Pages

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Criação de Ave Caipira será tema de palestra da EMPARN na Festa do Boi

Pró-Ave Caipira da EMPARNO Programa Pró-Ave Caipira da EMPARN vai ser tema de palestra nesta quarta-feira (11), às 9h, na Festa do Boi. O pesquisador da empresa de pesquisa responsável pelo projeto, Newton Auto de Souza, vai receber os agricultores das caravanas que participam do evento e repassar informações a respeito das técnicas de criação desenvolvidas pela EMPARN. O evento acontece a partir das 9h dentro da Fazenda Modelo da Sape, no Parque Aristófanes Fernandes.

O projeto Pró-Ave Caipira foi criado pela EMPARN em 1996 com o objetivo de incentivar a produção de galinha caipira com tecnologia para aumentar a rentabilidade dos agricultores familiares. A atividade mista sócio-econômica também tem por objetivo a produção de carne e ovo para garantir a segurança alimentar do homem do campo potiguar.

A atividade desenvolvida na incubadora da Estação Experimental Mundo Novo, em Caicó, consiste na produção e comercialização de pintos de um dia das linhagens Pescoço Pelado e Tricolor. Os animais recebem tratamentos específicos e vacinas para atender as regras estabelecidas pelo Plano Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), sendo então postos à venda com garantia de qualidade e a preços acessíveis.

O modelo ideal de criação com foco na agricultura familiar está detalhado nas cartilhas distribuídas pela EMPARN durante as exposições agropecuárias e demais eventos realizados em vários municípios do Rio Grande do Norte.

Pintos de um dia

Durante a Festa do Boi 2017 a EMPARN está comercializando cerca de 2 mil unidades de pintos de um dia ao preço de R$ 2. Os pequenos animais fazem sucesso com a criançada que visita o estande da empresa de pesquisa dentro da Fazendinha e também são bastante procurados pelos criadores que participam do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário