quarta-feira, 29 de julho de 2020
Coronel Azevedo parabeniza Governo Federal pela ação do auxílio emergencial no RN
Estado é obrigado a fornecer professor auxiliar para aluna portadora de Síndrome de Down
segunda-feira, 27 de julho de 2020
Governadora acompanha ações de fiscalização na orla de Natal neste domingo
sexta-feira, 24 de julho de 2020
Governo do RN terá ferramenta digital para reduzir custos e fortalecer transparência
quarta-feira, 22 de julho de 2020
Vivaldo alerta governadora para suspensão das cirurgias eletivas e pede que procedimentos sejam retomados
O pedido de Vivaldo, que também é médico, foi encaminhado para a governadora Fátima Bezerra (PT) e ao secretário de saúde pública, Cipriano Maia. O parlamentar disse que entende o delicado momento que o Rio Grande do Norte vive, mas, que tem certeza que muitos pacientes estão sofrendo e se arriscando com a demora.
“É preciso retomar as cirurgias eletivas. A suspensão é explicável, mas é hora de começar a voltar. Isso tem ocasionado muitas dificuldades para a população do interior, que precisa custear suas cirurgias. Muitos têm vendido seus bens para viabilizar o recurso e fazer o procedimento particular. Pacientes de vinte e quatro cidades esperam a retomada do serviço. Peço celeridade nesta decisão”. Assessoria
Auxílio emergencial: milhares de contas do Caixa TEM são bloqueadas por fraude
Estado e prefeituras intensificarão as fiscalizações nas praias do RN
Apoiado pelas forças de segurança, governo endurece isolamento social
terça-feira, 21 de julho de 2020
Fórum dos Governadores do Brasil emite Nota Pública em defesa do Novo Fundeb
sexta-feira, 17 de julho de 2020
Covid: MPF, MPT e MP/RN recorrem de decisão que permitiu reabertura do comércio em Natal
terça-feira, 14 de julho de 2020
Empresário morre em Motel na cidade de Parelhas-RN
Em reunião virtual, bancada federal debate manutenção do Fundeb
RN obtém conceito Bom em novo ranking de Transparência para Covid-19
Em Brasília, Coronel Hélio reforça sua pré-candidatura a prefeito de Natal
segunda-feira, 13 de julho de 2020
TCU aponta aplicativo Sol do RN como ferramenta inovadora no uso de tecnologia blockchain
sexta-feira, 10 de julho de 2020
Governadora convoca municípios para reforçar ações do Pacto Pela Vida
Estado é obrigado a fornecer medicamentos a criança com Diabetes Mellitus
Novo tomógrafo é grande aliado no combate à Covid-19 no Seridó
quinta-feira, 9 de julho de 2020
Projeto de Lei do deputado Benes pede transferência dos recursos da loteria para segurança nos municípios
O deputado Benes Leocádio (Republicanos-RN) apresentou o Projeto de Lei 3578/2020, que dispõe sobre a transferência dos recursos de sorteio da loteria para compra de câmeras de vídeo a serem distribuídas para os 40 municípios com os maiores índices de criminalidade do país.
Pela proposta do deputado, a cada ano, os recursos devido à Caixa Econômica Federal de três sorteios da loteria serão destinados à compra de câmeras de vigilância. Após o primeiro ano de transferência, os recursos serão destinados aos municípios que tenham o índice entre 41º e 80º de criminalidade.
O parlamentar alega que a falta de recursos e de pessoal nos órgãos de segurança pública, obriga o legislativo a buscar meios para combater à criminalidade no país de forma eficiente e com poucos recursos.
“Os centros de controle de vigilância, onde pouco policiais estão presentes, demonstram, ainda, poucas câmeras espalhadas pela cidade. Assim, com essa proposta, poderemos dar uma maior cobertura nas áreas de risco dos municípios, criando a condição de se antecipar a ida da autoridade policial a lugares onde pessoas com atitudes suspeitas se apresentam”, justifica o deputado. Assessoria
Mais 13 casos positivos foram confirmados nesta quarta-feira 08/07 em Carnaúba dos Dantas/RN
Retomada do Pró-Moradia beneficiará 6 mil famílias do RN
Governo do RN lançou dois editais de licitação para o programa habitacional
A governadora Fátima Bezerra lançou, nesta quarta-feira (08), por videoconferência, dois editais de licitação (Central nº 007/2020 - SIN e Contrato Oriental Sul - 014/2020 – SIN) destinados à contratação de empresas para execução das obras de construção de Unidades Habitacionais do Programa Pró-Moradia Viver Melhor do Governo do Estado, por meio da Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano (Cehab-RN) e da Secretaria da Infraestrutura (SIN). O Pró-Moradia vai contemplar na primeira fase 18 municípios e cerca de 6 mil pessoas provenientes de famílias em situação de risco social ao longo do programa.
Rafael Motta pede urgência na redução dos juros do cartão de crédito e cheque especial
quarta-feira, 8 de julho de 2020
Governo suspende segunda fração da reabertura econômica que estava marcada para quarta-feira
A governadora Fátima Bezerra anunciou hoje (7) que a progressão de fase da retomada econômica no Rio Grande do Norte está suspensa por enquanto. Nesta quarta-feira (8) teria início a fração 2 da primeira etapa de reabertura, com autorização para abrir lojas com porta para rua de até 600m² de diversos segmentos, além de bares, restaurantes e lanchonetes. A reabertura desta fração não será possível enquanto a ocupação de leitos de UTI no Estado não ficar abaixo de 80%.
“Em que pese todos os esforços que temos feito, e ao longo desse período foram 440 leitos implantados, sendo somente nos últimos 15 dias 72 leitos de UTI, não conseguimos atingir uma taxa de ocupação inferior a 80%. Essa é a razão pela qual estamos suspendendo essa segunda fração da abertura. O decreto vai até dia 8 e até lá vamos fazer avaliação. Com base nos dados epidemiológicos, tomaremos as próximas decisões”, destacou a governadora, em coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça na Escola de Governo.
terça-feira, 7 de julho de 2020
Emater-RN debate assistência técnica e extensão rural durante 1ª Expovirtual
Raimundo Costa, diretor técnico da Emater-RN, participou nesta tarde da webinar “Assistência Técnica e Extensão Rural – Ater”, durante a 1ª 1ª Exposição Agropecuária Virtual do RN (Expovirtual). Ele falou sobre a história da instituição e os 65 anos de extensão rural no Rio Grande do Norte, as ações que são realizadas em consonância com a Política Nacional de Ater (Pnater), com foco na produção de alimentos saudáveis e de base agroecológica, inserindo nesse processo toda a família rural, incluindo também mulheres e jovens, e com atendimento público, gratuito e de qualidade.
Com o diretor técnico da Emater-RN, participaram da webinar Luiz Henrique Paiva (superintendente do Sistema Faern/Senar), Ângelo Baeta (gerente da Unidade de Desenvolvimento Rural do Sebrae-RN) e Isaura Sales (gerente da Assistência Técnica e Gerencial do Senar-RN).
Em sua explanação, Raimundo Costa também explicou como a Emater-RN vem atuando durante o período de pandemia, com a implantação do teleatendimento em todas as suas unidades regionais, sem deixar os produtores desprovidos de assistência técnica, mesmo que de maneira remota. Sobre a metodologia de Ater da instituição, Costa salientou na webinar que o conhecimento técnico e o do agricultor devem ser somados. Essa assistência técnica oferecida pelo extensionista deve se basear na aptidão das pessoas, ser inclusiva e transformadora. “Os técnicos devem ter essa sensibilidade e expertise. Na Emater, estamos discutindo esses aspectos a partir da formação e qualificação dos nossos técnicos”, completou.
Em ação da Defensoria Pública, Justiça determina que o Município de Natal realize o exame de sorologia da Covid-19
A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) conquistou decisão judicial garantindo a realização do exame de sorologia de anticorpos IGG e IGM para Covid-19. A decisão atende pedido feito em ação individual proposta em favor de uma usuária do Sistema Único de Saúde. O exame deve ser fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal.
Na ação, a DPE/RN relatou que a autora apresentava quadro persistente de 15 dias de sintomas do novo coronavírus, necessitando realizar, conforme prescrição médica, o exame de sorologia de anticorpos IGG e IGM para obter diagnóstico e evitar agravamento da enfermidade. De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, após o 7º dia de sintomas não mais se recomenda realizar o teste do swab (coleta oronasal), ante a possibilidade de comprometimento da acurácia do resultado.
PSDB RN entra na fase final de ouvir pré-candidatos para debater formatos de campanha em 2020
Processo de consulta às bases será finalizado essa semana através de uma pesquisa online para receber sugestões
O PSDB Potiguar vai promover lives em redes sociais com técnicos jurídicos e profissionais em comunicação de marketing, para debater as novas regras eleitorais e formatos de campanha para as Eleições 2020. Será o primeiro partido do Rio Grande do Norte, após promulgação do Congresso Nacional, da proposta que adia as eleições municipais para novembro, por conta da pandemia do novo coronavírus.
“Tomamos essa iniciativa para colaborar com o crescimento do partido. O PSDB agora tem mais de 50 prefeitos e vice-prefeitos, além de ter triplicado o número de vereadores em todas as regiões do Estado. As convenções serão agora em agosto e setembro, e todos os pré-candidatos do PSDB terão informações e ideias novas para debater de forma que não façam aglomeração, como recomenda às autoridades em saúde”, afirma o deputado Ezequiel Ferreira de Souza, presidente estadual do PSDB.
segunda-feira, 6 de julho de 2020
Doações do RN+Unido somam R$ 3,6 milhões
Pedro Lopes, controlador-geral do Estado e coordenador do programa, destacou cinco doações mais relevantes no período. “Uma delas, embora de valor não muito alto, foi valiosa por agilizar e viabilizar a abertura urgente de leitos de UTI no Hospital João Machado com a compra rápida de materiais e equipamentos hospitalares pela Assurn e supermercados associados”, frisou.
Outra ação destacada foi a doação do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) de quatro toneladas de tecido em filamentos para produção de 2,2 milhões de máscaras. A distribuição dessas unidades será efetivada na terceira etapa do programa RN+Protegido, concluindo a entrega de 7 milhões de máscaras pelo programa.
As outras três doações ressaltadas pelo controlador partiu da Indústria Guararapes, com doação de material hospitalar: 2 mil aventais, 4 mil jalecos, 970 proper, e 1,8 mil toucas para uso dos hospitais da rede pública estadual. E ainda a Indústria Becker com doação de 2 mil litros de sabonete líquido. E a Coca-Cola, com doação de energéticos e suco para profissionais da saúde do Governo.
RN perde quase meio bilhão de reais decorrente da pandemia
Aldemir Freire Titular do Planejamento Estadual |
Ação do Governo beneficia São Miguel com abastecimento regular de água
O Governo do Estado está finalizando uma importante obra de segurança hídrica para os habitantes do município de São Miguel, localizado no Alto Oeste Potiguar, que há seis anos não dispunha de abastecimento regular de água. A obra na Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade levará, em breve, a água encanada às residências.
A Caern deve iniciar, no próximo dia 12, os testes de abastecimento. Devido ao tempo em que o sistema esteve parado, o abastecimento deverá ser retomado de maneira regular no final do mês de julho. O prazo é necessário para que sejam corrigidos eventuais problemas no Sistema de Abastecimento de Água (SAA).
Por meio do investimento de cerca de R$ 3 milhões, o Governo do Estado executou, via Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), uma intervenção física a partir do açude Bonito 2, iniciando o processo de captação e distribuição de água para adutora de 3 km de extensão até São Miguel. Houve, ainda, a recuperação das estações elevatórias e de tratamento, renovando todos os equipamentos, como as bombas. Benefício direto para 27 mil habitantes, especialmente nesta época de pandemia na qual o hábito de lavar as mãos é a principal medida contra o novo coronavírus. Até agora, os moradores da cidade têm dependido de carros-pipa fornecidos por entes como Defesa Civil Estadual e Prefeitura do Município. A Caern está trabalhando atualmente no açude Bonito, que está com 27% de sua capacidade.
Governo realiza 1ª Exposição Agropecuária Virtual até dia 12
O Governo do Estado realiza deste sábado, 4, até o próximo dia 12, a 1ª Exposição Agropecuária Virtual do Rio Grande do Norte. Na abertura, esta manhã, a governadora Fátima Bezerra destacou que o evento é resultado de parceria da administração estadual através da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape) com o Sebrae/RN, com a Federação da Agricultura do RN (Faern) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e enfatizou que o RN está sendo pioneiro na realização da exposição agropecuária virtual.
"A pandemia exige criatividade e capacidade de nos reinventarmos, de adaptação às circunstâncias", disse a governadora para afirmar que o momento ainda é muito delicado e inspira cuidados. "Iniciamos a liberação das atividades econômicas de forma gradual, cuidadosa, mas as medidas de isolamento social e uso da máscara continuam extremamente necessárias. Devemos ficar em casa e só sair para atender necessidades essenciais. Cumprir os protocolos sanitários também é fundamental, inclusive pelos empresários, cada um fazendo o seu papel, respeitando religiosamente as regras do decreto para que possamos passar às demais fases do Plano de Retomada Gradual da Economia".