Pages

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

ESCOLAS DO RN RECEBEM NOVOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA

Os 682 alunos da Escola Estadual Professora Maria Araújo ganharam nesta sexta-feira (9) um novo laboratório de informática, com internet de banda larga via satélite. A entrega dos dez computadores e da nova infraestrutura na escola localizada no distrito de Pium, em Parnamirim, foi feita pela governadora Fátima Bezerra e pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes.

Durante a solenidade, que também contou com o prefeito de Parnamirim Rosano Taveira, o sistema foi testado com uma videoconferência em que participaram a governadora e o ministro.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), aprontou a infraestrutura para instalação realizada esta semana. "Sem dúvida nenhuma, priorizar a conexão de banda larga para as escolas demonstra sensibilidade. É um instrumento para conquista de cidadania. Nosso objetivo é ampliar essa conexão, chegando a todos os estudantes do Rio Grande do Norte", pontuou a governadora Fátima Bezerra.

A ação é parte do programa de inclusão digital do Governo Federal, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). "A melhor coisa que a gente pode fazer em um momento de dificuldade é trabalhar junto. Estamos aqui comemorando 2 milhões de alunos conectados na internet de banda larga por satélite", destacou o ministro Pontes.

A escola estadual Maria Araújo atende estudantes dos ensinos fundamental e médio e da educação de jovens e adultos. Para a diretora da unidade, Rossana Carla, o laboratório representa um importante incremento no processo de ensino. "A conectividade proporcionada pelo laboratório dá mais profundidade aos conteúdos ensinados. Os alunos vão viajar sem sair do lugar, encontrando novos conhecimentos", afirmou a gestora.

O secretário estadual de Educação, Getúlio Marques, destacou a necessidade de cooperação entre a gestão estadual e o MCTIC. "Vamos trabalhar junto ao ministério para levar o sinal de internet de banda larga para todas as escolas do estado que ainda não possuem", disse ele.

As máquinas instaladas na escola estadual são recuperadas de um centro de recondicionamento de computadores. Com esta inauguração, a iniciativa de inclusão digital alcançou os 2 milhões de alunos, por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações que teve seu desenvolvimento iniciado em 2013.

SÃO GONÇALO DO AMARANTE

No final da tarde, a governadora Fátima Bezerra também participou da entrega de equipamentos na Escola Municipal Jéssica Débora de Melo Bezerra na comunidade de Guanduba, em São Gonçalo do Amarante. Foram entregues 10 computadores e instalado o sinal de internet de 10 megabytes, por meio do programa de inclusão digital do Governo Federal.

Na ocasião, Fátima agradeceu a iniciativa desejando a expansão do programa a todo o Estado. "Que os demais computadores possam chegar a todas as escolas do RN que ainda não tem acesso a banda larga. São mais de 50% das escolas que estão desconectadas. Até mesmo porque para garantir avanço e desenvolvimento, direito e cidadania à população, temos que garantir educação de qualidade", frisou.

O prefeito de São Gonçalo do Amarante afirmou que esta é uma ação simples, mas de grande importância para a cidade. "Queremos conectar o nosso município e sem internet o desenvolvimento não anda", disse o prefeito Paulo Emídio.

"É importante termos esse programa e expandir para outras áreas, como a saúde. Temos ainda 50 pontos para instalar. Estamos investindo R$ 83 milhões no Nordeste para conexão de fibra óptica", finalizou Marcos Pontes durante o evento em São Gonçalo do Amarante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário