Pages

terça-feira, 25 de junho de 2019

Visitas a municípios para discutir o PPA se encerra nesta quarta em Natal

A comitiva do Governo visitou nove cidades representativas dos Territórios da Cidadania para ouvir demandas da população e entidades de classe para montar o Plano Plurianual, que irá nortear os investimentos do Executivo Estadual nos próximos quatro anos. O último Território visitado será o Potiguaras, que representa a Região Metropolitana de Natal. O encontro acontece às 8h30 desta quarta-feira, na Escola de Governo (Centro Administrativo), aberto ao público geral.

“Vivemos um momento de controle de gastos e busca pelo equilíbrio fiscal nas contas. Então é importante debater e escolher, de forma coletiva, os programas prioritários que o Governo do Estado desenvolverá nesta gestão, sempre baseado na ética, na justiça social e na integração regional”, comentou o titular da pasta de Planejamento e Finanças, Aldemir Freire.

A consulta popular para elaboração do PPA também está aberta na internet desde o último 3 de junho, com lançamento desta plataforma pela governadora Fátima Bezerra em solenidade com representantes de todas as regiões, na Escola de Governo. O cidadão de qualquer lugar pode sugerir qual a prioridade para sua região. Para isso, basta clicar AQUI. A consulta online está disponível nos sites da Seplan e do Governo do Estado até 30 de junho.

“Entidades podem discutir internamente suas reivindicações e entregar um plano de diretrizes. O Fórum Potiguar de Cultura, por exemplo, produziu um documento com 22 diretrizes para o setor, já entregues à governadora e à Fundação José Augusto. Essa é uma forma de garantir possibilidades de investimento. Sem essa diretriz, o Estado não pode converter receita para o setor”, ressalta o adjunto da Seplan e um dos coordenadores do PPA, George Câmara.

O coordenador de Planejamento, Acompanhamento e Controle da Seplan, Américo Maia enalteceu o trabalho já realizado na construção desse PPA, conduzido por técnicos da Seplan, coordenado por George Câmara e o secretário de Gestão e Articulação Institucional, Fernando Mineiro, gerando uma economia de R$ 850 mil se comparado ao processo anterior, realizado por uma empresa de consultoria contratada.

Até o momento foram capacitados 90 técnicos estaduais, 397 representantes de entidades da sociedade, 87 representantes municipais e 49 servidores da administração direta e indireta. O Estado visitou as cidades de Canguaretama, São Paulo do Potengi, João Câmara, Pau dos Ferros, Apodi, Mossoró, Lajes, Santa Cruz, Caicó e, por último, em Natal.


Gestores e representantes municipais que quiserem mais detalhes dessas consultas populares podem ligar para 9.99299764 (George Câmara) ou 9.96615465 (Américo Maia), ou enviar e-mail para coplacseplan@gmail.com O Governo tem até 31 de agosto para construir esse Plano e entregar à apreciação na Assembleia Legislativa. A Seplan e a Segai coordenam a elaboração do PPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário