Pages

terça-feira, 4 de junho de 2013

Em encontro com prefeitos, Dilma diz que “é possível conviver com a seca”

encontro com prefeitos DilmaApós uma maratona de cinco horas de discursos durante a solenidade de entrega de máquinas para 149 municípios do Rio Grande do Norte, nesta segunda-feira (03), em Natal, a presidenta Dilma Rousseff anunciou obras estruturantes de combate a estiagem, e disse que é “possível conviver com a seca”. Com a presença de diversas autoridades políticas do país e do estado, como a governadora Rosalba Ciarlini, o presidente da Câmara Federal, Henrique Alves, e dos ministros Pepe Vargas, Desenvolvimento Agrário; José Eduardo Cardozo, Justiça; e Garibaldi Alves, Previdência Social, a Presidenta afirmou que a entrega dos equipamentos é estratégica para o desenvolvimento dos municípios de até 50 mil habitantes no Brasil. “Nós temos de ter segurança hídrica. Para a segurança hídrica nós temos de combinar, primeiro, ações estruturantes”, disse Dilma, que anunciou o repasse de mais de R$ 300 milhões para a construção da Barragem de Oiticica, que beneficiará mais de 500 mil pessoas. “Eu asseguro a vocês que se a Barragem de Oiticica tivesse sido construída lá atrás, nossa convivência com a seca seria outra”, afirmou Dilma, lembrando que o Rio Grande do Norte espera há 63 anos por essa obra. A Presidenta também aproveitou para anunciar a duplicação da BR 304 de Natal até a divisa com o Ceará, assim como a assinatura do acordo de cooperação do Programa Brasil Mais Seguro, e da ordem de serviços para as obras de construção do Museu da Rampa e Memorial do Aviador. Além das máquinas retroescavadeira e motoniveladora, os municípios também irão receber um caminhão-pipa, caminhão-caçamba e pá carregadeira. Os investimentos em equipamentos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), e totalizam, de acordo com o Ministro do Desenvolvimento Agrário, cerca de R$ 1,5 milhão por município atendido.

Participantes do encontro, o Prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, e o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Francisco Moreira, avaliaram o evento como positivo e de extrema importância para os municípios. “A Presidenta Dilma, com essa visita ao RN, só mostra o compromisso com os municípios, e principalmente com os que estão sendo mais afetados com a estiagem”, disse Vilton, que nesta terça-feira (04), estará em Brasília para pedir agilidade nos projetos enviados pela prefeitura durante este ano, assim como apresentar diversos programas para serem realizados no município. O secretário Moreira disse que as máquinas, quando iniciarem os serviços na zona rural de Currais Novos, irão ajudar nas ações de combate a seca que já foram iniciadas pela secretaria no início do ano. “Com as máquinas, iremos recuperar e construir barreiros, cacimbas e cacimbões, sendo mais uma ação para minimizar os efeitos da seca”, disse. A Prefeitura enviou quatro operadores para treinamento com os técnicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, em Natal, que irão participar de curso intensivo com os novos equipamentos.

Encontro

Em Brasília, Vilton Cunha, que é presidente da Associação dos Municípios da Micro Região Seridó Oriental (AMSO), participará da segunda etapa do Encontro com os Presidentes das Associações Estaduais, onde será discutida a pauta política do movimento municipalista do ano de 2013. Na ocasião, será finalizado o formato da XVI Marcha, assim como de outras mobilizações.

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR e Canindé Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário