Pages

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

EMPARN firma parceria técnica para fortalecimento da apicultura no RN

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), vão assinar um Termo de Cooperação Técnica para a utilização de parte da Base Experimental Rommel Mesquita de Faria, no Jiqui. Será instalado um aviário receptor para o armazenamento e transferência de enxames de abelhas recuperados para apicultores norte-rio-grandenses previamente cadastrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O objetivo da cooperação técnica é preservar populações apícolas, capturando enxames que se instalam em zonas urbanas, incrementar o percentual de atendimento em captura de enxames apícolas por parte do Corpo de Bombeiros e, dessa maneira, possibilitar a distribuição dos enxames aos apicultores que se enquadram nas diretrizes do Pronaf.

Rogério Marinho denuncia ao MPF doutrinação em escola infantil na UFRN

ROGERIO MARINHOAs denúncias de doutrinação no Núcleo de Educação Infantil (NEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) deverão ser investigadas pelo Ministério Público Federal (MPF). O caso foi levado ao órgão pelo deputado federal Rogério Marinho (PSDB). O parlamentar ainda encaminhou um ofício endereçado a reitora da instituição, Angela Paiva, para alertar sobre o caso.

“Escola pública transformada em aparelho de partido político, paga com dinheiro público, afrontando direito pátrio das famílias de formar caráter dos seus filhos, abusando de crianças inocentes para passar uma narrativa mentirosa a respeito de um fato histórico e político que se passa em nosso país, de forma equivocada, sem equilíbrio, afrontando a Constituição que fala em pluralidade de ideias. Os fatos precisam ser passados para que as próprias crianças façam seu juízo de valor e não como sendo algo definitivo. É coisa absurda, um crime tão nocivo e bárbaro, covarde, que não podemos ficar quietos”, disse Rogério.

Segundo o parlamentar, o trabalho feito pelo movimento Escola Sem Partido “despertou um vespeiro e as pessoas começaram a entender que têm direitos, que estão sendo esbulhados por falsos professores, que na verdade são doutrinadores, preocupados em passar visão absolutamente bizarra da nossa história. A escola tem que ser Republicana, para fazer política o professor precisa fazer isso fora da sala de aula”, completou.

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Acidente Automobilistico próximo a Carnaúba

IMG_20160928_144458347[1]

Filho do Prefeito de Carnaúba dos Dantas perde controle do veiculo e colide em um poste na RN 288 mais precisamente na curva de Olau, segundo informações colhidas no local apenas danos materias foram causados.

Coligação pede impugnação de pesquisa em Caicó, feita pela SETA

O advogado Danilo Lopes, que representa os interesses da coligação “Caicó tem Jeito”, que tem Judas Tadeu (PROS), candidato a prefeito de Caicó, ingressou com impugnação e pedido de liminar na Justiça Eleitoral para que seja proibida a divulgação de pesquisa feita pelo Seta – Instituto de Pesquisa LTDA – ME.

A referida empresa foi a campo nos dias 24 e 25 de setembro, aplicando 400 questionários e a divulgação está prevista para acontecer no dia 29 de setembro.

O representante da coligação diz na ação que a empresa pesquisadora deixou de apresentar o detalhamento dos bairros e comunidades rurais nos questionários. “Ora, o plano amostral exige, para pedido de registro, informações quanto ao número de entrevistados por bairros, áreas e comunidades rurais, é o que diz o artigo 33, inciso IV da Lei 9.504/97). No caso, as áreas censitárias, não foram sequer identificadas. Não há também, clareza nos critérios de escolha das localidades e, o pior, não são conhecidos os números de questionários a serem aplicados em cada área censitária“, disse.

A coligação também questiona o fato de o próprio instituto, “para a surpresa de todos“, ser o provedor da pesquisa, sem que tenha qualquer sócio residente ou vinculado a Caicó ou qualquer outra motivação para ter sido responsável pela sua realização. “Isso causa estranheza. A informação registrada pela própria empresa representada é um fundado indício a apurar… 

Qual o interesse comercial da empresa em bancar as despesas de uma pesquisa no Município de Caicó?“, questiona o advogado.

Outro detalhe demonstrado na ação pelo advogado, é que a margem de erro da pesquisa ora impugnada, suscita dúvidas, pois ao menos intuitivamente, sabe-se quanto maior a amostragem pesquisada, menor a margem de erro, e vice-versa.“Deste modo, a margem de erro da pesquisa ora impugnada, de apenas 3%, em tese, é desproporcional para uma consulta de apenas 400 questionários, num universo de mais de 41 mil eleitores“.

Por Sidney Silva

Assaltantes explodem caixa e atiram contra base da PM e delegacia no RN

Criminosos invadiram uma agência do Banco do Brasil e explodiram um caixa eletrônico na madrugada desta quarta-feira (28) em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal. Os assaltantes ainda atiraram na base da Polícia Militar e na delegacia da Polícia Civil.

Segundo a PM, o crime aconteceu por volta das 3h30. Os assaltantes invadiram a agência e explodiram o único caixa eletrônico. Enquanto alguns ladrões estavam na agência, outros atiravam nas paredes da base da PM e da delegacia da cidade.

O estabelecimento ficou parcialmente destruído com a força da explosão. A polícia ainda não sabe se o dinheiro do terminal foi levado pelos criminosos.

Na fuga, a quadrilha ainda efetuou disparos pelas ruas da cidade. A PM fez buscas na região, mas ninguém foi preso.

Esta é a segunda explosão a caixa de banco em pouco mais de 24 horas. Na madrugada desta terça-feira (27) um bando explodiu um caixa eletrônico dentro de um supermercado em Cear-a-Mirim. Os criminosos ainda atiraram em uma base da Polícia Militar e em estabelecimentos comerciais. Duas pessoas foram feitas reféns, mas liberadas durante a fuga do bando.

Fonte: G1 RN

Na reta final da campanha, Rogério Marinho leva apoio a candidato do PSDB em Jandaíra

Mais um candidato a prefeito pelo PSDB recebeu apoio do deputado federal Rogério Marinho, presidente de honra do partido no Rio Grande do Norte. O parlamentar esteve nesta terça-feira (27) na cidade de Jandaíra, onde participou de um comício do candidato Reginaldo Dantas, que tem Gileno Gomes (PR) como vice.

Na oportunidade, o deputado disse que o tucano já havia mostrado, durante seu mandato na Câmara Municipal, ser capaz de governar e fazer a cidade avançar nos próximos anos. “A população saberá reconhecer e aproveitará este momento para dizer sim ao desenvolvimento e ao futuro, votando 45 no próximo domingo e elegendo Reginaldo prefeito”, disse Rogério.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

RN LANÇA CAMPANHA HISTÓRICA EM FEIRA TURÍSTICA NA ARGENTINA

foto1O potencial turístico do Rio Grande do Norte será um dos destaques na maior feira de turismo da América Latina, a FIT 2016, realizada mais uma vez na capital argentina, Buenos Aires. Pela primeira vez em sua história, o Estado potiguar participará com estande próprio, montado com recursos do RN Sustentável, como diferencial para destacar ainda mais as belezas e a cultura norte-rio-grandense.

Assim como Portugal, que no último mês de março também recebeu campanha de divulgação maciça dos destinos potiguares no estande próprio montado na BTL em Lisboa, a Argentina tem sido outra aposta do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur).

Se o mercado português foi por anos o responsável pelo maior número de turistas estrangeiros ao RN, a Argentina hoje tomou a dianteira e figura ainda com potencial gigantesco a ser explorado, sobretudo quando a intenção da SeturRN/Emprotur é viabilizar mais um voo semanal junto à Gol Linhas Aéreas, direto para a capital potiguar.

Carnatal é fenômeno também nas redes sociais

O Carnatal esse ano está na 26º edição. O evento ofereceu durante todo esse tempo alegria e felicidade aos natalenses e turistas que participam. Muito mais do que isso, o maior carnaval fora de época do país agrega números grandiosos e cases de sucesso. Na internet, o sucesso da marca cresce a passos largos e se destaca cada vez mais.

A rede Carnatal é uma das mais influentes do RN e considerada a maior rede digital no segmento de axé do Brasil. Neste domingo (25), a conta no Instagram atingiu cem mil seguidores. A fanpage tem mais de 128 mil curtidas e o Twitter 148 mil seguidores.

“Sempre fomos muito antenados em tudo de novo que surge na internet. Quando surgiu o Twitter, por exemplo, que ninguém ainda falava sobre ele, imediatamente já criamos uma conta para o Carnatal e começamos a alimentá-lo com informações exclusivas sobre evento, ou seja, foi no Twitter onde começamos noticiar em primeira mão as novidades da festa”, explicou João Henrique, Diretor de Marketing da Destaque.

26 prefeitos não disputam a reeleição no Rio Grande do Norte

Uma nova realidade sociopolítica surgiu nas eleições de 2016 no Rio Grande do Norte: Dos atuais 122 prefeitos com direito a disputar a reeleição, como permitido pela legislação eleitoral, 26 abdicaram da disputa e não estão concorrendo ao pleito. A atual realidade, inédita no estado, mostra o desestimulo dos prefeitos pela reeleição. As dificuldades em gerir os municípios no atual momento de crise financeira, com poucas receitas e comprometimento aos pagamentos a servidores e fornecedores, é o principal fator que tem desmotivado os gestores.

O levantamento foi feito pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN. Para o presidente da entidade, Ivan Lopes Júnior, a grave crise que assola as cidades tem afastado o interesse e empenho de pessoas públicas para do cenário político: “A situação é grave. Hoje, os gestores são meros pagadores de salários, pois praticamente não existem mais obras ou investimento nos municípios. Mas a situação financeira das prefeituras é tão ruim com os déficits que amargamos, que não mal temos condições de pagar os salários”, afirma, preocupado, Ivan Júnior.

Rio Grande do Norte é destaque na Semana Saber e Cultura 2016 do NEC/Pinguinho de Gente

Semana Saber e CulturaOs alunos do Nec/Pinguinho de Gente vão participar da Semana Saber e Cultura 2016 entre os dias 27 e 30 de setembro. Este ano a feira terá como tema principal os 45 anos da instituição desenvolvendo valores e conhecimentos para um planeta melhor. Trabalhos destacando as tradições do Rio Grande do Norte serão apresentados pelos alunos do ensino fundamental do Nec e por alunos da educação infantil do Pinguinho de Gente.

A abertura da Semana Saber e Cultura acontece nesta terça-feira (27), em dois horários, às 10h para alunos matutinos e às 16h para alunos do turno vespertino. Para a coordenadora Marcia Valéria, a feira deste ano, além de apresentar o conhecimento e as tradições do Rio Grande do Norte, vai mostrar como o aluno valoriza o seu estado.

Na quarta-feira (28), será a vez dos alunos da educação infantil apresentarem trabalhos destacando a aprendizagem através das cantigas de rodas; origem dos alimentos; valorização e preservação do meio ambiente, além da importância da cultura popular.

Potiguar 01 localiza três veículos com registros de roubo na Grande Natal

A tripulação do helicóptero Potiguar 01 do Centro Integrado de Operações Aéreas (CEIOPAER) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) recuperaram na tarde desta segunda-feira (26), durante um patrulhamento aéreo, três veículos com registro de roubo na Grande Natal. Entre eles estavam um Celta, de cor branca e placas NNQ 4070, um Fiat Strada, de cor branca e placas QGB 1965 e um Corola, de cor prata e placas NNS 2976.

Todos foram encontrados em áreas de matas, de difícil acesso. As viaturas dos batalhões de áreas foram acionadas para recuperarem os veículos em solo e realizarem a devolução aos proprietários.   Fonte: SESED

OPERAÇÃO CONJUNTA DAS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR ESTOURA BOCA DE FUMO EM ACARÍ

No final da tarde dessa segunda-feira, 26/09, uma operação conjunta das polícias Civil e Militar estourou uma boca de fumo na cidade de Acarí onde foi apreendido aproximadamente um quilo de maconha, outras porções da mesma droga fracionada e dinheirofracionado. Três adolescentes infratores foram apreendidos e três maiores de idade presos. Os maiores foram identificados como;BRUNO FERREIRA DOS SANTOS, 18 ANOS, VULGO BRUNINHO, PEDRO DANIEL LEANDRO FIGUEREDO E HORTÊNCIA DANTAS BARBOSA, 18 ANOS (aniversariando hoje), todos da cidade de Acarí.

Todos os detidos foram encaminhados para delegacia da regional em Caicó onde foram apresentados a Polícia para os procedimentos de flagrante.
Parabéns a todos os Policiais que participaram da ocorrência. Por Pmcurraisnovos

Homicídio foi registrado na tarde desta segunda-feira (26) em Carnaúba dos Dantas-RN

MOTO QUE PROVAVELMENTE FOI USADA PELOS ACUSADOS NO HOMICÍDIO

Por volta das 17:20min. aconteceu um homicídio em Carnaúba dos Dantas-RN, onde foi vítima um jovem por nome de Joabson Jerônimo Dantas de Oliveira de 30 anos, solteiro, residente em Carnaúba dos Dantas, o qual foi atingido por disparos de arma de fogo desferido por dois elementos que estavam em uma motocicleta.

O fato aconteceu na Rua Juvenal Lamartine no chamado Alto do Vaqueiro. Joabson vinha da Cerâmica Xique-Xique onde trabalhava em direção a cidade, quando de súbito se deparou com dois elementos desconhecidos, os quais atiraram contra a vítima, que morreu no local do fato.

Segundo informações da Polícia, após o crime foi encontrada abandonada uma motocicleta Honda de cor cinza, sem placa, que provavelmente pode ter sido usada pelos acusados no homicídio, a qual foi roubada há 08 dias atrás na cidade de Parelhas-RN.

A Polícia Civil fez a perícia no local onde a vítima faleceu e constatou que a vítima provavelmente foi atingida por uma arma longa calibre 12, onde o tiro foi a queima roupa na altura da cabeça.

A Polícia acredita que deve ter sido um acerto de conta, até porque foi encontrado nas vestes da vítima uma pequena quantidade de droga. Após a perícia, o corpo foi conduzido para o ITEP, onde será feita a necrópsia.

Fonte: Blog do Toscano Neto

Hapvida realizará ação preventiva em alusão ao Dia Mundial do Coração

Dia Mundial do CoraçãoNo dia 29 de setembro comemora-se o Dia Mundial do Coração, que tem como objetivo lembrar a importância desse órgão e dos cuidados que são necessários para ter um coração saudável. Diante disso, o Hapvida Saúde realizará uma ação preventiva nesta quinta-feira (29), para conscientizar a população sobre os riscos das doenças do coração que podem ocorrer em qualquer idade. A ação será das 14h às 18h, na Av. Maria Lacerda, no estacionamento do supermercado Nordestão, em Nova Parnamirim.

A medicina preventiva estará presente para verificação de pressão arterial, e durante as atividades serão distribuídos folhetos com dicas de saúde, salada de frutas e mascotes animarão o local. A equipe de promotores da operadora também estará no local para esclarecer as dúvidas dos usuários e apresentar oportunidades para novos clientes.

Vendas do 2º lote do Carnatal Kids já estão disponíveis na loja Pequeninos

Atrações_Carnatal KidsNatal, 26 de setembro de 2016 – No dia 12 de outubro, dia das crianças, o Natal Shopping será cenário de muita folia com o Carnatal Kids, a micaretinha especial para os pequenos. As vendas dos abadás já estão no segundo lote, no valor de R$80,00, e podem ser adquirido na loja Pequeninos, localizada no 2º piso do Natal Shopping.

Na programação, terá muita música com Nanda Lynn, cantando e dançando no mini trio elétrico os maiores sucessos do POP nacional e internacional. A banda 4Kids, projeto musical que cantará no mini trio grandes sucessos infantis. Além disso, terá espetáculo com palhaços Bisteca e Bochechinha e o musical da Cia. teatral Era Uma Vez. Tudo pensado especialmente para as crianças.

O kit de acesso ao Carnatal Kids é assinado pela Docelândia e será composto por uma lancheirinha contendo doces, chocolates, balinhas e brindes dos patrocinadores, além de um abadá infantil e uma pulseira de acesso para um acompanhante adulto.

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Homicídio é registrado na zona norte de Caicó cambista é morto a facadas

hhh

Policiais do 6° BPM de Caicó foram acionados por volta das 11h20min deste domingo devido a um homem ter sido ferido com uma arma branca (faca) no Bairro Alto da Boa Vista em Caicó.

O cambista de nome ROBINSON PORFÍRO DE OLIVEIRA mais conhecido como “DODINHA” foi ferido na Rua José Lourenço da Silva, rua essa localizada próxima a Igreja do bairro.

Mesmo atingido, por um homem ainda não identificado, a vítima chegou a correr caindo há algumas dezenas de metros não resistiu a gravidade dos ferimentos e morreu no local onde permaneceu até a chegada da Polícia Civil e o Itep que fez a remoção do corpo até o Instituto.

A Polícia Civil agora seguirá nas investigações para se chega a um provável suspeito do homicídio. viacrn.imprensa

Discussões políticas nas redes sociais devem ter cautela, explica Psicóloga

O contexto político vivenciado no país atualmente, aliado à proximidade das eleições municipais, tem acentuado os discursos nas redes sociais. Palavras com “democracia” e “corrupção’, por exemplo, tem sido frequentemente utilizadas nas páginas de cidadãos comuns, que encontram nas redes sociais o espaço para exposição de ideias e posicionamentos partidários.

A interação nas redes sociais é considerada positiva já que se trata de um espaço democrático. Porém, o que se tem observado é um cenário de discussões, muitas vezes ofensivas, em postagens e mais postagens na rede. Sarah Lopes, psicóloga do Hapvida, observa que o cenário atual leva à sensação de que a sociedade está em um divisor de águas, onde cada cidadão deve, obrigatoriamente, estar em um lado.

“O que podemos perceber é que as pessoas estão cada vez mais intolerantes em relação ao outro, e esta percepção é geral, de forma coletiva, tanto de um lado da política, quanto do outro. Porém, é preciso pensar diretamente sobre a produção de verdades, que necessariamente são relativas”, explica.

Para a psicóloga as relações podem sofrer distanciamento de acordo com as brigas nas redes sociais. “É um ambiente muito propício para agressões. Diante disso o mais importante em qualquer discussão é ter bom senso. É saber quando parar, quando calar, quando ouvir, quando refletir. Não existe verdade absoluta, as opiniões podem contribuir para um saber a mais, não para servir de oposição.”

Para evitar atritos nas redes sociais, mesmo diante das eleições para prefeitos e vereadores, que acontece no próximo dia 2, é importante ter cautela. “A forma correta é procurar falar dos temas sem a pretensão ou a soberba de acreditar que é o detentor da verdade absoluta. É preciso procurar se informar, saber qual a fonte e manter uma postura coerente com o que você pensa, sem necessariamente acreditar que quem pensa diferente é corrupto ou simplesmente não serve para a sua companhia’, explica a psicóloga.

Sarah Lopes lembra que outras ações são mais produtivas do que agressões. “É momento de resgatar a cidadania e saber que estamos muito longe de uma política perfeita, e cada um deve fazer o que pode para contribuir com o seu país, respeitando as pequenas regras e evitando participar de corrupções”, destaca.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Robinson assina ordem de serviço da Central do Cidadão de Parelhas

O município de Parelhas localizado a 246 km de Natal vai receber uma Central do Cidadão. A ordem de serviço será assinada nesta sexta-feira (23), às 10h, no espaço onde atualmente funciona do Detran (antigo Bandern), pelo Governador Robinson Faria.  

A iniciativa desse investimento é da Secretaria de Trabalho e Ação Social- Sethas com intuito desafogar os serviços das Centrais dos Cidadãos de Currais Novos e Caicó, e consequentemente oferecer serviços mais eficientes, eficazes e ágeis para quem mora em Parelhas, Carnaúba dos Dantas, Jardim do Seridó, Equador, Jardim do Seridó e Santana do Seridó.

Os recursos para reformas e construção das Centrais foram acordados na última Missão do Acordo de Empréstimo - BIRD 8276-BR, por meio do Projeto RN Sustentável.

“A expectativa do Governo do RN é elevada, não se pretende apenas estruturar, mas melhorar a capacidade e funcionalidade e também definir um modelo de gestão eficaz para as Centrais”, afirmou a titular da Sethas, Julianne Faria.

Para Clênio Maciel, coordenador da CODACI, Parelhas será o primeiro município do RN, no qual a Central vai funcionar com as novas diretrizes, modelos e concepção que o Estado quer adotar nas Centrais. “A Central a ser instalada no município de Parelhas seguirá as novas diretrizes  do planejamento estratégico que foi iniciado pela Sethas que está identificando os principais gargalos. Não vamos apenas construir uma nova Central do Cidadão. Vamos oferecer para população um novo modelo de gestão que possa garantir eficiência e credibilidade nos serviços prestados”.

RN participa com dois estandes no maior evento do turismo nacional‏

Abav 2015.A gastronomia, a cultura, o artesanato e, claro, as belezas naturais do Estado potiguar estarão em evidência no maior, mais completo e tradicional evento do turismo nacional. A 44ª edição da ABAV Expo Internacional de Turismo acontecerá em São Paulo, entre os dias 28 e 30 de setembro.

O Governo do RN estará presente com dois estandes, sendo um estande próprio de 100 m2, montado com recursos do RN Sustentável e usado para divulgação dos destinos do Estado, e outro de 25 m2 cedido para promoção exclusiva do destino Pipa, hoje o segundo maior indutor do turismo potiguar.

“A Abav tem o diferencial de ser uma feira promovida por agentes de viagem para agentes de viagem. São eles os responsáveis mais diretos pela venda dos nossos destinos. E a feira aglutina praticamente todos os Estados da Federação. Então é imprescindível uma participação incisiva no evento”, reforçou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

Outro aspecto fundamental é lembrado pela presidente da Emprotur, Aninha Costa: “Hoje o maior emissivo de turistas nacionais ao Rio Grande do Norte vem de São Paulo. E embora a feira reúna diferentes estados, o mercado de São Paulo estará em peso e precisamos manter e incentivar ainda mais esse fluxo para nosso Estado”.

Além da presença do Governo do RN, representado pelas equipes da Secretaria de Estado do Turismo e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), uma caravana com mais de 30 empresários, entre hoteleiros e receptivos, também estarão presentes por iniciativa própria e reforçarão a divulgação dos destinos potiguares.

Dados da última edição da Abav registraram a presença de 32 mil profissionais do setor, mais de três mil marcas expositoras, quase mil profissionais da imprensa e, além dos destinos nacionais, mais de 60 internacionais. E ainda a participação de todas as companhias aéreas nacionais e mais de dez internacionais.

Além dos recursos do RN Sustentável, o Governo do RN conta também, para esta edição da Abav, com o apoio da regional da Associação Brasileira da indústria de Hotéis (ABIH/RN).

Temas estudados em sala de aula são encenados por alunos durante Feira Literária Bilíngue

READING FAIRA prática da leitura é um hábito saudável que influencia no processo de aprendizagem das crianças, além de ser fonte inesgotável de conhecimento e descobertas. Sabendo disso, o programa bilíngue da Escola Lápis de Cor realiza a Reading Fair, uma Feira Literária Bilíngue com apresentação de obras estudadas em sala de aula.

A Reading Fair está em sua segunda edição e, durante o evento, as crianças apresentarão aos pais e familiares o conteúdo das histórias lidas em sala de aula, através de encenações, musicalizações e interpretações diversas dos livros. Para os alunos do Ensino Infantil, o projeto ocorrerá nos dias 23 e 26 de setembro, a partir das 8h30, no período matutino, e a partir das 15h para as turmas do turno vespertino. No dia 28 de setembro é a vez dos alunos do Ensino Fundamental. Os que estudam no turno matutino participarão da Reading Fair a partir das 7h15, já as apresentações no turno da tarde se iniciam às 13h15. 

Segundo a coordenadora do Ensino Bilíngue da escola, Cláudia Brady, os alunos estão explorando as obras literárias acerca de dois meses. “Cada nível/ano está estudando uma obra. Os professores apreciam a leitura com os alunos, compartilham e discutem as imagens com as crianças e fazem com que eles interajam com a turma a partir da história”, explica Cláudia.

O trabalho desenvolvido proporciona aos alunos uma maior aproximação com o letramento na língua inglesa. “É uma forma de a gente despertar nos alunos o prazer pela leitura em outro idioma, aguçando seu potencial cognitivo e criativo e promovendo o desenvolvimento do seu vocabulário”, afirma a coordenadora.

No aniversário de 107 anos, IFRN recebe palestra de Leandro Karnal

ImageProxyNesta sexta-feira (23), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte completa 107 anos de história. Para marcar a data, a Instituição realiza o encerramento do XXXVI Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP), com palestra do historiador e professor da Unicamp Leandro Karnal. O ENDP é promovido pela Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal das Instituições Federais de Ensino (CNDP) e neste ano teve a organização da Diretoria de Gestão de Pessoas do IFRN, contando com cerca de 400 participantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e 300 de universidades de todo país.

Leandro Karnal vai proferir a palestra de encerramento do ENDP 2016, com foco no tema escolhido para o Encontro deste ano: "Gestão com Pessoas - um diferencial nas organizações públicas". De acordo com o diretor de Gestão de Pessoas do IFRN, a escolha do tema foi baseada na visão sobre a importância da valorização das pessoas que fazem as instituições. "As equipes responsáveis pelo ensino e as atividades administrativas do IFRN nos provam que é possível esta gestão com pessoas. Além de expertise no que fazemos, temos amor pela nossa Instituição. Esse é o diferencial", comentou o reitor do Instituto, professor Wyllys Farkatt Tabosa. 

A palestra de Leandro Karnal terá início às 10h30. A atividade é restrita para os inscritos no ENDP 2016. Antes da palestra, será realizada a premiação dos trabalhos apresentados no evento.

ENDP 2016​​

PREFEITURA DE TOUROS INTENSIFICA DESATIVAÇÃO LIXÃO DE SANTA LUZIA

Lixão de Santa Luzia em Touros será desativadoA prefeitura de Touros vem trabalhando para desativar o local, onde são depositados os resíduos sólidos no município, o popular “Lixão”, em Santa Luzia. Uma das providências tomada pelo prefeito Ney Leite(PSD) foi ordenar a retirada do material depositado na localidade para o aterro Sanitário de Ceará Mirim, por meio de um convênio, outra determinação da gestão refere-se ao manejo e aterramento do antigo material, em acordo com legislação ambiental.

Devido ao fato do “Lixão” existir a muitos anos e não ter condições de continuar recebendo mais resíduos sólidos, a Prefeitura de Touros conseguiu autorização do Ministério Público e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente- IDEMA, para um aterro controlado do material em estado decomposição.

Segundo o prefeito a iniciativa é uma medida que beneficia o meio ambiente e a saúde da população. “O destino do lixo será o aterro da Braseco acabando com um problema de saúde pública e ambiental. Mesmo sofrendo as pressões por parte da oposição querendo impedir nossa tomada de decisão, nós continuamos, pois tínhamos certeza do que era melhor para cidade. O próprio Idema confirmou que o serviço está correto, e a oposição queria impedir a desativação”, afirmou.

Agora com as mudanças, as 12 toneladas de lixo geradas diariamente não serão mais depositadas em Santa Luzia.

NOTA ESCLARECIMENTO FEMURN

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN – torna público que o Governo do Estado do Rio Grande do Norte está atrasando reiteradamente o repasse constitucional aos municípios, referente ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). A medida tem gerado dificuldades e graves transtornos às gestões municipais, acarretando atrasos em pagamento de servidores e fornecedores. Lamentamos o ocorrido e torcemos para que o repasse volte a ocorrer dentro do prazo, garantindo o direito dos municípios e colaborando com a gestão financeira das cidades.

Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Polícia encontra peças de veículos roubados em casa na zona Norte

A Polícia Civil fez um flagrante de um desmanche de veículos, na noite desta terça-feira (20), após uma denúncia anônima. Os policiais da Delegacia Especializada em Defesa e Propriedade de Veículos (Deprov) receberam informação de que na Travessa Henrique Pericles, no Igapó, existia um depósito de peças de carros roubados.

Eles foram ao local e constataram a informação. Um homem que estava na residência conseguiu fugir logo que percebeu a aproximação dos policiais.

O delegado Licurgo Nunes Neto, titular da Deprov, declarou que peças de três carros que foram roubados ontem já estava nessa casa. Além disso, foram encontradas cerca de 150 portas de variados veículos, sendo a maioria de carros roubados.
Outras peças como tampas de porta-malas e ainda para-choques também foram apreendidas dentro da residência. O material foi todo colocado em um caminhão e levado para a Delegacia.

PORTAL BO

EMPARN está na Expofruit com produtos e serviços

Para expor seus produtos e serviços aos fruticultores de todo o país, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), participa da Expofruit 2016 - Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada, que começa hoje e vai até sexta-feira, 23, no Expocenter/Ufersa, em Mossoró.  

Em um espaço dentro do estande da Secretaria de ESstado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), a EMPARN está levando frutas produzidas em seus pomares, além dos serviços oferecidos, com ênfase nas pesquisas relacionadas a cultura do caju, coco, maracujá, controle de pragas, propagação ‘in vitro’ e análises do laboratório, de solos, plantas, água e adubo. Na quinta-feira, o pesquisador Marcone César das Chagas fará uma palestra para os fruticultores.

A Expofruit está completando 20 anos, sendo considerada uma das feiras mais importantes do país, proporcionando oportunidades de negócios, estimulo à produção e divulgação das frutas tropicais produzidas no RN. A feira conta com exposição de frutas e equipamentos, rodada de negócios e mini cursos, sempre das 18h às 23h.

Presidente da Assembleia Legislativa requer benfeitorias para Lagoa D’Anta

Presidente Ezequiel FerreiraO presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), encaminhou uma série de requerimentos com o objetivo de promover melhorias no município de Lagoa D’Anta, região Agreste do estado. As ações são das áreas de segurança e geração de emprego e renda. Para a segurança, o deputado pede a recuperação da delegacia geral do município e uma nova viatura policial para assistir a população, hoje com mais de 6,7 mil habitantes.

“Lagoa D’Anta se encontra vulnerável quanto a segurança pública e esses dois pleitos têm como objetivo principal conter a criminalidade”, justifica Ezequiel Ferreira que também pediu a inclusão do município no programa Microcrédito do Empreendedor.

“Este programa financia os comerciantes formais e informais com foco no estímulo da autonomia financeira, geração de emprego e rendas, além da expansão dos pequenos negócios locais, aquecendo assim a economia”, disse.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Governo do RN promove destinos potiguares na França

O Governo do RN tem participado de todos os principais eventos do turismo no Brasil e no mundo. E mais uma vez está presente na maior feira do setor realizada na França. A Top Resa teve início hoje e segue até sexta-feira em Porte de Versailles, Paris com a finalidade de reunir os múltiplos mercados integrantes da cadeira turística em um só lugar.

O secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar representa o Governo do RN na feira e tem se surpreendido com a demanda do mercado francês. “Grata surpresa no primeiro dia com o interesse pelos destinos de São Miguel do Gostoso e Galinhos. São dois destinos realmente conhecidos na França e temos reforçado essa divulgação”, contou.

A feira é também um ponto estratégico para atrair outros mercados. “Pela proximidade geográfica, também encontramos outros potenciais compradores dos nossos destinos, como Portugal, Itália, França e países escandinavos. Então é importante nossa presença para manter a crescente registrada este ano em nossa malha aérea internacional”, ressaltou a presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística, Aninha Costa.

A Feira Internacional de Turismo e da Indústria de viagens em França (IFTM Top Resa 2016) tem por característica uma mostra completa do setor, contemplando o turismo de lazer, de negócios e MICE, com programa específico para cada um desses segmentos, tornando o evento referência para profissionais do setor poderem negociar e entender as evoluções do turismo na França e no mundo.

NA FOTO: Ruy Gaspar e Ana Paula Vieira (chefe de gabinete)

Vai a sanção MP que estabelece descontos na renegociação de dívidas rurais

Agricultores das regiões abrangidas pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) poderão quitar ou renegociar suas dívidas rurais contraídas até 31 de dezembro de 2011. As novas regras, previstas em projeto de lei de conversão da Medida Provisória (MP) 733/2016, foram aprovadas nesta terça-feira (20) pelo Senado e encaminhadas para sanção presidencial.

As dívidas poderão ser quitadas ou renegociadas até o dia 29 de dezembro de 2017. Para o senador Garibaldi Filho, a MP vai beneficiar e fazer justiça aos agricultores atingidos por uma estiagem que ainda não acabou. “O Nordeste já enfrentou cinco anos de seca de uma maneira muito mais implacável. A história da região é de um verdadeiro calvário com relação à seca. E o que se dava, como eu disse, era esmola. Agora, não. Agora, está se dando uma oportunidade”, analisou o senador.

Ação do Ministério Público Federal leva prefeito de Venha Ver (RN) à perda do cargo

Expedito Salviano foi condenado por desvio de recursos públicos federais repassados ao município pelo Ministério da Integração Nacional

Fonte: Assessoria de Comunicação PRR5

Ao julgar ação penal proposta pelo Ministério Público Federal (MPF), o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) condenou o atual prefeito do município de Venha Ver (RN), Expedito Salviano, à perda do cargo, por desvio de verbas públicas federais destinadas à habitação popular.

No mesmo processo, também foi condenado o engenheiro civil Antônio Carneiro Filho, sócio da empresa Concreto Projetos e Construções Ltda. Ambos receberam pena de dois anos e três meses de reclusão – substituída por prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas e prestação pecuniária – e tornaram-se inabilitados para o exercício de função ou cargo público, pelo prazo de cinco anos.

Rafael Motta apresenta projeto que obriga ressarcimento dos planos de saúde aos estados e municípios brasileiros

O deputado federal Rafael Motta (PSB) apresentou nesta terça-feira (20) à Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 6175/2016, que dispõe sobre o ressarcimento dos planos de saúde aos cofres dos estados e municípios brasileiros.

O projeto altera o Artigo 32 da Lei nº 9.656/98, que trata do ressarcimento ao Sistema Único de Saúde (SUS), e que foi regulamentado pelas normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). De acordo com a Lei nº 9.656/98, é obrigação legal das operadoras de planos privados de assistência à saúde restituir as despesas do SUS em eventuais atendimentos a pacientes que estejam cobertos pelos respectivos planos. No entanto, os pagamentos efetuados para a ANS são repassados ao Fundo Nacional de Saúde (FNS), e não diretamente aos estados e municípios.

Governo do Estado inicia processo de realinhamento organizacional das Centrais dos Cidadãos

Gerentes das Centrais do Cidadãos (2)

Pensando em dinamizar e garantir mais conforto aos cidadãos, o Governo do Estado, por meio da Seplan- Secretaria de Planejamento e das Finanças e a Sethas – Secretaria do Trabalho e Habitação Social estão conduzindo o processo de Planejamento Estratégico e Organizacional das Centrais dos Cidadãos.

A elaboração deste planejamento visa permitir a identificação dos principais gargalos existentes na prestação dos serviços, bem como na elaboração de um modelo de gestão que possa garantir à eficácia dos serviços prestados à população. Os recursos para esta ação são financiados pelo Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial via Projeto RN Sustentável.

Quadrilha rende vigilantes e explode caixa em supermercado no RN

Criminosos armados renderam vigilantes de um supermercado em Parnamirim, na Grande Natal, e explodiram um caixa eletrônico na madrugada desta terça-feira (20). No entanto, de acordo com a Polícia Militar, o dinheiro do terminal não foi levado.

Segundo o sargento Daniel Moreira, do 3º Batalhão da PM, o crime aconteceu por volta das 4h. Quatro assaltantes renderam os vigilantes do supermercado Boa Esperança e explodiram um caixa eletrônico 24 horas.

No entanto, o caixa não foi violado e o dinheiro não foi roubado. Ainda de acordo com a polícia, a quadrilha fugiu deixando um saco com grampos no local. Até o momento ninguém foi preso.

Fonte: G1 RN

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Para não morrer, homem corre para sacristia de igreja no RN

A comunidade católica de Almino Afonso, município do Oeste potiguar, viveu momentos de pânico durante uma missa realizada na noite deste domingo (18). Para não ser morto, um homem correu de dois atiradores e se refugiou dentro da sacristia de uma igreja da cidade. A celebração estava sendo transmitida ao vivo em uma rede social da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, que registrou a correria após os disparos.

Além do pânico, as imagens gravadas durante a missa também mostram o padre pedindo calma aos fiéis. "A polícia já foi chamada. As pessoas que tentaram atirar não estão mais aqui. Vamos nos acalmar. Quem atirou não vai ficar aqui, com certeza já foi embora", disse o Padre. A missa foi encerrada após a confusão.

A Polícia Militar informou que os atiradores fugiram após o alvo se esconder na igreja e que ninguém foi baleado. Contudo, há relatos de que algumas pessoas se machucaram durante a correria.

A polícia já identificou os dois homens responsáveis pelos tiros, mas até o momento nenhum deles foi preso.

Fonte: G1 RN

Troféu Cultura: um voto a favor do artista potiguar

Apresentação dos indicados de 2016 acontece nesta quarta-feira na Pinacoteca do Estado e no portal Substantivo Plural

São 13 anos de reconhecimento à arte praticada no Rio Grande do Norte. Desde a primeira edição, o Troféu Cultura procura alimentar o artista com o que há de mais valioso para seu trabalho: o prestígio. Diferentes manifestações artísticas estão contempladas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Fotografia, Literatura, Música e ainda o Artista do Ano, sem falar em homenagens pontuais pelo apoio à arte e à cultura, festejadas durante memorável solenidade na entrega dos Troféus.

Artistas, jornalistas e produtores de cultura do Rio Grande do Norte selecionaram cinco indicados para cada uma das 14 categorias. Esses indicados serão anunciados durante jantar oferecido para 40 convidados da imprensa, empresários e agentes culturais no salão nobre do Palácio da Cultura (Pinacoteca do Estado), às 20h desta quarta-feira (21). A festa de entrega do Troféu Cultura acontecerá dia 17 de novembro, assim como em 2015, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do RN (Fiern).

Na mesma noite do jantar, a partir das 18h, os indicados também serão divulgados, pelo segundo ano consecutivo, no portal de cultura Substantivo Plural (http://www.substantivoplural.com.br/). E se o júri especializado selecionou os cinco indicados em cada categoria, no portal é o internauta quem definirá os vencedores do Troféu Cultura 2016. Assim como no ano passado, a enquete permitirá um único voto por computador, já que o sistema registra o IP de quem votou, legitimando o resultado final. A votação começa dia 21 de setembro e termina dia 15 de novembro.

Você pode votar nas categorias de Melhor Fotógrafo(a), Melhor Artista Visual, Melhor Espetáculo de Dança, Produtor(a) Cultural, Destaque na Literatura, Destaque no Audiovisual, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Espetáculo de Teatro, Melhor Show, Melhor Banda, Melhor Cantora, Melhor Cantor e Artista do Ano. “Mas independentemente do resultado, o importante é ser lembrado. O artista potiguar já é um vencedor, mas precisa de prestígio. É isso que o Troféu Cultura tenta oferecer já por 13 anos”, ressalta o idealizador da premiação, Toinho Silveira.

GARIBALDI PARTICIPA DE PALESTRA NO POVOADO ERMO

comicio em Carnauba dos Dantas - 16 de setembro de 2016 (23)O senador Garibaldi Filho (PMDB) participou de mobilizações políticas na região do Seridó norte-rio-grandense, na noite da sexta-feira (16), quando esteve presente em comícios nas cidades de Lagoa Nova e Carnaúba dos Dantas.

A primeira participação aconteceu na cidade de Lagoa Nova, onde o senador foi recebido por uma verdadeira multidão de apoiadores dos candidatos Luciano Santos e Iranildo Aciole, ambos do PMDB. “Este é sem dúvida um dos maiores comícios que vi nesta campanha. Isso nos deixa muito confiantes e no dia 2 de outubro tenho certeza que saberei da vitória de Luciano e Iranildo”, comentou.

Em Carnaúba dos Dantas, o candidato a prefeito Gilson Dantas (PMDB) e Araidson Santos (PROS) levaram Garibaldi à zona rural para uma simples Palestra que terminou em um comicio. “São jovens como Gilson e Araidson que possuem a força de vontade e inteligência para conduzir uma boa administração, sob a orientação de pessoas experientes e qualificadas. Eu, como senador, já estou a disposição deles dois para o que precisar. Inclusive, recebendo-os em Brasília quando forem prefeito e vice em busca de projetos importantes para a cidade”, disse.

No sábado (17), o senador é aguardado na região Central do estado, nas cidades de Pedro Avelino, Fernando Pedrosa, Angicos e Afonso Bezerra.

MPF quer manter condenação de ex-prefeito de Bento Fernandes (RN) por desvio de recursos públicos

Já condenado em primeira instância, José Robenilson Ferreira foi acusado pelo Ministério Público Federal por ter efetuado pagamento por obra não concluída

Assessoria de Comunicação/PRR5

O Ministério Público Federal (MPF) emitiu parecer em que opina pela manutenção da condenação de José Robenilson Ferreira, ex-prefeito de Bento Fernandes (RN), por desvio de verbas públicas federais destinadas à habitação. Ele já foi condenado a dois anos e quatro meses de reclusão, pela 15ª Vara da Justiça Federal no Rio Grande do Norte, em ação proposta pelo MPF naquele estado. Para tentar reverter a sentença, recorreu ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), no Recife.

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Bandidos assaltam loja de Sargento da Polícia Militar da Paraíba e acusado foi preso em Caicó

00001

 

Um Sargento da Polícia Militar da Paraíba teve a loja invadida por uma quadrilha na tarde dessa quarta feira, 14 de setembro, por volta das 15 horas, na cidade de Itaporanga-PB. A loja Soneide Joias foi  invadida por três indivíduos, que estavam armados, de onde subtraíram vários relógios, cordões foleados a ouro, um aparelho celular e dinheiro em espécie.

Homens do 13º Batalhão de Polícia Militar descobriu que os criminosos são caicoenses, daí por diante seguiram na coleta de informações e descobriram que os mesmos teriam chegado em Itaporanga na última segunda-feira (12), hospedando-se em uma pousada local, de onde saíram na quarta-feira, pouco tempo antes do roubo, com intuito de cometerem o delito.

Pelas imagens do circuito interno de câmeras da loja, um dos indivíduos foi identificado pelo nome de Vinicius, que confessou a participação na ação criminosa e indicou onde possivelmente estariam os outros supostos suspeitos, chamados por ele de “Catatau e Diogo”, logo, então, parte dos objetos, fruto do roubo, foi recuperado, e as diligências foram avançando.

O acusado preso na manhã de hoje em um motel em Caicó, identificado apenas como Vinicius, também foi preso, com ele parte do material foi recuperado, a ação integrada das Polícias Militar/PB, Militar/RN e Polícia Civil do RN, sob comando do Dr. Bruno, conseguiu êxito em abordagem numa residência no bairro Walfredo Gurgel, zona oeste de Caicó.
Toda a Polícia Civil da cidade de Caicó continua empenhada nas diligências, com apoio da PM-RN e PM-PB, para finalizar as buscas e colocar os responsáveis atrás das grades.

por JAIR SAMPAIO

Bandidos assaltam loja de Sargento da Polícia Militar da Paraíba e acusado foi preso em Caicó

00001

 

Um Sargento da Polícia Militar da Paraíba teve a loja invadida por uma quadrilha na tarde dessa quarta feira, 14 de setembro, por volta das 15 horas, na cidade de Itaporanga-PB. A loja Soneide Joias foi  invadida por três indivíduos, que estavam armados, de onde subtraíram vários relógios, cordões foleados a ouro, um aparelho celular e dinheiro em espécie.

Homens do 13º Batalhão de Polícia Militar descobriu que os criminosos são caicoenses, daí por diante seguiram na coleta de informações e descobriram que os mesmos teriam chegado em Itaporanga na última segunda-feira (12), hospedando-se em uma pousada local, de onde saíram na quarta-feira, pouco tempo antes do roubo, com intuito de cometerem o delito.

Pelas imagens do circuito interno de câmeras da loja, um dos indivíduos foi identificado pelo nome de Vinicius, que confessou a participação na ação criminosa e indicou onde possivelmente estariam os outros supostos suspeitos, chamados por ele de “Catatau e Diogo”, logo, então, parte dos objetos, fruto do roubo, foi recuperado, e as diligências foram avançando.

O acusado preso na manhã de hoje em um motel em Caicó, identificado apenas como Vinicius, também foi preso, com ele parte do material foi recuperado, a ação integrada das Polícias Militar/PB, Militar/RN e Polícia Civil do RN, sob comando do Dr. Bruno, conseguiu êxito em abordagem numa residência no bairro Walfredo Gurgel, zona oeste de Caicó.
Toda a Polícia Civil da cidade de Caicó continua empenhada nas diligências, com apoio da PM-RN e PM-PB, para finalizar as buscas e colocar os responsáveis atrás das grades.

por JAIR SAMPAIO

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Tropa da Força Nacional se apresenta oficialmente ao governador

Força Nacional fot Ivanizio Ramos4Os 116 militares da Força Nacional que atuarão pelos próximos 60 dias na Segurança Pública do Rio Grande do Norte foram recebidos oficialmente pelo governador Robinson Faria em solenidade realizada nesta quarta-feira, 14, no quartel da Polícia Militar. O reforço, que já está operando nas ruas de Natal e região metropolitana, foi autorizado pelo Ministério da Justiça em resposta a uma solicitação do Executivo estadual do último 23 de agosto.

“A ordem é não recuar. Vamos em frente e vamos vencer. Quero aqui lembrar do primeiro momento, no qual observamos a integração de nossos homens e o comprometimento das polícias militar e civil do estado. Agora, entramos em uma nova fase e, com a Força Nacional, vamos continuar nossa missão”, ressaltou Robinson, após dar boas-vindas à equipe.

A Força Nacional atuará em parceria com as forças policiais potiguares, no policiamento ostensivo e patrulhamento diário em Natal e Região Metropolitana, podendo atuar também em áreas próximas às unidades prisionais, além de ações pontuais no interior do estado.

A portaria que autorizou o emprego da Força Nacional no RN foi publicada na última terça-feira (13) no Diário Oficial da União. O documento foi assinado pelo Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes.

Governo prorroga decreto de calamidade pública do sistema penitenciário do RN

O Governo do Estado renovou por mais 180 dias o decreto de calamidade pública do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte. O documento publicado nesta quinta-feira (15) no Diário Oficial do Estado e assinado pelo governador Robinson Faria, visa garantir a execução de medidas emergências necessárias para o restabelecimento do controle do sistema prisional potiguar.

O Decreto prevê a dispensa de licitação e a contratação emergencial de projetos construtivos para a restauração das unidades prisionais parcialmente destruídas, além de reformas, ampliações e adequações para a criação de novas vagas e recuperação das já existentes. Quando não puder ser dispensado o procedimento licitatório para a contratação de obras e serviços de engenharia, será aplicado o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC).

Também deve ser realizada durante esse prazo, a contratação de agentes penitenciários e de vigilância temporários para dar apoio aos profissionais efetivos e policiais militares que atuam no sistema prisional.

O documento ainda informa que devem ser estabelecidas relações administrativas com os órgãos da União que viabilizem a concessão de financiamentos ou transferência de valores para a construção de novos estabelecimentos prisionais.

O texto explica que também serão estabelecidas relações interadministrativas com os órgãos diretivos do Poder Judiciário, da Defensoria Pública Estadual, do Ministério Público do RN, Tribunal de Contas do Estado e da Ordem dos Advogados do Brasil, visando agilização dos processos e incidentes de execução penal em curso.

Por fim, fica mantida a formação de uma força tarefa composta por diversas instituições para adotar as medidas previstas no documento e apresentar ao governador, um relatório com as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos a cada 30 dias.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Salesiano abre nesta quinta (15) exposição fotográfica em comemoração pelos 80 anos em Natal

O Salesiano São José recebe, a partir desta quinta-feira (15), uma exposição fotográfica dentro da programação de comemorações pelos 80 anos de funcionamento em Natal. Ao todo 40 imagens foram instaladas no corredor de entrada do Colégio, na Ribeira, e ficarão disponíveis até o dia 24 de setembro.

A exposição revive fotos da época da instalação da instituição, em setembro de 1936, com imagens ilustrando o prédio doado pela família de Juvino Barreto. Os painéis trazem ainda registros importantes ao logo da histórica da escola, como a construção do Ginásio Juvino Barreto e a expansão para a unidade Dom Bosco, em Parnamirim.

As fotografias fazem parte do acervo do Colégio e foram dispostas de forma cronológica, permitindo ao visitante reviver os momentos mais marcantes dos 80 anos do Salesiano São José.

Escola de Governo capacita mais de 7 mil servidores públicos em um ano

Investir na qualificação dos servidores públicos para otimizar a capacidade da administração estadual na gestão das políticas públicas. Essa tem sido a missão da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN), instituída por meio do Decreto Nº 19.896/2007 e que ao longo dos seus anos vem promovendo cursos e realizando eventos em prol da capacitação do quadro de pessoal do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

No ano de 2015, foram 7.059 servidores públicos capacitados através de cursos presenciais e a distância, palestras, oficinas, congressos e atividades voltadas para a qualidade de vida e saúde no trabalho.

Concernente à política de Formação, Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas, a EGRN promove um programa permanente de capacitação, com base nos princípios educativos e profissionais da legislação educacional vigente. O intuito é elevar os níveis de qualidade, eficiência, eficácia e efetividade dos serviços prestados ao cidadão, além de adequar os servidores aos novos perfis profissionais requeridos pelo setor público.

Governador pleiteia remanejamento de recursos para enfrentamento à seca no RN

O governador Robinson Faria reuniu-se na noite desta terça-feira, 13, com representantes do Ministério do Planejamento, com os quais discutiu uma série de pleitos para o enfrentamento à seca na RN. Entre os assuntos da pauta, estavam o direcionamento de mais recursos para a barragem de Oiticica e o remanejamento do aporte financeiro para adaptar as obras previstas no PAC-Seca à nova situação do estado.

“Todos os temas foram bem recebidos. Agora vamos aguardar que o Ministério autorize os remanejamentos tão essenciais para a continuidade do nosso trabalho para amenizar os efeitos da seca em nosso estado ”, destacou Robinson Faria.

Dentro do pedido, foram apresentados dois orçamentos: um de R$ 32 milhões para a construção da adutora Umari-Campo Grande e outro de R$ 1,8 milhão para a automação da adutora do Alto Oeste.

CIPAM flagra crime ambiental e resgata animais silvestres em Acari

Policiais do 2º Pelotão da Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM), sediado em Caicó, realizaram nesta segunda-feira (12), no município de Acari, o resgate de seis animais silvestres, sendo um Concriz, um Galo de Campina, dois Asas Branca, uma Galinha D´Agua e um Cágado que seriam comercializados ilegalmente.

Também foram apreendidos diversos materiais utilizados para caça de animais tais como oito gaiolas, um viveiro, um alçapão, dois polvarim, uma piabeira e um porta chumbo. Oito animais foram encontrados mortos, sendo um Concriz, quatro Arribaçãs, um Marreco, uma Jibóia e um Gato Maracajá.

Um homem identificado por Issac Carneiro Vasconcelos foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil da cidade para os procedimentos legais.

A Polícia Militar recebeu uma denúncia anônima e ao chegar no local foi constatado o crime ambiental. Todo material foi recolhido à sede do IBAMA. A operação foi comandada pelo 1º tenente Rafael Victor.

Governador cobra recursos para o Turismo no RN

O governador Robinson Faria, acompanhado do secretário de Turismo do RN, Ruy Gaspar, participou na tarde desta terça-feira (13), em Brasília, de uma audiência com o ministro do Turismo, Alberto Alves. Na pauta, a garantia de recursos para obras de equipamentos turísticos do estado.

No encontro, o chefe do Executivo estadual cobrou ao ministro, o montante para a ampliação do Centro de Convenções de Natal, espaço fundamental para o Turismo de eventos e de negócios, que está duplicando sua oferta de lugares com a reforma. Esse recurso é liberado conforme apresentação das novas medições do projeto. “A cada avanço na obra, enviamos ao Ministério do Turismo o que foi feito, para reembolso da construtora. No entanto, já foram feitas duas medições sem que o recurso tenha sido repassado. Para que o cronograma da obra não atrasasse, viemos conversar com o ministro”, explicou Robinson.

Cosern lança projeto de bonificação para incentivo à economia de energia no uso de motores

A Cosern, empresa do Grupo Neonergia, vai realizar nesta quinta-feira (15), às 10h, no auditório do Edifício-Sede (Rua Mermoz, 150, Baldo, Natal), uma entrevista coletiva para explicar à imprensa os detalhes do Projeto “Bônus Para Motores Eficientes”, que será apresentado na própria quinta-feira, a partir das 14h, para os consumidores.

O projeto, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), visa proporcionar maior rendimento, eficiência e economia de energia através da renovação do parque de motores utilizados por indústrias, órgãos e serviços públicos, comércios, condomínios residenciais com CNPJ e consumidores rurais irrigantes.

A Cosern disponibilizará R$ 750 mil em bônus para os consumidores que atenderem aos critérios de participação no projeto. A iniciativa tem a finalidade de incentivar, por meio da concessão de bônus que variam de R$ 244,00 a R$ 22.157,00, a substituição de motores elétricos antigos por novos mais eficientes. O valor da bonificação depende da potência e da classe de rendimento do motor. De acordo com a Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (Abraman), os motores utilizados pelas indústrias brasileiras têm idade média de 17 anos.

Os veículos de imprensa interessados em participar da entrevista coletiva devem confirmar a presença até às 17h desta quarta-feira (14) no email comunicacaocosern@cosern.com.br ou no telefone (84) 3215-6055.

SERVIÇO

Coletiva de imprensa para apresentação do Projeto Bônus Para Motores Eficientes

Quinta-feira (15), às 10h

Auditório do Edifício-Sede da Cosern (Rua Mermoz, 150, Baldo, Natal, RN)

No Coração do RN: Cerca de 10 homens explodem caixa eletrônico da Sesap no Centro de Natal

ss

Uma ação ousada foi registrada na madrugada desta quarta-feira (14), na Avenida Rio Branco, no Centro de Natal, local visto como o coração da cidade.

Segundo informações cerca de 10 homens armados com fuzis chegaram ao local e orquestrado uma das ações mais rápidas e bem planejadas, onde parte do grupo tinha a responsabilidade de conter os policiais e fazer reféns, para impedir a ação dos policiais.

Mesmo na capital do estado, com a precária condição de trabalho dos policiais e o baixo númedo de viaturas patrulhando a cidade, os policiais não conseguiram chegar a tempo para impedir a ação. Os bandidos ainda realizaram vários disparos em via pública.

Eles conseguiram arrombar o prédio da Secretaria de Saúde Estadual a SESAP e violaram o caixa eletrônico e fugiram levando todo o dinheiro do local. A Polícia Militar realiza buscas, juntamente com a Delegacia de Combate ao crime organizado, que já tem pistas sobre os suspeitos.190rn

PM PRENDE EM PARELHAS DUPLA ACUSADA DE ASSALTO EM SANTANA DO SERIDÓ

pp1

Por volta das 19h40min de ontem, 13/09, meliantes com arma em punho roubaram celulares de jovens na cidade de Santana do Seridó. O policiamento daquela cidade, rapidamente acionou a central da PM de Parelhas que de imediato fechou as principais vias de ligação para a cidade vizinha de Parelhas.

A dupla identificada por Júnior e Pedro Alberto foram abordados em uma estrada carroçável que liga Parelhas a comunidade Várzea do Barro. Com eles foi encontrado um revólver calibre 32 com 2 munições intactas, picotadas e os celulares das vítimas. Eles foram reconhecidos pelos jovens assaltados.

Rogério leva Frente CSE para debater modernização da lei trabalhista com ministro

Frente CSE com ministro do Trabalho (2)O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, recebeu em seu gabinete nesta terça-feira (13) deputados integrantes da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (CSE), uma das maiores do Congresso Nacional, que tem o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) como presidente. No encontro, o grupo debateu questões relativas à modernização da lei trabalhista brasileira.

Para Rogério Marinho, as propostas discutidas permitirão uma maior geração de emprego e renda no país, além de dar maior segurança jurídica tanto a empresários como aos trabalhadores. “Neste momento de dificuldade econômica do Brasil, essa modernização será fundamental para que voltemos ao trilho do desenvolvimento”, disse o deputado.

Ainda de acordo com o tucano, “a crise econômica na qual fomos colocados devido a irresponsabilidade do governo do PT nos permite pensar um novo Brasil, um país moderno que esteja alinhado com as melhores práticas empresariais, que valorize o empreendedorismo, que proporcione melhorias na vida dos trabalhadores e que nos coloque em paridade com nossos concorrentes no mercado internacional”.

Presidente da FNF se reúne com dirigentes da Arena das Dunas

Reunião FNF-Arena1Antes da reunião da próxima quinta-feira (15), em que será debatido a logística com os órgãos responsáveis, Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), uma outra reunião foi realizada na tarde desta terça-feira (13) na Arena das Dunas. Estiveram presentes, o presidente da Federação Norte-rio-grandense, José Vanildo, o diretor-presidente do Consórcio da Arena das Dunas, Mauro Araújo, o gerente jurídico e de relações institucionais da Arena, Ítalo Mitre, o gerente de manutenção da Arena, Paulo Rossi, e o gestor de conteúdo da Arena, Claudio Bahia. 

Na reunião realizada desta terça-feira, foram discutidas ações e os principais tópicos da reunião de quinta-feira, às 10h na Arena das Dunas, onde estarão envolvidos os órgãos responsáveis (Polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar, Ministério Público, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Juizados de Menores e do Torcedor, e o Órgão oficial de trânsito). 

Na reunião da próxima quinta-feira, também será decidido os valores e os locais de venda para os ingressos para a partida do dia 06 de outubro.

NOTA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO, TRIBUTAÇÃO E FINANÇAS DE ACARI

PLACA-NOTA-ACARIEncaminhamos nota de esclarecimento emitida pela Secretaria de Administração, Tributação e Finanças de Acari, a respeito de INVERSADES difundidas sobre a obra de ampliação do PSF V, nas REDES SOCIAIS:

Acerca da obra de ampliação do Posto de Saúde Maria Marta de Araújo (PSF V) no bairro Padre José Dantas Cortêz, Município de Acari/RN, a Secretaria Municipal de Administração, Tributação e Finanças de Acari/RN torna pública as seguintes informações:

1 – O Município de Acari/RN realizou processo licitatório nº 001/2016, na modalidade Tomada de Preços nº. 001/2016, cujo objeto fora a contratação de Empresa de Construção Civil para a ampliação do Posto de Saúde Maria Marta de Araújo (PSF V) no bairro Padre José Dantas Cortêz, com projeto básico no valor de R$ 144.480,00 (cento e quarenta e quatro mil quatrocentos e oitenta reais).

2 – Sagrou-se vencedora deste certame a Empresa Judson G. da Silva & Cia LTDA-ME, inscrita no CNPJ sob o nº 08.838.881/0001-26, com valor contratado de R$ 140.405,27 (cento e quarenta mil, quatrocentos e cinco reais e vinte e sete centavos), conforme disposto na placa da obra.

3 – Como é do conhecimento público em toda e qualquer obra que envolve recursos federais os repasses financeiros são realizados de maneira parcelada e ficam condicionados a liberação do Ministério da Saúde, responsável por este Convênio.

4 – Até esta data o Ministério da Saúde liberou recursos equivalentes aos serviços executados, conforme atesta o boletim de medição, no valor de R$ 27.438,53 (vinte e sete mil, quatrocentos e trinta e oito reais e cinqüenta e três centavos), razão pela qual a obra não foi concluída na data constante na placa.

5 - Diante disso, o Município informa aos munícipes que aguarda nova liberação de recursos por parte do Ministério da Saúde para que possa realizar a conclusão da obra de ampliação da referida unidade de saúde.

6 – É importante salientar que a gestão pública municipal atua sempre de maneira transparente, usando da boa-fé e amparada nos Princípios Constitucionais norteadores da Administração Pública, como também observando criteriosamente os preceitos da Lei nº 8.666/93 (Lei de licitações e contratos) e lamenta a disseminação de informações errôneas com o mero intuito de distorcer a realidade dos fatos.

7. Por último, informamos que para fins de comprovação das informações atestadas, os munícipes poderão acessar o Portal da Transparência e demais sistemas do Governo Federal.

Acari/RN, 13 de setembro 2016

DIÓGENES DE ARAÚJO SANTIAGO

Secretário Municipal de Administração, Tributação e Finanças de Acari/RN

UFRN tem 180 dias para apresentar cronograma de obras que tornem Campus de Caicó acessível

Em 120 dias os projetos devem estar prontos para serem executados

Atendendo à ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF) em Caicó, a 9ª Vara da Justiça Federal determinou que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) elabore, em 120 dias, projetos para que o Campus de Caicó esteja em conformidade com as normas de acessibilidade. Além disso, em 180 dias deve ser apresentado o cronograma de execução das obras necessárias à implementação das adaptações do campus e do Museu do Seridó. Caso não cumpra o cronograma, a sentença prevê a aplicação multas.

Uma investigação do MPF em Caicó contatou que as instalações do Centro de Ensino do Seridó (Ceres) não observam a legislação a respeito da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com a mobilidade reduzida. Um laudo pericial elaborado por engenheiros da Procuradoria-Geral da República (PGR) apontou a necessidade de adequação de todos os edifícios às exigências da legislação. O corpo técnico apontou a existência de 33 inconformidades na estrutura física do campus. Houve relato de estudante cadeirante indicando péssimas condições de acessibilidade.

A sentença da Justiça Federal destaca que “a correção das estruturas para atender as necessidades de locomoção das pessoas com deficiência tem viés constitucional e não pode ser mais postergado o seu cumprimento. A intervenção do judiciário, nesse aspecto, não constitui inovação pois mesmo o STF já enfatizou a necessidade de tutela. Na espécie, decorrido mais da 10 anos da entrada em vigor da legislação que especifica as adaptações necessárias, há muito que ser feito”.

Além de elaborar os projetos e iniciar a execução das obras, a UFRN também terá que executar as medidas administrativas necessárias para implementação do cronograma, em 180 dias.

A ação tramita junto à 9ª Vara da Justiça Federal, sob o número 0800037-07.2015.4.05.8402.

http://www.mpf.mp.br/rn/sala-de-imprensa/noticias-rn/ufrn-tem-180-dias-para-apresentar-cronograma-de-obras-que-tornem-campus-de-caico-acessivel

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Quadrilha tenta assaltar carro-forte na Grande Natal; vigilantes são baleados

Tiroteio aconteceu dentro do estacionamento de um supermercado (Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)

Dois vigilantes ficaram feridos em uma troca de tiros dentro do estacionamento de um supermercado localizado na Avenida Maria Lacerda, em Nova Parnamirim, na Grande Natal. De acordo com a Polícia Militar, homens fortemente armados tentaram roubar odinheiro de um carro-forte que estava estacionado no local.

Ainda segundo informações da Polícia Militar, a quadrilha chegou em um Hilux prata. Eram pelo menos cinco homens armados. Houve troca de tiros e dois vigilantes foram alvejados. Até a publicação desta matéria a PM não tinha a confirmação se os bandidos conseguiram roubar o dinheiro. Os vigilantes foram socorridos. Não há informações sobre o estado de saúde deles.

G1/RN

Operação do MP prende prefeito de Serrinha-RN

O prefeito da cidade de Serrina, Fabiano Teixeira de Souza (PMDB), foi preso na manhã desta terça-feira (13) durante uma operação coordenada pelo Ministério Público do Estado. A suspeita é de fraudes ao patrimônio público. Por ter foro privilegiado, o mandado foi expedido a pedido da Procuradoria Geral de Justiça. Outros quatro mandados, expedidos a pedido da Comarca de Santo Antônio, também estão sendo cumpridos juntamente com 17 ordens de busca e apreensão. Serrinha fica a 90 quilômetros de Natal.

Segundo o MP, a operação Mal Secreto tem por objetivo desarticular um "esquema de desvio e subtração de recursos públicos instalado na Prefeitura de Serrinha". Foram expedidos mandados de prisão contra o prefeito Fabiano Teixeira e mais 4 pessoas.

Ainda de acordo com o MP, são investigados crimes de "peculato, falsificação de documento público, lavagem de dinheiro e organização criminosa, entre outros". Em nota, o MP diz que "estão documentados desvios de mais de R$ 2 milhões podendo aumentar, pois contratos e pagamentos investigados chegam a R$ 9.582.491,97".

Fonte: G1 RN

Lanchonete foi assaltada por dupla armada no Centro de Caicó

A Polícia Militar registrou um assalto a mão armada na Lanchonete Café + Sabor localizada na Rua Renato Dantas, vizinha ao Posto Shell no Centro da cidade. O roubo aconteceu por volta das 19h10.

Dois elementos de posse de um revólver roubaram cerca de R$ 300,00 da proprietária da lanchonete e ao saírem roubaram também um cliente que vinha chegando ao estabelecimento subtraindo-lhe uma quantia de R$ 2.500,00, um cordão de ouro e um celular.
Os ladrões fugiram com destino ignorado.

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Pró-Natal: Capital poderá ganhar programa de industrialização em 2017

Gilenildo pró-sertãoPrograma de Industrialização de Natal ou, simplesmente, Pró-Natal. Esta é uma das principais propostas do candidato a vereador Gilenildo Santos (PSDB) caso conquiste uma das vagas na Câmara Municipal de Natal. Ex-coordenador do Pró-Sertão – Programa de Industrialização do Interior –, implantado pelo Estado em 2013, a ideia é adaptar o projeto para a capital potiguar a partir do próximo ano.

Segundo Gilenildo, o objetivo principal do projeto é criar mecanismos para a atração de investimentos privados em Natal. O programa teria como base a criação do Centro Industrial e Comercial da cidade. O espaço seria destinado a instalação de pequenas empresas, voltadas à princípio para a produção e comercialização de confecções, mas com a proposta de abranger outras áreas no futuro.

“Com o Pró-Natal estaremos contribuindo de forma decisiva para a geração de emprego e renda, hoje um problema de âmbito nacional e que prejudica de forma decisiva o desenvolvimento da nossa cidade e do Rio Grande do Norte. O desemprego é grande e é um mal que precisa ser combatido. Com este projeto, estaremos enfrentando este grave problema e fortalecendo o desenvolvimento econômico da nossa cidade”, disse Gilenildo.

O candidato a vereador esteve à frente do Pró-Sertão desde o seu início, quando foi criado pelo deputado federal Rogério Marinho durante sua passagem pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN, em 2013. Desde então, já foram instaladas cerca de 70 facções no interior potiguar, gerando aproximadamente 2 mil empregos diretos.

Carnaúba dos Dantas: Segundo Motocross do Povoado Ermo

MOTOCROSS POVOADO ERMO

O MONTE DO GALO FICOU PEQUENO PARA RECEBER OS CANDIDATOS GILSON E ARAIDSON!

Faltam apenas pouco mais de 22 dias e a candidatura a prefeito de Gilson e Araidson cresce e recebe mais adesões. Na noite deste Sábado (10), à coligação “Um novo tempo” realizou uma carreata/caminhada que entrou para a história no município de Carnaúba dos Dantas. No Monte do Galo o Deputado Estadual Hermano Morais (PMDB) prestigiou o comício além das lideranças e os vereadores da coligação e que apoiam Gilson Dantas. Foi um momento impar e que consolidará uma vitória maciça no dia 02 de outubro. 

Mulher é morta a tiros em Jaçanã-RN; companheiro é suspeito

Uma jovem de 19 anos foi assassinada a tiros na noite deste domingo (11) em Jaçanã, cidade distante cerca de 140 quilômetros de Natal. De acordo com a Polícia Militar, Eleika Talia Venâncio Soares foi morta dentro de casa. O principal suspeito do crime é o companheiro da vítima.

Segundo o major Válber Pereira de Moura, comandante da PM na região, o assassinato aconteceu por volta das 21h dentro da casa da vítima, no centro da cidade. Principal suspeito do crime, o companheiro de Eleika já foi identificado pela polícia, mas ainda não foi preso. "Estamos fazendo buscas na cidade", disse o major.

Natural de Currais Novos, Eleika Talia era dona de casa.
Fonte: G1 RN

Bloqueadores de celular são instalados em Alcaçuz

Depois de ter confirmado a chegada de 175 homens da Força Nacional de Segurança na capital potiguar para este domingo (11), o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), também avisou que os bloqueadores de celulares foram instalados neste sábado (10) na Penitenciária Estadual de Alcaçuz.

Segundo o chefe do executivo estadual, a empresa responsável pela instalação garantiu ainda a total funcionalidade e eficiência dos bloqueadores no prazo máximo de 15 dias.

Alcaçuz é o segundo presídio do Rio Grande do Norte a receber este tipo de proteção.

Primeiramente, a Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP) havia ‘inaugurado’ os trabalhos dos bloqueadores, o que inclusive resultou numa onda de violência gigantesca imposta pelos bandidos do Sindicato do Crime.

GARIBALDI FAZ CAMPANHA PARA CANDIDATOS DE CURRAIS NOVOS E CERRO CORÁ

comicio Cerro Cora com Joaozinho PMDB - 10 de setembro 2016 (32)O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) esteve na região do Seridó potiguar, na noite da sexta-feira (9), onde participou de eventos políticos de candidatos a prefeito do PMDB e seus coligados. Ele levou seu apoio às cidades de Currais Novos e Cerro Corá, ambas com candidatos a prefeito pelo partido.

Em Currais Novos, na fim da tarde, o senador foi recebido pelos candidatos a prefeito Eugênio Lins e vice-prefeito Itamar Júnior – ambos do PMDB – durante caminhada, pelo bairro Paizinho Maria. Acompanhados do deputado federal Walter Alves e do ex-prefeito Zé Lins, os apoiadores pmdebistas conversaram e ouviram com os populares da localidade. Após a caminhada, o grupo visitou os estandes da Feira de Negócios do Seridó, no centro de Currais Novos.

“Fui informado que muitas obras estruturantes deste bairro foram feitas por Zé Lins, com ajuda de emendas parlamentares minhas e de Walter Alves. Soube que ele calçou ruas e trouxe a coleta de esgoto. Diante destas afirmações não tenho dúvida que o melhor para Currais Novos é Eugênio e Itamar, que terão a experiência de Zé Lins e a nossa ajuda lá em Brasília, para manter esta cidade na linha do desenvolvimento”, disse.

À noite, Garibaldi seguiu para Cerro Corá, onde os candidatos João Batista – o “Joãozinho” – (PMDB) e Ana Maria (PR) promoveram um popular “arrastão” com milhares de apoiadores na rua, em caminhada. No palanque, os candidatos pediram apoio ao senador para obras estruturantes e projetos que contam com auxílio de recursos federais.

“Estou vendo uma multidão nas ruas de Cerro Corá, uma verdadeira onda verde em defesa do PMDB e de Joãozinho. Parece até que não temos adversários. Entretanto, sei que nenhuma campanha é fácil, por mais que pareça ser. Sei também que esta cidade precisa de um bom administrador, boas propostas, seriedade e apoio. Todas essas qualidades eu vejo em Joãozinho e Ana Maria”, comentou. 

Plano de Governo para Arborização‏

Debate Candidatos ArborizaçãoParticipe do debate com os candidatos à prefeitura de Natal, dia 21 de setembro, data alusiva ao Dia da Árvore, quarta-feira, às 11h30, que será realizado no Horto Pitimbu, localizado na Rua Tanguá, no bairro de Pitimbu.

Todos os candidatos estão convidados para participarem deste evento, com o objetivo de uma melhor transparência dos seus planos de governo, no que se refere à estratégia de cobertura e ampliação da arborização da nossa capital.

A realização deste debate é uma promoção da Rede Ambientalista Potiguar, com as ONG’s: Horto Pitimbu, Baobá, SOS Mangue, Aspoan, STVB, Núcleo Ecológico de Morro Branco e o Santuário Ecológico de Pipa.

Serviço:

Plano de Governo para Arborização: debate com os candidatos a prefeitura de Natal

Quando: 21.9.16 (quarta-feira)

Onde: ONG Horto Pitimbu

Endereço: Rua Tanguá, bairro de Pitimbu

Horário: 11h30

Realização: Rede Ambientalista Potiguar

Contato:

Haroldo Mota (84)99927.6555

Chico Iglesias (84)98865.8868

Rogério Câmara (84)987060573