Pages

sexta-feira, 24 de março de 2017

Deputado Dison quer declarar instituição em Goianinha como de utilidade pública estadual

Deputado Dison quer declarar instituição em Goianinha como de utilidade pública estadualCom forte atuação no município de Goianinha, região agreste potiguar, o deputado estadual Dison Lisboa (PSD), líder de governo na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), apresentou o projeto de lei que declara de utilidade pública a Instituição de Longa Permanência de Idosos – também conhecida como ILP Santa Terezinha -, localizada no município.

De acordo com o parlamentar, o ILP Santa Terezinha presta relevantes serviços assistenciais aos goianinhenses, zelando pelo bem estar dos idosos e garantindo o respeito à dignidade humana, o que justifica ter o apoio do Governo do RN para a realização de suas atividades por meio de renúncias fiscais.

“O título de utilidade pública permite que a instituição faça parcerias e, junto com o poder público, melhore os serviços ofertados a população. O ILP Santa Terezinha é um exemplo de entidade assistencial, atuando na prestação de serviços e desenvolvimento de ações voltadas para o atendimento das necessidades dos idosos, proporcionando-lhes assistência material, moral e espiritual. Assim, para melhor auxiliar esta entidade, encaminhamos a proposta objetivando seu reconhecimento como de utilidade pública”, explica Dison.

Zenaide Maia diz não para a PL da Terceirização

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (22) o Projeto de Lei (PL) 4.302/1998 que libera a terceirização para todas as atividades das empresas. A terceirização é quando uma empresa contrata outra para prestar determinados serviços.

A deputada Zenaide Maia votou contra ao Projeto de Lei. "Votei contra porque acho que esse o Projeto de Lei que libera a terceirização é uma "precarização" dos serviços públicos e privados. É um início para reforma trabalhista. Não acredito que vai aumentar a geração de empregos. É como se tivesse rasgado a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Só tiveram olhar para as empresas", disse a deputada Zenaide Maia.

O texto aguarda agora sanção do presidente Michel Temer para entrar em vigor

Polícia Militar detalha operação contra crime organizado em Jardim do Seridó

1Aefaf9c1-939d-4c86-b160-5514c78014e3

Ao menos cinco pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas e assaltos na cidade de Jardim do Seridó foram presos numa mega operação policial nessa tarde, 23, que teve a participação da PM e da Polícia Civil. Dois dos presos participaram de um assalto, ontem - 22, a um mercadinho da cidade. A mulher por posse de munições, Anderson é por posse de drogas e Breno por posse de cocaína. Todos entregues à plantão em Caicó.

Caicó: Assalto em casa de jogo

Elementos armados assaltam frequentadores de uma casa de jogo na principal avenida no bairro Boa Passagem, zona norte da cidade de Caicó. Os malévolos adentraram à casa de comércio contraventor e anunciaram o assalto, por volta das 21 horas dessa quinta feira, 23 de março.

O dono do negócio, sequer, havia tirado o dinheiro da casa, como sempre faz em cada rodada que as cartas são dadas, inconformados, eles partiram para cima dos clientes, e todos tiveram que ratear valores para atender as necessidades do crime, infelizmente. Ninguém foi preso.

Fonte: Jair Sampaio

Município de Caicó participa de reunião sobre o plano de ação da Emater

marcos_marcosA Emater-RN iniciou um ciclo de reuniões com os novos prefeitos do Rio Grande do Norte para apresentar o plano de ação da instituição. A diretora geral da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, Cátia Lopes, está conduzindo os trabalhos, que contam ainda com a presença de coordenadores e assessores.

O objetivo das reuniões é apresentar a instituição e expor ações, projetos e programas desenvolvidos pela Emater em todo estado. Em Caicó, o encontro ocorreu na quarta-feira (22), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O Município esteve representado no evento através do prefeito em exercício, Marcos do Manhoso, e do secretário municipal de Agricultura, Marco Pinto.

FEMURN e Assembleia Legislativa do RN firmam convênio para realização de cursos

FEMURN e Assembleia Legislativa do RN firmam convênio para realização de cursos (2)A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN – e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) firmaram convênio, nesta quinta-feira (23), para a realização de cursos de especialização e qualificação dos servidores públicos das prefeituras, através da Escola da Assembleia. A parceria foi firmada entre o Presidente da Federação, Benes Leocádio, e o deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), Presidente da ALRN, na sede da Assembleia, em Natal.

Para o Presidente da FEMURN, a capacitação que os servidores das prefeituras receberão a partir do convênio firmado com a ALRN, será de grande ajuda para as gestões municipais: “Promover estes cursos de qualificação é sempre muito complexo e nem toda prefeitura tem condição bancar ou mesmo organizar estes cursos. Agora cada prefeito pode tirar proveito deste convênio e estimular seus funcionários a frequentar a Escola da Assembleia e vislumbrar seu crescimento profissional”, considerou Benes.

A solenidade de assinatura do convênio também contou com a presença do secretário geral da Assembleia, Augusto Carlos Viveiros, a secretária administrativa, Dulcinéa Brandão, o diretor da Escola da Assembleia, Carlos Russo, e o diretor da Escola Potiguar de Gestão da FEMURN, Walter Fonseca.

Oficina em Qualidade no Processo de Gestão

As inscrições para a primeira oficina promovida pela Federação em parceria com a Escola da Assembleia já estão abertas. A Oficina em Qualidade no Processo de Gestão será realizada no dia 17 de abril, das 14h às 18h, no auditório Agnelo Alves, localizado na sede da FEMURN, em Natal. Cada prefeitura poderá indicar um participante, e são ofertadas 45 vagas.

As inscrições devem ser feitas através do e-mail femurn2001@gmail.com , até o próximo dia 10 de abril.

Para realizar a inscrição, as prefeituras deverão informar no e-mail o nome do funcionário, função, RG, CPF, telefone e e-mail. A prefeitura é a responsável por indicar o servidor que participará do curso.

quinta-feira, 23 de março de 2017

Prefeito de Campo Redondo e deputado Vivaldo são recebidos pelo Comandante da PM do RN e fazem reivindicações

ALESSANDRU-VIVALDO-SEGURANÇA1O prefeito de Campo Redondo, Alessandru Alves (PROS) preocupado com o clima de violência da região do Trairi, foi recebido ao lado do deputado Vivaldo Costa (PROS), pelo Comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Coronel Azevedo. Alessandru e Vivaldo reivindicaram mais policiamento para a cidade de Campo Redondo, além de uma visita do comandante no município para participar de uma audiência pública.

O comandante disse que vai analisar a situação de perto, pois Campo Redondo é uma cidade importante para segurança, já que faz fronteira com o estado da Paraíba. Coronel Azevedo se comprometeu em avaliar o efetivo da cidade e tomar providências. “Ele se mostrou sensível as reivindicações e ainda garantiu reforço policial na festa de emancipação política, que será realizada próximo domingo (26), em praça pública. Conheço o Coronel há mais de vinte anos sei da sua competência e vontade de fazer. Disse ainda que fará uma operação especial na cidade para combater os arrombamentos e a esta sensação de insegurança que vivemos”, contou Alessandru.

GILSON DANTAS VISITA CNM EM BUSCA DE ORIENTAÇÕES SOBRE O PROJETO REINSERIR

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebeu nesta quinta-feira, 23 de março, a visita do prefeito potiguar de Carnaúba dos Dantas. O gestor da cidade, Gilson Dantas, veio à Brasília pedir orientações sobre o projeto Reinserir. A iniciativa da entidade municipalista tem como objetivo fortalecer a rede de apoio ao usuário de drogas e oferecer a ele uma oportunidade de recuperação, por meio da reinserção social.

O gestor explicou que conheceu a iniciativa durante a realização do Seminário Novos Gestores, promovido pela CNM no ano passado. “Era um projeto que já estava sendo desenvolvido em algumas cidades do interior da Paraíba. Então, achei que o meu Município deveria participar pela problemática de drogas que a cidade convive”. Segundo o gestor, a oportunidade surgiu durante um encontro promovido pela CNM em Picuí, na Paraíba, realizado no mês passado. “Lá eu tive a notícia de que a gente poderia participar do projeto. Isso foi muito positivo porque já era um desejo nosso. Então vim aqui para conversar com a equipe técnica do Reinserir”.

Gilson Dantas explicou ainda que a prefeitura já está dando andamento a todas as ações necessárias para a implementação da parceria. Ele deu mais detalhes sobre a relevância desse trabalho de cooperação do movimento municipalista. “A CNM conseguiu ver além de todas as políticas públicas. Isso porque políticas de drogas voltadas à prevenção e ao combate existem em quase todos os cantos. Entretanto, a entidade enxergou questões como o diagnóstico e a reinserção social. E isso eu achei incrível”, contou.

Sobre o projeto

A temática das drogas vem sendo acompanhada fortemente pela Confederação nos últimos anos. Durante esse período, a entidade notou a enorme quantidade de Municípios que enfrentavam problemas relacionados à presença de entorpecentes, e foi quando surgiu o Observatório do Crack. Desde então, a CNM tem dialogado com os gestores municipais e obtido dados que fazem um retrato da situação dos Municípios brasileiros quanto às drogas.

Em 2012, veio a oportunidade de concretizar uma parceria com a União Europeia. A CNM elaborou um projeto com foco na reinserção social dos usuários de drogas. Chamado de Reinserir, ele contempla um conjunto de Municípios paraibanos e incentiva o trabalho integrado das redes de Educação, Saúde e Assistência Social em conjunto com a sociedade civil para cumprir esse objetivo.

Acesse o hotsite e saiba mais sobre o Reinserir

Muito importante a parceria da Prefeitura com o empresariado curraisnovense”, diz Odon Jr em visita à empresa AHB

Odon e Lucas na AHBO Prefeito de Currais Novos, Odon Jr, e o secretário municipal de obras e serviços urbanos, Lucas Galvão, visitaram na tarde desta quinta-feira (23) o empresário curraisnovense Aureliano, proprietário das empresas AHB Engenharia e Sertão Seridó Laticínios, onde discutiram sobre investimentos das empresas no município e o desenvolvimento da economia local. De acordo com Aureliano, a Sertão Seridó gera cerca de 60 empregos e a AHB em torno de 200 empregos diretos. “Estamos dialogando com o empresariado local buscando alternativas de desenvolvimento para o município”, disse o Prefeito Odon Jr. O empresário informou que deverá ampliar a fábrica de suco, além de agregar a água de coco e uma fábrica de gelo entre seus produtos, e também afirmou que está analisando investimentos no setor têxtil. O Prefeito Odon Jr afirmou que é muito importante a parceria do empresariado local com a Prefeitura para buscar desenvolver o município e criar novas oportunidades.

Garibaldi acompanha prefeitos de Guamaré e Carnaúba dos Dantas em audiência no Ministério da Integração

23-03O senador Garibaldi Filho, o ex-ministro Henrique Alves e o deputado estadual Hermano Morais acompanharam os prefeitos de Guamaré, Hélio Miranda, e de Carnaúba dos Dantas, Gilson Dantas, em audiência com o secretário de desenvolvimento regional do Ministério da Integração Nacional. Na pauta, pleitos de interesse da população dos dois municípios.

No caso de Guamaré, uma das reivindicações foi a instalação de uma planta de dessalinização no município, investimento em torno de R$ 10 milhões. A equipe técnica do Ministério analisará a viabilidade jurídica do projeto. Já Carnaúba dos Dantas precisa de R$ 4 milhões para a construção de uma barragem. Foi agendada para 5 de abril uma reunião na Secretaria de Segurança Hídrica do Ministério.

PROJETO TRANSFORMANDO DESTINOS REALIZA OFICINA EM PARELHAS

20170323_085539Uma oficina com foco teórico vivencial sobre drogas, estará sendo realizada nestes dias 22 e 23 de março em Parelhas.

A abertura da oficina, aconteceu na manhã desta quinta-fera(22), no auditório da Escola Municipal Arnaldo Bezerra, e contou com a presença dos Formadores Federais do Transformando Destinos, do poder público, nas pessoas do Prefeito Alexandre Petronilo e da Vice-prefeita Nazilda, além da equipe intersetorial do município, principalmente das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde.

A ação é articulada pelo Ministério Público do RN, através do Projeto Transformando Destinos, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e a Fundação Oswaldo Cruz - Fio Cruz.

Central De Vacinação terá novo espaço para melhor atender população curraisnovense

VacinaçãoCom o objetivo principal em melhor atender a população curraisnovense, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Currais Novos está reestruturando a “Central de Vacinação” que terá nova sede na Antiga Policlínica (Em frente ao Instituto Vivaldo Pereira – IVP) e que iniciará os atendimentos até o início da próxima semana. De acordo a coordenadora da atenção especializada da Secretaria Municipal de Saúde, Milena Cruz Bezerra, a mudança também segue uma recomendação da 4ª Regional de Saúde Pública (IV URSAP) e irá acomodar melhor os atendimentos. “Além desta Central de Vacinação, o município também conta com salas de vacinas de rotina em 5 UBS: Sílvio Bezerra, Radir Pereira, Dr. Ferreirinha (Dr. José Bezerra), Expedito Araújo (Paizinho Maria) e José Vilani (Parque Dourado”, comentou. As vacinas BCG e Hepatite B, por exemplo, são disponibilizadas para todas as crianças que nascem no Hospital Regional, e a Secretaria de Saúde também reforçará este atendimento.

O espaço onde antes funcionava a central de vacinação na Nova Policlínica (No antigo prédio do PA Unimed), servirá para acomodar novas especialidades médicas que irão ampliar a rede de saúde especializada no município, transformando aquela unidade mista num centro de especialidades, que já conta com atendimentos de nutricionista, fonoaudiólogo, pneumologista, psiquiatra e dermatologista.

Rafael Motta é titular das comissões de Turismo e Minas e Energia

O deputado federal Rafael Motta, do PSB, foi confirmado como integrante das comissões de Turismo e Minas e Energia, como titular, e Educação e Relações Exteriores, como suplente. A confirmação ocorreu nesta quinta-feira (23), quando a Câmara dos Deputados instalou as 25 comissões permanentes da casa.
Rafael Motta afirmou que o trabalho das comissões é de suma importância para discutir junto com a sociedade os projetos de lei que estão tramitando na Casa. As comissões também auxiliam o plenário nas votações das matérias.

“Estamos mais uma vez participando das comissões de Turismo e Minas e Energia, porque são comissões que abrangem atividades econômicas importantes para o Rio Grande do Norte. Precisamos estar atentos para o desenvolvimento do turismo e do setor de energia renovável”, afirmou Rafael Motta.

Projeto de modernização das leis trabalhistas recebe mais de 800 emendas

Rogério na comissão da reforma trabalhista_foto Alexssandro LoyolaO projeto de modernização das leis trabalhistas recebeu 840 emendas ao texto original. O prazo para apresentação de propostas pelos parlamentares foi encerrado nesta quarta-feira (22). Para o deputado federal Rogério Marinho (PSDB-RN), relator do projeto, a alta quantidade de sugestões apresentadas ao relatório demonstra a importância do tema para o país.

“O Brasil vive a sua maior crise econômica da história. E para tentarmos recuperar o tempo perdido, estamos trabalhando para atualizar esta lei que já tem mais de 70 anos. O mundo mudou e nossa legislação não acompanhou essas mudanças. A modernização dessas leis é fundamental para o país voltar a crescer”, disse Rogério.

A comissão especial tem promovido uma série de audiências públicas para discutir a proposta. A solução de conflitos trabalhistas fora da esfera judicial foi tema do último debate, também nesta quarta. Atualmente, são formas de resoluções extrajudiciais de embates entre trabalhadores e empregadores no país a arbitragem, a mediação e a comissão de conciliação prévia.

Para o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 1ª Região Gustavo Tadeu Alckmin, o aumento da fiscalização das condições de trabalho é uma das medidas extrajudiciais mais eficazes. “As mesmas demandas e conflitos sobre os mesmos objetos estão tramitando na Justiça do Trabalho. O objeto é o mesmo com processos contra bancos, supermercados e administração pública”, exemplificou.

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Alexandre de Souza Agra Belmonte, afirmou que a demissão arbitrária, conhecida popularmente como dispensa sem justa causa, é o que gera litigiosidade e processos. Para ele, a arbitragem – em que as partes definem o mediador sem a participação da Justiça – é uma das formas de diminuir o número de processos na esfera judicial.

Belmonte destacou ainda a necessidade de adoção de outras medidas extrajudiciais como a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e as comissões de conciliação prévia para desafogar a Justiça do Trabalho. Segundo o desembargador, a arbitragem deve entender as peculiaridades da relação trabalhista, como salário médio baixo, cerca de R$ 2 mil.

De acordo com o vice-presidente executivo da Central Brasileira do Setor de Serviços (Cebrasse), Ermínio de Lima Neto, a arbitragem é a forma mais eficiente de solução de conflitos trabalhistas. “Não sou contra a Justiça do Trabalho. O que queremos é que ela seja justa. Os empresários não são todos inidôneos”, disse. “O empresário quer ter lucro, sim, mas também ele gera empregos, riqueza para esse país.”

Segundo o professor da Universidade de São Paulo (USP) Nelson Mannrich, a preponderância do negociado sobre o legislado, o que é considerado a “espinha dorsal” da reforma trabalhista, é fundamental para o país. “Não podemos tratar os sindicatos com a mesma lógica que o empregado. Finalmente começados a dar responsabilidade para os sindicatos”, ressaltou.

Governo publica novo decreto de emergência por causa da seca em 153 cidades do RN

Em decreto publicado nesta quinta-feira (23), no Diário Oficial do Estado, o Governador Robinson Faria reconheceu em situação de emergência 153 municípios do Rio Grande do Norte em virtude dos efeitos da seca no interior do estado. O decreto tem validade de 180 dias e leva em consideração análises técnicas das áreas do Governo que monitoram a questão da Segurança Hídrica no RN.

Esta é a 8ª vez consecutiva que o governo toma a medida, que tem como objetivo facilitar o trâmite dos processos que envolvem obras e serviços para minimizar os efeitos da estiagem, considerada a maior dos últimos 100 anos.

O decreto é importante também para que o estado continue captando recursos do Governo Federal. Somente em 2017, já foram garantidos pelo Ministério da Integração Nacional, para continuidade da Operação Vertente, que fornece água potável à população através de carros-pipa, R$ 12,7 milhões. Também já estão assegurados para o Estado, via Ministério, R$ 88 milhões para a Adutora Afonso Bezerra - Pendências, e para a mudança de captação da Adutora de Jerônimo Rosado e Sertão Central Cabugi.

Nem 1% do que foi descoberto pela PF foi mostrado, diz delator da Carne Fraca

O fiscal agropecuário federal Daniel Gouveia Teixeira, responsável por denúncias que levaram à Operação Carne Fraca, afirmou que há uma série de irregularidades ainda não reveladas pela Polícia Federal (PF).

Em entrevista à Rádio Eldorado nesta quarta-feira, 22, Teixeira ressaltou que o pagamento de propina é frequente no processo de fiscalização da carne. “Não foi mostrado nem 1% do que foi descoberto pela Polícia Federal”, disse.

O servidor do Ministério da Agricultura, que foi transferido de função desde o início das investigações, atribui as falhas à ingerência decorrente de indicações políticas. “É a interferência de políticos para tirar e colocar fiscais mais rigorosos em locais que não atrapalhassem interesses das empresas”, relatou.

Teixeira também revelou que havia denúncias relacionadas ao setor engavetadas há cerca de dez anos. “A PF conseguiu fazer em dois anos o que o Ministério da Agricultura não fez em dez”, garante.

Apesar de denunciar o envolvimento de colegas e frigoríficos nos casos de corrupção, o fiscal tranquiliza a população em relação ao consumo da carne produzida no País. “Não é motivo de pânico. A população tem de conhecer o produto, verificar se é fiscalizado. 90% dos meus colegas são pessoas honestas e qualificadas que trabalham para garantir a qualidade dos produtos.”

Teixeira ainda afirmou que as irregularidades foram registradas ao longo de vários governos, ao menos desde o mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, e que não houve mudança após o PMDB assumir o Planalto. O delator disse não ter conhecimento de qualquer associação ou formação de cartel por parte dos frigoríficos que pagavam propina a servidores federais. Ele criticou ainda as tentativas de minimizar a importância da Operação Carne Fraca.

O funcionário representa a categoria como delegado sindical, mas garante não ser filiado a nenhum partido político. Ele recebe segurança da Polícia Federal e de outros órgãos de segurança do Paraná desde o início da operação, há dois anos e meio.

Isto É, com Estadão

Governo apresenta a Poderes arrecadação e perspectivas para 2017

O secretário de Estado do Planejamento e das Finanças Gustavo Nogueira se reuniu na tarde desta quarta-feira (22) com o primeiro escalão da área financeira do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público para apresentar os números da arrecadação do Estado e as perspectivas financeiras para 2017. As reuniões entre o Governo e os demais Poderes acontece mensalmente desde 2016.

A equipe técnica da SEPLAN apontou uma frustração de R$ 43 milhões na arrecadação do primeiro bimestre de 2017 em comparação ao previsto para o orçamento deste ano. Os representantes dos Poderes também definiram um calendário de discussões sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), com reuniões já agendadas dias 11 e 19 de abril.

Outro ponto de pauta foi a inclusão de todos os Poderes num único Sistema Integrado de Administração Financeira e Controle, conforme exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal alterada pela lei complementar 156. Por fim, o Governo apresentou dados do regime de previdência dos servidores estaduais e reafirmou a dificuldade que o déficit previdenciário representa nas contas públicas do Estado.  

CAICÓ GANHARÁ MAMÓGRAFO PARA O HOSPITAL DO SERIDÓ

batata_hospitalO prefeito de Caicó, Batata Araújo, teve uma audiência nesta quarta-feira (22) com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Kleber Morais. Na oportunidade, foram tratadas ações de saúde para o município.

“E temos uma excelente notícia principalmente para as mulheres. Caicó vai receber um mamógrafo, que será instalado no Hospital do Seridó. Aquela unidade agora é administrada pela prefeitura de Caicó”, disse o prefeito. O equipamento será doado EBSERH, através do Hospital Maternidade Januário Cicco, em Natal, e está em pleno funcionamento.

A mamografia é um exame radiológico para avaliação das mamas. Podendo identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos ou calcificações. Este exame é usado para detecção precoce do câncer de mama antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação.

Secretaria de Saúde participa de capacitação para profissionais do SUS em Caicó

preceO auditório do Campus de Caicó da UFRN sedia nesta quarta-feira (22), os projetos de apoio ao SUS, através da realização dos cursos de Preceptoria no SUS e Preceptoria na Residência Médica para o SUS. A secretaria municipal de Saúde está representada no evento, através da secretária adjunta Redianne Medeiros.

O projeto é uma parceria do ministério da Saúde com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, onde são desenvolvidos os cursos de capacitação profissional de nível superior em todo o Brasil.

Já é a segunda vez que o município de Caicó é contemplado com os cursos, onde foram capacitadas 120 pessoas que estão atuando no Sistema Único de Saúde. Os cursos são destinados aos profissionais que são preceptores dos serviços de saúde, entre eles, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais.

“É um curso de especialização de 360 horas, dura o ano inteiro, acontece durante três dias mensais e os participantes recebem um certificado de especialista em preceptor do SUS e especialista em residência médica. Temos o apoio da SESAP, IV URSAP, Secretaria Municipal de Saúde e Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN e UERN”, disse a facilitadora Thalyne Yuri Araújo Farias Dias.

Thalyne destacou que o preceptor é o profissional de saúde que recebe o aluno da residência médica, da residência multiprofissional e dos cursos de saúde das universidades do município. “Eles recebem os alunos na sua unidade de saúde e acompanham o estágio e as práticas nesses estabelecimentos”, afirmou.

FEMURN e Escola da Assembleia promovem oficina em Qualidade no Processo de Gestão

Curso será realizado no auditório Agnelo Alves%2c localizado na sede da FEMURN%2c em NatalA Escola de Gestão da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN – e o Instituto do Legislativo Potiguar (ILP) promoverão três oficinas de capacitação para servidores das prefeituras municipais até o próximo mês de junho. Os cursos são oferecidos após parceria firmada entre a Federação e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), responsável pelo ILP.

O Presidente da FEMURN, Benes Leocádio, afirmou que a parceria é importante na qualificação dos servidores: “A FEMURN tem o dever de auxiliar as prefeituras, qualificando seus funcionários. Isso é importante para a melhoria das gestões. E a parceria com a Assembleia, promovendo cursos com o Instituto do Legislativo veio em boa hora. Não tenho dúvidas que as oficinas serão essenciais para as prefeituras do nosso estado”, classificou o presidente.

QUALIDADE NO PROCESSO DE GESTÃO

A primeira oficina oferecida pela Federação em parceria com o ILP abordará o tema Qualidade no Processo de Gestão. As inscrições devem ser feitas através do e-mail femurn2001@gmail.com , até o próximo dia 10 de abril. O curso será realizado no dia 17 de abril, das 14h às 18h, no auditório Agnelo Alves, localizado na sede da FEMURN, em Natal. Cada prefeitura poderá indicar um participante, e são ofertadas 45 vagas.

Para realizar a inscrição, as prefeituras deverão informar no e-mail o nome do funcionário, função, RG, CPF, telefone e e-mail. A prefeitura é a responsável por indicar o servidor que participará do curso.

Walter Alves confirma liberação de emenda para Carnaúba dos Dantas

Boa notícia para o turismo no interior do Rio Grande do Norte. O Ministério do Turismo assegurou a liberação da emenda parlamentar de autoria do deputado federal Walter Alves (PMDB-RN), no valor de R$ 250 mil, para o município de Carnaúba dos Dantas. Parte do montante já foi depositada na conta bancária da prefeitura.

Os recursos serão aplicados nas obras de revitalização, urbanização, pavimentação e drenagem do acesso ao Monte do Galo, um dos principais pontos turísticos da região. A liberação da emenda foi confirmada hoje (22) por Walter Alves e informada ao prefeito de Carnaúba dos Dantas, Gilson Dantas, durante reunião no gabinete do deputado, em Brasília-DF. O deputado estadual Hermano Morais acompanhou a reunião.

Com aproximadamente 150 metros de altura, o Monte do Galo é uma importante atração que leva religiosos, devotos e turistas à cidade de Carnaúba dos Dantas. Para Walter Alves, as melhorias no local são necessárias. “O turismo é uma atividade que gera emprego e renda. Acreditamos que nossa colaboração vai ajudar no desenvolvimento de Carnaúba dos Dantas”, frisou Walter Alves

Registros de algumas chuvas em Carnaúba e Parelhas

Sítio Areia da Cobra – (Carnaúba dos Dantas) – 18mm

Sítio Carnaúba dos Bezerras – 09mm

Sítio Cachoeira – Parelhas – 70mm

Sitio Agua Doce – Carnaúba – 20 mm

Sitio Maribondo – Carnaúba  - 40 mm

Rajada - Carnaúba - 70 mm

Carnauba Centro – 42 mm

Sítio Gamenho – Parelhas – 20mm

Comunidade (Cobra) – Parelhas – 65mm

Parelhas- (Cidade) – 22mm

Sítio Caeiras -  Parelhas – 12mm

Comunidade – Juazeiro – 100mm

Sítio Saco de Santo Antonio – (Parelhas) – 50mm

Sítio Alto Bonito – (Parelhas) – 31mm

Sítio Maracujá – (Parelhas) – 200mm

Sítio Mirador – (Parelhas) – 11mm

Sítio Carnaubinha – (Parelhas) – 70mm

Tibau do Sul e Pipa convidam iniciativa privada para principais eventos do turismo nacional e internacional

O município de Tibau do Sul anunciou um planejamento semestral na participação dos eventos nacionais e internacionais para captação de turistas e está convidando todos os segmentos da iniciativa privada envolvidos no turismo da cidade e da Praia da Pipa.  O prefeito Antônio Modesto Macêdo destaca que a participação ativa de Tibau e Pipa foi possível graças à parceria firmada com Governo do RN, o RN Sustentável, a Secretaria de Estado do Turismo, Emprotur e ABIH-RN. “Eles investiram nos estandes e eventos e abriram espaço para nós. A Prefeitura está entrando com trabalho, tratando o turismo de forma profissional. Vamos atuar forte na captação de novos visitantes. E estamos convidando os empresários para participar destes eventos”, destacou Modesto Macedo.

quarta-feira, 22 de março de 2017

Ielmo Marinho: Vereador sugere que Guarda Municipal auxilie na segurança pública

Thiago Menezes sugere melhorias na segurança de Ielmo Marinho - Foto Marcius Valerius (1)O vereador Tiago Menezes, durante a sessão da Câmara Municipal de Ielmo Marinho desta terça-feira (21), cobrou o restabelecimento das atividades da Guarda Municipal e propôs que ela também auxilie na segurança pública do município.

Tiago lembrou que já há amparo legal para isso tanto na lei orgânica de Ielmo Marinho, quanto nas demais leis vigentes. "Sabemos que o nosso efetivo da Guarda é pouco, mas além da guarda do patrimônio público, os nossos agentes de segurança também poderiam dar um suporte a segurança com essa iniciativa. As normas vigentes já preveem isso", pontuou.

Além dessa iniciativa, ele também apresentou requerimentos cobrando da Prefeitura o preparo de terras para agricultura, popularmente conhecido como "corte de terra", o recapeamento asfáltico em vias da cidade e ainda a revisão da iluminação pública

"Essas são demandas que temos escutado em nossas visitas às casas do povo e em reunião com quem vem nos procurar. Nosso mandato está pronto para escutar a população e cobrar da Prefeitura melhorias para a nossa cidade", destacou.

Em reunião do PSB, Rafael Motta defende o voto do partido contrário a reforma da Previdência

33549535866_c55fb43dcf_k (1)O deputado federal Rafael Motta (PSB) voltou a externar hoje (22), em reunião da bancada do PSB na Câmara dos Deputados, o voto contra a reforma da Previdência. Segundo o parlamentar, a proposta encaminhada pelo Governo Federal retira direitos de todos, sobretudo, das mulheres, dos trabalhadores rurais e daqueles que recebem benefícios de prestação continuada, como as mães de filhos com microcefalia. 

"A gente tem que buscar outras alternativas que não seja impactar diretamente na previdência social, pois o trabalhador de baixa renda precisa ter sim uma atenção do Estado. Um remédio para economia não pode trazer tantos efeitos colaterais para a sociedade", afirmou o parlamentar, reafirmando o posicionamento dele contra a reforma e pedindo que o partido também se posicione contra a matéria: “ Por todas as lutas que o PSB tem tido ao longo de sua história, conclamo todos os deputados a votarem contra a reforma da Previdência".

Caicó - Vereadores exigem que Batata cumpra lei

Uma das motivações que fizeram o empresário Jair Paulino transferir sua matriz para a cidade de São Fernando ganha repercussão também na Câmara Municipal de Caicó, nessa manhã, 22.

O empresário investiu em calçamentos nos bairros Samanaú e Boa Passagem, foram várias ruas beneficiadas, e 80% desse investimento seria descontado no IPTU. Batata não aceitou.

Na Câmara Municipal, em sessão extraordinária, hoje, os vereadores usaram a tribuna para exigir que o prefeito e o secretário cumpram o projeto de lei, ou vai dar cassação de mandato.

“Ele tem que cumprir a lei, se ele quiser revogá-la, mande-a para a Câmara, se tiver maioria, tudo bem, se não, o caminho é cumpri-la, como disse, É LEI”, desabafa vereador Lobão.

Polícia cumpre mandados de prisão no Seridó e apreende drogas e dinheiro

Policiais civis de Parelhas, com apoio da Polícia Militar da cidade, cumpriram cinco mandados de busca e apreensão, na manhã desta quarta-feira (22), na cidade de Equador e prenderam em flagrante dois homens por tráfico de drogas e posse de arma de fogo. A ação também contou com o apoio da Rádio Patrulha de Parelhas e Santana do Seridó.

Foram presos na ação Sebastião Francisco da Silva, 29 anos, sendo apreendidos em sua residência maconha e crack, dinheiro fracionado na quantia de R$ 159,00 (cento e cinquenta e nove reais), lista de clientes e uma espingarda caseira, e Aramis Gualberto dos Santos, 47 anos, sendo apreendidos em sua residência cocaína, dois revólveres e uma quantia em espécie de R$ 9.215,00 (nove mil duzentos e quinze reais). Eles serão encaminhados ao centro de detenção provisória de Parelhas.

Eco Pedal em Currais Novos acontecerá em 30 de abril com a expectativa de reunir 300 ciclistas

O ciclismo de aventura e contemplativo das belezas naturais está se tornando uma das atividades esportivas de grande interesse para o turismo em diversas regiões do país e que reúne uma expressiva participação de ciclistas em eventos denominados como “Eco Pedal”, que em Currais Novos acontecerá no dia 30 de abril e que tem a expectativa de 300 participantes. O Prefeito Odon Jr se reuniu na manhã desta quarta-feira (22) com Cleber Martins, do “Mel Bike” e organizador do evento, para conhecer o projeto e discutir a parceria com o município. “Muito importante este evento para o nosso turismo e a divulgação das nossas belezas naturais”, disse Odon Jr. Também participaram da reunião, a Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ana Albuquerque, a coordenadora da SEMTUR, Socorro Góes, e o Presidente da Fundação Cultural “José Bezerra Gomes”, Ronaldo Gomes.

O Eco Pedal Currais Novos terá um percurso de 48Km que passará por comunidades rurais como Maracajá, Trangola e Totoró, e que contará com pontos de hidratação e apoio. As inscrições podem ser realizadas no link https://goo.gl/forms/2k1kBgoSEcZvCqvG2

Produção de Ave Caipira – Uma alternativa de renda para o homem do campo

Pintos de um dia_EMPARNO projeto Pró-Ave Caipira da EMPARN foi criado em 1996 com o objetivo de incentivar a produção de galinha caipira com tecnologia e rentabilidade. A atividade desenvolvida no incubatório da Estação Experimental de Caicó consiste na produção e comercialização de pintos de um dia das linhagens Pescoço Pelado e Tricolor. A estrutura tem capacidade para produzir até 16 mil pintos por semana. Os pintos  recebem tratamento e vacinas, atendendo o rígido Plano Nacional de Sanidade Avícola (PNSA) sendo então, postos à venda com garantia de qualidade e a preços que variam de acordo com a quantidade adquirida.

O processo de incubação, acompanhado por técnicos da EMPARN especialistas em produção animal, possibilita aumentar a produtividade e os controles sanitários. As linhagens produzidas pela empresa são de dupla aptidão, ou seja, indicadas para produção de ovos e carne. Durante todo o ano, os pedidos são atendidos na Estação Experimental de Caicó e também na sede da empresa, em Parnamirim. Os pintos são entregues semanalmente nestes dois locais, sempre às quintas-feiras.

Representante da Beleza Camporedondense é eleita em concurso

MISS-CAMPOREDONDOCampo Redondo conheceu na noite desta terça-feira (21) a sua nova miss. A representante da beleza camporedondense foi eleita no concurso que aconteceu em praça pública e contou com a participação de 12 concorrentes. A vencedora foi a jovem Tays Souza, 18 anos, que participará de concursos regionais com garotas de todo estado durante todo ano de 2017.

Em segundo lugar, venceu Isabelly Medeiros e em terceiro Camila Ferreira. O concurso foi uma das ações dentro da programação em comemoração aos 53 anos de Emancipação Política. Domingo (26) será o grande momento com shows em praça pública com Avini Vinny, Cavalo de Pau, MK Mulekeiros e Forro Xegado, a partir das 20 horas.

Beto Rosado se manifesta contra listas fechadas e defende voto distrital

Entrando no debate sobre a Reforma Política, que começa a ser debatida no Congresso Nacional, o deputado federal Beto Rosado (PP), anunciou, nesta quarta-feira (22), posição contrária ao sistema de listas fechadas para a eleição do parlamento, proposto por parte dos deputados federais e dirigentes partidários.

“O sistema de lista fechada para as eleições do parlamento  cassa o direito de livre escolha do eleitor”, declarou Beto Rosado.

O parlamentar defendeu o sistema do voto distrital, no qual os eleitores escolhem diretamente os representantes de cada região.

“O mundo desenvolvido se movimenta para implantar o voto distrital, como já ocorre na França, na Inglaterra e nos Estados Unidos da América. Precisamos garantir a representatividade e a participação política do eleitor”, argumentou.

Junco do Seridó tem banco destruído por bando armado, nessa madrugada 22/03

O banco do Bradesco da cidade de Junco do Seridó, no vizinho estado da Paraíba, foi parcialmente destruído por uma quadrilha especializada em estouro a bancos.

Homens fortemente armados isolaram policiais militares do pequeno destacamento da cidade e abriram fogo contra o prédio, rendidos, os militares não tiveram como reagir.

Festival de Atletismo movimentou escolas na Programação de Emancipação Política de Campo Redondo

ATLETISMO-CAMPOREDONDOA cidade de Campo Redondo está vivendo sua Semana da Emancipação Política. Dezenas de atividades tem acontecido para marcar a data. Nesta terça-feira (21) foi a vez do Festival de Atletismo Escolar onde escolas municipais e estaduais foram envolvidas. Cerca de 120 atletas, de 10 a 18 anos, se revezaram nas diversas competições. O evento serve também para pontuar o início das atividades esportivas dentro do calendário escolar.

A programação continua durante toda quarta-feira (22). As secretarias de educação e saúde estarão unidas no combate ao Aedes aegypti, com mobilizações dos alunos da rede municipal e agentes de endemias nos Conjuntos Campo Belo e Margarida Procópio, além do centro de Campo Redondo.

Secretária de Obras reativa faixas de Pedestres em Carnaúba dos Dantas-RN

Faixa de Pedestres

A Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas-RN através da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Transportes Públicos, está reativando a sinalização da faixa de pedestre pelas principais ruas da cidade. 

Ascom

Rogério defende terceirização e diz que “PT destruiu economia com discurso retrógrado”

Rogério em discurso no plenárioA Câmara dos Deputados deve colocar em votação nesta quarta-feira (22) o projeto que regulamenta a terceirização no Brasil. A proposta foi defendida pelo deputado federal Rogério Marinho (PSDB-RN), em discurso já na noite desta terça-feira (21), na tribuna da Casa. O parlamentar, que é relator da comissão que analisa a modernização das leis trabalhistas, disse ainda que o PT foi responsável pela destruição da economia do país.

“Nós tivemos durante 13 anos, um número nefasto, sob a administração do PT, que destruiu a economia do Brasil, que destroçou os nossos fundamentos macroeconômicos, que impediu que o País surfasse nessa onda positiva que aconteceu no mundo inteiro pelo aumento da procura das commodities. Os erros, os equívocos, os desacertos, a corrupção institucionalizada afundaram o nosso País”, disse o tucano.

Governador e ministro da Justiça deliberam sobre Plano Nacional de Segurança

Reunião Ministério da JustiçaO governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria e o ministro da Justiça Osmar Serraglio se reuniram na noite desta terça-feira (21) para discutir a aplicação e as metas do Plano Nacional de Segurança. A audiência foi realizada em Brasília. O RN será o primeiro estado a receber as ações do plano, lançado no início de fevereiro no estado, e cujo foco é o combate à criminalidade.

De acordo com as diretrizes do Plano, policiais militares, civis e peritos do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) reforçarão as operações conjuntas para reduzir homicídios dolosos, feminicídio, reduzir os índices gerais de crimes violentos letais intencionais (CVLI) e combater de forma integrada o crime organizado.

Na reunião, Robinson Faria solicitou que fossem disponibilizados os recursos para mobilizar os 240 PMs e 60 policiais civis e peritos, conforme pactuado com o Ministério da Justiça dentro do escopo do Plano Nacional. A rubrica representa investimento superior a R$ 2,7 milhões. 

MPF/RN pretende firmar acordos com salineiras que ocupam 3 mil hectares irregularmente

AudienciaPropostas foram entregues durante audiência nesta terça-feira, em Mossoró, e ainda serão discutidas com cada uma das 32 empresas envolvidas

O Ministério Público Federal (MPF) entregou propostas de termos de ajustamento de conduta (TACs) a representantes de 32 indústrias de extração de sal que atuam no Rio Grande do Norte e que foram apontadas, em um relatório conjunto do Ibama e Idema, como ocupantes de 3.284 hectares de áreas de preservação permanente. A entrega das propostas ocorreu durante audiência pública promovida em Mossoró e que serviu para órgãos ambientais e empresários discutirem as soluções para as irregularidades.

Durante a audiência, presidida pelos procuradores da República Emanuel Ferreira e Victor Queiroga, o analista ambiental do Ibama Frederico Fonseca apresentou as conclusões do “Relatório Conjunto de Avaliação Técnica e Ambiental dos Empreendimentos Salineiros do Rio Grande do Norte” (confira a íntegra clicando aqui), produzido pelo Grupo de Trabalho do Sal (GT-Sal), formado por 11 técnicos do Ibama e Idema e criado em 2014, após uma audiência também realizada pelo MPF em Mossoró.

RN participa do Braztoa para capacitação de agentes de viagem de todo o Brasil

subsecretária da setur rn%2c solange portela e dir executiva da Braztoa%2c Monica SâmiaMais de 700 agentes de viagens e 50 expositores participam hoje (21) da décima edição do Encontro Comercial RJ Braztoa, realizado no Prodigy Hotel Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro. O Rio Grande do Norte, por meio da Setur RN e Emprotur, com recursos do Projeto RN Sustentável, desembarca em terras cariocas para ampliações de negócios relacionados ao turismo, desenvolvimento de networking e oferecimento de capacitação para os participantes.

“O Governo do Estado do RN investe em eventos importantes como esse por saber que, tanto os investidores, quanto os agentes de viagens podem fazer a diferença conhecendo mais dos nossos destinos. Preparamos uma capacitação de 30 minutos focada nos atrativos dos nossos cinco Polos turísticos. Quando a gente visualiza consegue vender melhor cada destino e esperamos encantar os agentes de viagem com nossas potencialidades de sol e mar, turismo religioso, esportivo e de aventura, de negócios e cultural”, explica o secretário da Setur RN, Ruy Gaspar.

Crianças debatem sobre a Paz em fórum internacional da LBV

 identidade 1 FSD 2017Em Natal cerca de 300 crianças participarão da iniciativa

Nesta quarta-feira, 22, milhares de crianças participam da abertura da 15º edição do fórum infantil da LBV, que ocorrerá em várias cidades do Brasil e do exterior. Promovido pela Instituição, o evento que inaugura uma série de atividades e reflexões sobre o tema “Na sintonia do coração, eu comunico a Paz”, será protagonizado pela própria garotada. No ano passado cerca de 10 mil crianças participaram do evento e para 2017 a previsão é passar dos 13 mil participantes.

A programação inclui rodas de conversa, debates, dinâmicas, jogos, apresentações teatrais, coreográficas e musicais, painéis temáticos e mostras culturais. A temática escolhida pelas próprias crianças abordará a paz e a construção de um mundo melhor pra todos. As atividades terão prosseguimento, até março de 2018, nos Centros Comunitários de Assistência Social e nas escolas da LBV.

Sethas-RN realiza Encontro Estadual da Assistência Social

Foto 01 (1)Com o objetivo de fortalecer a Assistência Social no âmbito estadual, a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN), realiza nesta sexta-feira (24), o 3º Encontro Estadual da Assistência Social.

O encontro terá como tema: “A Gestão e o Controle Social no Fortalecimento do SUAS” e contará com a participação de representantes do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), que tratarão da gestão da política do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e do programa Criança Feliz.

O evento será realizado na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado, das 9h às 16h, e é direcionado para gestores e conselheiros municipais da assistência social dos 167 municípios.

Em Brasília, prefeito de Caicó garante recursos para área da saúde

batata_brasiliaO prefeito de Caicó, Batata Araújo, começou a anunciar boas notícias para a população do município durante sua agenda administrativa em Brasília, a partir desta terça-feira (21).

“Garantimos 770 mil reais para custeio na área de saúde, mais duas Academias da Saúde no valor de 100 mil reais cada, além de 300 mil reais para perfuração de poços, através de emendas do deputado federal Rogério Marinho”, disse Batata.

O prefeito confirmou que até sexta-feira (24) vai visitar outros parlamentares e também os ministérios. “Estamos em Brasília cumprindo uma agenda administrativa e trabalhando para melhorar a vida dos caicoenses”, concluiu.

terça-feira, 21 de março de 2017

Apodi e Pedro Avelino receberão as primeiras unidades demonstrativas de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta

Apodi e Pedro Avelino receberão as primeiras unidades demonstrativas de Integração Lavoura%2c Pecuária e FlorestaCom o objetivo de favorecer o produtor rural e gerar fontes alternativas de renda, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE), está implantando duas unidades demonstrativas de Integração, Lavoura, Pecuária e Floresta. O sistema que concilia as diferentes práticas agropecuárias numa mesma área será construído nos municípios de Apodi e Pedro Avelino.

O recurso de R$ 234 mil é do Governo do Estado, por meio do acordo de empréstimo com Banco Mundial, através do Projeto RN Sustentável. As ordens de serviços já foram assinadas pelo Governador Robinson Faria.

O investimento nas unidades demonstrativas engloba a recuperação de áreas de cajueiro, construção de apriscos e cercas, aquisição de matrizes ovinas e reprodutor ovino, preparação de silagem, enriquecimento da caatinga, plantio de mudas e ainda a aquisição de equipamentos de proteção e manejo para apicultura.

Prefeito de Caicó viaja a Brasília em busca de parcerias e viabilizar projetos

O prefeito de Caicó, Batata Araújo, estará em Brasília durante esta semana, onde buscará novas parcerias e levará projetos para viabilizar novas obras para a cidade. Também integra a comitiva do Município o chefe de Gabinete, Eduardo Dantas, o secretário do Trabalho, Habitação e Assistência Social, David Evandre e o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Abdon Maynard.

Segundo Batata, ele terá uma audiência com o ministro da Educação, Mendonça Filho, onde vai discutir ações para a educação e a questão da federalização do Hospital Regional do Seridó. “Nós repassamos informações ao deputado federal Rogério Marinho sobre esse assunto e ele acompanhará essa audiência e vai mostrar a importância desse pleito para Caicó e região do Seridó. Também vamos reivindicar ao ministro, a construção de novas escolas e creches para Caicó”, disse ele.

O prefeito também manterá agenda administrativa nos ministérios da Saúde, Cidades e Turismo. Neste último, Batata vai apresentar projetos de reforma e construção de praças, conclusão da nova rodoviária, além de pavimentação de ruas e outras pautas importantes do município.

EX- VICE PREFEITA MESMO SEM SE ELEGER CONTINUA CONTRIBUINDO PARA CARNAÚBA DOS DANTAS

WhatsApp Image 2017-03-21 at 10.53.02 AMWhatsApp Image 2017-03-21 at 10.52.56 AMA política não se faz só exercendo mandato

Agradecemos imensamente ao deputado Federal Fábio Faria pela liberação da emenda parlamentar que irá beneficiar o Bairro Dom Jose Adelino Dantas com a revitalização e urbanização do acesso ao Monte do Galo no valor de R$ 250.000,00 ( Duzentos e Cinquenta Mil reais). Faço aqui um agradecimento ao Prefeito Gilson Dantas por não deixar voltar a emenda parlamentar conseguida com tanto esforço pelo nosso partido (PSD). É hora de unir forças e trabalhar juntos em prol do crescimento da nossa amada Carnaúba dos Dantas.

"Não sou política por filiação, e sim por vocação

POLÍCIA APREENDE CERCA DE 02 QUILOS DE ENTORPECENTES EM CURRAIS NOVOS

Na tarde de ontem segunda-feira (20/03/17) Policiais Militares e Civis realizavam uma operação de rotina na cidade de Currais Novos com barreiras em pontos estratégicos visando abordar pessoas e veículos suspeitos que circulam em nossa cidade.
Em umas dessas barreiras na BR-427, saída para Acarí, os Policiais abordaram um veículo com placas de Florânia e suspeitaram de um passageiro que demonstrou muito nervosismo ao ver os policiais. Dentro de uma bolsa que estava com ele foi encontrado cerca de 02 quilos de maconha.
O acusado foi identificado como ALEX PEREIRA BASILIO, que estava sem documentos e alega morar em Caicó e em São Vicente. Acrescentou que já tem passagens pela Polícia e que a droga seria para consumo. O mesmo já tem outro irmão preso em Caicó por tráfico de drogas.
Mais uma vez parabenizamos todos os policiais Civis e Militares pela apreensão e essa parceria tem dado muitos frutos com muita droga apreendida e criminosos presos.
Mesmo sem uma estrutura adequada é possível realizar um bom trabalho e quem insistir em vender droga no nosso município será preso mais cedo ou mais tarde.
O combate ao tráfico continuará intensificado, pois combatendo o tráfico combate-se também a violência provocada por ele. Fonte: 3ª CIPM de Currais Novos

PESCADORES SÃO PRESOS EM CRUZETA

Na noite dessa segunda feira, 20 de março, a Polícia Militar do destacamento Policial da cidade de Cruzeta recebeu informações que pessoas estranhas haviam invadido uma propriedade rural de nome Sítio Riacho do Jardim, aonde estavam pescando sem autorização.

A PM chegou ao local e flagrou a pessoa de Franklin Alexandre da Silva Batista, pescador, residente no Sítio Bulhões, município de Acari, saindo da água com objetos de pesca em mãos. Ele apontou que seu amigo, Gerailton Pereira, também de Bulhões, o fazia companhia.

A dupla confessou a polícia que vive da pesca, que tem a profissão como fonte de rende e que era consciente do furto que ora praticava. Redes de pesca, caixa de isopor, gelo e outros objetos foram apreendidos com os suspeitos. Dr. Bruno Ferras, delegado, estipulou fiança de R$ 350,00 para cada um deles.

Gerailton Pereira (foto acima) disse à polícia que ganha R$ 200,00 com o bolsa família mas que usa para pagar um dos carros que possui, por isso pesca para sustentar a família. Ele tem um Fiat Uno, que foi apreendido, e um Fiesta. Por Jair Sampaio

Prefeito de Caicó viaja a Brasília em busca de parcerias e viabilizar projetos

O prefeito de Caicó, Batata Araújo, estará em Brasília durante esta semana, onde buscará novas parcerias e levará projetos para viabilizar novas obras para o município de Caicó. Também integra a comitiva do Município o chefe de Gabinete, Eduardo Dantas, o secretário do Trabalho, Habitação e Assistência Social, David Evandre e o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Abdon Maynard.

Segundo Batata, ele terá uma audiência com o Ministro da Educação, Mendonça Filho, onde vai discutir ações para a educação e a questão da federalização do Hospital Regional do Seridó.

“Nós repassamos informações ao deputado federal Rogério Marinho sobre esse assunto e ele acompanhará essa audiência e vai mostrar a importância desse pleito para Caicó e região do Seridó. Também vamos reivindicar ao ministro, a construção de novas escolas e creches para Caicó”, disse ele.

Saúde Digital: comissão da Câmara aprova projeto que cria sistema de online do SUS

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Natal aprovou nesta segunda-feira (20) o projeto Saúde Digital. A proposta, que partiu da vereadora Nina Souza (PEN), cria um sistema online de marcação de consultas pelo SUS.

"Informatizando evita que as pessoas sofram nas filas para marcar exames e consultas e dará à secretaria todo o controle e dimensão da saúde na cidade. Aprovamos também a instituição de dias especiais em que o município fica obrigado a dedicar atividades voltadas para Alzheimer, catarata e glaucoma porque é preciso informar e prevenir a população", destacou Nina Souza.

A proposta agora segue para análise do plenário da Casa. Caso seja aprovado, será destinado ao prefeito Carlos Eduardo Alves e ficará à espera da sanção, para ser implementado. O Saúde Digital foi apresentado por Nina ainda durante o recesso parlamentar.

Além do Saúde Digital, Nina também propôs a criação do programa Pavimentação Cidadã, que prevê descontos no IPTU de quem investir recursos em obras nas ruas da cidade. Também é de iniciativa de Nina o projeto que destina 5% das vagas de empresas terceirizadas contratadas pela Prefeitura de Natal para pessoas portadoras de necessidades especiais.

segunda-feira, 20 de março de 2017

Administração Penitenciária do RN diz que há risco de ‘revolta generalizada’

1Aefaf9c1-939d-4c86-b160-5514c78014e3

A Coordenadoria de Administração Penitenciária alertou: “não é viável colocar duas facções rivais juntas, somando um total de mais de 1.200 presos”. E reforçou: “isso pode causar uma revolta generalizada em todas as unidades prisionais do estado”.

Nesta segunda (20), no entanto, o Governo do Estado promoveu a transferência de mais de 800 internos de Alcaçuz para o Pavilhão 5, como é mais conhecido o Presídio Rogério Coutinho Madruga, onde estão 440 detentos de uma facção rivais. Em janeiro, quando os grupos se encontraram, 26 presos foram mortos. Destes, 15 foram decapitados. O episódio foi batizado de o ‘Massacre de Alcaçuz’ – o mais violento do sistema prisional potiguar.

Em nota, a assessoria de comunicação do governo do estado disse que a transferência é a "continuação do trabalho que já se iniciou em janeiro, com a retomada do Pavilhão 5 pela Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP), sob coordenação e apoio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), e que os presos transferidos ficarão temporariamente no Pavilhão 5 até que as ações de manutenção predial em Alcaçuz sejam realizadas. "Logo que os pavilhões 1, 2 e 3 estejam em condições adequadas, os mesmos voltarão aos pavilhões de origem", afirmou.

O governo também diz que, "o contingente de agentes federais e estaduais e de policiais que atuam hoje em Alcaçuz é suficiente para manter a ordem e a segurança local" e afirma que "os internos que ficarão no Pavilhão 5 estarão devidamente separados, sem ter qualquer contato, inclusive visual".

Por fim, ainda segundo a nota, "o procedimento realizado em Alcaçuz é necessário para a restauração das estruturas físicas do presídio e restruturação da rotina penitenciária e está sendo conduzido com todos os cuidados para garantir a integridade dos presos, dos agentes de segurança e da sociedade em geral".

Mais... G1RN

Desfile com bandas marciais abre oficialmente Semana da Emancipação de Campo Redondo

_DSC0168A cidade de Campo Redondo, abriu oficialmente nesta segunda-feira (20) a semana de atividades dedicadas a sua Emancipação Política. Nas primeiras horas da manhã jovens que compõe Bandas Marciais das Escolas Municipais Angelina Aurina e José Marcílio Furtado, percorreram diversas ruas. Ao final da caminhada foram recebidos no Centro Administrativo José Alberany de Souza, onde estavam diversos funcionários do município.

O prefeito Alessandru Alves (PROS) participou dos festejos e declarou oficialmente aberta a semana que comemora os 54 anos de Emancipação Política de Campo Redondo. Um dos momentos mais esperados será domingo (26) quando em praça pública se apresentará o cantor Avine Vinny e as bandas Cavalo de Pau, KM Mulekeiros e Forró Xegado.

Estado ultrapassa meta do Governo Federal e capacita 135 servidores na rede Siconv

IMG-20170319-WA0032O Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças, promoveu a maior capacitação do Sistema de Convênios (Siconv) do Rio Grande do Norte e ultrapassou a meta definida pelo Governo Federal. Ao todo, 135 servidores de 90 prefeituras e do Estado estão aptos, a partir de agora, a elaborar projetos de acordo com as diretrizes da União operar a Rede Siconv para a captação de recursos via convênios. O acordo de cooperação entre o Governo do Estado e o Ministério do Planejamento validado em maio de 2016 prevê a capacitação de até 100 servidores por ano.

A modernização da administração pública, através da capacitação de servidores, como a formação de multiplicadores da Rede Siconv, é um dos objetivos estratégicos do eixo governança pública, base do projeto Governança Inovadora.

Após o primeiro módulo da capacitação via Rede Siconv, os 135 servidores de prefeituras e do Estado passarão para as fases de execução dos convênios e prestação de contas. Os próximos módulos estão previstos para ocorrer em abril e maio.

Outono: EMPARN prevê chuvas mais intensas até o fim de março

As chuvas tem caído com menos intensidade nos últimos dias em quase todo o estado, como foi previsto pelo setor de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), mas apesar disso a regularidade continua. No último domingo, Dia de São José, há registros de precipitações na parte da tarde na região do Vale do Assu e Serra de Santana. Para os próximos dias – fim de março e início de abril - a expectativa é do retorno de chuvas mais intensas, principalmente por conta da mudança de estação. Nesta segunda-feira, por volta das 7h29, aconteceu o equinócio de outono.

Analisando as condições climáticas, com base nos modelos e nas imagens do satélite meteorológico, o gerente da meteorologia, Gilmar Bristot, prevê chuvas mais concentradas com a melhora das condições de instabilidade, principalmente com a umidade mais elevada e as águas superficiais mais frias no Pacífico Equatorial. A previsão deve se confirmar também com as condições favoráveis do Oceano Atlântico e com a presença da Zona de Convergência Intertropical.

Modernizar leis trabalhistas é fundamental para país voltar a crescer, diz Rogério Marinho

Rogério em debate da Fecomércio (1)Relator da comissão especial que analisa a modernização das leis trabalhistas na Câmara, o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) participou na manhã desta segunda-feira (20) do Seminário Brasil em Foco, promovido pela Fecomércio-RN em Natal. O parlamentar debateu o assunto com o ex-ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Almir Pazzianotto. O evento ocorreu no Hotel Holliday Inn.

Em seu discurso, Rogério enfatizou a importância da modernização das leis trabalhistas no Brasil. O parlamentar relembrou que a legislação do setor já possui mais de 70 anos e não acompanhou o avanço mundial nos mais diversos setores de atividades. "Precisamos modernizar e racionalizar as leis para que o país volte a crescer economicamente e gerar empregos. É importante ressaltar que essa reforma não retira direitos trabalhistas porque esses são direitos constitucionais", disse.

FAPERN organiza Marcha Pela Ciência Natal 2017

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), juntamente com o Departamento de Engenharia da Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte estão organizando o evento Marcha Pela Ciência Natal (March For Science Natal), que acontecerá no dia 22 de abril de 2017 (sábado). O evento acontece em vários países sendo celebrado também nesta data o Dia da Terra.

Com a finalidade de otimizar as ações do Evento, a organização está realizando uma convocatória para que professores, pesquisadores e estudantes apresentem propostas de eventos paralelos relacionados à ciência, tecnologia, inovação e sustentabilidade com impactos na sociedade, meio ambiente e economia.

As palestras, oficinas e outras atividades serão realizadas na UFRN e no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.

Portal da Mulher será lançado próximo dia 21

Portal da ulher_potiguarIniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria para as Mulheres visa oferecer suporte as vitimas de violência no RN

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do RN (SPM/RN) lança no próximo dia 21 de março, às 10h, no auditório da governadoria, o Portal da Mulher Potiguar. A ferramenta é um marco no apoio às vítimas de violência doméstica no Rio Grande do Norte, onde 40% das mulheres disseram já ter sofrido algum tipo de violência.

O endereço mulherpotiguar.rn.gov.br servirá de suporte para as mulheres e oferece vários espaços nos quais elas podem efetuar denúncias, reconhecer se são ou estão submetidas a algum tipo de agressão e ainda receber orientações sobre onde encontrar ajuda e outros encaminhamentos. O site é fruto da parceria entre Governo do Estado, via equipe do Sistema CERES* com apoio logístico da Universidade Potiguar.

Dison solicita reforma de hospital regional em Santo Antônio

A reforma do Hospital Regional Lindolfo Gomes, no município de Santo Antônio é um pleito recorrente do deputado estadual Dison Lisboa (PSD). Com objetivo de aprimorar o atendimento aos pacientes e reforçar a saúde pública na região agreste, o parlamentar protocolou um requerimento, encaminhado para a Secretária da Saúde Pública do Estado (Sesap), pedindo melhorias na unidade de saúde.

Dison explica que a reforma vai contribuir para fortalecer o serviço de saúde pública na cidade e em municípios circunvizinhos. “Por ser um hospital público geral de urgência, emergência e cirurgia de alta frequência (CAF) o Hospital Regional Lindolfo Gomes presta assistência de média complexidade à população da cidade de Santo Antônio e de mais 14 municípios da região. Dessa forma, as adequações na estrutura e nas instalações elétricas e hidráulicas são necessárias para garantir a qualidade no atendimento aos cidadãos da região agreste potiguar, assegurando o acesso ideal aos serviços de saúde”, destacou.

Município de Caicó afere vazão dos poços perfurados na zona rural e urbana

poco_aguaNuma parceria entre o Município de Caicó e Governo do Estado, através da secretaria estadual de Recursos Hídricos (SEMARH), a secretaria municipal de Agricultura está aferindo a vazão dos poços perfurados na zona rural e urbana.

Um dos poços aferidos, no sítio Montanhas próximo ao distrito de Laginhas, deu uma vazão de 5.538 litros de água por hora. Já na área do antigo Hospital Psiquiátrico Milton Marinho, em Caicó, o poço chegou a 2.560 litros de água por hora.

Cosern se aproxima de 1 400 000 clientes e reforça direitos e deveres do consumidor de energia elétrica

Direitos e DeveresClaudionorDamascenoCosernDivulgacaoA Cosern está muito próxima de atingir a marca de 1 milhão e 400 mil clientes. No final de fevereiro, esse número totalizava exatamente 1.392.704 consumidores, cada um com direitos e deveres bem definidos. Os clientes da Cosern são representados no Conselho de Consumidores, órgão que se reúne a cada dois meses para discutir e encontrar soluções para as principais questões registradas nos canais de atendimento da Distribuidora potiguar.

A seguir, a Cosern relembra os principais direitos e deveres dos seus consumidores:

DIREITOS DOS CONSUMIDORES, DEVERES DA COSERN:

· Receber energia elétrica em sua unidade consumidora, nos padrões de tensão e de índices de continuidade estabelecidos;

· Ser orientado sobre o uso eficiente da energia elétrica, de modo a reduzir desperdícios e garantir a segurança na sua utilização;

· Receber a fatura com antecedência mínima de 5 (cinco) dias úteis da data do vencimento ou 10 (dez) dias úteis, da mesma data, quando a unidade consumidora for classificada como Poder Público ou Serviço Público;

· Ter o serviço de atendimento telefônico gratuito disponível 24 (vinte e quatro) horas por dia para a solução de problemas emergenciais;

Prefeitura de Tibau do Sul anuncia programação para aniversário da cidade

Aniversário Tibau do SulEm comemoração ao aniversário da cidade de Tibau do Sul, o Governo Municipal anunciou a realização de uma extensa programação festiva, no próximo dia 4 de abril, com passeio ciclístico, café da manhã, apresentações culturais e musicais.

Manhã

Passeio ciclístico de Sibaúma até o centro de Tibau do Sul

(Prêmio de 3 bicicletas para - 1, 2 e 3 colocados)

Largada: 8 horas.

Café da manhã, água no percurso, carro de apoio, ambulância.

Tarde

Solenidade, apresentações culturais e bandas de musica

Prefeitura de Currais Novos discutiu elaboração do “Plano Municipal de Saneamento” nesta segunda, 20

SONY DSCA Prefeitura Municipal de Currais Novos realizou na manhã desta segunda-feira (20) no Salão Nobre do “Palácio Raul Macedo”, reunião para discutir a elaboração do “Plano Municipal de Saneamento”, projeto que deverá estar pronto até o final do ano de acordo com o prazo estipulado pela FUNASA. O encontro contou com a presença do Prefeito e Vice-Prefeito, Odon Jr e Anderson Alves, dos secretários municipais de saúde, Rosário Bezerra; Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento, Fátima Barros; do coordenador de elaboração do Plano, Manoel Galdino; representantes das secretarias de Obras, Educação, Turismo e Assistência Social; além da presença do chefe do escritório local da CAERN, Adelson Santos, do professor doutor em hidráulica e saneamento e mestre em recursos hídricos/UFRN, João Abner, e vereadores.

A reunião teve como meta estabelecer os grupos de trabalho que formarão os comitês de elaboração do Plano, além de montar as estratégias de ação e definir as metas do Plano. A reunião de mobilização desta segunda (20) é resultado da conferência que aconteceu no último dia 16 de março, quando a FUNASA em parceria com a UFRN e Ministério Público, reuniram no auditório do CERES UFRN em Currais Novos, prefeitos de diversas cidades para repassarem as informações e esclarecimentos quanto ao compromisso firmado entre os municípios, a FUNASA e UFRN, em prol da elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico.

Emenda de Beto garante reforma de UBS em Tibau

O Ministério da Saúde pagou, nesta semana, R$ 55 mil da emenda de R$ 274 mil, colocada pelo deputado federal Beto Rosado (PP) no Orçamento Geral da União (OGU) para a reforma da Unidade de Saúde Básica (UBS) Santa Terezinha, no município de Tibau.

A primeira parte dos recursos já está disponível no Fundo Municipal de Saúde. O restante será pago com o decorrer da obra, que contempla a ampliação dos leitos, melhoria da estrutura e aumento das dependências, para atender uma maior demanda de pacientes.

“Investir em Saúde é pensar na vida das pessoas. A reforma da UBS Santa Terezinha será muito importante para a melhoria do atendimento à população de Tibau. Vamos continuar batalhando por mais recursos para a Saúde dos municípios potiguares”, declarou Beto Rosado.

POLICIA MILITAR DE CARNAÚBA DOS DANTAS NÃO REGISTROU NENHUMA OCORRÊNCIA NO PERIDO DA FESTA

Destacamento Carnauba dos DantasA Policia Militar de Carnaúba dos Dantas não registrou nenhuma ocorrência de assalta a mão armada nesse período de festa a policia militar depois que a polica militar ganhou reforço e mais logística na forma de trabalhar com mais policias os assaltos a mão armada não aconteceu mais.