Pages

segunda-feira, 3 de julho de 2017

São Gonçalo define atuação do programa Novo Mais Educação

DSC_7425 (Small)Cerca de 4 mil alunos de São Gonçalo do Amarante/RN serão beneficiados com o Programa Novo Mais Educação, criado pelo Governo Federal com o objetivo de melhorar a aprendizagem no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.

As aulas serão realizadas no contraturno, para alunos do 1º ao 9º ano, correspondendo a 15 horas semanais, em 34 escolas do município. Ao todo, são 14 oficinas desenvolvidas, incluindo modalidades esportivas, além de português e matemática, sendo estas duas, atividades prioritárias.

Em São Gonçalo, o Programa “Mais Educação” foi implantado em 2010. Em 2016, sofreu mudança na nomenclatura para “Novo Mais Educação”, permanecendo com a mesma estrutura. Para este ano, o Governo Federal enviará recursos, em duas parcelas, para pagamento de facilitares e mediadores, correspondente ao período de oito meses. 

Em contrapartida, a Secretaria Municipal da Educação realizará a aquisição de materiais e cederá os espaços para a aplicação das modalidades, que poderão ocorrer dentro das escolas ou em localidades pertencentes a comunidade onde as unidades escolares estão inseridas.

Segundo a Coordenadora do Programa no município, Katia Bezerra, as ações pedagógicas já apresentam resultados na alfabetização, melhoria do desempenho, redução do abandono e distorção de idade/ano. “Percebemos uma diferença muito grande no rendimento das crianças. Elas observam que a escola se tornou um espaço privilegiado para a conquista dos seus objetivos”, disse a coordenadora.

O Governo Federal deverá realizar, ainda este ano, as chamadas “provinhas” para constatar se as metas do Programa Novo Mais Educação estão sendo alcançadas. A estratégia de avaliação deverá ser aderida pelo município, com o objetivo de proporcionar ao público dados concretos da evolução das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário