em sua unidade consumidora e troque energia com a distribuidora local com o objetivo de reduzir o valor da fatura de energia. Esses pequenos geradores podem ser painéis solares ou microturbinas de energia eólica.

Algumas das alterações realizadas pela ANEEL foram sugeridas pelo deputado Beto Rosado (PP) à diretoria da agência, em dezembro do ano passado. Presidente da Frente Parlamentar da Energia Renovável, o deputado havia proposto à ANEEL que os créditos gerados pelo sistema de compensação também pudessem ser utilizados para abater o consumo de unidades do mesmo titular situadas em outro local.

A proposta de Beto Rosado foi aprovada pela agência, com o critério de que as unidades estejam na área de atendimento de uma mesma distribuidora. Sendo assim, quando a quantidade de energia gerada no mês for superior à energia consumida, o consumidor fica com crédito que pode ser utilizado para diminuir a fatura dos meses seguintes.

Ney Lopes Jr pede exoneração do PROCON/RN para disputar vaga na Câmara Municipal

Natal, 28 de março de 2016 - O advogado e jornalista Ney Lopes Jr esteve hoje pela manhã com o Governador Robinson Faria para pedir exoneração do cargo de Diretor Geral do PROCON/RN em vista a disputar uma vaga na Câmara Municipal de Natal nas próximas eleições conforme determina a legislação eleitoral.

É o primeiro a pedir exoneração tanto do Governo do Estado como da Prefeitura Municipal de Natal. "Saio da direção geral do PROCON/RN com a certeza que dei o máximo de mim em benefício dos consumidores potiguares. Agradeço imensamente a confiança e o apoio que tive do Governador Robinson no período que fiquei a frente do órgão", conclui o ex-diretor do PROCON/RN. Ney Lopes Jr é tido pelos observadores do cenário político como um dos favoritos do PSD à Câmara Municipal.

Assembleia aprova à unanimidade projeto que concede transporte gratuito a pessoas com deficiência

Crédito da foto: João Gilberto

Todos os deputados presentes à sessão plenária desta quarta-feira (23) votaram sim ao projeto Transporte Cidadão, de iniciativa do Governo do Estado, que concede gratuidade no transporte a pessoas portadoras de deficiência e famílias com renda per capita de até um quarto do salário mínimo. O transporte será para moradores da região Metropolitana de Natal e contempla ainda pessoas com doenças crônicas, desempregadas, gestantes, idosas e beneficiárias de programas sociais do Governo Federal. Os parlamentares apresentaram quatro emendas encartadas na Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJ).

O presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), destacou o empenho dos parlamentares para dar celeridade a este importante projeto enviado pelo Governo Estadual: "Os portadores de deficiência com renda per capita de até um salário mínimo tem este direito à gratuidade em transporte interestadual, desde 1994, por iniciativa do Governo Federal. E somente agora, 22 anos depois, por iniciativa governamental e apoio total deste colegiado de deputados se corrige este débito com este setor para assegurar a gratuidade, nas mesmas condições, para o transporte intermunicipal", afirmou o presidente.

Criminosos explodem caixa de banco em Japi, RN


A Agência do Bradesco da cidade de Japi/RN, na Região Trairi, foi alvo da ação de criminosos na madrugada desta segunda-Feira (28).

Segundo informações da Policia Militar, Por volta das 02: 35 da manhã, um grupo fortemente armados, não identificados, explodiram a agencia do Bradesco da cidade de Japi; Populares informaram que foi visto um veículo tipo EcoSport de cor vermelha e que evadiram-se com destino a Paraíba por estrada carroçável.

Na fuga, A RN que liga Santa Cruz à Japi foi parcialmente tomada por grampos espalhados para dificultar a chegada de viaturas da Polícia Militar.

Grampos espalhados na estrada
Fonte: Japiemfoco

Secretária de Segurança espera publicar edital para PM, Civil, Itep e Bombeiros


Em entrevista, a secretária estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Kalina Leite confirmou a publicação ainda em 2016 de editais para a realização de concursos públicos para a PM, Polícia Civil, Itep e Corpo de Bombeiros. Ao todo, serão duas mil vagas.

A secretária ainda analisou que a Grande Natal e a Região Oeste concentram a maior preocupação da Sesed em relação à violência, mas ressalta a queda em números dos índices de violência em 2015 citando dados da Câmara de Mapeamento de Crimes Violentos Letais Não Intencionais (CVLI).

Ela, também, afirma que há mais policiais nas ruas em comparação com anos anteriores porque o Estado está investindo R$ 12 milhões com diárias por ano.

Suspeito de matar ex-companheira asfixiada no RN é preso na Paraíba


Um homem, de 31 anos, foi preso na noite do sábado (26) na cidade de Sapé, a cerca de 42 km de João Pessoa, suspeito de ter matado a ex-mulher na sexta-feira (25), na cidade de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte.

Segundo informações repassadas, o suspeito foi localizado em uma casa na zona rural da cidade.

Conforme informações do Sargento Santos, da 3ª Companhia do 7º Batalhão de Polícia Militar, até o início da manhã de ontem domingo (27), o suspeito permanecia detido na cidade de Sapé.

As buscas começaram ainda na noite de sábado, quando os policiais do Rio Grande do Norte informaram aos paraibanos sobre a possível fuga do suspeito para o estado vizinho.

Ainda segundo a Polícia Militar, o pai do suspeito é morador de Sapé. O suspeito foi localizado em uma casa que a polícia suspeita ter sido alugada pelo pai do foragido.

Durante a abordagem da polícia, o homem tentou fugir, pulando um muro, mas foi pego e preso em flagrante, de acordo com a PM.

De acordo com a Polícia Militar da Paraíba, o homem preso é suspeito de ter matado a ex-mulher, com quem tem um filho de 10 anos, com um fio de TV a cabo. Ele teria asfixiado a vítima e deixado o corpo dela sem roupas dentro da casa em que morava.

A polícia acredita que o suspeito não aceitava o fim do relacionamento. O suspeito, de 31 anos, foi encaminhado para a delegacia de Sapé, onde aguardará transferência para o Rio Grande do Norte.

sábado, 26 de março de 2016

Operação do 2º GPRE em Carnaúba dos Dantas prende 03 por embriaguez ao volante

Por ocasião da Encenação da Paixão de Cristo no Monte do Galo em Carnaúba dos Dantas-RN, a Polícia Rodoviária Estadual sob o comando do Tenente Nascimento do2º GPRE com sede em Currais Novos-RN, realizou na tarde e noite dessa sexta-feira (25/03) a Operação Semana Santa na RN-288 que liga Carnaúba dos Dantas com a divisa da Paraíba. 

Nessa operação foi registrado apenas 03 flagrantes de pessoas conduzindo motocicletas alcoolizadas, os quais foram conduzidos para o 1º Distrito da Polícia Rodoviária Estadual com sede em Caicó-RN, onde foram feitos os procedimentos cabíveis. 

Eis o relatório de fiscalização na RN-288 Carnaúba dos Dantas/ Picuí-PB, realizado das 16 horas às 22 horas: Veículos fiscalizados 133
CNH recolhida 01
Autuações 21
Prisões em flagrante 03 por embriaguez
Exames de etilômetro 51 realizados
Buscas Pessoais: 12 
por Blog Toscano Neto

sexta-feira, 25 de março de 2016

Turismo religioso ganha força na Semana Santa

Monte do Galo em Carnaúba dos Dantas/RN
Tradição católica atrai milhares de fiéis a diversas cidades do país
A comemoração da ressurreição de Cristo na fé Católica começou no último domingo (20) e segue até a Páscoa (27). A tradicional encenação da Paixão de Cristo é o ponto alto da festa e, em alguns destinos, reúne dezenas de milhares de visitantes. Apenas no santuário de Aparecida, interior de São Paulo, o público esperado é de quase 155 mil pessoas entre sexta-feira (25) e domingo (27). Já na cidade teatro de Nova Jerusalém, localizada no município do Brejo da Madre de Deus (PE), o público esperado é de 65 mil pessoas durante os oito dias de apresentações.
O turismo religioso faz parte de um segmento considerado estratégico pelo Ministério do Turismo para o desenvolvimento do setor no Brasil: o turismo cultural. “A cultura é um dos pilares para o desenvolvimento do turismo e o Brasil tem grande potencial de transformar as festas religiosas e populares em um produto turístico sustentável. Prova disso é que, de acordo com um estudo do Fórum Econômico Mundial, ocupamos a oitava posição em atrativos culturais”, diz o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.
Confira abaixo algumas das principais celebrações da Semana Santa no Brasil:
Aparecida (SP)
No maior santuário católico do Brasil – com área total de 1,3 milhão de metros quadrados e quase 143 mil metros quadrados de área construída – a programação da semana santa começou no domingo de Ramos (20) e segue até o domingo de Páscoa (27). O momento mais esperado pelos romeiros é a encenação da Paixão de Cristo, marcada para às 9h de sexta-feira (25).
Nova Jerusalém (PE)
A cidade possui o maior teatro ao ar livre do mundo, com 100 mil metros quadrados - o que equivale a um terço da área murada da Jerusalém original, onde Jesus viveu seus últimos dias. O espaço é cercado por uma muralha de pedras de quatro metros de altura e com 70 torres de sete metros cada uma. Nove palcos reproduzem cenários naturais, arruados e palácios além do Templo de Jerusalém, constituindo obras monumentais, concebidas por vários arquitetos e cenógrafos nordestinos e pelo seu fundador, Plínio Pacheco. Ao todo, 450 atores e figurantes atuam no espetáculo. Além disso, a Paixão em Nova Jerusalém agrega cerca de 600 profissionais incluindo técnicos, eletricistas, sonoplastas, contrarregras, maquiadores, cabeleireiros e costureiras entre outros.
Carnaúba dos Dantas (RN)
O pequeno município na divisa entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba realiza, em 2016, a 42ª encenação consecutiva da Paixão de Cristo na Praça de Nossa Senhora das Vitórias. O local atrai, anualmente, milhares de romeiros ao Monte do Galo, onde segundo a tradição, os primeiros colonizadores da região escutaram o cantar de um galo anunciando algo misterioso quando não havia nenhum outro habitante nas proximidades. O espetáculo da Paixão de Cristo terá duas apresentações – a primeira nesta quinta-feira (24), às 21h, e a segunda, sexta-feira (25), às 18h.
Cidades históricas mineiras
Em municípios como Ouro Preto, São João del-Rei, Tiradentes, Diamantina e Congonhas a comemoração da Semana Santa é uma tradição de quase três séculos enriquecida pelo cenário das igrejas, ruas e construções históricas da região. A programação inclui belos tapetes de serragem, missas, cantos, procissões e encenações da última ceia e da Via Sacra. Em Tiradentes, no Domingo de Páscoa, os moradores decoram as janelas com toalhas bordadas e tornam o cenário ainda mais bonito.

quinta-feira, 24 de março de 2016

Gratuidade no transporte intermunicipal para pessoas com deficiência é aprovada na AL-RN

Deputado Carlos Augusto Maia foi o relator do Projeto de Lei, votado nesta quarta-feira (23)
Depois de muitos anos de luta de diversas entidades e da relatoria do deputado Carlos Augusto Maia (PSD), a gratuidade no transporte intermunicipal para pessoas com deficiência é aprovada na Assembleia Legislativa do RN, nesta quarta-feira (22), e agora vai virar Lei. Carlos Augusto trabalhou junto ao governo do Estado e às entidades para o encaminhamento desta mensagem, que contribuirá com milhares de potiguares.

“Estou muito satisfeito com esse resultado, porque esta é uma luta de quase 20 anos, que fazemos questão de apoiar. Precisamos criar cada vez mais mecanismos de inclusão social, porque o RN é o segundo Estado do Brasil em número de pessoas com algum tipo de deficiência. Precisamos olhar para esse fato com atenção e dedicação. Este foi um compromisso meu de campanha, justamente porque conheço de perto a causa, uma vez que acompanho o trabalho há anos, por exemplo, da Apae e da Adefern. Fico feliz em receber o reconhecimento dessas entidades e dessas pessoas e por poder ajudá-las”, destaca o deputado. 

Estiveram presentes na Assembleia Legislativa os representantes do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Márcia Guedes; da Sociedade dos Cegos do RN, Ronaldo Tavares e Ivoneide Damasceno; da Federação das Entidades de Deficientes, Romilson Pinheiro; da Associação de Pais de Autistas do RN, Ângela Souza e Elisa Araújo; do Centro de Estudos de Educação Especial, Diego Câmara; da Fraternidade Cristã da Pessoa com Deficiência, Marlene Farias e da Organização Nacional de Deficiência Física, Décio Santiago.


TCU elogia iniciativas do Ministério do Turismo

Mapa do Turismo Brasileiro e categorização dos municípios aparecem como destaques em relatório de auditoria do tribunal
O Tribunal de Contas da União (TCU) reconheceu o Mapa do Turismo Brasileiro e a categorização dos municípios das regiões turísticas brasileiras como boas práticas na administração pública. Para o TCU, as iniciativas do Ministério do Turismo contribuem para orientar a aplicação dos recursos públicos, de acordo com as prioridades do turismo brasileiro.
“Além de propiciarem melhor alocação de recursos públicos (as iniciativas), possuem potencial para promover a integração entre as políticas prioritárias da área de turismo e as emendas parlamentares que direcionem recursos para essas regiões”, diz o texto do acórdão, no qual o plenário do TCU solicita que seja dada ciência da boa prática à Casa Civil da Presidência da República.
“Essa menção do TCU é um reconhecimento aos nossos esforços para aperfeiçoar a gestão do turismo e racionalizar o uso de recursos públicos em projetos para o desenvolvimento do turismo brasileiro”, afirma o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.
A identificação das ações positivas do Programa de Regionalização do Turismo ocorreu durante levantamento realizado pelo Tribunal para examinar a política de alocação de recursos federais aos municípios por meio de transferências voluntárias. No período avaliado, segundo o TCU, os ministérios do Turismo, das Cidades e do Esporte concentraram mais de 50% das transferências registradas, das quais 51,9% são provenientes de emendas parlamentares.
Mapa - O Mapa do Turismo Brasileiro define o territorio que deve ser trabalhado prioritariamente pelo MTur. A versão atual, que está sendo revista com participação dos órgãos estaduais de turismo, consta de 3.345 municípios, organizados em 303 regiões turísticas. Já a categorização é o instrumento utilizado para identificar o desempenho da economia do turismo nos municípios do mapa, divididos em cinco categorias (de A até E). A Categorização permite orientar a elaboração e implementação de políticas específicas para cada categoria de município, respeitando as peculiaridades, assim como otimizar a distribuição de recursos públicos.
Segue o link do vídeo sobre o mapa do turismo.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Seturn pede ampliação e criação de faixas exclusivas

Natal, 23 de março de 2016 – O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) solicitou à Secretaria de Transportes Urbanos (STTU) ampliação e criação de faixas exclusivas para melhorar a qualidade e aumentar a velocidade média do ônibus. A proposta apresentada pelo Seturn é um aumento de 99,51 km de trechos de faixas exclusivas nos principais corredores de Transporte Coletivo do Município do Natal. 

Atualmente já existem 13,29 km de faixas exclusivas para ônibus, incluindo a Bernardo Vieira (6,58 km), Mário Negócio (0,98 km) Salgado Filho (2,44 km), Prudente de Morais (2,42 km) e Avenida Rio Branco (0,62 km). A proposta apresenta 12 corredores que com sua execução a capital potiguar totalizará 112, 8 quilômetros de corredores de ônibus.

De acordo com o Seturn os trechos implantados de faixas exclusivas apenas com a sinalização horizontal nas Av. Salgado Filho e Prudente de Morais vem resultando em uma melhora na velocidade comercial que passou de 12km/h para 26km/h nos trechos contemplados, reduzindo de 15% a 20% o tempo de viagem. A mudança foi implantada pela Prefeitura de Natal no mês de setembro do ano passado.

Segundo Nilson Queiroga, consultor técnico do Seturn, este plano apresentado indica sugestões dos principais corredores onde há a possibilidade de implantação de faixas exclusivas, com isso a STTU irá fazer estudos de volume de tráfego, demanda de cada corredor, capacidade da via e a confecção de um projeto para a sua execução caso seja viável.

Agreste, Mato Grande e Seridó entram nos pleitos de Ezequiel ao Governo do RN

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), solicitou ao Governo do Estado que promova benfeitorias nos municípios de Santo Antônio, na Região Agreste, de Taipu, no Mato Grande, de Florânia e de São Vicente, no Seridó.
“São ações de extrema importância pois tratam de fornecimento d´água, demandas para a prática esportiva que já estão demonstradas por educadores e profissionais da saúde como medida auxiliar na prevenção das drogas entre jovens e vital para a qualidade de vida das pessoas. E, em especial, a recuperação de estradas porque sem reparos as estradas passam a dificultar o escoamento da produção e a locomoção dos munícipes”, justificou Ezequiel Ferreira.


A perfuração e instalação de poços tubulares no município de Santo Antônio, nas comunidades de Camaleão e Mumbucaa construção de uma quadra poliesportiva na comunidade Sítio Laje, também em Santo Antônio, a construção, também de um ginásio poliesportivo na comunidade de Cachoeira, distrito de Taipu, e a recuperação do trecho da BR-226, entre os municípios de Florânia e São Vicente, na região Seridó, são os pleitos requeridos ao governo do Estado por meio de requerimentos.

Presidente da Assembleia e deputados têm bate-papo com alunos de Direito da UFRN

Ao saudar os alunos na galeria do plenário da Assembleia Legislativa, antes de iniciar a sessão ordinária desta terça-feira (22), o presidente da Casa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), e mais oito deputados participaram de um bate-papo com universitários do 2º e 3º período do curso de Direito da UFRN.
Política acadêmica, atividades de um deputado, funcionamento da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), Lei de Responsabilidade Fiscal, planejamento estratégico e ações de transparência da gestão atual da mesa diretora da Assembleia Legislativa foram temas da conversa entre estudantes e parlamentares.
"A interação com a sociedade faz parte da dinâmica da atuação de nós, deputados. Interagir com o alunos de Direito da UFRN foi uma ótima oportunidade para expor as atividades de legislar, fiscalizar e também de julgar que cabem aos deputados, além de prestarmos contas sobre nossas ações”, disse Ezequiel Ferreira, salientando que, em 2015, a produção legislativa tinha batido todos os recordes. “Somente a CCJ analisou mais de 300 matérias. Em 2015, não houve dispensa de tramitação e todos os projetos de lei tramitaram pelas comissões do Legislativo”, acrescentou.

Dupla assalta agência dos Correios de Equador

Segundo as primeiras informações da Polícia Militar, uma dupla assaltou a agência dos Correios de Equador, na manhã de hoje (23).


Os suspeitos renderam os funcionários, apanharam uma quantia não informada em dinheiro e fugiram em direção a Parelhas. Testemunhas informaram que eles ocupavam um veículo Chevrolet Celta de cor prata.
Por Magno Cesar

Aprovado projeto que cria a Patrulha Maria da Penha em Natal

No ano em que se comemoram os 10 anos da Lei Maria da Penha e no Mês da Mulher, a Câmara Municipal de Natal (CMN) aprovou, nesta terça-feira (22), Projeto de Lei da vereadora Júlia Arruda que cria a Patrulha Maria da Penha em Natal. A iniciativa tem o objetivo de qualificar a Guarda Municipal para dar apoio e assistência às natalenses em situação de violência.

A Patrulha deverá garantir o cumprimento das medidas protetivas de urgência, além de orientar e esclarecer as vítimas sobre os seus direitos. “Apesar de todos os avanços, sabemos que a desigualdade e a violência de gênero são uma realidade cruel que precisamos enfrentar diariamente. Por isso, esse é um projeto do qual muito nos orgulhamos”, destacou a vereadora Júlia Arruda.

A PMP desenvolverá suas ações através de guardas municipais capacitados e caracterizados com a identificação do Projeto Patrulha Maria da Penha, atuando em integração com as Secretarias Municipais de Políticas para as Mulheres e de Segurança Pública e Defesa Social. Entre os objetivos da Patrulha Maria da Penha, estão:

- Garantir o cumprimento de medidas protetivas de urgência;
- Atuar em consonância com a Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência;
- Realizar visitas semanais às mulheres vítimas de violência doméstica;
- Orientar e esclarecer a vítima sobre os seus direitos;
- Promover palestras de prevenção e orientação nas escolas do município.

Família reconhece suspeito de latrocínio após infrator ser detido cometendo novo delito


Policiais da Força Tática do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) detiveram nesta segunda-feira (22), no Loteamento José Sarney, na zona Norte de Natal, Maiky Jhonata Araújo dos Santos, de 18 anos, após uma tentativa de roubo. 

Os policiais foram avisados do delito por populares e conseguiram deter o infrator que foi encontrado de posse de quatro celulares, nove trouxinhas de maconha, uma pedra de crack e dinheiro fracionado.
Maiky Jhonata foi encaminhado a Delegacia de Polícia Civil, onde foi reconhecido por familiares de Fernando Ferreira de Souza, de 52 anos, assassinado no dia 19 deste mês, no conjunto Nova Natal, como autor do crime, caracterizado como latrocínio. O infrator ficou a disposição da Polícia Judiciária.
190/RN

Felipe Maia reitera pedido de incluir RN na ferrovia Transnordestina

O Rio Grande do Norte não foi contemplado pela construção da ferrovia Nova Transnordestina. De acordo com o projeto, a obra chegará apenas ao Ceará, Pernambuco e Piauí, contribuindo com o escoamento da produção destes estados. Com o intuito de inserir o estado potiguar no empreendimento, o deputado federal Felipe Maia (DEM) participou da Comissão Externa que trata da Ferrovia, nesta terça-feira (22), que recebeu secretários de Infraestrutura e representante do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Para o parlamentar, o governo federal segue um modelo econômico equivocado e reduz os investimentos em infraestrutura logística no país. Segundo Felipe Maia, sem o repasse de recursos para obras estruturantes, a retomada do crescimento do Brasil ficará cada vez mais distante. “Reitero o pedido de inserir o RN na obra e confirmo que faremos todo o procedimento para garantir a inclusão do estado. Estou seguro de que não há desenvolvimento sem investir em projetos de infraestrutura, o que garante a geração de emprego e renda que o país tanto precisa neste momento”, disse.

Em Caicó chuvas ultrapassam mais de 100 milímetros

As chuvas ultrapassaram os 100 mm na noite de ontem com registros de vários pontos de alagamentos, segundo as informações repassadas ao nosso Portal de Notícias.

Confira alguns registros:
Bairro Walfredo Gurgel em Caicó – 130mm
Vila 2 do Sabugi em Caicó – 83mm
Macambira 2 – 102mm
Bairro Vila do Príncipe em Caicó – 120mm
Bairro Boa Passagem – 135mm
Bairro Barra Nova – 128mm
Bairro Paulo 6º  em Caicó – 127mm
Bairro Maynard em Caicó – 120mm
Bairro Paraíba em Caicó – 130mm
Ponto da Brasilgás em Caicó – 123mm
Sítio Saudade em Serra Negra do Norte – 100mm
Sítio Várzea Redonda em Caicó – 100mm
Sítio Boa Vista em Ipueira – 92mm
São Fernando -50mm
Sítio Nova Olinda em Caicó – 59mm
Sítio Toco em Timbaúba dos Batistas 112mm
Sítio Riacho do Meio em Caicó – 100mm

Vice-Prefeita Nana esteve em Natal, reivindicando benefícios para o município de Carnaúba dos Dantas-RN


A vice-prefeita Adjanira Dantas de Medeiros de Carnaúba dos Dantas-RN, cumpriu uma agenda administrativa nesta terça-feira (22/03) na Capital do Estado. 

Além de ter visitado o Gabinete do Diretor - Presidente da CAERN Marcelo Toscano, teve uma audiência com a Primeira-Dama, Secretária da SETHAS/RN e Presidenta do PSD Mulher, Juliane Faria. Na oportunidade tratou assuntos sobre o Microcrédito do Empreendedor, o programa atende diversos profissionais como artesãos, comerciantes, mototaxistas, cabeleireiras, borracheiros, mecânicos, torneiros, manicures, confeiteiros, entre outros, que poderão investir em equipamentos e insumos para os seus negócios.

Esteve também com o Secretário de Articulação Política do Governo do RN Hudson Pereira de Brito, onde na oportunidade entregou requerimentos solicitando uma nova viatura policial para atender a necessidade da zona rural do município, como também equipamentos para a Delegacia de Polícia na sede do município. 

Aproveitou a oportunidade para requerer a unidade Móvel do Instituto Mais Saúde para a realização de um mutirão de atendimentos em Carnaúba dos Dantas, visando proporcionar cuidados com a saúde e bem estar das pessoas.
Fonte: facebook da vice-prefeita

Agência bancária é explodida dois dias após voltar a funcionar na Paraíba


Três caixas eletrônicos de uma agência bancária de Barra de Santa Rosa, no Agreste paraibano, foram explodidos na madrugada desta quarta-feira (23). De acordo com a Polícia Civil, o estabelecimento foi reaberto na segunda-feira (21). O banco estava fechado desde o dia 4 de outubro de 2015, quando foi atacado. Naquela ocorrência, a polícia registrou que os criminosos atiraram mais de 50 vezes para cima e conseguiram levar todo o dinheiro do cofre.

Pelo menos 10 homens participaram da explosão. Na madrugada desta quarta-feira, os assaltantes, fortemente armados, chegaram na agência em três veículos. De acordo com a Polícia Militar, os homens invadiram o estabelecimento e realizaram três explosões. Durante a ação, os criminosos atiraram em um transformador de energia elétrica e parte da cidade ficou sem luz.

Conforme informações da PM, os policiais demoraram a agir porque foram cercados dentro do destacamento policial. Moradores relataram à polícia que ouviram diversos tiros, inclusive que atingiram prédios e casas.

A Polícia Civil informou que, apesar do banco ter voltado a funcionar na segunda-feira, apenas no final da tarde da terça-feira (22) os caixas foram abastecidos, poucas horas antes das explosões serem registradas.

Após o crime, os bandidos fugiram em direção a cidade de Damiãoespalhando grampos pela estrada. Policiais militares dos batalhões deCuité e Guarabira realizaram buscas na região, mas até as 7h nenhum suspeito foi preso. Segundo o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários da Paraíba, esta é 24º ocorrência contra bancos no estado em 2016.
Fonte: G1 PB

Vivaldo faz apelo para que Saúde no RN seja prioridade

Citando como exemplo o aparelho de tomógrafo do Hospital Walfredo Gurgel, que se encontra quebrado, o deputado Vivaldo Costa (PROS) fez um apelo para que a saúde pública no RN tenha soluções mais rápidas no tocante a este e outros problemas. O parlamentar citou ainda o caso do pronto-socorro de hospitais que estão com grandes demandas, principalmente no tocante às urgências e emergências causadas pela dengue, chikungunya e zyka vírus.
“Estou fazendo um apelo para que a Saúde do nosso Estado melhore e sugiro que o secretário Ricardo Lagreca consiga recursos para o interior, a fim de melhorar o atendimento da população que está morrendo por falta de assistência digna. Nosso secretário é um homem respeitado, fez uma grande gestão no Hospital Onofre Lopes, mas é preciso rapidez nesse momento porque muitas pessoas estão morrendo por falta de assistência”, afirmou o deputado.
 
O parlamentar mencionou os maiores municípios do Seridó – Caicó e Currais Novos – que estão com grandes demandas no pronto-socorro e sugeriu que a ampliação do espaço físico dessas unidades de saúde possa ser feita de forma alternativa, utilizando-se contêineres e outras. “Em Caicó são atendidas cerca de 500 pessoas por dia e quem chega pela manhã só consegue ser atendido à noite”, disse Vivaldo Costa.


Fonte: ALRN

Vivaldo solicita do governo convênio para compra de ambulância destinada a Carnaúba dos Dantas

O deputado Vivaldo Costa (PROS) protocolou na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, requerimento solicitando a formalização de convênio destinado a cidade de Carnaúba dos Dantas. O pedido de Vivaldo é que seja adquirido e encaminhado ao município um veículo, tipo ambulância, para atender as demandas da população.
A indicação foi encaminhada para o governador Robinson Faria e o secretário de saúde Ricardo Lagreca. Esta ação, se atendida, contribuirá para o atendimento e remoção de pacientes na urgência e emergência do serviço de saúde pública.

Colégio Salesiano realiza celebrações de Páscoa

A Páscoa é um dos momentos mais significativos para a comunidade católica de todo o mundo. É quando milhões de fiéis se voltam para a morte e ressurreição de Cristo, um momento de fé e de esperança. E é com esse espírito de renovação, que o Colégio Salesiano, tradição no ensino religioso em Natal, realiza esta semana suas atividades alusivas à Semana Santa.


Com os alunos do Ensino Fundamental I, na unidade Dom Bosco, foi montada uma apresentação sobre a morte de Jesus e seu sofrimento. Após a Páscoa, será realizada a continuação do espetáculo, com a ressurreição de Cristo. Já com os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, das duas unidades – Dom Bosco e São José -, está sendo encenado o espetáculo “O Canto das Írias”, da Comunidade Católica Shalom, que aborda uma concepção atual da transformação do ser humano em relação ao seu distanciamento com Deus.

Na próxima semana, serão realizadas as celebrações eucarísticas e a comemoração pascal com alunos dos ensinos Fundamental e Médio e com os educadores.

terça-feira, 22 de março de 2016

PT DE CARNAÚBA DOS DANTAS DECIDE PRE-CANDIDATURA DE VEREADOR: FABIANO PACÔMIO


No sábado (19), o (PT) Partido dos Trabalhadores reuniu com seus filiados e em pauta o cenário politico e administrativo do município, a conjuntura politica nacional e a organização do partido em Carnaúba dos Dantas/RN. 

O partido vem se organizando e ficou definido que o jovem Fabiano Pacômio é pré-candidado a vereador no município para renovar a representação na Câmara Municipal com sua experiência administrativa na luta pelo o Homem do Campo, pela sua militância na área da Cultura, Esporte, Educação e na Juventude.
Fabiano Pacômio atuou fortemente em parceria com as Associações Rurais nos três anos que esteve à frente da Secretária de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Carnaúba dos Dantas/RN.

A reunião teve a participação de Odon Jr (vereador de Currais Novos), Poeta Zé José, José Adenilson (ex-vereador), Ana Leticia (Juventude) e Valter José (Presidente da Comissão Provisória do partido).
Por Totinha

Jovem com 20 anos foi assassinada a tiros no Monte Santo, em Picuí


Crime aconteceu na noite dessa segunda-feira (20).

Por volta das 22:30 horas dessa segunda-feira (21), a jovem Maria Keliane Santos Flor, 20 anos, foi assassinada com seis tiros no bairro Monte Santo, em Picuí. A vítima se encontrava nas proximidades de sua residência, quando chegaram dois indivíduos numa moto, e um deles de revólver em punho disparou contra a vítima que teve morte no local do fato, fugindo em seguida. O crime aconteceu na Avenida Severina Macedo Barros, entrada da alça que da acesso ao IFPB, no Bairro Cenecista.

Keliane como era mais conhecida era filha da senhora Sebastiana Adília, também conhecida por Bastinha e Erivaldo de Antonio de Bina. A polícia foi acionada, isolou a área e acionou o IML para fazer o recolhimento do corpo pra ser necropsiado. As investigações ficarão por conta da Polícia Civil.

Mossoró tem 05 execuções após a morte do policial militar

Cinco pessoas foram mortas no final da tarde e início da noite de ontem (21), na cidade de Mossoró. As informações são do blogue O Câmera. A primeira ocorrência foi registrada no centro da cidade por volta de 16h. O policial militar Wildney Alves de Andrade, de 33 anos de idade, foi morto dentro de um cartório após reagir a um assalto e trocar tiros com os bandidos.

Segundo informações, o policial foi ao cartório acompanhado com a esposa e quando entrou no estabelecimento foi feito refém juntamente com a esposa e os demais cientes, que já estavam lá dentro. Wildney teria reagido acertando um dos bandidos, mas foi baleado por outro meliante e morreu quando estava sendo socorrido para o Hospital Tarcísio Maia. O bandido conseguiu fugir, deixando para trás uma motocicleta com registro de furto ou roubo e uma pistola utilizada no crime.

A segunda ocorrência foi registrada no bairro Aeroporto, já no início da noite. Leonardo Pereira de Souza, de 22 anos, foi baleado e socorrido para o Tarcísio Maia, mas não resistiu. A polícia tomou conhecimento do caso, mas ainda não tem muitas informações sobre a ocorrência.

MPEduc promove audiências públicas em Itajá e Ipanguaçu


Eventos ocorrem no final de abril e servirão para gestores revelarem o que foi, ou não, melhorado nas escolas diante das recomendações do Ministério Público

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado (MP/RN) irão realizar, nos dias 26 e 27 de abril, audiências públicas do Projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), nas cidades de Itajá e Ipanguaçu, respectivamente. Ambas irão ocorrer às 14h, no plenário das câmaras municipais.

As audiências serão comandadas pelo procurador da República Victor Queiroga e pela promotora de Justiça Kaline Almeida e dão continuidade ao trabalho iniciado em fevereiro de 2015, quando foram apresentados os detalhes do projeto aos educadores dos dois municípios. Numa fase inicial, foram aplicados questionários sobre a condição das escolas públicas. Essa etapa foi completada com inspeções às escolas e audiências públicas realizadas em abril do ano passado, quando os representantes do Ministério Público apresentaram os problemas detectados nas unidades escolares.

“Essas audiências de agora servirão para levar à população informações sobre como o poder público tem se portado frente às demandas registradas pelo MPEduc. É a oportunidade para os gestores mostrarem o que foi feito diante das recomendações expedidas pelo MPF e pelo MP Estadual”, explica o procurador Victor Queiroga.

Um total de 21 recomendações foram encaminhadas à Prefeitura de Itajá e outras 26 à de Ipanguaçu, ainda em 2015. Em agosto foram entregues, à Secretaria de Educação do Estado, recomendações tratando das deficiências encontradas nas escolas e creches estaduais localizadas nas duas cidades.

Para MPF, condenação da ex-prefeita de Santo Antônio (RN) deve ser mantida

Liliane Barbalho, condenada por improbidade administrativa, em primeira instância, por mau uso de recursos da Funasa, recorreu ao TRF5
O Ministério Público Federal (MPF) emitiu parecer a favor de que seja mantida a condenação de Liliane Regis Ribeiro Coutinho Barbalho Silva, ex-prefeita do município de Santo Antônio, no Rio Grande do Norte. Ela foi condenada, pela 5ª Vara da Justiça Federal naquele estado, por improbidade administrativa, e recorreu ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), no Recife. A apelação será julgada pela Primeira Turma da Corte.
Nos meses de maio e julho de 2005, durante a gestão de Liliane Barbalho (2005-2008), o município recebeu R$ 156.802,72, repassados pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (PESMS). Os recursos, destinados à construção de sistemas de esgotamento sanitário, eram oriundos do Convênio n.º 517/2003.
A Funasa não aprovou a prestação de contas parcial, referente à primeira e à segunda parcelas do convênio, pois faltavam diversos documentos para comprovação da regularidade e boa aplicação dos recursos repassados. Em 2009, o Relatório de Visita Técnica feito pelo órgão apontou que apenas 49,95% da obra havia sido concluída, embora tenham sido liberados mais de 80% do valor convênio para a empresa Diamante Construções e Serviços, responsável pelas obras. O baixo percentual de conclusão da obra também foi constatado pela perícia criminal realizada pela Polícia Federal, que observou um prejuízo de R$ 46.966,13 às finanças públicas.