Pages

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Delegacias móveis contribuem para verão mais seguro no litoral do RN

O veraneio potiguar em 2020 foi considerado mais seguro nos litorais Sul e Norte. É que além das delegacias fixas instaladas nesses lugares, a população também contou com as móveis – vans equipadas e preparadas para funcionar tal qual uma delegacia, posicionadas estrategicamente nas praias de Pirangi do Norte e Muriú. Além de prestar atendimento rápido, elas contribuíram para aumentar a sensação de segurança da população durante o primeiro mês do ano.

“Este ano tivemos uma queda nas ocorrências. Não registramos nenhum arrombamento de residência e a presença da van intimida também aqueles que gostam de som muito alto na rua, então esse problema também foi evitado”, registra o policial civil Kleber Mota, que trabalha na delegacia móvel de Pirangi de Norte.

Ao longo de janeiro foram registrados 16 BOs no litoral Sul e feitas duas prisões em flagrante - além de seis BOs -, no litoral Norte. Entre as ocorrências não policiais, a perda de documentos foi registrada cinco vezes pela delegacia móvel Sul e uma na Norte. Maria de Fátima dos Santos, que trabalha em uma lanchonete na Avenida Deputado Márcio Marinho, a principal de Pirangi, se sente mais segura com a presença da van. “Além de ter mais segurança, diminuiu muito o barulho e a bagunça que faziam aqui na rua”, acrescenta.

Para Marcos Geriz, diretor da Delegacia de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN), o trabalho das delegacias móveis é proporcionar à Polícia Civil uma pronta resposta ao cidadão que a procura durante essa época do ano em que as praias ficam lotadas, inclusive de turistas.


No primeiro mês de 2020, as vans funcionaram de segunda à quinta das 12h à meia noite e 24 horas de sexta à domingo. Nos finais de semana se revezavam entre as diversas praias do litoral Sul e Norte. A cada turno, dois policiais civis ocupavam os veículos para fazer o atendimento à população. Equipadas com computador, impressora, mesa e cadeiras, nelas é possível registrar boletim de ocorrência, auto de prisão em flagrante, termo circunstanciado de ocorrência (TCO) e boletim de ocorrência circunstanciado (BOC).

As delegacias móveis seguem no litoral potiguar até o final de fevereiro, quando termina a Operação Verão 2020 da Segurança Pública. Os veículos se integraram ao trabalho da Secretaria de Estado da Segurança Pública em 2018, através do investimento do projeto Governo Cidadão, com recursos do Banco Mundial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário