Pages

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

COMUNIDADE EM PAZ REDUZ OCORRÊNCIAS EM NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO SESED‏

TC-Marinho-1A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), por meio da Coordenadoria de Programas para a Cidadania (CPCID), promoveu nesta quarta-feira (9), o 2º Encontro do Programa “Comunidade em Paz”, na ONG Vivei, bairro de Nossa Senhora da Apresentação, zona Norte de Natal. Lideranças comunitárias, religiosas, comerciantes e moradores da área ouviram explicações e discutiram com as autoridades sobre o andamento do programa Comunidade em Paz, que já reduziu 20% do número de ocorrências em Jardim Progresso, Planície das Mangueiras e Parque dos Coqueiros.

         O secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, abriu o evento reafirmando o compromisso do Governo do Estado em promover ações de combate à criminalidade, ressaltando que a participação dos populares é muito importante para que seja criado um grupo de discussão acerca dos problemas que afligem cada comunidade. “É importante que cada um dos senhores e senhoras aqui presentes participe efetivamente dessas reuniões, dando sugestões, apontando falhas, sugerindo, para que possamos identificar os pontos onde existem erros, para que possamos aprimorar o que está andando bem, enfim, essa é a filosofia da Polícia Comunitária, que fica perto do cidadão e atende aos seus anseios”, disse.

         Aldair da Rocha destacou o trabalho que vem sendo feito pela Coordenadoria de Programas para a Cidadania (CPCID), sob o comando do tenente-coronel Jânio Marinho da Silva, e também pela Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal (SEAC), que tem à frente o soldado PM Kleber Maciel de Farias Júnior, estatístico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O secretário foi muito aplaudido quando deixou clara sua intenção de trabalhar com a verdade: “Nós não estamos aqui para brincar, nem para enganar ninguém. Nossa estatística mostra a verdade, doa a quem doer. Não vamos esconder a verdade. Quando percebemos que existem os problemas e onde eles acontecem com mais freqüência, direcionamos nossas ações para inibir a criminalidade. Nunca houve isso no Rio Grande do Norte, tanto que, quando aqui cheguei, convidado pela governadora Rosalba Ciarlini, não havia uma estatística feita de forma séria, não existiam dados sobre a realidade da nossa segurança pública e hoje já estamos trabalhando a partir dessas análises estatísticas”.

         O subcoordenador de Estatística e Análise Criminal, Kleber Maciel, disse que semanalmente, às terças-feiras, acontecem reuniões que contam com participações do secretário Aldair da Rocha, das cúpulas das polícias Civil e Militar, além dos comandantes de Batalhões da PM, para que as estatísticas da semana anterior sejam analisadas e que, a partir das conclusões tiradas, sejam direcionadas as operações nas áreas. “Os resultados desse trabalho já começam a aparecer, beneficiando milhares de pessoas”, comemora Maciel.

         “Essa reunião de hoje mostrou, mais uma vez, o interesse da comunidade em participar das nossas ações. É louvável esse tipo de atitude adotada pelo Governo do Estado, que aproximou a polícia da comunidade, fazendo com que os homens e mulheres de bem se sintam valorizados, respeitados, com o direito à segurança garantido e o mais importante, que essas pessoas participam de todo o processo”, analisou o tenente-coronel Marinho.

         O PROGRAMA

         O “Comunidade em Paz” foi lançado pelo Governo do Estado em julho passado, composto por quatro projetos: Ronda Cidadã, Patrulhamento Inteligente, Bases Integradas de Segurança Pública e Olhar Seguro.

         O Ronda Cidadã será implantado em 23 Bases de Polícia Comunitária já existentes na capital. Inicialmente, três delas já estão em funcionamento, no projeto-piloto do bairro de Nossa Senhora da Apresentação, nas comunidades de Parque dos Coqueiros, Planície das Mangueiras e Jardim Progresso. Cada uma das 23 Bases receberá uma viatura tipo Astra, dois computadores - sendo um notebook, além de móveis novos, que proporcionarão conforto e funcionalidade aos policiais e moradores das áreas beneficiadas. Essa parte da zona Norte foi escolhida para iniciar o "Comunidade em Paz" a partir do estudo feito pela Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal (SEAC), que apontou ser esta região da cidade a mais necessitada de uma presença mais firme do policiamento ostensivo, para inibir a criminalidade e, consequentemente, oferecer uma maior sensação de segurança para a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário