Pages

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Terremoto na Indonésia deixa ao menos 75 mortos

Um forte tremor no mar atingiu a ilha de Sumatra, na Indonésia, nesta quarta-feira (30) e deixou pelo menos 75 pessoas mortas e dezenas de feridos, disse Jusuf Kalla, vice-presidente do país. As autoridades temem que milhares de pessoas estejam soterradas sob os escombros de casas e prédios

O terremoto de 7,6 graus na escala Richter, que aconteceu às 17h15 (7h15 de Brasília) e com epicentro 50 quilômetros ao oeste da cidade de Padang, a terceira maior de Sumatra e com 900 mil habitantes, destruiu também centenas de edifícios, além de pontes e estradas.

Um alerta de tsunami chegou a ser emitido pelo Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, mas foi cancelado.

A agência de metereologia da Indonésia disse que o tremor inicial de 7,6 graus na escala Richter ocorreu a 50 quilômetros da costa de Pandang, no sul da Indonésia, na mesma região em que um tsunami em 2004 provocou a morte de mais de 230 mil pessoas em vários países.

Testemunhas disseram que moradores de Pandang e outras cidades deixaram suas casas e prédios. "As pessoas estão em pânico. Elas estão saindo correndo dos prédios... Há vários prédios que desabaram", disse uma testemunha não identificada em Pandang à emissora de "MetroTV". O teto do aeroporto de Pandang desabou com o tremor, segundo imagens da "MetroTV".

"No momento, eu não consigo ver corpos, apenas casas destruídas. Alguns estão parcialmente destruídas, outras completamente. As pessoas estão muito apavoradas", disse uma testemunha chamada Adi à emissora de televisão.

O abalo pode ser sentido em prédios da capital indonésia, Jacarta, a centenas de quilômetros de distância do epicentro. O terremoto também foi sentido em Cingapura e Malásia.

Padang, a capital da província de Sumatra, na Indonésia, está localizada em uma região de grande atividade sismica chamada "Anel de Fogo", onde a placa Indo-Austrália encontra a placa Eurasia, provocando tremores regularmente e, às vezes, terremotos.

Um terremoto de 9,15 graus na escala Richter, com epicentro a 600km a noroeste de Pandag, causou o tsunami de 2004, que causou a morte de 232 mil pessoas na Indonésia, Tailândia, Sri Lanka, Índia e outros países localizados no oceano Índico.

"Pandang está localizado em uma área com grande potencial para a ocorrência de um terremoto de 8,9 graus de magnitude", disse Hilman Natawidjaja, um geólgo do Insituto de Ciência da Indonésia, em fevereiro. "A cidade inteira poderia desaparecer em um tsunami provocado por um terremoto dessa magnitude", disse.

Alguns especialsitas, no entanto, dizem que a Indonésia precisa adotar mias medidas para reduzir os riscos de uma catástrofe.

Fonte: uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário