A Feira Agropecuária de Currais Novos/RN, a Exponovos, teve encerramento no ultimo domingo (03). Com programação desde a sexta-feira, dia 1º, a feira contou com a participação de produtores rurais e público em geral.
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Rio Grande do Norte (EMPARN) montou estande com exposição de produtos e material didático, além de distribuição de mudas de bananeira.
O grande destaque da Exponovos 2011 foi o VIII leilão “Seridó Terra do Leite” realizado no sábado (02) e coordenado pela EMPARN. 13 lotes de animais bovinos de raças Pardo-Suiça, Gir Leiteira, Guzerá e Sindi foram comercializados, gerando mais de R$ 50 mil.
--
Empresa de Pesquisa fará parte do Congresso Brasileiro de Sementes
A EMPARN (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte) participará do XVII Congresso Brasileiro de Sementes entre os dias 15 e 18 de agosto de 2011, no Centro de Convenções de Natal/RN. A Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes promove o evento que é referência nacional e internacional.
Com o tema “A Semente no Contexto da Inovação e da Sustentabilidade”, a programação do evento conta com palestras, painéis, sessão pôster, além do show room tecnológico com exposição de estandes de empresas renomadas do segmento de sementes, insumos, máquinas e equipamentos, tecnologia e áreas afins. A EMPARN é uma dessas parceiras.
A programação do Congresso contempla também o XI Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes e VI Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais, que serão realizados no último dia do evento.
--
Dia de Campo será realizado em Parazinho
A EMPARN estará promovendo no próximo dia 13 de julho, juntamente com a EMATER e Embrapa Milho e Sorgo, o Dia de Campo na cidade de Parazinho sobre o Sistema de Produção de sorgo, integração Lavoura e Pecuária e Plantio Direto.
De acordo com o pesquisador da EMPARN/Embrapa, João Maria Pinheiro de Lima, o objetivo do dia de campo é demonstrar para técnicos e produtores, tecnologias relacionadas ao sistema de produção de sorgo, com ênfase em integração lavoura-pecuária, sorgo para pisoteio e plantio direto.
As atividades terão início previsto para as 8h e segue até as 12h, com quatro estações: Manejo da cultura do Sorgo; Integração Lavoura-Pecuária e Plantio Direto; Mecanização na Agricultura Familiar e Difusão e Extensão Rural.
“Além da produção de grãos e outras culturas necessárias ao sustendo da família, o agricultor precisa produzir alimento para o rebanho, que é sua principal fonte de proteína e ainda pode garantir alguma renda com a venda de parte da produção”, destaca o pesquisador João Maria.
A proposta da realização do dia de campo em Parazinho é a validação de cultivares e práticas culturais adequadas para o cultivo do sorgo na região e o desenvolvimento de ações de transferência de tecnologia em pontos pré-selecionados do semiárido Nordestino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário