Pages

quarta-feira, 27 de março de 2019

Curso de Design de Moda do IFRN é avaliado com Conceito Máximo do MEC

O Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, ofertado no Campus Caicó do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), foi avaliado com Conceito 5, nota máxima, pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). A visita de equipe avaliativa aconteceu entre os dias 18 e 19 de março e o resultado divulgado hoje (26). As dimensões avaliadas foram a organização didático-pedagógica, o corpo docente e tutorial e a infraestrutura.
Alex Diógenes, diretor-geral do Campus Caicó, destaca a relevância para a região: "o Campus Caicó fica em festa com o resultado da nossa avaliação. Pela coroação do esforço e pelo que representa no sentido da verticalização do ensino que oferecemos. O resultado obtido pelo [curso de] Design de Moda é um ganho para toda a comunidade, afinal estamos prestes a formar profissionais capazes de criar sua arte, sua confecção e se destacar no âmbito local, regional e nacional". Já para Tarcimária Gomes, diretora de Avaliação e Regulação de Ensino da Reitoria do IFRN, o conceito máximo do MEC "é louvável e representa todo o esforço da equipe. Estão de parabéns todas e todos que fazem o Campus Caicó e o IFRN", disse. 
O relatório
Trechos do relatório da avaliação destacam a estrutura e a capacitação dos que fazem o curso: "verificou-se o comprometimento com a interdisciplinaridade, a contextualização, com o desenvolvimento do espírito crítico-científico e com a formação de sujeitos autônomos e cidadãos. O corpo docente é formado por especialistas, mestres e doutores, comprometidos com as atividades e propósitos do curso. A gestão do coordenador é percebida como eficiente, estando sempre presente e acompanhando os discentes em todas as atividades desenvolvidas. Ressalta-se o excelente trabalho conjunto realizado entre bibliotecária, coordenação e docentes na apresentação do número de livros adquiridos e em processo de aquisição. Os laboratórios de formação específica atentem às necessidades de aula e de uso dos alunos, possuem softwares atualizados, equipamentos e estrutura física de acordo com os conteúdos curriculares, sendo um ponto de destaque ao possibilitar a execução de projetos científicos, artísticos, culturais e tecnológicos importantes para a realidade local e regional".
A oferta 
O curso tem duração de três anos, é oferecido desde 2016 e se propõe a formar e qualificar profissionais para atender ao setor de moda, "em crescente expansão regional, nacional e internacional, buscando novas tendências e produtos de qualidade em termos de moda. Isso inclui a formação tecnológica, cultural, social, artística, histórica, ética, buscando a formação integral do discente", nas palavras de Edson Bottini, coordenador do curso. Os estudantes formados recebem o título de Tecnólogo em Design de Moda e estão aptos a trabalhar na fabricação e desenvolvimento de coleção com suas modelagens, em produção em desfiles, decoração de vitrines, marketing (com conhecimento de folders), fotografia, desenvolvimento e gestão de produtos com respectivas embalagens. “Estão preparados para serem profissionais da moda desde a criação dos looks e acessórios, fabricação, até merchandising”, declarou Edson. O curso é ofertado anualmente com seleção através do Sisu.
(Fotos: Simone Pereira e Coordenação de Comunicação do Campus Caicó)

Nenhum comentário:

Postar um comentário