Pages

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Dison Lisboa quer expansão do Café do Trabalhador para municípios do RN

Com o objetivo de beneficiar os trabalhadores de baixa renda do Rio Grande do Norte, com o fornecimento de refeições diárias ao preço simbólico de 0,50 (cinquenta centavos), o deputado estadual Dison Lisboa (PSD) solicitou a Secretaria de Estado de Habitação e de Assistência Social a implantação do programa Café do Trabalhador em sete municípios do estado.  O parlamentar pede que o programa contemple as cidades de Goianinha, Monte Alegre, Tangará, Touros, Lajes, Alto do Rodrigues e Natal.

Para o deputado Dison a expansão do programa para mais cidades do estado é fundamental para inclusão da população e alcance do benefício. “Sabemos da carência social e da situação financeira enfrentada por nossa população. A instalação do programa Café do Trabalhador, pela Sethas, favoreceria de maneira incalculável os trabalhadores com o café da manhã a baixo custo. A realização do programa beneficiará aquelas pessoas mais vulneráveis e que são atendidas pelos programas sociais. É um serviço que vai garantir refeições diárias para a população destas cidades, contribuindo para a melhoria nutricional do trabalhador, favorecendo o desempenho no trabalho e sua resistência às doenças. ”, afirmou.

Garibaldi relatará na terça-feira projeto que institui consórcio público de saúde

O senador Garibaldi Filho relatará em Plenário, na próxima terça-feira (5), a proposta de emenda à Constituição n º 46/13 que disciplina a instituição de consórcio público de saúde. Ela será uma das quatro matérias importantes que o Senado Federal apreciará na próxima semana. O anúncio foi feito pelo presidente Renan Calheiros, em coletiva realizada no início da tarde desta quinta-feira (30). Ele comunicou também a criação de três comissões especiais que prepararão outras matérias que deverão ser colocadas em votação até o dia 13 de julho.

O texto inicial da PEC 46/13 viabilizava que, por meio de consórcios públicos, fossem contratados médicos para trabalhar nas periferias das grandes cidades e regiões mais isoladas. Os consórcios, que atuariam no âmbito do SUS, priorizariam o atendimento básico. Emenda posterior incluiu a possibilidade destes profissionais – que seriam contratados segundo o que dispõe a CLT e não o Regime Jurídico Único – atuarem também em serviços hospitalares e ambulatoriais de caráter regional.

Beto Rosado trabalha pela aprovação de projeto que inclui RN na Transnordestina

O deputado federal Beto Rosado (PP) conversou com o senador Elmano Férrer (PTB-CE), relator do Projeto de Lei da Câmara nº 85/2008, que inclui o ramal Mossoró/Souza (PB) na Ferrovia Transnordestina. De autoria do ex-deputado Betinho Rosado, o projeto já foi aprovado pela Câmara e agora está na Comissão de Infraestrutura do Senado.

Na conversa com Beto Rosado, o senador demonstrou disposição em votar pela aprovação do projeto e concordou que é uma ação importante para o desenvolvimento da região. O deputado justificou a necessidade do ramal para o escoamento da produção agrícola e mineral do estado.

Copa Heroes acontece nesta quinta (30) na Arena das Dunas

LOGA campanha Heróis Doadores, de conscientização sobre a doação de sangue, realiza nesta quinta-feira (30) a segunda edição da Copa Heroes. O evento de submission marca o encerramento do projeto social e irá reunir os maiores nomes do esporte no Rio Grande do Norte. O acesso para público e imprensa será feito através do portão S, na Arena das Dunas, a partir das 17h30. A entrada no evento é gratuita, mas os ingressos são limitados.

A Copa Heroes irá reunir os 32 melhores atletas de submission - luta agarrada sem kimono, sem socos e chutes. Os competidores foram convocados pela organização do evento e confirmaram sua participação por academias. Para efetivar a inscrição cada um teve que conseguir 10 doações de sangue. A retirada dos bilhetes de acesso pode ser feita no Hemonorte, lojas Claro Natal Shopping e Midway, e na sede da InterTV Cabugi.
O projeto Heróis Doadores teve início no dia 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, e tem o patrocínio do Detran, Hospital do Coração, NET/Claro e Infinity. Além dos apoios  do Midway Mall, Arena das Dunas, Uni-RN, Eureka, Ginga Filmes, Telepesquisa, Luck Receptivo, Mesa Anexa, Soanata Iluminações e Hemonorte.  Acesse o site www.heroisdoadores.com.br  para mais informações.
II Copa Heroes
Data: 30 de junho de 2016
Hora: A partir das 17h
Local: Arena das Dunas, portão S
Entrada: gratuita mediante apresentação de bilhete.

Rogério Marinho se reúne com ministro do STF e defende lei contra doutrinação nas escolas

Rogério com ministro BarrosoO Supremo Tribunal Federal (STF) deverá se pronunciar, em breve, sobre a Lei da Escola Livre, aprovada no Estado de Alagoas e debatida em todo o país, onde diversos projetos semelhantes estão sendo criados. Este foi o assunto da reunião entre o deputado federal Rogério Marinho, coordenador da bancada do PSDB na Comissão de Educação da Câmara, e o ministro Luís Roberto Barroso, relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5537, que trata do tema. O encontro ocorreu na noite desta quarta-feira (29), no STF.

Rogério expôs ao ministro que esse é um tema de grande relevância para a educação brasileira e que vem dominando os debates nos últimos meses. O parlamentar ressaltou ainda que existe uma comissão especial criada na Câmara para se debruçar sobre esse tema e que o Congresso Nacional, "órgão máximo de representação popular, está atento e trabalhando".

Bando fortemente armado explode Banco do Brasil de Carnaúba dos Dantas-RN




Por volta de 00h30min. desta quinta-feira (30/06), bandidos explodiram os caixas eletrônicos e o cofre do Banco do Brasil de Carnaúba dos Dantas-RN.
Os bandidos antes de praticarem a explosão, espalharam grampos na estrada que liga a cidade de Carnaúba dos Dantas à Rajada, onde inclusive viaturas da Polícia Militar de Parelhas, tiveram os pneus furados. 
Ao chegarem na cidade um bando cercou a Delegacia da Polícia, onde ainda houve troca de tiros, enquanto que outro bando explodia os caixas eletrônicos e o cofre da Agência do Banco do Brasil que fica no centro da cidade.
A explosão foi tão forte, que atingiu a parede da Drogaria Frei Damião que fica anexo com o Banco do Brasil. Após praticarem a ação criminosa, a quadrilha fugiu com destino à Paraíba. Policiais da região estiveram em diligência, mas ninguém foi preso. 
Fonte: Blog do Toscano Neto






quarta-feira, 29 de junho de 2016

Destinos turísticos do RN serão exibidos na TV aberta da Argentina‏

argentina4Um litoral repleto de belezas, atrativos e personagens pitorescos para hermanos se deslumbrarem. Durante a última semana, a equipe da TV Metro, da Argentina, conheceu diversos pontos turísticos do Estado potiguar para gravações que irão ao ar em rede aberta, para todo o país e durante vários programas do canal.

Jenipabu (Extremoz), Cajueiro de Pirangi (Parnamirim), estátua de Santa Rita de Cássia (Santa Cruz), Pipa (Tibau do Sul), Lagoa de Pitangui (Extremoz), São Miguel do Gostoso, Galinhos e Maracajaú (Maxaranguape) foram alguns dos locais visitados, com o apoio logístico do Governo do RN, por meio da Setur e Emprotur.

“A Argentina é nosso maior mercado emissor internacional. Não à toa temos investido em divulgação para viabilizarmos um segundo voo Buenos Aires-Natal. Essa mídia é importante porque em outubro montaremos, pela primeira vez, um estande próprio na FIT, feira de turismo que acontecerá lá”, ressalta o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

Câmara de Carnaúba dos Dantas encerrou nesta manhã as atividades legislativas do primeiro período de 2016

348a6968-462d-4779-bade-5fdb60e4e2feReunida na manhã desta terça-feira (28), na Sala das Sessões Vereador Wilson Luiz de Souza, a Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas sob a presidência do edil Pepeto (PSD) e com as presenças dos demais parlamentares: Josiene de Fabinho (PSD), Marli de Medeirão (PTB), Juliana de Souza (SD), Gilson Dantas (PMDB) e Maria de Ramalho (PMDB), deixando de comparecer os edis: Dué Azevedo (PMDB), por motivo de doença, inclusive foi internado as pressas com crise de rins, Marfran Santos (PTB) e Hemerson Felinto (PSD), com ausências comunicadas.

Na ordem do dia foram discutidas, votadas e aprovadas por unanimidade as seguintes matérias:

PROJETO DE LEI Nº 008/2016 DE AUTORIA DE AUTORIA DO PODER EXECUTIVO QUE DISPÕE SOBRE A ESTADUALIZAÇÃO DA ESTRADA MUNICIPAL QUE LIGA A RN 086 A DIVISA DOS MUNICÍPIOS DE PARELHAS E CARNAÚBA DOS DANTAS/RN E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PROJETO DE LEI Nº 009/2016 DE AUTORIA DE AUTORIA DO PODER EXECUTIVO QUE DISPÕE SOBRE A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTARIAS PARA A ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO GERAL DO MUNICÍPIO DE CARNAÚBA DOS DANTAS, PARA O EXERCÍCIO DE 2017, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PROJETO DE LEI Nº 010/2016 DE AUTORIA DE AUTORIA DO PODER EXECUTIVO QUE CRIA O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - CMPD, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PROJETO DE LEI Nº 011/2016 DE AUTORIA DE AUTORIA DO PODER EXECUTIVO QUE DISPÕE SOBRE O SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO CARNAÚBA DOS DANTAS, RIO GRANDE DO NORTE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 001/2016 (SEGUNDO TURNO) EMENDA A LEI ORGÂNICA, DE AUTORIA DOS VEREADORES GILSON DANTAS DE OLIVEIRA, JOSE DE AZEVEDO DANTAS E MARIA DAS VITORIAS BEZERRA DANTAS QUE MODIFICA O INCISO V, ART. 33, E INCISO VI, DO ART. 60, DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL DE CARNAÚBA DOS DANTAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 002/2016 (SEGUNDO TURNO) EMENDA A LEI ORGÂNICA, DE AUTORIA DE TODOS OS EDIS, QUE MODIFICA O § 1º DO ART. 120, DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL DE CARNAÚBA DOS DANTAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

MOÇÃO Nº 057/2016 - DE AUTORIA DE TODOS OS EDIS QUE MANIFESTA VOTOS DE PESAR PELO O FALECIMENTO DO SENHOR LEONARDO DENIS SANTOS DE MEDEIROS, ocorrido no dia 26 de Junho de 2016.

MOÇÃO Nº 058/2016 - DE AUTORIA DE DA EDIL MARIA DAS VITORIAS BEZERRA DANTAS QUE MANIFESTA VOTOS DE CONGRATULAÇÃO, LOUVOR E APLAUSO AO JOVEM JEAN MAYNARD DA SILVA ARAÚJO, PELA SUA PASSAGEM NO HAITI NUMA MISSÃO DE PAZ.

Em cumprimento a Constituição Federal e a Lei Orgânica Municipal, a Câmara Municipal estará de recesso no período do mês de julho.

Assessoria

EMPARN desenvolve projetos agrícolas para parque eólico

Os dois parques eólicos que serão inaugurados nesta quarta-feira (29) em Serra do Mel, na Região Oeste, contam com a participação da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) no desenvolvimento de projetos agropecuários para as comunidades vizinhas. A Associação de Desenvolvimento Comunitário Vila do Amazonas (Adecovam) e a Associação dos Produtores de Caju da Vila Pará (Acopará) serão beneficiadas pela ação de caráter sócio-econômico.

Nos parques eólicos construídos pela empresa Voltália estão sendo investidos recursos na atividade de agricultura irrigada em uma área de 1,93 hectare na Adecovam, e mais 1,52 hectare na Acopará, para cultivo de Erva Sal (Atriplex Nummularia), destinada à produção de forragem. Também estão sendo desenvolvidas atividades para o cultivo de tilápias e criação de  ovinos e galinha caipira.

O projeto da Voltália ‘Água e Renda - Água para a vida’ exigiu a perfuração de dois poços tubulares com cerca de 200 metros de profundidade, cada um. Como a qualidade da água não é ideal para o consumo, dois dessalinizadores vão transformá-la em água potável. O rejeito dessa água residual será aproveitado para a geração de renda.

terça-feira, 28 de junho de 2016

Edição brasileira do El País destaca projeto de Rogério Marinho

Um dos maiores jornais da Europa, o espanhol El País destacou em sua edição brasileira projeto apresentado pelo deputado federal Rogério Marinho (PSDB) na Câmara dos Deputados. Segundo a proposta do parlamentar, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) passaria a ser analisada obrigatoriamente pelo Congresso Nacional antes de ser posta em prática pelo Ministério da Educação (MEC).

O jornal abordou a disputa ideológica que existe no país atualmente, destacando que a mesma já domina também os debates na educação. A mesma matéria também destaca as discussões em torno do projeto Escola Sem Partido, que visa combater a doutrinação ideológica dentro de sala de aula. O deputado Rogério Marinho também possui proposta semelhante, que criminaliza o assédio ideológico no ensino brasileiro.

Em entrevista ao El País, Rogério Marinho afirmou que o Brasil forma educadores de "viés ideológico". Para o tucano, no processo de consulta pública do BNCC, feito pelo MEC, não é possível saber se houve uma "triagem" e se só foram consideradas as opiniões que eram parecidas com às do Ministério, gerido até então pelo PT.

"As famílias e seus representantes têm que ser consultados. Não há órgão mais representativo para a sociedade brasileira, queiramos ou não, do que o Congresso Nacional", ressalta Rogério. O projeto ganhou um relator na Comissão de Educação da Câmara na semana passada e a perspectiva é que possa ir à votação no colegiado ainda este semestre.

A BNCC determinará o que cada aluno deverá aprender, ano a ano, e o que se espera que ele saiba, exatamente, ao final daquele período letivo, estabelecendo uma base educacional única para todo o país. Até agora, já foram apresentadas duas versões da Base, ambas recheadas de visões ideológicas, na opinião de Rogério Marinho.

Confira a matéria da versão brasileira do jornal El País completa neste link http://brasil.elpais.com/brasil/2016/06/22/politica/1466631380_123983.html.

FAMILIARES E AMIGOS DÃO O ULTIMO ADEUS AO JOVEM LEONARDO

IMG-20160626-WA0173

Familiares e amigos deram o ultimo ADEUS ao jovem Leonardo de 24 anos morto neste ultimo domingo em um Bar na saída de Carnaúba dos Dantas para Picui/PB, Cavalheiros se fizeram presente deixando o funebre mais parecido com a vida que o jovem Leonardo mais conhecido por Leonardo Vaqueiro vivia no seu dia a dia.

 

Descanse em Paz meu amigo Leonardo.

Fica dificil o que desejar para alguém tão especial como você meu amigo Leonardo, amigos já tenho ao montes, que DEUS te acolha junto a ele e que tenha muita paz junto a DEUS…. sem palavras fica com DEUS meu amigo descanse em paz!!

IMG_20160628_064918699IMG_20160628_064922271IMG_20160628_064930323IMG_20160628_074844852

Caern altera abastecimento de quatro cidades do Seridó

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) faz alterações no abastecimento das cidades de Caicó, Jardim de Piranhas, São Fernando e Timbaúba dos Batistas.

Nesta segunda-feira (27), a Caern está reativando o abastecimento da cidade de Caicó pelo Açude Itans, que tem funcionado como uma reserva técnica para períodos de maior escassez. Jardim de Piranhas continua sendo abastecida pelo Rio Piranhas, enquanto São Fernando contará com água do açude municipal, e Timbaúba dos Batistas também por um açude da cidade.

De acordo com a Caern, as mudanças são necessárias por causa da baixa no Rio Piranhas, apesar do aumento da vazão de água vinda do Açude Curema, na Paraíba, autorizada pela Agência Nacional de Águas (ANA) no começo de junho. A diretoria da Caern já entrou em contato com a ANA, que deve intensificar a fiscalização contra irrigação clandestina, o que poderia estar prejudicando o abastecimento.

A Caern reforça junto à população dessas cidades do Seridó a necessidade do uso racional da água disponível, a fim de assegurar o abastecimento por mais tempo, evitando maiores transtornos.

Fonte: G1 RN

Festival de Quadrilhas de Campo Redondo movimentou final de semana na cidade

FESTIVAL-QUADRILHAS-CAMPOREDONDO-1Um evento que pela grandiosidade já passa a integrar o calendário turístico do município. Assim foi o Festival de Quadrilhas Juninas na cidade de Campo Redondo, no Trairi do Rio Grande do Norte. Foram dezenas de quadrilhas de todo estado e até da Paraíba que se enfrentaram em busca do título de campeã. Uma grande estrutura foi montada no ginásio de esportes “O Adautão” e em todo entorno do espaço.

Na categoria estilizada o primeiro lugar ficou para a Balão Dourado, de Natal; seguido da Coração Nordestino, de São Gonçalo do Amarante; e em terceiro, Junina São João, de Natal. Já na categoria tradicional a grande campeã foi Junina Sertão, de Barcelona; em segundo a Brilho Matuto, de Natal; seguido da Explosão Junina, de Dix-Sept Rosado.

“Avaliação é muito mais que positiva do nosso Arraiá. É a cultura e as tradições sendo exaltadas. Fiquei feliz com a presença do nosso povo de Campo Redondo em todas as atividades do evento, seja do Festival de Quadrilhas, como também no Festival Cultural, que aconteceu antes. Parabéns a todos”, contou o prefeito Alessandru Alves.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Turismo potiguar aparece durante 20 minutos no SBT

A estadia da equipe do SBT em solo potiguar durante uma semana já mostrou resultado na primeira das matérias que serão veiculadas durante todo o mês em sinal aberto para todo o Brasil e canais estrangeiros. No último domingo, o Rio Grande do Norte foi vitrine durante 21 minutos, em horário nobre e no programa de maior audiência da emissora. Uma ação realizada pelo Governo do RN, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur RN) e Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e apoio da ABIH/RN e empresas do trade.

No quadro ‘Os Velhinhos Se Divertem’, um dos mais aguardados do Programa Sílvio Santos, diversas paisagens do litoral potiguar e o Cajueiro de Pirangi foram mostrados. Além do passeio de dromedários e de buggys nas dunas de Jenipabu, tomadas aéreas e na calçada evidenciaram um dos cartões postais de Natal: o Morro de Ponta Negra. Alguns esquetes também foram filmados no Cajueiro de Pirangi, no Chapadão da Praia de Pipa e na Lagoa de Pitangui, além de enfatizar o luxo do parque hoteleiro na Via Costeira, com vista privilegiada para Ponta Negra.

GARIBALDI PARTICIPA DE DEBATE SOBRE PARQUES TECNOLÓGICOS NO RN, NO SEMINÁRIO MOTORES DO DESENVOLVIMENTO

motores do desenvolvimento - 27 de junho (13)O senador Garibaldi Alves Filhos (PMDB/RN) defendeu, na manhã desta segunda-feira (27), a implantação e ampliação dos parques tecnológicos no Rio Grande do Norte, durante a 27ª edição do seminário Motores do Desenvolvimento. Uma iniciativa da Federação da Indústria (Fiern), do jornal Tribuna do Norte e parceiros, esta edição do seminário teve como tema “UFRN e os Parques Tecnológicos, Inovação para o Desenvolvimento”.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Gilberto Kassab foi um dos palestras desta edição do Motores do Desenvolvimento e se comprometeu em atrair novos parques tecnológicos para a região Nordeste, onde se concentram menos de 20% do número total no Brasil. Kassab citou exemplos de sucesso em outros países, onde a instalação de parques ou incrementos nas instituições de ensino levaram, naturalmente, o desenvolvimento a estas determinadas regiões.

Rafael Motta se reúne com guias de turismo

O deputado federal Rafael Motta, do PSB, recebeu na manhã desta segunda-feira (27), em Natal, uma comissão de guias de turismo para discutir melhorias para a categoria. Na reunião, os guias apresentaram ao parlamentar as dificuldades em impedir que pessoas não habilitadas desempenhem o papel desses profissionais.
"Quando o turista visita a nossa cidade e é recebido por um profissional preparado para promover o turismo, a satisfação é muito maior. Por isso, acredito que promovendo a profissionalização da atividade turística, nós promovemos também o fortalecimento do turismo na nossa cidade, no nosso Estado e no nosso País", afirmou o parlamentar, que é integrante da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados.
A reunião contou com a presença de integrantes do Sindicato dos Guias de Turismo do RN, como Carlinhos, Beto e a vice-presidente Iacy Vasconselos.

Beto Rosado consegue liberação de pagamentos do Minha Casa, Minha Vida

As reuniões que o deputado federal Beto Rosado (PP) teve com a equipe responsável pela gestão do programa Minha Casa, Minha Vida, na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil deram resultado. Ele foi resolver um problema que tem afetado o setor imobiliário de Mossoró, em crise pela não liberação dos repasses do financiamento do programa federal.

Em Mossoró, o programa Minha Casa Minha Vida financia imóveis de até R$ 170 mil nas faixas 2, para quem tem remuneração mensal de até R$ 3.600, e 3, para quem recebe até 6.500. De acordo com o representante da categoria dos corretores de imóveis, Igor Araújo, em três meses de atraso, o valor devido aos vendedores pelo financiamento de imóveis chega a R$ 50 milhões.

No Banco do Brasil, os técnicos afirmaram que o atraso foi motivado por um remanejamento de recursos do Fundo Gestor, sob responsabilidade do Ministério das Cidades, para os estados do Rio Grande do Norte, da Paraíba e do Goiás. Eles esperam liquidar todos os pagamentos até o final da semana.

Outros itens da pauta foram as diferenças dos regimes de contratação permitidas para os imóveis vendidos em Mossoró, em relação a outras cidades de mesmo porte.  “Em Mossoró, não é possível adquirir financiamento para compra de imóvel individual, terreno e construção por etapa, ou nas hipóteses em que o vendedor é pessoa física”, explicou o corretor Igor Araújo, que acompanhou Beto Rosado nas reuniões. O tema vai ser verificado junto à superintendência regional.

Fábrica de cachaça artesanal é desarticulada na penitenciária de Alcaçuz

Na noite deste sábado, 25, foi desarticulado aqui no Pavilhão 5 da Penitenciária de Alcaçuz uma fábrica de cachaça artesanal, conhecida como Maria Louca.

Ação ocorreu após o sentinela (policia militar) ter observado uma movimentação estranha de seis apenados tidos como de confiança na madrugada. Os mesmos estavam passando garrafas para o interior das alas. Os agentes penitenciários foram acionados e flagraram o alambique em pleno funcionamento na ala dos presos de confiança. Ao todo foram apreendidos cerca de 20 litros da cachaça artesanal.
Blog do BG

Moto foi furtada na cidade de Lagoa Nova

Na madrugada deste Domingo (26), foi registrado no município de Lagoa Nova um furto de uma motocicleta Honda Bros, de placa NNU-7235, ocorrido no Parque de vaquejada da cidade.

Por volta das 11h30, a vítima, José Carlos da Cruz F. Pires, 27 anos, natural e residente na cidade de Lagoa Nova/RN, comunicou o furto da sua moto e não soube precisar o horário, mas disse ter sido pela madrugada.

Homicídio com vítima fatal aconteceu neste domingo (26) em Carnaúba dos Dantas-RN

Por volta das 18 horas deste domingo (26/06), aconteceu um homicídio numa domingueira que estava sendo realizada no balneário localizado no Bairro Dom José Adelino Dantas no Monte do Galo em Carnaúba dos Dantas-RN, onde foi vítima o jovem Leonardo Dênis Santos de Medeiros de 24 anos, residente na Rua Professora Maria José nº 40 no Bairro Dom José Adelino Dantas.

O fato aconteceu quando Leonardo estava na domingueira com os amigos, onde chegou um homem conhecido por Ivo e desferiu uma cutilada de faca peixeira que atingiu o coração da vítima. 

Segundo informações existia uma rixa antiga do acusado com a vítima, o qual já vinha ameaçando Leonardo de morte. A vítima foi socorrido para o Hospital Dr. Anatólio Cândido de Medeiros onde foi atendido pelo médico de plantão Dr. Danilo que fez todos os procedimentos, mas infelizmente o mesmo não reagiu e veio a óbito. 

O corpo de Leonardo foi conduzido para o ITEP para a necrópsia, enquanto que a Polícia Militar fez diligência a procura do acusado que fugiu depois de praticar o homicídio. 

A vítima era filho de Luiz Gomes de Medeiros e Maria das Dores dos Santos de Medeiros residentes em Carnaúba dos Dantas-RN.

Foto: Cassinha Medeiros Reportagem: Toscano Neto

No Agreste, Ezequiel Ferreira participa de Encontro de Partidos que discutem planos e propostas para Espírito Santo

ezequiel_ferreira_espirito_santo_junho_2016_01Preocupados em discutir um plano de desenvolvimento econômico e social para o município de Espírito Santo, no Agreste Potiguar, lideranças de diversos partidos reuniram a sociedade civil e populares neste sábado (25), no Fireman Eventos. Deputado mais votado no município, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, também participou do debate, ao lado do vice-prefeito, Fernando Teixeira (PSDB), pré-candidato a prefeito da cidade.

“Desenvolvimento também é questão de mentalidade. Vivemos um novo momento e precisamos eleger políticos novos, não na idade, mas novos nas ideias, no conceito para  mudar a realidade local. Espírito Santo é um município com quase 11 mil habitantes e precisa se preparar para os próximos anos. Fernando Teixeira está ouvindo a população e, juntamente com vários partidos, vai debater metas e traçar um plano de desenvolvimento para tornar Espírito Santo um município mais próspero e deixar seu povo ainda mais preparado para essas mudanças”, afirmou Ezequiel Ferreira.

Em Itaú, Felipe Maia participa de entrega de UBS

Felipe Maia, pref Ciro e familiares da homenageadaO município de Itaú inaugurou na noite do domingo (26), a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade. Localizada no bairro de Nossa Senhora das Dores, a UBS Mãe Arlinda faz homenagem a reconhecida parteira da cidade, Arlinda Maia de Lima. O deputado federal Felipe Maia, o deputado estadual Getúlio Rêgo, o ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo, a classe política local e familiares da homenageada compareceram à cerimônia realizada pelo prefeito Ciro Bezerra (DEM) que entregou a UBS para a população.

Para a construção da Unidade, foram destinados R$ 100 mil do Ministério da Saúde, outros R$ 150 mil de contrapartida da prefeitura e R$ 100 mil de emenda parlamentar do senador José Agripino que foram utilizados para equipar o espaço.

Para o deputado Felipe Maia, com esta obra, o prefeito Ciro Bezerra tem contribuído para garantir a qualidade de vida da população. “A cidade de Itaú ganhou um importante instrumento na busca por atenção básica aos munícipes. Reitero que o meu gabinete em Brasília está à disposição do prefeito Ciro e, em consequência, dos itauenses na busca por recursos que ajudem no crescimento do município”, lembrou o parlamentar.

Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas se reuniu na tarde desta terça-feira (21)‏

CAMARASob a presidência interina do Vereador Dué Azevedo (PMDB), a Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas reuniu-se na tarde desta terça-feira (21), para mais uma reunião do primeiro período legislativo. Presentes os edis que compõem o legislativo carnaubense: Dué Azevedo (PMDB), Josiene de Fabinho (PSD), Marfran Santos (PTB), Hemerson Felinto (PSD), Juliana de Souza (SD), Marli de Medeiros (PTB), Maria de Ramalho (PMDB) e Gilson Dantas (PMDB), deixando de comparecer por motivo de compromisso de interesse público o edil e presidente da Casa Pepeto (PSD).

Foram discutidos, votados e aprovados as seguintes matérias:

PROJETO DE RESOLUÇAO Nº 001/2016 (PRIMEIRO TURNO) DE AUTORIA DOS VEREADORES GILSON DANTAS DE OLIVEIRA, JOSE DE AZEVEDO DANTAS E MARIA DAS VITORIAS BEZERRA DANTASQUE MODIFICA O INCISO V, ART. 33, E INCISO VI, DO ART. 60, DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL DE CARNAÚBA DOS DANTAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PROJETO DE RESOLUÇAO Nº 002/2016 (PRIMEIRO TURNO) DE AUTORIA DE TODOS OS EDIS, QUE MODIFICA O § 1º DO ART. 120, DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL DE CARNAÚBA DOS DANTAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

REQUERIMENTO Nº 026/2016 - DE AUTORIA DA EDIL MARIA JOSIENE DA M. DANTAS PEREIRA, QUE SOLICITA DO EXMº SR.SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA – PREFEITO MUNICIPAL QUE CUMPRA O QUE PRECONIZA O PARÁGRAFO ÚNICO, ART. 160, DA LEI MUNICIPAL Nº 539/2006 (ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS), NO QUE TANGE AO SERVIDOR COM DEFICIÊNCIA.

INDICAÇÃO Nº 034/2016 - DE AUTORIA DA EDIL MARIA JOSIENE DE MACEDO DANTAS PEREIRA, QUE INDICA AO SENHOR PREFEITO MUNICIPAL SÉRGIO EDUARDO MEDEIROS DE OLIVEIRA, QUE SEJA TOMADO PROVIDÊNCIAS NO ESGOTO DA RUA EXPEDITO PAULO DE MEDEIROS DO POVOADO RAJADA, QUE SE ENCONTRA DANIFICADO CAUSANDO TRANSTORNOS AOS MORADORES.

MOÇÃO Nº 052/2016 - DE AUTORIA DE TODOS OS EDIS QUE MANIFESTA VOTOS DE PESAR PELO O FALECIMENTO DO SENHOR MAURÍCIO CARLOS DANTAS, ocorrido no dia 09 de Junho de 2016. Saiba mais no site oficial da câmara: http://carnaubadosdantas.rn.leg.br

terça-feira, 21 de junho de 2016

Sindicato de Cerâmica do RN apoia IPEM em ação de conscientização

Sindicer em reunião com a diretoria do IPEM.A modernização da Indústria de Cerâmica Vermelha exige empresas legalmente constituídas, competitivas, detentoras de novas tecnologias de produção, de gestão e meio ambiente e, principalmente, que possuam o controle sobre a qualidade de seus produtos. É por essa razão que o Sindicato da Indústria de Cerâmica Vermelha do Rio Grande do Norte (Sindicer/RN) tem se mantido como incentivador à legalidade das empresas do setor ceramista, apoiando e representando a categoria em questões de interesse coletivo.

Em reunião, no último dia 16, com o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN), o Sindicer/RN firmou compromisso em uma ação de conscientização que tem como objetivo orientar as cerâmicas do estado a realizarem ensaios técnicos com os seus produtos para que os revendedores e distribuidores tenha a garantia de que estão vendendo tijolos certificados.

Presidente da FEMURN pede ao TCE/RN mais prazo e orientação às Prefeituras nas prestações de contas

Sem título 2O Presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN – Ivan Júnior, participou, acompanhado de uma comitiva de prefeitos, de uma reunião com o presidente do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte (TCE/RN), Carlos Thompson, nesta segunda-feira, 20 de junho. O encontro buscou discutir a adequação de exigências do TCE/RN sobre prazos, formatos e multas na prestação de contas das Prefeituras. A FEMURN tem ampliado o diálogo com o TCE com objetivo de aproximar gestores públicos da corte de contas tornando mais eficientes as prestações de contas e contribuindo para o trabalho fiscalizador.

Para o Presidente da FEMURN, Ivan Júnior, é fundamental a sensibilidade dos técnicos do Tribunal de Contas do Estado para o pleito dos municípios, que pedem mais prazo e orientações do TCE: “As prefeituras precisam de tempo para se capacitar e colocar em prática as mudanças propostas pelo TCE/RN. Todos queremos uma prestação de contas cada vez mais transparente. Mas é preciso ter um olhar para a realidade municipal. Isso tem avançado bastante porque o TCE tem sido parceiro e está sempre considerando os apelos dos gestores”, destacou o prefeito Ivan Junior.

UNICEF vê favoritismo de Antônio Martins rumo a conquista do Selo de Município Aprovado 2013-2016

02Antônio Martins (RN) – “Pelo que conferi, Antônio Martins tem grandes chances de vir a conquistar o Selo de Município Aprovado 2013-2016”. A afirmação foi dada pela mediadora da Unicef, Ana Carolina Galvão, que esteve no município na última quinta-feira, 16 de junho, para participar do 2º Fórum Comunitário.

Realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da criança e do adolescente – CMDCA e a Comissão Intersetorial Pró-Selo Unicef, o evento ocorreu no Salão Paroquial, das 8h às 13h, e tem como objetivo expor à sociedade as ações de proteção e assistência à criança e ao adolescente desenvolvidas pelo município.

Na oportunidade, Ana Carolina avaliou os indicadores e as metas a serem alcançadas pelo município, e cujo objetivo é melhorar as condições de vida de crianças e adolescentes.

Para ser contemplado com o Selo, o município tem que pontuar em 19 das 28 ações estratégicas, sendo que Antônio Martins já pontuou em 21 delas.

As ações são desenvolvidas através de políticas públicas e participação social com apoio das secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, Esporte e de Cultura, além do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Nuca (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes).

O articulador local do Selo Unicef, Michel Bezerra, lembrou que Antônio Martins já concorreu ao prêmio em outras duas ocasiões, mas nunca havia ido tão longe.

“A expectativa é grande, pois estamos pela primeira vez concorrendo junto a mais de 130 municípios o reconhecimento do Selo Unicef”, destacou. O resultado final será conhecido no dia 4 de dezembro.

Depois de 34 anos, FNF garante jogo da Seleção Brasileira em Natal pelas Eliminatórias

Natal, 26 de janeiro de 1982, Brasil 3, Alemanha Oriental 1, este foi o único jogo da Seleção Brasileira de Futebol na capital potiguar. Depois de 34 anos, o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, José Vanildo, conseguiu um feito inédito: a realização da primeira partida oficial da seleção do Brasil da história do Rio Grande do Norte. O anúncio foi feito nesta terça-feira (21) pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), ao confirmar Brasil x Bolívia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2018, pela nona rodada, em data a ser definida, na Arena das Dunas.

Com gols de Paulo Isidoro, Renato e Serginho, a vitória do Brasil no amistoso com a Alemanha Oriental (gol de Dorner), por 3 a 1, em 1982, no antigo estádio Castelão, deixa as lembranças de um momento importante para o futebol norte-rio-grandense. A nova oportunidade, agora como uma partida oficial, por se tratar das Eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia 2018, demonstra o reconhecimento da CBF pelo trabalho da FNF.

“É um presente para o torcedor do Rio Grande do Norte. Uma notícia histórica que ganhará páginas do mundo, divulgando Natal, nosso destino, o Rio Grande do Norte, para todo o planeta. O futebol é uma indústria de grande alcance de massa, de divulgação imensurável. A Seleção Brasileira é uma marca muito forte”, afirma José Vanildo.

O presidente da FNF acrescenta. “A Federação fez seu papel, buscou o tempo todo, mostrando que estamos prontos para receber este grande show. Chegou a vez do Rio Grande do Norte, depois de 34 anos. Agradecemos a CBF todo reconhecimento, mostrando que tem democratizado o futebol e entendendo que era a vez de Natal. Vai ser casa cheia, principalmente por esse tempo todo sem a Seleção em Natal”, garante o dirigente.

Luiz Gomes prestigia café da manhã com advogados trabalhistas

Café da manhã Anatra - Foto DivulgaçãoEx-presidente e membro honorário vitalício da Associação Norteriograndeense dos Advogados Trabalhistas (Anatra), o advogado Luiz Gomes participou na manhã desta segunda-feira (20) do café da manhã em homenagem ao Dia do Advogado Trabalhista. O encontro aconteceu na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Luiz aproveitou a oportunidade para destacar a importância da Justiça do Trabalho e da advocacia da área. "A defesa dos direitos fundamentais previstos na nossa Constituição e dos direitos trabalhistas da nossa CLT [Consolidação das Leis do Trabalho] passa por esses grandes profissionais", pontuou.

O café da manhã faz parte da semana voltada para as celebrações para o defensor da área trabalhista organizado pela Anatra em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte (Caarn).

--

PEN 51 RN

Assessoria de Imprensa

“Temer já conseguiu fazer com que a economia reagisse”, afirma Felipe Maia

Em discurso no plenário da Câmara, nesta segunda-feira (20), o deputado federal Felipe Maia fez um balanço da situação do governo administrado pelo presidente interino da República, Michel Temer. Para o democrata, Temer tem mostrado índices satisfatórios na condução da economia brasileira.

“É fato que em pouco mais de um mês do exercício da presidência da República, Temer teve que buscar uma luz no fundo do túnel para o Brasil. Ele completou o primeiro mês conseguindo aprovar duas propostas importantes na Câmara, como a Desvinculação da Receita da União e a revisão da meta fiscal, matérias que, sem dúvidas, em quatro anos não seriam votadas pelo governo de Dilma Rousseff, porque faltava articulação política em sua gestão”, enfatizou o parlamentar.

De acordo com o deputado, com o afastamento da presidente Dilma a economia do país começou a se recuperar e mostrou os primeiros sinais de crescimento. “Em duas semanas de governo Temer, a previsão de recuo da economia para este ano passou de 3,81% para 3,56%. Ou seja, em pouco tempo Temer já conseguiu fazer com que a economia respondesse. Segundo dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas, o aumento das exportações explica boa parte da tímida reação da indústria e tem repercussões sobre o saldo comercial. Este deve ser superior ao do ano passado: o saldo ficou positivo em R$ 19 bi e a expectativa em 2016 é de que chegue a R$ 50 bi”, explica.

O parlamentar ainda destacou que estão previstas, para os próximos dias, votações importantes no Congresso Nacional. “O projeto que prevê um limite para o teto dos gastos públicos deve entrar na pauta do plenário nos próximos dias. Com a proposta aprovada, será estabelecido um prazo de 20 anos para a duração do novo regime fiscal e já entraria em vigor a partir do ano que vem. Os gastos com saúde e educação seriam submetidos ao limite previsto no teto. A ideia é que as despesas obrigatórias, como aposentadorias, pensões e benefícios assistenciais, além da folha de pagamento dos servidores públicos, não sejam afetadas”, conclui o deputado Felipe Maia.

Para Felipe Maia, os parlamentares precisam se unir para elaborar propostas de interesse do coletivo e não individual. “Apelo para que os meus pares se unam em torno de um governo de coalizão, que se preocupe mais em um projeto para o Brasil e não em projetos de poder, que não favorecem o país como um todo e sim interesses individuais”, finalizou.

Assessoria de Comunicação:

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Acidente com vitima fatal na manhã desta segunda-feira entre Caicó e Jardim de Piranhas

30d47f4c-2f7e-44f8-b056-8dc9236290f4Nesta manhã desta segunda, o motociclista caicoense identificado como John Lenon, veio a óbito na RN 288, em decorrência de uma colisão entre a moto que ele pilotava e um veículo tipo caminhonete.
A colisão frontal resultou em uma forte pancada na cabeça do jovem, que acabou vindo a óbito ainda no local do acidente.
A vítima era proprietária de um Açaí na zona oeste de Caicó.
O motorista da caminhonete ou ocupantes até o momento não foram identificados.35ba81c7-297f-4e49-82b0-2a83ccc4a7ad

c1bc73c5-754c-49fc-8fe7-c0dd14a6abda

Fonte: Caicodigital

PGR denuncia Henrique Eduardo Alves ao Supremo por conta na Suíça

MP suíço identificou conta com 800 mil francos suíços atribuída a Alves.
Em nota, ex-ministro negou conta e disse estar à disposição da Justiça.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou ao Supremo Tribunal Federal o ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) por crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas em razão de conta atribuída a ele na Suíça.

Alves pediu demissão do cargo na última quinta (16), um dia depois da divulgação de que havia sido citado por recebimento de propina na delação do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado.
Em nota oficial divulgada na noite de sexta (17), após informações de que ele teria deixado o cargo em razão da existência de contas no exterior, Henrique Alves negou ligação com recursos e disse que não foi citado para prestar esclarecimentos, mas que está a disposição da Justiça (leia a íntegra da nota ao final desta reportagem).

Em reportagem publicada neste sábado (18), o jornal "O Estado de S.Paulo" informou que a Suíça localizou conta de Alves e que os valores foram bloqueados naquele país. A TV Globo apurou que os dados foram recebidos pelas autoridades brasileiras e originaram a denúncia.
A investigação, iniciada na Suíça e transferida para o Brasil, identificou uma conta ligada a Alves com saldo de 800 mil francos suíços - cerca de R$ 2,8 milhões.
A transferência da investigação foi realizada para autoridades brasileiras nos mesmos moldes como ocorreu com o presidente afastado da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDb-, após a Suíça identificar contas ligadas ao deputado, à mulher dele e uma das filhas.
Como Henrique Alves não pode ser extraditado para a Suíça para responder a processo porque é brasileiro nato, a transferência do caso para o Brasil assegura a continuidade da investigação.
Ele já era alvo de dois pedidos de abertura de inquérito no Supremo. Um deles pede a inclusão do nome dele no principal inquérito da Lava Jato, o que apura se existiu uma organização criminosa para fraudar a Petrobras.

O outro pedido é baseado em mensagens apreendidas no celular do ex-presidente da OAS José Adelmário Pinheiro, o Léo Pinheiro, nas quais o empreiteiro trata com Eduardo Cunha de doações a Henrique Alves - a suspeita é de que Alves tenha recebido dinheiro desviado da estatal em forma de doação oficial para campanha.
A denúncia feita pela Procuradoria Geral da República teria ocorrido em um procedimento já instaurado, que apurava outros fatos, que não a existência das contas na Suíça. No entanto, os elementos que chegaram foram suficientes para embasar uma acusação formal contra o ex-ministro pos crimes tributários e lavagem.
Como Henrique Alves deixou o governo e perdeu o foro privilegiado, terá que ser analisado agora se o caso continuará no Supremo ou se será enviado à primeira instância.
'Revista Veja'
Reportagem publicada na noite desta sexta (17) no site da "Revista Veja" mostrou ainda que Henrique Eduardo Alves é alvo de uma ação de improbidade administrativa que tramita há cerca de dez anos na Justiça Federal de Brasília. Trata-se de uma conta diferente da que foi localizada pelas autoridades suíças.
No processo que corre em uma das varas cíveis do Distrito Federal, a ex-mulher de Alves - Mônica Azambuja - apresentou documentos e extratos bancários que detalham gastos fora do país entre 1996 e 2004. Os valores não teriam sido declarados à Receita Federal. Ela apresentou o número de uma conta no Banco Union Bancaire Privée, batizada com as letras H e M, iniciais de Henrique e Mônica.
A TV Globo confirmou a existência do processo, onde há inclusive detalhes sobre gastos em hotéis de luxo na Europa. O juiz responsável ainda terá que decidir se essa ação terá ou não prosseguimento.

Nota
Veja nota divulgada por Henrique Eduardo Alves:

Nota de esclarecimento

Não recebi citação de nenhum novo processo. Tão logo tome conhecimento do seu conteúdo, certamente darei a resposta necessária diante dos fatos a serem esclarecidos. Documentos apresentados pela senhora Mônica Azambuja em processo anterior foram considerados ilegais.
Mantenho-me sereno, racional e republicano diante do vazamento seletivo ilegalmente publicizado. Acredito na imprensa livre e nas instituições judiciárias da nossa democracia. e nas instituições judiciárias da nossa democracia.

G1/RN

Polícia Civil e Militar prendem cearense na cidade de Caicó, acusado de tráfico de drogas

Por volta das 05h00 da manhã deste domingo (19), a equipe de plantão da Polícia Civil com apoio da Polícia Militar cumpriram um mandado de busca e apreensão em uma residência localizada na Rua Arthur Bernardes conhecida por Rua dos Ciganos no bairro da Boa Passagem.

A operação foi comandada pela delegada plantonista Dra. Andreia juntamente com sua equipe e apoio de homens da Polícia Militar (GTO e RP) e resultou na prisão do cearense Edmundo Basílio dos Santos, de 55 anos, natural de Limoeiro do Norte.

Presos fogem de Juazeirinho-PB e são presos em Equador

No início da tarde deste Domingo (19), Policiais do Destacamento do município de Equador, sob o Comando do Cabo Nivanildo foram informados, da presença de dois meliantes que segundo informações seriam fugitivos e estariam armados.

Rapidamente a PM local, fez buscas e encontrou os acusados que não tiveram chance alguma de reação.

Segundo informes, os mesmos são fugitivos da cidade de Juazeirinho na Paraíba.

Com os acusados foram encontrados duas armas de fogo e celulares.

PM PRENDE EX-PRESIDIÁRIO ACUSADO DE AMEAÇAR MULHER GRÁVIDA COM FACÃO

Policiais Militares da 3ª CIPM prenderam na tarde desse Domingo (19/06), na comunidade Queimadas, zona rural de Currais Novos, o velho conhecido da Polícia JOSINALDO DOS SANTOS VALDIVINO acusado de ameaçar familiares e uma mulher grávida.

Informações chegadas ao COPOM através do 190 davam conta que o acusado vem aterrorizando a comunidade onde mora e teria invadido uma casa e ameaçado uma mulher grávida usando um facão, além de costumeiramente ameaçar e espancar os próprios familiares.

Josinaldo tem várias passagens pela polícia como estupro, tentativa de homicídio, Maria da Penha e etc. Ele tentou contra a vida de um Policial Militar durante uma das prisões onde espancou os próprios pais. Na ocasião Josinaldo foi baleado no dedo e na orelha após partir para cima do PM usando uma foice chegando a atingir o Policial no braço. Ele é considerado um elemento perigoso e incapaz de conviver em sociedade.  Por J JÚNIOR

sexta-feira, 17 de junho de 2016

RN promove maior campanha de divulgação turística em Foz do Iguaçu

Equipe da Setur e Emprotur e tradeDegustação de vinhos, a beleza de misses, atores vestidos com trajes típicos... As tentativas para chamar atenção dos visitantes do Festival de Turismo das Cataratas são muitas, mas o estande próprio do Rio Grande do Norte é dos mais badalados. O porquê? Talvez pelas castanhas deliciosas, pela folheteria impecável, mas com certeza a beleza dos painéis que escancaram o sol e o mar, a religiosidade, points de aventura, de lazer e tranquilidade, é incomum e desviam logo o olhar do passante.

A 11ª edição do Festival das Cataratas, promovido no Rafain Palace Hotel & Convention Center, termina amanhã (18) em Foz do Iguaçu e deve receber seis mil pessoas, entre agentes de viagem, operadores, hoteleiros e imprensa. É dos eventos nacionais que mais se reinventam. E o RN segue o compasso. Pelo segundo ano consecutivo ofereceu programação paralela com mostra da cultura potiguar em espaço exclusivo, no Marco das Américas, com capacidade para mil pessoas.

Deputado Dison Lisboa solicita ações para Lagoa Salgada

Deputado Dison Lisboa solicita ações para Lagoa SalgadaCom o propósito de melhorar a segurança pública e o abastecimento de água no município de Lagoa Salgada, região Agreste potiguar, o deputado Dison Lisboa (PSD) encaminhou requerimentos a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) solicitando ações para a cidade. O parlamentar pleiteia a substituição imediata da atual viatura policial por um novo veículo e a perfuração de poços tubulares na zona rural do município.

“Nossa preocupação leva em consideração a forte crise hídrica que as cidades potiguares enfrentam. Os moradores da zona rural tem sido os mais prejudicados com este cenário. Por isso, pedimos a perfuração de poços tubulares nos distritos de Cajueiro, Parelhas, São Francisco e São Mateus. Estas localidades pertencem a zona rural da cidade e não contam, atualmente, com rede de água encanada”, afirmou Dison.

PLC 07/2016: ampliando proteção à mulher vítima da violência

CAPA_FACE2Tramita no Senado federal o PLC 07/2016 que, além de prever um atendimento policial e pericial especializado, amplia a esfera de proteção à mulher vítima de violência, na medida em que autoriza que as Medidas Protetivas de Urgência possam ser deferidas de imediato, já na Delegacia.

Atualmente, as vítimas de violência doméstica dirigem-se à Delegacia, no intuito de ver cessada a violência sofrida em casa, contudo, apenas conseguem registrar o Boletim de Ocorrência, voltando à convivência com o agressor, onde aguardarão a decisão judicial e a intimação do oficial de justiça para ver o acusado afastado do lar.

Sabemos que as mulheres já procuram a Delegacia numa situação extrema. Minutos e segundos são decisivos nas vidas delas e dos seus filhos.

A situação agrava-se ainda mais nos finais de semana, em especial, no horário compreendido entre 18h e 8h, quando não há plantão judiciário, apenas plantão em Delegacia, sendo a vítima obrigada a aguardar até o dia seguinte, para que o seu pedido de medida protetiva seja analisado pelo Poder Judiciário. Assim, uma mulher vítima de violência às 18 horas do sábado, apenas terá seu pedido analisado no dia seguinte e, enquanto isso, deverá procurar a casa de algum parente ou amigo para garantir o distanciamento do agressor.

MPF em Assu fecha acordo com 13 municípios para controle de ponto de servidores da Saúde

Trabalho conjunto com o MP Estadual visa coibir irregularidades. Denúncias apontam que profissionais desrespeitam carga horária e prejudicam a população

O Ministério Público Federal (MPF) em Assu firmou Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) com 13 municípios de sua área de atuação, nessa terça e quarta-feira (14 e 15). Os acordos visam à instalação de Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (SREP) que garanta o controle da jornada de trabalho dos servidores da saúde vinculados ao Programa Saúde da Família.

Assinaram os TACs com o MPF - representado pelo procurador da República Victor Queiroga – os municípios de Angicos, Assu, Bodó, Campo Grande, Carnaubais, Galinhos, Guamaré, Ipanguaçu, Lajes, Paraú, Santana do Matos, São Rafael e Triunfo Potiguar. Participou das reuniões, ainda, a promotora de Justiça Iara Pinheiro, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias (Caop) da Saúde. O MP Estadual vem atuando junto com o MPF no combate às irregularidades em todas as regiões do Rio Grande do Norte.

Presidente da Câmara de Cruzeta e servidores participam de evento promovido pelo TCE/RN

IMG_9967A presidente da Câmara de Cruzeta, vereadora Sara Lobo (PMDB), esteve em Natal participando de um encontro ao lado de servidores do legislativo municipal. O encontro que trouxe o tema “Finalização de mandato e Novas diretrizes do controle externo”, foi promovido pela Federação das Câmaras em parceria com o Tribunal de Contas do Estado.

O evento inédito no Estado e tem como objetivo orientar os gestores que estão no período final de seus mandatos. Além da presidente sara Lobo, participaram representando a Câmara de Cruzeta, Eliane Azevedo, Saul Lincoln e Everton Delgado.

Rosalba e Beto Rosado participam de reunião com pré-candidatos a vereador em Mossoró

NHAA pré-candidata do PP à prefeitura de Mossoró, Rosalba Ciarlini, e o deputado federal Beto Rosado, participaram no final da tarde desta quinta-feira (16), de reunião com os pré-candidatos a vereador do Partido Progressista no município. Regras eleitorais e alianças foram o foco da discussão.

O encontro também contou com a participação do presidente estadual do partido, Betinho Rosado. Entre os  pré-candidatos, o vereador Francisco Carlos, o ex-vereador Chico da Prefeitura, o radialista Agenor Melo, o comerciante Fofão, os servidores públicos Luiz Soares e Franciedo Barros, o empresário Wellington Costa, o conselheiro tutelar Ítalo Mikael, Vanilde do Jucurí, Narciso dos Pintos, Vidal Júnior, Karol Furacão e Fabrício Ravele.

Rafael Motta conhece gestão da educação, mobilidade e segurança em Belo Horizonte

IMG-20160616-WA0054Integrante da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, o deputado federal Rafael Motta (PSB) visitou nesta quinta-feira (16) a cidade de Belo Horizonte/MG, para conhecer o modelo de Parceria Público-Privada (PPP) utilizado pela Prefeitura local na rede municipal de educação. O modelo permite que o Município e os professores foquem na área pedagógica, enquanto a manutenção, limpeza e vigilância das escolas é feita pela empresa parceria.
"Isso tem dado as escolas públicas uma estrutura de escola privada, abrindo, inclusive, milhares de vagas na rede municipal. A gestão do PSB em Belo Horizonte tem projetos interessantes e modernos e que devemos levar para a discussão em Natal", afirmou o parlamentar.

 

quinta-feira, 16 de junho de 2016

FEMURN participa da comissão executiva do Programa Água para Todos

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN – está participando da comissão executiva estadual do Programa Água para Todos, idealizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH). Como integrante da comissão, a Federação colabora na coordenação das iniciativas, definição e discussão das ações, metas e planos operacionais do programa.

O programa Água para Todos vai beneficiar em torno de 17 mil pessoas em 50 municípios do estado, onde serão perfurados poços, construídos chafarizes e pequenas redes de distribuição de água, além de barreiros que fornecerá água para o rebanho dos agricultores.

A escolha dos municípios contou com participação social, onde o comitê Executivo Estadual selecionou as cidades que receberão as tecnologias. A decisão se dá por critérios eminentemente técnicos, atendendo requisitos elaborados pelo Ministério da Integração Nacional. A SEMARH, coordenadora do comitê, articulou com os municípios a participação dos representantes da Sociedade Civil.

Bebidas muito quentes “provavelmente” causam câncer, diz a OMS

cafe com leite

As bebidas muito quentes “provavelmente” causam câncer de esôfago, segundo a Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer (IARC, na sigla em inglês), que faz parte da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Os resultados sugerem que ingerir bebidas muito quentes pode ser uma causa de câncer de esôfago e é a temperatura, mais do que a bebida em si, que parece ser a responsável”, disse Christopher Wild, diretor do IARC, à agência AFP.
A OMS revisou mais de mil estudos científicos sobre a possibilidade de que o café e o mate provoquem câncer. As duas substâncias foram classificadas como “possivelmente cancerígenas para os humanos” em 1991, quando foi realizada a última avaliação. Agora, a agência afirma que não existem evidências de que o café e o mate sozinhos provoquem câncer. Mas diz que ingerir essas e outras bebidas a uma temperatura de 65 graus centígrados pode provocar câncer de esôfago.

ALRN demite servidores que recebem Bolsa Família de forma irregular

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte publicou na manhã desta quarta-feira (15) a exoneração de 13 servidores que, de acordo com o Ministério Público, recebem dinheiro do programa Bolsa Família de forma irregular. A lista de servidores foi divulgada no Boletim Eletrônico da Casa.

Um levantamento realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) apontou que 32 servidores da AL eram beneficiados com dinheiro do programa do Governo Federal. Destes, 13 ainda estavam relação de funcionários ativos.

A lista, segundo o MP, foi elaborada a partir do cruzamento de dados. A investigação é do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que culminou na planilha com os servidores da Casa que recebem irregularmente recursos do Bolsa Família, sobretudo por possuírem renda per capita familiar superior à exigida.

Em nota divulgada na segunda-feira (13), a Assembleia informou que "a Casa não tem prerrogativa para questionar o servidor sobre o recebimento de benefícios de programas ou projetos sociais do Governo Federal; das 32 pessoas listadas pelo Ministério Público, 19 não fazem parte do quadro de servidores da Assembleia Legislativa; e a Assembleia informa ainda que os 13 servidores listados serão convocados para prestar esclarecimentos ao Poder Legislativo".

As exonerações devem ser publicadas no Diário Oficial do Estado.

Jovens negam ter assassinado PM Rangel e acusam a mãe de ser a mandante

A Polícia Civil de Caicó, atuando em conjunto com o serviço de inteligência da Polícia Militar, com a colaboração da Polícia Civil do Distrito Federal, prendeu na manhã de hoje as pessoas de Thiago Medeiros Conforte, vulgo Thiago Cigarro, e Pablo Medeiros Conforte, vulgo Godói, ambos estavam foragidos e escondidos na cidade de Luziânia/GO.
De acordo com as investigações, Thiago e Godói podem ter sido os executores do CB Rangel. Todavia, no momento da prisão, eles negaram participação no crime e apontaram Rita de Cássia, viúva de Rangel, como sendo a mentora de toda a trama criminosa. Ainda segundo os suspeitos, o assassino teria sido a pessoa de Valdinez Fernandes dos Santos, preso semana passada na cidade de Jucurutu. As polícias estão providenciando os trâmites para o reencaminhamento dos presos para a cidade de Caicó.

Sidney Silva

MPF obtém liminar e Município de Rafael Fernandes terá de implantar ponto eletrônico

Prefeitura não possui controle sobre jornada e profissionais cumprem carga horária inferior à registrada junto ao Ministério da Saúde

A Justiça concedeu ao Ministério Público Federal (MPF) uma liminar determinando que o Município de Rafael Fernandes instale o Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (SREP) para todos seus servidores da área da saúde, em especial médicos e odontólogos, dentro de um prazo de 60 dias. Uma investigação da Procuradoria da República em Pau dos Ferros constatou que não havia o devido controle por parte da Prefeitura e alguns desses profissionais descumpriam a jornada prevista pelos programas federais, sobretudo o Saúde da Família.

Além do prejuízo aos direitos da população, o desrespeito às cargas horárias poderia resultar na suspensão dos repasses de recursos feitos pelo Ministério da Saúde ao Município de Rafael Fernandes. A ação civil pública, de autoria do procurador da República Marcos de Jesus, aponta que foram “constatadas inúmeras irregularidades no controle do ponto dos servidores públicos da área da saúde”, nas cidades da região do Alto Oeste Potiguar. Uma recomendação foi emitida em maio de 2014 a todos os 38 municípios da área de atuação da Procuradoria em Pau dos Ferros.

Audiências extrajudiciais foram marcadas com prefeitos e secretários de saúde, porém metade dos representantes se recusou a assinar os termos de ajustamento de conduta (TACs) propostos pelo MPF, dentre os quais a de Rafael Fernandes, a secretária de Saúde Desirée Ferreira de Oliveira, que na ocasião representou o prefeito José Nicodemo Ferreira Júnior.

Em janeiro de 2015 foi promovida uma inspeção in loco no Centro de Saúde Rafael Fernandes e as irregularidades foram confirmadas pelo MPF, comprovando-se que vários médicos não cumpriam as cargas horárias previstas em seus contratos. Havia, inclusive, uma médica atuando sem registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, onde deveriam estar listados todos os profissionais que trabalham na área e recebem recursos provenientes da União.

“Embora inegavelmente os profissionais de saúde recebam uma remuneração não condizente com a carga horária exigida, e que carece de reajuste monetário há anos, o que restou reconhecido pelo MPF, isso não justifica que a jornada de trabalho seja artificiosamente registrada e que os serviços prestados à população sejam fornecidos de forma parcial e sem qualquer fiscalização pela Administração Pública”, concluiu a juíza federal Moniky Dantas.

De acordo com a liminar concedida, além de implantar o SREP, o Município deve garantir que o registro do ponto fique acessível aos interessados em consultá-lo. Em caso de descumprimento da decisão judicial, a multa prevista é de R$ 5 mil por dia, podendo vir a ser aumentada, se necessário. A ação civil pública tramita na Justiça Federal sob o número 0800119-95.2016.4.05.8404.

http://www.mpf.mp.br/rn/sala-de-imprensa/noticias-rn/mpf-obtem-liminar-e-municipio-de-rafael-fernandes-tera-de-implantar-ponto-eletronico

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Temer sanciona lei e edita MP renegociando dívidas de agricultores e caminhoneiros

CI - Comissão de Serviços de Infraestrutura

O presidente Michel Temer sancionou a Lei nº 13.295/16 que estabelece melhores condições para o refinanciamento de dívidas de caminhoneiros e prorroga o prazo para inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Ele também assinou nova medida provisória, a MP 733/16, autorizando a liquidação e renegociação de dívidas de crédito rural. As duas ações foram publicadas no Diário Oficial da União em sua edição desta quarta-feira (15).

Para o senador Garibaldi Filho – relator-revisor da medida provisória 707, agora transformada na Lei 13.295 – a decisão de Temer em adotar as duas medidas vai permitir que o setor rural nordestino receba um grande impulso. Ele estimou que mais de 1,2 milhão de pequenos agricultores e criadores serão beneficiados. “Somente quem convive com os problemas enfrentados pelo produtor rural nordestino, que enfrenta uma seca que já dura cinco anos, pode avaliar o real significado da decisão”, comentou.

A Lei 13.295/16 prorroga até 31 de dezembro de 2017 o prazo para inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR), na tentativa de dar mais oportunidade aos agricultores. Ela também autoriza o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a prorrogar até 30 de dezembro o prazo para a formalização de refinanciamento de empréstimos contraídos por caminhoneiros para a aquisição de veículos, reboques, carrocerias e bens semelhantes. A prorrogação será válida para contratos firmados até o fim de 2015.

Já a nova medida provisória editada por Michel Temer autoriza a renegociação de dívidas de produtores rurais da região da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Ela beneficiará, sobretudo, aos agricultores de estados do Nordeste e de regiões do Semiárido e do Norte do Estado do Espírito Santo, além dos municípios do Norte do Estado de Minas Gerais, do Vale do Jequitinhonha e do Vale do Mucuri.

Poderão ser renegociadas as dívidas contraídas até 31 de dezembro de 2011. Os percentuais de desconto para a liquidação das dívidas variam de acordo com o valor tomado, a data da contratação e o município do produtor. No caso das operações de crédito contratadas por agricultores do Semiárido, até 31 de dezembro de 2006, com valor original de até R$ 15 mil, o desconto será de 95% sobre o valor do saldo devedor atualizado.

O mesmo desconto vale também para o Norte do estado do Espírito Santo e os municípios do Norte do Estado de Minas Gerais, do Vale do Jequitinhonha e do Vale do Mucuri. Nos demais municípios de atuação da Sudene, o desconto, com valores e datas semelhantes, é de 85%. A MP também prevê a concessão de descontos para a liquidação, até 29 de dezembro de 2017, de dívidas originárias de operações de crédito rural e das dívidas contraídas no âmbito do Fundo de Terras e da Reforma Agrária, inscritas em Dívida Ativa da União até 31 dezembro de 2014.

Por solicitação do deputado Rafael Motta, Comissão de Educação realiza audiência pública durante a 14ª Festa Literária Internacional de Paraty

DSCN2462Foi aprovado nesta quarta-feira (15), na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, o requerimento de autoria do deputado federal Rafael Motta (PSB), que requer a realização de audiência pública para debater a criação do Fundo Nacional Pró-Leitura (FNPL), durante a 14ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). A audiência ocorrerá no dia 30 de junho, na Câmara Municipal da cidade litorânea do Rio de Janeiro.

O deputado Rafael Motta é o relator do Projeto de Lei nº. 1.321/2011, que cria o Fundo Nacional Pró-Leitura, projeto de incentivo à leitura de grande relevância para educação brasileira. “ O nosso objetivo é ampliar a discussão dessa matéria, pois é de suma importância que a prática da leitura esteja no cotidiano dos brasileiros. Por isso, vamos levar o debate da criação do FNPL para Paraty, uma vez que a Flip é um dos principais festivais literários do mundo”, disse Rafael Motta.

Foram convidados para a audiência pública em Paraty representantes do Ministério da Cultura (MinC); do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL); da Câmara Brasileira do Livro (CBL); do Instituto Pró-Livro (IPL); do Movimento por um Brasil Literário; do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed); do Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL) e da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias.

UTI pediátrica do Maria Alice será fechada em Julho

SONY DSC                       O Sindicato dos médicos cobrará da Sesap solução para reverter o fechamento

Hoje o Rio Grande do Norte tem um déficit de 200 UTIs Neonatal e Pediátricas, causando grande transtorno para a população. Esse número deve aumentar caso a UTI pediátrica do Hospital Maria Alice Fernandes (HMAF), na Zona Norte de Natal, feche seus 10 leitos no próximo dia 29 de julho.

O caso foi denunciado pela coordenadora da UTI Pediátrica do HMAF, Luciana de Aguiar Corrêa, durante reunião com a diretoria do Sinmed RN, ocorrida na noite de ontem (14). De acordo com Luciana, desde o ano de 2014 a equipe do Maria Alice alerta a Secretaria Estadual de Saúde sobre a falta de Recursos Humanos na unidade, o que pode levar ao fechamento da UTI.

A equipe tem fechado escala de plantões com um número crítico de profissionais, sobrecarregando os médicos quando alguém tira férias ou adoece, por exemplo. Com a previsão de algumas aposentadorias para os próximos meses, o problema deve se agravar, deixando a escala de plantões do mês de julho incompleta.

QUADRILHA FORTEMENTE ARMADA EXPLODE CAIXA ELETRÔNICO DO BB DA CIDADE DE LAGOA NOVA

Desktop3Por volta das 2h50 da madrugada desta quarta-feira(15), uma quadrilha fortemente armada estourou o caixa eletrônico do banco do Brasil da cidade de Lagoa Nova, distante 27Km de Currais Novos. De acordo com populares, que acordaram ao som de uma forte explosão e centenas de tiros, os bandidos espalharam grampos próximo a Furna da Onça e antes das duas pontes que dão acesso a Lagoa Nova. Nesse momento dezenas de viaturas da polícia Militar foram acionadas e estão em diligências na tentativa de localizar a quadrilha.

De acordo com o Sargento Brasão, comandante do destacamento, quatro veículos participaram da ação, parte da quadrilha cercou o destacamento e o restante foi para o banco onde realizaram o estouro do caixa eletrônico. No momento da ação os bandidos disparam centenas de tiros. Brasão disse a nossa reportagem que os policiais recolheram mais de quatro caixas de grampos espalhados na RN 041, estrada que da acesso a Lagoa Nova. fonte: pmcurraisnovos

Governo do RN ganha prêmio internacional com projeto piloto de desertificação

O Governo do Estado recebe, nesta sexta-feira (17), às 10h30, o prêmio internacional “Dryland Champions”, da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos das Secas - UNCCD (sigla em Inglês).  A premiação acontece no auditório do Ministério do Meio Ambiente, em Brasília e é destinada a homenagear as atividades das pessoas e/ou organizações e empresas que fizeram uma contribuição prática ao Manejo Sustentável de Terras.

O Governo do RN foi premiado com o Projeto Piloto de Combate à Desertificação no Seridó. A iniciativa abrange nove associações pertencentes aos municípios de Carnaúba dos Dantas, Parelhas e Equador. Todos contemplados terão 100% de financiamento do governo estadual, através das Secretarias de Planejamento e Secretaria de Trabalho e Assistência Social, com recursos do Projeto RN Sustentável por meio do acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

Acordo de leniência proposto por Vaccari e Dirceu é “atestado de óbito” do PT, diz Rogério

ROGERIO MARINHOO ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e o ex-ministro do governo Luiz Inácio Lula da Silva, José Dirceu, sugeriram a correligionários que o PT faça um acordo de “leniência partidária”. Segundo relatos de pessoas que estiveram com os petistas no último mês, a ideia teria surgido do próprio Dirceu e foi apresentada ao menos a dois deputados do partido e a dois advogados.

De acordo com a Folha de São Paulo, a proposta seguiria o modelo de leniência feito por empresas, em que elas assumem crimes e são condenadas a pagar multas. Em troca, mantêm a possibilidade de fazer contratos com o governo e seus executivos podem aderir ao acordo, com diminuição de pena ou até perdão judicial. A maior diferença entre leniência e delação é que a primeira é feita com empresas, e a segunda, com pessoas físicas.

Ministro do Turismo recebe prefeitos do Oeste, Seridó e região Central

14 de junho de 2016 - Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, recebe o Deputado Estadual Gustavo Fernandes do PMDB do RN. Na comitiva do deputado estavam os prefeitos:
- Isaias Cabral de Acari;
- Sérgio Cadó de Pedro Avelino;
- Chilon Batista de Timbaúba dos Batistas;
- Olga Fernandes de Martins;
Os assessores Edivânia Fernandes, Marcílio Dantas, Geneviana Dantas, Marco Antônio e Ana Maria.
Foto: Gustavo Messina/Ascom/MTurO ministro Henrique Eduardo Alves recebeu nesta terça-feira (14), vários prefeitos potiguares. O deputado Gustavo Fernandes também participou da audiência e reforçou os pleitos dos presentes na reunião e de outros municípios do Rio Grande do Norte.

A prefeita de Martins, Olga Fernandes, pediu a liberação de recursos para continuação de obras de urbanização e praças, entre elas a da Lagoa do Rosário, e recuperação do museu. O projeto de um teleférico para serra de Martins também está cadastrado no Ministério do Turismo.

Reivindicação semelhante foi apresentada pelo prefeito Sérgio Cadó, de Pedro Avelino. São praças e urbanização de avenidas já iniciadas no município da região Central. O pórtico e urbanização do acesso de Timbaúba dos Batistas estão entre os projetos defendidos pelo prefeito Chilon Batista.

Já Isaías Cabral, de Acari, tem obras em andamento no Ministério do Turismo como a praça de eventos e um calçadão. O prefeito também pediu o apoio de Henrique Eduardo Alves para projetos de Acari nos ministérios do Esporte e das Cidades.

terça-feira, 14 de junho de 2016

04 Pessoas foram presas acusadas de tentarem colocar drogas no CDP de Currais Novos

Foto: PM Currais NovosFoto: PM Currais Novos

Na tarde desta segunda-feira (13), Agentes Penitenciários que trabalham no CDP de Currais Novos encontraram maconha em cigarros e bolachas que foram mandados por parentes dos presos através de dois moto-taxistas.

As bolachas, recheadas de maconha, foram enviadas por Ângela Maria Da Silva de 39 anos que foi presa pela polícia Civil logo após apreensão da droga no CDP.

Os cigarros, recheados de maconha, foram enviados por Breno Diego Bezerra Silva de 19 anos (Já tem passagem por tentativa de homicídio) que foi preso pela Polícia Civil logo depois da apreensão da droga no CDP.

Os moto-taxistas identificados como; Francisco Francinaldo da Silva de 39 Anos e José Alisson da Silva de 27 anos também foram autuados pelo o delegado de plantão.

Todos os presos foram encaminhados para Caicó, tendo em vista, que o CDP de Currais Novos está interditado e não recebe novos presos.

Os moto-taxistas alega inocência e disseram que apenas foram contratados pela mulher e pelo o jovem para levar os pertences até o CDP.

Material apreendido pelos Agentes Penitenciários.

Material apreendido pelos Agentes Penitenciários.

J. Júnior

CURRAIS NOVOS: Acusado de tentativa de assalto foi atingido no peito com disparo de arma de fogo

Foto: PM Currais Novos Foto: PM Currais Novos

Por volta das 12h00 desta segunda-feira (13), uma tentativa de assalto foi registrada em um comércio na feira coberta em Currais Novos, onde o assaltante (usando capacete e um revólver) adentrou no estabelecimento e anunciou o assalto. Houve reação e o acusado fugiu sem levar nada, deixando para trás o capacete. Um motociclista não identificado presenciou o assalto seguiu o acusado e efetuou dois disparos atingindo o suspeito no peito com um dos disparos.

O acusado mesmo baleado conseguiu correr e caiu próximo a um campo de Society por trás da sede da 3ª CIPM.

A Polícia Militar foi acionada e fez o isolamento do local até a chegada do SAMU. Uma das vítimas reconheceu o acusado que foi encaminhado para o Hospital Regional onde está passando por procedimento cirúrgico.
O acusado foi identificado como Mateus Wilson de Oliveira de 18 anos vulgo Buiú, que tem várias passagens pela polícia (Principalmente por furtos) e é viciado e drogas.

A Polícia não tem pistas do atirador e não encontrou a arma utilizada pelo o acusado.

J. Júnior

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Governo propõe alteração de limite na exigência de parecer da PGE

O Governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa projeto de Lei que visa estabelecer novos valores-limite para a exigência de parecer prévio da Procuradoria em processos licitatórios, convênios, dispensas e inexegibilidades de licitação.

O projeto de Lei é uma alteração de Lei Complementar Estadual nº 240, de 27 de junho de 2002, que dispõe sobre a Lei Orgânica da Procuradoria-Geral do Estado e o Estatuto dos Procuradores.

Os valores estão sem reajuste há mais de 14 anos e há uma tendência entre os Estados da Federação de aumentar o limite visando otimizar a tramitação de processos entre os órgãos e entidades da administração estadual e a PGE.

A proposta do Governo prevê que a Procuradoria-Geral passe a examinar e emitir parecer prévio nos processos de dispensa e inexegibilidade de licitação quando o valor ultrapassar R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais).

Em relação à análise e emissão de parecer prévio nas minutas de edital e de contatos relativos a licitações, quando o valor ultrapassar R$ 650.000,00 (seiscentos e cinquenta mil reais). Para as minutas de convênios, a PGE irá emitir parecer prévio quando o valor ultrapassar R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais).

No encaminhamento do projeto de Lei à Assembleia, o Governo do Estado ressalta que a análise jurídica dos processos de menor relevância financeira continuará sendo realizada diretamente pelas Assessorias Jurídicas do órgão ou entidade interessado, sob a orientação técnica da PGE e em observância à Lei Federal n° 8.666, de 1993.

TCE/RN dá inicio ao evento "Finalização de mandato e Novas diretrizes do controle externo"

Finalização de mandato evento TCERN (5)O evento inédito conta com grande participação de gestores municipais de todo o Estado reunidos no auditório do CEMURE em Natal/RN

As Federações das Câmaras Municipais (FECAM/RN) e dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado TCE/RN, realizam o evento “Finalização de mandato e Novas diretrizes do controle externo”. O encontro direcionado aos prefeitos, presidentes de Câmaras, servidores e assessores públicos municipais está sendo realizado no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE) em Natal/RN. A programação segue hoje até as 18h e continua amanhã das 8h às 18h.

Este é um evento inédito no Estado e tem como objetivo orientar os gestores que estão no período final de seus mandatos. A intenção da Fecam é que ele seja incorporado à agenda de programação de cursos da Escola de Contas do TCE/RN, para que seja realizado no anos do término dos mandatos executivos e legislativos municipais.

Rafael Motta participa de lançar de lançamento da festa de São Pedro Apóstolo

O deputado federal Rafael Motta, do PSB, participou na noite deste sábado (11) do jantar de lançamento da Festa de São Pedro Apóstolo. Na ocasião, o parlamentar elogiou a iniciativa do padre Francisco Motta, que tem importantes ações sociais em Natal e no bairro do Alecrim.
No jantar, estiveram presentes também o deputado estadual Carlos Augusto Maia e o vereador Dagô. E, depois, Rafael Motta ainda visitou a cidade de Vera Cruz, para prestigiar o Arraia de aniversário de Marcos Cabral, pré-candidato da cidade.

sábado, 11 de junho de 2016

Gestão do Turismo é discutida na UERN

ruy gaspar - uernAs principais estratégias de gestão no turismo estadual, avanços do setor e conquistas foram destaques da mesa redonda que fez parte do I Seminário de Inovação e uso de Tecnologias no Turismo, promovido pela UERN – Universidade do Estado do RN, com participação do secretário de Estado do Turismo, Ruy Gaspar.

Durante sua explanação, o secretário falou para alunos, professores da área de turismo e profissionais do trade, traçando uma retrospectiva do trabalho que vem sendo realizado no último um ano e meio de gestão à frente da pasta. O equilíbrio no orçamento, com cortes de despesas, principalmente relacionados a alugueis, e consequente mudança da SETUR RN e Emprotur para o Centro de Convenções, foi uma das primeiras ações juntamente com a arrojada decisão do Governador Robinson Faria que reduziu o ICMS do querosene da aviação, viabilizando desta forma maior fluxo aéreo no Estado.

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Prefeitura de Carnaúba dos Dantas realiza o pagamento dos servidores efetivos do município

A Prefeitura de Carnaúba dos Dantas realiza hoje (10) o pagamento do salário do servidor municipal efetivo referente ao mês de maio/2016.

Na semana passada, a prefeitura já havia feito o pagamento dos professores. Os ocupantes de cargos comissionados receberão no dia 20.

A crise financeira que tomou conta do país está inviabilizando o funcionamento da máquina pública municipal. As receitas municipais constituídas em mais de 90% de recursos transferidos pelos governos federais e estaduais (FPM e ICMS) vêm diminuindo, enquanto as despesas aumentadas em razão principalmente da majoração do salário mínimo e do piso do magistério.

A crise atual parece um filme que volta a se repetir e que aflige todos os prefeitos do Brasil.

Fonte:TotaAristoteles