Pages

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Ministro Garibaldi afirma que irá buscar apoio do PT ao PMDB no 2º turno em Natal

Candidato Fernando Mineiro durante o debate (Foto: Canindé Soares/G1)Ministro da Previdência Garibaldi Alves (Foto: Reprodução Globo News)A corrida pela conquista dos votos destinados ao candidato do Partido dos Trabalhadores (PT),Fernando Mineiro, no primeiro turno em Natal, já começou. O ministro da Previdência Social,Garibaldi Alves Filho, (PMDB), maior liderança da sigla no Rio Grande do Norte, confirmou que tentará convencer as lideranças estaduais e nacionais do PT a apoiarem o candidato do PMDB na capital potiguar, Hermano Moraes, na disputa no segundo turno.

“Vamos conversar com o Partido dos Trabalhadores, pois agora eles tem uma posição privilegiada”, enfatizou o ministro Garibaldi Filho. Caso a legenda seja favorável ao pedido peemedebista, trilhará um caminho inverso ao que foi feito em São Paulo, cujo segundo turno será disputado por Fernando Haddad, do PT, e José Serra, do PSDB.

Na capital paulista, o PMDB anunciou apoio ao candidato petista. “Aqui poderá ocorrer o inverso, se o PT nos apoiar no segundo turno. Mas primeiro vamos discutir o pleito em nível estadual”, comentou Garibaldi Alves Filho.

O outro candidato que disputa o segundo turno em Natal, Carlos Eduardo (PDT), anunciou em coletiva de imprensa após o término da apuração neste domingo (7), que também irá buscar apoio do PT para o segundo turno.

Através do microblog twitter, o deputado estadual Fernando Mineiro, afirmou que irá analisar as proposições ouvindo lideranças do seu partido. As postagens foram realizadas na manhã desta segunda-feira (8).

“Aviso: só tomarei posição sobre o 2º turno depois de ouvir as pessoas, os vereadores eleitos pelo PT, as instâncias partidárias. A posição que eu vier a tomar no 2º turno será transparente, sem interesses menores, como foi a nossa campanha. E como fiz durante toda a campanha, ouvindo propostas e sugestões por aqui, quero, agora, tb (sic) ouvir opiniões sobre o 2º turno”, destacou o parlamentar.

A assessoria de imprensa de Fernando Mineiro disse que ele estava em casa, descansando. O G1 tentou contato com o deputado via celular, mas não obteve êxito.

Questionado sobre as diferenças ideológicas entre os dois partidos, Garibaldi Alves Filho relembrou que o PT e o PMDB já haviam formado uma aliança no pleito de quatro anos atrás. “Nós tivemos uma aliança com o PT na eleição municipal de 2008. E a aliança também incluía o PDT. Nós estávamos juntos tentando eleger a candidata Fátima Bezerra”, destacou o ministro.

Sobre a possibilidade de Hermano Moraes sair vitorioso no segundo turno, Garibaldi Filho respondeu com ressalvas. “Eu acredito nas possibilidades dele (Hermano Moraes). Mas a decisão final é da população”. Ainda não há reunião marcada entre os representantes dos dois partidos. O segundo turno das Eleições 2012 ocorrerá no dia 28 de outubro em 17cidades brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário