O município de Caicó, a 256 km de Natal, registrou, de 1º de janeiro a 21 de agosto desse ano, 20 homicídios. A informação foi confirmada pelo Major Walmery Costa, comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar. Os bairros periféricos da região Oeste da cidade, entre eles, o João XXIII - tido como um dos mais problemático - concentram a maior incidência de violência.
Major Costa atribui o alto índice de violência ao tráfico de drogas, inclusive, do final de 2013, até o último mês, foram feitas várias apreensões de crack, maconha e cocaína em Caicó e na região do Seridó, confirmando que existe um comércio intenso de entorpecentes, o que reflete, tanto no número de homicídios, quanto de assaltos.
A maioria das pessoas assassinadas em Caicó, nos últimos meses, é de jovens, na faixa de 25 anos, segundo ele. Outro dado revelado pelo comandante é que as pessoas que estão praticando os crimes são, também, jovens, inclusive, adolescentes.
“Eles fazem, tanto os homicídios, quanto os assaltos a comércios diversos, residência e pessoas. Os recrutadores desses jovens para a prática desses crimes, são daqui de Caicó, da região e de dentro do Presídio “O Pereirão”, afirma o major.
Os dados estatísticos revelam ainda que, neste ano, foram registrados 104 roubos e a área mais afetada é a do centro da cidade, onde está localizado o comércio. Muitos roubos são praticados em plena luz do dia.
O Major Costa disse que vem tentando efetivar ações para minimizar os delitos, mas um dos problemas é a falta de estrutura. Os carros à disposição dos policiais de Caicó somam apenas 10. A maioria está com o tempo de vida útil ultrapassado.
Fonte: Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário