Pages

terça-feira, 22 de maio de 2018

Adoção de crianças negras e adolescentes será debatida em audiência na Assembleia Legislativa

“Olha pra mim – IV Semana Estadual da Adoção” esse será o tema da audiência pública que será realizada, nesta quarta-feira (23), pela Assembleia Legislativa. O debate, proposto pela deputada Cristiane Dantas (PPL), acontecerá às 14h, no auditório do Legislativo potiguar. A partir do tema, será abordada a necessidade de sensibilizar a adoção das crianças a partir de seis anos e também adolescentes que estão a espera de uma família. o debate acontece dentro da programação da IV Semana Estadual da Adoção no RN, realizada pelo Tribunal de Justiça (TJRN).

“É preciso sensibilizar os casais e pessoas inscritas para adotar as crianças mais velhas, negras ou com problemas de saúde que, geralmente, são as mais excluídas no processo de adoção. Essa será a terceira audiência que promovemos no mandato e ficamos felizes também em poder constatar o aumento de adoções no Rio Grande do Norte, mas ainda é preciso vencer desafios”, enfatiza Cristiane Dantas.

De acordo com dados da 2ª Vara da Infância e Juventude de Natal, o número de adoções na Capital cresceu 25% nos últimos três anos. Em 2015, ocorreram 63 adoções; em 2016, foram 66; já em 2017 esse número subiu para 84 adoções. Atualmente a fila para adoção em Natal registra 135 pretendentes, com 12 crianças disponíveis na comarca.

Em 2015, a Assembleia Legislativa também promoveu uma campanha institucional sobre a adoção “Amor não se escolhe”, que até então registrava baixo índice no Rio Grande do norte, em detrimento à grande fila de espera dos casais cadastrados.

A audiência contará com a presença de representantes do Tribunal de Justiça do Estado, do Ministério Público, com a realização da palestra do convidado Juiz de Direito do Paraná, Sergio Luiz Kreuz, da ONG Acalanto, de mães e casais adotivos, além da apresentação de crianças que participam do projeto social Ilha de Música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário