Pages

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Meteorologistas da região nordeste estão reunidos na Emparn, na II Reunião de Análise Climática para o Semiárido do Nordeste Brasileiro.

Começou hoje (21) pela manhã no auditório da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a II Reunião de Análise Climática para o Semiárido do Nordeste Brasileiro, com a participação de representantes dos estados da Paraíba, Bahia e Pernambuco, da Ufersa e do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos Cptec/Inpe, de São Paulo. Também houve a participação de outros meteorologistas por meio de videoconferência. A previsão que vai ser anunciada amanhã (22) refere-se ao período de março a maio, período chuvoso no semiárido nordestino. No Rio Grande do Norte, 92% do seu território é semiárido.

Na abertura, o diretor-presidente da EMPARN, Rodrigo Maranhão, deu as boas-vindas aos meteorologistas desejando um bom trabalho e um resultado positivo para a confirmação de um bom inverno. Em seguida, o gerente de Meteorologia da empresa de pesquisa, Gilmar Bristot, também deu as boas-vindas e agradeceu a presença dos meteorologistas das outras instituições, e em seguida cada meteorologista apresentou o modelo meteorológico de seu centro de previsão do tempo. No período da tarde, a reunião foi retomada com a apresentação do meteorologista e pesquisador do Cptec/Inpe, Caio Coelho, que destacou um estudo que vem sendo realizado há 3 anos, sobre a influência dos oceanos no comportamento das chuvas, principalmente na região Nordeste.


A primeira reunião de análise climática aconteceu em Fortaleza/CE, no mês de janeiro, com previsão de chuvas na média e acima da média, para o semiárido potiguar. A reunião iniciada hoje termina amanhã (22) com o anúncio de como vai ser o período chuvoso em cada estado nordestino. Durante o encerramento também vai ter uma breve apresentação do projeto de modernização da meteorologia da Emparn, um projeto do Governo Cidadão, com empréstimo do Banco Mundial, ao todo custou cerca de 6 milhões de reais, e quando toda a rede estiver em pleno funcionamento, a meteorologia vai estar lado a lado dos melhores serviços de meteorologia do Brasil. A melhoria vai ser em todos os serviços prestados à sociedade, como monitoramento automático das chuvas, a população vai ter acesso aos dados, em tempo real. Na previsão, com modelos mais modernos e que vão dar mais precisão às previsões climáticas. Os equipamentos estão sendo instalados, em municípios de todas as regiões do Rio Grande do Norte.

Logo após a divulgação do resultado da Reunião Climática, a Governo do RN, por intermédio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca – Sape, juntamente com a Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores do RN – Anorc, lançam o calendário do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias 2019. As Exposições Agropecuárias têm papel fundamental na economia do Estado, pois possibilitam o intercâmbio de negócios entre os produtores potiguares, bem como de outros estados vizinhos. Tendo como principais atrativos a exposição e comercialização de animais, torneios leiteiros, feiras de artesanatos, julgamento de raças, rodadas de negócios e leilões, esses eventos aquecem a economia da região e entorno.

SERVIÇO:

Evento: Resultado da II Reunião de Análise Climática para o Semiárido do Nordeste e Lançamento do Calendário Estadual de Exposições Agropecuárias 2019

Quando: 22 de fevereiro de 2019

Horário: 10h

Onde: Auditório da Emparn, na Estação Experimental Rommel Mesquita de Faria, em Nova Parnamirim

Nenhum comentário:

Postar um comentário