Inaugurado no último dia 02 de agosto, o Centro Urbano de Intervenções Artísticas (CUIA) até bem pouco tempo, era um espaço abandonado na cidade de Mossoró (RN), servia apenas como depósito de lixo e esconderijo para usuários de crack. Inspirados por ações como “Grito Urbano”, na Zona Norte de Natal e “Pontos de Cultura”, em São Miguel do Gostoso, o coletivo “De Pé no Chão”, formado por militantes da cultura e do setorial LGBT do PT/RN resolveram ocupar aquele espaço e levar lazer, arte e cultura à população daquela região.
“Escolhemos aquele espaço para sair um pouco do centro cultural de Mossoró e levar cultura também para a periferia. É uma praça grande, com estrutura de uma concha acústica, mas estava abandonada. Com apoio da população, nós limpamos, pintamos, fizemos uma pequena reforma. Levamos uns 15 dias para organizar tudo”, afirmou Max Medeiros, que junto com Adeilson Dantas, Alisson Chaves, Angelo Patrício, Bob Aquino, Igor Patrício, Jeferson Santos e Yuri Costa, forma o time de frente, responsável pela ação.
Max conta ainda que no início, achava que a população seria contra o Centro Cultural por se tratar de uma ocupação, mas logo viu o apoio de todos junto ao projeto, que fica ao redor de três importantes instituições de ensino e que também abraçaram a causa: o Colégio Estadual, o Diocesano e o Supletivo. “Avalio essa ação como muito enriquecedora para a Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT). Mostra à sociedade que a JPT não é apenas burocracia e que podemos sair dos gabinetes e trabalhar em prol do social. Esse tipo de atitude deve servir como exemplo para todos nós enquanto militantes do PT”, finalizou.
A CUIA que na inauguração contou com oficinas, apresentações de teatro, exposição, grafite e shows musicais, já se prepara para em breve, dar inicio as aulas gratuitas de capoeira para a comunidade. O espaço fica na Praça João Costa, no bairro Santo Antônio.
Saiba mais: www.facebook.com/cuiamossoro
Nenhum comentário:
Postar um comentário