Pages

terça-feira, 26 de abril de 2022

Novo dispositivo permitirá assinatura digital pela plataforma Gov.br

A assinatura digital pelo celular está disponível para população por meio da plataforma de relacionamento do governo federal, o Gov.br. A tecnologia permitirá que documentos que envolvam interações com o Poder Público federal sejam assinados pelo aplicativo e terão validade legal. Atualmente, há 4,9 mil serviços no Gov.br – 74% deles totalmente digitais.

Para assinar digitalmente, é preciso ter a conta Prata ou Ouro na plataforma. Podem alcançar esse nível todas as pessoas que entrarem no aplicativo Gov.br e realizarem biometria facial, assim como quem acessar o aplicativo optando pela identificação por seu banco. Atualmente, nove instituições financeiras estão integradas ao Gov.br: Banco do Brasil, Caixa, Banrisul, BRB, Bradesco, Sicoob, Santander, Itaú e Agibank.
Como assinar

A versão atualizada do aplicativo Gov.br tem um link chamado ‘Assinar documentos digitalmente’, que direciona o usuário direto para o portal de Assinatura Eletrônica da plataforma Gov.br.
Plataforma

A plataforma Gov.br é o canal unificado de acesso a serviços do governo federal. Para ter acesso a esses serviços, que vão de consultas de certidões a benefícios, é preciso se cadastrar. A plataforma oferece três tipos de cadastro: as modalidades bronze, prata e ouro.

A plataforma Gov.br é utilizada, por exemplo, para serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), como certificado de vacina, inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), consulta à Carteira Nacional de Habilitação e ações sobre aposentadoria no app Meu INSS.

Cada tipo de registro implica níveis de segurança diferentes, mas também demanda coletas de dados distintas.

Agência Brasil

Juiz federal dá 72h para governo explicar perdão a Daniel Silveira


Um juiz federal do Rio de Janeiro deu 72h para a União explicar o decreto que o presidente Jair Bolsonaro editou concedendo o instituto da graça ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado a prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A decisão é do juiz federal substituto Carlos Ferreira de Aguiar, da 12ª Vara Federal do Rio, e foi concedida em uma ação apresentada pelos advogados André Luiz Figueira Cardoso e Rodolfo Roberto Prado.

Os dois advogados alegaram que houve desvio de finalidade no ato de Bolsonaro. Para eles, o “decreto transforma o instituto da graça em verdadeira revisão criminal, arvorando-se um poder devolutivo e suspensivo inexistente, ao arrepio da Constituição, e obstando o livre exercício do Poder Judiciário”.

Os dois solicitaram que o decreto de Bolsonaro seja sustado. A ação foi apresentada inicialmente na Justiça Federal do Distrito Federal, mas foi redistribuída para o Rio de Janeiro, onde já tramitava outro processo de mesmo teor.

Lei promove cidadania a integrantes de circos e associações artísticas itinerantes


Integrantes de circos, trupes, associações artísticas itinerantes, parques de diversão, passam a ter acesso facilitado às redes de saúde, educação e segurança no Rio Grande do Norte e a espaços públicos para se instalar. A medida foi assegurada através da Lei 11.089, sancionada nesta segunda-feira (25) pela governadora Fátima Bezerra.

 

O projeto que criou a Lei é de autoria da deputada estadual Isolda Dantas e foi apresentado em março de 2021 na Assembleia Legislativa. A matéria foi subscrita pelo deputado Francisco Medeiros.

 

"Esta lei significa assegurar aos que atuam na arte circense respeito, acolhimento e dignidade. É também reconhecimento destas atividades como espaço de diversão, cultura e cidadania. Isto é muito importante porque nenhum país evoluiu e se desenvolveu sem cuidar da cultura e da educação do seu povo", declarou a governadora ao assinar a sanção da Lei.

 

A deputada Isolda Dantas disse que a regulação permite que famílias e grupos circenses, ao chegarem às cidades, tenham um espaço para se instalar e acesso aos serviços de educação, saúde e segurança, assegurando cidadania. “Circo é a arte popular pulsando na veia", destacou.

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Água Azul: Boletim da Balneabilidade aponta dois pontos impróprios para banho

A base dos dados analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas.

O Boletim da Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte Nº 14, emitido nesta sexta-feira (22), informa que dois trechos analisados estão impróprios para banho e 31 pontos seguem com condições adequadas de balneabilidade. Os trechos identificados como impróprios foram o Rio Pium(Balneário Pium) e na Praia de Areia Preta (Praça da Jangada), localizados em Parnamirim e Natal, respectivamente.

As análises registraram os dois locais com 1600 - NMP/100 ml de H2O, cada, que significa a presença microrganismos pelo Número Mais Provável(NMP). A base dos dados analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas (Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA).

Foram coletadas e classificadas amostras de água em 33 pontos distribuídos na faixa costeira situada entre os municípios de Nísia Floresta e Extremoz, a fim de informar aos banhistas quais as condições das praias monitoradas.

O estudo é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), e faz parte do Programa Água Azul.

Para conferir boletins semanais basta acessar idema.rn.gov.br

Potiguares celebram as boas chuvas registradas pela Emparn em todo o RN

O volume de chuvas registrado em 2022, já está 8,6% acima da média esperada

Na tradição nordestina, chuva é sinal de muita fartura. E no Rio Grande do Norte, o volume de chuvas 8,6% acima da média esperada para os quatro primeiros meses de 2022, até este domingo (24) tem garantido um bom inverno e trazido a esperança de boa safra e colheita na produção agrícola. Para os potiguares, significa também segurança hídrica no abastecimento de água dos municípios, com aumento das reservas que atualmente alcançam 43,59% da sua capacidade total, dado do dia 18 de abril, divulgado pelo Igarn.

O sistema de monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou um volume médio no período de janeiro a abril deste ano de 466,7 milímetros (mm) em todo o estado, enquanto o esperado era de 429,8 mm. A região que mais recebeu carga d´água foi o Oeste Potiguar, com o acumulado de 560.6mm.

“Nesse final de abril e início de maio, as chuvas continuarão ocorrendo em todas as regiões, com bons índices, devido as boas condições termodinâmicas dos oceanos atlântico e pacífico”, explica o chefe do setor de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

Quarta etapa, a especial das areias consagra os campeões do RN 1500, o Rally do Nordeste


Adrien Metge nas Motos, Denisio do Nascimento e Gunnar Dums da Bomback nos UTVs, Rodrigo Aché e Luis Felipe Eckel  da MEM Motorsport nos Carros  foram os mais rápidos e conquistaram o campeonato da segunda etapa do campeonato brasileiro de Rally Cross Country, o RN 1500.

O RN 1500, o Rally do Nordeste foi encerrado no sábado 23/04 debaixo de muita chuva. Pilotos e navegadores tiveram de acertar ainda mais a navegação para se manter na trilha que estava em alguns trechos com muita água. A etapa mais uma vez foi dura, e exigiu técnica dos competidores que foram unânimes em classificar a especial como a mais esperada e bonita por andar bastante nas dunas.

Nas motos, dobradinha da Yamaha IMS Rally. Os pilotos Adrien Metge e Ricardo Martins mantiveram o bom desempenho da primeira e da terceira etapa da competição e fecharam a quarta etapa com mais uma dobradinha, conquistando assim os títulos para a equipe Yamaha IMS Rally. O campeão Adrien Metge concluiu a especial no tempo de 03h48m05s, e venceu o RN com o acumulado de 14h38m20s. Ricardo Martins ficou em segundo com 03h50m37s e o acumulado de 14h47m37s. A terceira posição na categoria motos é de Bissinho Zavatti  da equipe Honda Racing  com o acumulado de 14h59m21s.

sábado, 23 de abril de 2022

Terceira etapa do RN 1500 tem dobradinha da Yamaha nas motos, vitória da equipe Cotton Racing nos UTVs e RMATTHEIS nos carros.


Os competidores percorreram nesta sexta-feira (22/04), 270km de especial de Acari até Assu (RN), uma etapa forte, com muita variação de terreno, alternância de trechos de velocidade, e travado. Muita erosão, trechos sinuosos e rio. Os pilotos andaram forte e ao mesmo tempo tiveram de poupar equipamento, navegar com precisão para se manter no trecho certo e concluir a etapa.

Nas motos, deu dobradinha da Yamaha IMS Rally. Os pilotos Adrien Metge e Ricardo Martins repetiram o bom resultado da primeira etapa de Campina Grande quando concluíram a especial em primeiro e segundo lugar.  Hoje, na terceira etapa, de Acari até Assu, Adrien Metge fez a prova em 03h21m40s e Ricardo Martins em 03h24m48s. O terceiro mais rápido foi Gabriel Soares da equipe Honda Racing com 03h27m22s. 

 No acumulado das três etapas, Adrien Metge lidera a prova na categoria motos com 10h50m14s. seguido pelo companheiro de equipe Ricardo Martins com com 10h57m00s. Bissinho Zavatti está em terceiro com  10h59m11s.

 

Nos carros, destaque para dupla Julio Capua e Emerson Cavassin da RMATTHEIS, que fizeram a especial em 03h22m48s, seguidos de Rodrigo Aché e Luis Felipe Eckel que concluíram a etapa com 3h23min33s. O terceiro melhor tempo foi de Marcos Moraes e Fábio Pedroso da MEM Motorsport com 03h31m54s, No acumulado das três etapas a classificação é a seguinte: Rodrigo Aché e Luis Felipe Eckel lideram com 10h51m01s. Em segundo Julio Capua e Emerson Cavassin da RMATTHEIS com 10h52m34s, e em terceiro Marcos Moraes e Fábio Pedroso da MEM Motorsport com o total de 11h02m52s.

sexta-feira, 22 de abril de 2022

LBV promove ação de combate à pobreza menstrual em Natal

 

Kits de higiene íntima foram entregues a mulheres em situação de vulnerabilidade social  

A Legião da Boa Vontade (LBV) reconhece a importância das mulheres para as famílias e para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Por isso, há décadas, a Instituição promove serviços, programas e campanhas que visam à garantia dos direitos e promoção dos vínculos sociais e familiares, valorizando as mulheres em todas as fases da vida. 

 

Entre as muitas ações em prol de meninas e mulheres em situação de pobreza, destaque para a Campanha Pela Proteção da Mulher, de natureza humanitária realizada pela Legião da Boa Vontade e tem o objetivo de promover a garantia e o reconhecimento do direito à dignidade menstrual. Para tanto, a Instituição entrega kits com itens de higiene íntima descartáveis e sustentáveis.  

 

Essa importante iniciativa recebeu o apoio da empresa Teleperformance Brasil que, em uma ação solidária, mobilizou seus colaboradores para doarem kits de higiene íntima em prol das mulheres assistidas no serviço Infância Cidadã, as quais foram contempladas nesta última quarta-feira, (20), no Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição, com um kit de higiene pessoal contendo: sabonete, shampoo, condicionador, absorvente e máscaras. 

quarta-feira, 20 de abril de 2022

Estudo da UFRN favorece descoberta de novos medicamentos e alvos terapêuticos para Covid-19


Apenas no Brasil, o SARS-CoV-2 desencadeou 660 mil mortes e cerca de 29,9 milhões infecções. Com o propósito de descobrir novas alternativas de tratamento para a covid-19 grave, novo estudo, publicado em preprint, identificou mais de 14 novas alterações genéticas ligadas ao estágio crítico da doença, capazes de contribuir para o desenvolvimento de novos medicamentos e alvos terapêuticos para pacientes hospitalizados ou que morreram em virtude da patologia.

A pesquisa integra o trabalho Genetics Of Mortality in Critical Care (GenOMICC) e analisa dados dos consórcios Coronavirus Clinical Characterisation Consortium (ISARIC4C) e Spanish Coalition to Unlock Research on host genetics on covid-19 (SCOURGE), sendo este último associado à UFRN.

André Ducati Luchessi, professor do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas (DACT/UFRN), um dos autores do estudo, observa que o uso de resultados de múltiplos consórcios internacionais é algo inédito na literatura científica. “A ligação entre esses consórcios permite que o grupo do professor Kenneth Baillie, da Universidade de Edimburgo, junto com outros pesquisadores, como Dr. Esteban Parra e sua equipe da Universidade de Toronto, possam utilizar essas informações de forma conjunta e encontrar novos resultados. É uma abordagem de análises de dados em larga escala baseado em Machine Learning, (tecnologia na qual os computadores aprendem conforme a associação de dados)”, afirma.

Caicoense é preso com 10 quilos de maconha no interior de Pernambuco

Uma operação da Delegacia da Polícia Federal de Salgueiro e da Polícia Militar de Cabrobó (GATI, MALHAS DA LEI, NIS 3) prendeu o mototaxista, caicoense, Joelmo Alves, de 50 anos, que trafegava de carro na BR-116, próximo ao Posto Vila Bela, entre a cidade de Salgueiro e o Trevo de Ibó. Ele estava com 10kg de maconha escondidos na porta do veículo.

A inteligência da Polícia Federal havia recebido informações sobre um veículo carregado de droga.

Durante a abordagem, após ordem de parada, o homem tentou empreender fuga, tendo sido interceptado pelos policiais.

Joelmo foi preso em flagrante e autuado por tráfico de drogas, previsto no artigo 33 da Lei 11.343/2006.
Fonte:JairSampaio

Governo do RN institui ponto facultativo nesta sexta (22)

Confira o funcionamento dos órgãos estaduais durante feriado e ponto facultativo, nesta quinta-feira (21) e sexta-feira (22), em todo o estado

 

 

Devido ao feriado de Tiradentes nesta quinta-feira (21), o Governo do Rio Grande do Norte instituiu ponto facultativo na sexta-feira (22). Órgãos da administração direta e indireta do Governo do RN terão serviços suspensos e/ou horários de funcionamento alterados, de acordo com o Decreto Estadual nº 31.415/2022, publicado na edição do Diário Oficial desta quarta-feira (20).

 

Os serviços essenciais, como atendimentos de urgência em saúde e segurança pública, não serão alterados.

 

Confira o funcionamento dos serviços oferecidos à população durante o feriado de Tiradentes e o ponto facultativo:

 

Centrais do Cidadão:

 

O atendimento será suspenso nos dias 21 e 22, e retorna na segunda-feira (25). Os agendamentos virtuais continuam normalmente, inclusive para a Unidade da Zona Sul, recém-inaugurada, que acompanha as demais.  

 

Destacando que agendamentos do ITEP abrem nas sextas pelas manhãs, sempre para as vagas da semana seguinte. Podem ser realizados pelo endereço: agendamento.itep.rn.gov.br.

 

Detran:

 

Na quinta-feira (21) e na sexta-feira (22), o atendimento será suspenso em decorrência do feriado e do ponto facultativo. As unidades do Detran abrem normalmente na segunda-feira (25). Os agendamentos on-line funcionam normalmente durante o feriadão, com disponibilidade apenas para os dias úteis. Podem ser feitos pelo endereço:

https://www2.detran.rn.gov.br/externo/AgendamentosEscolha.asp

terça-feira, 19 de abril de 2022

Rodovias federais do RN registram 5 mortes na Semana Santa, mas têm redução de 35% nos acidentes

Foto: divulgação/PRF

O número de acidentes nas rodovias federais do Rio Grande do Norte caiu 35% na Semana Santa deste ano. Apesar disso, cinco pessoas, incluindo três ciclistas na BR-406 na noite de domingo (17), morreram nas estradas do estado.

Os dados foram divulgados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta segunda-feira (18) após o encerramento da Operação Semana Santa, que começou quinta (14) e terminou domingo.


De acordo com a PRF, em 2021 nenhuma morte foi registrada durante esse mesmo feriado nas rodovias federais do estado.

O relatório do órgão informou que 13 acidentes foram registrados neste ano, um número 35% menor do que na Semana Santa do ano anterior.

Houve queda também, de 25%, no número de acidentes graves, sendo três, ao todo. A quantidade de pessoas feridas caiu 85%, também sendo três.

Segundo a PRF, durante os quatro dias de operação, foram mais de 4 mil pessoas e cerca de 3,6 mil veículos fiscalizados em todo o estado. Além disso, as ações de educação para o trânsito (cinema rodoviário) alcançaram 257 pessoas.

Das cinco vítimas fatais nas rodovias, além dos três ciclistas atropelados, houve um atropelamento de pedestre e uma colisão frontal.

Autuações

De acordo com a PFR, o número de autuações da operação demonstram que alguns comportamentos que atuam diretamente no aumento do risco e à gravidade dos acidentes ainda são repetidos por motoristas.

Entre essas infrações, as que mais foram autuadas, foram:
  • Dirigir sob efeito de álcool (33 autuações),
  • Ultrapassagens indevidas (205 autuações)
  • Uso de celular ao volante (4 autuações)
  • Crianças transportadas sem cadeirinha (11 autuações)
  • Uso do capacete (44 autuações)
  • Uso do cinto de segurança (60 autuações).
Além disso, durante as operações a PRF prendeu nove pessoas foram presas e recuperou um veículo roubado.

Com informações de g1-RN

MPF pede que WhatsApp adie aumento de grupos para 2023


Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Direitos Reservados

O Ministério Público Federal em São Paulo enviou um ofício ao WhatsApp perguntando sobre a possibilidade de adiar a estreia do recurso “comunidades” – que vai permitir a criação de grupos com mais de 2 mil pessoas – para 2023.

O ofício, foi encaminhado ao diretor de Políticas Públicas do Whatsapp, Dario Durigan, no sábado (16). No documento, o MPF-SP pede que o WhatsApp preste algumas informações sobre o recurso “comunidades”.

O Ministério Público pede que o WhatsApp apresente informações sobre a possibilidade de adiar a implementação para 2023, e não para depois das eleições de 2022, como anunciado pela empresa.

Atualmente, o WhatsApp permite a formação de grupos de no máximo 256 integrantes. A plataforma, porém, já anunciou a intenção de aumentar esse número para 2.560 pessoas. No Brasil, o WhatsApp pretende aplicar essa mudança depois da eleição, de modo a não ter impacto no processo eleitoral.

Segundo o MPF, o adiamento seria prudente “considerando os riscos – dada a recente experiência vivida nos Estados Unidos, com a grave invasão do Capitólio – que um aumento de viralização de conteúdos potencialmente desinformativos pode trazer para os direitos fundamentais de participação política dos cidadãos e das cidadãs” do Brasil.

CNN Brasil

Prefeito de Lagoa Nova, Luciano Santos, fala da importância do reconhecimento do Geoparque Seridó pela Unesco e agradece envolvidos no projeto


O prefeito de Lagoa Nova, Luciano Santos, junto com a Secretária Municipal de Turismo, Josi Gomes, estiveram participando do Programa Clube do Ray, na Rádio Serrana FM, na Serra de Sant’Ana, nesta segunda-feira (18). O bate-papo foi sobre o reconhecimento mundial que o Geoparque Seridó ganhou pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura por seus aspectos geológicos, ambientais e culturais. O momento foi comemorado por pesquisadores e representantes do setor de turismo do Rio Grande do Norte. A cidade de Lagoa Nova é um dos seis municípios que compõem o geoparque.

Para Luciano o reconhecimento da Unesco é um divisor de águas, para o fortalecimento do turismo na região do Seridó. “Esse trabalho foi construído por muitas mãos para esta grande abertura do mercado. Fico feliz em estar prefeito, e saber que Lagoa Nova está inserida dentro de um programa de 177 geossítios em 46 países. Um geossítio como o que temos em Lagoa Nova, com a contemplação por mirantes, Tanques dos Poscianos, a lagoa que deu origem ao nome da cidade... Assim o desenvolvimento que chega a nossa cidade, a região, a partir desta chancela da Unesco. Precisamos agradecer e aplaudir todos que estão construindo este projeto: ao professor Marcos Nascimento, Janaína, a secretária Josi Gomes. Estou feliz pela gestão e consciente que precisamos avançar, o caminho é árduo e vamos lutar para atrair investidores e temos que ter uma infraestrutura adequada respeitando o meio-ambiente, com o desenvolvimento local”, contou.

segunda-feira, 18 de abril de 2022

Segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country tem largada confirmada para Campina Grande

Pelo terceiro ano consecutivo a largada do RN 1500, o Rally do Nordeste será de Campina GrandeA cidade é uma das sedes da competição que tem largada definida para o dia 20/04.  A programação começa no dia 18 as vitórias técnicas e no dia 19, o prólogo, que definirá a ordem de largada da primeira etapa da competição.

Serão mais de 1000 km percorridos entre os Estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Os competidores cruzarão várias cidades, entre elas Cabaceiras na Paraíba, Taperoá, terra do mestre e escritor Ariano Suassuna dos livros Auto da Compadecida e da Pedra do Reino.  Acari, já no Rio Grande do Norte, cidade com enorme potencial turístico, patrimônio cultural e natural muito bonito, e integrante do Geoparque Seridó.  Pelo município de Assú, a terra dos poetas, que mais uma vez vai sediar o rali e tem grande tradição no esporte a motor, e para encerrar, a Costa das Dunas, a especial das areias no último dia, que fecha a competição com o roteiro mais bonito dos ralis brasileiros.

A primeira etapa da prova tem 255,32 km de especial, disputada na região do Cariri, entre lajedos e serras, cruzando cidades como Cabaceiras, a Roliúde Nordestina, e Taperoá, até chegar em Acari no Rio Grande do Norte.  A segunda etapa é a “Especial do Geoparque Seridó”, um grande laço pelas trilhas duras e difíceis do sertão do Seridó, com largada e chegada em Acari. O trecho passa por áreas de grande riqueza geológica, inseridas em parte do Geoparque Seridó, Serão 200,47 km de trecho cronometrado e de muita navegação.

A largada da terceira especial será de Acari, com destino a Assu, município com tradição em esportes a motor, conhecida como a terra dos poetas. O trecho cronometrado terá 221,86 km cheio de estradas rápidas e sinuosas, com navegação exigente e muito calor...  

Para a quarta e última etapa da competição, o trecho de areia e duna muito aguardo pelos competidores.  A espacial Assú Costa das Dunas terá 329,98 km de muita areia, praia, paisagens maravilhosas e um sol para cada competidor. É a maior especial da 24 edição do RN 1500, o Rally do Nordeste que acontece de 18 a 23 de abril com dois dias de vistorias técnicas, um prólogo e quatro dias de especiais. 

 

 

Prólogo

A ordem de classificação para largada da primeira etapa do RN 1500 será definida em uma mini especial na terça-feira 19/04, montada na cidade de Massaranduba PB. De acordo com o organizador da prova, Kleber Tinoco, o prólogo terá todas as características tradicionais do Rally RN 1500, será um aperitivo das quatro etapas.   “O prólogo será uma mini especial.  Vai ser intenso! Vai exigir muita navegação e técnica por parte dos competidores. Eles vão se divertir. Encontrarão todos os tipos de terrenos, pedras, piçarras, trechos sinuosos, e serra. O visual é lindo, como costuma ser em nossas provas, afirmou Kleber Tinoco.

Cobertura

 

Nesta edição o Rally do Nordeste terá cobertura das revistas Moto Jornal de Portugal e Motociclismo da Espanha., rádio Jovem Pan News/ Tribuna do Norte. A parceria com o blog Acelera Máxima que cobre tudo do setor automotivo foi renovada. Em tempo real o perfil do Instagram do Acelera Máxima  com mais de 50k seguidores mostrará o que acontece nos bastidores e nas especiais.

  

Programação

18/04 CAMPINA GRANDE/PB

13h às 17h – Secretaria | Vistorias CBA e CBM

18h – Briefing equipes

19h – Briefing

 

19/04 CAMPINA GRANDE/PB

 

09h às 12h – Secretaria | Vistorias CBA e CBM.

11h – Entrevista Coletiva de Imprensa

13h – Prólogo | DI 14,54 km -TE 14,50 km – DF 9,9 km

18h30 – Briefing médico

19h – Abertura do evento | Briefing geral

 

1ª Etapa – 20/04

Campina Grande | Cabaceiras | Acari/RN

 

DI 32,23km – TE 255,32km – DF 108,42km – 19h Briefing

2ª Etapa – 21/04

Acari | Caicó | Acari

 “Especial Geoparque Seridó”

 

DI 6,25km – TE 200,47km – DF 2,10km – 19h Briefing

3ª Etapa – 22/04

Acari | Açu

 

DI 6,25km – TE 221,86km – DF 38,19km – 19h Briefing

4ª Etapa – 23/04

Açu | Costa das Dunas | Natal

 

DI 16,30km – TE 329,98km – DF 82,34km

 

16h Divulgação de Resultados/Premiação

 

O 24° Rally RN 1500 é uma realização da KTC Produções e Arena Eventos, supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo e da Confederação Brasileira de Motociclismo.  Apoio Can Am, Emprotur,  Governo do Rio Grande do Norte, Prefeitura de Campina Grande, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Campina Grande , Prefeitura de Cabaceiras, Prefeitura de Acari, Prefeitura de Assu, Prefeitura de Natal / Setur Natal,  Sebrae RN. Parcerias especiais: Slavieiro Essencial Campina Grande, Brasifort, Tribuna do Norte / Jovem Pan News, Armação Propaganda, Cervejaria Oktos, Escola Escritório Construtora Galvão Marinho, Fonte Clara, Sebrae PB, Radiocom, Ação Camisetas, PBTur.

domingo, 17 de abril de 2022

Carnaúba dos Dantas faz entrega de cestas básicas para centenas de famílias durante Semana Santa


Ao contrário de muitas cidades que tradicionalmente entregam o Peixe na Semana Santa, o prefeito de Carnaúba dos Dantas, resolveu fazer diferente. Este ano foram entregues cestas básicas para centenas de famílias no município. A ação foi possível através de uma decisão, onde o chefe do executivo municipal, Gilson Dantas, ampliou o trabalho de ação social.

O recurso para aquisição dos alimentos aconteceu com recursos próprios. A escolha dos beneficiados se deu pelo Cadastro Único, analisando os relatórios da gestão do SUAS, do município de Carnaúba dos Dantas.
Fonte: Facebookpmcd

Criminosos armados invadem fazenda, espancam proprietário e fazem arrastão no interior do RN

Criminosos armados invadiram uma fazenda, espancaram o proprietário do local e fizeram um arrastão na zona rural de Campo Grande, região Oeste potiguar, na noite desta sexta-feira (15).

O caso por volta das 18h, em uma fazenda perto do limite do município de Campo Grande com Triunfo Potiguar, segundo as informações iniciais Polícia Militar.

Três homens armados chegaram a pé ao local e renderam a vítima. Ainda de acordo com a polícia, o dono da fazenda foi espancado, amarrado e em seguida os criminosos colocaram ele deitado em cima de cacos de vidro.

Além do proprietário, também estavam na casa a esposa dele e uma neta adolescente. Elas não foram feridas.

Os bandidos roubaram armas, munição, aproximadamente R$ 2 mil, além de objetos de valor na casa.

Ainda de acordo com a PM, eles fugiram em um veículo que não era da vítima e ainda não foi identificado. A polícia acredita que o carro estava com outros membros do grupo que ajudaram na fuga.

Após os criminosos deixarem o local, o dono da fazenda precisou de atendimento médico, mas, segundo a PM, não corre risco de morte.

Policiais dos municípios da região realizam buscas desde ontem aos suspeitos, mas até a última atualização desta matéria ninguém foi preso.G1rn

Decreto prorroga Estado de Calamidade Pública em saúde no RN por 90 dias

 Nas últimas 24 horas foram registrados 240 novos casos de Covid-19 e um óbito

Diante do quadro da pandemia da Covid-19 ainda ser preocupante no Rio Grande do Norte, com 240 novos casos confirmados nas últimas 24 horas e um óbito, o Governo do Estado renovou por mais 90 dias o decreto que declara Estado de Calamidade Pública em saúde.

Publicado no Diário Oficial do Estado - DOE deste dia 14, o decreto 31.404, DE 13 DE ABRIL DE 2022, prevê no artigo 2º que "O Gabinete Civil do Governo do Estado (GAC) emitirá ofício requerendo Reconhecimento Federal de Estado de Calamidade Pública, incidente no Estado do Rio Grande do Norte, instruído na forma estabelecida pela Portaria Ministerial nº 743, de 26 de março de 2020, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e com base nas normas que configuram "desastre natural biológico, Nível III – Desastre de Grande Intensidade, caracterizado por epidemia de doença infecciosa viral que provoca o aumento brusco, significativo e transitório da ocorrência de doenças infecciosas geradas por vírus".

 A vigência do novo Decreto inicia no próximo 18 de abril até julho, podendo ser prorrogado por igual período, e considera a necessidade, ainda, de proporcionar respostas urgentes para evitar a proliferação, reduzir o rápido crescimento do número de infectados e fortalecer as estruturas de atendimento aos afetados pelo COVID-19.

Recentemente, em 6 de abril, o Governo editou o DECRETO Nº 31.360, que tornou facultativo o uso de máscaras de proteção facial em todo o estado.

A flexibilização é válida para locais abertos e fechados, conforme recomendação do Comitê Científico de Especialistas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

 

Apesar da flexibilização, permanece a recomendação para que continuem usando máscaras aqueles que pertencem a grupos de risco, como idosos, gestantes e imunossuprimidos; todos que apresentarem sintomas gripais; e no âmbito do transporte público de passageiros. Não é necessário exigir o passaporte vacinal em eventos e estabelecimentos abertos, com ventilação natural e limitados a 100 pessoas. Em todo o Estado segue a vacinação contra a Covid-19, 83% da população potiguar está totalmente imunizada, e 93% tomaram pelo menos 1 dose ou dose única.

 

Dados atualizados sobre Covid-19 no RN

 

Casos Notificados e Confirmados nas últimas 24 horas: 240. Um óbito confirmado ocorrido nas últimas 24 horas, foi registrado no município de Macaíba.

 

DADOS GERAIS:

- Casos Confirmados: 501.672

- Casos Recuperados: 489.905

- Casos em acompanhamento: 3.608

- Óbitos Confirmados para Covid-19: 8.159

- Óbitos Suspeitos: 1.501

 

Confira o atual decreto de Calamidade Pública:

http://diariooficial.rn.gov.br/dei/dorn3/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20220414&id_doc=764910

quinta-feira, 7 de abril de 2022

Mais de 6.000 animais devem ser sacrificados por zoológico ucraniano por causa da guerra

Um zoológico de Kharkiv, na Ucrânia, pode ter que sacrificar leões, tigres e ursos após os constantes bombardeios que ocorrem na cidade desde a invasão russa, em 24 de fevereiro. De acordo com o portal britânico Daily Star, o local abriga 6.810 animais e a maioria pode morrer caso não seja resgatada.

O dono do Ecopark, Alexander Feldman, informou em uma nota de esclarecimento que a infraestrutura do local foi destruída. “O maior problema são os grandes predadores. Seus cercados milagrosamente ainda mantêm sua integridade, mas se mais um bombardeio ocorrer, leões, tigres e ursos, perturbados pelo medo, podem ficar livres e ir para a cidade ou para aldeias próximas. Não podemos permitir isso.”

“Nossos especialistas estão agora considerando a possibilidade de uma moradia temporária, pelo menos para alguns deles. Caso contrário, a única opção que nos resta é colocar os predadores ‘para dormir’”, disse Feldman.

O responsável pelo Ecopark afirmou tambem que é “inimaginavelmente doloroso” falar sobre o triste fim que alguns dos animais podem ter, mas destacou que a prioridade neste momento é salvar as pessoas que estão sendo vítimas da guerra.

Um bombardeio em 17 março matou dois orangotangos e chimpanzés. Dois dias depois, nove veados morreram e 20 fugiram do Ecopark. O dono do zoológico informou que sete leões, uma onça e uma pantera foram transferidos para locais seguros até o momento e pediu doações para que mais animais sejam salvos.

Em meio à situação difícil, um grande número de moradores de Kharkiv, Kiev, Odessa e Dnipro ofereceram ajuda para mais resgates. Alguns vídeos que circulam na internet mostram os animais sendo retirados do local.

R7

Governo do RN libera mais de R$ 200 mil na região Agreste para a agricultura familiar

 AGN e Sedraf-RN consolidaram contratos do CredMais no município de Santo Antônio do Salto da Onça. Ação beneficiou 22 famílias.

A suinocultura é uma das atividades exercidas por José Antônio Gomes, que reside e trabalha no sítio Capim Açu, em Santo Antônio do Salto da Onça, região Agreste do Rio Grande do Norte. Nesta quarta-feira (06), ele e mais 21 agricultores(as) familiares do município formalizaram os contratos de financiamento viabilizados através do CredMais, linha específica para a agricultura familiar criada pelo Governo do RN pela Agência de Fomento (AGN), com apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf). “Eu tenho fé de que vai dar tudo certo e vou alcançar meu objetivo, que é aumentar a renda da família”, afirmou esperançoso o agricultor que também planta milho, feijão, macaxeira e mandioca.

quarta-feira, 6 de abril de 2022

Governo flexibiliza uso de máscaras no RN

 Novo decreto deve ser publicado em edição extra do DOE desta quarta-feira (6)

 

O Governo do Rio Grande do Norte irá publicar novo decreto que flexibilizará o uso de máscaras em locais abertos e fechados no estado, conforme recomendação do Comitê Científico de Especialistas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) que discutiu, na noite desta terça-feira (5), o quadro epidemiológico e assistencial que aponta para um baixo patamar de casos, óbitos e internações.

 

Previsto para ser publicado em edição extra do Diário Oficial do RN (DOE-RN) desta quarta-feira (6), o novo documento irá suspender o decreto que estaria em vigor até o dia 8 para colocar em vigência as novas medidas, que incluirão ainda a orientação do uso contínuo de máscara para todas as pessoas que estejam com sintomas gripais e grupos mais vulneráveis à Covid-19, como idosos e imunossuprimidos.

 

“A ciência sempre vai pautar nossas decisões no que diz respeito à pandemia. Então, continuaremos avançando com a vacinação, quem ainda não tomou as doses recomendadas, complete o seu esquema vacinal!”, lembrou a governadora Fátima Bezerra.

 

O Comitê discutiu também questões como a manutenção do reforço à campanha de vacinação contra a Covid-19, vigilância de casos e outros pontos. As recomendações completas estão previstas para serem publicadas amanhã.


Assessoria