Pages

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Plano Cicloviário será debatido na Câmara Municipal de Natal

Audiência Pública sobre o Planocicloviário de natalNatal, 06 de Agosto de 2015 – A questão da mobilidade urbana está presente nas discussões das políticas públicas na maioria das cidades brasileiras, e Natal também está inserida neste contexto.  Por iniciativa do vereador Raniere Barbosa (PDT), a Câmara Municipal de Natal realiza uma audiência pública, sobre a Implantação do Sistema Cicloviário de Natal, na próxima segunda-feira (10), às 9h. O objetivo é debater a criação de pistas exclusivas para bicicletas, como alternativa sustentável de transporte na cidade.

A audiência pública tem por finalidade apresentar, em linhas gerais, as diretrizes e projetos conceituais que estão sendo elaborados, pela Prefeitura do Natal, para fortalecer a utilização da bicicleta como meio de transporte viável e funcional. Segundo Barbosa, a audiência se trata de um bom canal de interação entre a população e o poder público, "É dever dos agentes públicos, além de planejar e executar, apresentar oportunidades para que a sociedade tenha a chance de se manifestar. Na audiência pública este espaço é oferecido que será mais uma oportunidade para a manifestação pública, com opiniões e sugestões", diz o parlamentar.

Atualmente, segundo projeções da Prefeitura de Natal, a capital potiguar conta com cerca de 15 quilômetros de faixas exclusivas para bicicletas, a maior parte em parques urbanos.  Os praticantes do ciclismo apontam sete áreas, apenas, como bons locais para pedalar. São eles; a Via Costeira, Parque da Cidade, Avenida Airton Sena, Praia do Meio, Estacionamento do Nélio Dias, Rota do Sol e UFRN.  Com o intuito de ampliar as ciclovias a gestão municipal irá implantar nove linhas de ciclovias, ciclo-faixas e rotas cicloviárias. O primeiro trecho escolhido cortará o Bairro da Ribeira, desde a Ponte Newton Navarro, até as proximidades da Praça Cívica, em Petrópolis. O percurso terá cerca de quatro quilômetros. O planejamento será apresentado, na audiência pública.

Para falar sobre o tema, foi convidado especialista em planejamento urbano da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, Nilberto Gomes. A audiência terá também a participação de Walter Pedro, secretário adjunto da Secretaria de Trânsito e Transportes, representantes do Departamento de Trânsito – DETRAN, Departamento de Estradas e Rodagem-DER, Batalhão da Polícia Militar de Trânsito-BPTRAN e os grupos de praticantes do ciclismo. A participação da sociedade civil organizada é importante, já que esta é a chance do cidadão conhecer o projeto, esclarecer dúvidas e contribuir com sugestões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário