Pages

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Projeto Governo Cidadão e secretarias de Saúde, Educação e Segurança se reúnem para debater adequações em projetos

Esta terça-feira (26) foi um dia de discussões sobre os investimentos em Educação, Saúde e Segurança do Governo do RN via Projeto Governo Cidadão e Banco Mundial. O secretário de Gestão de Projetos, Fernando Mineiro e a Gerente Executiva, Ana Guedes, receberam a consultora sênior e gerente do projeto junto ao Banco Mundial, Fátima Amazonas, e os secretários das respectivas pastas para juntos analisarem as adequações necessárias em cada área.

“Nos debruçamos hoje sobre três áreas estratégicas para o Governo, conversamos com os titulares das pastas e suas equipes técnicas para junto chegarmos às adequações que teremos que fazer nos projetos de cada uma. Realizamos videoconferências com especialistas e consultores do Banco Mundial, que nos ajudaram a começar a desenhar esses ajustes que serão realizados”, disse Mineiro, reforçando o que foi abordado na segunda-feira em reunião com a governadora Fátima Bezerra, de que o plano de aplicação do projeto tem 14 milhões de dólares de déficit e a diferença precisa ser compatibilizada, com readequação de ações e projetos que estavam previstos.

Na primeira hora da manhã, o encontro foi com Getúlio Marques, secretário de Educação e Cultura. Com ele e sua equipe técnica foram analisadas as 40 reformas e as seis construções de escolas, bem como as aquisições de equipamentos e mobiliários necessários a cada uma delas. Na ocasião, foi tida a primeira conversa sobre o futuro programa de combate à violência nas escolas, uma ação que irá integrar o Plano Estadual de Segurança que o Estado pretende implantar em breve.

Em seguida, o foco foi direcionado à Saúde. Com Cipriano Maia, responsável pela pasta no Estado, e a gerente da Unidade Executora na Saúde, Ana Petta, os investimentos em obras e aquisição de bens – que hoje somam aproximadamente R$ 194 milhões – foram repassados para elencar as possíveis adequações orçamentárias, em especial no que diz respeito aos grandes investimentos, como o Hospital da Mulher, em Mossoró, e o Laboratório de Anatomocitopatologia do RN.

A tarde, na reunião que envolveu os titulares das pastas da Segurança – Coronel Araújo (Sesed), Pedro Florêncio (Sejuc) e Armélie Brennand (Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos) – foram debatidos os projetos em curso em parceria com a Sesed, mas também foram realizadas as primeiras conversas para que o projeto Governo Cidadão e o Banco Mundial sejam parceiros na criação do Plano Estadual de Segurança, que o Estado irá criar para aderir aos fundos nacionais de Segurança Pública e Penitenciário.

Para Fátima Amazonas, as reuniões tiveram saldo positivo. “A equipe do projeto conseguiu apresentar uma fotografia muito detalhada de todas as ações em curso e isso nos dá respaldo e transparência para tomarmos decisões racionais e embasadas na hora de fazer os ajustes. Neste aspecto iremos considerar a finalização das obras e operacionalização das mesmas. Outra decisão importante foi o apoio do Banco ao Plano Estadual de Segurança, que propiciará ao Estado impulso maior na captação de recursos federais para esta área”, concluiu. Durante as videoconferências, participaram os especialistas Esaú Pontes (Saúde) e André Loureiro (Educação) e a consultora em Segurança, Flávia Carbonari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário