A Prefeitura de Extremoz, por meio da Comissão Intersocial do Selo UNICEF, realizou na manhã desta quarta-feira, 30, o 1º Fórum Comunitário onde foram discutidas as prioridades das ações estratégicas na busca do importante reconhecimento Selo UNICEF Município Aprovado.
O evento foi aberto com a execução dos Hinos Nacional e do Município. O articulador do Selo UNICEF, Michel Platiny iniciou as falas informando que a adesão da prefeitura ao Selo se deu em 2013. “Desde então estamos pensando o melhor para as crianças e adolescentes de Extremoz. A campanha segue até 2016”, esclareceu Platiny, informando que muitas ações estão sendo pensadas.
Emocionada a adolescente Maria Aparecida Nunes, representante do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), saudou os presentes e informou que a NUCA havia sido criada no dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “A NUCA nasceu para motivar os adolescentes a buscar seus sonhos”, concluiu.
Prioridades
A secretária de Assistência Social, Renata Rêgo, coordenadora da Comissão Intersocial do Selo UNICEF abriu sua participação dizendo que a criança e o adolescente eram prioridades da gestão do prefeito Klauss Rêgo. “Estamos todos engajados”, disse Renata, citando os nomes dos participantes da Comissão Intersocial. “Não conseguimos o Selo na edição de 2012, mas agora, depois de tudo o que realizamos, temos a obrigação de conseguir o reconhecimento Selo UNICEF Município Aprovado”, concluiu a secretária.
Um trabalho árduo
O prefeito Klauss Rêgo iniciou sua fala dizendo que não tinha sido fácil iniciar um trabalho para estimular o desenvolvimento do município. “Não existia dados, números...”, lembrou. “Hoje, todos os programas em prol da criança e do adolescente estão em andamento em todas as áreas, entre elas, saúde, educação, esporte, assistência social etc. A autoestima do povo cresceu, renasceu. Não é a toa que os investidores estão aqui. Eles vieram porque acreditam na gestão”, esclareceu.
“Estamos aqui para servir. investimos muito. Investimos na capacitação dos professores, construímos vários ginásios, implantamos escolinhas de futebol que hoje atendem mais de 800 jovens, estamos iniciando o Campeonato de Futebol de Extremoz com a participação de 29 times, conseguimos recursos federais para sanear Contendas, Barra do Rio, Pitangui e Graçandu e temos um projeto novo para toda a cidade em 2015 e isso significa saúde, estamos recuperando todas as quadras do município e a conquista do Selo UNICEF Município Aprovado é importante porque credencia Extremoz para conseguir investimentos para novos projetos no futuro”, concluiu o prefeito.
Ao longo de sua primeira e agora na segunda gestão a prioridade em relação às crianças e adolescentes ficou evidenciada com a criação de espaços urbanizados e praças. O prefeito também contratou uma consultoria para o Plano Básico de Saneamento e está reformando todas as escolas e creches, inclusive colocando ar condicionado em todas as salas de aula e direção. A prefeitura oferece transporte escolar para todos os estudantes além de fardamento escolar e material de ensino e implantou o Programa de Saúde da Escola, que atende quase seis mil alunos em creches e escolas municipais.
Além disso, criou o Projeto Cinema na Praça, e nas áreas sociais e educação oferece o Pronatec, Creas, CRAS. Vem realizando anualmente os jogos estudantis, construiu novas Unidades Básicas de Saúde, promoveu a participação de jovens e adolescentes na cultura por meio da Fundação Aldeia de Guajiru, entre outras ações. (LS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário