A governadora Fátima Bezerra empossou nesta sexta-feira, 28, os membros do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – Consec/RN. O conselho é composto por 14 membros titulares e 14 suplentes, metade indicados por instituições representantes da sociedade e a outra metade por órgãos do Governo - SEEC, Sesap, Sesed, Sethas, Semjidh, Fundase e UERN.
As instituições representantes da sociedade foram escolhidas por votação neste mês de maio, são elas: Associação de Pais e Pessoas com Síndrome de Berardinelli do RN, Caritas Diocesana de Caicó, Casa do Menor Trabalhador, Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Casa Renascer, ONG Policiais Agentes da Paz, Pastoral da Criança e Fundação Fé e Alegria do Brasil. Estas instituições atuam na promoção, atendimento, defesa e controle social dos direitos da criança e do adolescente.
Por decisão de Governo do Estado, a política de atenção à criança e ao adolescente, antes sob a responsabilidade da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), agora passa para a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH).
“Este é um momento muito importante. Significa que o governo trata o Consec como instância popular de participação da sociedade. Precisamos estar unidos e cientes das dificuldades atuais de violação dos direitos humanos. Os conselhos são instâncias da sociedade. Através deles os vários segmentos sociais se fazem ouvir e podem exercer o controle social e o acompanhamento das políticas públicas em prol da cidadania”, disse a governadora.