O subsecretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte, Airton de Sá Ferraz, representará a região Nordeste no Primeiro Simpósio de Segurança Pública nas Fronteiras do Rio Grande do Sul, que acontecerá de 23 a 26 de outubro de 2012, na cidade gaúcha de Chuí. Ferraz fará palestra sobre “Experiência do Comitê Integrado de Segurança Pública – Operação Divisa Segura”.
Airton Ferraz mostrará também como foi desenvolvido, pela primeira vez no Brasil, o “Curso Básico de Fiscalização de Explosivos e Produtos Controlados”, planejado por sua equipe, contando com alunos de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. “Este curso capacitou diversos policiais e, em breve, começaremos a fiscalizar a venda de explosivos na região Nordeste, simultaneamente, nos estados que integram a Operação Divisa Segura”, disse o subsecretário.
Paralelo ao Simpósio acontecerão também o Primeiro Encontro de Política de Pessoal e Segundo Encontro do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira. Os eventos serão promovidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Além do subsecretário da Sesed, que palestrará às 10 horas da quarta-feira (24), participarão do Simpósio o vice-governador do Rio Grande do Sul, Jorge Alberto Duarte Grill; subsecretário de relações exteriores, Don Roberto Conde, representante do Governo do Uruguai; um representante do Governo da Argentina; delegados Oscar Corrêa dos Santos Júnior e Anne Martins Barbosa Vantobel, representando a Polícia Civil gaúcha; Mário dos Santos Gonçalves, inspetor chefe da Receita Federal em Chuí; Bruno Sadeck, assessor internacional da Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República; Sérgio Henrique da Silva, presidente da Comissão Gaúcha de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos (Copa 2014), entre outros. O convite ao subsecretário Airton Ferraz foi feito pela secretária nacional de Segurança Pública, Regina Maria Filomena de Luca Miki.
OPERAÇÃO DIVISA SEGURA
Em julho de 2011, o secretário da Segurança Pública do Ceará, coronel PM Francisco Bezerra, visitou os estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, propondo a realização de operações conjuntas com a finalidade de proporcionar um maior intercâmbio.
Desde então, diversas Operações já aconteceram, resultando em prisões de assaltantes, homicidas, apreensões de armas, explosivos e veículos roubados.
O objetivo da Operação Divisa Segura é promover a segurança dos cidadãos que vivem na região de divisa entre os estados nordestinos, através de ações e operações integradas de cunho policial, visando à redução de crimes e delitos, principalmente os relacionados a roubos e furtos a bancos e terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos) com e sem a utilização de explosivos, sequestros, tráfico de armas e drogas, roubo de cargas e passageiros e assassinatos.
As operações são desencadeadas a partir de análise estatística dos principais delitos praticados nas regiões de divisa, sendo previamente elaborado um “Plano de Operações” que prevê o emprego da Polícia Civil e Militar no terreno, por meio, principalmente, da formatação de bases de vistoria (bloqueio/blitz), cujo tempo de permanência é estabelecido objetivando a existência do fator “surpresa”. São operações simultâneas entre os estados limítrofes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário