Em reunião ocorrida no final da manhã desta sexta-feira (05), entre auxiliares do Governo e representantes do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), o Consultor Geral do Estado, José Marcelo Ferreira, convidou o sindicato e servidores do Itep para se reunir de 15 em 15 dias para apresentar o andamento da análise que a CGE vem fazendo no Projeto de Lei para implantação do Estatuto do Itep.
“O Projeto de Lei está sendo analisado pela CGE, mas existem manifestações por parte do Sinpol e da Associação dos Peritos. Vamos examinar cada um dos pontos que foram refletidos por cada uma dessas categorias para trazê-los ao projeto ou simplesmente justificar a sua não inserção”, explicou José Marcelo.
O secretário chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho, explicou que o projeto que foi apresentado à Consultoria Geral do Estado continua sendo analisado, como é de conhecimento do sindicato da categoria. “Será muito importante o sindicato e servidores acompanharem o andamento de análise do processo para que as diligências que sejam necessárias – e que sejam consensualmente apresentadas – sejam realizadas, e assim o Governo possa definitivamente ultimar a análise desse aspecto processual da elaboração do anteprojeto de lei”.
A reunião foi intermediada pelo Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Aldair da Rocha, Promotor de Justiça Fernando Vasconcelos e pelo presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, Marcos Dionísio, que receberam com louvor a proposta apresentada pelo Consultor. “A solução para qualquer conflito, principalmente no caso de uma greve, é o diálogo”, disse Fernado Vasconcelos. “Hoje, o Governo estabeleceu esse diálogo e o sindicato também foi flexível no posicionamento de que é necessário um trabalho a médio prazo, uma vez que essa Lei do Itep é complexa e não pode ser resolvida num curto espaço de tempo”, concluiu.
No encontro também foi negociada a questão da reposição dos dias parados. “Estamos chegando a um entendimento de se constituir um banco de horas para serem compensados os dias parados e para que, assim, possa haver a reposição do corte dos salários, conforme é o entendimento jurisprudencial”, explicou Anselmo Carvalho.
O presidente do Sinpol, Djair Oliveira, agradeceu o compromisso assumido pelo Governo de sentar-se à mesa para mais uma rodada de negociação. O Sinpol irá apresentar as propostas formuladas na reunião e apresentá-la na Assembleia da categoria, que será realizada nesta sexta-feira (05), às 18h, na sede do sindicato.
Leia o Ofício n. 2840/2012-GAC encaminhado ao Sinpol e que contém os pontos consensuais da reunião:
- Página 1
- Página 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário