Na Fazendinha da Festa do Boi, o plantio serve de orientação aos interessados
A Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), onde estão demonstradas as ações da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) e da EMATER, cedeu um espaço dentro da sua área de exposição na Festa do Boi 2012, conhecida como Fazendinha, para uma demonstração de uma nova variedade de tomate desenvolvida pela Embrapa Hortaliças, com sede em Brasília, tendo como melhorista o pesquisador Luis Boiteux. Conhecido por Tomatec - Sistema de Produção de Tomate Ecologicamente Cultivado, com o apoio também da Embrapa Solos, foram lançadas duas sementes híbridas, a BRs Portinari e a BRs Nagai.
Segundo o pesquisador José Ronaldo de Macedo, da Embrapa Solos, a produtividade pode atingir 10 toneladas por hectare, quando a média no Rio Grande do Norte é a metade.
No espaço reservado a EMPARN, a receptividade dos pequenos agricultores surpreendeu. Já está prevista, para a terceira semana de novembro, um Dia de Campo em uma área onde um produtor do município de Jandaíra, tem quatro mil pés já plantados.
Na Festa do Boi estão plantados 90 pés em uma área de 90 metros quadrados, com uma expectativa de colheita de 800 quilos. O pesquisador salienta que não se trata de um produto transgênico, mas o seu sistema de produção evita o uso de agrotóxico, por serem variedades resistentes às viroses mais comuns ao tomate. São frutos de longa vida, boa tolerância de campo às bactérias, excelente coloração e frutos pesados. Para o próximo ano, a meta é incorporar mais dez produtores no Rio Grande do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário