Pages

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

EMPARN E EMATER promovem a segunda etapa do VIII Circuito de Tecnologias

A Oficina de Caprino e Ovino acontecerá em Apodi, de 16 a 18 próximos.

A segunda etapa do VIII Circuito de Tecnologias Adaptadas para a Agricultura Familiar constará da Oficina de Caprino e Ovinocultura, a ser realizada no período de 16 a 18 de novembro no IFRN de Apodi. Participarão, além da EMPARN, EMATER-RN, SEBRAE, Banco do Nordeste, Embrapa Caprinos e Ovinos e Embrapa Semiárido, EMEPA, IFRN, UFPB,  APASA, ACOSC, FETARN, IDS, COOPAGRO, entre outras instituições que vão mostrar as diversas experiências vitoriosas de assentamentos, associações e agricultores familiares.

A promoção do Circuito de Tecnologias é da  Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) e da EMATER-RN, que levarão seus pesquisadores e técnicos para discutirem a transferência de conhecimentos para agricultores de todas as regiões do Estado em que o circuito será realizado até o mês de maio de 2012. O principal objetivo é a consolidação da "Rede Potiguar de Ciência, Tecnologia e Informação para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar”.

PROGRAMAÇÃO:

A segunda etapa constará de sessões como palestras e, em muitas delas, com debates. Na quarta-feira, 16, a segunda etapa do Circuito será aberta com a apresentação dos "Aspectos Gerais da Caprinoovinocultura", seguida da palestra "Programa Rota do Cordeiro", pelo pesquisador Evandro Vasconcelos Holanda Jr., da Embrapa Caprinos e Ovinos. A segunda palestra é sobre o tema "Cadeia do Leito Caprino no RN", por Marcone Macedo, da  Associação Pequenos Pecuaristas do Sertão de Angicos (APASA). A terceira terá como tema "Programas de Melhoramento para a Caprino e Ovinocultura do Nordeste", por  Wandrick Hauss de Souza, Diretor Técnico da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba S.A (EMEPA), seguida de debate tendo como moderador, Guilherme Ferreira da Costa Lima, da EMPARN.

Na quinta-feira, dia 17, as atividades começam com uma sessão sobre "Sanidade e Sustentabilidade na Ovinocaprinocultura", em seguida acontecerá a palestra sobre "Exploração Sustentável de Pequenos Ruminantes no Nordeste Brasileiro", pelos especialistas Marciane da Silva Maia e Aurino Alves Simplício,  EMPARN / UFRN. A palestra seguinte abordará o tema "Controle de Verminose", pelo pesquisador Marcel Teixeira, da Embrapa Caprinos e Ovinos. Em seguida acontecerá uma palestra com o tema "CAE, Agalaxia, Clostridioses, Micoplasmoses", por Marcel Teixeira, da Embrapa Caprinos e Ovinos, com um debate tendo como moderador, Genildo Fonseca Pereira.

Na sexta-feira, dia 18, acontecerá a apuração da votação dos temas e uma palestra de encerramento, com sugestões aos modelos de ATER para a caprino e ovinocultura potiguar, pelo pesquisador  Fernando Viana Nobre – Coopagro/Sebrae/RN. Em seguida haverá a  Formação e Trabalho dos Grupos Temáticos, trabalho em Grupo e apresentação dos resultados. Logo após acontecerá a Sessão 5, sobre Crédito, Ração e Industrialização de subprodutos, uma avaliação de resultados do PRONAF B nos Territórios rurais do RN, por Gilderlanio Alves Holanda – UFRN / EMATER-RN e uma palestra sobre "Embutidos e defumados de caprinos e ovinos", por José Carlos Nascimento – EMEPA.

As últimas palestras são  "CAE, Agalaxia, Clostridioses, Micoplasmoses", por Marcel Teixeira – Embrapa Caprinos e Ovinos" e termina as atividades da manhã com as reuniões dos Grupos Gestão / Crédito; Mercado / Comercialização; Sanidade / Reprodução e  Alimentação / Nutrição  e encerramento e encaminhamentos. Continuando a programação será realizada uma Sessão sobre a "Cadeia Produtiva e Sistemas de Produção", seguida de uma palestra sobre o "Centro de Inteligência de Caprinos e Ovinos", com exposição de Vinicius Pereira Guimarães, da  Embrapa Caprinos e Ovinos, continuando com uma ppalestra sobre "Cadeia da Carne Ovina e Caprina no RN", por Joaquim Neto,do Abatedouro de Ouro Branco e uma palestra sobre "Ovino Irrigado", pelo SEBRAE – SEBRAE/Embrapa semiárido, seguida de debate tendo como moderador: Wandrick Hauss de Souza. Na parte da tarde do último dia serão feitas visitas aos experimentos de Palma Irrigada Adensada da EMPARN e às Experiências dos Assentamentos do Município. 

Encerrando o dia acontecerá a sessão 3,sobre "Nutrição e Assistência Técnica", seguida de uma palestra enfocando o tema "Produção de alimentos em escala para caprino e ovinocultura no semiárido", com palestra de Guilherme Ferreira da Costa Lima, pesquisador da  EMPARN.

Em outro bloco acontecerá uma palestra sobre a "Experiência de ATER em caprino e ovinovucultura – Lajes", por Genildo Fonseca Pereira, do  IFRN Apodi, seguida de palestra sobre "Utilização de blocos multinutricionais como estratégia alimentar", por Maria das Graças Gomes Cunha, da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba S.A (EMEPA), seguida de debate tendo como moderador Evandro Vasconcelos Holanda Jr. Acontecerá ainda neste módulo um debate tendo como moderador Ambrósio Lins do Nascimento, com a "Votação de temas/gargalos das cadeias/ por categorias". Na Sessão 6, será abordada a "Experiência de ATER", seguida de palestra sobre "Experiência de apropriação de ATER na Fazenda Icó Petrolina/PE, da Embrapa Semiarido. Outra palestra abordará o tema "Experiência do Assentamento Moacir Lucena -Apodi", por Irapuan Ângelo Gurgel Gomes, do Assentamento Lucena seguida de palestra sobre "Experiência em caprinocultura", por Ambrósio Lins do Nascimento, da  FETARN, seguida de palestra com debate sobre "Experiência do Dom Helder com caprinos e ovinos em Apodi", tendo como moderador Fernando Viana Nobre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário