Pages

terça-feira, 15 de maio de 2012

Assinado decreto que institui o Núcleo Estadual de Gestão do Programa Água Doce

O Governo do Estado criou nesta terça-feira (15) o Núcleo Estadual de Gestão do Programa Água Doce. O decreto foi assinado pela governadora Rosalba Ciarlini durante solenidade que apresentou oficialmente o Programa Água Doce, projeto que visa tornar potável a água salobra encontrada em poços.

Ao lado do coordenador nacional do Programa Água Doce, Renato Saraiva, e do secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, a Governadora falou sobre a importância desse projeto. “Quando fui Prefeita, fomos os primeiros no estado a instituir o uso do dessalinizador, numa região com poços de água salobra. A cidade tinha abastecimento, mas nas comunidades rurais, mesmo no inverno, tínhamos que levar água, e, assim, começamos o trabalho com o dessalinizador, oferecendo água de qualidade à população”, disse Rosalba Ciarlini.

O Programa Água Doce tem investimentos no valor de R$ 11 milhões, com contrapartida de R$ 1,1 milhão do Governo do Estado. A previsão é que sejam beneficiadas 68 comunidades de diversos municípios do Estado e os equipamentos atenderão os municípios de acordo com critérios específicos que justifiquem o uso, como a dificuldade de acesso a água por comunidades rurais distantes de áreas urbanas.

Segundo a Governadora, é preciso unir esforços, porque a seca é um problema de todos e o uso dos dessalinizadores vai auxiliar no combate a esse problema, pois “nós não estamos inventando, nós sabemos que dá certo”. O Rio Grande do Norte é um dos dez estados que integram o Programa Água Doce no País.

O QUE SÃO DESSALINIZADORES

No Nordeste do Brasil, o nível de salinidade na água retirada de poços é alto em razão do tipo de solo. Em comunidades rurais isoladas e com dificuldade de acesso a água, os sistemas simplificados de dessalinizadores tornam a água potável.

O sistema consiste em uma caixa de água para armazenar a água bruta que chega do poço, um equipamento de dessalinização para a retirada do sal e outra caixa de água onde fica a água que abastece a população. Além do benefício do acesso à água, a utilização deste tipo de sistema induz a comunidade a entender que este processo pertence a todos. Uma pessoa da comunidade é encarregada de operar o sistema.

O benefício parte do aproveitamento da água subterrânea salobra em uma região com irregularidade de chuvas. Além disso, é realizado um trabalho de conscientização das pessoas em relação à água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário