O prefeito de Carnaúba dos Dantas Alexandre Dantas (Boboca) participou ontem (12) em Natal de uma importante reunião na SEMARH onde se discutiu entre prefeitos, assessores e secretário de Recursos Hídricos Dr. Gilberto Jales as demandas dos municípios no tocante a instalação e perfuração de poços, dentro da situação de emergência em que se encontram as municipalidades, provocada pela estiagem.
Na pauta, discutiu-se a instalação de poços perfurados em 2010 e a perfuração de novos poços, e, oportunamente, Boboca cobrou a retomada da adutora, algo, que, segundo o secretário, está bem perto de acontecer.
O deputado Nélter Queiroz (idealizador da reunião), defendeu rapidez nas ações da SEMARH e informou que iria fazer um pronunciamento na assembleia no sentido de mobilizar os demais deputados cobrando do governo a implantação de medidas concretas nos municípios atingidos pela seca.
O secretário da SEMARN adiantou que o governo do estado aguardava a liberação de 10 milhões de reais pelo governo federal e que os recursos serão utilizados via Defesa Civil e através das prefeituras. Também apresentou e entregou aos prefeitos cópias da Resolução nº 12, de 02 de maio de 2012, que dispensa a apresentação de licença de obra hidráulica (construção de passagem molhada, poços tubulares e cacimbões) nas bacias de hidrográficas de cursos de água de domínio do estado; alem de modelo de requerimento de solicitação de sistema simplificado de abastecimento (locação, perfuração, instalação e recuperação de poços).
Do Seridó, estavam presentes os prefeitos de Carnaúba dos Dantas, São Fernando, Ouro Branco, Timbaúba dos Batistas, Serra Negra do Norte, São José do Seridó, São João do Sabugi, Florânia e Tenente Laurentino.
No final, os participantes julgarão como positiva a reunião que ofereceu oportunidade dos gestores poderem apresentar os problemas de cada uma das comunidades afetadas pela seca.
Por Tota Aristoteles
Nenhum comentário:
Postar um comentário