Pages

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Senado - “Eu não mudo a verdade no grito”, diz Lina Vieira

Ex-secretária da Receita Federal acaba de prestar depoimento na CCJ do Senado; ela manteve todas as declarações que deu à Folha de São Paulo.

Após pouco mais de cinco horas de depoimento, na manhã e tarde desta terça-feira (18), a ex-secretária da Receita Federal, Lina Maria Vieira, manteve todas as declarações que deu à Folha de São Paulo com relação ao encontro que garante ter ocorrido entre ela e a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.Em entrevista ao jornal paulista, Lina Vieira disse que teve encontro com a ministra Dilma Rousseff e que a pré-candidata à Presidência da República havia solicitado que a então secretária da Receita Federal “agilizasse” a investigação sobre o filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB/AP). A ministra nega que o encontro seque tenha ocorrido, mas Lina Vieira sustentou as afirmações e garantiu que, além de ter realmente ocorrido, o conteúdo do encontro foi o que já havia relatado.
Os senadores de situação, em especial o líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (PT/SP) e a catarinense Idelli Salvatti (PT/SC) acusaram a ex-secretária de estar mentindo e garantiram que seria necessário provas mais concretas de que o encontro ocorreu. Em tom de voz exaltado, os parlamentares disseram que seria necessário que a ex-secretária tivesse registro pelo menos em agenda de que a reunião reservada ocorreu.
Por outro lado, os senadores oposicionistas, entre eles o senador José Agripino (DEM/RN) e Tasso Jereissati (PSDB/CE), lembraram a biografia da ex-secretária de Tributação do Rio Grande do Norte, afirmando que não havia histórico de mentiras por parte de Lina Vieira – ao contrário do que ocorre com a ministra Dilma Rousseff.O senador cearense, entre outras coisas, lembrou que Dilma Rousseff faltou com a verdade quando negou conhecer o dossiê contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e a ex-primeira dama Ruth Cardoso – que foi elaborado dentro do gabinete da Casa Civil –, e que a ministra mentiu em seu currículo, quando indicou que tinha concluído mestrado e doutorado, o que comprovadamente não ocorreu.Entre questões repetitivas e a exaltação por parte de alguns senadores – principalmente de situação –, a ex-secretária disse que os parlamentares tentaram distorcer suas palavras e confundi-la.
No entanto, reafirmou que disse a verdade e que não deixará sujarem sua biografia.“Agradeço a oportunidade de ter participado da sessão. Aos que quiseram confundir minhas palavras, quero deixar claro que confirmo todas as palavras que dei á Folha de São Paulo e não abro mão da afirmação. Eu não mudo a verdade no grito nem preciso de agenda para falar a verdade. A mentira não faz parte da minha biografia”, disse Lina Vieira ao término do depoimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário