Pages

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Caicó recebe nova ambulância do Samu

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), entrega, no próximo dia 06 de agosto, uma nova ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) para o município de Caicó. O veículo é do tipo Unidade de Suporte Avançado (USA) e irá melhorar a assistência a toda a região do Seridó.
O município já conta com uma ambulância de suporte básico (USB) e para compor a equipe que atuará na nova unidade de suporte avançado o Governo do Estado e o município de Caicó irão disponibilizar seis condutores, seis enfermeiros e seis médicos, em regime de plantão.


A base descentralizada de Caicó, inaugurada em dezembro de 2013, atende a toda população do município, com aproximadamente 66 mil habitantes, além da cobertura de BRs e RNs que abrangem os municípios pactuados. São eles: São Fernando, Timbaúba dos Batistas, Jardim de Piranhas e Jardim do Seridó.
IV Congresso Nacional do Samu

*Com informações da Agência Brasília
No período de 28 a 31 de julho acontece em Brasília o IV Congresso Nacional do Samu. O evento é voltado para coordenadores, enfermeiros e técnicos de enfermagem dos Samu’s de todo o Brasil.
“Estamos aqui para discutir ideias e trocar informações para melhorar a qualidade do serviço. Em uma das palestras discutimos também a assistência a própria equipe dos funcionários, que precisam estar emocionalmente bem para atuarem de forma tranquila”, explicou Cecilia Picinin, coordenadora geral do Samu 192/RN.
O Samu, acionado pelo 192, foi criado há uma década. Nos últimos cinco anos, o serviço, que antes atingia 64,47% da população brasileira, passou a atender 72,76%. Para isso, o número de unidades foi ampliado em mais de 50% nesse período, passando de 2.043 em 2010, a 3.182 neste ano. Atualmente, o Brasil possui 185 Centrais de Regulação das Urgências.
O congresso reúne quase 1.500 participantes e é promovido pela Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência (DAHU) e Coordenação-Geral da Força Nacional do SUS (CGFNS), Coordenação Geral de Urgência e Emergência (CGUE), do Ministério da Saúde, com o apoio da Organização Pan-americana de Saúde (Opas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário