BRASÍLIA - O comandante do Exército, general Villas Boas, recorreu às redes sociais para externar a posição oficial da instituição sobre o julgamento desta quarta-feira (4) no Supremo Tribunal Federal (STF), favorável à prisão dos condenados em segunda instância.
A Corte decidirá sobre a concessão de habeas corpus ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o desfecho do julgamento reformará, ou não, a atual jurisprudência, favorável à detenção antecipada dos condenados.
No Twitter, onde tem mais de 119 mil seguidores, o general Villas Boas afirmou que o Exército compartilha "o anseio de todos os cidadãos" e está atento às suas missões. A íntegra da mensagem foi redigida numa sequência de dois tuítes.
"Nessa situação que vive o Brasil, resta perguntar às instituições e ao povo quem realmente está pensando no bem do País e das gerações futuras e quem está preocupado apenas com interesses pessoais?", questiona na primeira mensagem.
"Asseguro à Nação que o Exército Brasileiro julga compartilhar o anseio de todos os cidadãos de bem de repúdio à impunidade e de respeito à Constituição, à paz social e à Democracia, bem como se mantém atento às suas missões institucionais", completa o general.
Os tuítes foram replicados mais de cinco mil vezes, em pouco mais de uma hora após a postagem. Ele teve o respaldo até mesmo de generais da ativa, como o do general Miotto, que escreveu: "Estamos juntos meu COMANDANTE!!!na mesma trincheira firmes e fortes!!!! Brasil acima de tudo !!! Aço !!!"
O posicionamento do comandante do Exército é incomum, porque a instituição tradicionalmente mantém a neutralidade sobre questões políticas, salvo militares da reserva que ocasionalmente defendem que o retorno da instituição ao comando do país. Procurada, a assessoria do presidente Michel Temer disse que não faria comentários sobre o posicionamento do general. O Ministério da Defesa também afirmou que não vai se posicionar sobre o assunto.
Nota oficial
Mais tarde, por volta de 22h30, o comandante do Exército enviou nota oficial à imprensa. Segue a íntegra:
"O comandante do Exército mantém a coerência e o equilíbrio demonstrados em toda sua gestão, reafirmando o compromisso da Força Terrestre com os preceitos constitucionais, sem jamais esquecer a origem de seus quadros que é o povo brasileiro. E manifesta sua preocupação com os valores e com o legado que queremos deixar para as futuras gerações. É uma mensagem de confiança e estímulo à concórdia."
Por Revista Valor
Nenhum comentário:
Postar um comentário