Pages

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

MPARN e EMATER-RN promovem Curso de Produção e Conservação de Forragem

Dentro do contexto da convivência com o semiárido, pesquisadores e extensionistas vão planejar ações para formação de reservas forrageiras estratégicas no RN

Com o objetivo de fortalecer e ampliar os conhecimentos sobre processos e técnicas de produção e armazenamento de reservas alimentares de forragem, no contexto da convivência com o Semiárido, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN), o Projeto Governo Cidadão e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN) realizam de hoje (02) até quinta (05), “Curso sobre palma forrageira e silagem como estratégias de convivência com o semiárido”.

O curso ocorre com apoio Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca do RN (Sape) e do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn).

A expectativa dos organizadores é reunir em torno de 30 extensionistas da Emater-RN de várias regiões do RN e pesquisadores e técnicos da EMPARN das diversas Estações Experimentais da Empresa.


A programação será dividida em duas etapas. A primeira, de 02 a 04 de setembro, no auditório do Centro de Treinamento da Emater-RN (CENTERN), localizado em São José do Mipibu/RN, onde os participantes vão receber informações técnicas com especialistas das áreas relacionadas aos temas: Convivência com o Semiárido (dia 2), Manejo e utilização da palma forrageira (dia 3) e Fases do processo de ensilagem e uso de ferramentas administrativas na pecuária leiteira (dia 4).

A terça-feira (03) será dedicada a informações sobre a palma forrageira. Os pesquisadores da Embrapa/EMPARN Guilherme Ferreira Costa Lima e Marcone César Mendonça das Chagas (Diretor de Pesquisa da EMPARN) vão abordar os temas, “Cultivo e manejo da palma forrageira em regime de sequeiro e com complementação hídrica” e “Estratégias de controle das cochonilhas de escama e do carmim em palma forrageira”, respectivamente.

No dia 05 (quinta-feira), último dia do curso, os participantes se deslocarão para a Estação Experimental de Cruzeta (EMPARN), onde vão conhecer as experiências de utilização de silagem de sorgo e preparação de fenos triturados em secador solar e, ainda pela manhã, irão visitar o Assentamento Seridó, localizado em São José do Seridó (Caatinga Grande), para conhecer uma experiência exitosa de Sistema de Produção de Caprinos Leiteiros – com suporte alimentar da palma forrageira irrigada e adensada no estabelecimento do Sr. Fabiano da Silva.

A programação se encerrará com um almoço de todos os participantes no município de Cruzeta/RN.

Clique aqui para ver a programação completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário