Pages

sexta-feira, 7 de junho de 2019

Emater-RN e parceiros realizam supervisão técnica a projetos financiados pelo Governo Cidadão

Comunidade Boqueirão ( Touros/RN)
As equipes da Emater-RN e da Unidade Executora Setorial UES/SAPE e do Governo Cidadão visitaram os agricultores familiares das comunidades de Boa Cica e Boqueirão no município de Touros, através de ação conjunta de supervisão, para início do processo de implantação do Manejo Integrado de Pragas (MIP).

Na quarta-feira (5), as equipes visitaram onze áreas de beneficiários da Associação dos Produtores Humildes de Boa Cica e nesta quinta-feira (6), foram visitadas mais doze áreas de beneficiários do Centro Social de Boqueirão.

Esses projetos foram contemplados através do Edital 06/2017 - Fruticultura irrigada da agricultura familiar- UES/SAPE, com recursos do Governo do Estado provenientes do acordo de empréstimo do Banco Mundial e contrapartida dos beneficiários, voltados para a cultura da banana sendo este, o cultivo mais forte da região.

O programa é destinado aos agricultores familiares que receberam kits de irrigação que foram instalados em suas propriedades, sob supervisão da UES/SAPE e acompanhamento da TECHNE, que presta assistência técnica nas execuções dos projetos. A Emater-RN, por meio do Termo de Cooperação, acompanha e supervisiona, em parceria com as instituições, os projetos em execução.

Para o agricultor familiar Sílvio Rodrigues, que trabalha com o pai na propriedade, receber a Assistência técnica é muito importante para o desenvolvimento da agricultura irrigada. "Estamos participando do projeto desde 2017, e nos trouxe uma nova perspectiva de rentabilidade, nos proporcionou cultivar mais uma área gerando mais uma fonte de renda para nossa família".

No período da tarde foi realizado uma reunião para o fortalecimento da participação dos beneficiários na Jornada de Manejo Integrado de Pragas, em Punaú, com previsão para ser realizada em julho. Também foi realizada uma roda de conversa com os agricultores para troca de experiências. O evento ocorreu no Centro Social do Boqueirão.

Participaram das visitas o gestor Regional da Emater-RN de João Câmara o engenheiro agrônomo, Gustavo Cunha, a engenheira agrônoma, Fernanda Aspásia, o técnico local de Touros, Edmilton dos Anjos, o técnico agropecuário, Moacir Santos, representantes da UES/SAPE, Dedé Luz, do Governo Cidadão e supervisor do programa, Fábio José Souza, e representante dos agricultores, Milton César.

Nenhum comentário:

Postar um comentário