Agricultores familiares terão o milho Potiguar à disposição, com produtividade e maior resistência.
A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) vai divulgar uma nova variedade de milho, batizada de milho Potiguar, a partir de segunda-feira (dia 15/08) quando começa o XVII Congresso Brasileiro de Sementes, no Centro de Convenções de Natal. O evento vai reunir especialistas do Brasil e do exterior.
Resultado de pesquisa de sua equipe, sob a coordenação do pesquisador Marcelo Abdon Lira, a variedade milho Potiguar foi registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sob o número 25891. Trata-se de uma variedade adaptada às condições da região Nordeste. Para a distribuição de amostras de sementes, a EMPARN produziu neste ano em sua Estação Experimental de Ipanguaçu, cerca de 65 toneladas de sementes básicas.
A variedade Potiguar, de ciclo precoce, vem demonstrando boa adaptabilidade e estabilidade de produção, bem como empalhamento de espiga, sendo tolerante às principais doenças. Essa cultivar apresenta porte médio, o que lhe confere maior resistência ao acamamento e tombamento. Por apresentar espigas com padrão comercial para o consumo in natura (milho verde), vem sendo indicada também para essa finalidade.
O milho Potiguar tem um potencial genético para a produtividade de 7 mil quilos por hectare e uma produtividade média dos grãos de 5.240 quilos por hectare. São valores médios em 28 ensaios instalados no período de 2006 a 2007, no Nordeste brasileiro, em condições de sequeiro.
CONGRESSO
A EMPARN estará no XVII Congresso Brasileiro de Sementes com suas variedades e material didático. O Congresso começa segunda-feira (15) e se estenderá até o dia 18, com o tema "A Semente no Contexto da Inovação e da Sustentabilidade".
Estarão em Natal pesquisadores de todo o País e ainda da Inglaterra, Suíça, Holanda e Estados Unidos. Serão proferidas palestras sobre temas diversos e mesas redondas sobre "Interação entre Ciência e Tecnologia de Sementes". Paralelamente serão realizados outros eventos como o XI Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes e o VI Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais.
Também ocorrerão debates sobre "Políticas Públicas Relacionadas às Espécies Florestais Nativas" e, ainda a eleição do coordenador do Comitê de Tecnologia de Sementes Florestais. A promoção é da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates).
Como referência nacional e internacional, o Congresso tem como objetivo divulgar os avanços nas áreas de ciência e tecnologia de sementes, em prol da evolução tecnológica da indústria brasileira de sementes.
Assessoria da Emparn
Nenhum comentário:
Postar um comentário