Pages

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

8ª Conferência Municipal de Assistência Social discute fortalecimento das políticas sociais

         Os desafios e metas das políticas sociais para os próximos dez anos são algumas das discussões da “8ª Conferência Municipal de Assistência Social”, fórum que teve início na noite desta terça-feira (04) no salão de eventos do CCI – Centro de Convivência de Idosos “Tetê Salustino”, e que terá uma programação de debates e reflexões até as 13h desta quarta-feira (05) no mesmo local, com o objetivo de definir e orientar as prioridades para a implementação do Serviço Único de Assistência Social – SUAS e a efetivação da garantia dos direitos. A abertura da conferência contou com a presença do prefeito Vilton Cunha, da secretária da SEMTHAS, Morgana Kenya, de Lidiane Silva (presidente do Conselho Municipal de Assistência Social), dos vereadores Eugênio Lins e Dadá, da primeira dama Ana Maria Furtado, da secretária municipal de educação, Aparecida Medeiros, do presidente da Fundação Cultural “José Bezerra Gomes”, Ronaldo Gomes, de Walter Antero (GGIM), Adaildo Santos (CMDCA), além da participação de representantes de instituições sociais, associações, profissionais da assistência, e população.

         O desenvolvimento de ações e o fortalecimento das políticas sociais são algumas das metas que os governos devem adotar para que a população tenha acesso às diversas garantias, como confirmou o prefeito Vilton Cunha em seu discurso. “Assumimos a gestão municipal com alguns problemas nestas ações e políticas sociais importantes, fortalecemos o projeto da AABB Comunidade, o antigo PETI, onde hoje temos 300 crianças e jovens participantes, formamos e qualificamos mais de 4 mil pessoas, e incrementamos os projetos sociais devido a importância para a sociedade”, disse o prefeito. De acordo com a secretária Morgana, a conferência será um momento de “reflexão sobre o trabalho da assistência social em Currais Novos”. “A conferência será importante para que todos possam apresentar propostas e diretrizes para construirmos o SUAS que queremos”, disse.

         A conferência municipal da assistência tem como tema central “Consolidar o SUAS de vez rumo à 2026”. Para Lidiane Silva a conferência “significa fazer uma avaliação do SUAS que temos e do SUAS que queremos, sem a pretensão de formular o plano decenal neste ano, mas sim mobilizar e aprimorar os debates nessa direção, apontando as diretrizes necessárias”. “Vamos apresentar algumas metas para os próximos dez anos e discutirmos assuntos importantes como a estruturação do sistema, pacto federativo, efetivação da política nacional de educação permanente para trabalhadores do SUAS, entre outros assuntos”, comentou. Após a abertura da conferência, grupos da AABB Comunidade e CCI realizaram apresentações culturais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário