Pages

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Secretário da Agricultura visita a EMPARN para discutir projetos

O Secretário de Agricultura, da Pecuária e da Pesca José  Teixeira de Souza Júnior, acompanhado do Secretário Adjunto Tarciso Bezerra Dantas, foi recebido pela diretoria da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), na sede da Empresa, situada na Base Experimental do Jiqui. O objetivo da reunião foi conhecer projetos da Empresa e novas propostas de pesquisas.

O presidente da EMPARN José Geraldo Medeiros da Silva, e os diretores de Pesquisa e Desenvolvimento José Flamarion de Oliveira e o de Administração e Finanças Alexandre de Medeiros Wanderley, fizeram uma exposição sobre a situação atual e sobre os principais projetos em andamento, com destaque para os investimentos que estão sendo executados. No momento, estão sendo concluídos o pórtico de entrada da sede e diversos galpões que serão destinados a atividades de pesquisa e de apoio.

O secretário e o adjunto também puderam ver os investimentos na futura sede e em laboratórios, que somam recursos de mais de R$ 6,5 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II). A EMPARN também vem implantando e recuperando estruturas físicas em outras estações experimentais, como as destinadas à produção de ave caipira, em Caicó.

Outros projetos em discussão de grande importância para o Estado são os de palma forrageira irrigada e adensada; transferência de embriões e fertilização in vitro (FIV) de bovinos; meteorologia; apicultura; fruteiras nativas e combate à desertificação.

A diretoria das Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte S.A. (CEASA), também presente à reunião, por intermédio do seu Diretor Presidente e Administrativo, Carlos Vinicius Aragão Costa Lima, e Diretor Técnico, Cledionor Francisco de Mendonça, apresentou uma proposta para que o tratamento do lixo orgânico produzido em suas instalações seja processado pela EMPARN, visando a produção de composto orgânico para a adubação das suas áreas de produção e o fornecimento de ingredientes para a composição da ração animal dos seus rebanhos. A CEASA coleta cerca de 20 a 25 toneladas de lixo por dia, sendo cerca de 95% classificado como orgânico. As duas organizações definiram que desenvolverão conjuntamente um projeto para atender tal demanda, encaminhando-o posteriormente a uma fonte financiadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário