A Secretaria Municipal de Saúde de Jardim do Seridó está intensificando o trabalho de combate ao Calazar na cidade. Próximo mês vai ser iniciado a coleta de sangue dos cães para o levantamento de animais infectados com a referida doença. Ano passado foi constatados 11 cães infectados, mas já foram sacrificados.
“Estamos trabalhando intensamente para que possamos combater o calazar em Jardim do Seridó. Desde o ano passado que estamos fazendo coletas nos animais e levanto ao laboratório para detectar a doença e sacrificar os animais para que a doença possa ser eliminada”, disse Francisco das Chagas, coordenador de endemias.
A leishmaniose é uma doença crônica, de manifestação cutânea ou visceral, causada por protozoários flagelados do gênero Leishmania, da família dos Trypanosomatidae. O calazar e a úlcera de Bauru são formas da doença. É uma zoonose comum ao cão e ao homem. É transmitida ao homem pela picada de mosquitos flebotomíneos, que compreendem o gênero Lutzomyia (chamados de "mosquito palha" ou birigui) e Phlebotomus.
Assessoria
ENTENDO A NECESSIDADE DE CONTROLE RÁPIDO DA DOENÇA. MAS ALGUMAS AÇÕES COMO O SACRIFÍCIO CANINO AINDA ME DEIXAM DÚVIDAS. TANTO O ANIMAL COMO O SER HUMANO SÃO VÍTIMAS DO VETOR, E POR MAIS QUE SACRIFIQUEM OS ANIMAIS, OS CASOS CONTINUAM AUMENTANDO.
ResponderExcluirNÃO SERIA A HORA DE REPENSAR NAS AÇÕES, HAJA VISTO QUE MESMO COM A MORTE DO HOSPEDEIRO(CÃO) O MOSQUITO AINDA FICA ALGUNS DIAS CONTAMINANDO OUTROS COM SUA PICADA?