Pages

quinta-feira, 4 de março de 2021

Emater-RN realiza projeto de incentivo à cultura do arroz vermelho


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Emater-RN e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), está conduzindo um projeto de fortalecimento da cultura do arroz vermelho, seja para produção, com acompanhamento técnico do plantio, e para consumo, através do melhor aproveitamento dos grãos.

 Os trabalhos envolvem uma equipe multidisciplinar da regional da Emater-RN de Mossoró e dos escritórios locais que compõem essa regional. O projeto foi iniciado em 2013 e está sendo reformulado, agora com atividades voltadas para os aspectos nutricionais e gastronômicos.

A cultura do arroz vermelho, ou arroz da terra, tem importância econômica  para vários municípios da região oeste do estado, envolvendo em Apodi, por exemplo, a participação de cerca de 300 famílias, com uma produção que chegou a 863 toneladas em 2019 e contribuiu com 10% do PIB do município, injetando aproximadamente R$ 30 milhões.

Os extensionistas Alexandre Dantas (gastrólogo) e Leila Paiva (nutricionista), desenvolveram algumas receitas a base de arroz vermelho, tais como: risoto sertanejo de arroz vermelho com carne de sol e banana caramelizada, cookies de arroz vermelho com banana e coco e, mais recentemente, o bolo de arroz vermelho com especiarias. 

A proposta é apresentar essas novas formas de preparo através de oficinas técnicas, visitas e seminários virtuais (webnários). Ao final do projeto, os técnicos planejam, através da Emater-RN, desenvolver e publicar uma cartilha didática de  oito receitas autorais, tendo o arroz vermelho como o insumo principal, combinado com outros ingredientes regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário