Pages

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

EMPARN FAZ ANÁLISE E PREVISÃO CLIMÁTICA PARA O RN ATÉ FEVEREIRO/2012


A Figura 1 mostra a distribuição espacial das chuvas observadas, climatológicas e anomalias referentes ao mês de outubro de 2011. Os maiores registros de chuvas observados se concentraram nos setores oeste e parte do leste da Região Nordeste, especificamente nos Estado do Maranhão, Piauí e Bahia. As anomalias positivas predominaram em grande parte do Nordeste do Brasil. Por outro lado, também observaram-se anomalias negativas em áreas do interior do Estado da Bahia e boa parte da faixa leste do Nordeste do Brasil. 
Os dados observados mostram a continuidade do fenômeno La Niña no Oceano Pacífico Equatorial. O fenômeno encontra-se com intensidade moderada com tendência a permanecer, segundo os modelos de previsão, até o trimestre março-abril-maio de 2012. No Oceano Atlântico Tropical Norte observam-se anomalias positivas de Temperatura da Superfície do Mar (TSM), enquanto que no Atlântico Tropical Sul há predomínio de normalidade – Figura abaixo.

Desta forma, para o período de dezembro de 2011 à janeiro e fevereiro de 2012, a maioria dos modelos climáticos indica tendência de chuvas variando de normal a acima da média histórica sobre o setor norte do Nordeste, com distribuição de probabilidades de: 35% acima, 40% normal e 25% abaixo da média. Com relação à temperatura do ar, a previsão é de normalidade sobre toda a Região Nordeste.
Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário